Anda di halaman 1dari 33

1

NDICE

FUNDAMENTAO LEGAL ....................................................................................... 3 RUDO OCUPACIONAL .............................................................................................. 3 Som ............................................................................................................................. 3 Rudo ........................................................................................................................... 4 Tipos de Rudo ........................................................................................................... 4 FISIOLOGIA DO OUVIDO ........................................................................................... 6 Audio Via Area ...................................................................................................... 9 Audio Via ssea ..................................................................................................... 9 EFEITOS DO RUDO NA AUDIO ........................................................................... 9 Trauma Acstico ........................................................................................................ 9 Perda Auditiva Temporria ........................................................................................ 9 Perda Auditiva Permanente ..................................................................................... 10 INFORMAES IMPORTANTES .............................................................................. 11 Faixa Audvel ............................................................................................................ 11 Freqncia ................................................................................................................ 11 Intensidade ............................................................................................................... 12 Amplitude .................................................................................................................. 14 Nvel de Presso Sonora ......................................................................................... 15 Bandas de Oitava ..................................................................................................... 16 Limite de Tolerncia ................................................................................................. 18 Dose de Rudo .......................................................................................................... 19 Avaliao de Rudo .................................................................................................. 24 TESTANDO OS SEUS CONHECIMENTOS .............................................................. 32

FUNDAMENTAO LEGAL Lei n 6.514/77 - Portaria 3.214/78 - NR 07 PCMSO, NR 09 PPRA e NR 15, Anexos 01 e 02 MTE; Norma de Higiene Ocupacional NHO 01 da FUNDACENTRO; Instruo Normativa INSS n 118 de 14 de abril de 2005 - art. 180; Ordem de Servio INSS/DSS N 600, de 2 de junho de 1998 Portaria 19 de 09/04/1998 do MTE - estabelece as diretrizes e parmetros mnimos para a avaliao e o acompanhamento da audio dos trabalhadores, expostos a nveis de presso sonoros elevados. RUDO OCUPACIONAL Som O som uma vibrao que se propaga pelo ar em forma de ondas e que percebida pelo ouvido humano. Uma onda sonora est relacionada com a densidade das partculas do meio atravs do qual o som se propaga. Para um som ser percebido, necessrio que ele esteja dentro da faixa de freqncia captada pelo ouvido humano. Essa faixa, para um ouvido saudvel varia em mdia de 20 a 20.000 Hz (ou 20 kHz). Tambm necessria uma certa variao de presso para a percepo. Assim, a percepo dos sons s ocorrera quando as variaes de presso e a freqncia de propagao estiverem dentro de limites compatveis com as caractersticas fisiolgicas do ouvido humano. Quando um objeto vibra, ou se movimenta, altera o valor da presso normal provocando compresses e rarefaes sucessivas (Figura 3). As ondas ao penetrarem no ouvido, provocam vibraes que nos causam as sensaes auditivas. Portanto, som uma onda longitudinal, com freqncias compreendidas entre 20 Hz e 20 kHz, que ocorre quando uma fonte sonora, coloca as partculas de um meio material (slido, lquido ou gasoso) em movimento, acarretando uma variao de presso, capaz de provocar sensaes auditivas.

A Figura 1 apresenta a representao de uma onda sonora longitudinal

Rudo O rudo um som prejudicial sade humana que causa sensao desagradvel e irritante. Os termos som e rudo so utilizados com freqncia indiscriminadamente mas, geralmente, som utilizado para as sensaes prazerosas, tais como, msica ou a fala, ao passo que rudo usado para descrever um som indesejvel como buzina, exploso, barulho de trnsito e mquinas. "Considera-se rudo o conjunto de sons susceptveis de adquirir para o homem um carter afetivo desagradvel e/ou intolervel, devido sobretudo aos incmodos, fadiga, perturbao e no dor que pode produzir."(Definio CEE, 1977).

TIPOS RUDO Rudos Contnuos: so aqueles cuja variao de nvel de intensidade sonora muito pequena em funo do tempo. So rudos caractersticos de bombas de lquidos, motores eltricos, engrenagens, etc. Exemplos: chuva, geladeiras, compressores, ventiladores. dB 90 80 70 60 Rudo Contnuo

Tempo Rudos Intermitente: so aqueles que apresentam grandes variaes de nvel em funo do tempo. So geradores desse tipo de rudo os trabalhos manuais, afiao de ferramentas, soldagem, o trnsito de veculos, etc. So os rudos mais comuns nos sons dirios.

dB 90 80 70 60 Rudo Intermitente Tempo

Rudos de Impacto: apresentam altos nveis de intensidade sonora, num intervalo de tempo muito pequeno. So os rudos provenientes de exploses e impactos. So rudos caractersticos de rebitadeiras, impressoras automticas, britadeiras, prensas, etc. (Fig. 8.3).

dB 90 80 70 60 Rudo de Impacto Tempo

Rudo Direto: Indivduo diretamente em frente da fonte geradora do rudo.

Rudo Refletido: No est perto da fonte sonora, mas est prximo do obstculo refletor. .

Rudos de Fundo: Como o prprio nome j diz, no est diretamente inserido no ambiente, e sim indiretamente.

FISIOLOGIA DO OUVIDO O ouvido o rgo coletor dos estmulos externos, transformando as vibraes sonoras em impulsos sonoros para o crebro. , sem dvida, a estrutura mecnica mais sensvel do corpo humano, pois detecta quantidades mnimas de energia. Para fins de estudo, o ouvido dividido em trs partes: ouvido externo, ouvido mdio e ouvido interno.

O ouvido externo compe-se do pavilho auditivo (orelha), do canal auditivo e do tmpano. A funo da orelha a de uma corneta acstica, capaz de dar um acoplamento de impedncias entre o espao exterior e o canal auditivo, possibilitando uma melhor transferncia de energia. Essa corneta, tendo certa caracterstica diretiva, ajuda a localizao da fonte sonora. As paredes do canal auditivo so formadas de ossos e cartilagens. Em mdia, o canal tem 25 mm de comprimento, 7 mm de dimetro e cerca de 1 cm 3 de volume total. O tmpano (membrana timpnica) oblquo e fecha o fundo do canal auditivo. Tem a forma aproximada de um cone com dimetro da base de 10 mm. formado de uma membrana de 0,05 mm de espessura e superfcie de 85 mm 2. Deve ficar claro, que o tmpano assemelha-se a um cone rgido sustentado em sua periferia por um anel de grande elasticidade, que lhe permite oscilar como uma unidade, sem sair do seu eixo. Logo depois do tmpano temos o ouvido mdio: uma cavidade cheia de ar conhecida tambm como cavidade do tmpano, cujo volume da ordem de 1,5

cm3 e que contm 3 ossculos: o martelo (23 g), a bigorna (27 g) e o estribo (2,5 g). A funo de tais ossculos , atravs de uma alavanca, acoplar mecanicamente o tmpano cclea (caracol), triplicando a presso do tmpano. Na parte interna da cavidade do tmpano, existem as janelas oval e redonda, que so as aberturas do caracol. As reas de tais janela so da ordem de 3,2 e 2 mm2 respectivamente. A janela redonda fechada por uma membrana e a oval fechada pelo "p" do estribo. possvel visualizar o martelo com o ligamento superior (1), ligamento anterior (2), ligamento lateral (3) e msculo tensor do tmpano (4); a bigorna com seu ligamento superior (5) e ligamento posterior (6); e o estribo com o ligamento anular (7) e o msculo estapdio (8). O msculo estapdio tem uma importante funo na proteo da audio contra os altos nveis de rudo.
Martelo Bigorna

