Anda di halaman 1dari 11

{O L IVRO DE J ONAS }

Trabalho curso de Obreiros

Curso de Obreiros 19/04/2011

19/4/2011

{O LIVRO DE JONAS}
Trabalho curso de Obreiros

Sumrio
Informaes essenciais ............................................................................................................ 1 Informaes didticas .............................................................................................................. 2 O Profeta .............................................................................................................................. 2 O Livro de Jonas .................................................................................................................. 2 A Grande Cidade de Nnive ................................................................................................. 3 Jope um exemplo do clima da mensagem missionria......................................................... 6 Trsis Para onde Jonas estava fugindo ? ............................................................................. 7 O Grande Peixe .................................................................................................................... 7 Entendendo o Livro de Jonas .................................................................................................. 8 Introduo e Resumo da Mensagem .................................................................................... 8 Esboo: .............................................................................................................................. 9 Temas abordados no Livro de Jonas: ................................................................................ 9 O retrato da morte e ressurreio de Jesus ......................................................................... 9

INFORMAES ESSENCIAIS
Ator: Jonas filho de Amitai. Serviu como profeta para Israel e assria de (793-753 a.C) Profetas contemporneos: Joel (835 796? a.C.) e Ams (760-750 a.C.). Destinatrios: Israel e o povo de Deus em qualquer lugar do mundo Data: Aproximadamente 785 _ 760 a.C. Panorama: Nnive era a cidade mais importante da Assria e em breve se tornaria a capital do imprio Assrio. Porm, Nnive era tambm uma cidade perversa. Jonas veio antes de Ams e ensinou durante o reinado de Jeroboo II, o rei mais poderoso de Israel (793 _ 753 a.C. 2 Rs 14.23-25). A Assria era o maior inimigo de Israel e conquistou essa nao em 722 a.C. Versculo Chave sugerido: E no hei de eu ter compaixo da grande cidade de Nnive, em que esto mais de cento e vinte mil homens, que no sabem discernir entre sua mo direita e a sua mo esquerda, e tambm muitos animais? (Jn 4.11)

19/4/2011 Pessoas Chave: Deus, Jonas, o capito do navio, a tripulao e os habitantes de Nnive. Caracterstica do Livro: Livro proftico. diferente de todos os outros livros profticos. Trata-se de uma narrativa histrica. Um nico versculo traz o resumo da mensagem ao povo de Nnive (Jn 3.4) Ainda quarenta dias e Nnive ser subvertida. Foi mencionado por Jesus como um retrato de sua morte e ressurreio (Mt 12.38-42)

INFORMAES DIDTICAS
O Profeta
Jonas (do hebraico [ Yonah]; em latim Ionas) foi um profeta israelita da Tribo de Zebulo, filho de Amitai, natural Gete-Hfer. Profetizou durante o reinado de Jeroboo II, Rei de Israel Setentrional. (II Reis 14:25; Jonas 1:1) Cr-se que tenha sido o escritor do livro bblico do Antigo Testamento que leva o seu nome. Jonas comissionado pelo Deus de Israel para ir a Nnive, capital da Assria. A sua misso era admoestar os assrios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira Divina caso no se arrependessem dentro de quarenta dias. Os assrios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirmides com seus crnios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos. Temendo pela sua vida, Jonas foge rumo a Trsis, no SE da Pennsula Ibrica (na moderna regio da Andaluzia). Situa-se a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope (a moderna Tel Aviv-Yafo). Segundo o relato bblico, durante a viagem acontece uma violenta tempestade. Esta s acaba quando Jonas lanado ao mar. Ele engolido por um "grande peixe [em grego ktos]" (Jonas 1:17) e no seu estmago, passa trs dias e trs noites. Sentindo como se estivesse sepultado, nesta situao arrependido-se reconsidera a sua deciso. Tendo se arrependido, vomitado pelo "grande peixe" numa praia e segue rumo para Nnive. Segundo o Livro de Jonas, os habitantes de Nnive (e povoados dependentes) mais dados superstio e ao temor das divindades, teriam mostrado-se arrependidos de sua conduta sanguinria fazendo jejum e vestidos de sacos sarapilheira. Jonas se mostra desgostoso pela no destruio de Nnive e acaba por ser repreendido por isso. Cerca de cem anos depois, Naum, profeta israelita do Antigo Testamento, avisa que Nnive ser destruda.

