Anda di halaman 1dari 16

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

23

Centros Coloniais, Patrimnio histrico e Autenticidade: Anlise da reconstruo do Casaro do Hotel Pilo Ouro Preto MG

Profa. Esp. Mariana Madureira7

Resumo: Em 2003 um incndio gerou uma lacuna urbana em um dos centros coloniais mais tradicionais do pas, a Praa Tiradentes em Ouro Preto. Uma deciso polmica foi tomada: reconstruir esse patrimnio.O presente artigo analisa o caso do Hotel Pilo, buscando compreender o contexto de sua reconstruo em 2006. Para tanto, aborda-se temticas subjetivas e controversas, mas inerentes a essa discusso: a gesto do patrimnio, a identidade e a autenticidade.

Palavras-chave: Patrimnio, reconstruo, autenticidade

Mestranda em Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo (USP), especialista em Planejamento Ambiental Urbano (PUC-MG) e bacharel em Planejamento Integrado do Turismo (UFMG).

www.eca.usp.br/turismocultural | 23

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

24

Centros Coloniais, Patrimnio histrico e Autenticidade: Anlise da reconstruo do Casaro do Hotel Pilo Ouro Preto MG

Profa. Esp. Mariana Madureira

Abstract: In 2003 a fire left an urban gap in one of the main colonial centers of Brazil, Tiradentes Square in OuroPreto. A polemic decision was taken: to rebuild this heritage. This article examines the case of Hotel Pilo, seeking to understand the context of its reconstruction in 2006. In order to approach this subject, we discuss issues which are subjective and controversial, but inherent to this discussion: the management of heritage, identity and authenticity.

Key-words: Heritage, reconstruction, authenticity

www.eca.usp.br/turismocultural | 24

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

25

Introduo

Em 14 de Abril de 2003 as chamas consumiram o casaro que abrigava o antigo Hotel Pilo na Praa Tiradentes em Ouro Preto. As causas do incndio so desconhecidas. H suposies de pane eltrica, mas tambm suspeitas de incndio criminoso8.

O INCNDIOFontes: www.ouropreto.com.br (Trpia , 2003) e Fonte: www.correioweb.com.br

Segundo o Jornal Hoje em dia de 16 de abril de 2003: H fortes suspeitas de que o fogo tenha sido criminoso. O casaro, que pegou fogo e desabou na noite de domingo, foi adquirido h cerca de seis meses pelo empresrio e ex-secretrio de Indstria e Comrcio Omar Peres do governo Itamar Franco. A idia, segundo o empresrio, que recebeu as chaves h 30 dias, era restaurar o casaro e transform-lo em um hotel cinco estrelas. Ele fez o seguro do imvel, cujo valor do prmio foi de R$ 1 milho, h apenas dois meses. (...) Segundo o empresrio, que prefere no divulgar o valor da transao, o imvel estava segurado. "O seguro, naturalmente, no cobre o prejuzo, mas valores no momento de uma perda irrecupervel no tm importncia", avalia. Segundo o empresrio, os trs inquilinos que tinham contratos de locao em vigor no casaro j haviam sido notificados judicialmente de que deveriam deixar o imvel. Segundo o Jornal Estado de So Paulo, o proprietrio recebeu do seguro aproximadamente o valor que gastou para adquirir o imvel e no precisou cumprir o Termo de Ajuste de Conduta que teve de enviar ao Presidente Lula, prometendo nova fachada at Abril de 2004, pois no final do ano de 2003 vendeu o terreno para a FIEMIG por um valor que no foi divulgado.

www.eca.usp.br/turismocultural | 25

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

26

Segundo o Jornal Cotidiano, a rede de hidrantes da cidade foi insuficiente para controlar o incndio. Carros-pipa de empresas privadas foram chamados para ajudar a debelar as chamas. O corpo de bombeiros de Belo Horizonte, Mariana e Itabirito tambm foram acionados paracombater o fogo do casaro e outros pequenos focos que comearam a se espalhar. O alastramento do fogo foi evitado, mas o casaro foi completamente arruinado9.