Estribo

O ouvido interno inicia-se pela janela oval, seguindo um canal semicircular que conduz ao caracol (cclea) que tem um comprimento de 30 a 35 mm e dividido longitudinalmente em duas galerias, pela membrana basilar. O caracol tem aspecto de um caramujo de jardim e mede cerca de 5 mm do pice base, com uma parte mais larga de aproximadamente 9 mm. Pode-se dizer que o caracol consiste de um canal duplo enrolado por 2,5 voltas em torno de um eixo sseo. A janela oval fecha o compartimento superior e transmite suas vibraes para a membrana basilar atravs da endolinfa, lquido viscoso que preenche esse conduto. O comprimento da membrana basilar de 32 mm; tem cerca de 0,1 mm de espessura prxima janela oval e 0,5 mm na outra extremidade. A janela redonda uma membrana circular, muito elstica, que fecha a parte superior do canal e, mediante as suas contraes, compensa as variaes de presso produzidas pelas oscilaes da membrana basilar. Sobre a membrana basilar esto distribudas as clulas acsticas (rgo de Corti), em nmero de 18 mil (externas e internas), de onde saem os nervos que formam o nervo acstico e levam o sinal eltrico at o crebro. A membrana basilar atua como um filtro seletivo ou analisador de freqncias, em que a percepo de cada freqncia se realiza em um determinado ponto da membrana: as altas freqncias excitam a parte prxima da membrana oval e, medida que se caminha para dentro do caracol, a freqncia diminui.

O som sendo decomposto em sua freqncia fundamental e suas harmnicas, possvel para ns distinguir o timbre dos sons, realizando uma verdadeira anlise espectral.

Figura - Seo da membrana basilar. Audio Via Area O processo fundamental da audio a transformao do som em impulsos eltricos ao crebro. Esse processo passa pelas seguintes etapas: As ondas sonoras chegam at o pavilho auditivo e so conduzidas ao canal auditivo (meato acstico externo). Alm de conduzir o som ao canal auditivo, o pavilho auditivo tambm ajuda na localizao da fonte sonora. As ondas sonoras percorrem o canal auditivo e incidem sobre o tmpano (membrana timpnica), fazendo-o vibrar com a mesma freqncia e amplitude da energia do som. As ondas sonoras (presso) so transformadas em vibrao. A vibrao do tmpano transmitida para o cabo do martelo que faz movimentar toda a cadeia ossicular. A vibrao do martelo transmitida para a bigorna e para o estribo, atravs de um sistema de alavancas que aumentam em 3 vezes a fora do movimento, diminuindo em 3 vezes a amplitude da vibrao. A vibrao da platina do estribo transmitida sobre a janela oval, que est em contato com o lquido do ouvido interno. A vibrao transformada em ondas de presso no lquido. Como a relao entre as reas do tmpano e da janela oval de 14:1, ocorre uma nova amplificao do som pela reduo da rea. A vibrao no lquido da cclea , portanto, uma onda sonora (longitudinal), semelhante onda sonora que chegou ao pavilho auditivo, com a mesma freqncia, com a amplitude reduzida de 42 vezes (3 X 14) e a presso aumentada de 42 vezes. As ondas sonoras se propagando nos lquidos do ouvido interno provoca a vibrao da membrana basilar e do rgo de Corti. A vibrao chega at as clulas ciliadas, fazendo com que seus clios oscilem saindo de sua posio de repouso. A oscilao dos clios (na mesma freqncia da onda sonora original) causa uma mudana na carga eltrica endocelular, provocando um disparo de um impulso eltrico para as fibras nervosas que conduzido para o nervo acstico e para o crebro.

A indicao de qual clula ciliada ir responder ao estimulo vibratrio depende da freqncia do som: para sons agudos o deslocamento da membrana basilar maior na regio basal (prxima janela oval) estimulando as clulas desta regio; se o som grave, o movimento maior da membrana basilar ser na regio apical. Um importante mecanismo de proteo ocorre no ouvido mdio. Quando o estmulo sonoro atinge nveis acima de 70 - 80 dB o processo de proteo ativado, estimulando a contrao do msculo estapdio (atravs do nervo facial), que faz alterar a forma de vibrao do estribo sobre a janela oval. A platina do estribo passa a vibrar paralelamente membrana da janela oval, impedindo a transmisso da vibrao e incluses muito pronunciadas que poderiam romper esta membrana. Audio Via ssea As vibraes da energia sonora podem chegar ao ouvido interno (cclea) atravs dos ossos do corpo humano, principalmente da caixa craniana. Um exemplo disto o barulho que escutamos quando mastigamos ou coamos a cabea. A audio por via ssea acontece quando as ondas sonoras chegam at os ossos da cabea, fazendo-os vibrar; esta vibrao conduzida pelos ossos at os ossculos do ouvido mdio e diretamente at a cclea, provocando ondas nos lquidos internos e provocando a sensao da audio. A audio por via area muito mais sensvel que por via ssea; como exemplo, se ns eliminssemos a audio area de uma pessoa, ela escutaria um nvel sonoro com, aproximadamente, 60 dB de atenuao (reduo de 10 6 ou 1.000.000 de vezes). Estudos demonstram que os ossos do crnio vibram de forma diferente para diversas bandas de freqncia. Para sons graves, prximos a 200 Hz, o crnio vibra como um corpo rgido. Para freqncias em torno de 800 Hz a caixa craniana se deforma na direo anterior-posterior, e para 1500 Hz a deformao lateral. Outro mecanismo importante na audio por via ssea a vibrao que chega ao ouvido atravs da mandbula, que ligada diretamente no osso temporal. Efeitos do Rudo na Audio Trauma Acstico O trauma acstico ocorre quando o indivduo exposto por pouco tempo a nveis de rudo muito elevados. comum nos exerccios e manobras militares (tiros), nos trabalhos em que so utilizados explosivos, como pedreiras, na construo civil, em abertura de tneis e demolio e em comemoraes com fogos de artifcio (rojes). Nestes casos, a membrana timpnica pode ser rompida, causando hemorragia. Em geral, os efeitos do trauma acstico podem ser revertidos aps algumas semanas de tratamento. Perda Auditiva Temporria Ocorre aps exposio a rudo intenso, mesmo que por curto perodo de tempo. Nestas situaes, a audio volta ao normal aps um perodo de tempo longe do rudo. comum aps sairmos de casas noturnas e acompanharmos trios eltricos.

