Anda di halaman 1dari 8

Deus habita em templos sim, mas em templo edificado pelas Mos Divinas de Nosso Senhor Jesus Cristo!

PRIMEIRAMENTE VAMOS EXPR OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE IGREJA E PROVAR QUE A IGREJA NO UNIVERSAL E INVISVEL, NEM VISVEL E LOCAL, COMO ALEGAM SEITAS PROTESTANTES CONFORME A CONVICO DE CADA UMA, MAS SIM A IGREJA ANTES DE TUDO E AO MESMO TEMPO UNIVERSAL E VISVEL COMO NOS MOSTRA OS ESTUDOS DA TEOLOGIA E NOS ENSINA O CATECISMO DA IGREJA CATLICA:

A palavra Igreja vem do termo grego [ekklesia] do qual deriva o termo latino ecclesia, na Septuaginta traduz sempre a expresso hebraica qahal, que significa aviso de convocao e assemblia reunida. Esse termo foi introduzido na poca do Deuteronmio, por volta do sculo VII aC, com uma frmula significativa: O dia da assemblia (Dt 4,10; 9,10; 18,16), que Moiss pronuncia como lembrana do dia em que o Senhor lhe ordenara que convocasse o povo em assemblia (qahal = ekklsa) para a celebrao da aliana (Dt 23,2-8 = termo assemblia de Iahweh). O termo grego ekklesa pode ser entendido ento tanto em sentido ativo como passivo: de um lado a igreja como convocao (ativo) e de outro como congregao (passivo). As lnguas germnicas apresentam uma etimologia um pouco diferente, pois as palavras Kirche, Church, Kerk, etc so provenientes do grego kyriake, pertencente ao Kyrios, o Senhor, e significa a casa ou a comunidade do Senhor. No Novo Testamento, a freqncia do termo igreja se tornar progressiva, pelo uso evanglico exclusivo presente em Mt 16,18; 18,17, at s mais de cem vezes - 144 exatamente - em que utilizado no restante do Novo Testamento. No Novo Testamento, a palavra ekklesa tem trs significados usuais: a) Comunidade local: At 2,47; 8,1,3; 9,31; Rm 1,7; Cl 1,2; Fl 1,1; 1Cor 1,2; 16,1. b) Igreja universal: At 20,28; 1Cor 4,17; 11,16; 15,9; 16,1; 2Cor 8,1; GL 1,13. c) A assemblia litrgica: 1Cor 11,18; 14,19. O significado original de ekklesa denotava uma comunidade reunindo-se num local especfico, a uma hora especfica, para uma ao especfica (Igreja Visvel) assim uma igreja local que formava com as outras igrejas locais uma comunidade abrangente (Igreja Universal), tornava-se a igreja inteira plenamente presente e espalhada pelo mundo. Vejamos agora o que nos ensina o Catecismo da Igreja Catlica: 541 "Depois que Joo foi preso, Jesus veio para a Galilia proclamando, nestes termos, o Evangelho de Deus: "Cumpriu-se O tempo e o Reino de Deus est prximo. Convertei-vos e crede no Evangelho"' (Mc 1,14-15). "Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos cus na terra." Ora, a vontade do Pai "elevar os homens participao da Vida Divina". Realiza tal intento reunindo os homens em torno de seu Filho, Jesus Cristo. Esta reunio a Igreja, que na terra "O germe e o comeo do Reino de Deus"

835. A Igreja universal no deve ser entendida como simples somatrio ou, por assim dizer, federao de Igrejas particulares [...]. Mas antes a Igreja, universal por vocao e misso, que lanando raiz numa variedade de terrenos culturais, sociais e humanos, toma em cada parte do mundo aspectos e formas de expresso diversos (324). A rica variedade de normas disciplinares, ritos litrgicos, patrimnios teolgicos e espirituais, prprios das Igrejas locais, mostra da forma mais evidente, pela sua convergncia na unidade, a catolicidade da Igreja indivisa (325). 1180 Quando exerccio da liberdade religiosa no sofre entraves, os cristos constrem edifcios destinados ao culto divino. Essas igrejas visveis no so simples lugares de reunio, mas significam e manifestam a Igreja viva neste lugar, morada de Deus com os homens reconciliados e unidos em Cristo. 1186 Finalmente, a igreja tem um significado escatolgico. Para entrar na casa de Deus, preciso atravessar um limiar, smbolo da passagem do mundo ferido pelo pecado para o mundo da vida nova ao qual todos os homens so chamados. A igreja visvel simboliza a casa paterna para a qual o povo de Deus est a caminho e na qual o Pai "enxugar toda lgrima de seus olhos" (Ap 21,4). Por isso, a igreja tambm a casa de todos os filhos de Deus, amplamente aberta e acolhedora. E vejam na Bblia como ela visvel: "Pois vs, irmos, vos tornastes imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que esto na Judia" (1 Ts 2,14) Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentculo da verdade. (1 Tm 3, 15) E vejam na Bblia como ela visvel e ao mesmo tempo Universal: igreja de Deus que est em Corinto (Igreja Visvel), aos fiis santificados em Jesus Cristo, chamados santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam (Igreja Universal), invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso (1 Cr 1, 2). Portanto fica comprovado atravs da exegese que a Igreja Universal e Visvel, agora vamos ao segundo ponto quanto ao que est escrito: Mas o Altssimo no habita em templos feitos por mos humanas, como diz o profeta: (Atos 7, 48) e O Deus que fez o mundo e tudo que nele h, sendo Senhor do cu e da terra, no habita em templos feitos por mos humanas (Atos 17, 24); isto no quer dizer que realmente no habita em nenhum templo vejamos: "Na minha angstia, invoquei ao Senhor, gritei para meu Deus: do seu templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos". (2Sm 22, 7)

