Anda di halaman 1dari 23

3

1. OBJETIVO A aplicar alguns conceitos vistos na primeira lei da termodinmica. Aplicar tambm conceitos de calorimetria e termoqumica. Determinar o de dissoluo de sais (NH 4Cl e NaOH) . Determinar o de neutralizao (entre um cido e uma base - HCl e NaOH)

2. INTRODUO Embora o Homem haja, provavelmente, falado de calor e de temperatura desde muito tempo como sendo a mesma coisa, somente no sculo XVIII que se fez a distino clara entre esses dois conceitos. No princpio, fazia apenas a distino entre quente e frio, j que experimentava sensaes trmicas diferentes com a presena ou com a ausncia, primeiro do sol e, depois do fogo, respectivamente. Na medida em que o homem entendeu a diferena entre Calor e Temperatura, passou tambm a desenvolver instrumentos para medir o calor, instrumentos esses denominados calormetros. As primeiras medidas da capacidade calorfica foram medies dos calores especficos, realizadas atravs do mtodo de mistura, no qual uma determinada quantia de uma substncia aquecida e de uma substncia fria (que era geralmente gua) era misturada. As temperaturas iniciais das substncias separadas e a temperatura final da mistura eram observadas. Neste relatrio iremos abordar conceitos da 1 lei da termodinmica, aplicar conceitos de calorimetria e termoqumica. Na parte experimental determinaremos a constante do calormetro, o de dissoluo de sais, tais como o (NH 4Cl e NaOH) e, o de neutralizao entre um cido e uma base - HCl e NaOH).

3. FUNDAMENTAO TERICA

3.1 O primeiro princpio da termodinmica O primeiro princpio da termodinmica enuncia que, nos sistemas isolados (um sistema est isolados quando limitado por paredes adiabticas, ou seja, quando no pode trocar energia por calor com a vizinhana), a quantidade total de energia constante ou, o que

equivalente, que a energia total do universo (sistema mais meio exterior) constante. Isto significa que, quando num sistema isolado ocorre uma reao qumica e a temperatura do sistema aumenta, ter de se admitir que a energia interna dos produtos inferior dos reagentes e que a diferena (U) corresponde ao calor libertado(que explica a subida de temperatura).

3.2 Termoqumica o estudo do calor produzido ou consumido nas reaes qumicas. um ramo da termodinmica, pois o vaso da reao e seu contedo constituem um sistema, e as reaes qumicas provocam trocas de energia entre o seu sistema e suas vizinhanas. Assim, podemos usar a calorimetria para medir o calor produzido ou absorvido numa reao e identificar como a variao de energia interna (se a reao ocorrer a volume constante) ou como variao de entalpia (se a reao ocorrer presso constante). Inversamente, se (U) ou (H) forem conhecidas para certa reao, ser possvel calcular a quantidade de energia (na forma de calor) que a reao pode produzir. Um processo que libera calor para as vizinhanas (aquecendo-as) exotrmico, e outro que absorve calor (resfriando as vizinhanas) endotrmico. Como a liberao de calor corresponde diminuio da entalpia de um sistema (a presso constante), podemos dizer que num processo exotrmico a presso constante . Inversamente, uma vez que a absoro de calor provoca a elevao de entalpia do sistema, num processo endotrmico presso constante temos 3.3 Entalpia A variao de entalpia depende de vrios fatores tais como: estado de agregao dos componentes (slido, lquido ou gasoso), da presso e temperatura e da natureza da natureza da transformao. Dado a entalpia depender do estado de agregao das substancia, conveniente definir estados padres. O estado padro de uma substancia, numa certa temperatura, o da substancia na sua forma pura sob presso de 1 bar. Para os slidos, o estado padro a sua forma mais estvel, a 1 bar e temperatura especificada. Para os lquidos, o estado padro a forma mais estvel a 1 bar e temperatura especificada. .