OS ESCOMBROSFontes: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI101220-EI306,00.html e www.spagnolo.arq.br

O incidente ocorreu poucos dias aps a visita de Esteban Prieto Vicioso, arquiteto doInternationalConcilofMonumentsand Sites (ICOMOS). O objetivo da visita era

avaliartecnicamente as condies de salvaguarda do patrimnio e produzir um relatrio sobre o mesmo,endereado ao Centro de Patrimnio Mundial da UNESCO em Paris.
9

Segundo a Assessoria de Comunicao da Cmara dos Deputados de Ouro Preto: A inexistncia de uma estrutura eficiente para o combate a incndios foi a principal causa do desastre. Nodia 20 de abril de 2006 a Cmara Municipal de Ouro Preto promoveu uma audincia pblica para discutir oque foi feito para melhorar as condies de combate e de preveno a incndios na cidade. (...) O projeto darede de hidrantes uma iniciativa da Prefeitura Municipal que pretende sanar uma das deficincias queimpediram a conteno do fogo em 2003. Uma medida importantssima foi tomada pelo Corpo deBombeiros de Minas Gerais, que aprovou a Instruo Tcnica 35. Este dispositivo estabelece normas desegurana contra incndios para os projetos de construes em cidades histricas e pioneiro no Brasilexplicou Claret de Gouveia, professor da UFOP.

www.eca.usp.br/turismocultural | 26

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

27

Segundo o Jornal Folha de So Paulo, a destruio do casaro foi o pice de um processo denunciado na poca pelo Iphan de deteriorao do acervo histrico da primeira cidadebrasileira a ser declarada Patrimnio Mundial pela UNESCO. O acontecimento chamou atenopara falhas antigas de gesto do patrimnio histrico que passaram despercebidas por anos, atque uma perda grande as colocou em evidncia. O jornalista Eduardo Kattah (Jornal Estado de So Paulo) colheu o depoimento dofarmacutico Rone Fortes, de 75 anos, ex-proprietrio do Hotel Pilo: Foi muita tristeza. Pormais de 40 anos nossa famlia se dedicou ao hotel. Era um prdio velho e a gente tinha de termuito cuidado. A reportagem conta ainda que vrios ouro-pretanos, em manifestao de luto,estenderam panos pretos nas janelas de suas casas na manh seguinte. Kattah descreveu osentimento: A imagem do imvel histrico consumido pelo fogo abriu uma ferida na praa quemais representa o passado colonial mineiro. Aps a limpeza do local, o vazio deixado pelo casaro que ruiu

incomodavaprofundamente os moradores e turistas j habituados imagem do conjunto. Um tapume pintadoreproduzindo a imagem do antigo hotel ajudou a amenizar o sentimento geral de perda edescontentamento durante os trs anos em que a lacuna urbana persistiu.

www.eca.usp.br/turismocultural | 27

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

28

VAZIO DEIXADO PELO CASARO (Foto: Gabrielle Cifelli) TAPUME PINTADO tentativa de diminuir o desconforto (Foto: Labybe Maria)

O Hotel Pilo funcionava no andar superior do casaro enquanto no piso, alugado,funcionavam cinco estabelecimentos comerciais: loja de pedras preciosas e jias, loja de mveis,loja de artesanato, farmcia e caf-internet. Segundo a Gerncia de Imprensa da FIEMIG, as primeiras referncias encontradas sobreimveis no lote onde se encontrava o casaro datam de 1812. Originalmente havia trs casas noterreno. Elas pertenciam ao padre Joaquim Viegas de Menezes, que estudou filosofia em Coimbrae fundou a primeira tipografia do estado (1807), sendo considerado, por esse feito, o Pai daImprensa Mineira. O casaro foi herdado por seus filhos adotivos.H indcios de que, em 1868, no local das trs casas, existiam apenas duas e, em 1894,uma nica residncia, informou a reportagem da FIEMIG, elucidando que o hotelpode ser uma edificao do sculo XVIII, reestruturada no sculo XIX. Essaconstatao confirmada pela estrutura da construo remanescente do incndio:colunas de tijolos e vigas de ferro ao invs das de madeira utilizadas nas antigasconstrues. As escavaes recentes revelaram tambm estruturas de fundaesem alvenaria de pedra dos sculos XVIII e XIX. Mas como proceder depois que o patrimnio j no existe mais? Como cessar o incmodo persistente da ausncia? Em Ouro Preto optou-se pela reconstruo. A idia de reconstruir um patrimnio perdido provoca uma discusso em torno dalegitimidade deste patrimnio, principalmente no que diz respeito sua autenticidade.A carta de Cracvia (2000) nos presenteia com uma das definies mais atuais, caracterizandocomo autenticidade de um monumento a soma de suascaractersticas substanciais, historicamente www.eca.usp.br/turismocultural | 28

