Anda di halaman 1dari 18

Belmira Magalhes

O SUJEITO DO DISCURSO: UM DILOGO POSSVEL E NECESSRIO


Belmira Magalhes*
Resumo: Pretende-se discutir o lugar da autoria no discurso, partindo da compreenso de que a realidade apresenta-se ao homem na sua forma particular, isto , as coisas tm sempre ontologicamente uma caracterstica que as torna, ao mesmo tempo, universais e singulares por isso, particulares. Para que haja apreenso do real pela subjetividade, h necessidade de, a partir da particularidade, captar a singularidade e a universalidade. O mundo real e o sujeito cognoscente no podem ser confundidos. A materialidade expressa em um discurso traz a marca da subjetividade que a produziu, pois representa, concomitantemente, a relao entre uma individualidade posta em um tempo e espao definidos historicamente e uma realidade que est sendo representada por essa individualidade, com conscincia do que est fazendo, mas sem o domnio de todas as alternativas postas por essa mesma realidade. Sintetizando, tem-se que a discusso sobre a posio de sujeito e da autoria no discurso passa necessariamente pela compreenso de que o sujeito constitudo nas e pelas contradies sociais. Para enfrentar essa questo, partimos das noes de ser social de Lukcs, de esquecimento 2, desenvolvida por Pcheux, e do conceito de intuito discursivo como definido por Bakhtin. Palavras-chave: ser social; objetividade; subjetividade; sujeito; autor.
Ato de Criao Na mesa escura e feia riscos e sulcos confirmam outras passagens Sobre ela debruo meus sonhos garatujo imagens rabisco idias que se poemizam se polemizam Nesta mesa (a do trabalho) acontece o confronto (Otvio Cabral)

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Lingstica. Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

73

O sujeito do discurso:...

1 INTRODUO
A poesia da epgrafe exprime primorosamente o debate que este artigo pretende iniciar sobre a questo da subjetividade em AD. O poeta percebe, atravs de uma realidade posta a mesa de trabalho , as marcas da histria que deixaram sulcos na madeira, isto , que outros homens, alm de fazerem a mesa, utilizaramna em atividades diversas. O peso da histria est metaforicamente dado pela massa corprea que abriga o fazer humano. A objetividade, da qual o poeta faz parte, fornece os limites do fazer esttico. Nova realidade est sendo construda, um novo poema aparece para realizar o confronto entre uma objetividade que determina e uma subjetividade que escolhe, subjugada s determinaes, cada palavra, para fazer sentido na poesia. Esta a temtica do nosso artigo: as determinaes sociais e os condicionamentos do inconsciente no impedem a criao do novo, que necessariamente ter as marcas desses dois condicionantes, mas trar, tambm necessariamente, o peso da mo que elabora o poema, sua intencionalidade e suas escolhas que marcaro a autoria. Trabalhar com a perspectiva do materialismo dialtico em lingstica tem sido efetivamente uma dificuldade, devido ao pressuposto estruturalista que hegemonicamente domina esta rea do saber. A anlise do discurso de orientao francesa, que tem Pcheux como um dos tericos fundadores, tem tentado, a partir de Althusser, estabelecer uma relao efetiva com o marxismo. No entanto, ao estabelecer um dilogo atravs da corrente terico-metodolgica althusseriana, mantm o vnculo com o estruturalismo que domina toda a estruturao marxista desse autor. Interessa-nos particularmente neste artigo avanar na discusso sobre as possibilidades do sujeito do discurso A vinculao com a perspectiva althusseriana cria problemas, a nosso ver insolveis, na medida em que dentro da concepo deste autor h um assujeitado definitivo do sujeito que impede o estabelecimento do sujeito/autor, isto , o sujeito capaz de criar o novo. Pretendemos, a partir da discusso que Lukcs e Bakhtin fazem sobre a subjetividade e Pcheux sobre o esquecimento 2, contribuir para o desenvolvimento desta questo: a noo de sujeito.

