Anda di halaman 1dari 9

1 - (UFPE) A crise do sistema feudal acelerou -se no sculo XIV. Esta crise manifestou-se de vrias maneiras.

Assinale a alternativa incorreta. a) Devido forma de explorao utilizada durante toda a Idade Media houve esgotamento do solo e conseqentemente a produo agrcola diminuiu. b) A queda da produo agrcola teve como conseqncia imediata a subida dos preos. c) Com a falta de produtos os mercados tendiam a fechar nas cidades e a fome atingiu tambm a populao do campo. d) Neste perodo a peste negra assolava em toda a Europa causando a morte da populao. e) Com a diminuio da taxa de crescimento populacional os preos tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padro econmico. 2 (CEFET - MG) A peste negra, que dizimou grande parte da populao europia no sculo XIV, provocando escassez de mo -de-obra e alimentos, e sendo uma das causas da decadncia do feudalismo, pode ser descrita como: a) a peste bubnica, transmitida por ratos infectados. b) uma seca violenta que devastou as lavouras. c) Nuvens de gafanhotos provenientes do norte da frica. d) a clera, trazida pelos cruzados quando retornavam da terra santa. e) fungos que surgiram pelo excesso de umidade, atacando as plantaes de cereais. 3. (Fatec-SP) Dentre as causas da desagregao da ordem econmica feudal, possvel mencionar: a) a capitalizao intensa realizada pelos artesos medievais e a criao de grandes unidades industriais, que acabaram subvertendo a economia feudal. b) o desinteresse da nobreza e do clero pela manuteno do Feudalismo, pois esses setores se beneficiariam com o advento da sociedade baseada no lucro. c) o surgimento das corporaes de oficio e a substituio do justo preo, que restringia as possibilidades de lu cro, pelo preo de mercado. d) o revivescimento do comrcio e a conseqente circulao monetria, que abalaram a auto-suficincia da economia senhorial. e) a substituio gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado dentro do feudo, o que cri ou condies para a constituio de um sistema de mercado dentro da prpria unidade feudal. 4. (UFMG) Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados decadncia do feudalismo, EXCETO: a) a ocorrncia da fome e da Peste Negra que dizimar am a Europa na primeira metade do sculo XIV. b) o aumento do nmero de cidades tanto de origem rural como surgidas de acampamentos de mercadores. c) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristos. d) o desenvolvimento das atividades comerciais nos mares Mediterrneo, Negro, do Norte e Bltico. e) uma srie de insurreies e perturbaes sociais que ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.

5. (PUC-MG) Durante a Baixa Idade Mdia (sc. XI - XV), o modo de produo feudal conheceu o seu apogeu, mas tambm foi nesse perodo que as contradies inerentes a esse sistema avolumaram -se, determinando a sua superao. So fatores responsveis pela desarticulao das estruturas feudais, EXCETO: a) brusca queda da produtividade na agricultura, devido resistncia dos senhores feudais a tcnicas agrcolas avanadas. b)desenvolvimento da atividade mercantil tanto a nvel inter -regional quanto a longa distncia. c)crescente urbanizao, conduzind o a uma gradual especializao da economia, caracterizada pela ciso entre campo e cidade. d)surgimento da burguesia como um novo segmento social que foi se definindo no rgido contexto da hierarquizada sociedade feudal. e)organizao de expedies militares crists contra muulmanos no Oriente Mdio, pondo fim ao domnio secular dos rabes sobre o Mediterrneo. 6. (PUC-MG) Nos sculos XIV-XV, a sociedade feudal experimentou uma grave crise geral, que abalou profundamente as estruturas que sustentavam ess a sociedade, abrindo espaos para a criao de relaes capitalistas no interior das sociedades europias. Os efeitos da depresso dos sculos XIV-XV sobre a sociedade europia foram os seguintes, EXCETO: a) a expanso martima dos sculos XV e XVI, romp endo os estreitos limites do comrcio medieval. b) a centralizao do poder nas mos do rei, em contrapartida ao poder pulverizado dos senhores feudais. c) o surgimento de uma nova cultura mais urbana e laica, em oposio rural religiosa do feudalismo. d) a busca de urna nova espiritualidade, possibilitando a ruptura da unidade crist atravs da Reforma. e) a ocupao do poder poltico pela burguesia, sustentada no crescente enriquecimento dessa classe. 7. (MACKENZIE-SP) A desintegrao do Modo de Prod uo Feudal na Baixa Idade Mdia foi, em grande parte, conseqncia: a) do crescimento do prestgio da Igreja, que era o sustentculo ideolgico do sistema. b) do sucesso militar do movimento das Cruzadas, e da bem sucedida expanso da sociedade feudal p elo Oriente. c) das transformaes das relaes servis de produo em assalariadas, do comrcio e da economia monetria, que aceleraram as contradies internas do sistema. d) do crescimento da populao europia no sculo XIV e da grande oferta de mo-de-obra barata que este fato gerou economicamente. e) da consolidao do localismo poltico, fruto direto da Guerra dos Cem anos que favoreceu a nobreza feudal.

