Anda di halaman 1dari 60

Copyright IESDE BRASIL S. A.

. proibida a reproduo, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorizao por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais.

Ie7

IESDE Brasil S.A. Programa criana segura na escola/IESDE Brasil S.A. Curitiba, 2004. 5 v. (v. 1 Livro dos Pais; v. 2 Livro dos Professores; v. 3 Livro do Aluno: educao infantil; v. 4 Livro do Aluno: 1a. e 2a. Sries; v. 5 Livro do Aluno: 3a. e 4a. Sries). ISBN: 85-7638-071-4 1. Educao. 2. Escolas Segurana. I. Ttulo. CDD 378.145

Coordenao de contedos Elizabete dos Santos Solange M. S. Demeterco das Elaborao das atividades Clio Moura Tavares Daniela Haetinger Isis Moura Tavares Luis Alberto Flores Lucini Ilustraes das atividades Aline G. S. Scheller Sidney Douglas Merizzio Diagramadores Andrey Wasilewski Monica Ardjomand Roberta Ferreira de Mello Suzana Nievinski Castro William Marlos da Costa Reviso Camila Figueiredo de Freitas Roanita Dalpiaz

IESDE BRASIL S.A. Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 Batel CEP 80.730-200 Curitiba PR www.iesde.com.br

Histria 1
Ol. Eu sou o Joca. Eu sou um gato. No um gato qualquer Sou muito especial. . Tenho uma tarefa que d um trabalho, viu? Eu vou lhe contar. Este vai ser o nosso segredo. Moro com um amiguinho, um humano, que vive se metendo em confuso. E quem que tira ele das encrencas? Eu, o super-Joca, o gato mais falante de toda a redondeza. Eu sou um belo gato. Modstia parte, me acho... um gato! Sou preto, bem preto; meu pelo brilhante; meu olho verde, bem verde.
4

Meu amiguinho tem o costume de brincar na rua. Ele sabe que a rua j no mais lugar de brincadeira. Pelo menos a rua na qual ele mora. Mas ele teimoso, cabea-dura. Nem adianta a me dele dizer: Filhinho, sai da rua, que vem carro! Ele grita: T bom, me, j vou! Mas continua l. Outro dia eu estava curtindo a calmaria de um telhado ensolarado. Com um olho eu dormia, com o outro cuidava do meu amigo que andava de skate. Ele fez um ollie, tirou o skate do cho e ficou se exibindo pros outros meninos.

Com meu olho acordado, eu vi um carro que vinha em alta velocidade. Percebi que meu amigo, no seu ollie radical, ia se esborrachar embaixo das rodas do carro. Saltei rapidamente do telhado e comecei a atravessar a rua, calmamente. O motorista me viu, buzinou e freou a tempo de o meu amiguinho sair da rua. Acho que ele ficou mais assustado com a voz irritada do motorista do que com a possibilidade de ser atropelado. O moo gritou: Ei, menino, nesta rua no pode brincar no. Carro mata, viu? Meu amiguinho ficou gelado e disse: Ei, Joca, vamos pra casa. Que susto, hein? O carro quase o pegou.
7

Hora das Atividades!


1) Agora, ns vamos brincar com massinha! Vocs gostam de brincar com massinha? Mas no s com massinha no!

2) Vocs sabem brincar de pega-pega? Uma pessoa vai ser o pegador, mas vai ter de ser um pegador-carro!

3) Reconhecendo as cores Hoje, ns vamos conhecer as cores do semforo.

