Anda di halaman 1dari 10

Resumo sobre organizao de computadores Processadores AMD Os primeiros processadores lanados pela AMD eram tambm chamados de 386,

como os da Intel, sendo autnticas copias dos mesmos. Tais processadores foram produzidos nas verses DX e SX, como a Intel, inclusive com freqncia de operao superior da Intel (esta produziu 386 at 33 MHz de velocidade, enquanto a AMD produziu processadores com 40 MHz, na verso DX apenas). J no caso dos processadores de quarta gerao, da famlia 486, a AMD pde desenvolver e lanar no mer cado produtos de sua prpria lav ra, e no mais simples cpias dos Intel. A AMD produziu o chamado AMD 5x86, processador semelhante aos Intel 486DX4, porm incrementou a multiplicao da freqncia do relgio interno, atingindo uma vez a mais e, por isso, sendo denominado 5x86. E mbora utilizasse uma tecnologia de fabricao a vanada, 0.35 mcron de espaamento entre as linhas condutoras internas, ainda era um processador de quarta gerao pelas suas caractersticas iguais as dos 486. O 5x86 foi produzido para funcionar com 133 MHz de velocidade, tendo um desempenho considerado muito bom para o tipo, sendo possvel comparar seu desempenho ao de um Pentium 75 MHz, embora autores e analistas achem mais apropriado consider -lo um 486DX4, com exceo da quantidade de memria cach e L1, pois ele possui 16KB enquanto os 5 x86 vinham com 8KB. Embora o AMD K5 tenha sido projetado com caractersticas internas mais avanadas que o Pentium original (algumas delas so tpicas do Pentium Pro, de sexta gerao), ele continuou a ser considerado de quinta gerao devido s baixas velocidades de relgio com que foi fabricado (75 MHz at 116 MHz). Entre suas principais caractersticas pode -se citar:
y

y y y

Arquitetura interna do tipo RISC, isto , ele processa internamente em modo RISC; possui na entrada um decodificador x86, para que esse tipo de instrues possa ser convertido; Seis unidades pipeline , o processador possui cinco unidades de execuo de inteiros e uma de ponto flutuante (o Pentium somen te possui duas unidades de inteiros); Execuo de instrues fora de ordem nas duas canalizaes de inteiros; O pool de instrues quatro vezes maior que o do Pentium, permitindo melhor desempeno na previso de desvios; O K5 possui uma cache de instrues com 16KB (o dobro dos 8KB do Pentium), mas a cache de dados tambm tem 8KB, como nos Pentium;

O mapeamento da memria cache no K5 associativa por conjunto de 4, em vez do conjunto de 2 da cache dos Pentium.

O K5 no pode ser considerado um clone dos Pe ntium, pois projetado com caractersticas prprias (no cpia, como um clone se define) de funcionamento e desempenho, embora seja semelhante ao processador da Intel. Com relao aos processadores de sexta gerao, de caractersticas semelhantes aos Pentium, P6, da Intel, a AMD produziu o K6, modelos 2 e 3. Entre as principais caractersticas do K6 pode -se mencionar:
y

y y

Tamanho elevado da memria cache L1 - 64KB, sendo 32KB para dados e o restante para instrues. Isto significa o qudruplo da cache L1 do Pentium Pro e o dobro do Pentium II; Mais decodificadores de instruo - o K6 possui quatro dispositivos decodificadores, um a mais que o Pentium Pro e o Pentium II; Mais unidades de execuo de operaes com inteiros o K6 possui seis dessas unidades, mais do que os processadores produzidos pelas Intel ou Cyrix; isso permitiu um maior paralelismo na execuo dos programas, com o conseqente aumento de velocidade.

O K6 foi produzido inicialmente com velocidades de 166MHz, 200MHz e 233 MHz, tendo um desempenho muito bom, exceto no que se refere ao dispositivo de execuo de operaes em ponto flutuante. O AMD K6-2 possui tecnologia de 0,25 mcron de espaamento en te suas trilhas internas e tem cerca de 9,3 milhes de transistores em sua pastilha. Suas primeiras verses operavam em 300 MHz, sendo posteriormente fabricados processadores com at 450 MH de freqncia. Como os processadores Intel dessa gerao, tambm o K6 -2 incorpora em seu interior um ncleo de microarquitetura RISC. Alm disso, o proces sador da AMD apresentou sensvel aperfeioamento para a unidade de execuo de instrues em formato ponto flutuante. Com o K6-2, a AMD tambm progrediu no mercado de computao grfica e jogos, introduzindo uma tecnologia denominada 3DNow! (uma boa estrat gia de marketing), que consiste basicamente na incorporao de 21 instrues MMX ao conjunto de instrues do processador. Tais instrues efetuam processamento sofisticado em ponto flutuante, e so mais avanadas do que as primeiras instrues MMX lanadas pela Intel. Naturalment e, para que o programa do jogo posa tirar partido do aumento de desempenho que essas instrues acarretam necessrio que tenham o driver grfico apropriado, que manipule diretamente essas instrues. Modelos anteriores quele la namento no lucram nada com a inovao. Uma nova verso do K6, denominada K6 -3, nome cdigo Sharptooth , a qual introduziu algumas caractersticas novas na arquitetura da famlia K6 e at no mercado como um todo, a saber:

