Anda di halaman 1dari 3

APOCALIPSE 18 Versculo 2 -> Potente voz Um orculo assombroso profetiza a queda dessa cidade onde o poder satnico se concentrava

. Caiu Caiu > A declarao repetida , com verbo no passado ,indica a absoluta certeza do cumprimento dessa viso .A antiga capital de Babilnia se tornara assombrada ,habitada por animais nocivos que provocavam temor e superstio (Is 13:19-22 ; Is34:11-15 ;Jr 50:39,Jr 51:37).Assim tambm acontecer com essa futura fonte de corrupo diablica . Versculo 3 > Retirai-vos dela -> Esta admoestao dirigida ao povo de Deus que ainda ,aps a terrveis perseguies ,no foi aniquilado (Is 48:20 ; Is 52:11 ;Jr 50:08 ;Jr51:54 ;Zc 2:7 ;2Co 6:16-18). Retirar-se da Babilnia simboliza evitar toda a comunho com os pecadores do mundo pago .Mas , literalmente ,avisa os cristos que moram em Babilnia para fugir dela antes de sua destruio .Assim ,fugiram os crentes de Jerusalm para PELA antes do cerco efetuado pelas foras romanas no ano 70 d.C. Versculo 6->Em dobro Terrvel o dano produzido pelo mundo pago simbolizado por Babilnia incalculavelmente , mais terrvel ainda, o castigo eterno , com tormenta e pranto ,reservados para os que servem ao mundo e no a Deus .Frentica energia gasta na busca dos prazeres .Maior ainda ser a angstia que esta busca desenfreada produzir no fim (v7)

Versculo 9-> Reis da terra Os poderosos que se comprometeram com as obras do maligno a idolatria pag , o materialismo a luxria , sero arruinados juntamente com Babilnia .Lamentam ao contemplar suas enormes perdas .

Versculo 10->Em uma s hora Conforme o versculo 19 , e <em um s dia > no Versiculo 8 .Salienta a sbita e rpida destruio do centro da destruio mundial contra o povo de Deus . comparada a uma grande pedra de moinho arrojada para dentro do mar .(v21)

Versculo 10-> Mercadores da Terra > H sempre incontveis pessoas se enriquecendo com os produtos que apelam para a vaidade humana ,como artigos de diverses vs , e at com objetos de destruio .A doena , o vcio e a ignorncia produzem um mercado enorme .Quando a Babilnia cai , arruna -se a estabilidade econmica baseada no pecado .

Versculo 12->Mercadoria> O profeta Ezequiel faz uma lista semelhante , quando Tito era a grande cidade que se enriquecia com o materialismo (Ez26)

Versculo 13-> Almas humanas > No pode ser interpretado <vidas humanas > ,pois os <escravos> j foram mencionados na lista . que o maior golpe de Satans escravizar a prpria alma humana concupiscncia e gula por bens materiais . Versculo 20-> Exultai Santos apstolos e profetas , no Cu e na terra ,so conclamados a se rejubilar ,pois a queda do imprio maligno a justa retribuio de Deus sobre as foras mundanas que perseguem os crentes ,E mais ainda , o preldio do domnio universal de Cristo.

Versculos 21 e 23->Que a queda de Babilnia irrevogvel ,se v na constante repetio da palavra <jamais> (seis vezes nestes versculos). Versculos 22->Msicos -> Cessar todo som de alegria ,regozijo ,festa e triunfo .

Versculos 23->Feitiaria -> O imprio das bestas o imprio das trevas espirituais (Ef 2:2 ;Ef 6:11-12).O poder sobrenatural dos demnios se far evidente (Ap13:14).

Anda mungkin juga menyukai