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

29

acertadas, da implantao original at a situao atual,como resultado das vrias transformaes sucessivas no curso do tempo. Mas essa no uma definio unnime e irrefutvel. No final do sculo XIX e incio do sculo XX, os tericos italianos Boito e Giovanonnicolocaram a mnima interveno e o combate aos falsos como mximas do restauro.
Enquanto a nossa suprema sabedoria consiste em compreender e reproduzir minuciosamente todo o passado da arte, e essa recente virtude nos torna maravilhosamente adaptados para completar as obras de todos os sculos passados as quais nos chegam mutiladas, alteradas ou arruinadas, a nica coisa sbia, que salvo casos raros, nos resta fazer esta: 29tivi-las em paz ou, quando oportuno, libert-las das mais ou menos velhas e mais ou menos ms restauraes. (BOITO, 2002:37)

Para Hennig (2007:99) o valor histrico relativo materialidade do bem, sua passagempelo tempo, impossveis de serem emulados no existe no objeto rplica o valor de antiguidade deRiegl, ou a reverncia de Ruskin. Trata-se apenas da emulao de estilos, objetos e estruturas modaantiga, as quais, em sua aparncia fresca no convencem e no se equiparam aos objetos originais. Ja posio de Choay em relao reconstruo categrica. A autora afirma que toda reconstruo por definio condenada inautenticidade, pois ela no pode se apropriar do estado civil daquilo queela reproduz: cpia, interpretao ou invocao, ela pode somente dar a conhecer ou autenticar seuestatuto de falso, de rplica ou de lembrete. (CHOAY, 2001:105) As reconstrues, como nos alerta Choay, no so um fenmeno recente, podendo seridentificadas j no ano de 900. A Carta de Atenas de 1931, seguindo as idias deGiovanonni, apoiava o abandono s reconstituies integrais e o incentivo conservao com mnimainterveno. Em pouco tempo, todavia, essa viso teve que ser revista. Como coloca Luso (2004):

www.eca.usp.br/turismocultural | 29

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

30

Uma outra fase na histria do restauro marcada pela II Guerra Mundial que afectou a Europa no sculo XX. A guerra deixou arrasadas muitas cidades e consequentemente grande parte das construes existentes, algumas completamente arruinadas e outras com marcas de destruio profundas, provocadas pelos incndios e pelos efeitos blicos. Perante a desastrosa destruio de monumentos histricos com valor artstico e cultural, surgiu a necessidade de inovar em relao conservao com interveno mnima dos princpios da Carta de Atenas.

Praa do Castelo em Varsvia depois da Guerra e depois da reconstruo (Fonte: Luso 2004)

Jokilehto (1985 apud HENNIG, 2007) nos mostra que mesmo nos casos de reconstrues dops-guerra, cada caso um caso. O autor aponta como exemplo uma pequena cidade da Noruega queteve parte dos imveis histricos reconstrudos e, posteriormente, ignorados pela UNESCO, que osexcluiu da rea determinada como patrimnio mundial. Outro tratamento foi dado a Varsvia, caso emque a UNESCO considerou as reconstrues como patrimnio vlido. O julgamento levou em conta ofato que, especificamente nessa cidade, 85% do patrimnio foi destrudo pela guerra e que, alm de umprofissionalismo exemplar e fidelidade na reconstruo dos imveis, houve como determinante o fatode que eles voltaram a exercer o papel que tinham na sociedade antes da guerra, carregando consigotoda uma apropriao e uma memria prguerra enriquecida com o episdio de sua destruio ereconstruo para a cidade.

www.eca.usp.br/turismocultural | 30

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

31

A reconstruo tambm pode ser vista como uma forma de preservao atravs damanuteno do savoir-faire, das tcnicas construtivas/modos de fazer. Para a cultura japonesa, porexemplo, a preservao da tcnica mais importante que o patrimnio material em si. Contrastandoeste paradigma com o ocidental, percebe-se que entre as duas culturas uma se desinteressa totalmentedos materiais e se preocupa somente com a sobrevivncia da forma exata. A outra esquece a forma esantifica o material, convertido em relquia, mesmo desprovido da lembrana de sua formaoriginal.(LEMAIRE, 1994:05) Nesse aspecto se encontra a complexidade da autenticidade: seu fundamento. O termoautenticidade exprime uma idia de verdade, mas essa verdade pode se referir tanto ao materialoriginal, quanto manuteno da imagem, do significado, da essncia artstica ou preciso histrica. Oprimeiro passo para identificao de uma obra como autntica ou no, o conhecimento do significadodesta palavra dentro da cultura, da poca e do contexto da anlise.