74

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

Belmira Magalhes

2 A CONCEPO MARXIANA DE SUBJETIVIDADE


A subjetividade pretende prender o mundo, atravs da lngua, tornando-o apenas possvel a partir de seu discurso. No entanto, o discurso no uma construo independente das relaes sociais, mas, ao contrrio, o fazer discursivo uma prxis humana que s pode ser compreendida a partir do entendimento das contradies sociais que possibilitaram sua objetivao. Posto o problema, passaremos a seu desenvolvimento. Na abordagem que se pretende realizar, a primeira afirmao, no por ser mais importante do que as que se seguiro, mas pela precedncia que impe, a de que toda prxis humana pressupe a existncia de duas categorias ontolgicas subjetividade e objetividade1 que possuem autonomia, mas que no podem ser pensadas separadamente. O mundo real e o sujeito cognoscente no podem ser confundidos. Na verdade, discute-se o processo de apreenso do mundo e dos diversos nveis em que isso pode efetuar-se. A apreenso cognitiva desse real s possvel atravs de categorias intelectivas que tornem possvel a captao dessa relao de singularidade e universalidade. Temos, portanto, duas ordens de fenmenos: uma, que diz respeito coisa em si, e outra, que se refere possibilidade de apreenso efetiva da lgica das coisas.2 A primeira faz parte do objeto; a segunda, do sujeito cognoscente. O processo do conhecimento, apreenso do real, se d pelo sujeito que, ao mesmo tempo, busca retratar fielmente o movimento do objeto e cria estruturas lgicas (conceitos). Entretanto, essa capacidade de conhecer, prpria do Sujeito, , necessariamente, atravessado pela Ideologia. Para Lukcs no h uma ideologia a priori, pois toda ideologia tem seu ser-precisamente-assim social: ela nasce direta e necessariamente do hic et nunc social dos homens que agem socialmente na sociedade (VAISMAN, 1989, p. 446), significando que a ideologia s tem existncia social e que ela se refere a um real especfico que por ela pensado e sobre o qual atua.
1 2

Para melhor desenvolver esse tema, veja Marx, 1978. Coisa aqui no significa apenas objetos, mas tambm idias, cincia, produo artstica. Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

75

O sujeito do discurso:...

Recorremos mais uma vez a Lukcs, estudioso da obra de Marx, que baseia suas anlises numa leitura ontolgica de Marx, isto , ressalta o carter ontolgico da obra marxiana. Para esse autor, a ideologia secundria definida como o momento ideal que antecede o desencadeamento da ao (VAISMAN, 1989, p. 416), isto , nas palavras do autor:
A ideologia , acima de tudo, aquela forma de elaborao ideal da realidade que serve para tornar a prxis social dos homens consciente e operativa (LUKCS, apud VAISMANN, p. 446)

Ou ainda,
As atividades espirituais do homem no so, por assim dizer, entidades da alma, como imagina a filosofia acadmica, porm formas diversas sobre a base das quais os homens organizam cada uma de suas aes e reaes ao mundo externo. Os homens dependem sempre, de algum modo, destas formas para a defesa e construo de sua existncia (LUKCS, 1994, p. 40).

importante que ressaltemos, junto com esse autor sempre haver conflitos entre a comunidade e os indivduos, porque seria um preconceito metafsico pensar que a conscincia social fosse totalmente idntica em cada homem (VAISMANN, 1989, p. 456). Sendo, neste sentido, que a materialidade expressa em um discurso traz a marca da subjetividade que a produziu, mas no no sentido de ser apenas expresso da individualidade do autor, pois o que est ali expresso a relao entre uma individualidade, posta em um tempo e espao definidos historicamente, e uma realidade que est sendo representada por essa individualidade, com conscincia do que est fazendo, mas sem o domnio de todas as alternativas postas por essa mesma realidade. A capacidade de realizar aes planejadas pela conscincia, constitui a marca que diferencia os seres sociais das outras espcies animais. A teleologia que cada sujeito imprime realidade s possvel porque essa individualidade foi capaz de antever o movimento da realidade que permitir a realizao de uma ao previamente pensada/planejada. No entanto, aps esse ato, no h condies de prever a forma como ele ser absorvido socialmente, nem o limite dessa absoro.
76
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

Belmira Magalhes

Esse processo tem incio a partir de um salto ontolgico,3 que cria a possibilidade de um ser vivo desligar-se do condicionamento nico das leis da esfera da vida que o prendia condio de repetir sempre os mesmos atos, posto que subsumidos lgica biolgica. Aps esse deslocamento no h retorno ao lugar anterior, iniciando-se o processo de humanizao do gnero humano. O ser social surgido dessa mudana ontolgica possui a capacidade de pensar com objetivo prtico. Dizendo de outra forma, o ser social surge com a associao do pensamento ao, atravs da capacidade da prvia-ideao que realiza o planejamento da ao antes de sua execuo. Para que isso fosse possvel, foi necessria a constituio de uma linguagem qualitativamente nova, condio intrnseca para a leitura do mundo realizada pelo pensamento:
A linguagem to antiga quanto a conscincia a linguagem a conscincia real, prtica, que existe tambm para os homens, e, portanto, que existe igualmente para mim mesmo pela primeira vez; pois a linguagem, como a conscincia, s nasce da necessidade, da exigncia de intercmbio com outros homens (MARX, 1965, p. 26).

Na verdade, a percepo da generidade, condio primeira de possibilidade de ser do gnero humano, s possvel atravs da linguagem que, desde o incio, possui as duas finalidades que constituem essa capacidade do ser social: a) fazer a comunicao entre os seres, sem a qual no h generidade, sendo o sujeito o mediador do discurso; b) possibilitar o pensar por objetivo teleologia, sem a qual no h individualidade, sendo o sujeito aqui, criador do novo objetos e, inclusive, discurso. Marx sintetiza a relao entre subjetividade e objetividade:
A produo de idias, de representaes, da conscincia est, desde o incio, diretamente entrelaada com a atividade material dos homens, como a
Um salto ontolgico promovido por diversos fatores pr-existentes que, reunidos, criam um novo ser, com uma lgica inteiramente diferente, que o faz ontologicamente diverso dos seres anteriores. Ver Lukcs, 1979.
3

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

77

O sujeito do discurso:...

linguagem da vida real. O representar, o pensar, o intercmbio espiritual dos homens, aparecem aqui como emanao direta do seu comportamento material (MARX, 1965, p. 21).