Incorporao do nvel L2 no interior da pastilha (como o Pentium Pro), porm, diferentemente do processador da Intel, que s possua dois nveis (L1 e L2), ambos internos, o K6-3 acrescentou um terceiro nvel de cache, L3, externo ao processador; Utilizao de um barramento local de 133 M Hz, aumentando o desempenho das transferncias de dados entre MP e UCP em relao ao barramento de 100 MHz. O projeto de cache em trs nveis torna melhor, sem dvida, o desempenho do processador. No interior da pastilha do processador so inseridos os dois primeiros nveis, sendo L1 de 64 KB, como nos processadores anteriores (32 KB para dados e 32 KB para instrues) e L2 com 256KB, esta funcionando tambm na velocidade igual do processador, como nos Pentium Pro, Celeron e Xeon. Alm dessas memrias, a AMD aproveitou -se do fato de estar utilizando uma placa -me que possui espao para uma cache e criou o nvel L3 de cache, com at 2MB. Um considervel aumento de desempenho. Posteriormente ao K6 -3, a AMD ainda lanou um modelo denominado K6 -2+ e, finalmente, o AMD K7, denominado Athlon, considerado o primeiro processador de stima gerao. Componentes bsicas do processador:
y y y y y

Cache L1 para instrues e Cache L1 para dados, ambas com 64B; Fetch/Decode Control mdulo para controle dos decodificadores de instrues; Instruction decoders decodificadores de instrues; Instruction Control Unit Unidade bsica de controle do proces sador; Seis unidades de execuo de clculos com valores inteiros e trs unidades de clculo de valores em ponto flutuante;

O K7, Athlon, possui um formato semelhante ao Pentium III, porm ele era inserido em um soquete especfico da AMD, denominado slot A , pois a Intel no licenciou seu soquete 1. Embora semelhantes, os soquetes so eletronicamente incompatveis. As principais caractersticas do K7, um processador de 22 milhes de transistores, so:
y

y y

Mltiplos decodificadores de instrues trs decodificadores para traduzir instrues x86 (CISC) em instrues tipo RISC, podendo se ter at nove instrues executadas simultaneamente o aumento de desempenho devido a esta facilidade acentuado; Memria cache L1 com 128KB , operando na velocidade do relgio e memria cache L2, tambm interna na pastilha, com at 8MB (um acrscimo considerbel). At onde se pode verificar, no entanto, a AMD estar utilizando apenas 512KB dessa cache, cujo tamanho dever crescer nos prximos lanamentos; Velocidade inicial de 500 MHz; Capacidade de realizar multiprocessamento , o que acontece pela primeira v nos processadores da AMD, capacitando o emprego desses processadores no mercado de servidores, at ento dominado pela Intel e outros pro cessadores

mais potentes, como o Alpha da Compaq (antiga DEC). Esta possibilidade decorre principalmente devido ao emprego no K7 da arquitetura do processador Alpha (protocolo EV6), o qual implementa a topologia do tipo ponto a ponto. Ou seja, se h vrios processadores no sistema, cada um deles obtm uma conexo ponto a ponto com a pastilha de apoio (chipset); Novo projeto na rea de processamento de nmeros representados em ponto flutuante , as quais podem executar instrues em paralelo (se uma no depend er da outra, claro) ou mesmo fora de ordem; Novo barramento de sistema de 200 MHz.

Introduo a Organizao de Computadodores Quinta edio, Mario A Monteiro.

Os principais modos de endereamento de memria so:


y

Imediato : O campo operando contm o dado, desta forma o dado transferido da memria juntamente com a instruo. Vantagem: Rapidez na execuo da instruo, pois no requer acesso memria principal, apenas na busca da prpria instruo. Desvantagem. Limitao do tamanho do campo operan do das instrues reduzindo o valor mximo do dado a ser manipulado. Trabalho excessivo para alterao de valores quando o programa executado repetidamente e o contedo das variveis serem diferentes em cada execuo. Direto: O campo operando da instru o contm o endereo onde se localiza o dado.