"Que vossos olhos estejam dia e noite abertos sobre este templo, sobre este lugar, do qual dissestes: O meu nome residir ali. Ouvi a orao que vosso servo vos faz neste lugar". (1Rs 8, 29) "A asser, que ele havia talhado, colocou-a no templo do Senhor, o templo do qual o Senhor dissera a Davi e ao seu filho Salomo: Neste templo e na cidade de Jerusalm, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, estabelecerei o meu nome perpetuamente". (2Rs 21, 7) "Quero edificar um templo ao nome do Senhor, meu Deus; a ele eu o consagrarei e nele farei queimar em sua presena perfumes aromticos. Mandar-lhe-ei apresentar continuamente pes, e oferecer os holocaustos da manh e da tarde, dos sbados, das neomnias e das festas do Senhor, nosso Deus, segundo a lei eterna prescrita a Israel". (2Cr 2, 4) "Ezequias, tomando a carta das mos dos mensageiros, leu-a; depois, subiu ao templo e a desdobrou diante do Senhor" (Is 37,14) eu os conduzirei ao meu monte santo e os cumularei de alegria na minha casa de orao; seus holocaustos e sacrifcios sero aceitos sobre meu altar, pois minha casa chamar-se- Casa de Oraes para todos os povos (Is 56, 7). Quando o profeta Isaas diz Eis o que diz o Senhor: o cu meu trono, e a terra meu escabelo. Que casa podereis contruir-me, que lugar podereis indicar-me para moradia? (Is 66, 1), porque haviam banalizado o templo e estavam praticando atos abominveis diante de Deus (cf. Is 66, 3), no templo que ele mesmo mandou edificar e prometera habitar nele Far-me-o um santurio e habitarei no meio deles (Ex 25, 8) O Senhor disse-lhe: Ouvi a tua orao e a splica que me dirigiste; consagrei esta casa que me construste, a fim de nela fixar o meu nome para sempre; meus olhos e meu corao a estaro perpetuamente (1Rs 9, 3), e diante destas profanaes Deus no poderia mais estar ali. Ora, sabemos que o Templo a casa do Senhor, como citada 45 vezes no AT. Vimos acima que Deus apareceu no Templo de Salomo e o aceitou. Tambm sabemos que os Templos so sagrados. Esses templos foram feitos pela mos de homens. Mas homens justos. Sabemos tambm que nosso corpo um templo, "Assim, j no sois estrangeiros e peregrinos, mas concidados dos santos, e sois famlia de Deus, edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifcio, bem ajustado, cresce para santurio dedicado ao Senhor, no qual tambm vs juntamente estais sendo edificados para habitao de Deus no Esprito" (Ef 2, 19-22), mas que o Senhor no habita nele se for impuro (1Cor 3, 16-17). Do mesmo modo, o Templo dos judeus, na poca de Estevo, que havia sido purificado pelo Senhor Jesus Cristo, agora se encontrava impuro. O Senhor no poderia habitar num Templo impuro contaminado por homens incircuncisos de corao, por isso o verdadeiro Deus era um Deus Todo-Poderoso que habitava no cu e no moraria em Templos profanados como o dos Judeus.

