Anda di halaman 1dari 7

Lio 2 A ao das trevas na famlia

Texto bblico: Joo 10.10


Nessa passagem, Jesus fala a respeito das ovelhas, do past or, do ladro e dos salteadores. Pode ser aplicada a Satans e seus demnios, mas tambm a homens inescrupulosos que fingem ser o que no so. O fato das ovelhas passarem longo tempo com o pastor fazia com que elas acostumassem a sua voz e o seguissem, mesmo quando outros que no era m o pastor estavam por perto. O crente que tem intimidade com Deus por meio da orao e devocional diria, dificilmente ser levado por outras vozes...

Meditao diria
Quarta Repudiem as obras da carne (Gl 5.19-21) Quinta - Andem no Esprito (Gl 5.22 -23) Sexta Em novidade de vida (Ef 4.24; I Ts 3.13) Sbado Sem mcula (I Jo 1.9) Domingo Resistindo ao Diabo (Tg 4.17; I Pe 5.8) Segunda - Com as armas do Senhor (Hb 11; Ef 6.10 -18)

Introduo
Em toda guerra algum sai vitorioso e algum sai perdendo. O caminho da vitria est em conhecer o inimigo, suas armas e saber como se defender de seus ataques. Quem conhece o inimigo e sua s formas de ao tem grandes chances de sair vitorioso. Embora em uma ou outra luta eventualmente possa ser ferido, no ser morto. Esse estudo visa conhecer o adversrio, suas aes e as formas de defesa que dispomos. Que Deus nos abenoe e nos faa crescer um pouco mais na sua graa e no seu conhecimento.

I. Identificando o adversrio
1. Sua Origem - O inimigo espiritual (Ef 6.12); Satans e seus demnios (anjos cados) foram criados por Deus, assim como eu e voc, para o louvor de sua glria (catecismo de Westminster Pergunta 1). Porm, intentos malignos perverteram seus coraes e eles foram destitudo s de sua glria e banidos da

presena de Deus (Is 14.12-15; Ez 28.11-19), para a terra (J 1.6-7; Lc 10.18), onde praticam o mal, at serem lanados no inferno no juzo . 2. Seu poder - O inimigo possui poder delegado e limitado. Porm, com a permisso de Deus, ele consegue at manipular a natureza para concretizar seus intentos (J 1.8 2.7). O nico que detm todo poder Deus (Gn 1.1; Sl 89.8-18; Mc 1.27, 3.11). Vale ressaltar que o poder da igreja tambm delegado (Mt 10.1; Mc 10.19; Lc 24.47-49), delegado por Deus pelo se Esprito. 3. Seus nomes A bblia usa pelo menos treze nomes diferentes para a mesma pessoa (Gn 3.1; Ap 20.2; Ap 12.10; Mt 4.3; I Ts 3.5; Mt 13.19,38; Jo 8.44; Mt 12.24; Ef 2.12, 6.12), mas vamos nos deter nos mais significativos: A. Satans - Vem do hebraico Satan, que significa adversrio, dando idia de oposio justificada ou no (Nm 22.22; I Sm 29.4; I Cr 21.1; J 1.7; Zc 3.1; II Co 11.14; Ap 20.2). B. Diabo Vem do grego, pela septuaginta, diabolo trazendo a idia de caluniador e acusador. No plural dibolos ou diablous usado, no Novo Testamento, sempre e s como adjetivo qualificativo de seres humanos como maldizentes ou caluniadores (I Tm 3.11; II Tm 3.3; Tt 2.3). Outro termo neotestamentrio antidikos que no grego se aplica a algum que se engaja em controvrsia judicial, dentro das formalidades de um processo legal (Mt. 5.25; Lc 12.58; 18.3); o promotor pblico ou advogado de acusao num processo criminal. 4. Seu papel - fazer o homem se voltar contra Deus, induzindo-o ao erro (Gn 3.1-4, 14-19) e tentar fazer Deus se voltar contra o homem, por meio de acusaes fundamentadas ou no (J 1 e 2). Porm, e uma das funes de Cristo* defend-lo (Ap 12.10 Cf I Jo 2.1).
*Figura do defensor na cultura Greco-romana, pois se o advogado de acusao conseguisse estabelecer a culpabilidade do ru, junto ao juiz, a pena imputada ao ru era igualmente imputada ao advogado de defesa. Por isso, o advogado s defendia inocente. Diante de Deus, caso voc seja culpado, o recurso admitir por meio da confisso, pedindo perdo.

