Anda di halaman 1dari 9

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.

com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II

A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II

COLGIO SENES Disciplina: A Enfermagem em Nutrio em Diettica II Docente: Daniel Pires Turma: ________ Dia: ___________________________________________________________ Horrio: ________________________________________________________ Discente:________________________________________________________ Avaliao 1: ______/________/__________. Avaliao 2: ______/________/__________.

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II

DIETOTERAPIA:
Conceito: uma das modalidades de tratamento de que dispe a equipe de sade, podendo construir-se na principal forma teraputica ou ser utilizada em combinaes com agentes teraputicos, bem como, em alguns casos, ser complementar a outras modalidades de tratamento. Conceito de dieta: Padro alimentar do individuo, que difere do conceito de cardpio, ou seja, traduo culinria das preparaes e da forma de apresentao das refeies e alimentos. Finalidades: Ofertar ao organismo debilitado nutrientes adequados da forma que melhor se adapta ao tipo de doena e condies fsicas, nutricionais e psicolgicas do paciente, mantendo o estado nutricional do individuo ou recuperando-o. Modificaes da dieta: Segundo Behar e Icaza, a dieta modificada aquela que, em qualquer de suas caractersticas fsico qumicas, deve ser ajustada a uma alterao e processo digestivo ou de funcionamento geral do organismo. As dietas teraputicas podem ser classificadas segundo as modificaes qualitativas e quantitativas da dieta normal, as quais incluem. Nutrientes: pode ocorrer a modificao de um ou mais nutrientes bsicos dependendo dos problemas manifestado com sua utilizao. Energia: modificado de acordo com o excesso ou dficit ponderal apresentado pelo paciente ou adotado como forma preventiva. Textura: a modificao na consistncia da alimentao tem como objetivo melhorar a aceitao do paciente. OBS: varias situaes podem influenciar na dieta como: preveno de doenas, crenas religiosas, preferncia por determinado estilo de vida ou pela prpria doena. Todos os hospitais possuem dietas padro, sendo classificadas de acordo com sua caracterstica fsica. Classificao das dietas: Dieta normal: Destina-se a paciente cuja condio clinica no exige modificaes dietoteraputicas. portanto, uma dieta suficiente, completa, harmnica e adequada, sem nenhuma restrio.

Dieta branda: Dieta de transio entre a pastosa e a normal. Consistncia atenuada e menor quantidade de resduos. Os alimentos so modificados pela coco. No h diferena quanto ao teor calrico.

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II Indicaes: ps operatrio, afeces gastrintestinais (quando a motilidade a ao qumica do TGI est debilitado), problemas de mastigao e em casos de diminuda absoro. Dieta pastosa: Inclui alimentos modos e em forma de pur ou pastas, as fibras so diminudas ou modificadas pela coco. Os purs podem ser substitudos por vegetais cozidos mais com poucas fibras. Favorece a digestibilidade proporcionando certo repouso digestivo. Indicaes: pacientes com falta de dentes, dificuldade de deglutio, fases criticas de doenas crnicas como insuficincia cardaca e respiratria. Dieta liquido pastosa: Alimentos liquidificados, tipos de preparaes: mingau, sopa batida, batido de frutas, etc. Dieta semi liquida: Caracteriza-se por preparaes de consistncia espessada, constituda de lquidos e alimentos semi slidos. Propicia repouso digestivo ou quando alimentos slidos no so bem tolerados pelo paciente. Pouco resduo. Teor calrico diminudo. Dieta liquida completa: Propicia mnimo de esforo digestivo e absortivo. de baixo teor nutritivo, necessitando de suplementao vitamnico e/ou mineral ou mesmo protico calrica. Administra-se +/- 200ml de 2 em 2 horas. Recomendada para pacientes que necessitam de alimentos de fcil digesto e que sejam isentos de agentes mecnicos ou condimentos, ou que tenham dificuldade de mastigao, ou uma restrio severa de material no digervel pelo TGI por uma diminuio da sua funo. Fundamentalmente a base de leite e bebidas a base de leite em casos de intolerncia leite de soja ou mingau de frango. Dieta liquida restrita: proporciona um mnimo de resduo para propiciar mximo repouso gastrintestinal. Valor nutritivo e calrico muito baixo deve evoluir o mais rpido para lquida. Completa ou semi-lquida. Consiste basicamente em gua e carboidratos. Quanto a composio qumica: * refere-se a quantidade de nutrientes na dieta HIPO: quando necessrio diminuir um ou mias nutrientes; HIPER: quando necessrio aumentar um ou mais nutrientes; Exemplos: HIERCALORICA: visa o aumento de calorias; HIPERPROTEICA: visa o aumento de protenas; HIPOSSODICA: visa reduzir a quantidade de sal da dieta;