Vemos nos evangelhos que Jesus reconhecia sim que o templo era a Casa do Senhor como ele prprio declarou citando as escrituras, seno Nosso Senhor Jesus Cristo no teria se revoltado contra os vendilhes do templo que a haviam profanado, transformando num covil de ladres, se esta fosse simplesmente mais uma construo de pedra como qualquer outra e Deus no estivesse ali presente. (cf. Mt 21, 12-17; Mc 11, 15-18; Lc 19, 46; Jo 2, 13-16). Jesus subiu ao Templo como lugar privilegiado de encontro com Deus. O Templo para ele a morada de seu Pai, uma casa de orao, e se indigna pelo fato de seu trio externo ter-se tornado um lugar de comrcio. Se expulsa os vendilhes do Templo, por amor zeloso a seu Pai. "No faais da casa de meu Pai uma casa de comrcio. Seus discpulos lembram-se do que est escrito: 'O zelo por tua casa me devorar' (Sl 68,10) (Jo 2,16-17). Depois de sua Ressurreio, os apstolos mantiveram um respeito religioso pelo Templo. (584 Catecismo Catlico). Bem como com a vinda de Jesus a Igreja passou a ser tambm "O Corpo Mstico de Cristo", onde Jesus Cristo a cabea e ns o corpo. E esta doutrina magistralmente exposta por S. Paulo em vrias Epstolas. E, em S. Joo, no captulo 15, encontra-se as ltimas exortaes de Jesus. Ele diz, insiste, repete: "Eu sou a videira e vs os ramos... Permanecei em mim e eu ficarei em vs". Como Senhor, Cristo tambm a cabea da Igreja, que seu Corpo. Elevado ao cu e glorificado, tendo assim cumprido plenamente sua misso, Ele permanece na terra em sua Igreja. A redeno a fonte da autoridade que Cristo, em Virtude do Esprito Santo, exerce sobre a Igreja". O Reino de Cristo j est misteriosamente presente na Igreja", germe e incio deste Reino na terra. (669 Catecismo Catlico). "Este Reino manifesta-se lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presena de Cristo." Acolher a palavra de Jesus "acolher o prprio Reino". O germe e o comeo do Reino so o "pequeno rebanho" (Lc 12,32) dos que Jesus veio convocar em torno de si, dos quais ele mesmo o pastor". Eles constituem a verdadeira famlia de Jesus. Aos que assim reuniu em torno dele, ensinou uma "maneira de agir" nova e tambm uma orao prpria. (764 Catecismo Catlico). Para realizar sua misso, o Esprito Santo "dota e dirige a Igreja mediante os diversos dons hierrquicos e carismticos. "Por isso a Igreja, enriquecida com os dons de seu Fundador e empenhando-se em observar fielmente seus preceitos de caridade, humildade e abnegao, recebeu a misso de anunciar o Reino de Cristo e de Deus e de estabelec-lo em todos os povos; deste Reino ela constitui na terra o germe e o incio." (768 Catecismo Catlico). Como vemos o Senhor Jesus, nico Salvador, no formou uma simples comunidade de discpulos, mas constituiu a Igreja como mistrio salvfico: E sendo assim Ele mesmo est na