Disseminar falsas doutrinas pelo mundo, tentando assim afastar a criatura do criador (I Tm 4.1). 5. Seus auxiliares So os demnios. O termo demnio originalmente designava espritos, deuses e semideuses pagos, tanto bons quanto maus. este o termo usado em Atos 17.18, por pessoas que viam em Paulo um pregador de deuses (demnios) estranhos; Paulo nesse texto prega Jesus, Seria Jesus um demnio?

Foi o monotesmo rgido do Judeu que deu ao termo a conotao negativa, passando ento a ser usado para indicar divindades ou seres sobrenaturais do paganismo. Vejamos Dt 32.17, onde Shedins deuses (do paganismo) so traduzidos como demnios. O mesmo ocorre tambm em I Co 10.20-21, pois na viso neotestamentria, demnios so anjos cados. Tudo o que se pode dizer sobre demnios, encontra -se no Novo Testamento, pois no Antigo Testamento as referncias so escassas e imprecisas.

II. Identificando Suas aes


As aes do Diabo na vida do homem tm um objetivo trplice matar, roubar e destruir, mas como ele consegue isso? 1. Induzindo ao erro para induzir Eva ao erro Satans subtraiu a palavra de Deus (Gn 3.1 Cf 2.16), o eco chegou aos ouvidos de Eva gerando desconfiana na palavra de Deus . O ataque individual gera prejuzo a coletividade, pois quando um membro da famlia sofre, todos sofrem (famlia e parentes). O erro faz com que deixemos de andar nas obras do Esprito e passemos andar nas obras da carne (Gl 5.16-25), que resultam em dor, sofrimento e morte. 2. Dividindo para conquistar Jesus disse: Todo o reino dividido contra si mesmo devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma no subsistir. (Mt 12.25) A realidade de muitas famlias hoje : ilha familiar. Para Satans a situao ideal, pois dividindo fica mais fcil conquistar. O fenmeno das ilhas familiares tem enfraquecido o alicerce familiar ( Amor, respeito mtuo e obedincia), resultado as obras da carne sobrepem s obras do esprito (Gl 5.19-24). Essa diviso comeou no den, quando aps o pecado passou a existir dois grupos: o das trevas e o da luz. Antagnicos em si, se degladiam atravs dos sculos. A vitria da luz certa, mas as trevas lutaro, e nessa luta pessoas saem feridas ou mortas. 3. Pelas portas que o homem abre Todo ao que no est em conformidade com os mandamentos de Deus pecado e todo pecado abre portas. Essas portas podem ser abertas por ns ou por outros. Quando aberta por outros, somos atingidos pelo que chamaremos efeit o cascata. Satans no tem poder, todo poder delegado e limitado por Deus. Mas, como ele consegue essa permisso de Deus para agir na vida do homem ? Atravs das portas abertas e pela vontade de Deus (I Sm 16.14; J 1,2; II Co 12.7).

Veja algumas portas que o homem tem aberto: A. Vcios outra forma de atuao das trevas nas famlias, destruindo -a moralmente, afetivamente e financeiramente. Entre os principais vcios modernos destacamos: drogas, lcool, jogos de azar e pornografia. Famlias felizes foram destrudas por um ou mais vcios combinados. B. Ocultismo nas suas vrias manifestaes outra porta aberta aos demnios e permitem sua atuao (Dt 18.14; Lv 20.27). lamentvel como o que move muitos crentes hoje o desejo de saber o futuro, o qual pertence a Deus (Mt 6.34). Nesse desejo ao invs de ir igreja para adorar a Deus, vo em busca de viso e profecia. Os espritos malignos podem se aproveitar para lanar confuso no corao desse(a) irmo(), pois o Diabo tambm revela. C. Perverses sexuais Caracterizadas pela lascvia *, homossexualismo (Rm 1.26-28), bissexualismo, adultrio, e outros prazeres sexuais , resultado de uma mente cauterizada e sem Deus . TV, Revista e Jornais tm potencializado isso e sido um poderoso instrumento do diabo para a destruio das famlias (I Pe 1.16). O diabo quer apagar o homem espiritual e ascender o homem carnal (I Co 2.14-16). Vemos hoje um grande numero de pessoas presa s por crimes sexuais que vo de estupros pedofilia.
* Lasciva (dicionrio Aurlio): Sensualidade; lbrica; desregrado (Devasso, libertino); libidinagem (Relativo ao prazer sexual, ou que o sugere; voluptuoso, Que procura constantemente e sem pudor satisfaes sexuais); Luxria. *Lascvia na igreja e no trabalho - roupas inadequadas aos servos do Eterno (saia curta, cala justa, vestido com decote...), tais roupas estimulam a cobia, tecem fantasias... *Lascvia no lar Desejo e prtica de atos sexuais contrrios as escrituras (Ef 5.3; I Ts 4.4,5,7).

