Anda di halaman 1dari 44

Inquisio ao Tempo

Joo Alvez Lago

Breve Memria do Problema da Memria Da matria que passou tenho a lembrar do passado e do presente que restou, Num instante-j atrasado, a lembrana na memria o passado no presente: Um futuro de discrdia de um real inexistente. Considero o que passou como presente ainda, se ainda, realmente passou? Passado, ento, no tenho o que dizer; ao menos que se diga, seno, do ser ao mesmo tempo do no-ser. Mas isso como paradigma que nos pe a confundir: o passado no ainda, ainda que o ainda seja o porvir. Pertencemos mais ao passado que pretrita a preterir memria de um presente dado, ou ainda a uma certa mnemotcnica que faz do presente lembrana do passado? Certamente, a memria uma memria da memria. O passado de um passado presente e lembrana do presente da histria.

a lembrana na memria o passado no presente . Essa dvida, essa contradio, parece que vai permear seu questionamento sobre o tempo. Somo assim uma progresso de passados, que permanece no presente? Ai vem a questo, o passado interfere no presente, isso para mim evidente, mas a intensidade desse passado que se apresenta no presente como memria, to forte a ponto de se fazer presente todo instante ? Sera que o presente funcionaria se vivssemos imerso no passado? A memria quando surge faz do passado presente. Gostei muito dessa ideia!

morimur ut mortales: vivimus ut immortales O dia aurora pontualmente todos os dias, todas as horas, no h dia que no decorrente de outro dia e de outras horas. Dentro do acabado dia vingaria um prolongar desses agoras no infinito de Um dia. De fato somos isto, tirania: determinados do acabado ao mesmo tempo em que contnuos, continuamente prolongados atravs dos dias, a passar a outro dia e o outro dia como num infinito a alvorar Entre o Infinito e o Acabado. Um dia no outro, entrelaando o dia seguinte, num estado de natureza naturando... (Que nos restar a pensar disso, se a expectativa futura dos dias no recomenda o passadio? Sero mesmo todos os dias consecutivos, amarrados uns aos outros, que de toda esperana, abortivos? Sendo eles no mais que os dias, repetio de um mesmo hoje, que certezas so estas, qu nostalgias?) Se, ainda, somos deste mesmo elemento forjados, que teramos esperado?, se todos a esto em igual momento ftil e frivolamente dados? Me aterei a este pensamento... Seria dizer que nem somos Um nem O Outro dia? ainda que tento de um do outro, Nenhum? Sendo assim os dias, ento, infinitos em imortalidade e eterna continuao, Ao tempo que estamos acabados a saber que todo dia os dias

neles mesmos so finados. Haveria soluo? S se a obtivssemos da negao desses dias que latentes em que vivemos imortais; quando os dias imponentes morreriam, meros mortais. Gostei dessa ideia do dia como um infinito particular, dessas sucesses de dias, de infinitos que acabam. H ai esse paradoxo constante presente que se esgota a cada momento.

Retorno Como o outono que as folhas nulifica, a matria, toda ela, aos poucos degenera tudo que ao cho se encontra, danifica o folheado dos galhos que alegre espera o prximo outono, uma afirmao deste que potente (pois alegre) pode deixar-se no ruir-se da matria, ato do interesse por permanncia dos galhos a vivificar-se. Eternamente o cho ter seu tapete, fabricado pela tecel do tempo - a matria -, com seus bordados de folhas, irnico enfeite, pois que o verde seco que vivia pela terra agora vermelho sangra para o cho tingir, um sangue que perfura os poros das estaes eternas, at que a outra tenha o que nutrir: o retorno triunfante a protelar as legies do tempo, essas que nada so, seno a alegria das passagens necessrias do vir a existir eternamente de galho em galho em euforia pelo tapete da morte ser retorno do insistir! Aqui fica claro essa idia do ciclo entre vida e morte, entre o surgir (ressurgir ) e o extinguir. A morte como entrada em um novo comeo, o fim como inicio de uma nova vida. E essa idia de como funciona a natureza alegre afinal, porque j no teme esse final.. no mais insiste em permanecer .. h um aceitamento dessa condio. Ai talvez esteja a fora desse pensamento, uma certa felicidade/entusiasmo com o fim, um modo diferente de enxergar a finitude das coisas, porque o fim ai certamente um novo comeo