Igreja e a Igreja Nele (Jo. 15, 1-11; Gl. 3, 28; Ef. 4, 15-16; At. 9, 5); por isso, a plenitude do mistrio salvfico de CRISTO pertence tambm a Igreja, unida de modo inseparvel ao Seu Senhor. JESUS CRISTO, com efeito, continua a estar presente e a operar a salvao na Igreja e atravs da Igreja (Cl. 1, 24-27), que o Seu Corpo (1 Cor. 12, 12-13; 27; Cl. 1, 18). E, assim como a cabea e os membros de um corpo vivo embora no sejam iguais, so inseparveis, CRISTO e a Igreja no podem confundir-se nem mesmo separar-se, constituindo ao invs um nico CRISTO TOTAL. Uma tal inseparabilidade expressa no Novo Testamento tambm com a analogia da Igreja Esposa de Cristo (Ef. 5, 25-29; Ap. 21, 2; 9). Fazem parte do Corpo Mstico de Cristo: a Igreja Triunfante (constituda pelas almas que j se encontram no Cu); a Padecente (almas do Purgatrio) e a Militante (ns, na terra). Como galhos da mesma rvore, vivendo da mesma seiva, como membros de um mesmo Corpo (a Igreja), ligados a Jesus, sua Cabea, vivemos do mesmo Sangue isso a Comunho dos santos a unio de todos, no Corpo, no Sangue, no Esprito. "Pois, como em um s corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente funo, assim ns, embora sejamos muitos, formamos um s corpo em Cristo, e cada um de ns membro um do outro." (Rm 12,4-5). Assim, e em relao com a unicidade e universalidade da mediao salvfica de Jesus Cristo, deve crer-se firmemente como verdade de f catlica a unicidade da Igreja por Ele fundada (Mt. 16, 18). Como existe um s CRISTO, tambm existe um s Seu Corpo e uma s Sua Esposa: uma s Igreja catlica e apostlica. Por outro lado, as promessas do Senhor de nunca abandonar a Sua Igreja (Mt. 16, 18; 28, 20) e de gui-la com o Seu ESPRITO (Jo. 16, 13) comportam que, segundo a f catlica, a unicidade e unidade, bem como tudo o que concerne a integridade da Igreja, jamais viro a faltar. E nesta Igreja Crist chamada Catlica fundada por Ele que os fiis tm Cristo principalmente vivo e presente na Hstia Consagrada como alimento para a vida da alma, Jesus Cristo est real e substancialmente presente, sob as espcies de po e de vinho. (2691 Catecismo Catlico) A Igreja, casa de Deus, o lugar prprio para a orao litrgica da comunidade paroquial. E tambm o lugar privilegiado da adorao da presena real de Cristo no Santssimo Sacramento. A escolha de um lugar favorvel importante para a verdade da orao... Vejamos disse Jesus: "Eu sou o po vivo que desceu do cu. Quem comer deste po viver eternamente. E o po que eu hei de dar a minha carne para a salvao do mundo" ( Jo 6,51 ). Jesus afirma neste trecho da Bblia que Ele o po vivo, o po da vida, um po que vivifica ou seja que transforma. Tambm ensina que este "po" desceu dos cus, porque ele mesmo desceu dos cus. Afirma claramente que este po descido dos cus a sua prpria carne. E promete que esta carne, ser dada (instituda) mais tarde em alimento, para a salvao do mundo. "Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 56-57). Ao

comungarmos o corpo e sangue de Nosso Senhor ns passamos a pertencer a Ele e Ele passa a habitar em ns. Portanto devemos nos alimentar literalmente do seu corpo e sangue para termos esta santa intimidade. "Pois a minha carne verdadeiramente uma comida e o meu sangue verdadeiramente uma bebida" (Jo 6, 55). Vejamos a clareza e a nfase das palavras de Cristo: A sua carne verdadeiramente uma comida. O seu sangue verdadeiramente uma bebida. Ele jamais diz: "a minha carne e o meu sangue so simbolicamente uma comida e bebida". Este o ensino claro da Escritura Sagrada. Diante de afirmao to clara, devemos com amor obedecer e aceitar plenamente o seu ensinamento. Os Judeus disseram: "Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?" (Jo 6, 52). Assim Exclamaram admirados os que ouviam a pregao do Senhor Jesus. De fato, os Judeus no tiveram dvida nenhuma: Jesus estava falando de forma absolutamente literal. Jesus estava afirmando sem meias palavras que ele daria o seu corpo fsico, real e verdadeiro em alimento. E isto deixou os judeus muito admirados. Portanto, Jesus estava falando de forma muito clara e precisa, pois os que o ouviam entenderam muito bem o sentido de suas palavras. Os discpulos disseram: "Essa palavra dura! Quem pode escut-la?" (Jo 6, 60). Os seus prprios discpulos ficaram aturdidos, e comentavam entre si: Esta palavra dura! Quem pode escutar e crer em tudo isto? Portanto no apenas os Judeus mas tambm os discpulos compreenderam muito bem que o Divino Mestre estava falando de forma literal, ou seja que daria sua prpria carne e sangue em alimento. Tal foi a impresso que este discurso provocou que "muitos discpulos voltaram atrs e no andavam mais com ele" (Jo 6, 66). " necessrio que vos empenheis no para obter esse alimento perecvel (o po comum), mas o alimento que permanece para a vida eterna (a Eucaristia) o qual o filho do homem vos dar..." (Jo 6, 27). Mais importante que o po de cada dia, para o sustento do corpo, a Eucaristia, este "alimento" que torna-se sustento para a alma e permanece para a vida eterna. Se a Eucaristia fosse apenas um "smbolo", uma "lembrana" como querem as seitas, no se entenderia como ela poderia ser um alimento para a vida eterna. "Tomai e comei isto o meu corpo (...) isto o meu sangue" (Mt 26, 26-28); "Isto o meu corpo (...) isto o meu sangue" (Mc 14, 22-24) Na ltima Ceia, Cristo cumpre a sua promessa: institui a Eucaristia, seu corpo e sangue como um alimento verdadeiro e real. De forma alguma, em nenhum lugar Cristo diz: isto "simboliza" meu corpo ou isto "simboliza" meu sangue. Portanto se Jesus afirma: "Isto o meu corpo" Quem ousaria desafiar o mestre e dizer: " Senhor, tu ests enganado, isto no pode ser o teu corpo ". Mas, no se admire o leitor, existem cristos que ousam exatamente isto.