4) Danando conforme a cor Agora que vocs j conhecem as cores do semforo, vamos danar conforme a cor .
8

Histria 2
H dias que a gente nem devia sair da cama, voc no acha? Ontem foi um desses dias. Eu estava enrolado nas cobertas quando ouvi: Filhinho, pega o Joca. Hoje dia de vacina do gato. No gosto de injeo. Rapidamente me enfiei embaixo da cama. Meu amiguinho no conseguiu me tirar, mas sua irm, sim. Ela me chamou de um jeito to especial, que at esqueci o que fui fazer l, e sa ronronando e me esfregando nas pernas da menina. Duas mos enormes me apanharam e me enfiaram dentro de uma caixa minscula. Em seguida, eu j estava dentro de um carro barulhento, numa rua barulhenta, em direo
10

11

a uma casa cheia de cachorros barulhentos, e o que pior, pra levar uma picada daquelas. Meu amiguinho sentou no banco de trs comigo, e sua irm, no banco da frente. A me dele dizia: Meu filho, coloque o cinto de segurana. Minha filha, para trs, na sua cadeirinha, j. Eles nem ouviam. Continuavam a brigar . Os dois discutiam por uma bobagem, e o menino deu de puxar as tranas da menina. Ela se virou para lhe dar um tabefe. A me gritou: Parem vocs dois. J. Ainda bem que este veterinrio pertinho. Eu fiquei apavorado, porque ela falou isso olhando pra ns, e no percebeu que um
12

carro comeava a cruzar a rua. Eu gritei, com a minha voz de gato: Cuidado! Carro no cruzamento. Foi por um triz! Ainda bem que tenho sete vidas. Mas os humanos, pelo que eu sei, s tm uma vida, e se no cuidarem...

13

Hora das Atividades!


1) Vamos brincar de imitar a voz dos bichinhos? Como vocs acham que seria uma voz de gato?

2) Vamos fazer um cinto de segurana e brincar de carro?

14

3) A dana do cinto Agora, ns vamos fazer a dana do cinto de segurana, que um equipamento muito importante para quem anda de carro.

4) Passeio seguro Hoje, vamos passear, aprendendo a andar sempre no banco de trs do carro.

15

Histria 3
Agora, vocs vo conhecer a minha famlia humana: meu amigo se chama T acabou de om, fazer seis anos, gosta de jogar bola, voar de bicicleta e brincar com carrinhos. A sua irm se chama Dora, mas eu a chamo de Ioi Dora, porque ela pula e roda sem parar, como um ioi. Ioi Dora vai fazer cinco anos. T enho, tambm, dois amigos felinos, que moram na casa ao lado: a Biba e o Nino. Eu estou muuuuuuuito triste. Bem triste mesmo. Eu bem que tentei, mas no consegui. Eu, o super-Joca, no consegui impedir o tombo do T E que tombo! Em toda a minha vidinha om. de gato, nunca vi coisa assim. T andava de bicicleta om na rampa do condomnio
16

17

onde ele mora. Ele com outros garotos subiam e desciam com tanta velocidade, que at resolvi sair de perto. Eu dizia: T om, v devagar! Olha o outro garoto! Carro saindo da garagem! Ioi Dora no caminho. Mas que nada! O T om parecia estar surdo. Com a sua superbicicleta, fazia vruuuummmmmmmmmmmmmmm... tirava a roda do cho... freava... soltava as mos. Aiaiaiiaiiiiaiiiiiiii!!! Eu punha a minha patinha na frente dos olhos. No queria nem ver, e gritava: ... carro entrando... menino na contramo.... E o danado do T om: vruuuuuummmmmmmmmm. Eu bem que quis chegar mais perto pra alert-lo do perigo de um tombo daqueles. O menino estava passando do limite, e muito. Mas era impossvel. Ele gritava, pulava... e foi a que aconteceu.
18

Um dos garotos no conseguiu desviar e chocou-se com o T om. Voaram os dois. Espatifaram-se no cho. Foi aquela choradeira. Fiquei gelado. Saa sangue da cabea do meu amigo. Corri pra dentro de casa, me pendurei na perna do pai do T e levei-o para fora. S om conseguia dizer: O T om... o T om... O T quebrou o brao, machucou a om cabea e ralou o joelho, e o outro menino quebrou um dente. J viu uma coisa dessas? Isso at pode virar histria: o dia em que a inofensiva bicicleta se transformou numa inimiga mortal.