08 -No sculo XIV. o peso das infelicidades, numa crise de grandes propores. atinge a Europa Ocidental, abalando profundamente os pilares do feudalismo. So efeitos dessa crise, EXCETO: a) ampliao do poder temporal do Papado num mundo catico e vazio de autoridades leigas. b) reduo da produo agrcola devido dizimao da populao rural atingida pela peste negra, c) enfraquecimento do poder aristocrtico como decorrncia da queda dos rendimentos senhoriais. d) expanso do comercio a longa distncia, para suprir as carncias da sociedade europia. e) revoltas populares nos campos e cidades como e conseqncia do aprofundamento da explorao. 09 So condies gerais da Europa Ocidental no decorrer da crise do feudalismo. EXCETO: a) A, transformao de relaes servis em contratuais em algumas reas coexistindo com o recrudescimento da servido em outras. b) A melhoria dos padres tcnicos. Principalmente no cultivo da terra, e a procura de novas regies para as atividades agrcolas. e) A crise de retrao no desenvolvimento das foras produtivas durante o sculo XIV. ligadas a diminui o da populao. d) As revoltas camponesas, forma de protesto dos servos contra a presso, sobre eles exercida pela nobreza,.em funo do declnio das rendas senhoriais. e) A decadncia das atividades comerciais e da vida urbana. devido escassez monetria e condenao da usura feita pela Igreja. 10 - A destruio do feudalismo depende. em ltima analise,. da prpria situao interna do sistema - Karl Marx Com relao s razes que levaram o modo de produo feudal ao desaparecimento. essa frase de Marx possibilita a seguinte interpretao: a) A expanso martima e o mercantilismo foram os fatores fundamentais da crise feudal. h) O feudalismo foi golpeado de forma decisiva com a criao dos Estados Nacionais, dando inicio modernidade. e) O Renascimento cultural pode ser caracterizado como sendo o elemento chave para explicar a crise feudal do sculo XIV. d) A superexplorao do trabalho servil foi o motor da crise do feudalismo. abrindo caminho para a sua lenta derrocada. e) A Reforma religiosa, especialmente a anglicana, destruiu o feudalismo, ao atacar os fundamentos hierrquicos da Igreja Catlica. 11 (UNIBH 1999) - O Feudalismo europeu ocidental entrou num perodo de crise aguda no sculo XIV e da por diante se desintegrou, com maior ou m enor rapidez, em diferentes regies. (SWEEZY, Paul et al. A transio do feudalismo para o capitalismo um debate.)

As razes fundamentais dessa crise foram, EXCETO, a) a superexplorao do trabalho dos servos pelos nobres, que exigiam deles um maior tempo de trabalho. b) as revoltas camponesas e urbanas atribudas misria que passou a caracterizar a vida de camponeses e trabalhadores. c) o esgotamento das foras produtivas acentuado pela crise demogrfica derivada da Peste Negra. d) a descoberta de novas minas de ouro e prata em territrios alemes, gerando a disputa entre vrias naes pelo seu domnio. 12 (UNIBH 1999) - Leia o texto abaixo, com ateno. Suas afirmaes podem ser falsas ou verdadeiras. A formao dos Estados Nacionais, embora ocorrendo de forma diversificada nas diversas regies da Europa, no implicou a superao do modo de produo feudal. No entanto, [eles] constituram mais um elemento da nova ordem que se construa na Europa Ocidental, nos sculos XV-XVI. O texto acima pode ser considerado a) totalmente correto. b) totalmente falso. c) parcialmente correto, j que a formao dos Estados Nacionais implicou a superao do feudalismo. d) parcialmente correto, j que no havia uma nova ordem sendo constituda na Europa no perodo citado. 13 (FUVEST 1999) - 22 - A peste, a fome e a guerra constituram os elementos mais visveis e terrveis do que se conhece como a crise do sculo XIV. Como conseqncia dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Mdia, a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um sculo, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade; b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, vol tou novamente a cair, por mais de um sculo, na servido feudal; c) o processo de centralizao e concentrao do poder poltico intensificou -se at se tornar absoluto, no incio da modernidade; d) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominao sobre a economia urbana at o fim do Antigo Regime; e) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrrio do que ocorreu com a burguesia. 14.(PUC MG 1997) Entre os sculos XII e XIV, ocorreram intensas mudanas na vida da populao da Europa Ocidental, quebrando a pureza do feudalismo. Dentre elas, destacam -se, EXCETO: a) enriquecimento da classe mercantil, que supera o poder poltico da aristocracia feudal.

