Anda di halaman 1dari 50

FACULDADE DE EXCELNCIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO : BACHARELADO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DOCENTE: ADRIANA MOTA

AIDS/HIV

ANNANLIA MEDEIROS GABRIELA MAFRA MAYARA CUNHA MAYRA RIBEIRO MILLENE RODRIGUES NIDYA MAYARA PAULA INDIANA RAFAELA SOARES SAMARA VASCONCELOS

INTRODUO; OBJETIVO; NOME DA DOENA; AGENTE ETIOLGICO; HISTRICO; MODO DE TRANSMISSO; PERODO DE INCUBAO E TRANSMISSIBILIDADE; PATOGNESE; SINAIS E SINTOMAS; DIAGNSTICO; ESTATSTICAS; TRATAMENTO; PREVENO; CUIDADOS DE ENFERMAGEM; REFERNCIAS.

uma doena que ataca o sistema imunolgico devido destruio dos glbulos brancos (linfcitos T CD4+). A AIDS considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu carter pandmico e sua gravidade.

A AIDS(sigla formada pelas iniciais da expresso inglesa Acquired imuno deficiency syndrome: Sindrome da Imunodeficincia adquirida) determinada pela ao do HIV( vrus da imunodeficincia humana).

Vrus da imunodeficincia humana (HIV) Vrus do tipo: retrovrus Famlia: Retroviridae; Subfamlia: Lentevirine; Gnero: Lentivirus Especificados em dois tipos:HIV-1 E HIV-2, que so distintos dos pontos de vista geogrfico e sorolgico; HIV-1: O mais comum no Brasil; HIV-2: Ainda representa uma parcela pequena da populao infectada no Brasil (encontrado em 15 pacientes)

Primeiros casos da AIDS foram identificados em junho de 1981; Nos 25 anos seguintes a doena se propagou por todo o mundo; As datas principais: 1981:Identificados os primeiros casos; 1983:o vrus identificado; 1985:cada regio do mundo registra pelo ou menos um caso de HIV/AIDS; 1987:Programa Especial sobre a AIDS; Nos EUA,autoridades permitem o uso do AZT; 1988:primeira celebrao do Dia Mundial de Luta contra a AIDS(1 de dezembro); 1990:pesquisadores anunciam um exame; 1991:comeam os testes do segundo remdio anti-retroviral; 1993:criada a Fundao Mundial de Pesquisa e Preveno da AIDS;

1994:Desenvolvem o primeiro plano teraputico para reduzir a transmisso materno-infantil do HIV; 1996:ONU cria o Unaids; 1997:Brasil o primeiro pas em desenvolvimento a proporcionar tratamento anti-retroviral atravs de seu sistema pblico de sade; 1999:cientistas anunciam a descoberta da forma como o vrus da AIDS ataca as clulas.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreo vaginal, pelo leite materno, ou transfuso de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vrus, por isso, a importncia do uso de preservativo em todas as relaes sexuais.

o perodo compreendido entre a infeco pelo HIV e aparecimento de sinais e sintomas da fase aguda, podendo variar de cinco a 30 dias. No h consenso sobre o conceito desse perodo em AIDS. O perodo mdio de incubao estimado em 3 a 6 semanas. Compreende-se por perodo de incubao o intervalo de tempo entre a exposio ao vrus at o surgimento de alguns sintomas, como febre e mal-estar (fase inicial). O indivduo infectado pelo HIV pode transmiti-lo durante todas as fases da, sendo esse risco proporcional

magnitude da viremia.

VRUS

O HIV invade seletivamente as clulas T CD4+ ou T help, destruindo ou incapacitando as clulas que normalmente orquestram boa parte da resposta imunolgica. O vrus tambm invade os macrfagos, prejudicando ainda mais o sistema imunolgico. por isso que a sndrome da imunodeficincia adquirida to devastadora para o sistema imunolgico. Deixando assim o organismo infectado suscetvel a vrias infeces oportunistas. Isto nos mostra a alta especificidade restrita do vrus que s invade clulas contendo CD4.

