Anda di halaman 1dari 20

Dirio da Repblica, 1. srie N.

. 171 4 de Setembro de 2008 b) As condies de emisso da carta de qualificao de motorista e do certificado de aptido profissional, como documentos obrigatrios para o exerccio da conduo de determinados veculos; c) As condies de licenciamento de entidades formadoras, de funcionamento dos centros de formao e de homologao de cursos de formao; d) A responsabilizao pelos danos para os passageiros, para as mercadorias transportadas ou para o prprio veculo, da pessoa singular ou colectiva que realiza o transporte; e) A qualificao como contra-ordenao da falta da carta de qualificao de motorista; f) Atribuio de competncia ao Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I. P. (IMTT, I. P.), para aplicar medidas administrativas, no caso de as entidades formadoras deixarem de cumprir os requisitos de acesso actividade licenciada; g) A apreenso provisria dos documentos relativos ao veculo ou ao condutor, quando, no acto da verificao de contra-ordenao, os infractores no efectuem o pagamento voluntrio imediato da coima nem prestem imediatamente depsito de valor igual ao mnimo da coima, sendo que este depsito ou apreenso se mantero at que o pagamento se efectue ou haja deciso absolutria. Artigo 3.
Prazo

6191
3 ..................................... 4 ..................................... 5 ..................................... 6 O depsito prvio dispensado: a) Se a expropriao for urgente, devendo o mesmo ser efectuado no prazo de 10 dias, contados nos termos do artigo 279. do Cdigo Civil, a partir da data da investidura administrativa na posse dos bens; b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7 Na situao prevista na alnea a) do nmero anterior, caso o depsito da quantia mencionada no n. 4 do artigo 10. no seja efectuado no prazo fixado, so devidos juros moratrios ao expropriado, os quais incidem sobre o montante do depsito. 8 (Anterior n. 7.) 9 (Anterior n. 8.) Artigo 77.
[]

A autorizao legislativa concedida pela presente lei tem a durao de 180 dias. Aprovada em 18 de Julho de 2008. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 18 de Agosto de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 19 de Agosto de 2008. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa. Lei n. 56/2008
de 4 de Setembro

1 No pretendendo recorrer ao acordo previsto no artigo anterior, ou na falta deste, o interessado deduz, no prazo de 120 dias a contar da data da notificao da autorizao, perante o tribunal administrativo de crculo da situao do prdio ou da sua maior extenso, o pedido de adjudicao, instruindo a sua pretenso com os seguintes documentos: a) b) c) d) e) ....................................... ....................................... ....................................... ....................................... .......................................

2 ..................................... Artigo 88.


[]

Procede quarta alterao ao Cdigo das Expropriaes, aprovado pela Lei n. 168/99, de 18 de Setembro

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
Alterao Lei n. 168/99, de 18 de Setembro

1 ..................................... 2 ..................................... 3 Se a desistncia da expropriao se verificar aps a investidura da entidade expropriante na posse dos bens a expropriar, as partes podem converter, por acordo, o processo litigioso em processo de reverso, previsto nos artigos 74. e seguintes, atravs de requerimento conjunto a apresentar em juzo. 4 Sendo o acordo requerido admissvel, o tribunal notifica a entidade que declarou a utilidade pblica, para informar os autos se autoriza a reverso pretendida pelas partes, ordenando, em caso afirmativo, a sua converso. Artigo 2.
Aditamento Lei n. 168/99, de 18 de Setembro

Os artigos 20., 77. e 88. do Cdigo das Expropriaes, aprovado pela Lei n. 168/99, de 18 de Setembro, com a redaco que lhe foi conferida pelas Leis n.os 13/2002, de 19 de Fevereiro, 4-A/2003, de 19 de Fevereiro, e 67-A/2007, de 31 de Dezembro, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 20.
[]

So aditados Lei n. 168/99, de 18 de Setembro, alterada pelas Leis n.os 13/2002, de 19 de Fevereiro, 4-A/2003, de 19 de Fevereiro, e 67-A/2007, de 31 de Dezembro, os artigos 17.-A e 76.-A, com a seguinte redaco: Artigo 17.-A
Dever de comunicao

1 ..................................... 2 .....................................