Perda Auditiva Permanente Ocorre pela exposio repetida, durante longos perodos de tempo, a rudos de alta intensidade. irreversvel, pois destri as clulas ciliadas. tambm conhecida como Hipoacusia, Disacusia ou Surdez Ocupacional. O rudo pode causar danos e destruio. Uma onda snica pode destruir vidraas, e quebrar o reboco das paredes. O efeito do rudo no homem pode ser fsico, psicolgico e social. O rudo: Incomoda; Causa fadiga; Reao muscular; Reduz a eficincia; Diminui os reflexos; Prejudica a audio; Dilata as pupilas; Interfere na comunicao; Aumenta a freqncia cardaca; Provoca a contrao dos vasos sangneos; Aumenta a produo de hormnios; Provoca a movimentao do estmago e abdmen; Aumenta a corticotrofina (diabete pancretica); Acelera o ritmo cardaco, aumentando a presso arterial; Aumenta a produo de adrenalina (glndulas supra renais).

A figura 4 apresenta alguns efeitos, do rudo no homem: 10

INFORMAES IMPORTANTES Faixa Audvel A faixa de audio humana compreendida na rea de freqncias de 20 a 20.000 Hz, de 0 a 120 dB NPS (Nvel de Presso Sonora). O limiar de desconforto se encontra a 120 dB NPS e de dor a 140 dB NPS (Santos&Russo, 1993).

Freqncia Freqncia (f) a nmero de oscilaes por segundo do movimento vibratrio do som. Para uma onda sonora em propagao, o nmero de ondas que passam por um determinado referencial em um intervalo de tempo. Chamando de l o comprimento de onda do som e V a velocidade de propagao da onda, pode-se escrever: V=l.f A unidade de freqncia (SI) ciclos por segundo, ou Hertz (Hz). Portanto, um som de 32 Hz tem uma onda de 10,63 m e, um som de 20.000 Hz tem um comprimento de onda de 1,7 cm. Os sons com menos de 20 Hz so chamados de infra-sons e os sons com mais de 20.000 Hz so chamados de ultra-sons. Esta faixa de freqncias entre 20 e 20kHz definida como faixa audvel de

freqncias ou banda audvel. Fig. 2.2 Faixa audvel de freqncias Dentro da faixa audvel, verificamos que o ouvido percebe as freqncias de uma maneira no linear. Experincias demonstram que o ouvido humano obedece a Lei de Weber, de estmulo/sensao, ou seja, as sensaes como cor, som, odor, dor, etc., variam como o logaritmo dos estmulos que as produzem.

Fig. 2.3 Sensao da audio das freqncias do som

Assim, os intervalos entre os sons de 100 e 200 Hz, 200 e 400 Hz, 400 e 800 Hz parecero iguais ao nosso ouvido. Portanto, pela Lei de Weber, conclumos que o

11

intervalo entre freqncias no se mede pela diferena de freqncias, mas pela relao entre elas. Desta maneira, se define uma oitava como sendo o intervalo entre freqncias cuja relao seja igual a 2.

200 400 800 2 1 oita va 100 200 400


Atualmente, usamos como freqncia de referncia (padronizada pelo SI), o valor de 1000 Hz, ficando as oitavas com freqncia central em 500, 250, 125, 62,5, 31,25, e 2.000, 4.000, 8.000 e 16.000 Hz. As freqncias audveis so divididas em 3 faixas : Baixas freqncias ou sons graves as 4 oitavas de menor freqncia, ou seja, 31,25 , 62,5 125 e 250 Hz. (Grande comprimento de onda) Mdias freqncias ou sons mdios as trs oitavas centrais, ou seja, 500, 1000 e 2000 Hz. Altas freqncias ou sons agudos as trs oitavas de maior freqncia, ou seja, 4.000, 8.000 e 16.000 Hz. (Pequeno comprimento de onda) Intensidade A intensidade do som a quantidade de energia contida no movimento vibratrio. Essa intensidade se traduz com uma maior ou menor amplitude na vibrao ou na onda sonora. Para um som de mdia intensidade essa amplitude da ordem de centsimos de milmetros. A intensidade de um som pode ser medida atravs de dois parmetros: a energia contida no movimento vibratrio (W/cm2) a presso do ar causado pela onda sonora (BAR = 1 dina/cm2) Como valor de referncia para as medies, fixou-se a menor intensidade sonora audvel. Esse valor, obtido da mdia da populao, foi de: para energia = 10 -16 W/cm2 para presso = 2 x 10 -4 BAR Como podemos notar, do ponto de vista fsico, a energia contida num fenmeno sonoro desprezvel. A energia sonora contida num grito de "gol" de um estdio de futebol lotado, mal daria para aquecer uma xcara de caf. Se a energia da voz de toda a populao de uma cidade como Petrolina ou Juazeiro fosse transformada em energia eltrica, seria o suficiente apenas para acender uma lmpada de 100 ou 120 Watts. Ao fazermos uma relao entre a intensidade sonora e a audio, novamente nos encontramos com a Lei de Weber, ou seja, conforme aumentamos a intensidade sonora o nosso ouvido fica cada vez menos sensvel; ou ainda, precisamos aumentar a intensidade de maneira exponencial para que o ouvido "sinta" o som de maneira linear. Desta maneira, quando escutamos um aparelho de som que esteja reproduzindo 20 Watts de potncia eltrica, e aumentamos instantaneamente a sua potncia para 40 Watts, o som nos parecer mais intenso. Se quisermos agora, aumentar mais uma vez o som para que o resulte a mesma sensao de aumento, teremos que passar para 80 Watts. Portanto, usamos uma escala logartmica para a intensidade sonora, da mesma maneira que usamos para a freqncia. Para sentirmos melhor o 12

problema, analisemos o grfico da figura 2.5., onde temos intensidades sonoras desde 10-16 W/cm2 (limiar de audibilidade), at 10-2 W/cm2 (limiar da dor). Notase que o nosso ouvido tem capacidade de escutar sons cuja diferena de intensidade seja de cem trilhes de vezes. Se quisssemos usar a escala linear de intensidade sonora, teramos que dizer, por exemplo, que o rudo da rua de uma cidade 100 milhes de vezes mais intenso que o menor som audvel. Logo se v a improbidade desses nmeros: matematicamente so impraticveis e, fisiologicamente, no refletem a sensao audvel.