OBRAS(Fonte: www.ouropreto-ourtoworld.jor.br)

www.eca.usp.br/turismocultural | 31

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

32

Analisando

interveno

realizada

em

Ouro

Preto,

percebe-se

que

houve

umapreocupao em executar uma obra de fachada idntica, com o interior, no entanto,completamente modificado.O novo exemplar foi inaugurado em 2006, na comemorao da Inconfidncia Mineira 21 de Abril. A rplica do antigo Hotel Pilo tem um novo uso: Centro de Atendimento ao Turistae Posto da Estrada Real. A maior parte da verba veio da FIEMG (Federao das Indstrias deMinas Gerais), mantenedora do Instituto Estrada Real, e o investimento total foi de 4,5 milhesde reais.

DESENHO DO NOVO CENTRO (Fonte: www.agenciaminas.com.br) NOVO EDIFCIO (Fonte: www.estradareal.org.br)

O Centro cultural tem trs andares (sendo um deles o subsolo), espao para exposies econcertos com capacidade para 600 pessoas, caf, livraria, sanitrios e o centro de referncia daEstrada Real, alm de uma sala de reunies reservada para encontros tcnicos e polticos. O arquiteto responsvel pelo projeto e execuo da obra foi Fernando de Oliveira Graa.Em entrevista para a FIEMG, ele aclarou sua inspirao: o ontem e o hoje. O passado e ocontemporneo. esta a concepo. O arquiteto informou que a obra segue todas as

www.eca.usp.br/turismocultural | 32

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

33

normasexigidas pelos rgos de proteo do patrimnio, e acrescentou: Mantivemos a harmonia dapraa, com a reconstruo exata da rea externa e intervenes nas reas internas, a partir danecessidade de funcionalidade. O projeto usou como materiais base pedra, estruturas metlicas evidro. No restou quase nada do material original. O arquiteto Fernando Graa afirmou quesempre que possvel foram usadas grades e peas de metal que sobreviveram ao incndio. Anica parede que havia resistido ao incndio compunha a fachada lateral e desabou durante asobras. O fato mereceu ateno especial do ministrio pblico que investiga se houve neglignciapor parte da equipe que trabalhava nas obras. No interior foram mantidas e expostas ao pblico as fundaes de 1812, das trs casasoriginais. Esses resqucios foram encontrados por arquelogos que fizeram estudos no terreno porexigncia do IPHAN e do Ministrio Pblico.

INTERIOR DO NOVO CASARO (Fotos: Roney Ribeiro)

www.eca.usp.br/turismocultural | 33

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

34

Em relao ao uso do edifcio, a Carta de Atenas indica como importante a reutilizaodo edifcio, mantendo o seu uso original ou o uso funcionalmente mais adequado, de modo arespeitar o carcter histrico e artstico, garantindo a sua continuidade futura. O uso escolhido para o novo casaro refora o carter que a cidade assumiu nas ltimasdcadas: plo turstico. A definio de Ouro Preto como centro do mega-projeto Estrada Realintensifica esse processo. A complexidade da interveno de restauro se torna maior, uma vezque existe o risco de cenarizao e de reconstituio de um patrimnio para fins meramentemercadolgicos. Em Ouro Preto esse fator amenizado pela participao ativa de muitosmoradores tradicionais nas questes do patrimnio. Para Cesare Brandi (2004) o restauro deve visar ao restabelecimento da unidadepotencial da obra de arte, desde que isso seja possvel sem cometer um falso artstico ou um falsohistrico. Em relao autenticidade do bem patrimonial em questo, podemos afirmar, de acordocom os critrios brandianos10, que no se trata de um falso, visto que, no h inteno de induzir oobservador ao erro. Isso fica explicitado na exposio interna que exalta as partes antigas preservadas, contrastando-as com os demais espaos predominantemente modernos. Brandi critica as reconstrues apenas nos casos de obra de arte, por seu valor nico eirreproduzvel. No caso do casaro ouro-pretano, tipicamente colonial sem grandes adereos
10