1 Aps a notificao da declarao de utilidade pblica, o expropriado e os demais interessados devem

6192

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008


ANEXO Cdigo das Expropriaes (republicao)

comunicar entidade expropriante, por escrito, qualquer alterao da sua residncia habitual ou sede. 2 A alterao da residncia habitual ou da sede do expropriado e dos demais interessados que no tenha sido comunicada nos termos descritos no nmero anterior no constitui fundamento para a repetio de quaisquer termos ou diligncias do procedimento expropriatrio. Artigo 76.-A
Acordo de reverso

TTULO I
Disposies gerais
Artigo 1.
Admissibilidade das expropriaes

1 Autorizada a reverso, podem a entidade expropriante, ou quem ulteriormente haja adquirido o domnio do prdio, consoante o caso, e o interessado acordar quanto aos termos, condies e montante indemnizatrio da reverso. 2 O acordo previsto no nmero anterior reveste a forma de auto de reverso ou outra forma prevista na lei e segue, com as devidas adaptaes, o regime previsto nos artigos 36. e 37. para o auto de expropriao amigvel, com as devidas adaptaes, devendo conter os elementos exigidos na alnea b) do n. 1 do artigo 44. do Cdigo do Registo Predial. 3 O acordo de reverso, celebrado nos termos do nmero anterior, constitui ttulo bastante para todos os efeitos legais, incluindo a inscrio matricial, a desanexao e o registo predial. 4 O pagamento do montante acordado da indemnizao da reverso efectuado directamente entidade expropriante ou a quem ulteriormente haja adquirido o domnio sobre o bem, consoante o caso. 5 O acordo de reverso deve ser formalizado no prazo de 90 dias a contar da data da notificao da autorizao da reverso. Artigo 3.
Norma revogatria

Os bens imveis e os direitos a eles inerentes podem ser expropriados por causa de utilidade pblica compreendida nas atribuies, fins ou objecto da entidade expropriante, mediante o pagamento contemporneo de uma justa indemnizao nos termos do presente Cdigo. Artigo 2.
Princpios gerais

Compete s entidades expropriantes e demais intervenientes no procedimento e no processo expropriativos prosseguir o interesse pblico, no respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos dos expropriados e demais interessados, observando, nomeadamente, os princpios da legalidade, justia, igualdade, proporcionalidade, imparcialidade e boa f. Artigo 3.
Limite da expropriao

revogado o n. 4 do artigo 23. do Cdigo das Expropriaes. Artigo 4.


Republicao

1 A expropriao deve limitar-se ao necessrio para a realizao do seu fim, podendo, todavia, atender-se a exigncias futuras, de acordo com um programa de execuo faseada e devidamente calendarizada, o qual no pode ultrapassar o limite mximo de seis anos. 2 Quando seja necessrio expropriar apenas parte de um prdio, pode o proprietrio requerer a expropriao total: a) Se a parte restante no assegurar, proporcionalmente, os mesmos cmodos que oferecia todo o prdio; b) Se os cmodos assegurados pela parte restante no tiverem interesse econmico para o expropriado, determinado objectivamente. 3 O disposto no presente Cdigo sobre expropriao total igualmente aplicvel a parte da rea no abrangida pela declarao de utilidade pblica relativamente qual se verifique qualquer dos requisitos fixados no nmero anterior. Artigo 4.
Expropriao por zonas ou lanos

republicado em anexo, que faz parte integrante da presente lei, o Cdigo das Expropriaes, com a redaco actual. Artigo 5.
Entrada em vigor

A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Aprovada em 18 de Julho de 2008. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 18 de Agosto de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 19 de Agosto de 2008. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