Do Tempo Do tempo - dizem com certeza que cura ou resolve, ainda que o tempo a passar mais desespera que dissolve o sentimento e o pesar de quando um quando se lacera a acharmo-nos em engano de um tempo que se espera um abrigo, onde no estamos. Esperamos que passe ou volte o abrigo dos tempos idos, ainda que se nos esgotem os quereres desfavorecidos dos afetos desterrados quais nos pem a redimir uns aos outros dissociados em espera do tempo vir. Mas se o tempo no vier no poderemos saber, o que ser do tempo e nem sequer o que nos resta por fazer: Viver em vida destra exceo do tempo d'outro; Com o tempo, a morte resta; se resta, resta pouco.

Soluo do Tempo ao Espao Fragilmente frmito e indmito o espao grande quase nada. Pretensamente conciso, largo, entre um ponto e outro, vaga num vazio que ainda material, somente assim podendo haver, em vacuidade da matria, sem ser tctil, nem nos ter. Mas, sucede que nele presos estamos, reprimidos renitentes, a iludirmo-nos de liberdade sem daqui sair, pois pertencentes ao espao rido que nos planta suas razes: grandes mos torturam, a esganar-nos em iluses que somos, pois se no o somos, isso censuram Ns, que ignaros de seu vazio, cremos que seja lei, constituio nica para justificarmos, ainda que no passe de fico entre uma miopia da existncia e o monocular do tempo, que curvo luz do dia desfaz as sombras a mostrar-nos o espao, este turvo das coisas e objetos postos que a ns se oferecem como dados, sem jamais perguntarmos: existem? aparentam, simples aflorados. No que novamente em ns so razes que no arrancamos, sequer queremos. - Mas queiramos!, pois plantados que do cho no sairemos! No que nisso a justia da vontade querer ser minimamente errante em denncia do vazio do espao: o deslocar da curva declinante de uma vida, haver ajoelhado por aliana curva do tempo, E do vazio fazer tangvel

a desfalecer o embotamento do vazio que um nada nadifica em ns mesmos, dentro e fundo, como que dizendo que isso somos. - Mas no o espao o nosso mundo! Nosso mundo o do tempo que distinto de ponto a ponto e emaranhado, a mostrar-nos evidente o relativo onde tudo no futuro nem passado. E quando guisa de tudo dito, no resta espao, nem nada fica, no tempo: um esvaziar do espao onde at o nada nadifica. Pois at nisso o tempo nos habita: S h o Grande Nada do tempo quando at o tempo de si mesmo olvida.

Futuro do Pretrito O passado, a que o futuro tenta e se renega, um nimo de expectativas que nele seria grande motivo e sustentculo da entrega para a esperana do futuro, quem diria. E a alternativa, do passado que se nega, o esquema temporal da flor que se abriria; o futuro a prever a perfeio que encerra o que ainda no , mas se fosse, se foraria a viger firme como a vida, plantada em terra; uma flor de esperana que do mal nasceria, e do passado, como adubo e broto, se aferra em bruta fora do fluir vital, que adviria naturalmente, no fosse imperfeita a espera... O futuro, por ser o que , se o fosse, seria apenas o denunciante de toda incerteza diversa. Por essas incertezas que eu no concordaria em ficar no aguardo incondicional da espera. Nisso, o relgio bate tanto quanto em alegria: vo-te as horas, irnico metro que emperra a prpria vida, como prprio ato e empiria, e, j nela preso, em participao e dura queda do futuro que se mostra nu, como se queria: construo verbal fictcia que tanto degreda, impossvel como futuro perfeito, que passaria a ser contra o passado que de si desprega, at ficar o que jamais ser, apenas o que seria.

