Anda di halaman 1dari 2

1) O Brasil que eles avistaram [os portugueses] pela primeira vez era um litoral coberto por 3.

500 quilmetros de mata exuberante, em uma faixa quase contnua com 1 milho de quilmetros quadrados em que hoje cabem as fronteiras de dezessete estados. Numa terra cujo cenrio comeou a amadurecer quando o resto do planeta ainda era triturado por glaciaes e turbulncias geolgicas, a tripulao de Pedro lvares Cabral inaugurou o machado na semana do descobrimento, cortando palmito para variar a dieta de bordo. A colonizao comeou com a coleta do pau-brasil. Depois, vieram cinco sculos de queimadas. A cana, o pasto, o caf, tudo foi plantado nas cinzas da Mata Atlntica. Dela saiu a lenha para os fornos dos engenhos de acar, locomotivas termeltricas e siderrgicas. At o sculo XIX, punha-se fogo em madeira de lei nativa e importava-se mogno das Antilhas. Sobrou menos de 8% da paisagem avistada por Cabral h mais de 500 anos. A exuberncia da Mata Atlntica impressionou Pero Vaz de Caminha: O arvoredo tanto e de tanta qualidade que no se pode calcular
Mapas e Texto adaptados de Amaznia Um tesouro ameaado,

a) Sublinhe no texto, com a cor azul, o trecho que conta o que os portugueses avistaram quando chegaram aqui, em l500. b) De que tipo de vegetao natural do Brasil o texto fala? ____________________________________________________________________________ c) O que o autor do texto quis dizer com a tripulao de Pedro lvares Cabral inaugurou o machado na semana do descobrimento? ___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ d) O que provocou a destruio da Mata Atlntica nos cinco sculos de colonizao? ___________________________________________________________________________ 2) Por meio do trabalho, as pessoas tambm transformam o relevo ou o espao onde vivem. Cite dois exemplos de transformao de relevo ocorridas na zona urbana: ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3) Na zona urbana temos um grave problema ambiental que so as enchentes. D duas causas que contribuem para que isso ocorra:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 4) Meio ambiente tudo o que nos cerca. tudo o que natural (plantas, animais, terra, ar, gua, etc) e tudo o que foi construdo pelo homem (prdios, veculos, estradas, mquinas, etc). Tanto a natureza quanto as construes humanas devem conviver em harmonia. Para isso, d sugestes do que poder ser feito para evitarmos: a-) Esgoto e resduos industriais: _________________________________________________ b-) Assoreamento: _____________________________________________________________ 5) Quais so os 3 Rs que ajudam a minimizar o problema da gerao de lixo? Escreva o nome de cada um no espao menor do quadro, explique-os e d um exemplo relacionado a cada R:

6) Seu Jos era agricultor. Ele tinha um pequeno pedao de cho no interior de Pernambuco. A vida de seu Jos no era fcil. Quando a chuva no vinha, o solo rachava e toda a plantao era perdida. O gado morria de sede e fome, pois o pasto tambm secava. E isso vinha acontecendo com muita frequncia nos ltimos tempos. a) Seu Jos vivia em uma regio brasileira chamada________________________________ b) correto afirmar que Jos residia, dentro de sua regio, em uma sub-regio chamada: ( ) Zona da Mata ( ) Agreste ( ) Serto ( ) Meio-Norte c) Por que o Brasil foi dividido em regies? ( ) para modificar a localizao dos estados. ( ) para facilitar a administrao. ( ) para aumentar a responsabilidade dos governantes.

Anda mungkin juga menyukai