1 Tratando-se de execuo de plano municipal de ordenamento do territrio ou de projectos de equipamentos ou infra-estruturas de interesse pblico, podem ser expropriadas de uma s vez, ou por zonas ou lanos, as reas necessrias respectiva execuo. 2 No caso de expropriao por zonas ou lanos, o acto de declarao de utilidade pblica deve determinar, alm da rea total, a diviso desta e a ordem e os prazos para incio da aquisio, com o limite mximo de seis anos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 3 Os bens abrangidos pela segunda zona ou lano e seguintes continuam na propriedade e posse dos seus donos at serem objecto de expropriao amigvel ou de adjudicao judicial, sem prejuzo do disposto no artigo 19. 4 Para o clculo da indemnizao relativa a prdios no compreendidos na primeira zona definida nos termos do n. 2 so atendidas as benfeitorias necessrias neles introduzidas no perodo que mediar entre a data da declarao de utilidade pblica e a data da aquisio da posse pela entidade expropriante da respectiva zona ou lano. 5 A declarao de utilidade pblica a que se refere o presente artigo caduca relativamente aos bens cuja arbitragem no tiver sido promovida pela entidade expropriante dentro do prazo de um ano ou se os processos respectivos no forem remetidos ao tribunal competente no prazo de 18 meses, em ambos os casos a contar do termo fixado para a aquisio da respectiva zona ou lano. 6 O proprietrio e os demais interessados tm direito a ser indemnizados dos prejuzos directa e necessariamente resultantes de o bem ter estado sujeito a expropriao. 7 A indemnizao a que se refere o nmero anterior determinada nos termos do presente Cdigo, utilizando-se, na falta de acordo, o processo previsto nos artigos 42. e seguintes, na parte aplicvel, com as necessrias adaptaes. Artigo 5.
Direito de reverso

6193

ao bem expropriado ou sobre o montante do acrscimo da indemnizao que resultaria da aplicao do disposto no n. 8 interpreta-se como renncia aos direitos de reverso e de preferncia. 7 Se a entidade expropriante pretender alienar parcelas sobrantes, deve comunicar o projecto de alienao ao expropriado e demais interessados conhecidos cujos direitos no hajam cessado definitivamente, por carta ou ofcio registado com aviso de recepo, com a antecedncia mnima de 60 dias, findos os quais, no sendo exercido o direito de reverso ou, se for o caso, o direito de preferncia, se entende que renunciam ao mesmo. 8 No caso de nova declarao de utilidade pblica ou de renovao da declarao anterior, o expropriado notificado nos termos do n. 1 do artigo 35. para optar pela fixao de nova indemnizao ou pela actualizao da anterior ao abrigo do disposto no artigo 24., aproveitando-se neste caso os actos praticados. 9 Cessa o disposto no n. 2 se os trabalhos forem suspensos ou estiverem interrompidos por prazo superior a dois anos, contando-se o prazo a que se refere o n. 5 a partir do final daquele. Artigo 6.
Afectao dos bens do domnio pblico

1 Sem prejuzo do disposto no n. 4, h direito a reverso: a) Se no prazo de dois anos, aps a data de adjudicao, os bens expropriados no forem aplicados ao fim que determinou a expropriao; b) Se, entretanto, tiverem cessado as finalidades da expropriao. 2 Sempre que a realizao de uma obra contnua determinar a expropriao de bens distintos, o seu incio em qualquer local do traado faz cessar o direito de reverso sobre todos os bens expropriados, sem prejuzo do disposto no n. 9. 3 Para efeitos do disposto no nmero anterior, entende-se por obra contnua aquela que tem configurao geomtrica linear e que, pela sua natureza, susceptvel de execuo faseada ao longo do tempo, correspondendo a um projecto articulado, global e coerente. 4 O direito de reverso cessa: a) Quando tenham decorrido 20 anos sobre a data da adjudicao; b) Quando seja dado aos bens expropriados outro destino, mediante nova declarao de utilidade pblica; c) Quando haja renncia do expropriado; d) Quando a declarao de utilidade pblica seja renovada, com fundamento em prejuzo grave para o interesse pblico, dentro do prazo de um ano a contar de verificao dos factos previstos no n. 1. 5 A reverso deve ser requerida no prazo de trs anos a contar da ocorrncia do facto que a originou, sob pena de caducidade; decorrido esse prazo, assiste ao expropriado, at ao final do prazo previsto na alnea a) do n. 4, o direito de preferncia na primeira alienao dos bens. 6 O acordo entre a entidade expropriante e o expropriado ou demais interessados sobre outro destino a dar

1 As pessoas colectivas de direito pblico tm direito a ser compensadas, em dinheiro ou em espcie, como melhor convier aos fins pblicos em causa, dos prejuzos efectivos que resultarem da afectao definitiva dos seus bens de domnio pblico a outros fins de utilidade pblica. 2 Na falta de acordo, o montante da compensao determinado por arbitragem, nos termos previstos neste Cdigo, com as necessrias adaptaes. 3 Tornando-se desnecessria a afectao dos bens, estes so reintegrados no patrimnio das entidades a que se refere o n. 1. Artigo 7.
Expropriao de bens ou direitos relativos a concesses e privilgios

