Anda di halaman 1dari 9

Planificao Anual de disciplina

Agrupamento de Escolas de Tabuao Ano lectivo 2010/11

Cincias Fsico-Qumicas 7 ANO


ESCOLA E.B. 2,3/S Abel Botelho Tabuao

2010/2011

Agrupamento de Escolas de Tabuao 2010/11

Ano lectivo

Distribuio de tempos lectivos


TEMA TERRA NO ESPAO/TERRA EM TRANSFORMAO

Subtema Universo 1 Perodo Sistema Solar Planeta Terra 2 Perodo Os Materiais Transformao da Matria 3 Perodo Energia Total

Aulas Previstas Tericas/TericoPrticas/Prticas 17

Avaliao (*)

Total

10

27

8 10 9 27

12

18

46

26

72

Nota: * A avaliao contempla as componentes diagnstica, formativa e sumativa; Trabalhos de pesquisa (individual/em grupo); Observao diria; Relatrios / fichas dos trabalhos prtico-laboratoriais; Trabalhos extra-aula; Participao nas actividades prticas de sala de aula.

Agrupamento de Escolas de Tabuao 2010/11

Ano lectivo

Competncias especficas mnimas da disciplina de Cincias Fsico - - Qumicas

rea temtica Terra no Espao


1 O Universo 1.1 1.2 O que existe no Universo Distinguir entre estrelas e planetas. Descrever o movimento aparente do Sol. Conhecer a orientao pelo Sol durante o dia. Descrever sumariamente a constituio do Universo e o seu movimento permanente. Caracterizar a Via Lctea e o Grupo Local. Descrever sumariamente a Teoria do Big-Bang. Identificar os acontecimentos que descrevem o nascimento e a morte das estrelas. Explicar o brilho das estrelas. Identificar o significado de altura e azimute de um astro. Localizar astros no cu atravs da altura e do azimute. Explicar em que consistem as constelaes, distinguindo a realidade do que se observa. Reconhecer a importncia de algumas constelaes. Conhecer a orientao pelas estrelas durante a noite. Localizar astros no cu, recorrendo a mapas celestes. Distncias no Universo Identificar o significado de Unidade Astronmica. Reconhecer a UA como a unidade adequada para exprimir distncias no Sistema Solar. Identificar o significado de ano-luz e seus submltiplos. Reconhecer o a.l. e o parsec como unidades adequadas para exprimir distncias alm do Sistema Solar.

Agrupamento de Escolas de Tabuao 2010/11 Relacionar distncias no Universo.

Ano lectivo

2 Sistema Solar 2.1 Astros do Sistema Solar Situar o Sistema Solar no Universo. Identificar a constituio do Sistema Solar. Reconhecer as principais caractersticas do Sol. Reconhecer as principais caractersticas dos planetas e seus satlites. Distinguir os dois tipos de movimento: translao e rotao. Identificar o significado de perodo de translao e de perodo de rotao. Comparar os perodos de translao e de rotao dos vrios planetas com os correspondentes perodos da Terra. Reconhecer as principais caractersticas dos pequenos astros do Sistema Solar: asterides, cometas e meteorides. 2.2 Caractersticas dos Planetas Conhecer diferentes caractersticas dos planetas do Sistema Solar. Comparar os planetas entre si.

3 Planeta Terra 3.1 Terra, Sol e Lua Explicar a sucesso dos dias e das noites com base no movimento de rotao da Terra. Interpretar o movimento aparente do Sol. Caracterizar as estaes do ano. Explicar a ocorrncia das estaes do ano com base no movimento de translao da Terra e na inclinao do eixo de rotao. Distinguir as vrias fases da Lua. Compreender por que motivo existem as fases da Lua. Explicar em que consiste um eclipse. Descrever a ocorrncia de:

- eclipse da Lua - eclipse do Sol

Agrupamento de Escolas de Tabuao 2010/11 Distinguir entre eclipse total e parcial. Distinguir situaes de movimento e de repouso. Identificar diferentes tipos de trajectria.