Para os gases, o estado padro o gs a 1 bar. Considera-se geralmente a temperatura padro de 25 C, ou 298.15 K. A variao de entalpia padro, H, corresponde variao de entalpia num processo em que todas as substncias envolvidas se encontram no respectivo estado padro, no estado inicial e no estado final. 3.4 Calorimetria Calorimetria a medida do calor liberado ou absorvido numa transformao. O aparelho utilizado nessa medida o calormetro, um dos mais simples deles, o calormetro de gua. Quando uma transformao ocorre no interior de um calormetro de gua, a gua que ele contm sofre aquecimento ou resfriamento. Cabe mencionar que no se pode medir diretamente o calor, entretanto, sabe-se que quando um corpo recebe calor sua temperatura aumenta. Sob certas condies, medindo a variao de temperatura (T) podemos medir indiretamente a quantidade de calor (Q) envolvida numa transformao. Define-se capacidade trmica (C) de um corpo justamente como sendo a relao entre Q e T. , pode-se mostrar experimentalmente que a capacidade trmica (C) de um corpo depende da sua massa (m). Se dividirmos C por m, obtemos o que definimos como sendo o calor especifico (c) da substancia da qual ele composto.

Substituindo essa expresso na de cima, obtemos.


(1)

Medindo-se a elevao ou abaixamento da temperatura dessa massa de gua, possvel calcular a quantidade de calor liberada ou absorvida na transformao atravs da expresso acima citada onde: (1) Q = quantidade de calor liberado ou absorvido (J ou cal), m = massa da substncia (g), c = calor especfico da substncia (J/g C ou cal/g C) e t = variao de temperatura. Em laboratrio, os experimentos de calorimetria em geral so realizados em calormetros.

Capacidade Calorfica ou Equivalente em gua do Calormetro Esta determinao necessria porque o calormetro troca calor com o sistema que est sendo investigado no seu interior. Este processo denominado de calibrao. A calibrao feita pela mistura, no interior do calormetro, de quantidades conhecidas de gua fria e quente. Entalpia (ou calor) de Dissoluo de hidrxido de sdio em gua Ao se dissolver uma substncia em gua, ou em outro solvente, pode ocorrer liberao ou absoro de calor. As bases inicas so substncias que em gua se dissociam em seus ons correspondentes e esta dissociao ocorre com liberao de calor. Entalpia (ou calor) de Neutralizao de um cido forte e uma base forte Os cidos fortes e as bases fortes em soluo diluda esto praticamente 100% ionizados e dissociados em seus respectivos ons e, na reao de neutralizao entre eles, a nica reao que ocorre a equacionada abaixo. Como consequncia, a H de neutralizao entre cidos fortes e bases fortes constante e seu valor 57,8 kJ por mol de gua formada. H de neutralizao a variao de entalpia da neutralizao de 1mol de ons H+ (aq) por 1mol de ons OH-(aq). Os calormetros so recipientes com paredes formadas por materiais isolantes trmicos.

4. DETERMINAO DA CONSTANTE DO CALORMETRO 4.1 MATERIAIS Becker; Bico de Bunsen; Calormetro; Termmetro; Proveta de 50 ml; Fita adesiva; Papel higinico; 4.2 REAGENTES gua destilada;

4.3 PROCEDIMENTO O calormetro usado foi adaptado a partir de um copo de isopor, que funciona como um frasco Dewar, conforme a figura abaixo:

Figura 1

Montou-se o calormetro e testou-se como abrir e fechar, tomando cuidado para no quebrar o termmetro. Precisou-se enrolar um pequeno pedao de papel higinico no termmetro e prender com fita adesiva para que ele ficasse suspenso na soluo de modo que no tocasse o fundo do copo de isopor e assim evitando tambm a sada de calor. Em seguida, mediu-se a temperatura do calormetro vazio (Tcal, v = 29,5 C). Providenciou-se cerca de 50 ml de gua fria cuja temperatura era (TH2O, f = 27,0 C) e colocou-se dentro do calormetro. Em seguida ambientou-se uma proveta com gua quente, onde medimos 50 ml de gua quente cuja temperatura era (TH2O,
q

= 44,0 C) e adicionou-se dentro do calormetro. Com o

termmetro adaptado a tampa do calormetro, fechou-o imediatamente e agitou-se a mistura e anotou-se a temperatura a cada 30 segundos at atingir o equilbrio trmico onde a temperatura constatada foi de Teq. = 35,0 C.