19

Hora das Atividades!


1) Andar de bicicleta bom, mas tem de ser com cuidado! Vamos fazer uma atividade com esta pintura?
Menina na bicicleta, Dacosta (detalhe) bicicleta

2) Hoje, ns vamos fazer uma bicicleta de canudinho. Junte-se com sua turma e mos obra!

3) Que outros brinquedos vocs conhecem que, para andar, necessrio subir em cima como a bicicleta?
20

Existe uma coisa que muito importante colocar na cabea enquanto se brinca com estes brinquedos. Vamos descobrir o que montando um quebra-cabea.

4) Andando de bicicleta Hoje, ns vamos fazer um divertido passeio de bicicleta!

5) Cuidar no di Vocs sabem o que devemos fazer para limpar o ferimento quando nos machucamos? muito importante saber cuidar de um pequeno corte, uma esfoladura ou at uma topada! Vamos aprender a fazer um curativo?
21

Histria 4
Ioi Dora quase se afogou na piscina. Eu fiquei sabendo disso porque no se falava em outra coisa naquela casa, ontem noite. Ainda bem que no fui nesse passeio. Ainda bem! Vocs sabem que gato escaldado tem medo de gua fria, no ? Eu ia ver aquela menina to pequenina, dentro daquela imensido de gua, e no ia saber como ajudar Eu no sei nadar! . O T me contou, assim: om Uma festana, Joca. Voc ia se divertir . Tinha sardinha (hummm... lambi meus lbios ao ouvir isso), churrasco, guaran, msica pra danar Tava todo mundo, n? Da... depois, . eles foram conversar Eu fui jogar bola com os .
22

23

meninos, ali pertinho. Dora foi dar banho de piscina na boneca. Escorregou e ... tchibummm. Ouvi uns gritos e vi a Dorinha batendo os braos, assim ... Agora at engraado... mas, naquela hora, minhas pernas tremiam, tremiam, tremiam. Precisa ver, Joca. Eu tremia todo... tremia, tremia. Da, deu uma coisa na minha cabea e corri pra chamar o pai. Foi o T que ajudou a irm. Menino om corajoso. Ele disse que gritou bem forte: Pai, a Dora caiu na piscina. Ele contou que foi um alvoroo. As pessoas corriam pra todo lado; a me chorava... a o pai pulou na piscina, tirou a Dora de l, fez respirao boca a boca, e a Ioi Dora viveu outra vez.

24

Hora das Atividades!


1) A Dora se afogou numa piscina. A gente se afoga quando respira gua em vez de respirar o ar . Para entender isso melhor, vamos brincar de futebol de sopro.

25

2) Banho de piscina Vocs j tomaram banho de piscina? uma delcia, mas pode ser perigoso. Agora, ns vamos montar uma parte do jogo, A MEMRIA DA PISCINA.

3) Hoje o dia de jogar aquele jogo da memria que vocs pintaram da vez passada.

4) Cruzando a ponte Hoje, vamos atravessar uma ponte, cuidando para no cair no rio.

26

27

Histria 5
Olha! No fcil ser sentinela de duas crianas to cheias de energia como T e om Ioi Dora. Tenho tanta histria pra contar desses dois. Um dia desses, Ioi Dora estava brincando de cabra-cega com suas amiguinhas. Ao invs de elas amarrarem um leno nos olhos, como deveria ser, elas resolveram enfiar um saco de lixo, um saco plstico na cabea. Eu estava sentindo que aquilo no era boa coisa. Sei por experincia prpria. Na minha curiosidade felina, um dia eu entrei dentro dum saco plstico e passei maus bocados. Quase sufoquei!