D. Fofoca, Calnia e Difamao Nesse lao o diabo apanha pessoas mpias (sem Deus) e crentes (Que acham que tem Deus...) . Essa armadilha destri pessoas, famlias, amizades... E leva para o inferno (Ap 22. 14-15). A palavra hebraica para fofoqueiro refere -se a algum que descobre um segredo de algum e sai de casa em casa espalhando (Rm 1.29-32); tal prtica abre portas tanto para quem faz quanto para quem consente. Hoje, dentro da igreja tal prtica comum, mas deveramos observar Tg 1.26-27. Caluniar inventar sobre algum mentiras; enquanto difamar falar sobre fato verdadeiro ou fantasioso, visando denegrir a imagem de algum . Deus condena ambas as prticas (Sl 101.1-8) e quem as pratica abre portas pa ra Satans e seus demnios.

4. Pela Possesso - Mc 5.1-15 Narra possesso de um homem que aps algum tempo perdeu a famlia, os amigos... Tudo. Sendo reduzido a um mendigo que se alimentava de carne humana. Jesus o libertou aps expulsar a legio. Outra situao de possesso registrada em Lucas 4.36. A possesso caracterizada pelo controle do Diabo sobre a mente do indivduo. Sob controle o indivduo conduzido a realizar atos, tomar atitudes que normalmente no faria ou tomaria. Depois de cortada a ligao, o indivduo volta realidade atordoado e muitas vezes sem conhec imento dos atos praticados. Muitos cavalos em terreiros, uma vez possessos fazem coisas que desafiam a lgica e a compreenso, como por exemplo: ingerirem vrias garrafas de aguardente e no ficarem bbadas ou com cheiro de lcool em sua boca... 5. Pela Opresso - Lc 6.18 Narra uma opresso. Na opresso o indivduo passa a ver, ouvir, sentir coisas como se estas fossem reais. Exemplo: uma mulher alugou uma casa e aps um tempo passou a ouviu barulhos como se fossem passos em sua varanda. Assustada, olhou pela janela e viu um homem em p. Dias depois encontrando pessoas ligadas a famlia que alugou a casa para eles, ela comenta o assunto e descreve com exatido o antigo proprietrio, falecido poca. Tempos depois a porta com o portal se soltou e foi projetado para dentro do imvel. Antigos pactos feitos ali davam legalidade ao diabo de reivindicar aquele espao para si. A cura vem pela quebra dos pactos. A opresso pode atuar sobre indivduos provocando distrbios (contendas), perdas materiais pela quebra de utenslios domsticos... Mas, a principal finalidade da opresso infundir medo no indivduo e na famlia. Como se livrar: ore constantemente, leia as escrituras diariamente e destrua as pontes com o passado. Se o obsedado no tem foras para libertar -se, seja voc forte por ele e o ame incondicionalmente, lembrando sempre que Jesus veio para libertar os cativos (Is 61.1-3). 6. Provocando doenas fsicas - Mc 9. 17-29; Lc 13.11-13; At 8.7 Narram doenas fsicas provocadas pelo diabo e seus demnios e como a ao de Jesus e da igreja foram decisivas para libertar essas vidas. Vale salientar que nem todas as doenas so causadas por demnios, algumas so orgnicas resultantes de predisposies ou excessos (Mc 5.2534); outras tm sua raiz no pecado, exemplo: HIV, Sfilis... (Mt 9.6), enquanto outras so para glria de Deus, infundindo f ( Mc 5.21-23, 35-43; Jo 9.1-7).