b) intensificao das relaes monetrias, rompendo a base natural da economia feudal. c) crescimento da atividade comercial, devido ao aumento do volume dos excedentes. d) aumento da produo agrcola, provocando a queda da taxa de mortalidade. e) formao das corporaes de ofcio, defendendo o trabalho artesanal nas novas cidades. Para as questes 15 e 16 analise o grfico abaixo:

15. (PUC MG 1998) A partir da anlise do grfico, perodo: sculo XIV XVI, que se refere ao perodo da transio feudal -capitalista na Europa Ocidental, conclui-se que, EXCETO: a) a crise de meados do sc. XIV favorece o aumento do salrio dos trabalhadores. b) no sc. XV, as flutuaes tm uma leve tendncia estabilizao. c) na 2 metade do sc. XIV, os salrios estabilizam -se. d) a crise do sc. XIV, contraditoriamente, melhora a vida dos assalariados. e) a estabilizao dos salrios, no sc. XV, reduz significativamente o poder de compra. 16. (PUC MG 1998) O grfico, no geral, ainda nos demonstra que: a) o processo inflacionrio cresce acelerado no final do sculo XVII. b) o aumento do salrio g arante o poder de compra dos trabalhadores.

c) o nvel de vida dos trabalhadores tende a ser cada vez melhor. d) o processo de colonizao da Amrica amplia o poder de compra. e) a escravido na Amrica provoca queda dos salrios na Europa. 17 (PUC MG 1998) No perodo da transio do feudalismo ao capitalismo, a burguesia europia no geral: a) favorece o declnio das velhas relaes feudais. b) assume uma posio nitidamente revolucionria. c) coloca-se frontalmente contra a Igreja Catlica. d) alia-se ao campesinato contra o poder da realeza. e) abre fogo contra os monoplios coloniais. 18 (PUC RS 1998) Dentre as causas da crise do sistema feudal, podem se apontar as seguintes: a) a reabertura do mar Mediterrneo, o dese nvolvimento de uma economia comercial e o fortalecimento do poder real. b) o desenvolvimento de uma economia comercial, o enfraquecimento do poder da Igreja e o fortalecimento do regime servil de trabalho. c) a aliana da burguesia com os senhores feudais, o combate aos privilgios da nobreza e a ciso entre a Igreja e o Estado. d) o fortalecimento do poder real, o combate aos privilgios da nobreza e o fim da sociedade estamental. e) a reabertura do mar Mediterrneo, a retrao do comrcio e as lutas entre catlicos e evanglicos. 19 (UFLA 2000) H um consenso entre os historiadores que a partir de meados da Baixa Idade Mdia, teria se iniciado o processo de crise do sistema feudal, ento predominante na Europa Ocidental." So caractersticas da crise feudal, EXCETO a) constantes invases de povos brbaros na Europa, que teriam aumentado a partir do sculo V; b) expanso predatria da explorao de terras, que teria contribudo para o desgaste de sua fertilidade; c) intenso desmatamento, que teria gerado a alternncia de perodos chuvosos e secos e alteraes climticas e ecolgicas; d) diminuio da produo agrcola associada ao encarecimento dos produtos e ao esgotamento das minas de ouro e prata da Europa; e) aumento do nmero de nobres e de s uas necessidades de consumo, que teria aumentado consideravelmente o grau de explorao sobre a massa camponesa. 20 (UFPEL 1999) Diante da crise agrria fazia -se necessria a conquista de novas reas produtoras. Diante da crise demogrfica fazia -se necessrio o domnio sobre as populaes no-europias. Diante da crise monetria fazia -se necessria a descoberta de novas fontes de minrios. Diante da crise social fazia -se