A novidade do aparecimento do novo ser sua condio intrnseca e ontolgica de ser sujeito, imprimindo de forma consciente4 sua marca na objetividade como meio de suprir antigas e novas necessidades. Para que a criao do novo acontea, preciso que as mudanas cheguem at a conscincia para conserv-las e promover a reproduo, atravs da generalizao social. nesse processo que a linguagem cumpre a sua funo: fixar na conscincia as aquisies, conservando-as e superando-as a partir do desenvolvimento de novas perguntas e novas respostas.
Desde o incio pesa sobre o esprito a maldio de estar contaminado pela matria, que se apresenta sob a forma de camadas de ar em movimento de sons, em suma, de linguagem (MARX, 1965, p. 43).

Descobrindo o que at ento era ignorado, aparecem novos contedos, com mltiplas formas, que exigem uma negociao comunicativa entre os sujeitos.5 Esse novo ser, aparentemente dotado de poder absoluto para transformar o real, se depara com um limite intransponvel, pois, colocado fora de si pertencente ao locus da objetividade , detm o limite da ao da subjetividade. A subjetividade que percebe carncias precisa conhecer a legalidade da objetividade para nela interferir, mas apenas dentro das possibilidades permitidas por essa mesma objetividade e, efetivamente, com o nvel de conhecimento que essa subjetividade, que individual e histrica, possui. Nos atos singulares de criao ou de recepo, de aprovao ou de recusa, os indivduos podem ter desde uma participao mnima at uma interferncia decisiva no processo geral, sendo nesse sentido que a linguagem entendida como medium que possibilita, ao mesmo tempo, a fixao e a transformao da lngua.
Consciente, aqui, no significa o domnio racional de todo o processo, mas apenas a intencionalidade do sujeito de pensar uma ao. Para desenvolvimento do tema, ver Lukcs (1966-67), principalmente o captulo sobre o trabalho e Bakhtin (1990). 5 Para Lukcs (1990:68-88), esse aspecto est diretamente ligado necessidade de intercmbio entre os sujeitos na produo e reproduo social de suas existncias, fazendo parte do carter social do gnero humano.
4

78

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

Belmira Magalhes

Quanto mais a subjetividade tender para o descobrimento e revelao do novo, tomando uma posio a favor das novas possibilidades que surgem, tanto mais ter condies de promover o movimento dialtico necessrio a uma interferncia efetiva no real.
A razo decisiva graas qual uma obra conserva uma eficcia permanente, enquanto outra envelhece, reside em que uma capta as orientaes e as propores essenciais do desenvolvimento histrico, ao passo que a outra no conseguiu (LUKCS, 1978, p. 240).

Sem a interferncia da subjetividade, impossvel qualquer escolha entre as alternativas existentes na objetividade, que funcionaria apenas com sua lgica interna ou ao sabor do acaso.6 Na verdade, o surgimento da subjetividade que instaura o ser social; e a histria do gnero humano a histria da interveno da subjetividade na objetividade. nessa relao que se consubstancia a fora do sujeito/autor. O limite da subjetividade dado pela objetividade que no permite qualquer tipo de interveno, mas apenas aquelas que condizem com sua legalidade. Nesse sentido que uma subjetividade precisa do conhecimento mais apurado possvel, da lgica do objeto a sofrer sua interferncia, para que as prticas possuam possibilidade de eficcia. O escopo terico marxiano d um passo decisivo para estabelecer o papel da subjetividade na construo do ir-sendo do ser social, ou seja, a subjetividade que instaura a possibilidade de um mundo humano/social, mas no uma subjetividade autnoma que se impe idealmente realidade. Na verdade, tem-se uma subjetividade objetivada, isto , um sujeito que possui histria, por isso, limites na construo ideal e efetiva de suas realizaes. No entanto, o fato de no absolutizar a capacidade do sujeito de criar o que quiser, a partir nica e exclusivamente de sua vontade, no retira da subjetividade a capacidade criadora, nem a importncia crucial de sua ao para a reproduo do ser social. Assim que no h uma individualidade, nem produo individual, que no seja essencialmente social e histrica.
6

A legalidade do mundo inorgnico e do orgnico que no permite a criao do novo. Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

79

O sujeito do discurso:...

Ainda quando realizo trabalho cientfico, artstico etc., uma atividade que raramente posso conduzir em associao direta com outros homens, efetuo um ato social, por ser humano. No s o material de minha atividade como a prpria lngua, que o pensador utiliza que me dado como um produto social. Minha prpria existncia uma atividade social. Por essa razo, o que eu prprio produzo o fao para a sociedade, e com a conscincia de agir como um ser social (MARX, 1964, p. 125).