O Livro de Jonas
Um livro bblico do Antigo Testamento, vem depois do Livro de Obadias e antes do Livro de Miqueias. Segundo a interpretao tradicional seria um relato biogrfico do profeta Jonas, na qual o Deus de Israel o ter mandado profetizar ao povo de Nnive, grande capital do Imprio Assrio, para persuadi-los a se arrependerem ou seriam destrudos dentro de 40 dias. O Livro de Jonas fala foi tido como o profeta Jonas, filho de Amitai, que profetizou no Reino de Israel Setentrional, no 7. Sculo A.C., no reinado de Jeroboo II. (Jonas 1:1; II Reis 14:25). A Assria, inimiga do povo de Israel de longa data, era imprio dominante aproximadamente entre 885 A.C. a 665 A.C.. Segundo o relato, parece evidente que a agressividade militar assria era mais fraca durante o tempo de Jonas. Alm disso, o Rei

19/4/2011 Jeroboo II foi capaz de reivindicar reas da Palestina desde Hamate at o Mar Morto, como teria sido profetizado por Jonas. Por outro lado, outros estudos indicam que trata-se de um escrito posterior ao Exlio na Babilnia, escrito no sc. V a.C. (ou mesmo posterior), e que o livro de Jonas considerado proftico unicamente porque em 2Rs 14:25 se menciona um profeta com o mesmo nome. Tal tese baseia-se no fato de que seu estilo e tema diferem muito dos outros livros profticos, que em geral so escritos em verso. Enquanto os profetas ameaam as naes pags, o livro de Jonas relata a converso dos ninivitas e anuncia a misericrdia a esse que foi um dos povos mais odiados por Israel. Os profetas esto solidamente enraizados na situao poltico-social; Jonas parece estar solto no ar. Portanto, o livro de Jonas seria um escrito sapiencial, no pertencendo ao gnero histrico, mas ao gnero parablico , uma espcie de novela para ilustrar o tema da misericrdia de Jav, que no um Deus nacional, mas um Deus de toda a humanidade; ele quer que todos se convertam, para que tenham a vida (4:2). O livro rompe com uma interpretao estreita da profecia contra as naes feitas por outros profetas, afirmando que profecias so condicionais, pois Deus quer a converso das naes e no sua destruio. A obra nasceu no ps-exlio, quando o povo judeu estava se fechando num exagerado nacionalismo exclusivista (cf. Esd 4:1-3; Ne 13:3), bem refletido na mesquinhez do justo Jonas. Por outro lado, os caminhos de Deus so diferentes dos caminhos dos homens: Deus quer salvar tambm os inimigos, os pagos de Nnive, capital da Assria, modelo de crueldade e opresso contra o povo de Israel. Deus no quer que suas criaturas se percam e para ele ningum est irremediavelmente perdido (cf. Ez 18:23-32; Lc 15). A histria do peixe tornou famoso o livro, pois os evangelhos celebrizam a figura e aventura de Jonas como sinal da morte e ressurreio de Jesus: assim como Jonas ficou trs dias no ventre do peixe, Jesus vai ficar trs dias no ventre da terra; depois ressuscitar, como Jonas voltou luz do dia (cf. Mt 12:39-41 e paralelos) .
Acrscimo Posterior

Segundo a Bblia de Jerusalm os versculos 3 a 10 do captulo 2 foram acrescidos posteriormente.