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II HIPOGRAXA: visa reduo de gorduras; HIPOGLICIDICA: visa reduo de carboidratos.

Dietas Especiais: Diabticos: Cardiopatas: Nefropatia: lcera gstrica: Diarria e Obstipao Intestinal: Hepatite: Leses Orais: Restrio Hdrica:

A ENFERMAGEM E O SERVIO DE NUTRIO E DIETTICA:


O contato deve ser bem prximo entre a Enfermagem e o Servio de Nutrio e Diettica (SND), para que desta forma a recuperao do paciente e o andamento do servio seja mais proveitoso. Ao profissional de Enfermagem cabe: Estimular a ingesto hdrica e alimentar do cliente (ou sua restrio), auxiliando-o quando necessrio; Observar alteraes do TGI, como vmitos, obstipao e diarria, e comunic-las ao nutricionista; Efetuar higiene oral antes e aps as refeies, promovendo o conforto do cliente e mlhorando a aceitao da dieta; Realizar anotaes de todos os itens observados de forma clara, resumida e que permita ao nutricionista fcil acesso sobre o cliente.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA INGESTO ALIMENTAR:


A maioria das pessoas ingere os alimentos no pelo valor nutritivo, mas por vrios outros motivos, so eles: hbitos, condies orgnicas, educao, fator psicolgico, fator social, e fator econmico.

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II Os hbitos alimentares formam a partir do momento em que o beb comea a receber alimentos que, de certa forma, lhe so impostos. Nessa fase, a influencia da famlia primordial, pois ainda h como controlar a alimentao da criana. Nessa fase, a influencia da famlia primordial, pois ainda h como controlar a alimentao da criana. Porm, medida que ela cresce, seu crculo social se amplia e novos hbitos alimentares nem sempre adequados, vo incorporando aos j existentes. Outro fator de extrema importncia o aspecto psicolgico. Sem dvida, a qualidade e a quantidade de alimentos que o indivduo ingere podem ser determinadas por suas emoes. Uma circunstncia atual a ser levada em considerao , o alto preo dos produtos, tornando cada vez menor a disponibilidade das pessoas para compr-los. Vem juntar-se a esse fato a falta de conhecimento sobre o valor nutritivo dos alimentos, alm dos danos provocados por uma propaganda que, muitas vezes enganosa, estimula as pessoas adquirirem os produtos de baixa qualidade. Tambm as condies orgnicas individuais vo influenciar na seleo dos alimentos. Intolerncia e alergias alimentares, dificuldades de mastigao ou digesto so exemplos dessas condies.

ESTADO NUTRICIONAL:

O estado nutricional dos indivduos caracterizado por grande dinamismo e decorre essencialmente do equilbrio entre trs fatores:

composio da alimentao (tipo e quantidade dos alimentos ingeridos), necessidades do organismo em energia e nutrientes e eficincia do aproveitamento biolgico dos alimentos (ou da nutrio propriamente dita).