1 Com o resgate das concesses e privilgios outorgados para a explorao de obras ou servios de utilidade pblica podem ser expropriados os bens ou direitos a eles relativos que, sendo propriedade do concessionrio, devam continuar afectos obra ou ao servio. 2 A transferncia de posse dos bens expropriados opera-se conjuntamente com a dos que constituem objecto de resgate, ainda que a indemnizao no esteja fixada. 3 No caso previsto na parte final do nmero anterior, a entidade expropriante deve proceder cativao do saldo da dotao oramental que suporta o encargo e renov-la em cada ano econmico enquanto se justificar, ou proceder cauo nos termos da lei. Artigo 8.
Constituio de servides administrativas

1 Podem constituir-se sobre imveis as servides necessrias realizao de fins de interesse pblico. 2 As servides, resultantes ou no de expropriaes, do lugar a indemnizao quando: a) Inviabilizem a utilizao que vinha sendo dada ao bem, considerado globalmente;

6194

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 avaliao, documentada por relatrio, efectuada por perito da lista oficial, da livre escolha da entidade interessada na expropriao. 5 A resoluo a que se refere o n. 1 notificada ao expropriado e aos demais interessados cuja morada seja conhecida, mediante carta ou ofcio registado com aviso de recepo. Artigo 11.
Aquisio por via de direito privado

b) Inviabilizem qualquer utilizao do bem, nos casos em que estes no estejam a ser utilizados; ou c) Anulem completamente o seu valor econmico. 3 constituio das servides e determinao da indemnizao aplica-se o disposto no presente Cdigo, com as necessrias adaptaes, salvo o disposto em legislao especial. Artigo 9.
Conceito de interessados

1 Para os fins deste Cdigo, consideram-se interessados, alm do expropriado, os titulares de qualquer direito real ou nus sobre o bem a expropriar e os arrendatrios de prdios rsticos ou urbanos. 2 O arrendatrio habitacional de prdio urbano s interessado, nessa qualidade, quando prescinda de realojamento equivalente, adequado s suas necessidades e s daqueles que com ele vivam em economia comum data da declarao de utilidade pblica. 3 So tidos por interessados os que no registo predial, na matriz ou em ttulos bastantes de prova que exibam figurem como titulares dos direitos a que se referem os nmeros anteriores ou, sempre que se trate de prdios omissos ou haja manifesta desactualizao dos registos e das inscries, aqueles que pblica e notoriamente forem tidos como tais.

TTULO II
Da declarao de utilidade pblica e da autorizao de posse administrativa
Artigo 10. 1 A resoluo de requerer a declarao de utilidade pblica da expropriao deve ser fundamentada, mencionando expressa e claramente: a) A causa de utilidade pblica a prosseguir e a norma habilitante; b) Os bens a expropriar, os proprietrios e demais interessados conhecidos; c) A previso do montante dos encargos a suportar com a expropriao; d) O previsto em instrumento de gesto territorial para os imveis a expropriar e para a zona da sua localizao. 2 As parcelas a expropriar so identificadas atravs da meno das descries e inscries na conservatria a que pertenam e das inscries matriciais, se no estiverem omissas, ou de planta parcelar contendo as coordenadas dos pontos que definem os limites das reas a expropriar, reportadas rede geodsica, e, se houver planta cadastral, os limites do prdio, desde que situados a menos de 300 m dos limites da parcela, em escala correspondente do cadastro geomtrico da propriedade ou, na falta deste, em escala graficamente representada no inferior a 1:1000, nas zonas interiores dos permetros urbanos, ou a 1:2000, nas exteriores. 3 Os proprietrios e demais interessados conhecidos so identificados atravs do nome, firma, denominao, residncia habitual ou sede. 4 A previso dos encargos com a expropriao tem por base a quantia que for determinada previamente em
Resoluo de expropriar