ESTRUTURA DO HIV
cido nuclico : ssRNA+; Capsdeo : envoltrio proteico que envolve o genoma; Nucleocapsdeo: capsdeo + RNA; Envelope viral: membrana lipoprotica; Anti-receptores : gp-120 e gp-41; Enzimas: transcriptae reversa, protease, e integrase.

ADSORO:COLISO E FIXAO; PENETRAO:FUSO DO ENVELOPE VIRAL E DESNUDAMENTO; BIOSSNTESE:TRANSCRIO E TRADUO; MATURAO:EMPACOTAMENTO(NUCLEOCAP SIDEO); LIBERAO:BROTAMENTO.

HIV-1: encontrado nas Amricas, frica Subsaariana e na maioria dos outros pases. HIV-2: Foi encontrado principalmente na frica Ocidental e alguns casos isolados em outros pases. Diferem-se no peso molecular de suas protenas, assim como apresentam diferenas nos seus respectivos genes acessrios. O quadro clnico da AIDS causada pelo HIV-2 tem curso mais benigno, causando menos imunodeficincia que o HIV-1. Ambos replicam nas clulas TCD4. A INFECO PELO HIV DIVIDE-SE EM DUAS ETAPAS: Assintomtica: A pessoa est infectada pelo vrus; Pode transmitir o HIV a outras pessoas; No apresenta nenhum sintoma; Pode sentir-se saudvel durante anos. Sintomtica: A pessoa est infectada pelo HIV; Pode transmitir o HIV a outras pessoas; Sofre infeces e outras doenas.

Gripe persistente; Perda de peso sem causa; Diminuio de fora fsica; Febre intermitente; Dores musculares; Suores noturnos; Diarria; Manchas anormais na pele que no somem; Crostas brancas e espessa na lngua.

Indicao para realizao de exames para HIV; Exames; Categoria de alto risco.

Indicao para realizao de exames para o HIV: Linfoadenopatia generalizada; Demncia; Meningite a liquor claro; Neupatia perifrica; Febre crnica inesplicada; Diarria,emagrecimento; Doenas que geralmente complicam a infeco pelo HIV; Presena de doena sexualmente transmissvel;

Usurio de drogas; Homossexuais; Bissexuais ou heterossexuais que tenham mais de um parceiro ou no use o preservativo; Receptores de sangue ou derivados( at 1985); Gestantes; Acidente com material biolgico

Parceiros sexuais de pessoas de risco ou com infeco pelo HIV; Pessoas que se considera de alto risco ou pedem para fazer o exame; Crianas expostas ao HIV; Tuberculose ativa; Acidente com material biolgico Doadores de sangue,smen e rgos;

EXAMES PARA DIAGNOSTICO ELISA (EIA) Exames Sorolgico Western Blot (WB) Imunofluorescncia Exames Alternativos Teste rpido Teste de saliva Kits domsticos DNA viral por PCR (Mtodo NASBA) Deteco de Antgenos do HIV RNA do HIV (mtodo Amplicor) Tambm por PCR Teste confirmatrio que detecta a presena de anticorpos contra diferentes protenas (antgenos) do HIV. O resultado pode ser: Negativo, Positivo ou Indeterminado. Detecta anticorpos anti-HIV pela relao do soro do paciente com clulas infectadas pelo HIV, utilizando fluorocromo como identificador. Tcnica simples de ELISA, na qual o soro do paciente adicionado a uma mistura de ltex coberta com antgenos do HIV. Consiste em coletar saliva e concentrar imunoglobulina IgG para a realizao de teste EIA. So testes vendidos em farmcias nos EUA. Detectam o antgeno viral p24, o PCR do DNA o mais sensvel, capaz de detectar de uma a dez cpias de DNA do HIV. Teste sorolgico imunoenzimtico, a sensibilidade e a especificidade so superiores a 98%. No resultado vem expresso como: Reativo, No-reativo ou Indeterminado.