DESNUTRIO

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II A desnutrio pode ser o resultado de pouca alimentao ou alimentao excessiva. Ambas as condies so causadas por um desequilbrio entre a necessidade do corpo e a ingesto de nutrientes essenciais. Subnutrio uma deficincia de nutrientes essenciais e pode ser o resultado de uma ingesto insuficiente devido a uma dieta pobre; de uma absoro deficiente do intestino dos alimentos ingeridos (m absoro); do consumo anormalmente alto de nutrientes pelo corpo; ou da perda excessiva de nutrientes por processos como a diarria, sangramento (hemorragia), insuficincia renal. Hipernutrio um excesso de nutrientes essenciais e pode ser o resultado de comer demais (ingesto excessiva); ou do uso excessivo de vitaminas ou outros suplementos. A desnutrio se desenvolve em fases: primeiro ocorrem alteraes na concentrao de nutrientes no sangue e nos tecidos, a seguir acontecem alteraes nos nveis de enzimas, depois passa a ocorrer mal funcionamento de rgos e tecidos do corpo e ento surgem sintomas de doena e pode ocorrer a morte. O corpo necessita de mais nutrientes durante certas fases da vida, especialmente na infncia e adolescncia; durante a gravidez; e enquanto a me est amamentando. Na velhice as necessidades alimentares so menores, mas a capacidade de absorver os nutrientes tambm est freqentemente reduzida. Assim, o risco de subnutrio maior nestas etapas da vida, e ainda mais entre pessoas economicamente desprovidas. Deficincias nutricionais podem causar vrias doenas. Por exemplo: Hemorragia gastro-intestinal pode causar anemia por deficincia de ferro. Uma pessoa sendo tratada com altas doses de vitamina A para acne pode desenvolver dores de cabea e viso dupla como resultado da concentrao da vitamina A. Qualquer sistema do corpo pode ser afetado por uma desordem nutricional. Por exemplo: o sistema nervoso afetado pela deficincia de niacina (pelagra), deficincia de tiamina - vitamina B1 (beribri), deficincia ou excesso de vitamina B6 (piridoxina), e deficincia de vitamina B12. O paladar e o olfato so afetados pela deficincia de zinco O sistema cardiovascular afetado pelo beribri, pela obesidade, por uma dieta com muita gordura que leva hipercolesterolemia e doena coronariana, ou por uma dieta com excesso de sal que conduz hipertenso. O trato gastro-intestinal afetado pela pelagra, deficincia de cido flico e alcoolismo. A boca (lbios, lngua, gengivas e membranas mucosas) afetada pela deficincia de vitaminas do complexo B e pelo escorbuto (deficincia de vitamina C). A deficincia de iodo pode resultar no aumento da glndula tireide. Uma tendncia aumentada para sangramentos e sintomas cutneos como erupes, secura e inchao por reteno de lquidos (edema) podem acontecer no escorbuto, deficincia de vitamina K, deficincia de vitamina A e no beribri.

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II Os ossos e articulaes so afetados pelo raquitismo (deficincia de vitamina D), osteoporose e escorbuto. Fatores de risco As crianas formam uma faixa da populao particularmente susceptvel subnutrio, pois elas precisam de uma maior quantidade de calorias e nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento. Elas tambm podem desenvolver deficincias de ferro, cido flico, vitamina C e cobre se receberem dietas inadequadas. A ingesto insuficiente de protenas, calorias e outros nutrientes pode conduzir desnutrio protico-calrica, uma forma particularmente severa de subnutrio, que retarda o crescimento e o desenvolvimento. Na medida em que as crianas chegam adolescncia, suas exigncias nutricionais crescem devido ao aumento das suas taxas de crescimento. As gestantes ou mes que amamentam tm uma necessidade aumentada de todos os nutrientes para prevenir a subnutrio nelas e no seu beb. O beb de uma me alcoolista pode ser fsica e mentalmente prejudicado pela sndrome alcolica fetal, pois o abuso de lcool e a subnutrio resultante afetam o desenvolvimento fetal. Uma criana que amamentada exclusivamente ao seio pode desenvolver deficincia de vitamina B12 se a me for uma vegetariana que no come nenhum produto de origem animal.