Como parte do ser social, a subjetividade pode ter diversos graus de conscientizao sobre o seu estar no mundo e, em conseqncia, ter maior ou menor possibilidade de compreend-lo, mas a explicao para sua atividade no mundo no ser dada por nenhuma condio que no possua explicao na prpria sociabilidade, e no por um a priori de constituio do sujeito. Entende-se, pois, a afirmao da concepo marxiana de que a vida individual e a genrica no constituem entidades autnomas que se relacionam, mas, ao contrrio, so partes de um todo impossvel de ser dissociado. Na verdade, no h individualidade sem gnero humano, como no h generidade sem indivduos capazes de se reconhecerem como tais e, por isso, conscientes de seu estar-no-mundo7. Nas palavras de Marx,
A vida individual e a vida-espcie no so coisas diferentes, conquanto o modo de existncia da vida individual seja um modo mais especfico ou mais geral da vida-espcie, ou o da vida-espcie seja um modo mais especfico ou mais geral da vida individual (MARX, 1964, p. 125).

Depreende-se dessas afirmaes que no h uma oposio ontolgica8 entre indivduo e sociedade; h um nexo entre subjetividade, sociedade e produo das idias, de modo que a subjetividade elucidar (ou no) os problemas advindos das relaes sociais: a interveno da subjetividade o espao fundador da liberdade humana, na medida em que o processo de autoconstruo do ser social implica sempre possibilidade de escolha.9
7

Este tema ser desenvolvido mais adiante. No entanto, importante destacar desde j que esse contnuo que marca a diferena entre uma individualidade que no conseguir se deslocar do cotidiano, de outra que ser capaz, por exemplo, de produzir Vidas secas. 8 A oposio entre indivduo e sociedade pode se dar quando a sociabilidade inibidora da individuao, mas sempre tendo-se como ponto de partida que a escolha de uma sociabilidade opressora produzida pela relao entre os seres sociais. 9 Para o estudo da liberdade do ponto de vista marxiano, ver Tonet (1997). Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

80

Belmira Magalhes

3 A INTENCIONALIDADE EM BAKHTIN
Bakhtin (2000) afirma que h, por parte do sujeito, um querer dizer do sujeito que tem ampla influncia na formao do enunciado:
Em qualquer enunciado, desde a rplica cotidiana monoleximtica at as grandes obras complexas cientficas ou literrias, captamos, compreendemos, sentimos o intuito discursivo ou querer dizer do locutor que determina o todo do enunciado: sua amplitude, suas fronteiras. [...] O intuito, o elemento subjetivo do enunciado entra em combinao com o objeto do sentido objetivo para formar uma unidade indissolvel, que ele limita, vincula situao concreta (nica) da comunicao verbal, marcada pelas circunstncias individuais, pelos parceiros individualizados e suas intervenes anteriores: seus enunciado (p. 300).

A relao contedo e forma est sempre indissociada: a inteno do autor objetivada no discurso sob determinada forma que no poderia ser outra e que constitui o momento do reflexo, isto , a marca da individualidade no real. Nessa atividade humana, como em todas as outras, o momento pessoal tem importncia constitutiva de toda objetividade. Na verdade, h um duplo aspecto a ser considerado: todo processo de objetivao do fazer humano orientado pelo momento subjetivo que pressupe leitura do mundo, intencionalidade, conhecimento tcnico e, ao mesmo tempo, todo resultado obtido possui pretenso de validez objetiva. necessrio o esforo do reflexo para captar todo objeto, em conexo com a subjetividade humana em geral (universal) e, ao mesmo tempo, perceber como esse todo se apresenta, se manifesta, na imediaticidade histrica (singular), isto , um reflexo da realidade que seja capaz de impor as impresses e vivncias da cotidianidade e, simultaneamente, estar impregnado de subjetividade como elemento insupervel de seu ser-assim. A realidade apresenta-se ao homem na sua forma particular; as coisas tm sempre ontologicamente uma caracterstica que as torna, ao mesmo tempo, universais e singulares e por isso, particulares. Para que haja apreenso do real pela subjetividade h necessidade de, a partir da particularidade, captar a singularidade e a universalidade. Seguindo esta abordagem, afirma-se que nenhum discurso pode ser estudado sem o auxlio da Histria. No histria porque o sujeito resolveu contar o seu tempo, mas porque ele reflete no e sobre o seu tempo.
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

81

O sujeito do discurso:...