Figura 2.5. Esquema da formao da escala em decibels Para contornar esses problemas lanamos mo da escala logartmica. Vamos usar apenas o expoente da relao (figura 2.5) e dizer que o rudo da rua est 8 BELs acima do limite de audibilidade (com valor de 0 BEL). O nome BEL foi dado em homenagem a Alexandre Graham Bell, pesquisador de acstica. Agora a escala ficou reduzida em excesso pois, entre o limiar de audibilidade e o rudo da rua existem mais de 8 unidades de sons audveis. Foi criado, ento, o dcimo do BEL, ou seja, o decibel: dizemos agora que o rudo da rua est 80 dB (com o "d" minsculo e o "B" maisculo), acima do valor de referncia. Portanto, o nmero de decibels (dB) nada mais que aquele expoente da relao das intensidades fsicas, multiplicado por 10. A intensidade sonora medida em decibel definida como Nvel de Intensidade Sonora (NIS) ou Sound Intesity Level (SIL), em ingls. Portanto devemos sempre ter em mente: Intensidade Sonora = Watts / cm 2 Nvel de Intensidade Sonora (NIS) = decibel (dB) Assim, o NIS, medido em decibels, satisfaz a construo fisiolgica do nosso ouvido. Matematicamente podemos escrever:

13

Sendo I a intensidade sonora de um som, e Voltando ao exemplo do aparelho de som com 20 Watts, digamos que o aparelho reproduza 60 dB de nvel de intensidade sonora no ambiente; com 40 W, o aparelho reproduzir 63 dB, e com 80 W, 66 dB. Da mesma forma, um avio jato produz perto de 140 dB de NIS; dois avies idnticos produziro 143 dB. Portanto, na escala em decibels, o dobro de 70 dB 73 dB, assim como o dobro de 120 dB 123 dB. A metade de 90 dB 87 dB, assim como a metade 150 dB 147 dB. Para um operrio trabalha 8 horas/dia num ambiente com 100 dB de rudo, se ele trabalhar apenas 4 horas/dia ele estaria exposto, em mdia a 97 dB. I = Pot A Amplitude o valor mximo atingido pela grandeza que est sendo analisada, que pode ser: deslocamento, velocidade, acelerao ou presso. No caso de vibraes, as 3 primeiras grandezas so utilizadas, enquanto que para as vibraes sonoras, a ltima. Quando um corpo vai de uma posio extrema a outra e retorna posio inicial (vai de B a B e retorna a B, como na figura 5), dizemos que ele efetuou uma vibrao completa ou um ciclo completo.

O nmero de vibraes completas ou ciclos completos que o corpo efetua por unidade de tempo, denominado Freqncia (f), do movimento, e medida em Hertz (Hz). O tempo que o corpo gasta para efetuar uma vibrao completa ou um ciclo completo, denominado Perodo (T), do movimento, e definido como: T = 1/f Nvel de Presso Sonora (NPS) (SPL - Sound Pressure Level) Como o ouvido humano pode detectar uma gama muito grande de presso sonora, que vai de 20 Pa at 200 Pa (Pa = Pascal), seria totalmente invivel a construo de instrumentos para a medio da presso sonora. Para contornar esse problema, utiliza-se uma escala logartmica de relao de grandezas, o decibel (dB). O decibel no uma unidade, e sim uma relao adimensional definida pela seguinte equao:

Sendo: L = nvel de presso sonora (dB) Po = presso sonora de referncia, por conveno, 20 Pa P= Presso sonora encontrada no ambiente (Pa)

14

NPS - Nvel de Presso Sonora NPS (Nvel de Presso Sonora) o valor momentneo (instantneo) da variao da presso atmosfrica devido a qualquer vibrao (entre 20 e 20.000 Hz) que ocasione esta variao. NPS, como o nome diz, o valor da presso sonora. O que os equipamentos de medio sonoros medem a variao da presso atmosfrica, devido ao som que est presente no local. Para se medir a "Mdia" dos rudos, necessrio muito cuidado, pois no se pode achar mdias aritmticas dos valores obtidos dos equipamentos de medio. Esta "mdia" somente pode ser feita por equipamentos que tm esta capacidade, e se chama Leq (Nvel Equivalente Sonoro). Veja que se chama "Equivalente" e no "Mdia".

Nvel de potncia sonora (Lw) o nvel de presso sonora medido em condies pr-definidas; O nvel de potncia sonora independente:

da localizao do equipamento das condies ambientais, e da distncia do ponto de medio

O nvel de potncia sonora pode ser considerado o mais preciso dos dois. A potncia sonora ter sempre um valor mais alto do que o nvel de presso sonora, mas no se deixe enganar por isso.

15

O Nvel de Presso Sonora (NPS, ou em ingls, SPL - Sound Pressure Level) em um determinado ponto expresso em decibels e tem como valor de referncia P0 = 20 mPa (2 x 10-5 N/m2). Bandas de Oitavas Para os casos em que se precisa saber a freqncia deve partir para as bandas. As freqncias agudas so mais lesivas que as graves, mas so, em geral, de mais fcil controle. Os tipos mais utilizados so os analisadores de bandas de oitava, a faixa audvel do ouvido humano dividida em oito bandas ou intervalos. Cada banda expressa no valor central do intervalo (Ex.: Banda de oitava, variando de 354-708 Hz, freqncia central de 500 Hz) e analisadores de 1/3 de bandas de oitava, onde esta dividida em 3 freqncias. Se tivssemos que fazer medies para descobrirmos a freqncia de um som teramos que medi-l 20.000 vezes, pois o som audvel vai de 20 hz a 20Khz. Para evitar esta impossibilidade tcnica que inventaram as bandas. O que um decibelmetro com Filtro de Oitava? Um decibelimetro mede o rudo dentro de uma faixa de frequncias que conseguem ser captadas pelo seu microfone de captao de rudo. O filtro de banda de oitava, em um decibelmetro, significa uma que o instrumento tem seletividade de medida de nvel sonoro em 10 faixas diferentes, dentro da faixa de 31,5Hz a 8kHz, desta forma possvel analisar o nvel de rudo causado em diferentes frequncias.

Como somar as intensidades do rudo de diversas fontes sonoras? A soma pode ser calculada pela seguinte formula: A mdia pode ser calculada pela frmula:

Lavg + 16,61 log 0,16 x Dose % T horas decimais Onde: LAVG: Nvel Mdio (Level Average) Nveis mximo permissvel de rudo ambiental (por bandas de oitavas) em locais onde ocorrero a determinao dos limiares de audibilidade ou do nvel de audio de indivduos (ANSI S3.1 1991). As freqncias audveis definem os limites prticos da faixa acstica de interesse. Embora no to ampla como a faixa de intensidade, ainda um problema dividir essa faixa de freqncias em componentes controlveis. O que se faz, ento, dividir a faixa em bandas de oitavas. Assim, a energia acstica juntada para dentro da banda de oitava apropriada.