5. DETERMINA DO H DE DISSOLUO 5.1 MATERIAIS Calormetro; Proveta; Esptula; Becker; Balana analtica; 5.2 REAGENTES gua destilada; Hidrxido de sdio P.A.; Cloreto de amnio P.A.;

5.3 PROCEDIMENTO

Novamente o calormetro usado foi adaptado a partir de um copo de isopor, que funciona como um frasco Dewar, conforme a figura abaixo:

Figura 2 Montou-se o calormetro e testou-se como abrir e fechar, tomando cuidado para no quebrar o termmetro. Precisou-se enrolar um pequeno pedao de papel higinico no termmetro e prender com fita adesiva para que ele ficasse suspenso na soluo de modo que no tocasse o fundo do copo de isopor e assim evitando tambm a sada de calor. Em seguida mediu-se a temperatura do calormetro vazio (Tcal, v = 29,0 C). Pesou-se 5,39 g de NH4Cl considerando concentrao final de 1,0 mol.L-1 em um volume de 100 ml de gua destilada. Usando uma proveta ambientada com gua a temperatura ambiente, mediu-se 100 ml de gua destilada cuja temperatura era: (T H2O, F = 27,0 C). Transferiu-se esta gua para o calormetro. Rapidamente, adicionou-se o sal, tampou-se e agitou-se constantemente. Anotou-se a temperatura a cada 30 segundos at atingir o equilbrio trmico onde a temperatura constatada foi de Teq. = 24,0 C. Descartou-se a soluo e lavou-se o calormetro para ser usado novamente. Mediu-se a temperatura do calormetro vazio ((Tcal,
v

= 23,0 C). Pesou-se 4,0133 g de NaOH

considerando concentrao final de 1,0 mol.L-1 em um volume de 100 ml de gua destilada. Usando uma proveta ambientada com gua a temperatura ambiente, mediu-se 100 ml de gua destilada cuja temperatura era: (T H2O, F = 27,0 C). Transferiu-se esta gua para o calormetro. Rapidamente, adicionou-se o base, tampou-se e agitou-se constantemente. Anotou-se a temperatura a cada 30 segundos at atingir o equilbrio trmico onde a temperatura constatada foi de Teq. = 35,0 C.

10

6. DETERMINAO DO H DE NEUTRALIZAO 6.1 MATERIAIS Calormetro; Becker; Termmetro; Proveta; 6.2 REAGENTES Hidrxido de sdio; cido Clordrico; Termmetro;

6.3 PROCEDIMENTO Novamente o calormetro usado foi adaptado a partir de um copo de isopor, que funciona como um frasco Dewar, conforme a figura abaixo:

Figura 3

11

Montou-se o calormetro e testou-se como abrir e fechar, tomando cuidado para no quebrar o termmetro. Em seguida mediu-se a temperatura do calormetro vazio (T cal, v = 25,0 C). Em seguida mediu-se a temperatura de 50 ml de soluo de hidrxido de sdio (27,0C), mediu-se tambm a temperatura de 50 ml de soluo de cido clordrico (27,5C). Logo aps transferiu-se a soluo de cido clordrico e hidrxido sdio para o calormetro fechando-o imediatamente, agitou-se e mediu-se a temperatura de equilbrio (Teq = 34C).