Em consonncia com essa forma de perceber o sujeito do discurso, podese tambm afirmar que toda a objetivao discursiva possui um ponto de vista autoral. Na verdade, estamos nos referindo ao posicionamento do sujeito sobre a realidade refletida no discurso, a marca de sua intencionalidade, ao escolher aquele conjunto de cdigos e no outro para refletir sua fala. Reforando essa argumentao, Bakhtin (1990), no estudo que faz da relao entre subjetividade e objetividade, afirma:
Um signo no existe apenas como parte de uma realidade; ele tambm reflete e refrata uma outra. Ele pode distorcer essa realidade, ser-lhe fiel, ou apreendla de um ponto de vista especfico, etc. Todo signo est sujeito aos critrios de avaliao ideolgica (p. 32).

com essa concepo que estamos tratando das marcas de autoria, o que no requer, sob essa perspectiva, nenhuma incurso sobre as caractersticas psicolgicas do autor como forma explicativa de sua composio autoral. Bakhtin, ao discutir a relao entre objetividade e conscincia, sintetiza a questo da seguinte forma:
Tudo que dissemos acima conduz ao seguinte princpio metodolgico: o estudo das ideologias no depende em nada da psicologia e no tem nenhuma necessidade dela. Como veremos, antes o contrrio que verdadeiro: a psicologia objetiva deve se apoiar no estudo das ideologias (BAKHTIN, 1990, p. 36).

importante ressaltar que essa intencionalidade pode no ser conseguida satisfatoriamente, e que o fato de ter uma intencionalidade no liberta o autor de contradies que estaro refletidas no seu discurso, sem necessariamente empobrec-lo. O ponto de vista ter a ver com a posio do sujeito frente realidade e s suas possibilidades de conseguir a particularidade do real refletido. Nas palavras de Lukcs (1997):
Na sociedade, cada homem existe numa determinada situao de classe, qual naturalmente pertence a inteira cultura do seu tempo; no pode assim haver nenhum contedo de conscincia que no seja determinado pelo hic et nunc da situao atual [...] uma conscincia pretensamente livre de liames sociais, que trabalha por si mesma, puramente a partir do interior, no existe e ningum jamais conseguiu demonstrar sua existncia (p. 67).
82
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

Belmira Magalhes

Na realidade, est-se afirmando que existe sempre um projeto consciente do sujeito, que traz implcita uma viso sobre a realidade refletida e que pode ser expresso de formas as mais diversificadas.
O tema e a forma do signo ideolgico esto indissoluvelmente ligados, e no podem, por certo, diferenciar-se a no ser abstratamente. Tanto verdade que, em ltima anlise, so as mesmas foras e as mesmas condies que do vida a ambos (BAKHTIN, 1990, p. 45).

Captar a tomada de posio do sujeito frente particularidade refletida no discurso apresenta dificuldades, s sendo possvel quando se penetra em todos os momentos de elaborao do objeto, pois, quanto mais imanente, mais trabalhoso o perceb-la.
Se o contedo do psiquismo to social quanto a ideologia, por outro lado, as manifestaes ideolgicas so to individuais (no sentido ideolgico deste termo), como psquicas. Todo produto da ideologia leva consigo o selo da individualidade do seu ou dos seus criadores, mas esse prprio selo to social quanto todas as outras particularidades e signos distintos das manifestaes ideolgicas. Assim, todo signo, inclusive o da individualidade, social (idem, 1990, p. 59).

Uma anlise do discurso necessita, por isso, ultrapassar a materialidade discursiva, para chegar intencionalidade valorativa do discurso, isto , a intencionalidade de um sujeito que vive o mundo, reflete sobre ele e se posiciona.

4 O ESQUECIMENTO DE PCHEUX
Pcheux, atravs do conceito de esquecimento 2, trabalha o desejo/ possibilidade de a subjetividade controlar o sentido do discurso.
Desse modo se acha, pois, desenhado num espao vazio o campo de tudo o que teria sido possvel ao sujeito dizer (mas que no diz) ou o campo de tudo a que se ope o que o sujeito disse. Essa zona do rejeitado pode estar mais ou menos prxima da conscincia e h questes do interlocutor visado a fazer, por exemplo, com que o sujeito indique com preciso o que queria dizer que o fazem reformular as fronteiras e re-investigar essa
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

83

O sujeito do discurso:...

zona. Propomos chamar este efeito de ocultao parcial esquecimento 2 e de identificar a a fonte de impresso de realidade do pensamento para o sujeito (eu sei o que digo eu sei do que falo) (GADET e HAK, 1993, p. 176)

Para Pcheux, com o esquecimento 2, o sujeito exerce as potencialidades da conscincia para fazer as escolhas necessrias ao projeto de tornar seu discurso o mais claro possvel. Nesse sentido, a conscincia que, para esse autor no pode estar dissociada do inconsciente, pressupe o sujeito que decide, que faz escolhas, que agita seu lugar no mundo.
Todo discurso o ndice potencial de uma agitao nas filiaes sciohistricas de identificao, na medida em que ele constitui ao mesmo tempo um efeito dessas filiaes e um trabalho (mais ou menos consciente, deliberado, construdo ou no, mas, de todo modo, atravessado pela determinaes inconscientes) de deslocamento no seu espao (idem, 1990, p. 56).