A Grande Cidade de Nnive


Nnive (acadiano: Ninua; Assrio Neo-aramaico: ; em hebraico: ,Nnew; em grego: ; em latim: Nineve; rabe: , Nanuwa), uma "cidade excessivamente grande", como chamada no Livro de Jonas, jazia na margem oriental do rio Tigres na antiga Assria, atravs do rio da importante cidade moderna de Mosul, no estado de Ninawa do Iraque. Nnive era uma juno importante para as rotas comerciais cruzando o Tigre. Ocupando uma posio central na grande estrada entre o Mar Mediterrneo e o Oceano ndico, assim unindo o Oriente e o Ocidente, recebia a riqueza que flua de vrias fontes, tornando-se logo uma das maiores cidades antigas da regio.

19/4/2011 Os montculos antigos de Nnive, Kouyunjik e Nab Ynus, esto localizados num nvel da plancie perto da confluncia do rio Tigre e Khosr com uma rea de 1800 acres circunscrita por uma muralha de tijolos de 12 kilmetros. Esse espao extensivo inteiro hoje uma imensa rea de runas sobreposta em partes pelos novos subrbios da cidade de Mosul. Durante sculos, Babilnios e assrios disputaram o territrio da antiga Mesopotmia, regio entre os rios Tigre e Eufrates.O povo assrio, de origem camita, viveu nesta rea e sua capital nos anos mais prsperos foi Nnive, numa regio que hoje pertence ao Iraque, na margem ocidental do rio Tigre, perto da atual Mossul. O Imprio assrio ----perodo de 1700 a 610 a.C. Neste perodo organizaram-se em uma sociedade extremamente militarizada e expansionista, ficando famosos pelos mtodos extremamente cruis de fazer a guerra. Realizaram diversas conquistas e estenderam seu domnio alm da Mesopotmia, chegando ao Egito.Durante o segundo milnio a.C., a Babilnia foi saqueada pelos hititas (1531 a.C.) e submetida depois aos cassitas. A cidade tornou-se assria (sc. VIII-VII a.C.) e foi reconstruda. No sculo VII a.C. Babilnia foi tomada pelos elamitas de Susa (hoje no Ir). O Rei Assrio Senaquerib reconquistou-a em 698 a.C. e destruiu-a completamente. Senaquerib foi assassinado por volta de 681 a.C. e o novo rei, Asarhaddon comeou a reconstruo de Babilnia. Mas seu sucessor, Assurbanipal, destruiu-a novamente. Nnive citada no livro de Gnesis. Gnesis 10: 8-11 diz: "Cuxe (Neto de No) gerou a Ninrode, o qual comeou a ser poderoso na terra. Foi valente caador diante do Senhor; da dizer-se: Como Ninrode, poderoso caador diante do Senhor. O princpio de seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Caln, na terra de Sinar. Daquela terra saiu ele para a Assria e edificou Nnive, Reobote-Ir e Cal. Ento de acordo com a Bblia Ninrode edificou Nnive.Nnive tambm citada na Bblia no livro de Jonas, que "chamado por Deus para ir a Nnive pregar o arrependimento dos seus atos ninivitas e seus procedimentos caso contrrio a cidade seria destruda". Ao invs disso, "Jonas decide ir a outra cidade, Tarsis tentando fugir da sua misso. Na viagem acontece a tempestade onde Jonas depois de ser descoberto e lanado no mar, engolido por um grande peixe (Jonas 1:17) passando no seu ventre 3 dias e 3 noites. Aps isso, Jonas resolve pregar em Nnive, atendendo ao desejo de Deus e, ainda segundo a Bblia, os homens de Nnive se arrependeram, fizeram jejum e vestiram-se de saco em sinal de humilhao, buscando o perdo divino".Nnive tambm citada no Livro de Naum. "Cerca de 100 anos aps Jonas o povo de Nnive esquece de Deus e de suas regras e volta a ser mau. Naum profetiza que Nnive ser totalmente destruda, o que acontece em 50 anos"..Os babilnios, os citas e os medos sitiaram Nnive. Inundaes repentinas corroeram as muralhas e os agressores romperam suas defesas. (Naum 2:6-8)A ex-poderosa cidade logo virou um monto de runas. At hoje Nnive permanece desabitada.* Em Novembro de 2002, antes da guerra no Iraque, o professor Dan Cruickshank visitou a regio. Ele disse num programa de televiso da BBC: " beira [da cidade de Mossul ficam as vastas runas da cidade de Nnive, que...junto com as de Nimrud...foram escavadas entusiasticamente por arquelogos britnicos a partir dos anos 1840.... A explorao dessas cidades assrias significou nada menos que a descoberta de uma civilizao h muito perdida - quase mtica - que s era conhecida base de breves, enigmticas e nada lisonjeiras descries na bblia."] - Livro Viva Tendo em Mente o Dia de Jeov - pg. 49, pargrafo 12. Publicado pelas Testemunhas de Jeov.Segundo relatos histricos, Nnive foi destruda pelos medas em 612 A.C. Na Bblia, Nnive primeiramente mencionada em Gnesis 10:11: Ashur deixou aquela terra e construiu Nnive. Algumas tradues modernas interpretam Ashur no hebraico