28

29

Pois foi isso que aconteceu com a menina. O saco entalou na sua cabea, e ela no conseguia mais respirar Deve ter ficado nervosa, . n? Comeou a espernear Eu tive de agir rpido. . Enfiei minhas garras afiadas naquele saco e o transformei em fiapos. E foi assim que, mais uma vez, Joca, o supergato, se saiu bem na sua supermisso. Bom... por hoje fico por aqui. Qualquer hora eu volto, porque o que no falta so histrias pra contar.

30

Hora das Atividades!


1) A gente nunca pode pr sacos na cabea. Mas sabiam que d para fazer um fantoche bem legal com saco de papel?

31

2) T rava-lnguas so aquelas frases ou rimas que a gente se atrapalha para falar! Vocs conhecem algum? H um trava-lnguas que fala sobre um sapo dentro do saco! OLHA O SAPO DENTRO DO SACO O SACO COM O SAPO DENTRO TENDO P O SAPO BA APO T E O P APO SOL ANDO VENTO ... 3) Vocs j viram como o corpo humano por dentro?

32

Pois , quando engolimos algo que entope esse caminho, no conseguimos respirar! Vamos fazer uma lista das coisas que podem nos deixar sem respirar? MOEDA SACO DE PLSTICO
_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

Depois, vamos fazer um jogo do mico diferente!

4) Eu sou o balo Hoje, a gente vai aprender como o ar importante para o nosso corpo e para nossa vida.

33

Histria 6
Menino, o que voc est fazendo em cima do muro? Desce da, j! disse a me. Estou vendo um passarinho fazer ninho na rvore respondeu o T om. Voc vai espantar o passarinho, e acaba caindo da, desce j! - insistiu a me. J vou, j vou! Ai ai ai ai ai... vai aonde agora, menino? Tem um outro ninho com ovinhos... l em cima... Sai j da.Vou telefonar pro seu pai. J vou, me, j vou...

34

35

Aquilo estava virando uma lengalenga. O Tom parecia personagem de filme de ao, pulando da rvore pro muro, do muro pro telhado, do telhado pro muro, do muro pra rvore. Resolvi fazer um teatro pra ver se o menino descia de l. Comecei a rolar no cho e a miar desesperado... e a me jogar de um lado para outro... e soltar miados estridentes... dar pulos no ar eriar meu dorso... enfim, fiz uma cena ... apavorante. A me do T gritou: om T om, meu filho, acuda, acho que o gato est tendo um troo. O T olhou l de cima. Percebi que era om a hora de colocar mais vida naquela representao.
36

Lancei uns: miaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuu... miaaaaaaaaauuuuuuuu. Fiz de conta que tava engasgando, comecei a tossir, vomitar, dei pirueta no ar e me fingi de morto, esticadinho no cho. O garoto desceu de l em dois tempos. Ufa! Tarefa de gato-sentinela no fcil, viu?

37

Hora das Atividades!


1) Voc j caiu alguma vez? Doeu? Voc sabe o que uma laje? Vamos descobrir o que uma laje e os perigos de brincar nesse local. Agora, vamos fazer uma atividade para aprendermos mais sobre esse assunto.

2) Vocs sabem o que so escadas? H escada na sua casa? E na escola? Hoje, vamos aprender o jeito certo de subir e descer escadas.

38

3) Caminho da aventura Agora, vamos passear pelo caminho da aventura" e aprender como andar em diferentes tipos de cho.

4) Observem estas figuras.

Vocs j subiram em algum desses objetos? Qual o mais alto? Agora, vamos recortar .
39

Histria 7
Eu no disse que esta casa um perigo? Uma ameaa pras crianas e pros gatos tambm. Aquela moa que trabalha aqui nem olha o que esses dois ficam fazendo. A me deles fica fora o dia todo. E os dois, quando no esto na escola, esto aprontando, e eu sempre acabo no meio das confuses. Ioi Dora e T me pem louco. om Sabe aquela coisa chamada microondas? Pois ! Aquilo uma arma mortal. Estava eu, bem deitado na cadeira da cozinha, onde entra um raio de sol quentinho, quando o T om resolveu esquentar leite pra fazer chocolate. Ligou aquela mquina, tirou a xcara de leite do microondas e veio sentar-se ao meu lado. Quando ele foi colocar o chocolate em p no leite, aquela coisa explodiu na sua cara. Acho que o leite se revoltou e esparramou-se pra todo
40