16

Segundo BISTAFA (2006), as bandas de oitavas significam um espectro de banda larga com bandas de largura varivel, em que a largura de cada banda aproximadamente 70% da freqncia central. Conseqentemente, para a freqncia central de 100 Hz, a largura da banda 70 Hz; e para a freqncia central de 1.000 Hz, a largura da banda 700 Hz. Essas bandas de oitavas so mostradas na tabela a seguir. Em algumas situaes as bandas de oitavas no so suficientemente adequadas para anlise, e um tero da faixa de bandas de oitavas utilizado. Um equipamento acstico geralmente utilizado para se fazer medies de nvel de presso sonora nessas bandas de oitavas.

TABELA: Bandas de Oitavas Curvas de critrio de rudo A reao que o rudo provoca nas pessoas depende de fatores como a audibilidade, tonalidade, caractersticas espectrais, hora em que o fato ocorre e o tempo que isso dura, dentre outros fatores (BISTAFA, 2006). O rudo considerado um problema quando interfere em uma atividade humana, e isso est diretamente ligado ao tipo de atividade que se est exercendo. E pelo fato de que rudos do cotidiano so das mais diversas naturezas, tornase bastante complexa a avaliao desses problemas. Entretanto, tm sido desenvolvidos diversos critrios para avaliao de rudos que levam em considerao os fatores fsicos e comportamentais mais significativos para situaes especficas. E esses mtodos de avaliao, os critrios e as respectivas escalas de aceitabilidade criadas tornam a avaliao do rudo objetiva, permitindo sua classificao, comparao de medidas de reduo, criando parmetros para elaborao de normativos e leis regulamentares. O impacto que o rudo produz nas pessoas avaliado atravs de metodologias aplicadas pelos rgos reguladores em seus diferentes pases. Esses mtodos buscam modelar as diferentes caractersticas da audio e da psicologia humana com relao ao rudo. Curvas de Critrio de Rudo foram originalmente desenvolvidas nos EUA para prognosticar nveis de rudo aceitveis para escritrios e ambientes congneres. Pode-se afirmar que elas pertencem famlia das curvas que cruzam as oito bandas de oitavas, cada uma com sua prpria ponderao numrica de NC 6 .

17

Por exemplo, traando-se o espectro de bandas de oitavas de um rudo medido no grfico da figura 8 a seguir, a curva NC mais alta ao ser tocada por esse espectro retrata a avaliao do rudo. Esse procedimento, alm de permitir a avaliao do volume sonoro tambm traz informaes diagnsticas. Se uma determinada faixa de freqncia responsvel pelo nvel elevado de rudo, a causa pode ser geralmente localizada com relativa facilidade (HARRINGTON, 2000). A Organizao Internacional de Padres The International Standards Organization desenvolveu uma srie de curvas para uso geral, baseadas nos contornos de mesmo volume sonoro curvas NR7. E que tambm so amplamente utilizadas na Europa para avaliao de volume sonoro (loudness). Comparado com o critrio NC (Noise Criteria), a curva NR (Noise Rating) se eleva de forma mais contundente quando avalia freqncias baixas, e mais suave quando se trata de rudos de alta freqncia.

FIGURA: Curvas de avaliao de rudo Limite de Tolerncia FORMAO DA TABELA DE LIMITES DE TOLERNCIA PARA RUDO CONTNUO

T=2

18

82 dB(A) 83 dB(A) 84 dB(A) 85 dB(A) 86 dB(A) 87 dB(A) 88 dB(A) 89 dB(A) 90 dB(A) 91 dB(A) 92 dB(A) 93 dB(A) 94 dB(A)

12 horas 10 horas 9 horas 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 h 30 min 4 horas 3 h 30 min 3 horas 2 h 40 min 2 h 15 min

95 dB(A) 96 dB(A) 98 dB(A) 100 dB(A) 102 dB(A) 104 dB(A) 105 dB(A) 106 dB(A) 108 dB(A) 110 dB(A) 112 dB(A) 114 dB(A) 115 dB(A)

2 horas 1 h 45 min 1 h 15 min 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

Dose de Rudo A dose de rudo uma variante do rudo equivalente, para o qual o tempo de medio fixado em 8 horas. A nica diferena entre a dose de rudo e o rudo equivalente que a dose expressa em percentagem da exposio diria tolerada. Parmetro utilizado para caracterizar a exposio ao rudo, expresso em % de energia sonora, tendo por referncia o valor mximo da energia sonora diria admitida. Jornada de trabalho: 8 horas (480 min) DOSE DE RUDO D = C1 + C2 + C 3 T1 T2 T3 D = 300 + 120 + 60 360 240 480 D = 0,83 + 0,5 + 0,125 D = 1,45 > 1 EXPOSIO ACIMA DO LIMITE DE TOLERNCIA

19

1 hora exposto a 95 dB(A) 7 horas exposto a 85 dB(A) DOSE = 60min. + 420min. 120min. 480min. D = 0,5 + 0,87 D = 1,37 ou 137%

Ex.: Um supervisor de produo circula no local de trabalho onde os nveis de rudo e o tempo de exposio so os seguintes. Nvel em dB (A) 82 83 85 86 87 88 89 92 Tempo em (min.) 105 30 120 60 45 75 15 30 Total da Dose NR - 15 LT (minutos) 728 633 480 420 360 300 270 180

Dose

Critrios Importantes NE - Nvel de Exposio Nvel de rudo representativo da exposio ocupacional relativo ao perodo de medio, que considera os diversos valores de nveis instantneos ocorridos no perodo e os parmetros de medio predefinidos. Nvel mdio representativo da exposio ocupacional diria NE = 16,61 x log 480 x D + 85 TE 100 Calcular o NE para dose = 100% durante 8 h NE = 16,61 x log ( 480 x D ) + 85 480 100 NE = 16,61 x log ( 480 x 100 ) + 85 480 100 NE = 16,61 x log (1 x 1) + 85 NE = 16,61 x log 1 + 85 NE = 16,61 x 0 + 85 NE = 0 + 85 dB(A) NE = 85 dB(A)

20

Calcular o NE para dose = 50% durante 8 h NE = 16,61 x log ( 480 x D ) + 85 480 100 NE = 16,61 x log ( 480 x 50 ) + 85 480 100 NE = 16,61 x log (1 x 0,5) + 85 NE = 16,61 x log (0,5) + 85 NE = 16,61 x (-0,301) + 85 NE = - 3,01 + 85 = 81,99 dB(A) NE = 82 dB(A) NEN - Nvel de Exposio Normalizado Nvel de exposio, convertido para uma jornada padro de 8 horas dirias, para fins de comparao com o limite de exposio. Nvel de exposio, convertido para uma jornada padro de 8 horas dirias, para fins de comparao com o limite de exposio. NEN = NE + 16,61 x log TE
480

Calcular o NEN para dose = 100% durante 8 h NEN = NE + 16,61 x log TE 480 NEN = 85 + 16,61 x log TE 480 NEN = 85 + 16,61 x log 480 480 NEN = 85 + 16,61 x log 1 NEN = 85 + 16,61 x 0 NEN = 85 dB(A) Calcular o NEN para dose = 50% durante 8 h NEN = NE + 16,61 x log TE 480 NEN = 82 + 16,61 x log TE 480 NEN = 82 + 16,61 x log 480 480 NEN = 82 + 16,61 x log 1 NEN = 82 + 16,61 x 0 NEN = 82 dB(A) Leq - NVEL EQUIVALENTE Parmetro de exposio que representa condies sob as quais acredita-se que a maioria dos trabalhadores possa estar exposta, repetidamente, sem sofrer efeitos adversos sua capacidade de ouvir e entender uma converso normal.