19/4/2011 deste verso como o pas Assria antes que uma pessoal, assim fazendo Nimrod o construtor de Nnive. Apesar do livro de Reis e o livro das crnicas falarem bastante sobre o Imprio Assrio, Nnive no notada at os dias de Jonas, quando descrita (Jonas 3:3; 4:11) como uma cidade excessivamente grande com trs dias de jornada, provavelmente em circuito. Isso daria uma circunferncia de aproximadamente 100 kilometros. tambm possvel que se tomasse trs dias para cobrir todas a proximidade andando, o que iria estar de acordo com o tamanho da Antiga Nnive. As runas de Kouynjik (Nimrud), Karamles e Khorsada formam os quatro cantos de um quadrngulo irregular. As runas de Nnive, com toda a rea incluindo o paralelograma que elas formam por linhas desenhadas de uma a outra, so geralmente vistas como consistindo desses quatro cantos. O livro de Jonas retrata Nnive como uma cidade cruel merecedora da destruio. Deus manda Jonas para profetizar contra a cidade, e os ninivitas se arrependem. Como resultado, Deus poupa a cidade; quando Jonas protesta contra isso, Deus afirma que ele est demonstrando piedade pela populao que ignora a diferena entre o certo e o errado. ) Nnive era a florescente capital do imprio Assrio (2Rs 19:36); e foi, ostensivamente, a casa do Rei Senaqueribe, Rei da Assria, durante o reinado bblico do rei Ezequias e da carreira proftica de Isaas. De acordo com as escrituras, Nnive foi tambm o lugar onde Senaqueribe morreu nas mos de seus dois filhos, que depois fugiram para a terra de Ararat. O livro do profeta Nahum (Naum) quase exclusivamente uma coleta de denncias contra essa cidade. Nnive est na lista dos 100 stios histricos mundiais que esto mais ameaados, elaborada pelo movimento World Monuments Watch (Observatrio dos Monumentos Mundiais). Mossul, por exemplo, foi bombardeada intensamente para destruir plataformas de lanamento de msseis iraquianos. Nesta cidade est a mesquita Nur ad-Din, construda em 1170 e, muito prximo dela, os restos de Nnive, que o maior stio arqueolgico de todo o Oriente, com 750 hectares. Foi Senaqueribe quem fez de Nnive uma verdadeira cidade magnificente (c. 700 a.C.). Ele projetou novas estradas e quadras e construiu o famoso palcio sem rival, cujo plano tem sido inteiramente recuperado e tem dimenses totais de cerca de 503 metros. Ele continha pelo menos 80 salas, muitas das quais eram preenchidas de esculturas. Um largo nmero de tabletes cuneiformes foram encontrados no palcio. A fundao slida foi feita de blocos de calcrio e tijolos de barro; tinha 22 metros de altura. No total, as fundaes eram feitas de aproximadamente 2680000 metros cbicos de tijolos (aproximadamente 160 milhes de tijolos). As paredes no topo, feitas de tijolos de barro, eram uma altura adicional de 20 metros. Algumas da principais entradas eram ladeadas por figuras colossais de pedra em portas pesando cerca de 30000 quilos; entre elas estavam lees alados ou touros, com cabea de homem. Esses eram transportados de pedreiras em Balatai e tinham de ser elevados 20 metros uma vez que chegavam ao local, presumivelmente por uma rampa. Existiam tambm 3000 metros de painis de pedra entalhados em baixo relevo, que incluam registros pictricos documentando cada passo da construo, incluindo a entalao das esttuas e o seu transporte numa barcaa. Uma figura mostra 44 homens rebocando uma esttua colossal. A escultura mostra trs homens dirigindo a operao enquanto se apiam no Colosso. Uma vez que as esttuas chegavam a sua destinao a escultura final era feita. A maior parte das esttuas pesava entre 9000 e 27000 quilos As esculturas em pedra nas paredes incluem cenas de batalhas, empalhamentos e cenas dos homens de Senaqueribe desfilando os despojos de guerra diante dele. O rei tambm se