Ampulheta Vazia Se a ampulheta esvaziar os gros, l no mais haver esperana e tempero dos momentos, algum - se h -, no deslocamento mtico de c at l, mas restar o vazio, completo e inteiro, da ampulheta rachada, compreendida e repleta de nada, em seu emprego: de tudo sendo exegeta, pelo tempo ser a casa do grande vazio ligeiro, de gro em gro e cada e cada ser a grande prova do Nada.

Chronos Desamparados, o tempo nos sustenta, desde nato e at hoje o tempo no fraqueja e no perdoa: relembra. Por todos os dias sopra um vento, memria ecoa, - e tanto aumenta o que somos - se que somos - que penso: teria o tempo autoridade de lembrana? Desesperados, o tempo nos levanta, batalha das horas, contadas, sem finta: sem escaparmos das horas perdidas, tantas, a recobrar nossa integridade - at que finca uma histria de nossos atos - nos espanta!, o que somos: ato dessas horas - at que sinta: No nos libertaremos do tempo - nos estanca. Despreparados, o tempo nos edifica, em estrutruas lgicas do tempo que somos, consequente de nossos atos, indica a condio de aprisionados pelos tomos divinos da histria e da escrita. Sairemos um dia do tempo? E se assim somos, dir o tempo: tambm a morte nos habita.

Kairs

Dissolvem-se todos os tempos, instantes entremeiados de passados, breves contentos, e mui rpidos, desfazem o imvel, se antes respondem ao perdurar dos movimentos. Afinal, ser justo esse tempo que oportuno? Fatalmente. A silenciar os discursos limitantes e a reestruturar o inefvel do noturno -, momento que finda as origens principiantes de outros tempos que contrrios no convm. Precisamente um s tempo - o que no fica, a esquecer os outros momentos porque tambm s esse existe, instante que nada implica. E nisso sim seremos todos especiais, quando apenas isso haja - o instantneo e quando qualificarmo-nos nos afinais de ns mesmos: um comeo extemporneo.

Aeion Governado e governando por si mesmo, o tempo que etreo desaparece, como que inexistente e preso, o tempo desenvolve-se e cresce. Crescente em cascatas diminutas, no h algo real que o impea, apenas preces e rezas e minutas, tudo intil, roda que no cessa. E o que se quer na hora do enfim saber-se desenvolto pelos tempos do agora e nunca, eterno nterim entre o ser e o nada? Intensos instantes de improvvel harmonia entre opostos da mesma unidade: Perptuo o tempo espreita e vigia a morte de toda divindade.

Entretempo Se de dentro do tempo um tanto sobressai, entretanto, e encontra despedao de tudo, um desmancho lcido, em pesadelo, uma lembrana: contratempo importante do enquanto tudo confronta tudo, at decanta, delirantes j acordamos num encanto quando tudo quanto nisso nos espanta.

Diminuta n2 A. A memria o corpo dilacera, tanto lembra, degenera. B. O presente o corpo exonera, tanto sangra, desespera.

O Inepto (ou Do Poder) O inepto, o incapaz, faz da dana que no pode danar a tragdia a recordar. *** Trpego e insensato, sofre dos membros, sem resposta, amputado. Como que incapaz de vida, jaz em forma sem arte, em cada parte contida a vileza do movimento: libertado da liberdade, se retrai em contento -, e contido em cada parte, tomo, formalidade, resta perdido, sem arte. Sozinho cambaleando, decadente de ritmo, descompassa, quase parando -. Exilado, pois ilegtimo, resta sem cura, caoando dos deuses, sem estimo pela vontade suspensa; e permanece s, aleijado, a perpetuar-se desavena constitutiva de si, dos atos em potncia dos deuses em devir. Mas ele, o inepto, no devm, nem atravs do tempo, nem na dana que no tem. E assim como os deuses, espera seu alvorar, que incapaz de movimento, qual seria?, seno o crepuscular... A restituir seu sonho, perversa a atacar o canto dos dolos, se ope ele, o inepto, o que no sabe danar.