"Isto o meu corpo (...) este clice a nova aliana em meu sangue" (Lc 22, 19-20); "Isto o meu corpo (...), este clice a nova aliana no meu sangue" (1Cor 11, 24-25). A nova aliana, ns o sabemos, o sangue derramado por Cristo na Cruz, uma vez para sempre.. Se houvesse apenas vinho naquele clice da Santa Ceia, Jesus jamais poderia dizer: Este clice a nova aliana no meu sangue. Um clice com vinho, sempre um clice com vinho. Um simples clice com vinho no pode ser a nova e definitiva Aliana entre Deus e os homens. Mas se este clice contm realmente o sangue do Senhor Jesus, ento estamos diante da aliana entre Deus e o homem atravs do sangue redentor de Jesus Cristo. Portanto obrigatoriamente aquele clice da ltima ceia continha o prprio sangue dele. "O clice que tomamos no a comunho com o sangue de Cristo? O po (...) no a comunho com o corpo de Cristo?" (1Cor 10, 16). O apstolo Paulo ensinando a comunidade de Corinto afirma claramente a presena de Jesus sob as espcies de po e vinho. Ele no diz: "O clice que tomamos no nos "simboliza" o sangue de Cristo ?". Mas afirma com convico: o clice " " a comunho ( comum unio ) com o sangue de Cristo. Eis a pregao apostlica. Eis a pregao bblica. Eis a pregao catlica. "Cada um, portanto, se examine antes de comer desse po e beber deste clice, pois aquele que come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe a prpria condenao. Eis por que h entre vs tantos doentes e aleijados, e vrios morreram" (1Cor 11, 28-30). Vejamos a clareza do ensino do apstolo: come indignamente da Eucaristia, aquele que no reconhece (no discerne) a presena real de Jesus Cristo sob as espcies de po e vinho. E afirma mais: como conseqncia do pecado de no reconhecer o Corpo de Cristo na Eucaristia e comungar indignamente, muitos esto doentes e at mesmo morreram na comunidade de Corinto. No se entenderia esta veemncia e este santo temor do apstolo sobre a dignidade da Eucaristia, se a mesma fosse apenas uma "lembrana", um "smbolo", uma "recordao" do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Em nenhum versculo de toda a Sagrada Escritura, a Eucaristia nos apresentada como um "smbolo" do corpo de Cristo. Mas sempre como uma realidade verdadeira, palpitante, literal. Na Eucaristia, portanto, est presente realmente o prprio Cristo: corpo, sangue, alma e divindade. Esta a verdadeira doutrina sobre a Eucaristia ensinada por Cristo e pelos apstolos. Esta a verdadeira doutrina sobre a Eucaristia pregada interruptamente h vinte sculos, pela Igreja fundada por Ele sobre o apstolo So Pedro. " Se no comerdes a carne do filho do homem, e no beberdes o seu sangue, no tereis a vida em vs"(Jo 6, 53). Eis a advertncia mais sria do Senhor Jesus: A vida eterna est condicionada e intimamente relacionada em comer e beber esta presena de Jesus Cristo Eucarstico. Estejamos portanto bem atentos: se rejeitarmos o po da vida, no teremos a vida. Se rejeitarmos a Eucaristia, rejeitamos Jesus. E assim sendo fora da Igreja Catlica, os fiis s podem falar de Jesus mas no o tm. Concluso: Deus realmente no habita em templos como vimos acima, mas em templos profanados ou em "templos edificados por mos humanas" (At 17, 24): Templos feitos por mos de Martinho Lutero, Henrique VIII, Joo Calvino, Charles T. Russel, John Wesley, Willian Miller, Joseph Smith, Aime McPherson, Lus Francescon, Daniel Berg, Ellen White, Carlos D. Costa, Edir Macdo, Valdomiro Santiago, RR Soares, David Miranda, Robson Rodovalho...etc...

Mas a verdadeira Igreja A Igreja Catlica, a igreja crist nascente, a nica do primeiro sculo edificada pelas MOS DIVINAS de Jesus "E eu te declaro: tu s Kepha e sobre esta Kepha edificarei a minha Igreja... (Mt 16, 18). E ela indestrutvel, pois Ele mesmo garante que as portas do inferno no prevalecero contra ela...E nela que Ele habita: "Eis que estou convosco todos os dias, at o fim do mundo." (Mt 28, 20).

Anda mungkin juga menyukai