Para Brandi (2004:114) a falsidade, que seria o oposto da autenticidade, est no juzo. Nada autentico ou falso emsi, essas caractersticas no so inerentes, mas atribudas. E essa atribuio pode se basear em diferentes juzos. Brandi distingui cpia, imitao e falso. Uma cpia seria a produo de um objeto semelhante a, ou reproduzindo,um outro objeto; ou, ainda, no modo e no estilo de um determinado perodo histrico ou determinada personalidadeartstica, para nenhum outro fim a no ser uma documentao do objeto ou o prazer que dele se quer extrair. Umaimitao seria a produo de um objeto como referido acima, mas com o intento especfico de levar outros aoengano a respeito da poca, da consistncia material do autor. Por ltimo, o falso se referiria a imisso nocomrcio ou, de qualquer outro modo, difuso do objeto, mesmo que no tenha sido feito com a inteno de levar aoengano, como uma obra autntica, de poca, ou de matria, ou de fabricao, ou de autores diversos daqueles quedizem respeito ao objeto em si.

www.eca.usp.br/turismocultural | 34

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

35

oucaractersticas formais que o deferisse dos demais, seu valor era muito mais forte comocomponente de um conjunto urbano harmnico que como obra em si. Para Gallo (2006:104) poderamos dizer que um bem autntico quando hcorrespondncia entre o objeto material e seu significado, que a mensagem cultural que essebem expressa. Nesse sentido, a reconstruo restitui populao o prazer de usufruir dopanorama completo, a materialidade do que j conhecido e possui um significado enraizado.Como colocou o arquiteto Moreno-Navarro (apud GALLO 2006:112),
Se entendermos o monumento como a soma de valores de carter documental, arquitetnico e significativo, a autenticidade no deve referir-se tanto sua materialidade quanto a esses valores, ou no deve operar tanto em funo da matria em si, quanto da sua importncia na definio daqueles valores.

Gallo (2006:108) nos coloca tambm que o patrimnio cultural tem uma forte ligaocom a identidade de uma comunidade: a memria ferramenta que nos capacita para enfrentar ofuturo e a realidade da vida social com suas instabilidades e desafios. O jornal eletrnico Etur11ouviu o depoimento de um taxista da praa Tiradentes queafirmou que a reconstruo aliviou a todos, declarando que era terrvel olhar para esse buraco,pois a gente sempre se lembrava do fogo. Agora estamos mais tranquilos.Carsalade (2003:218) elucida a importncia dos edifcios para a formao de umimaginrio coletivo ou social12:
Face ao seu carter de participantes cotidianos da vida das pessoas, os elementos do patrimnio talvez sejam, ao lado da msica popular, os bens mais disponveis fruio da populao. So os cones que personalizam as cidades, so os pontos referenciais no percurso do dia a dia. So, portanto, importantes vetores de coeso social, de orientao

11 12

Disponvel em: http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=10361 Imaginrio coletivo ou social segundo Dnis de Moraes, composto por um conjunto de relaes imagticas queatuam como memria afetivo-social de uma cultura, um substrato ideolgico mantido pela comunidade. Trata-se deuma produo coletiva, j que o depositrio da memria que a famlia e os grupos recolhem de seus contatos com ocotidiano.

www.eca.usp.br/turismocultural | 35

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

36

e identidade, sem os quais a estabilidade psquica e os valores existenciais de cada um no seriam exercidos.

Podemosafirmar que a reconstruo do casaro foi importante para manuteno de um sentimento de identificao dos cidados 36tividades36s36com o lugar. Nesse sentido podemos afirmar que a interveno de restauro realizada no caso doHotel Pilo foi legtima. E talvez isso seja autenticidade.

Consideraes Finais:
O tema reconstruo espinhoso, pois envolve expectativas, afeies, preferncias estticas, gesto urbana, economia, interesses pessoais e coletivos, alm de um universo de contradies ideolgicas presentes nas questes de gesto do patrimnio, identidade e autenticidade. A reconstruo do Casaro do Hotel Pilo teve como agravantes a importncia da Praa Tiradentes no corao de um cone da histria colonial brasileira, o ento corrente inqurito da UNESCO em torno da conformidade da gesto do patrimnio no municpio, as suspeitas de um incndio criminoso envolvendo um seguro milionrio, e a multiplicidade de atores interessados pelo processo: tcnicos, polticos, moradores, turistas, investidores, entre outros. No caso de Ouro Preto optou-se pela forma, em detrimento da matria. Em oposio a um preservacionismo estritamente ruskiano, prevaleceram os sutis princpios brandianos de reproduo sem falsos artsticos (induo ao erro) e preenchimento de lacunas que , afinal, o que representa um casaro quando a obra de arte em si o conjunto paisagstico. A polmica deciso no restituiu a Ouro Preto o casaro perdido, nem tampouco aliviou o a situao de descrdito junto UNESCO, mas amenizou o sentimento de perda e satisfez os www.eca.usp.br/turismocultural | 36