19/4/2011 vangloriou de suas conquistas: ele escreveu de Babilnia Seus habitantes, jovens e velhos, eu no poupei, e com seus corpos eu preenchi as estradas da cidade. Ele escreveu posteriormente sobre uma batalha em Lachish E Ezequias de Jud, que no se submeteu ao meu jugo... Ele eu tranquei em Jerusalm, sua cidade real, como um pssaro enjaulado. Impostos na terra eu impus sobre ele, e todos vindos dos portes dessa cidade foram obrigados a pagar por seu crime. Suas cidades que eu saqueei eu cortei de sua terra Nessa poca a rea total de Nnive compreendia cerca de 7 quilmetros, e 15 grandes portes penetravam suas muralhas, Um sistema elaborado de 18 canais traziam gua das colinas a Nnive, e muitas sees de um aqueduto magnificente erguido por Senaqueribe foram descobertos em Jerwan, cerca de 65 quilmetros distante. A rea cercada tinha mais de 100 mil habitantes (talvez at 150 mil), cerca de trs vezes mais do que Babilnia na poca, colocando-a entre os mais largos estabelecimentos pelo mundo. A grandeza de Nnive teve durao curta. Por volta do ano 633 a.C. o Segundo imprio Assrio comeou a mostrar sinais de fraquezas, e Nnive foi atacada pelos medas, que por volta do ano 625 a.C., aliaram-se aos caldeus e sussianos, e a atacaram novamente. Nnive caiu em 612 a.C., e foi arrasada at o cho. O povo na cidade, que no pde escapar para as ltimas fortalezas assrias no oeste, foi massacrado ou deportado. Muitos esqueletos no enterrados foram encontrados por arquelogos no stio. O Imprio Assrio ento acabou, e os Medas e Babilnios dividiram suas provncias entre si. Seguindo a derrota em 612 a.C., o local permaneceu desocupado por sculos at o perodo Sassnida. A cidade mencionada novamente na Batalha de Nnive de 627 d.C., que foi um combate entre o Imprio Romano Oriental e o Imprio Persa Sassnida travado nas proximidades da cidade antiga. Desde a conquista rabe em 637 d.C. at os tempos modernos, a cidade de Mosul na margem oposta do rio Tigres se tornou a sucessora da antiga Nnive.