EXAMES PARA AVALIAO E ACOMPANHAMENTO Contagem de clulas CD4 Quantificao do RNA do HIV Plasmtico (Carga viral do HIV) Indicao para Carga Viral Requer sangue fresco, com menos de 18 horas, os valores normais so de 800 a 1000 clulas. Avalia a concentrao do HIV no plasma, e o resultado expresso em nmero de cpias/mL, que est relacionado com o nmero de linfcitos infectados presentes na circulao sangunea, nos gnglios e nos tecidos. Avalia o proagnstico da infeco; Monitoriza a resposta ao tratamento; Avalia o risco de transmisso vertical; Diagnstico de infeco aguda pelo HIV. H dois tipos: Genotpica e Fenotpica. 1, O material viral isolado do plasma amplificado por PCR e feito o seqenciamento a procura de mutaes que so associadas resistncia cada anti-retroviral. 2, avalia a capacidade de o vrus se multiplicar na presena de concentraes estabelecidas de anti-retrovirais. EXAMES INESPECIFICOS TEIS PARA AVALIAO E ACOMPANHAMENTO Hemograma Bioqumica do sangue Sorologia para sfilis (VDRL), Toxoplasmose, Hepatite A,B,C. Radiografia do Trax PPD Exame ginecolgico com colpocitologia pelo Papanicolau. Exame de urina (EAS, Exame tipo I, Sumrio de urina) Exame Paracitolgico de Fezes Deve ser realizada na primeira avaliao do paciente e depois a cada trs meses ou mais frequentimente, se houver intercorrncia clnica. teis na avaliao inicial, para determinao de valores basais, uma vez que os pacientes podem apresentar doenas com envolvimento multissistmico ou podem vir a utilizar medicamentos potencialmente txicos. Deve ser realizado na avaliao inicial do paciente, deve-se repetir anualmente. Deve ser realizado na avaliao inicial do paciente para determinar o padro basal e para deteco de tuberculose assintomtica. Teste til para avaliar a indicao de quimioprofilaxia contra tuberculose, naqueles com PPD reator, uma vez descartada tuberculose em atividade atravs de exames clnico e radiolgico. Deve ser realizado na avaliao inicial da paciente e repetido aps seis meses e a seguir anualmente. Realizado na avaliao inicial, til para detectar alteraes renais, assim como para monitorizao de efeitos colaterais de medicao. Deve ser realizado na avaliao inicial do paciente, para identificao de parasitose, que devem ser tratadas.

Teste de Resistncia

No Brasil Estima-se que, no Brasil, cerca de 630 mil indivduos de 15 a 49 vivam com o HIV/AIDS. De acordo com parmetros estabelecidos pela Organizao Mundial de Sade, a epidemia de AIDS no pas concentrada.
No Brasil Municpios com pelo menos um caso de AIDS por perodo de diagnstico.

Brasil em 1980

Brasil em 1980

Brasil em 2009

A epidemia de AIDS no Rio Grande do Norte teve incio em 1983 com o diagnstico do primeiro caso. Desde ento, ela tem mostrado tendncias de crescimento com 178 casos (Adulto e Criana) notificados em 2000 e 280 casos (Adulto e Criana) em 2009, mdia de 250 casos ao ano nestes ltimos 10 anos.

De acordo com a faixa etria,observa-se uma maior concentrao de casos entre 20 e 49 anos(81%),seguindo a mesma tendncia nacional.E um crescimento dos casos em maiores de 50 anos onde em 2000 o total de notificaes para essa idade era de 13 casos passando para 55 em 2008 e 53 em 2009.