21

Leq = 85 +16,61 x log 480 x D_ TE 100 Calcular o Leq para dose = 100% durante 8 h Leq = 85 +16,61 x log 480 x D_ TE 100 Leq = 85 +16,61 x log 480 x 100_ 480 100 Leq = 85 +16,61 x log (1x1) Leq = 85 +16,61 x log1 Leq = 85 + 16,61 x 0 Leq = 85 dB(A)

TWA - Time Weighted Average - Mdia ponderada de nveis mdios de rudo e dose de rudo A TWA mostra a exposio diria do trabalhador ao rudo ocupacional (normalizado para uma jornada de 8 horas), tendo em conta os nveis mdios de rudo e do tempo gasto em cada rea. Este o parmetro que usado pelos regulamentos da OSHA e essencial para se avaliar a exposio dos trabalhadores e que medidas devem ser tomadas. Trabalhando a dose de rudo e TWA Antes de trabalhar para fora TWA do trabalhador voc tem que medir os diferentes nveis elevados de rudo que o trabalhador submetido ao longo de um dia normal de trabalho. O tempo mdio ponderado calculado com estes nveis de rudo, juntamente com a quantidade de tempo que o trabalhador est exposto a eles. Dose = 100 x (C1/T1 C2/T2 + + C3/T3 + ... + Cn / Tn) Onde: Cn = tempo gasto em cada nvel de rudo (L o nvel sonoro medido)

Muitas vezes, mais fcil obter Tn de uma tabela: Exemplo Trabalhado: Um trabalhador est exposto a 86 dB durante seis horas e 92 dB para um perodo de trs horas, dando uma de nove horas de dias teis.

22

Dose = 100 x (6/13.9 + 3/6.1) = 92.3% Dose = 100 x (6/13.9 + 3/6.1) = 92,3%

Uma vez que voc tem a figura% da dose, Pode-se calcular a TWA utilizando a seguinte equao: TWA = 16.61 Log10 (D/100) + 90 TWA = 16,61 Log10 (D/100) + 90 Onde: TWA o de 8 horas Tempo Mdio Ponderado de Nvel de Som; D a Dose% como calculado acima; Log10 o logaritmo de base 10. Exemplo Trabalhado A partir do nosso exemplo acima TWA = 16.61 x Log10 (92.3 / 100) + 90 = 89.4 dB Os nveis de ao OSHA so baseadas em TWA ou % da dose (que so diferentes representaes do mesmo nmero). Estes nveis de interveno so 85 dB (ou 50% da dose) e 90 dB (ou 100% da dose). Para os trabalhadores que se deslocam entre vrios locais ruidosos diferentes geralmente mais fcil usar um dosmetro de rudo. Este dispositivo est conectado ao trabalhador no incio do dia e deixou de controlar a exposio ao rudo real. O dosmetro normalmente ir fornecer-lhe a TWA e a % da dose, por isso no h necessidade de fazer quaisquer clculos. TWA = Leq + 16,61 x log TE 480 TWA = 85 + 16,61 x log Dose 100 TWA = 85 + 16,61 x log 100 100 TWA = 85 + 16,61 x log 1 TWA = 85 dB(A)

23

COMPARANDO OS RESULTADOS

Tempo de exposio

Resultados Obtidos NE = NEN = Leq = TWA

= 8 horas TODOS SO IGUAIS

< 8 horas > 8 horas

NE (Leq) > NEN (TWA) NE (Leq) < NEN (TWA)

INTERPRETAO DAS LEITURAS DE UM MEDIDOR INSTANTNEO DE NVEL DE PRESSO SONORA - DECIBELIMETRO

Interpretao das leituras Se o nvel oscila entre 2 pontos definidos, consideramos a mdia aritmtica. Se a oscilao for em torno de + 1 dB, consideramos valor. Sero realizadas pelo menos 3 leituras e considerado como resultado o valor da mdia dessas leituras. O nmero de leituras para cada determinao de situao acstica ser superior faixa de variao, em dB, ocorrida durante as mesmas. Exemplo: N1 = 82 dB ( A ) N3 = 85 dB ( A ) Nmero de leituras = 4 Faixa de variao = 3 NPS = 83,2 dB ( A ) o maior

N2 = 84 dB ( A ) N4 = 82 dB ( A )

24

1) Protetor de Vento Se voc operar com ventos acima de 100m / seg., 2) Microfone 3) Display 4) Teclas de Operao. 5) Boto Liga / Desliga. 6) Controle de Calibrao 7) Conector de Entrada EXT DC. 8) Conector de Sada DC 9) Conector de Sada AC 10) Controle de Contraste 11) Chave da Luz 12) Correia de Mo 13) Conector da Interface Serial RS-232 14) Compartimento da Bateria 15) Parafuso de montagem do Trip

Teclas de operao

a) Tecla Mode Serve para chamar os vrios resultados de processamento no Display. Para mostrar itens de valores instantneos (Lp), equivalente ao nvel de presso sonora contnuo (Leq), nvel de exposio ao som (SEL), mximo nvel de presso sonora (Lmax), mnimo nvel de presso sonora (Lmin). b) Tecla FREQ WGHT Seleciona as caractersticas de pesagem de freqncia, as posies so A pesagem (A), C pesagem (C), e resposta de freqncia plana (Flat). c) Tecla TIME CONST Seleciona o tempo de resposta (Fast) rpido ou (Slow) lento. d) LEVEL Seleciona o nvel da escala. e) Tecla SLM 1/1 / 1/3 Esta tecla alterna os modos de operao entre o Medidor de Nvel de Som (SLM), Anlise de Oitava (1/1) e Anlise de Tera de Oitava (1/3). f) Tecla MEAS TIME Seleciona o tempo de medio 24h 1s 3s 10s 30s 1m 5m 8m 10m 15m 30m 1h 8h 2nd+: Entra a configurao do modo Data e Hora. g) Tecla Memory Entra no Modo memria. 2nd+: Registra a posio de perodo 0 (sem registro) 1s 3s 10s 30s 1m 5m 8m 10m 15m 30m 1h 8h 62,5ms

25

h) Tecla ENTER Armazena a nova Data e Hora. Neste ponto o relgio inicia o movimento. i) Tecla CURSOR Serve para mover o marco durante a Anlise de Freqncia. 2nd+: Seleciona o endereo de memria que armazenar o dado da medio. j) Tecla START/STOP Pressione para iniciar ou terminar a Medio do Nvel de Presso Sonora. k) Tecla PAUSE/CONT Serve para temporariamente pausar ou continuar a medio. l) Tecla 2nd Pressione para alternar para a segunda funo. Porm na configurao da funo Data e Hora, use somente uma vez. m) Tecla STORE Armazena o processo para entrar o dado na memria. n) Tecla RECALL Recupera dados da memria.