1 A entidade interessada, antes de requerer a declarao de utilidade pblica, deve diligenciar no sentido de adquirir os bens por via de direito privado, salvo nos casos previstos no artigo 15., e nas situaes em que, jurdica ou materialmente, no possvel a aquisio por essa via. 2 A notificao a que se refere o n. 5 do artigo anterior deve incluir proposta de aquisio, por via de direito privado, que ter como referncia o valor constante do relatrio do perito. 3 No caso referido no n. 2 do artigo 9., a proposta apresentada como alternativa ao realojamento nele previsto. 4 No sendo conhecidos os proprietrios e os demais interessados ou sendo devolvidas as cartas ou ofcios a que se refere o n. 5 do artigo anterior, a existncia de proposta publicitada atravs de editais a afixar nos locais de estilo do municpio do lugar da situao do bem ou da sua maior extenso e das freguesias onde se localize e em dois nmeros seguidos de dois dos jornais mais lidos na regio, sendo um destes de mbito nacional. 5 O proprietrio e os demais interessados tm o prazo de 20 dias contados a partir da recepo da proposta ou de 30 dias a contar da ltima publicao nos jornais a que se refere o nmero anterior para dizerem o que se lhes oferecer sobre a proposta apresentada, podendo a sua contraproposta ter como referncia o valor que for determinado em avaliao documentada por relatrio elaborado por perito da sua escolha. 6 A recusa ou a falta de resposta no prazo referido no nmero anterior ou de interesse na contraproposta confere, de imediato, entidade interessada na expropriao a faculdade de apresentar o requerimento para a declarao de utilidade pblica, nos termos do artigo seguinte, notificando desse facto os proprietrios e demais interessados que tiverem respondido. 7 Se houver acordo, a aquisio por via do direito privado poder ter lugar ainda que a rea da parcela, ou da parte sobrante, seja inferior unidade de cultura. Artigo 12.
Remessa do requerimento

1 O requerimento da declarao de utilidade pblica remetido, conforme os casos, ao membro do Governo ou ao presidente da assembleia municipal competente para a emitir, devendo ser instrudo com os seguintes documentos: a) Cpia da resoluo a que se refere o n. 1 do artigo 10. e da respectiva documentao; b) Todos os elementos relativos fase de tentativa de aquisio por via de direito privado quando a ela haja lugar e indicao das razes do respectivo inxito; c) Indicao da dotao oramental que suportar os encargos com a expropriao e da respectiva cativao, ou cauo correspondente;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 d) Programao dos trabalhos elaborada pela entidade expropriante, no caso de urgncia, bem como a fundamentao desta; e) Estudo de impacte ambiental, quando legalmente exigido. 2 Se o requerente for entidade de direito privado, deve comprovar que se encontra caucionado o fundo indispensvel para o pagamento das indemnizaes a que haja lugar. 3 A entidade requerida pode determinar que o requerente junte quaisquer outros documentos ou preste os esclarecimentos que entenda necessrios. Artigo 13.
Declarao de utilidade pblica

6195

1 A declarao de utilidade pblica deve ser devidamente fundamentada e obedecer aos demais requisitos fixados neste Cdigo e demais legislao aplicvel, independentemente da forma que revista. 2 A declarao resultante genericamente da lei ou de regulamento deve ser concretizada em acto administrativo que individualize os bens a expropriar, valendo esse acto como declarao de utilidade pblica para os efeitos do presente diploma. 3 Sem prejuzo do disposto no n. 6, a declarao de utilidade pblica caduca se no for promovida a constituio da arbitragem no prazo de um ano ou se o processo de expropriao no for remetido ao tribunal competente no prazo de 18 meses, em ambos os casos a contar da data da publicao da declarao de utilidade pblica. 4 A declarao de caducidade pode ser requerida pelo expropriado ou por qualquer outro interessado ao tribunal competente para conhecer do recurso da deciso arbitral ou entidade que declarou a utilidade pblica e a deciso que for proferida notificada a todos os interessados. 5 A declarao de utilidade pblica caducada pode ser renovada em casos devidamente fundamentados e no prazo mximo de um ano a contar do termo dos prazos fixados no n. 3. 6 Renovada a declarao de utilidade pblica, o expropriado notificado nos termos do n. 1 do artigo 35. para optar pela fixao de nova indemnizao ou pela actualizao da anterior, nos termos do artigo 24., aproveitando-se neste caso os actos praticados. 7 Tratando-se de obra contnua, nos termos do n. 3 do artigo 5., a caducidade no pode ser invocada depois de aquela ter sido iniciada em qualquer local do respectivo traado, salvo se os trabalhos forem suspensos ou estiverem interrompidos por prazo superior a trs anos. Artigo 14.
Competncia para a declarao de utilidade pblica