A realidade h em fatos? n1 Se a realidade houvesse em fatos, teria a dizer: o cu no termina , mas sabe-se ento que Joo escasso; se nem o cu ele tem, o que tem?, serotonina? n2 Se a realidade houve em fatos, tenho a dizer: o cu j terminou , mas Joo como fica?, escasso? Fica com seu cu, que nada significou.

Vivciosseco do Corpo No que os vcios me apeteam, sou eu mesmo que os encanto, apoderados, dentro, que adormeam!, sem dominarem-me, porquanto ser eu prprio reconhecido pelos vcios de meu crcere, apoderando-os porque os atio venosamente, veloz trfego, em estado areo, ps-metafsico, pelos espaos de meu corpo destilado, esvai tsico ao todo fundo e entreposto: vrtice dobrado porque partiste; voragem e vertigem corpo posto est em riste!

Anatomia Existencial (ou Existncia Vs. Anatomia) Mas se o nico modo de esclarecer as regras do mundo sbrio: Vir a ser s vistas alheias, oprbrio: ser abjeto lembrana e esquecer, totalmente esquecer da verossimilhana. Havemos de ter os corpos mutilados, cheio de perfuraes, pela existncia atravessados. A cabea do pescoo ser retalhada; igual seu rosto, sua alma, completamente desfigurada. Os membros tambm devem ser deslocados e postos aqum da boca, da alma, e da viso dos olhos que janelam de vida fingindo serem dana desassossegada seguindo tudo, linhas, marias... mas alma perturbada: Pois uma vida contgua que segue rente pele no faz nada, seno termina, rpida, embora se propale a vida que mngua a achar-se libertina. Como o movimento da alma na retina, que vibrar junto com a vida inquieta em sndrome paulatina, muito embora irrequieta, viborar essa vida espantada pela alma, espelhada na retina. Mas se mesmo o nico modo... de esclarecer as regras do mundo sbrio: ser abjeto lembrana:

fumar o mximo de pio para esquecer, totalmente esquecer de qualquer lembrana.

Ser este meu atestado de bito: I. A solido pior que a saudade, se uma j tive e a outra continua constante., farei expressar minha atrocidade: sou bruto por eu ser, por ter que a vida, toa, viver, e se assim no fosse, o que seria, doce? No, no seria. Seria igual a tudo, preldios para uma elegia: musical, chuvoso, & deveras mudo. II. Meu organismo funesto, de nada aqui tenho verdadeira fome, se nem ao menos humanos so digestos... Tambm sou insone. O organismo funciona por excessos. Esperarei somente meu sono: so carneirinhos que agora entono. - So carneirinhos, mundo! e cada um corresponde a um segundo e depois vem os minutos, e as horas! (tique-taque, tique-taque) Do crepsculo s auroras. Mas homens no so mtricos, so patticos, so patticos... III. Se nem o corpo funciona por inteiro, o que me resta? Cntico do desespero: to logo v, to logo haja pressa.

O que beira a morte a beirada da carne Enquanto tudo realmente transborda pelas beiradas das carnias, perfeitamente elas enfileiradas, reclama-se da ausncia de lcida compaixo; ao tempo que ao mesmo tempo que gritaro, assobiaro, quais os pssaros ou abutres: um preldio fantico da dissolvio das carnias; elas enfileiradas, absorvidas pela lucidez das bactrias, estas sim completamente transbordadas. As carnias, elas gritaro, alucinadamente berraro aos pssaros, aos abutres, aos que por cima sobrevoem, muito longe da beirada to longe voem da compaixo... -- eles voam -ns, carnias, no.