Nesse sentido, o sujeito busca o controle de seu dizer, sendo a instalada a possibilidade de criao do novo, de no-aprisionamento total do sujeito ideologia e ao inconsciente. O trabalho do sujeito, para Pcheux, se d em todos os lugares discursivos e no, como se referem Bourdieu e Althusser, a determinados lugares privilegiados pr-estabelecidos.
De passagem, os estruturalistas acreditavam assim na idia de que o processo de transformao interior aos espaos simblicos um processo EXCEPCIONAL: o momento do heri solitrio e do potico (Marx/Marllam), como trabalho extraordinrio do significante (idem, 1990, p. 52)

Para esse autor, ao contrrio, toda identificao carrega a possibilidade de crtica, de negao do estabilizado.
No h identificao plenamente bem sucedida, isto , ligao sciohistrica que no seja afetada, de uma maneira ou de outra, por uma infelicidade no sentido performativo do termo, isto , no caso, por um erro de pessoa, isto , sobre o outro, objeto da identificao (PCHEUX, 1990, p. 57)

Aqui esse autor pode ser interpretado, mantidas todas as outras diferenas, no mesmo lugar de Lukcs, quando se refere capacidade ontolgica do ser social de criao do novo. Haver sempre a possibilidade do desvio, do equvoco,
84
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

Belmira Magalhes

isto , da possibilidade de superao da identificao. Nesse sentido, o sujeito, determinado social e condicionado pelo inconsciente, tem sempre um lugar de no-filiao, dado tambm pelas possibilidades da prpria objetividade, seja ela tomada no nvel macro, ou referido, como faz Pcheux, lngua quando esta incorpora a poesia.
Nada da poesia estranho lngua Nenhuma lngua pode ser pensada completamente, se a no se integra a possibilidade da poesia (idem, 1990, p. 51).

Seguindo seu pensamento, Pcheux afirma, em Estrutura e acontecimento, que h, por parte do sujeito, tomadas de posio que tm a ver tanto com as escolhas a que Lukcs se refere, como com o intuito discursivo que Bakhtin assegura ao sujeito. Ao terminar seu livro, Pcheux, a nosso ver, sem negar nenhuma das determinaes j amplamente discutidas neste artigo, alerta para a importncia do acontecimento e, nele, o lugar do sujeito.
A posio de trabalho [...] supe somente que, atravs das descries regulares de montagens discursivas se possam detectar os momentos de interpretaes enquanto atos que surgem como tomadas de posio, reconhecidas como tais, isto , como efeitos de identificao assumidos e no negados (idem, 1990, p. 57)

No entanto, essa compreenso s possvel na perspectiva dialtica e no estruturalista que concebe o sujeito determinado pelas condies histrico-sociais e condicionado pelo inconsciente que, embora tenha uma base fsica, tambm histrico. Embora Pcheux critique duramente o verdadeiro marxismo como cincia rgia, em momento algum de sua obra h um deslocamento definitivo das concepes de Marx sobre a histria, principalmente no tocante s contradies bsicas da sociedade subsumidas s relaes de classe. No entanto, sua crtica ao estruturalismo atinge essa teoria em sua base, isto , a no incorporao do cotidiano s suas investigaes. A negao do cotidiano e, nele, do linguageiro, constitui o fundamento das crticas aos estruturalistas, que transformam a crtica, isto , a possibilidade de autoria como obra especfica de grandes heris.
nesse ponto que se encontra a questo de disciplinas de interpretao: porque h o outro nas sociedades e na histria, correspondente a esse outro prprio ao linguageiro discursivo, que a pode haver ligao, identificao
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

85

O sujeito do discurso:...

ou transferncia, isto , existncia de uma relao abrindo possibilidade de interpretar. E porque h ligaes que as filiaes histricas podem-se organizar em memrias, e as relaes sociais em redes de significantes (idem, 1990, p. 54)

Sintetizando, vimos como Pcheux desde seus primeiros escritos, atravs do conceito de esquecimento 2, permite buscar a possibilidade do sujeito-autor na perspectiva da AD de linha francesa. Esta questo foi aprofundada por ele no livro Estrutura e acontecimento, texto em que o autor enfatiza a necessidade de verificao da fora do acontecimento, que necessariamente tem um sujeito10 que o realiza, para as anlises discursivas.