7. Maldio hereditria Devemos entender com maldio hereditria as aes humanas potencializadas pelas trevas; no doamos demnios a nossos filhos da mesma forma que doamos caractersticas genticas. Exemplo para melhor entendimento: um pai que possui o vcio do alcoolismo e ingere bebida na frente dos filhos ou os leva para bares e botequins, pode transmitir o alcoolismo para seus filhos e essa predisposio pode ser sim potencializada pelas trevas. Vale pena ressaltar que nem tudo que acontece na vida dos indivduos ou das famlias est ligado ao Diabo, o arbtrio humano e a sua natureza cada, s vezes, os coloca em situaes vexatri as e/ou cria lao de morte na vida do indivduo e de sua famlia. 8. Palavras proferidas por algum que detm poder sobre outrem A bblia diz que com a boca que exaltamos a Deus amaldioamos o homem, criado a sua imagem e semelhana. Afirma ainda que isso no convm, e que da mesma fonte no deve proceder beno e maldio. O poder da palavra: Mt 21.17-22 O texto enfoca os dois aspectos da palavra. Outro texto: Pv 18.21. Outro aspecto importante a palavra proferida em relao a ns mesmos: sou fraco, no vou conseguir, no vai dar certo, sou incapaz...

III. Defendendo-se de seus ataques


II Co 10.4 Porque as armas da nossa milcia no so carnais, mas sim poderosas em Deus para destruio das fortalezas; De que armas Paulo est falando? Como possu-las? Quais so? 1. Conhecimento das Escrituras A escritura a espada do Esprito (6.17); Jesus venceu a tentao e o tentador pela palavra (Mt 4.1-11); 2. Orao e Jejum destroem inimigos espirituais e fsicos (Mt 17.21; II Cr 20.1-3, 14-17); 3. Verdade e Justia (Ef 6.14) Quem anda na luz no precisa temer as trevas; 4. Realizando a obra de Deus (Ef 6.15) Ilustrao da irm que tinha um trabalho de orao em sua casa. Uma irm tinha um trabalho de orao matinal em sua casa (8 s 9h), aps o trmino, despedido os irmos, a irm dobrou o joelho para agradecer pelo culto. Seu filho pequeno aproveitando a oportunidade saiu pela porta entreaberta, mas caiu no poo que tinha 45m de profundidade. Aps orar, a irm deu falta do filho e chamando-o, o procurou em casa, na rua e pela vizinhana, o dia todo.

Por volta das 18h, preocupada, pois o filho estava desaparecido e o marido mpio iria culp-la. Ela foi direcionada pelo Esp rito santo ao poo e viu a vasilha do poo arriada, tendo certeza que o menino tinha cado no poo. Reunindo suas foras, puxou a corda e o menino subiu ileso, com os ps dentro do balde, segurando na corda. A irm comea a glorificar e agradecer a Deus... E o menino queria falarlhe, mas ela o interrompia, agradecendo a Deus. Ento aps algum tempo ela diz ao filho: O que ... e ele responde: me vamos jogar novamente o balde e puxar o homem de branco que estava comigo dentro do poo. Aplicao: Deus cuida dos seus santos e daquilo que deles a cada momento de sua vida, porque ele fiel. Mesmo quando no vemos ele est cuidando de ns. 5. F Apaga os dardos inflamados do maligno (Ef 6.16) .

Concluso
Apesar do diabo gostar do anonimato e os c ticos dizerem que ele no existe e que um mito, vemos na histria passada e presente os indcios de sua presena maligna destruindo pessoas, roubando sonhos e matando esperanas. Para nos defendermos de seus ataques precisamos a cada dia tomar posse das armas de Deus, capazes de destruir fortalezas e anular sofismas. De posse dessas armas poderemos resisti-lo e apagar todos os seus dardos inflamados. Abandonar as prticas erradas que nos fazem pecar e nos afastam de Deus outra maneira de venc-lo, pois por onde entrar o valente, se as portas estiverem fechadas? Para finalizar, devemos sempre Repudiar as obras da carne, Andar no Esprito, buscando sempre ter uma vida irrepreensvel diante de Deus, do Diabo e dos homens. S assim, conseguiremos resisti -lo e derrot-lo com as armas do Senhor.

Anda mungkin juga menyukai