A Velha e o Ladro enquanto a grama crescia e se expandia tomava a velha o ch e o cachorro latia o ch que expectorante e cura a tosse acompanhava a tev que baixo bradava vida dcil ali o superficial que todo o profundo apagava a velava implacvel, verdadeiro fssil a velha se arrastava com dificuldade, que ossos frgeis ela tem, prea e flcida de ruindade quanta pele no corpo lhe alm em frente poltrona que rua o corpo de uma velha demora a se sentar molha os beios com pouca saliva ch e quanta dana as bundas promoviam com suas pernas para o ar no cubculo colorido vida agita e no lhe cansa a grama continuou a crescer sem parar s a velha pra. a gua foi fervida, mas a velha parada de suar o cachorro late e tudo que movimento se movimenta a velha parou como se pra a morte chegou e a cumprimenta a velha bem parada em sua poltrona, seu ch e sua gua o ponto alto e est atrasada a despedida, a prpria despedida da velha parada seu ponto alto. no tosse, no fala, morta, mais nada.

ento um ladro que de cachorro e da polcia fugia e do mundo que latia, pula o muro da velha que tanto a vida no mais lhe era e fica encarando aquele rosto flcido sem expresso pretende ficar quieto, tcito ento saca a navalha pelo ar

que assustado, na dvida melhor o sangue espalhar foi nesse momento de cortada jugular que nela, na velha, se produz o movimento querendo tomar ch a velha parada que j no queria nada se move, se move a velha parada para a morte, pela navalha que a velha movimentada.

Visao um tanto sinistra. Mas nesse poema tem algo de dramtico e angustiante. O que eu mais gostei foi conseguir visualizar a cena. Tem cinema esse poema !

Extenso No que estou, se extendo, explodo e atento, em jeito reto, estreito, sendo-me peito, at que atendo o que sinto, que, por estar, penso.

E como mulheres como ar Estraguei-me aos quatro. Era em cruz que se via, via, tinha o fundo nato, o que se falava, se dizia. E era, ou ainda , um prprio grande quadro metlico, rgido, em-at. O ser-mundo, fixo: rasgo. Estraguei-me aos dez. Via gua, chuva muda, vulto dentro de mim: quase nada e tudo muito, vu do ser, no-. grande revs. Mas me dizia: s o imundo Estraguei-me aos quinze. Tinha novas idias, me deram vinte: o mundo: que rgido cai, flexvel vive, em tudo conspirando. Ah, as atrizes! Estraguei-me aos dezessete. no do que ter, nem o que no era, por olhar, imagine: e ainda no ver. Grande coisa, se de fato quisera. Enganava-me: era o mundo. E aos dezenove, estragado por todas as fomes, tragdias, engolidas por falta de ato em potncia das idias. Restei-me constituinte de mim mesmo, ou no; dobrado no tempo, aos vinte tudo muito, tudo em vo. E seguindo pelos dias, nenhum deles decifrado, inundado pelos anos, a perpetuar-me devorado.

Diminuta n3 E se somos fabulados ,ou no somos, ao menos estamos , e com os olhos escancarados que me verifico presente: ser essncia existente.

"mas que no me carreguem como parte..." mas que no me carreguem como parte desse mundo que gira eu no giro e no sou arte: uma esttua de mentira a ser porta-estandarte desse mundo que admira eu empunhando o estandarte como algum que respira. Coitado de tudo, como delira!

Objeto Ausente Estava sempre atrasado. Ento no estava. porque estar haver chegado; mas estava a chegar: quando chegasse, estaria. Pois evidente que h-de atrasar; se estar objeto ausente que se busca em algum que no tem por algum que no quer achar, tenho que permanecer a atrasar para estar a permanecer, permanecer a atrasar. E atrasado acorrentar-se busca pela ausncia que h em si -- algum que no se tem nem que posso achar.

"A procurar, eu procurava..." A procurar, eu procurava todo eu, noite, ao dia, se ausente eu estava, l eu ia e me procurava; em plena noite eu nada via e do nada atrs eu ia. Embora o que parecesse, parecia o mundo adiante: mais e mais se embrulhava e mais era o fato que permanecia a parecer que eu procurava de fato nada. Como isso?, se procurava, no achava, mas achava que procurava. E ainda ausente, mesma noite me achava, e l o dia (deixava e) transcorria ao nada. que eu de fato procurava. (me achava ausente e me procurava) Mas se ausente eu me achava j algo eu no procurava: a ausncia achada!, e eu ainda no meio de tudo, perdido no nada...