Jope um exemplo do clima da mensagem missionria


Jafa ou Jaffa (em hebraico: , Yafo; em rabe: ,Yf; tambm Japho ou Joppa) uma antiga cidade porturia de Israel, tida como uma das mais antigas do mundo. A partir de 1950, Jaffa foi incorporada a Tel Aviv, formando uma nica municipalidade e, por esta razo, a cidade israelense leva o nome oficial de Tel Aviv-Yafo. O nome significava, em hebraico, "bela". Acredita-se que esse nome foi dado cidade por causa do brilho do sol que refletia nos seus edifcios. Porto natural distante cerca de 55 km de Jerusalm, quando da construo do Templo Hiro trazia do Lbano toras de madeira que eram descarregadas ali e levadas para a construo do templo e do palcio de Salomo. Jaffa foi famosa pelo porto antigo e pelo centro histrico, do qual o profeta Jonas, segundo narra a Bblia, saiu para Trsis de barco e foi engolido pela baleia. A cidade importante no cristianismo. No Novo Testamento (Atos 9:36-42) registra-se a obra assistencial de TABITA (Dorcas), sua morte e sua suposta ressurreio por intermdio de Pedro. Nessa cidade, ele estando hospedado na casa de um amigo chamado Simo (o curtidor), teria tido a viso de um lenol descido do cu por trs vezes, quando ouviu uma voz: "Pedro, mata e come", ao que respondeu: "Nunca coloquei na minha boca nada imundo ou impuro". Pedro entendeu posteriormente que essa ordem era na realidade uma lio, em que ele no deveria considerar "impuro ou imundo aquilo que Deus tinha santificado", ou seja, o cristianismo tambm deveria ensinado a outros povos alm dos israelitas, aos

19/4/2011 gentios. Em seguida, Pedro recebe a visita de homens enviados por um centurio romano de nome Cornlio, que o esperava em Cesareia (60 km ao norte) para que lhe falasse da nova f. Obedecendo ao chamado, ele levou consigo uma comitiva e encontraram l Cornlio e os seus parentes, que queriam saber o que era o cristinanismo (vale lembrar que no comeo o judasmo e o cristianismo no eram completamente separados, e o cristianismo era visto por quase todos como uma seita hertica judaica, com os seus novos seguidores vindos de entre os judeus). Esta a histria da cidade de um ponto de vista bblico.

Trsis Para onde Jonas estava fugindo ?


Trsis ocorre na Bblia com os seguintes significados: Um dos filhos de Jav (Gnesis 10:4). Uma cidade dos tempos bblicos do Antigo Testamento considerada at hoje como sendo um lugar de incerta localizao. Alguns estudiosos identificam a cidade como o porto fencio de Tartessos, situado na Pennsula Ibrica. Contudo, devido natureza extica da natureza da carga trazida pelos fencios e possibilidade de durao da viagem de ida e de volta durar at trs anos, alguns sugerem que a localizao de Trsis poderia ser no Extremo Oriente e at mesmo na Amrica do Sul, para aqueles que sutentam a tese de que os fencios teriam chegado a cruzar o oceano Atlntico. Na Bblia, o profeta Ezequiel relata que a extinta cidade fencia de Tiro comercializava com Trsis, trocando por suas mercadorias prata, ferro, estanho e chumbo (Livro de Ezequiel 27:12) J no Livro de Jonas diz-se que, quando o profeta recusou cumprir a ordem de Deus e anunciar a destruio de Nnive, o mesmo teria ido para Jope onde embarcou num navio com destino a Trsis, mas acabou sendo engolido por um peixe. Outra referncia bblica relata as mercadorias que o rei Salomo importava de Trsis, o que inclua no s metais preciosos como animais raros: De fato, o Rei Salomo tinha naves de Tarsis no mar junto com as naves de Hiro. As naves de Tarsis vinham uma vez a cada trs anos e traziam ouro, prata, marfim, bugios e paves. (I Reis 10: 22) Na histria contepornea Trsis o nome de uma aldeia no Lbano. A aldeia est localizada no Baabda Kadaa a uma elevao de 1400m e distante 50 quilmetros de Beirute.