Vantagem. Flexibilidade no acesso a variveis de valor diferente em cada execuo do programa.


y

Indireto : O campo de operando contm o endereo de uma clula, sendo o valor contido nesta clula o endereo do dado desejado.

Vantagem: Usar como ponteiro. Elimina o problema do modo direto de limitao do valor do endereo do dado. Manuseio de vetores (quando o modo indexado no est disponvel). Desvantagem: Muitos acesso MP para execuo, req uer pelo menos 2 acessos memria principal.
y

Por registrador : caracterstica semelhante aos modos direto e indireto, exceto que a clula (ou palavra) de memria referenciada na instruo substituda por um dos registradores da UCP. O endereo mencionad o na instruo passa a ser o de um dos registradores.

Vantagens: Menor quantidade de bits para enderear os registradores, por conseqncia, reduo da instruo. E o dado pode ser armazenado em um meio mais rpido (registrador).

Desvantagens: Devido ao nmero reduzido de registradores existentes na UCP causa uma dificuldade em se definir quais dados sero armazenados nos registradores e quais permanecero na UCP.
y

Indexado: consiste em que o endereo do dado a soma do valor do campo operando (que fixo para todos os elementos de um dado vetor) e de um valor armazenado em um dos registradores da UCP (normalmente denominado registrador ndice).

Vantagem: Rapidez de execuo das instrues de acesso aos dados, visto que a alterao do ende reo dos elementos realizada na prpria UCP.
y

Base mais deslocamento : o endereo obtido da soma do campo de deslocamento com o contedo do registrador base. Este modo de endereamento tem como objetivo permitir a modificao de endereo de programas ou mdulos destes, bastando para isso alterar o registrador base.

Vantagem: Reduz o tamanho das instrues e facilita o processo de relocao de programas. Compilao e Interpretao A compilao consiste na anlise de um programa escrito em linguagem de alto nvel (programa fonte) e sua traduo em um programa em linguagem de mquina (programa objeto). A interpretao tem como vantagem sobre a compilao a capacidade de identificao e indicao de um erro no programa -fonte (incluindo er ro da lgica do algoritmo) durante o processo de converso do fonte para o executvel.
y

Na interpretao cada comando do cdigo fonte lido pelo interpretador, convertido em cdigo executvel e imediatamente executado antes do prximo comando. A interpret ao tem como desvantagem o consumo de memria devido ao fato de o interpretador permanecer na memria durante todo o processo de execuo do programa. Na compilao o compilador somente mantido na memria no processo de compilao e no utilizado durant e a execuo. Outra desvantagem da interpretao est na necessidade de traduo de partes que sejam executadas diversas vezes, como os loops que so traduzidos em cada passagem. No processo de compilao isto s ocorre uma nica vez. Da mesma forma pode ocorrer para o programa inteiro, em caso de diversas execues, ou seja, a cada execuo uma nova interpretao.

Computadores Vetoriais e Computadores Matriciais


y

O termo computadores vetoriais que correspondem a sistemas compostos por processadores vetoriais que freqentemente so associados a organizao de ULAs com pipeline de operaes. E o termo computadores matriciais correspondem a sistemas compostos por processadores matriciais cuja organizao formada de ULAs paralelas.

Sistemas SMP (ou UMA) tm como caracterstica o acesso a todas as partes da memria principal com tempo de acesso uniforme. Sistemas NUMA, todos os processadores possuem tambm acesso a todas as partes da memria principal podendo diferir o tempo de acesso em relao s posies da memria e processador. Nos sistemas SMP o aumento no nmero de processadores tem como conseqncia problemas de trfego no barramento comum degradando o desempenho. Uma soluo para isto a utilizao de clusters, que tem, usualmente, como conseqncia alteraes significativas na aplicao (software). Nos sistemas NUMA podem-se ter vrios ns multiprocessadores, cada qual com seu prprio barramento, resultando em pequenas altera es na aplicao (software).

Arquiteturas Risc e Cisc


y y

RISC: Reduced Instruction Set Computer Computador com um conjunto reduzido de instrues. CISC - Complex Instruction Set Computer: Computador com um conjunto complexo de instrues .