Ano lectivo

3.2 Movimentos e foras

Reconhecer o significado de distncia e velocidade mdia de um movimento. Calcular velocidades mdias. Identificar o significado fsico de fora. Perceber como actuam as foras. Caracterizar e representar foras por meio de vectores. Saber medir foras com dinammetros. Caracterizar a fora gravitacional responsvel pelo movimento dos planetas volta do Sol e dos satlites volta dos planetas. Identificar o peso como um caso particular da atraco universal. Distinguir entre massa e peso. Explicar como varia o peso de um corpo. Reconhecer a existncia do campo magntico terrestre e identificar interaces magnticas.

rea temtica Terra em Transformao


1 Os Materiais 1.1 Constituio do mundo material Relacionar aspectos do quotidiano com a Qumica. Reconhecer que enorme a variedade de materiais que nos rodeiam. Concluir sobre a existncia de vrias classificaes dos materiais. Distinguir substncias de misturas de substncias. Caracterizar misturas homogneas, heterogneas e coloidais. Utilizar correctamente os termos soluo, soluto, solvente, soluo concentrada, soluo diluda e soluo saturada. Identificar a composio qualitativa e quantitativa de solues concentradas. Saber efectuar clculos simples relativos concentrao expressa em massa de soluto por volume de soluo.

Agrupamento de Escolas de Tabuao 2010/11

Ano lectivo

1.2 Propriedades fsicas e qumicas das substncias Conhecer os diferentes estados fsicos da matria e mudanas de estado. Reconhecer que o ponto de fuso e o ponto de ebulio so propriedades que permitem identificar substncias, sendo critrios de pureza das substncias. Caracterizar a gua pelo seu ponto de ebulio. Comparar o ponto de ebulio da gua com a temperatura a que uma soluo aquosa entra em ebulio. Identificar o significado de massa volmica ou densidade. Identificar unidades em que se exprime a densidade. Reconhecer que a densidade ajuda a caracterizar uma substncia. Determinar a densidade de materiais slidos e lquidos. Distinguir entre propriedades fsicas e propriedades qumicas das substncias. Conhecer alguns ensaios qumicos usados na identificao de substncias.

1.3 Separao dos componentes de misturas Reconhecer que os processos fsicos de separao de componentes de misturas devem ser adequados ao tipo de mistura. Utilizar tcnicas de separao dos componentes de misturas heterogneas e homogneas em diferentes estados fsicos. Interpretar a separao por destilao. Reconhecer a importncia das tcnicas de separao na indstria qumica. Seleccionar para situaes concretas o conjunto de tcnicas adequadas para separar os componentes de misturas simples. 2 Transformaes da Matria 2.1 Transformaes fsicas e qumicas Identificar o que h de diferente nas transformaes fsicas e nas transformaes qumicas.

Agrupamento de Escolas de Tabuao 2010/11

Ano lectivo

Reconhecer, a partir da observao, as transformaes fsicas e qumicas. Reconhecer a importncia da gua como recurso essencial vida. Conhecer o comportamento da excepo da gua lquida e do gelo.

2.2 Como uma substncia se transforma noutras Reconhecer que uma s substncia pode transformar-se noutras diferentes. Identificar o calor, a corrente elctrica, a luz e a aco mecnica como factores que desencadeiam a decomposio de substncias. Interpretar algumas decomposies estudando propriedades da substncia inicial e das novas substncias. Reconhecer a importncia de algumas decomposies que ocorrem no dia-adia. 3 A Energia 3.1 Transferncias de energia Relacionar a energia com a potncia e o tempo. Reconhecer o significado de potncia. Conhecer as unidades SI de energia e potncia e seus mltiplos. Conhecer outras unidades prticas de energia e a sua relao com as unidades SI. Distinguir entre energia motora, til e dissipada. Interpretar o significado de conservao e degradao de energia. Identificar o significado de rendimento. Distinguir entre calor e temperatura. Reconhecer o significado do equilbrio trmico. Relacionar a energia transferida como calor com os factores de que depende. Distinguir entre conduo e conveco do calor. Reconhecer a transferncia de energia por radiao electromagntica. Interpretar situaes relacionadas com o isolamento trmico.

Estratgias

Agrupamento de Escolas de Tabuao 2010/11 Resoluo de exerccios do manual; Realizao de demonstraes experimentais;

Ano lectivo

Pesquisa de informao em vrios formatos, em grupo e/ou individualmente; Elaborao de mapas de conceitos e esquemas conceptuais; Anlise de grficos e esquemas; Realizao de exerccios de interpretao; Explorao do Manual do aluno; Aplicao dos conhecimentos adquiridos a novas situaes; Fomentar o dilogo entre os alunos e o professor. Realizao de testes de cidadania.

Os professores da disciplina, Alina Rodrigues Lus Guimares Sofia Arajo 08 de Setembro de 2010

Anda mungkin juga menyukai