5 CONCLUSO
Ficar com as concepes althusseriana de ideologia e lacaniana de inconsciente tirar do sujeito qualquer possibilidade de criao do novo; , na verdade, substituir os grilhes que a lgica da natureza mantm sob seus seres, por grilhes ideolgicos e inconscientes que no permitem ao homem/mulher fazer histria, mas apenas ser conduzido por ela, ou ento, ser a expresso de um inconsciente que controla todos os atos do ser, primordialmente os atos de linguagem, forma de estruturao do inconsciente lacaniano. Em pocas em que se acentua o individualismo levando o indivduo ao isolamento completo, competio desenfreada ou inrcia, a vinculao da AD ao estruturalismo pode significar uma aceitao do mundo como ele est, sem nenhuma perspectiva para o sujeito de superar suas prprias escolhas, no como sujeito pleno de poderes, mas como sujeito que capaz de fazer escolhas conscientes sobre a objetividade, imprimindo sua marca nela. Este fato no garante evidentemente que as escolhas sero em prol da prpria humanidade, mas trazem a possibilidade de o serem, diferentemente de um sujeito que no consegue ter nenhum domnio sobre seus atos, pois que est interpelado incondicionalmente pela ideologia ou subsumido ao inconsciente. Tanto na afirmativa bakhtiniana como na conceituao de Pcheux, aparecem os pressupostos da possibilidade de autoria, no sentido de uma
10

Sujeitos individuais e coletivos. Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

86

Belmira Magalhes

singularidade social. No entanto, continuar a trabalhar com o conceito de ideologia althusseriano, que eminentemente estruturalista, e, no que se refere, ao sujeito, impeditivo de uma autonomia, faz o carter de assujeitamento do sujeito permanecer.11 Finalmente, como vimos, o conceito de esquecimento 2 pode ser a porta de entrada para que a palavra esquecimento possa ser entendida como possibilidade de marcas de autoria.

REFERNCIAS
ACHARD, Pierre et al. O papel da memria. Campinas: Pontes 1999. AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Palavras incertas: as no-coincidncias do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998. ______. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Cadernos de Estudos lingsticos, Campinas, n. 19, 1990. BARROS, Diana Luz Pessoa. Contribuio de Bakhtin s teorias do discurso. In: BRAIT, Beht (Org.). Bakhtin, dialogismo e construo do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. BENVENISTE, mile. Problemas de lingstica geral I. Campinas: Pontes, 1991. BAKHTIN, Mikhail. Questes de literatura e de esttica. Traduo Aurora Fornoni Bernadini et al. 3. ed. So Paulo: Hucitec, 1993. ______. Esttica da criao verbal. Traduo Maria Ermantina Galvo Gomes. So Paulo: Martins Fontes, 1992. ______. Marxismo e filosofia da linguagem. Traduo Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. So Paulo: Hucitec, 1990. CHASIN, Jos. Crtica ao liberalismo. Macei: mimeo, 1990. COURTINE, Jean-Jacques. Quelques problmas thoriques et mthodologiques en analyse du discours: propos du discours communiste adress aux chrtiens. Langages, n. 62, Paris: Larousse, 1981.
11

Mesmo quando se considera as reformulaes desse autor nos ltimos textos. Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

87

O sujeito do discurso:...

EVANGELISTA, Joo E. Crise do marxismo e irracionalismo ps-moderno. So Paulo: Cortez, 1992. (Questes da nossa poca) FREDERICO, Celso. O jovem Marx: as origens da ontologia do ser social. So Paulo: Cortez, 1995. FROMM, Erich. Conceito marxista do homem. Traduo Octavio Alves Velho. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1964. LUKCS, George. O trabalho. Traduo Ivo Tonet. Macei: 1997, mimeo. ______. A reproduo. Traduo Srgio Lessa. Macei: 1992. mimeo. ______. Ontologia dellessere sociale nuova biblioteca di cultura. Torino: Editori Riuniti, 1981. ______. Os princpios ontolgicos fundamentais de Marx. Traduo Carlos Nelson Coutinho. So Paulo: Cincias Humanas, 1979. ______. Existencialismo ou marxismo? Traduo Jos Carlos Bruni. So Paulo: Cincias Humanas, 1979. MAGALHES, Belmira. A leitura do mundo e o ensino da lngua. In: MOURA, Denilda (org.) Lngua e Ensino: dimenses heterogneas. Macei: Edufal, 2000. ______. Dilogo quase amoroso do moderno com o contemporneo: uma anlise do conto Vai de Ivan ngelo. Revista Leitura, Macei: Edufal, n.19, 1997. ______. Um olhar discursivo sobre o texto literrio. In: ZOZZOLI, Rita (Org.). Discurso texto e formao do sujeito/produtor. Macei: Edufal, 2002. ______; AMARAL, Virgnia. O discurso da modernidade: fora e limite na posio de sujeito. Revista da ANPOLL, So Paulo, n. 11, jul./dez. 2001. ______; ______ (Org.). Anlise do Discurso. Leitura: Revista do Programa de Ps-graduao em Letras e Lingstica-UFAL, Macei: Edufal, 2002. ______; et alii. Da linguagem ao poder. Macei: Edufal, 1997. MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendncias em anlise do discurso. Campinas: Pontes, 1993. MARX, Karl. Elementos fundamentales para la crtica de la economia poltica. (GRUNDISSE) 1857-1858. Mxico: Siglo XXI, 1978. 88
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