Esperar Parar de Desesperar (ou Parar de Esperar o Desespero) Se somos desesperados, deveria escapar-nos a pacincia de quem espera. muito embora, estamos ainda aqui. aqui, digo, no mundo perplexos no mundo, se estamos, ainda esperamos. mas o que esperamos? justamente ele, o mundo. ainda esperamos o mundo a dar-nos pacincia a fim de esperar. mas depois da pacincia o que esperar? esperar o fim da espera, esperar a des-espera. ento, no esperamos. desesperamos. esperamos poder desesperar a espera. enquanto isso, desesperamos porque esperamos o desespero de estarmos a esperar. ou apenas esperamos o desespero de desesperarmos na espera do desespero? o que esperamos? o desespero. o que desesperamos? a espera. que fazer, ento?,

desesperarmos na espera ou esperar o desespero?

Saudades Habitaro Meu Sonho (prova de que o sonho do mbito da viglia, e o sono da no-viglia) Quando eu j muito convalescido, de tanto acordado, olhos vidrados, at que o Sono duro se me imponha, uma despedida da viglia vez tida, saudade ganha, Sono que sonha. Mas e se deus a viglia l j fo ra ternamente esquecida, entardecida, caf, cocana, ou conteno por outra qualquer-coisa. - A voc, Sonho, conservar insensata e ludicamente as saudades habitantes, onde ganho saudades grandes, de grande sonho.

Transmigrao I. Vide o fato da grandeza: no posso transmigrar o que me sonha a beleza. Mas supondo que a posso, qual seria essa beleza que tanto tento e endosso? Penso que saudade da morte no seria, nem o transmigrar de uma vida com sua sorte. Pois a beleza harmonia entre os vivos como aporte de um imprio e moradia da saudade de dormir, eternamente em fantasia com sonhos a exprimir o semblar de um mundo pleno, absoluto, como um deus, ento assim eu me havendo. Pois seria deus um transmigrar, acordado e em sono sereno sem da beleza se furtar. Mas aqui sou um mortal que me canso a contemplar uma grandeza sem final: este imprio da viglia onde a beleza se contempla, to sublime!, que fatiga. II. Pois que me puxem pelos fios d ouro pois aqui no quero estar, quero ir-me, duradouro, aos caminhos da fraqueza onde h o ancorar de um sublime que goteja.

Entre si to semelhantes o sublime da beleza e o sono, extenuantes. O que antes era ancorar uma saudade, uma agonia, S posso agora transmigrar o estado de morte e letargia que sem rumo se viceja e no eterno sono silencia, se entranhando na beleza de ter saudades novamente dos sonhos de grandeza: onde retomo o que sou e o que era: um reinado de poeira que transmigra e que impera no meu sonho, que cegueira!, uma saudade da morte de uma vida passageira. III. J no h templo da beleza, j no h abrigo dos meus sonhos, s h isso: uma certeza que enfim irei deitar-me. que deixo, eu proponho: Beleza, irs sonhar-me!

Calmaria e Tempestade I. Se eu repito, todo hora, todo dia quanta saudade eu tenho, porque, certamente, h coisa nessa calmaria. H, claro, o vai-e-vem do mar, e o suspiro do vento que faz desenho rarefeito, incontente e calmo no ar. E a saudade nisso tudo tem nelas, nas coisas, algo de srio e algo de mudo. O mudo nisso tudo no move boca, no diz nada, perdido e desarmado, talvez nem alma tenha, ou uma alma calada que no se defende e grita recortada. O recorte, nada mais do que a saudade diz dela mesma: uma falta de sade que goteja longe de mim, esvaindo esma pelo cho; essa alma o grito que deseja o fim da saudade que estoura em solido Mas ser da calmaria que a tempestade nascer um dia.