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

37

olhares que buscam na referida paisagem uma identificao com o lugar e suas origens (pessoais ou coletivas), ou simplesmente uma fugaz e nem por isso desmerecida satisfao esttica.

Referncias Bibliogrficas
BOITO, Camillo. Os restauradores. [I restauratori: Conferenza Tenuta alla Esposizione di Torino il 7 giugno 1884 Traduo Beatriz e Paulo Mugayar Khl). Ateli editorial. So Paulo, 2002 BRANDI, Cesare. Teoria da Restuarao. So Paulo, Ateli Editorial, Coleo Artes & Ofcios, 2004 CAMARA MUNICIPAL DE OURO PRETO. Audincia discute medidas de preveno e combate a incndio. Publicado em 20/04/2006. Disponvel em www.cmop.mg.gov.br/site/aparece_noticia.php?cod=357 CARSALADE, Flvio. Itinerrio dos rgos estaduais de preservao do patrimnio histrico: o caso do IEPHA MG. IN: CASTRIOTA, Leonardo (org). Urbanizao Brasileira: Redescobertas. Arte: Belo Horizonte, 2003. CARTA DE ATENAS. 1931. Disponvel em: www.prorestauro.com/index.php?option=37tividad&task=view&id=30&Itemid=54 CARTA DE CRACVIA. 2000 Disponvel em: www.prorestauro.com/index.php?option=37tividad&task=view&id=30&Itemid=54 CARTA DE VENEZA. 1964. Disponvel em: www.prorestauro.com/index.php?option=37tividad&task=view&id=30&Itemid=54 CHOAY, Franoise. A alegoria do patrimnio. So Paulo: Unesp, 2001 LEMAIRE, Raymond. Autenticidade e Patrimnio Monumental. Restauro, Napoli, 1994. N.129. PP 7-24. Traduo: Beatriz MugayarKhl.

www.eca.usp.br/turismocultural | 37

ISSN 1981 - 5646

[REVISTA ELETRNICA DE TURISMO CULTURAL] Volume 04 No. 01

1. Semestre de 2010

38

LUSO, Eduarda; LOURENO, Paulo; ALMEIDA, Manuela. Breve histria da teoria da conservao e do restauro. Revista Engenharia Civil UM. Nmero 20. Portugal 2004. GALLO, Haroldo. Arqueologia, Arquitetura e Cidade: a preservao entre a identidade e a autenticidade. P 92-116. IN: MORI, Victor (org). Patrimnio: atualizando o debate. So Paulo: IPHAN, 2006 FIEMIG, Gerncia de Imprensa. Sistema FIEMG inaugura Centro Cultural e Turstico em Ouro Preto. Publicado em 21/04/2006. Disponvel em www.estradareal.org.br/38tivid/index.asp?pagina=110&38tivid=1216 HENNIG, Priscila. Memria, Preservao, Autenticidade: a colnia alem-bucovina no Paran. Dissertao de mestrado defendida na FAU-USP em 2007. JORNAL COTIDIANO ONLINE. Minas recupera fachada de antigo hotel incendiado. Publicado em 11/04/2006. Disponvel em: http://jc.uol.com.br/2006/04/11/not_110142.php JORNAL ESTADO DE SO PAULO. Casaro Queimado vira Plo cultural. Caderno Metrpole. 20/04/2006. Disponvel em: www.estado.com.br/editorias/2006/04/20/cid96562.xml JORNAL HOJE EM DIA Polcia Federal apura incndio em casaro em Minas. 16/04/2003. Disponvel em: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI101220-EI306,00.html MORAES, Dnis de. Notas sobre o imaginrio social e a hegemonia cultural. Disponvel em: http://www.artnet.com.br/38tivida/arquiv44.htm

www.eca.usp.br/turismocultural | 38

Anda mungkin juga menyukai