O Grande Peixe
Para alguns exegetas bblicos, este relato tem apenas um valor de carter didtico, no devendo ser interpretado como um acontecimento literal. A expresso "um grande peixe" do relato de Jonas no permite fazer uma identificao com qualquer tipo de ser marinho. Para

19/4/2011 os que acreditam no relato literal do "grande peixe", procuram identificar que espcie de ser marinho seria. Para uns ter sido um Cachalote, para outros, seria um Grande Tubarobranco. Recentemente, foi sugerido outro candidato - o Tubaro-baleia. H uma referncia Bblica em que diz que Jonas Esteve no ventre de uma baleia: "Assim como Jonas esteve no ventre da baleia trs dias e trs noites,..." (Mateus 12:40). O Livro de Jonas, porm, no fala do ventre. Naturalmente uma pessoa engolida, ficando no ventre, ento no estmago, seria digerida. Alm disso, no receberia oxignio. Resta a hiptese que o profeta foi transportado na boca. O cachalote poderia ter conseguido tal faanha. Normalmente ele transporta os bebs doentes dele na boca, que espaosa como um pequeno quarto, e leva-os tona para respirar. Nesta poca cachalotes povoavam o mar mediterrneo, o lugar desta narrativa. Resgates de seres humanos por cachalotes so, porm, pouco documentados. Conhecido somente o caso de um marinheiro naufragado ingls, que foi salvo por um cachalote perto das ilhas Malvinas durante a Primeira Guerra Mundial, na maneira igual aplicada a Jonas segundo a Bblia.

ENTENDENDO O LIVRO DE JONAS


Introduo e Resumo da Mensagem
O PECADO livremente praticado pela sociedade as manchetes dirias e as prises lotadas so um dramtico testemunho deste fato. Com pedofelia, pornografia, assassinatos em srie, terrorismo, anarquia e cruis ditadores, o mundo parece transbordar de violncia, dio e corrupo. Ao ler e ouvir sobre essas tragdias - e talvez at sofrer algumas delas comeamos a entender a necessidade do juzo de Deus. Podemos at descobrir que desejamos vingana, qualquer que seja ela, contra os autores destes tipos de violncia. Com certeza esto muito longe de qualquer salvao! Mas suponha que em meio a essas coisas Deus lhe pea pra que leve o evangelho ao pior dos criminosos o que voc responderia? Jonas recebeu essa incumbncia. A Assria aquele imprio to grande e to pecador, era o mais temvel dos inimigos de Israel. Os assrios ostentavam seu poder perante Deus e o mundo atravs de inmeros atos de impiedade. Portanto, quando Deus lhe pediu para ir a Assria conclamar o povo ao arrependimento, Jonas tomou a direo oposta. O Livro de Jonas conta a histria da fuga deste profeta e como Deus o deteve e o fez retornar. Porm, esta mais do que uma Histria de um homem e de um grande peixe; na verdade, uma profunda ilustrao da graa e da misericrdia de Deus. Ningum era menos merecedor do favor de Deus que o povo de Nnive, a capital da Assria. E Jonas sabia disso. Mas compreendia tambm que Deus os perdoaria e abenoaria, se abandonassem o pecado e o adorassem. Jonas conhecia o Poder da mensagem de Deus. Mesmo atravs de sua humilde pregao, eles responderiam e seriam poupados do Juzo de Deus. Porem Jonas odiava os assrios e desejava a vingana, no a misericrdia. Por isto fugiu. Finalmente Jonas obedeceu e pregou nas ruas de Nnive; o povo arrependeu-se e livrou-se do Juzo de Deus. Mas Jonas aborreceu-se e queixou-se de Deus dizendo: Ah! SENHOR No foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me preveni, fugindo para Trsis, pois sabia que s Deus piedoso e misericordioso, longnimeo e grande em benignidade e te arrependerias (mudaria seus pensamentos) do mal (que intentava fazer contra a cidade) ( Jn 4.2) Mas Deus respondeu a Jonas e mencionou seus valores egostas e sua falta de compaixo dizendo: E no hei de eu ter compaixo da grande cidade de Nnive, em que esto mais de cento e vinte mil homens, que no sabem discernir entre sua mo direita e a sua mo esquerda, e tambm muitos animais? (Jn 4.11). Ao ler o livro de Jonas devemos visualizar o quadro completo do amor e da misericrdia de

19/4/2011 Deus, e entender que ningum est fora do alcance da redeno. O evangelho para todos os que se arrependem e crem. Devemos orar pelos que esto distantes do Reino e procurar maneiras ensinar-lhes a respeito de Deus. Fazer tudo que Deus quer de boa vontade a qualquer lugar que ele deseja lhe enviar.