CISC: Principais caractersticas: Possui microprogramao para aumento da quantidade de instrues incluindo novos modos de endereamento, de forma a diminuir a complexidade dos compiladores e em conseqncia permitir linguagens de alto nvel com comandos poderosos para facilitar a vida dos programadores. Em contrapartida, muitas instrues significam muitos bits em cada cdigo de operao, instruo com maior comprimento e maior tempo de interpretao . Exemplos: IBM/370-168 (exemplo antigo), Intel 80486, Intel Pentium, Intel Xeon. RISC: Principais caractersticas: Menor quantidade de instrues e tamanho fixo. No h microprogramao. Permite uma execuo otimizada, mesmo considerando que uma menor quantidade de instrues v conduzir a programas mais longos. Uma maior quantidade d e registradores e suas utilizaes para passagem de parmetros e recuperao dos dados, permitindo uma execuo mais otimizada de chamada de funes. Menor quantidade de modos de endereamento com o objetivo da reduo de ciclos de relgio para execuo da s instrues. Instrues de formatos simples e nicos tiram maior proveito de execuo com pipeline cujos estgios consomem o mesmo tempo. Exemplos: Power PC, Srie Sparc, Alpha 21064.

Barramento PCI PCI - Peripheral Component Interconnect (Interconexo de Componentes Perifricos).

Uma placa PCI tpica O PCI uma mistura do ISA e do VL -Bus. Fornece acesso direto memria do sistema para dispositivos conectados, mas usa uma ponte para se conectar ao barramento frontal (frontside bus) e, portanto, ao processador. Basicamente, significa que tem um desempenho ainda melhor do que o VL -Bus, alm de eliminar uma possvel interferncia com o processador.

Placas PCI tm 47 pinos

Tipo de barramento ISA EISA VL-bus VL-bus PCI

Largura do barramento 16 bits 32 bits 32 bits 32 bits 32 bits

Velocidade do barramento 8 MHz 8 MHz 25 MHz 33 MHz 33 MHz

MB/s 16 MBps 32 MBps 100 MBps 132 MBps 132 MBps

PCI PCI PCI

64 bits 64 bits 64 bits

33 MHz 66 MHz 133 MHz

264 MBps 512 MBps 1 GBps

O PCI conecta mais dispositivos do que o VL-Bus, at cinco componentes externos. Cada um dos cinco conectores para um componente externo pode ser substitudo por dois dispositivos fixos na placa-me. Alm disso, voc pode ter mais do que um barramento PCI no mesmo computador, apesar de ser raro. O chip da ponte do PCI regula a velocidade do barramento, independentemente da velocidade do processador. Isto torna o sistema mais seguro, e faz com qu e os fabricantes de hardware PCI saibam exatamente o que fazer. O PCI no incio operava a 33MHz, usando um caminho de 32 bits de largura. O padro foi atualizado, e sua velocidade subiu de 33MHz para 66MHz, e sua largura dobrou para 64 bits. Atualmente, o PCI-X transfere em 64 bits a uma velocidade de 133MHz a uma incrvel taxa de transferncia de 1GBps (gigabyte por segundo). As placas PCI tm 47 pinos (49 para uma placa com "bus mastering ", que controla o barramento PCI sem interveno do processador). O barramento PCI consegue trabalhar com poucos pinos por causa da multiplexao de hardware, que significa que o dispositivo envia mais do que um sinal por pino. Alm disso, o PCI compatvel com dispositivos que usam tanto 5 volts como 3,3 volts. Podem ocorrer alguns problemas se dois dispositivos desejarem tornar -se mestres ao mesmo tempo. Para resolver esse conflito surge a necessidade de um mecanismo pra efetuar a arbitragem do barramento. No barramento PCI um nico rbitro determina quem ser o prximo mestre (arbitragem centralizada). Arbitrao: Quando enxerga uma requisio de uso, o rbitro envia um sinal de garantia de uso do barramento por uma linha que est ligada a todos os dispositivos de E/S. Passa a ser o mestre o dispositivo que fez uma requisio de uso e est mais prximo fisicamente do barramento. Esse procedimento denominado Daisy chaining. Uma outra maneira de fazer a arbitragem do barramento, que evita a quest o da distncia fsica dos dispositivos, a arbitragem por prioridades.

http://informatica.hsw.uol.com.br/pci -express2.htm

Tecnologia OLED OLED (Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Org nico Emissor de Luz) essa tecnologia promete suprir os grandes problemas atuais dos dispositivos de vdeo um custo aceitvel para o mercado de produtos de consumo.