7. RESULTADOS E DISCUSSES

7.1 DETERMINAO DA CONSTANTE DO CALORMETRO Na tabela abaixo esto os dados obtidos para a determinao da constante C. Temperatura inicial no calormetro vazio Temperatura da gua fria Temperatura da gua quente Volume da gua fria Volume da gua quente Temperatura de equilbrio Densidade da gua a 44,0C Densidade da gua a 27,0 C Calor especfico da gua 29,5C 27,0C 44,0C 50 mL 50 mL 35C 0,99063 g.cm-3 0,9965166 g.cm-3 4, 18 J.K-1.g-1

Com base na tabela acima, podemos efetuar os seguintes clculos: Clculo da massa de gua fria: A densidade da gua (d) 27,0 C 0,9965166 g.cm-3. Com isso calculamos a massa de gua fria de acordo com a expresso:

Substituindo os dados na expresso, tem-se:

12

mH 2 O , f = d . v mH 2 O , f = 0,9965166 g . cm 3 .0, 05 L mH 2 O , f = 0, 04982 g. cm3 . L mH 2 O , f mH 2 O , f 106 cm3 1m3 1m3 3 = 49825,8 g . m . L 1000 L = 49,82 g , para a gua fria temos:

Sabendo que TH 2 O , f = Tequilbrio Tinicial TH 2 O , f = 308,15 K 300,15 K TH 2 O , f = 8 K Logo: qH 2 O , f = mH 2 O , f . CH 2 O . TH 2O , f qH 2 O , f = 49,82 g.4,18 JK 1 g 1.8 K qH 2 O , f = +1665,98 J Clculo da massa de gua quente:

A densidade da gua (d) 44,0 C 0,99063 g.cm-3. Com isso pode-se calcular a massa de gua quente de acordo com a expresso:

Substituindo os dados obtidos na expresso, tem-se: mH 2 O , q = d . v mH 2 O , q = 0,99063 g . cm 3 .0, 05 L mH 2 O , q = 0, 04953 g . cm 3 . L mH 2 O , q mH 2 O , q 106 cm3 1m3 1m3 = 49531,5 g. m 3 . L 1000 L = 49,53 g

13

Sabendo que TH 2 O , q = Tequilbrio Tinicial TH 2 O , q = 308,15 K 317,15 K TH 2 O , q = 9 K Logo: qH 2 O , q = mH 2 O , f . CH 2 O . TH 2O , f qH 2 O , q = 49,53 g.4,18 JK 1 g 1. 9 K qH 2 O , q = 1863,31 J

, para a gua quente temos:

Como a soma algbrica dos calores trocados (recebidos e cedidos) igual zero, obtm-se a expresso:

E isolando

, tem-se:

Substituindo os valores de q j encontrados, temos: q cal = 1665,98 J + 1863,3 J q cal = +197,33 J Calculou-se a variao de temperatura do calormetro sabendo-se que

, logo: Tcalormetro = Tequilbrio Tinicial do calormetr o Tcalormetro = 308,15 K 302, 65 K Tcalormetro = 5,5 K De acordo com a expresso fica: e isolando a constante do calormetro C a expresso

14

Substituindo-se os valores encontrados, tem-se: Ccal = +197,32 J 5,5K

Ccal = 35,87 JK 1

7.2 DETERMINAO DO H DE DISSOLUO DO NH4Cl Na tabela abaixo esto os dados obtidos para a determinao do H de dissoluo do NH4CL. Volume de gua Massa de NH4Cl Concentrao Molar de NH4Cl Temperatura inicial da gua Temperatura de equilbrio Densidade da soluo Densidade da gua a 27,0C Temperatura do calormetro vazio Constante do calormetro Calor especfico da soluo Calor especfico da gua 100 mL 5,39 g 1,0 mol. L-1 27,0C 24,0C 0,9965166 g.cm-3 29,0 C 35,87 J. K-1 4,18 J.K-1.g-1

De acordo com a reao de dissoluo de NH4Cl, tem-se:

Efetuou-se os clculos para sabermos a massa de NH4Cl necessria para obtermos uma soluo de 100 ml cuja molaridade era de 1,0 mol.L-1. Logo: M= m PM .V

m = M .PM .V m = 1, 0mol.L1.53,5 g .mol1 .0,1L m = 5,35 g

15

Porm pesou-se 5,39 g, onde houve um pequeno aumento na molaridade. Utilizando a frmula da densidade calculamos a massa do solvente.

msolvente = d .v msolvente = 0,9965166 g.cm 3 . 0,1 L msolvente = 0,09965166 g.cm 3 L 106 cm3 1m3

msolvente = 99651,66 g.L.m3 msolvente = 99,65 g

1m3 1000 L

Com este dado calculamos a massa da soluo. msoluo = msolvente + msoluto msoluo = 99,65 g + 5,39 g msoluo = 105,04 g Em seguida, calculamos a variao de temperatura da soluo onde: . Logo: Tsoluo = 297,15 K 300,15 K Tsoluo = -3 K Com os dados obtidos, calculamos o calor da soluo, utilizando a frmula abaixo. qsoluo = msoluo .Cesp .da soluo .Tsoluo Logo:

16

qsoluo = 105,04 g . 4,18 J . K -1. g qsoluo = - 1317,20 J

-1

. -3 K

Calculou-se a variao de temperatura do calormetro, onde: Tcal = Tequilbrio Tinicial do calormetro Tcal = 297,15 K 302,15 K Tcal = - 5 K Utilizando-se a constante do calormetro encontrado, foi calculado o calor do calormetro utilizando a frmula:

Onde: qcal = Ccal . Tcal qcal = 35,87 J . K qcal = -179,35 J Como a soma algbrica dos calores trocados (recebidos e cedidos) igual a zero, obtm-se a expresso: qdissoluo + qsoluo + qcalormetro = 0 qdissoluo = qsoluo qcalormetro qdissoluo = - (-1317,20 J )- (-179,35 J ) qdissoluo = +1496,55 J O nmero de mols foi calculado da seguinte forma:
-1

.5 K

17

n=

m PM 5,39 g 53,5 g .mol 1

n=

n = 0,100 mol Logo o H de dissoluo do NH4Cl pode ser calculado da seguinte forma: H = qdissoluo n +1496, 55 J 0,100mol

H =

H = +14965, 5 J .mol 1

7.3 DETERMINAO DO H DE DISSOLUO DO NaOH Na tabela abaixo esto os dados obtidos para a determinao do H de dissoluo do NaOH. Volume de gua Massa de NaOH Concentrao Molar de NaOH Temperatura inicial da gua Temperatura de equilbrio Densidade da soluo Densidade da gua a 27,0C Temperatura do calormetro vazio Constante do calormetro Calor especfico da soluo Calor especfico da gua 100 mL 3, 8929 g 1,0 mol. L-1 27,0C 35,0C 0,9965166 g.cm-3 23,0 C 35,87 J. K-1 4,18 J.K-1.g-1

De acordo com a reao de dissoluo de NaOH, tem-se:

Efetuou-se os clculos para sabermos a massa de NaOH necessria para obtermos uma soluo de 100 mL cuja molaridade era de 1,0 mol.L-1.

18

M=

m PM .V

m = M .PM .V m = 1, 0mol.L1.40, 01g .mol1 .0,1L m = 4, 001g Logo, a massa pesada foi 4,0133 g onde houve um pequeno aumento na molaridade. Utilizando-se de uma regra de trs, obtivemos a pureza do NaOH. 4,0133 g 100 % X 97 %

X = 3,8929 g Utilizando a frmula da densidade calculamos a massa do solvente.

msolvente = d .v msolvente = 0,9965166 g.cm 3 . 0,1 L msolvente = 0,09965166 g.cm 3 L 106 cm3 1m3

msolvente = 99651,66 g.L.m3 msolvente = 99,65 g

1m3 1000 L

Com este dado calculamos a massa da soluo. msoluo = msolvente + msoluto msoluo = 99,65 g + 3,8929 g msoluo = 103,54 g