Esboo:
1. Jonas abandona sua misso. (1.1 2.10) 2. Jonas cumpre sua misso. (3.1-4.11)

Temas abordados no Livro de Jonas:


A Soberania de Deus Explicao: Embora o Profeta Jonas tenha tentado fugir de Deus, o Senhor Estava no Controle de todas as coisas. Ao dominar o mar tempestuoso e um grande peixe, Ele revelou que possui um absoluto controle; porm o exerce com amor Importncia: Em vez de fugir de Deus, devemos confiar nEle. A mensagem de Deus a toda a humanidade Explicao: Deus concedeu um propsito a Jonas _ Pregar para Nnive, a grande cidade assria. Jonas a odiava por esta razo, respondeu com indiferena e ira. Ele ainda precisava aprender que Deus ama a todas as pessoas. Atravs de Jonas, Deus lembrou Israel de seu propsito missionrio. Importncia: No devemos limitar nossa ateno a nosso bairro, nossa cidade, nosso estado ou pas. Deus deseja que seu povo proclame o amor dEle no mundo inteiro.

Arrependimento Explicao: Quando o relutante pregador foi a Nnive, houve uma impressionante resposta. As pessoas se arrependeram e voltaram-se a Deus. Essa foi uma poderosa repreenso ao povo de Israel, que se Julgava o melhor que se recusava a responder a mensagem divina. Deus perdoar todo aquele que se afastar do pecado. Importncia: Deus no honra pretenso ou a falsidade. Ele deseja um relacionamento com compromisso sincero. No suficiente partilhar dos privilgios do cristianismo; devemos pedir a Deus que nos perdoe e remova nossos pecados. A recusa ao arrependimento mostra que ainda amamos nossos pecados. O amor e a misericrdia de Deus Explicao: A mensagem do amor de Deus e do perdo no se destinava apenas aos Judeus. Deus ama a todos os povos do mundo. Deus no rejeitou Jonas por ter fugido de sua misso. Ele tem grande amor, pacincia e perdo. Importncia: Deus ama a cada um de ns, mesmo quando fracassamos. Mas Ele tambm ama outras pessoas, inclusive aquelas que no pertencem ao nosso grupo, ou denominao (Igreja). Ao aceitar o amor de Deus devemos tambm aprender a aceitar todos aqueles que ele ama. Consideramos muito mais fcil amar os outros quando verdadeiramente amamos a Deus.

O retrato da morte e ressurreio de Jesus


Contedo para interpretao pessoal: (Mt 12.38-42)

19/4/2011 38. Ento alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. 39. Mas ele lhes respondeu: Uma gerao m e adltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dar, seno o do profeta Jonas; 40. pois, como Jonas esteve trs dias e trs noites no ventre do grande peixe, assim estar o Filho do homem trs dias e trs noites no seio da terra. 41. Os ninivitas se levantaro no juzo com esta gerao, e a condenaro; porque se arrependeram com a pregao de Jonas. E eis aqui quem maior do que Jonas. 42. A rainha do sul se levantar no juzo com esta gerao, e a condenar; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomo. E eis aqui quem maior do que Salomo. (Lc 11:36) 36. Os homens de Nnive se levantaro no Dia do Juzo com esta gerao e a condenaro; pois se converteram com a pregao de Jonas; e eis aqui est quem maior do que Jonas.

10

Anda mungkin juga menyukai