2 A competncia para a declarao de utilidade pblica das expropriaes da iniciativa da administrao local autrquica, para efeitos de concretizao de plano de urbanizao ou plano de pormenor eficaz, da respectiva assembleia municipal. 3 A deliberao da assembleia municipal prevista no nmero anterior dever ser tomada por maioria dos membros em efectividade de funes. 4 A deliberao referida no nmero anterior comunicada ao membro do Governo responsvel pela rea da administrao local. 5 O reconhecimento do interesse pblico requerido pelas empresas e a declarao de utilidade pblica da expropriao dos imveis necessrios instalao, ampliao, reorganizao ou reconverso das suas unidades industriais ou dos respectivos acessos da competncia do ministro a cujo departamento compete a apreciao final do processo. 6 Nos casos em que no seja possvel determinar o departamento a que compete a apreciao final do processo ou que no sejam abrangidos pelo disposto nos nmeros anteriores competente o Primeiro-Ministro, com a faculdade de delegar no ministro responsvel pelo ordenamento do territrio. Artigo 15.
Atribuio do carcter de urgncia

1 No prprio acto declarativo da utilidade pblica, pode ser atribudo carcter de urgncia expropriao para obras de interesse pblico. 2 A atribuio de carcter urgente expropriao deve ser sempre fundamentada e confere de imediato entidade expropriante a posse administrativa dos bens expropriados, nos termos previstos nos artigos 20. e seguintes, na parte aplicvel. 3 A atribuio de carcter urgente caduca se as obras na parcela no tiverem incio no prazo fixado no programa de trabalhos, salvo ocorrendo motivo devidamente justificado. 4 declarao de caducidade aplica-se, com as necessrias adaptaes, o disposto no n. 4 do artigo 13. 5 A caducidade no obsta ulterior autorizao da posse administrativa, nos termos dos artigos 19. e seguintes. Artigo 16.
Expropriao urgentssima

1 Salvo nos casos previstos no nmero seguinte, da competncia do ministro a cujo departamento compete a apreciao final do processo: a) A declarao de utilidade pblica da expropriao dos bens imveis e direitos a eles inerentes; b) A declarao de utilidade pblica do resgate, no prevista nos respectivos contratos, das concesses ou privilgios outorgados para a explorao de obras ou servios de utilidade pblica e ainda da expropriao dos bens ou direitos a eles relativos referidos no artigo 7.

1 Quando a necessidade da expropriao decorra de calamidade pblica ou de exigncias de segurana interna ou de defesa nacional, o Estado ou as autoridades pblicas por este designadas ou legalmente competentes podem tomar posse administrativa imediata dos bens destinados a prover necessidade que determina a sua interveno, sem qualquer formalidade prvia, seguindo-se, sem mais diligncias, o estabelecido no presente Cdigo sobre fixao da indemnizao em processo litigioso. 2 Sempre que possvel, ser promovida vistoria ad perpetuam rei memoriam, nos termos previstos no artigo 21., cumprindo-se, com as necessrias adaptaes, o disposto nesse artigo. Artigo 17.
Publicao da declarao de utilidade pblica

1 O acto declarativo da utilidade pblica e a sua renovao so sempre publicados, por extracto, na 2. srie

6196

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 qual se aplica, com as necessrias adaptaes, o disposto nos artigos 71. e 72. do presente Cdigo. Artigo 19.
Posse administrativa