A incidncia de AIDS em menores de 5 anos utilizada para monitorar,rotineiramen te,a transmisso vertical do HIV

Pode ser atribudo a este aumento: o diagnstico tardio, uma reduo da adeso ao tratamento e dificuldades no acesso aos servios especializados.

A estatstica super importante porque atravs dela muitas vezes chegamos a um tratamento, diagnostico, medicamento, sinais e sintomas, e grupos de risco de uma doena, atravs de fatores como idade, sexo, raa, opo sexual etc. Foi atravs da estatstica que FLORENCE NIGHTINGALE convenceu aos generais que seus novos mtodos de profilaxia estavam certos, profissionalizando a enfermagem , melhorando sua imagem perante a sociedade da poca e comeando a criar as bases da enfermagem atual.

Infelizmente a medicina ainda no encontrou a cura para AIDS.O que temos hoje,so:medicamentos que fazem o controle do vrus no indivduo portador da doena.Estes medicamentos,melhoram a qualidade de vida do paciente,aumentando a sobrevida.O medicamento mais utilizado atualmente o AZT(zidovudina),um bloqueador de trancriptase reversa.

Para evitar a transmisso da AIDS, recomenda-se uso de preservativo durante a relao sexual, uso de seringas e agulhas descartveis, teste prvio no sangue a ser transfundido e uso e luvas quando estiver manipulando feridas ou lquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de AIDS e comear o pr-natal o mais cedo possvel.

O lao vermelho foi escolhido por causa de sua ligao ao sangue e idia de paixo, do grupo Visual AIDS.E foi inspirado no lao amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

O papel do enfermeiro com o paciente portador do vrus HIV: No Hospital: Realizar cuidados diretos de enfermagem na urgncia e emergncia clnica,fazendo a indicao para a continuidade da assistncia prestada; No ESF: Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares,conforme protocolo estabelecido nos programas do Ministrio da Sade e as disposies da profisso; Executar as aes de assistncia integral em todas as fases do ciclo da vida:criana,adolescente,mulher,adulto e idoso.

Alguns cuidados: O uso do EPI: durante procedimentos que acarretem riscos de contaminar mucosas com sangue; Descartar seringas,agulhas e outros materiais prfuro-cortantes contaminados com sangue, em recipientes rgidos para evitar acidentes.

A testagem um direito da gestante So exames simples mais importantes para a sade da gestante e do beb; A ateno pr-natal,em geral, envolve procedimentos simples,devendo o profissional de sade que presta esses cuidados,dedicar-se, escutar a gestante,oferecer-lhe apoio,estabelecer uma relao de confiana com a mesma e ajud-la a conduzir a experincia da maternidade com mais autonomia; Transmisso vertical: acontece quando a me infectada pelo vrus transmite o vrus para o beb durante a gestao,no parto ou na amamentao.

Cuide de sua alimentao; Pratique atividades fsicas; Lembre-se que os remdios so seus aliados; Namore com responsabilidade; Seja bem informado sabre as doenas e as drogas; Tome conta da doena,no deixe que ela tome conta de voc; Pea ajuda quando precisar; No fique pensando o tempo todo na doena.Faa planos,estude,namore e faa amigos de verdade.

Programs Estadual,Boletim de Vigilncia Epidemiolgica,2010. ROUQUAYROL, Maria Zlia; FILHO, Naomar de Almeida.Epidemiologia & Sade 6 edio Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 2003. TAVARES,W.; MARINHO,L.A.C. Rotinas de Diagnstico e Tratamento das Doenas Infecciosas e Parasitria 2 edio So Paulo: Atheneu, 2007. Disponvel em: <http://www2.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS13F4BF21PTBRIE.htm > Acesso em: 06/04/11. Portal do Ministrio da Sade;

Viver a mais complexa e maravilhosa arte porque exige que saibamos lidar com nossas contradies.Exige escolher.Exige convive.No h nada mais nobre do que humanizar-se.

Anda mungkin juga menyukai