Quem tem risco de subnutrio? As crianas com pouco apetite. Adolescentes que passam por surtos de crescimento rpido Idosos Pessoas que tm doena crnica do trato gastrointestinal, fgado, ou rins Pessoas em dietas rigorosas por muito tempo Vegetarianos Pessoas com dependncia de lcool ou outra droga que no se alimentam adequadamente As pessoas que tomam remdios que interferem com o apetite ou com a absoro ou exceo de nutrientes Pessoas com anorexia nervosa Pessoas que tm febre prolongada, hipertireoidismo, queimaduras, ou cncer

Os sintomas variam de acordo com o tipo de desnutrio severa: Kwashiakor - Tipo de desnutrio causada pela carncia de protena. Privado de nutrientes o corpo consome seus prprios recursos e modifica suas funes, como o equilbrio celular. A gua das clulas migra de forma diferente, formando edemas que incham o corpo. Por isso algumas crianas desnutridas

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II tm o estmago, o rosto, os braos, as mos e os ps inchados. Alm do inchao, a pele ressecada se rompe com a presso e surgem lceras que infeccionam. Os cabelos se tornam brancos ou avermelhados. Marasmo - Tipo de desnutrio causada pela falta de calorias. Sem receber os nutrientes necessrios para manter as funes vitais como respirao e batimentos cardacos, o corpo passa a buscar energia nas reservas de gordura e nos msculos. A criana com marasmo est extremamente emagrecida, tem os traos emaciados, os msculos atrofiados. A pele parece grande demais para o corpo. como a pele de um idoso.

A IMPORTANCIA DA GUA NO NOSSO ORGANISMO:


Sabe aqueles dias que voc tem vontade de comer alguma coisa e no sabe exatamente o que ? Fora aqueles dias que estamos extremamente cansadas e na verdade no fizemos o mnimo de esforo. E aqueles dias de dores de cabea sem motivo algum aparente? Voc sabia que muitas dessas situaes podem ser causadas pela falta de gua no nosso organismo? sim. A sede excessiva d uma falsa idia de fome. Quando se est com a boca seca, ou com vontades de comer frutas ctricas ou alimentos gelados, pode acreditar: sede. A falta de gua em nosso corpo causa envelhecimento precoce, ou seja, nosso aspecto fsico aparenta ter mais idade do que o real. E no s isso. As consequncias da desidratao no organismo tambm podem causar: indisposio, cansao, dores de cabea, pedra nos rins, inflamaes diversas, pele seca, cabelo seco, irritabilidade, insnia, falta de ar, sangramentos vaginais ou, no caso dos homens, impotncia ou disfunes erteis, e por a vai Por isso os mdicos sempre indicam o consumo de gua durante todo o dia, mas em doses pequenas. Voc pode medir, por exemplo, um copinho de 200ml a cada hora enquanto estiver acordada. O corpo humano feito cerca de 70% de gua, que vamos perdendo diariamente atravs do suor, xixi, atravs do transporte de nutrientes no sangue, etc. e quando no repomos essa gua, ficamos somente com as substncias txicas e prejudiciais retidas no nosso organismo, que podem contribuir para o aparecimento de algumas doenas.

DESIDRATAO:
Definio: Falta de quantidade suficiente de lquidos corpreos para manter as funes normais em um nvel adequado (causada por perda e/ou ingesto inadequada de lquidos). A perda de uma baixa porcentagem de lquido em adultos, e de 5% de lquido em crianas, j considerada uma desidratao leve. Causas, incidncia e fatores de risco:

Colgio SENES So Gonalo / Mutondo / Itabora Prof Daniel Pires (enf.danielpires@hotmail.com) Site: enf.danielpires.googlepages.com A ENFERMAGEM EM NUTRIO E DIETTICA II A desidratao pode ser causada pela perda excessiva de lquidos corpreos, como em casos de: vmitos diarria (principalmente em casos de clera) produo excessiva de urina (poliria) sudorese excessiva A desidratao tambm pode ocorrer em virtude da ingesto inadequada de lquidos, como em casos de: nusea estomatite ou faringite doena aguda com perda de apetite Geralmente, a desidratao em crianas uma combinao das duas causas, como em casos de: mal-estar estomacal com vmitos e diarria doena aguda em que a criana se recusa a ingerir lquidos e perde lquidos em excesso por meio da sudorese provocada pela febre Perdas de lquido de at 5% so consideradas leves; de at 10% so consideradas moderadas e de at 15% so consideradas graves. Se no tratada rapidamente, a desidratao grave pode provocar colapso cardiovascular e morte.

Anda mungkin juga menyukai