19

Em seguida, calculamos a variao de temperatura da soluo onde: . Logo: Tsoluo = 308,15 K 300,15 K Tsoluo = 8 K Com os dados obtidos, calculamos o calor da soluo, de acordo com a frmula: qsoluo = msoluo .Cesp .da soluo .Tsoluo Logo: qsoluo = 103,54 g . 4,18 J . K -1. g qsoluo = +3462,3 J Calculamos a variao de temperatura do calormetro, onde: Tcal = Tequilbrio Tinicial do calormetro Tcal = 308,15 K 296,15 K Tcal = 12 K Utilizando-se a constante do calormetro encontrado, foi possvel calcular o calor do calormetro utilizando a seguinte frmula:
-1

.8 K

Onde: qcal = Ccal . Tcal qcal = 35,87 J . K


-1

. 12 K

20

qcal = 430,44 J Como a soma algbrica dos calores trocados (recebidos e cedidos) igual a zero, obtm-se a expresso: qdissoluo + qsoluo + qcalormetro = 0 qdissoluo = qsoluo qcalormetro qdissoluo = - (+3462,37 J )- (430,44 J ) qdissoluo = -3892,81 J O nmero de mols foi calculado da seguinte forma: n= m PM 3,8929 g 40, 01g.mol 1

n=

n = 0, 097 mol Logo o H de dissoluo do NaOH pode ser calculado da seguinte forma: H = qdissoluo n 3892,81J 0, 097 mol

H =

H = 40132, 06 J .mol 1

7.4 DETERMINAO DO H DE NEUTRALIZAO Na tabela abaixo esto os dados obtidos para a determinao do H de neutralizao do NaOH e HCl.

21

Concentrao Molar de NaOH Volume de NaOH Temperatura da soluo de NaOH Concentrao Molar de HCl Volume de HCl Temperatura da soluo de HCl Temperatura do calormetro vazio Temperatura final (equilbrio) Calor especfico da soluo Calor especfico da gua Densidade da gua 27 C Densidade da gua 27,5C Constante do calormetro

0,8976 mol. L-1 50 mL 27,0C 1,1040 mol. L-1 50 mL 27,5C 25C 34C 4, 1828 J.K-1.g-1 0,9965166 g.cm-3 0,9963780 g.cm-3 35,87 J.K-1.

De acordo com a reao de neutralizao do NaOH e HCl, tem-se:

Sabendo-se o volume e a molaridade possvel encontrar o nmero de mols de NaOH, como segue a equao:

Considerando uma aproximao da molaridade da soluo de NaOH igual a 0,08976 mol.L-1, encontrou-se a massa do hidrxido de sdio: n = 0,8976 mol.L1 0, 05L n = 0, 04488 mol m n= PM mNaOH = PM . n mNaOH = 40, 01g .0, 04488mol mNaOH = 1, 7956 g .mol Calculou-se a massa do solvente atravs da seguinte frmula:

msolvente = d .v msolvente = 0,9965166 g.cm 3 . 0,05 L

22

msolvente = 0,04982 g.cm 3 L

106 cm3 1m3 1m3 1000 L

msolvente = 49825,8 g.L.m3 msolvente = 49,82 g de gua

Logo a massa da soluo de hidrxido de sdio ser msoluo = msolvente + msoluto msoluo = 49,82 g + 1,7956 g msoluo = 51,6156 g Sabendo-se o volume e a molaridade possvel encontrar o nmero de mols de HCL, como segue a equao:

Considerando uma aproximao da molaridade da soluo de HCL igual a 1,1040 mol.L-1, encontrou-se a massa de cido clordrico. Substituindo os valores, tem-se: n = 1,1040 mol.L1 0, 05 L n = 0, 0552 mol m n= PM mHCL = PM . n mHCL = 36,5 g .0, 0552mol mHCL = 2, 0148 g.mol Calculou-se a massa do solvente atravs da seguinte frmula:

msolvente = d .v

23

msolvente = 0,9963780 g.cm 3 . 0,05 L msolvente = 0,04981 g.cm 3 L 106 cm3 1m3 1m3 1000 L

msolvente = 49818,9 g.L.m3

msolvente = 49,8189 g de gua Logo a massa da soluo de cido clordrico ser msoluo = msolvente + msoluto msoluo = 49,8189 g + 2,0148 g msoluo = 51,8337 g Obtendo a massa da soluo, o calor especfico da soluo considerada prxima da gua e as temperaturas convertidas em Kelvin, podemos calcular , com a expresso:

Logo a variao de temperatura foi calculada: Tsoluo = Tequilbrio Tinicial Tsoluo = 307,15 K 298,15 K Tsoluo = 9 K E calculou-se tambm a massa da soluo. msoluo = msol .NaOH + msol .HCL msoluo = 51, 6156 g + 51,8337 g msoluo = 103, 44 g Substituindo na frmula, obtemos:

24

qsoluo = 103, 44 g.4,18 JKg 1.9 K qsoluo = 3891, 41 J O calor do calormetro foi calculado atravs da frmula: qcal = Ccal . Tcal qcal = 35,87 J . K qcal = 322,83 J Como a soma algbrica dos calores trocados (recebidos e cedidos) igual zero, obtm-se a expresso: qneutralizao + qcalormetro + qsoluo = 0 E isolando , tem-se: qneutralizao = qcalormetro qsoluo Substituindo os valores temos: qneutralizao = (322,83J ) (3891, 41J ) qneutralizao = 4214, 24 J Logo, o calor , igual variao de entalpia da reao, H, onde o n igual ao reagente limitante da reao, no caso o HCl: H neutralizao = 4214, 24 J .mol 1
-1

. 9K

25

8. Concluso Nesse experimento foi possvel encontrar os valores da constante do calormetro, alm do de neutralizao da soluo de hidrxido de sdio e cido clordrico e o de dissoluo do hidrxido de sdio e cloreto de amnio. Porm, no se determinou valores exatos, devido ineficincia do calormetro usado, pois o mesmo estava desgastado. Outro fator que poderia ter contribudo para a no exatido dos clculos a manipulao do sistema e/ou prtica de modo desorganizado.

9. Bibliografia ATKINS, Peter. W; PAULA, de Julio. Fsico- Qumica. 8 edio. Rio de Janeiro-RJ: LTC, 2008. Universidade Federal de Santa Maria. Grupo de Ensino de Fsica. <http://www.ufsm.br/gef/Calor/calor02.pdf >. Acesso em 22 de junho: 2011. BASSALO, J. M. Fillardo. A Crnica do Calor- Calorimetria- Revista Brasileira de Ensino de Fsica. Vol. 14, 1992. Disponvel em: < http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol14a06.pdf >. Acesso em 22 de junho: 2011. TAVARES, Guilherme W; PRADO, Alexandre G. S. Calormetro de Gelo. Quim. Nova, Vol. 33, N. 9, 1987-1990, 2010. Disponvel em: < http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2010/vol33n9/29-ED09749.pdf >. Acesso em 22 de junho: 2011. FONTES. Rui. Notas de Termodinmica Qumica e Calorimetria. Disponvel em: <http://users.med.up.pt/ruifonte/PDFs/PDFs_arquivados_anos_anteriores/20052006/Notas_de_termodinamica_quimica_e_calorimetria.pdf >. Acesso em 22 de junho: 2011. Disponvel em: < http://ccmm.fc.ul.pt/vnunes/ensino/TQ_Cap3.pdf >. Acesso em 22 de junho; 2011. Disponvel em:

Anda mungkin juga menyukai