II. No mais calmaria, tem mar revolto, tem vento e nuvens que uivam -mas s se escuta desalento... A tempestade chegou aturdindo a calmaria e tudo que se v agora solido: imensa tempestade, est em expanso.

O mar em revolta sem distinguir ondas de chuva, faz barulho, rompe o silncio envolta chove muito, canivetes, agulha! No sei mais o que fao, no tenho mais silncio; o que tenho? um medo imenso certamente. E meu barco, que fracasso, vai rachar, naufragar, Mas terei-me sobrevivente a boiar... ou no ficarei a, no mar, sozinho na imensido. De volta ao silncio do ar, de volta solido.

III. Mas agora, felizmente, tudo o que sinto est solto pelo ar, a tristeza se perdeu na tempestade como lgrimas se perdem no mar.

Silncio Ambos, um consome, outro consumido: se esvai. Dois fortes: um comido, outro co'medo, valente, constri, jamais existido nos faz como chama-combustvel: ardente. - Do eu contigo, tempestade e rudo. Embora isso bom e so, devm muito mais desencontro que as fabuladas tempestades ho de ruidosamente ao passo que caladamente no se escutam (porque so -- ou porque no) verdadeiramente mudos que amputam toda tempestade que nos levaro - Ao eu comigo, tempestade sem rudo. Mas... tempestade tempestivamente ainda que, na calmaria haja riso -- breve, muito breve -- finda os ventos e mar liso para tempestivamente haver a volta, revolta da tempestade, toda ela que nos violente: - Do eu contigo, tempestade e destrudo.

Entre o Silncio 1. O silncio que se entreposta em ns a permanece, cndido, indeterminando, que em nsia de tudo dizer - a ss nada parece autntico, carece ruminando; e como ficamos: admirando, sem voz, E nisso o silncio em tudo permeando, como ter no vazio das coisas, um algoz intrpido em estrangular, se silenciando. Em ns permanece, pois, o silncio atroz, sem saber o que dizer, ambos distanciando, ao longe, num deserto infinito de ns, esse entrelao curvo, agudo, que calando em sufoco da tristeza jorra feito foz o tempo do silncio que vai silenciando, ruindo, fruindo e nos comunicando-nos. 2. O silncio j ento fixo e entreposto, delimita as duras fronteiras, nos barrando a comunicao rstica de ns, um composto, em desespero da angstia de nada falando, ainda tudo isso seria em ns um aborto do silncio plcido dos olhares admirando a distncia conjunta que nos conosco, navalha sutil que tudo nos fala lacerando em ser distinto e inseparvel e posto um com o outro junto e mal representando em sermos o outro, e no de mesmo gosto. Ns, aqum do mundo e a tudo nos calando, perdemos em beleza de cada um um pouco, tragdia em que nada se diz sublimando em retorno ao primeiro dos fins proposto: Porque estamos com a boca abocanhando que no h qualquer linguagem em troco, que s h o silncio feliz enfim silenciando.

pico Pessoal glria imensa l j estou, repito-me incessante, tal qual mar da fortuna, vasto grande e nico oceano a prever o destino que sou: repetio dos mesmos caminhos, um ponto fixo delineante que me reifica em natureza, um imperfeito do esttico em movimento nauseante. Mas ainda l j delirando em regojizo da estranheza: no sou, mas me exprimo em expresso de um destino que inexiste, mas destinando subsiste a cada mnimo um: uma insistncia justa de ser, e apenas ser, pois inconseqente, por tudo estar a todos e a nenhum, pico pessoal que vivo em morrer.