Belmira Magalhes

______. A ideologia alem. Traduo Waltensir Dutra e Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Zahar, 1965. MSZROS, Istvn. Filosofia, ideologia e cincia social: ensaios de negao e afirmao. So Paulo: Ensaio, 1993. OLDRINI, Guido. Lukcs e o caminho marxista ao conceito de pessoa. Revista Praxis, Belo Horizonte: Projeto Joaquim Oliveira, n. 3, 1995. PCHEUX, Michel. Anlise Automtica do Discurso, (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. ______. Semntica e discurso: uma crtica afirmao do bvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988. ______. O discurso: estrutura ou acontecimento. Traduo Eni Orlandi. So Paulo: Pontes, 1990. ______; FUCHS, Catherine. A propsito da anlise automtica do discurso: atualizao e perspectivas. In: GADET, F., HAK, T. (Orgs.). Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. TONET, Ivo. Mercado e liberdade. Macei: Edufal, 1997. VAISMAN, Ester. A ideologia e sua determinao ontolgica. Ensaio, So Paulo, ns. 17/18, 1989.

Recebido em 30/10/03. Aprovado em 05/12/03.


Title: The subject of discourse: a possible and necessary dialogue Author: Belmira Magalhes Abstract: The goal here is to discuss the place of authorship in discourse considering that reality

presents itself to the individual in its particular form, that is, things have always, ontologically, some characteristic that makes them at once universal and singular and thus, particular. For one to apprehend the real by means of subjectivity it is necessary to perceive the singularity and universality from particularity. The real world and the knowing subject cannot be taken one for the other. The materiality expressed in a discourse brings the mark of that subjectivity that has produced it, for it represents, simultaneously, the relation between an individuality situated in a historically defined time and space and a reality that is being represented by that same individuality, conscious of what it is doing, but without having control over all alternatives presented by that same reality. In sum, the debate about the position of the subject and of authorship in discourse asks for the understanding that the subject is constituted by and according to social contradictions.
Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

89

O sujeito do discurso:...

To face such an issue, we employ Lukcs notions of social being, of forgetting 2, developed by Pcheux, and the concept of discursive intent as defined by Bakhtin. Keywords: social being; objectivity; subjectivity; subject; author.

Ttre: Le sujet du discours: un dialogue possible et ncessaire Auteur: Belmira Magalhes Rsum: On a lintention de discuter la place de la cration de lauteur dans le discours, partant

de la comprhension concernat la faon dont la ralit se prsente lhomme dans sa forme particulire, cest--dire, les choses ont toujours ontologiquement une caractristique qui les fait devenir en mme temps universelles et singulires et ainsi, particulires. Pour quil y ait lapprhension du rel par la subjectivit, il faut capter la singularit et luniversalit, partir de la particularit. Le monde rel et le sujet cognoscent ne peuvent pas tre confondus. La matarialit exprime dans un discours apporte la marque de la subjectivit qui la produite, car elle reprsente, en mme temps, la relation entre une individualit pose dans un temps et lespace dfinis historiquement et une ralit qui est en train dtre reprsente par cette individualit, avec la conscience de ce qui est en train dtre fait, mais sans la domination de toutes les alternatives poses par cette mme ralit. En somme, cest tabli que la la discussion sur la position du sujet et de la cration de lauteur dans le discours passe ncessairement par la comprhension dont le sujet est constitu dans et par les conditions sociales. Pour envisager cette question, nous sommes partis des notions de ltre social de Lukcs, de loubli numro 2, dvelopp par Pcheux, et du concept de lintuition discusive selon la dfinition de Bakhtin. Mots-cls: tre social, objectivit, subjectivit, sujet, auteur.

Ttulo: El sujeto del discurso: un dilogo posible y necesario Autor: Belmira Magalhes Resumen: Se pretiende discutir el lugar de la autora en el discurso, partiendo de la comprensin

de que la realidad se presenta al hombre en su forma particular, esto es, las cosas tienen siempre ontologicamente una caracterstica que las torna, al mismo tiempo, universales y singulares por eso, particulares. Para que haya aprensin del real por la subjetividad, hay necesidad de , a partir de la particularidad, captar la singularidad y la universalidad. El mundo real y el sujeto cognoscente no pueden ser confundidos. La materialidad expresa en un discurso trae la marca de la subjetividad que la produj, pues representa, concomitantemente, la relacin entre una individualidad puesta en un tiempo y espacio definidos historicamente, y una realidad que est siendo representada por esa individualidad, con consciencia de lo que est haciendo , mas sin el dominio de todas las alternativas puestas por esa misma realidad. Sintetizando, se tiene que la discusin sobre la posicin de sujeto y de la autora en el discurso pasa necesariamente por la comprensin de que el sujeto es constituido en las y por las contradicciones sociales. Para enfrentar esa cuestin , partimos de las nociones de ser social de Lukcs, de esquecimiento 2, desarrollo por Pcheux, y del concepto de intuito discursivo como definido por Bakhtin. Palabras-clave: ser social; objetividad; subjetividad; sujeto; autor.

90

Linguagem em (Dis)curso, Tubaro, v. 3, Nmero Especial, p. 73-90, 2003

Anda mungkin juga menyukai