PREPARAO PARA MEDIO Configurando a data e a hora A informao com Data e Hora so armazenadas com cada registro que voc salva. No entanto, importante colocar esta informao seguramente. Configure a Data e a Hora como segue abaixo. 1- Pressione a tecla 2nd uma vez ento pressione a tecla MEAS TIME , a tela mostrar no segundo local, entrando com o modo Data e Hora. 2- Pressione a tecla LEVEL para aumentar ou diminuir os nmeros. 3- Pressione a tecla CURSOR, move o local do nmero para ano/ms/dia/ hora/minuto/segundos. 4- Pressione a tecla LEVEL para trocar os nmeros. 5- Quando a configurao estiver correta, pressione ENTER finalizando o modo de configurao, o nmero para de piscar. Nota: Quando no trocar a Data e a Hora ou no pressionar ENTER at um minuto, deixar o modo de configurao de Data e Hora, a configurao original de Data e Hora no ser trocada. Medio de nvel de presso sonora instantnea ( LA, LC, LP ) Para fazer uma medio, proceda como segue: 1- Posicione a chave Liga/Desliga no lado do instrumento para ON e aguarde at a tela de medio aparecer.

26

2- Pressione a tecla SLM / 1/1 / 1/3 para ativar a tela de medio de nvel de presso sonora.

3- Use a tecla FREQ WGHT para selecionar a pesagem de freqncia desejada. Para medio de Nvel de Presso Sonora normal, selecione A peso (LA). Para medio de Presso Sonora com peso C, selecione C (LC), quando LP selecionado, a pesagem de freqncia plana. 4- Use a tecla TIME/CONST para selecionar a constante de tempo. Normalmente, a posio FAST usada. 5- Use a tecla LEVEL para selecionar o nvel da escala. Escolha a posio onde as indicaes OVER e UNDER no aparecem.

Medio de Leq e LE Para fazer uma medio, proceda como segue: 1- Posicione a chave Liga/Desliga para a posio ON e aguarde at que a tela de medio aparea. 2- Pressione a tecla MEAS TIME , configure o tempo de medio por um perodo de tempo fixado, aps isso a medio terminar automaticamente. Nota: A configurao mudar em torno de 24h a 1s.

3- Use a tecla SLM / 1/1 / 1/3 para ativar a tela de Medio de Nvel de Presso Sonora. 4- Use a tecla FREQ WGHT para selecionar o peso de freqncia desejado. Para Presso Sonora normal, selecione o peso A (LAeq). Para Medio de Presso Sonora com peso C, selecione C (Lceq). Quando selecionado Lpeq, a pesagem de freqncia plana. 5- Use a tecla TIME/CONST para selecionar a constante de tempo desejada.

27

Normalmente deve-se usar a posio FAST. 6- Use a tecla LEVEL para selecionar o nvel da escala. Escolha a posio onde as indicaes OVER e UNDER no apaream. 7- Pressione a tecla START/STOP , a marca aparecer no Display e o Nvel de Presso Sonora Equivalente inicia. 8- Em qualquer condio de medio , ou . Pode ser usada a tecla MODE para ver qualquer outro parmetro de medio. 9- Quando o tempo de medio configurado no passo 2 tiver passado, a medio para automaticamente. 10- Quando precisar interromper a medio, pressione a tecla PAUSE/CONT para pausar a medio, a marca aparecer no Display. 11- Pressione a tecla START/STOP para parar a medio, a marca aparecer no Display. 12- Pressione a tecla MODE para mostrar a LAeq e LAE. Use a tecla MODE para selecionar e ver qualquer outro parmetro de medio.

MEDIDOR INTEGRADOR DE USO PESSOAL - DOSMETRO

1- Soquete do microfone 2- Display de cristal lquido 3- Boto REDEFINIR 4 - Boto RELGIO 5 - Boto EVENTO 6 - Boto MODO 7 - Boto EXECUTAR 8 - Boto Liga / Desliga 9 - Microfone 10 - Conector do microfone 11 - Clipe de cinto 12 - Tampa do compartimento de pilhas 13 - Soquete da interface RS-232 14 - Trimpot de calibrao

28

1 - Constante de tempo de resposta rpida (F). 2 - Constante de tempo de resposta lenta (S). 3 - Indicador de exposio ao rudo que est sendo acumulado 4 - Indicador da funo Datalogger 5 - Interrupo na medio de exposio de rudo 6 - Smbolo de DOSE. 7 - Aparece quando houver sinal de rudo acima de 140dB (A) 8 - Indicador de tempo de medio de DOSE 9 - Decibelmetro (funo SPL) 10- Registrador de eventos (indicadores de E1 ~ E5) 11 - Aparece quando o nvel de rudo est acima de 115dB (A). 12 - Indicador da condio de energia das pilhas CONFIGURADO O EQUIPAMENTO PARA MEDIO Pela norma brasileira, o dosmetro deve ser configurado com os seguintes valores: Critrio de Referncia (Criterion Level) Lc 85 dB (A) Nvel Limiar de Integrao (Threshold Level) Lt 80 dB (A) FDD, IDD, ER ou q (Exchange Rate) EA 5 dB (A) Para iniciar a programao, com o aparelho desligado, pressione e mantenha pressionado o boto REDEFINIR, e ento pressione o boto (verde). Ao soltar os dois botes, o display exibe SEP para indicar que o instrumento entrou no modo de programao, e em seguida exibe a seqncia abaixo: 1.Configurando o nvel de critrio (Lc) O display exibe Lc XX, onde XX o valor selecionado e aparece piscando, o que significa que pode ser alterado. Podem ser selecionados os valores 80, 84, 85 ou 90dB. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e em seguida pressione o boto RELGIO para mudar de parmetro. 2. Configurando o nvel limiar (Lt) O display exibe Lt XX, onde XX o valor selecionado e aparece piscando, o que significa que pode ser alterado. Podem ser selecionados os valores de 70 ~ 90dB, de 1 em 1dB. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e em seguida pressione o boto RELGIO para mudar de parmetro. 3. Configurando o fator duplicativo de dose (taxa de troca)