Estado Irnico da Manh Quando se me acomete em despertar o malhumor natural das plidas manhs, nada me floreia, me abre ou se me afeta, tal uma certeza que norteia e domina cada firmeza minha que tanto me irremovvel: o pessimismo trgico, a esperana blica. Uma guerra sria, fator instransponvel que clida aquenta o nimo, at desrtica a alma, sem outra, que o corpo aperta. Seria melhor a desventura incerta... Pois que a certeza certa de ser incerta. De uma ironia irremovvel, indestrutvel. Sem restar risos sinceros, sinceridade das regras do jogo, um real fim risvel, discpulo do azar, mestre da falsidade, em desmanche das atrizes, cenrio, teatro. Enfim no haver simulacro, apenas lucidez de custico humor negro presente e safo aquando do cnico escrnio e acidez. E o riso, quando riso, por si s uma ironia, no mais que a seriedade irnica da ironia. Quando se me acomete em despertar o malhumor natural das plidas manhs, nada se me remove: fico e sei no que ter uma disposio natural e irnica de ser.

Arquitetortura Naquilo que comea, sua fundao, solo duro e memria como subsolo da imaginao. E disso a erguer um edifcio concreto, colunar projeo calculada do primeiro ao ltimo andar: qual concretude a sustentar mantm exato no espao o tempo pleno no ar? Edifcio funcional, nele habitam algumas vidas, outras dormem, sonhos num quintal, estrelar cobertura, tambm l participam. & ao sol, o alto pino edifcio, faz como novssimo relgio solar: matematicamente qualifica as horas a seu devido lugar: artifcio engenhado, arqui-tetado e tubulado, onde corre em suas veias metlicas o futuro que no vir. Em cobertura obtusa, ltimo andar, l seu ltimo & mximo projeto est, ele mesmo, arquiteto, em seu fiel espao arquitetado, grande tempo obrado, sem parar. Mas & quando em seu prprio edifcio o arquiteto ser ele-mesmo um intruso, ainda que a futurar prdio de si-mesmo, projeto de sua ltima hora, o agora que de si e da obra um soltar-se de obtusa cobertura, pleno projetar-se ao plano cho. - At que o tempo mais no. Onde inexata e rubra mancha escura seja a sombra do relgio-construo, onde seja marcada a hora da concluso de mxima obra de arquitetortura.

Se Eu No Morrer Que o ideal j est posto e todos o sabem, se isto certo ou no indiferena. Mas vos replicarei: - Se eu no morrer, me agrandarei! do sumo da pessoal mediocridade superior vos direi: extirpar a seiva nata e triunfal do que ignoro e suplantar os hipcritas e to-fadados e latentes, patentes de ser-me tal e qual Enorme, infinitamente enorme, da qual as plantas programticas me reificaram e reificam suplantadas elas sero, grandeloqentemente suplantadas; imperiosas, fatalmente. Se eu no morrer, vero: outonais declnios rumo ao rumo do qual falei: vertiginosa e ao cume do prumo blico e certo ela mensurvel hecatombe prtica de si ao sim. Sim! fruto de mim!, e o que no seria?, outra coisa seno altura rgida, de supra vida: ser o prprio Estado da arte principado principiante do ousado no: no, negar-te-ei em vida at que dela sntese ideal provir insistente, sinttica e ativa: vida longa vida at que dura tanto em ser-te ela intrusa dos fceis medocres to difcil ser medocre! Infiltrarei as fileiras inimigas - o mundo, o livro, a lei! Se eu no morrer... no morrerei viverei at que erigido grande Eu! vi, verei: o suplantamento conseqente do que em vida permita, eu que permearei a vida ela dominada, atraente enfim at que diga: Quem si ousar? E quanto de tudo sis? De tudo tudo at que tudo . O atroz, impaciente, impertinente intruso: - Sim, vos reclamarei! E a impiedosa dama clarividente: "J sei, j soube, saberei:

tu, impiedoso, assassino e intransigente por tudo lutar, por tudo morrer..." Morrerei? No! Triunfarei! Sob os escombros inimigos, uma guerra em vida, no h tempo de morrer, h tempo de homicdios declarados: - Vs!, gratos, miserveis e fracos! ressoem minha voz: ultrapassarei todo fado, todo fato, eu ento resplandecerei: de abrupta altura, indecente vos repetirei: se eu no morrer... - GRANDEZA! ...morrerei.

Anda mungkin juga menyukai