necessrio um monarca forte, controlador das tenses e das lutas sociais. Diante da crise poltico-militar fazia-se necessria uma fora centralizadora e defensora de toda a nao. Diante da crise clerical fazia -se necessria uma nova Igreja. Diante da crise espiritual fazia -se necessria uma nova viso de Deus e do homem. Comeavam os novos tempos. Fonte: FRANCO JR., Hilrio. O Feudalismo, So Paulo: Brasiliense. p. 93 As crises que so referidas no texto caracterizaram: a) a transio do feudalismo para o capitalismo comercial, na Europa, no incio da Idade Moderna. b) a formao do feudalismo, na Europa Ocidental, no incio da Idade Mdia. c) a substituio do escravismo clssico pela servido, na rea geogrfica correspondente ao antigo Imprio Romano. d) o pleno domnio econmico, poltico e social da burguesia europia durante a Revoluo Industrial. e) a manuteno da hegemonia da Igreja Catlica e a revitalizao do poder poltico dos senhores feudais na Europa renascentista. 21 (UNIFOR 1999) "Deixai os que outrora estavam acostumados a se bater contra os fiis em guerras particulares, lutar contra os infiis (...). Deixai os que at aqui foram ladres tornarem -se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmos e parentes lutarem agora contra os brbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenrios, a baixos salrios, receber agora a recompensa eterna. (...) uma vez que a terra que habitais, fechada de todos os lados pelo mar e circundada por pico s de montanhas, demasiado pequena para a vossa grande populao: a sua riqueza tambm no abunda, mal fornece o alimento necessrio aos seus cultivadores (...). Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai -o quela raa perversa e submetei-o a vs mesmos." O texto um trecho do Sermo do Papa Urbano II, convocando os cristos a organizarem a Cruzada. De acordo com as palavras do papa pode -se deduzir que as Cruzadas, alm da libertao do Santo Sepulcro, visavam a)conter o crescimento populacional na Europa e a invaso muulmana, na Pennsula Ibrica. b) anular o interesse da Igreja na unio da cristandade e o crescimento da produo agrcola. c) aliviar as tenses internas da cristandade e expandir o seu territrio. d) incentivar os cristos a lutarem contra os infiis e a estimular o interesse do clero pelo comrcio oriental. e) glorificar o esforo da Igreja em combater as guerras entre os nobres e a conseqente diminuio da populao. 22. (Cesgranrio 97) Entre os sculos XV e XVIII, a transio do feudalismo para o capitalismo, no mundo ocidental, engloba um conjunto de transformaes econmicas e sociais, entre as quais identificamos corretamente a(o): a) fragmentao da propriedade fundiria senhorial e monrquica.

b) substituio da produo das manufaturas pelo sistema de corporaes de ofcios. c) supremacia das rotas terrestres e mediterrneas no comrcio com o oriente. d) fortalecimento dos laos de servido e vassalagem. e) desenvolvimento da vida urbana atravs das atividades comerciais. 23. (Ufrs 97) Entre os fatores que explicam o renascimento do comrcio, a partir do sculo XI na Europa ocidental, podemos apontar: I - A invaso da Europa por diversos povos brbaros que estimularam as trocas comerciais. II - Uma renovao das prticas agrcolas com a difuso de instrumentos de trabalho como o arado de ferro, a foice e a enxada. III - O movimento das cruzadas que, ao reabrir o Mediterrneo, intensificou os contatos com o Oriente. Quais esto corretos? a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) I, II e III 24. (Ufes 96) O perodo histrico comumente designado como Transio do Feudalismo para o Capitalismo caracterizou -se por a) mo-de-obra escrava, grandes extenses de terras dedicadas monocultura e produo estabelecida pela demanda do mercado interno. b) escravismo antigo, terra de propriedade estatal com usufruto da elite agrria e comrcio externo determinado pelo Estado. c) proletariado urbano, concretizao dos "trustes" e produo industrial estabelecida por uma demanda artificial. d) acumulao primitiva do capital, liberao da mo -de-obra do campo para a cidade e crescente progresso da tcnica aplicada produo. e) produo de subsistncia, propriedade comunal dos campos e comrcio estabelecido por rotas domsticas. 25. (Mackenzie 97) "Entre os movimentos mais conhecidos da Idade Mdia esto as Cruzadas, que foram originalmente expedies organizadas pela Igreja, contando com o apoio dos dirigentes polticos das principais monarquias feudais" (Marco Antnio de Oliveira Pais) As Cruzadas no Ocidente tinham por objetivo: a) reconquistar os territrios sagrados do cristianismo na Palestina e reunificar o mundo cristo abalado com o Cisma do Ocidente. b) libertar do domnio muulmano o Sacro Imprio Romano Germnico do Ocidente atravs da unio dos reis, Ricardo Corao de Leo, Felipe Augusto e Frederico Barba Ruiva.

c) expulsar os muulmanos da Pennsula Ibrica, promover a expanso crist nas terras eslavas e combater os hereges albigenses na Frana. d) libertar as cidades de Gnova e Veneza do domnio islmico e expulsar os mouros da regio de Flandres, reabrindo as rotas comerciais. e) conquistar Jerusalm, organizar na regio o sistema feudal e criar ordens monsticas como a dos Templrios e dos Hospitalrios.

1-E / 2-A / 3-D / 4-C / 5-A / 6-E / 7-C / 8-A / 9-E / 1 0-D / 11 - D / 12 - A / 13 - C / 14 - A / 15 - E / 16 - A / 17 - A / 18 - A / 19 - A / 20 - A / 21 - C / 22 - E / 23 - D / 24 - D / 25 - C

Anda mungkin juga menyukai