29

O display exibe ER X, onde X o valor selecionado e aparece piscando, o que significa que pode ser alterado. Podem ser selecionados os valores 3, 4, 5 ou 6dB. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e em seguida pressione a tecla RELGIO para mudar de parmetro. 4. Configurando o ano O display exibe XX XX. Os dois dgitos da esquerda devem ser configurados primeiro. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e pressione a tecla RELGIO para mudar para os dois dgitos da direita. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e pressione o boto RELGIO para mudar de parmetro. 5. Configurando o ms e dia O display exibe XX-XX. Os dois dgitos da esquerda so os dgitos do ms. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e pressione a tecla RELGIO para mudar para os dois dgitos da direita, que so os dgitos do dia. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e pressione o boto RELGIO para mudar de parmetro. 6. Configurando a hora O display exibe XX:XX. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar os dgitos da esquerda, que so os dgitos de hora e pressione a tecla RELGIO para mudar para os dgitos da direita, que so os dgitos dos minutos. Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alterar o valor e pressione o boto RELGIO para mudar de parmetro. 7. Configurando a constante de tempo de resposta O display exibe ou . Pressione as teclas MODO ou EVENTO para alternar entre os dois valores e pressione o boto RELGIO para mudar de parmetro. Observaes: Pressione REDEFINIR para terminar a configurao. Pode-se pressionar o boto EXECUTAR para retornar ao parmetro anterior. Os botes EXECUTAR e RELGIO podem ser pressionados a qualquer momento para mudar de parmetro. Pela norma brasileira, o dosmetro deve ser configurado com os seguintes valores: Lc = 85 Lt = 80 ER = 5 pela norma NR-15 Para iniciar uma dosimetria 1. Ligue o dosmetro pressionando o boto 2. Antes de iniciar a dosmetria verifique se existe um evento selecionado, caso exista, ou se o evento exibido no estiver disponvel selecione um evento (vazio) atravs do boto EVENTO (aparecer E1 0.00% DOSE). 3. Pressione o boto EXECUTAR para iniciar a dosimetria. 4. No canto superior esquerdo o display exibir um relgio e o teclado ser bloqueado.

30

5. Pressione e segure o boto durante 3 segundos para que o teclado seja desbloqueado. 6. Em seguida pressione o boto MODO duas vezes para mudar o parmetro para dBA. 7. Pressione o boto EXECUTAR novamente, ao lado do relgio ser exibida a palavra MEM e o teclado ser bloqueado automaticamente. Obs.: Durante a avaliao o aparelho deve permanecer em dBA.

Para finalizar a dosimetria 1. Pressione e segure o boto durante 3 segundos para que o teclado seja desbloqueado. 2. Pressione o boto EXECUTAR (a palavra MEM deixar de ser exibida no display).

3. Pressione o boto MODO (uma vez) para alterar o modo do instrumento para %DOSE.

4. Pressione o boto EXECUTAR por cinco segundos at que as palavras PAUSE e RELGIO desapaream do display, e a sigla relacionada ao evento comece a piscar. Indicando que nele existem dados gravados.

O microfone deve ser posicionado sobre o ombro, preso na vestimenta, dentro da zona auditiva do trabalhador. Cuidado com o Microfone. Evite danos ou batidas no microfone. O microfone deve estar localizado a uma distncia de 200 + 20 mm a partir do plano mdio da cabea do operador e alinhado com os olhos. O microfone deve ser colocado a uma distncia mnima de 100 mm da lateral da cabea do operador e a uma distncia mnima de 50 mm acima da roupa no ombro do operador. PRECISAMOS ACOMPANHAR DOSIMETRIAS? A movimentao do trabalhador durante as suas funes deve ser acompanhada.

31

TESTANDO OS SEUS CONHECIMENTOS 1. Assinale a alternativa correta. A exposio ao rudo deve ser avaliada atravs da unidade: a) b) c) d) e) mg/m3- miligramas por metro cbico de ar. VRT - Valor de Referncia Tecnolgico. ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo - IBUTG. Decibis (dB). M/min - metro por minuto.

2. Os nveis de rudo contnuo ou intermitente devem ser medidos em decibis (dB): a) com medidor de nvel de presso sonora operando no circuito linear e circuito de resposta (SLOW); b) com instrumento de nvel de presso sonora operando no circuito de compensao A e circuito de resposta lenta (SLOW); c) com instrumento de nvel de presso sonora operando no circuito de compensao C e circuito de resposta rpida (FAST); d) com instrumento de nvel de presso sonora operando no circuito de compensao C e circuito de resposta lenta (SLOW); e) com instrumento de nvel de presso sonora operando no circuito de compensao A e circuito de resposta rpida (FAST). 3. A higiene do trabalho protege o trabalhador dos riscos ambientais de forma preventiva. Com relao ao rudo, que um tipo de risco fsico, as medidas preventivas aplicadas nos nveis como fonte de emisso, trajetria e corpo do trabalhador so, respectivamente, a) isolamento acstico do equipamento barulhento, aumento da distncia entre o trabalhador e o equipamento, uso de EPI (Equipamento de Proteo Individual). b) isolamento acstico do equipamento barulhento, uso de EPI, higiene pessoal. c) aumento da distncia entre o trabalhador e o equipamento, anteparos usados nas oficinas de soldagem, disciplina rigorosa no trabalho. d) disciplina rigorosa no trabalho, anteparos usados nas oficinas de soldagem, ventilao exaustora. e) uso do EPI, uso do EPC (Equipamento de Proteo Individual), higiene pessoal. 4. As atividades ou operaes oferecero risco grave e iminente caso exponham os trabalhadores, sem proteo adequada, a nveis de rudo, contnuo ou intermitente, superiores a: a) b) c) d) e) 115 dB (A). 80 dB (A) 120 dB (A) 90 dB (A) 100 dB (A).

32

5. NPS/NIS ser reduzido de 6 dB cada vez que dobrar a distncia e aumentado de 6 dB cada vez que a distncia diminuir pela metade. Um rudo de 100 dB medido a uma distncia de 20 metros da mquina. Qual ser o Nvel de Presso Sonora a uma distncia de 40 metros? a) b) c) d) e) 66 dB 87 dB 94 dB 99 dB 10 dB

6. NPS/NIS ser reduzido de 6 dB cada vez que dobrar a distncia e aumentado de 6 dB cada vez que a distncia diminuir pela metade. Um rudo de 85 dB medido a uma distncia de 50 metros da mquina. Qual ser o Nvel de Presso Sonora a uma distncia de 25 metros? a) b) c) d) e) 48 dB 77 dB 110 dB 79 dB 91 dB

7. correto afirmar que o nvel de rudo mximo tolerado pela norma para 8 horas de trabalho de? a) 87 dB b) 88 dB c) 84,5 dB d) 87 dB e) 85 dB

33

Anda mungkin juga menyukai