O LED (Diodo emissor de luz) um dispositivo eletrnico composto de materiais metlicos que quando excitado eletricamente emite um faixo de luz de uma freqncia bem especfica. O OLED diferencia -se de seu primo (LCD) por usar em sua construo substncias eletroluminescentes compostas de Carbono. Ao serem excitadas por uma corrente eltrica essas substncias emitem luz em uma freqncia determinada por sua composio qumica. Painis de vdeo compostos por OLEDs pode ser extremamente finos (como uma folha de papel) e flexveis (executados em materiais plsticos, como polmeros). Essa possibilidade surge do fato de que as substncias qumicas que compe o OLED podem ser impressas em um filme plstico (como um documento impresso em papel) para marcar os pi xels. Ao colar outro filme plstico sobre a impresso cria -se pequenas capsulas que aprisionam cada pixel. A aplicao de eletrodos minsculos cada clula permite que se leve ela a corrente eltrica necessria para excitar cada uma das cores primrias que iro compor as imagens. Essa tcnica permite a construo de monitores muito pequenos ou grandes, resistentes gua devido sua natureza plstica, e flexveis ou at mesmo dobrveis. As primeiras aplicaes de monitores OLED foram em dispositivos mv eis, como celulares, PDAs e at mesmo notebooks; onde a pequena espessura e o baixo peso da tela so mais importantes que outros fatores. Entretanto o preo de produo de monitores com essa tecnologia tem cado bastante e hoje j possvel construir telas OLED mais baratas e to durveis quanto telas LCD equivalentes. Alm da simplicidade construtiva e das vantagens fsicas os monitores OLED ainda superam seus rivais em vrios aspectos tcnicos. Monitores OLED so capazes de criar a cor preta, gerando o chamado real black e conseguem taxas de contraste 10 vezes maiores que monitores LCD produzidos atualmente. No so sucetveis ao efeito burn out que agride monitores CRT e Plasma, situao onde a exibio prolongada de uma mesma imagem marca a tela de fo rma definitiva, sim isso acontece com a maioria das telas de Plasma produzidas hoje em dia. Ainda que uma nova tecnologia de Plasma tenha sido desenvolvida para evitar o burn -out ela resulta em telas mais caras, razo que levou muitos fabricantes ignor -la. A rigor, ao comprar uma tela de Plasma, voc dificilmente conseguir saber se aquele modelo especfico resistente ou no ao efeito danoso. Isso pode levar desagradvel situao de, aps pagar o valor de uma pequena moto em uma TV, voc observar aqu ele pequeno smbolo da Globo no canto inferior direito da tela durante uma reproduo de DVD. Alm disso, o OLED dispensa iluminao de background, necessria nos LCDs, o que o torna a tecnologia mais econmica em termos de consumo de energia disponvel atualmente. Alm de ser timo para dispositivos que operam com baterias isso um grande ponto a favor da tcnica j que a economia de energia uma preocupao global. O OLED capaz de reproduzir cores to bem quanto o Plasma e apresentar um tempo de respo sta muito menor que o do LCD. Entretanto alguns fatores continuam a atrasar a adoo em massa da nova tecnologia. Mesmo tendo custos de produo mais baixos que outras tcnicas o OLED relativamente recente. Muitas empresas, como a Kodak, que desenvolver am partes importantes da tecnologia, ainda cobram valores excessivamente altos pelas patentes e licenas de produo em busca de ressarcirem seus gastos em pesquisa e desenvolvimento. Alm disso, os altos gastos na implementao das tecnologias

atuais ainda no foram completamente amortizados. Muitos fabricantes no desejam tirar seus monitores LCD e Plasma de linha ainda por entenderem que ainda h muito dinheiro a ser feito com esses produtos antes que uma nova tecnologia possa ser levada ao mercado de ma ssa. Entretanto a queda significativa nos preos dos monitores LCD e Plasma verificada em todos os mercados uma mostra de que, assim que essas tecnologias tornem -se o padro, estar aberto o caminho para que outra possa ser implementada. Mas o OLED ainda tem alguns detalhes a resolver antes que seja a tecnologia usada em sua prxima TV. A fragilidade dos filmes plsticos, que se rompidos inutilizam o monitor, uma delas. A durabilidade dos compostos, especialmente os que reproduzem freqncias azuis, o utra. Entretanto parece claro que o OLED a tecnologia que ir assumir o lugar do LCD e do Plasma no futuro, por unir as qualidades de ambos e ainda apresentar caractersticas que nenhuma delas pode reproduzir. http://meiobit.com/9595/a -tecnologia-oled-para-monitores-de-video/

Anda mungkin juga menyukai