41

lado. Eu s senti aquela dor e corri assustado pra debaixo da cama pra lamber meu corpo ardido. S depois que ouvi os berros do T om, e os berros ainda mais altos daquela doidinha que trabalha aqui: Minha Virgem Maria, o que voc fez, menino? Ai meu Jesus, o que eu fao agora? O T queimou o rosto. Ouvi a me dele om dizer que ainda bem que no pegou nos olhos. No t falando que esta casa uma ameaa pros gatos?

42

Hora das Atividades!


1) Vocs viram o que aconteceu com o T om? Mexer com fogo e coisas quentes um perigo! Vamos fazer um desenho de uma coisa que tenha fogo e uma criana bem longe dele! 2) Vocs j viram que brincar com fogo bem perigoso, n? Hoje, ns vamos fazer uma brincadeira bem legal com fogo de mentira! 3) Agora, vamos fazer a brincadeira usando todos aqueles materiais que vocs fizeram.

4) Quente e frio Agora, vamos cantar para saber o que quente e o que frio.
43

Histria 8
Agora, vamos falar de gato pra gente. H certas casas que so um perigo pros gatos, imagine ento pras crianas. Que a me do T no nos oua, mas a casa dela est om precisando de uns cuidados. Quer ver? No h tela de proteo na janela. Se isso j um perigo pros gatos, que dir pras crianas. Vou contar a histria de uma gata, minha amiga, a Penlope. Quando ela tinha quatro anos, caiu da janela do segundo andar de um prdio. Caiu em p e saiu andando, toda desconjuntada, coitada. Ela sobreviveu, porque era magrinha. (Estou sabendo que hoje em dia ela est uma gorducha.)
44

45

Agora, voc imagina se uma criana cai do segundo andar Criana no tem quatro . patas pra sair andando, nem pequenina e leve como os gatos. Quer ver outro perigo na casa do T om? A moa que trabalha l uma descuidada. Outro dia colocou aquela gua mal cheirosa, que ela usa pra lavar o banheiro, dentro de um copo, e deixou sobre a pia da cozinha. O T chegou da escola, jogou a om mochila pro lado, passou a mo no copo e, sem olhar, j ia bebendo a gua fedida. Eu, que estava em cima da geladeira, daquele jeito que eu j contei um olho dormindo, outro olho acordado dei um salto preciso e mandei o copo pra longe. Ele se transformou num monte de caquinhos.
46

A moa veio correndo, olhou pro cho, olhou pro T om, e disse com cara feia: menino, voc ia tomar gua sanitria, ? E ainda por cima quebra o copo.

47

Hora das Atividades!


1) Vocs sabem o que so produtos de limpeza? So todos aqueles produtos usados para limpar a casa, o carro, o quintal e as roupas. Hoje, vamos fazer um livro sobre esses produtos.

2) Vocs j tomaram remdio? Remdio coisa sria, e s os adultos que podem mexer com eles! Para saber mais sobre esse assunto, vamos preparar, agora, um jogo parecido com o boliche.

48

3) Catar ma Vocs sabem que existem produtos e cheiros que podem nos envenenar? Vamos brincar de catar ma.

4) Vocs sabem que o cheiro das coisas tambm pode nos envenenar Ento, vamos fazer uma . brincadeira de adivinhar coisas pelo cheiro e depois desenhar?

49

50

51

Dinmica Intoxicao

ara colorir, recortar e colar - histria 6, atividade 4 recortar P

Quebrahist atividade Quebra-cabea da histria 3, atividade 3

A memria da piscina - histria 4, atividade 2

Anda mungkin juga menyukai