do Dirio da Repblica e notificados ao expropriado e aos demais interessados conhecidos por carta ou ofcio sob registo com aviso de recepo, devendo ser averbados no registo predial. 2 Se o expropriado ou demais interessados forem desconhecidos, aplicvel o disposto no n. 4 do artigo 11. 3 A publicao da declarao de utilidade pblica deve identificar sucintamente os bens sujeitos a expropriao, com referncia descrio predial e inscrio matricial, mencionar os direitos, nus ou encargos que sobre eles incidem e os nomes dos respectivos titulares e indicar o fim da expropriao. 4 A identificao referida no nmero anterior pode ser substituda por planta, em escala adequada e graficamente representada, que permita a delimitao legvel do bem necessrio ao fim de utilidade pblica. 5 Quando se trate de expropriao por zonas ou lanos, da publicao do acto declarativo consta a rea total a expropriar, a sua diviso de acordo com o faseamento, os prazos e a ordem de aquisio. 6 So conjuntamente publicadas, por conta das empresas requerentes a que se refere o n. 2 do artigo 14., as plantas dos bens abrangidos pela declarao de utilidade pblica, cumprindo-lhes promover a sua afixao na sede do municpio ou dos municpios do lugar em que aqueles se situam. 7 A declarao de utilidade pblica tambm publicitada pela entidade expropriante mediante aviso afixado na entrada principal do prdio, quando exista. Artigo 17.-A
Dever de comunicao

1 Se a entidade expropriante for pessoa colectiva de direito pblico ou empresa pblica, nacionalizada ou concessionria de servio pblico ou de obras pblicas, pode ser autorizada pela entidade competente para declarar a utilidade pblica da expropriao a tomar posse administrativa dos bens a expropriar desde que os trabalhos necessrios execuo do projecto de obras aprovado sejam urgentes e aquela providncia se torne indispensvel para o seu incio imediato ou para a sua prossecuo ininterrupta. 2 A autorizao de posse administrativa deve mencionar expressa e claramente os motivos que a fundamentam e o prazo previsto para o incio das obras na parcela expropriada, de acordo com o programa dos trabalhos elaborado pela entidade expropriante. 3 A autorizao pode ser concedida em qualquer fase da expropriao at ao momento de adjudicao judicial da propriedade. 4 Se as obras no tiverem incio dentro do prazo estabelecido nos termos do n. 2, salvo motivo justificativo, nomeadamente por atraso no imputvel entidade expropriante, o expropriado e os demais interessados tm o direito de ser indemnizados pelos prejuzos que no devam ser considerados na fixao da justa indemnizao. Artigo 20.
Condies de efectivao da posse administrativa

1 Aps a notificao da declarao de utilidade pblica, o expropriado e os demais interessados devem comunicar entidade expropriante, por escrito, qualquer alterao da sua residncia habitual ou sede. 2 A alterao da residncia habitual ou da sede do expropriado e dos demais interessados que no tenha sido comunicada nos termos descritos no nmero anterior no constitui fundamento para a repetio de quaisquer termos ou diligncias do procedimento expropriatrio. Artigo 18.
Ocupao de prdios vizinhos

1 A investidura administrativa na posse dos bens no pode efectivar-se sem que previamente tenham sido: a) Notificados os actos de declarao de utilidade pblica e de autorizao da posse administrativa; b) Efectuado o depsito da quantia mencionada no n. 4 do artigo 10. em instituio bancria do lugar do domiclio ou sede da entidade expropriante, ordem do expropriado e dos demais interessados, se aquele e estes forem conhecidos e no houver dvidas sobre a titularidade dos direitos afectados; c) Realizada vistoria ad perpetuam rei memoriam destinada a fixar os elementos de facto susceptveis de desaparecerem e cujo conhecimento seja de interesse ao julgamento do processo. 2 A notificao a que se refere a alnea a) do nmero anterior deve conter o local, o dia e a hora do acto de transmisso da posse. 3 O acto de transmisso de posse dever ter lugar no prdio, parcela ou lano expropriado. 4 Se o expropriado e os demais interessados, estando ou devendo considerar-se devidamente notificados, no comparecerem ao acto de transmisso de posse, esta no deixar de ser conferida. 5 O depsito a que se refere a alnea b) do n. 1 pode ser substitudo por cauo prestada por qualquer das formas legalmente admissveis. 6 O depsito prvio dispensado: a) Se a expropriao for urgente, devendo o mesmo ser efectuado no prazo de 10 dias, contados nos termos do

1 A declarao de utilidade pblica da expropriao confere entidade expropriante o direito de ocupar prdios vizinhos e de neles efectuar os trabalhos necessrios ou impostos pela execuo destes, nos termos previstos nos estudos ou projectos aprovados, ou daqueles que forem definidos em deciso da entidade que produziu aquele acto. 2 Se o proprietrio ou outros interessados forem conhecidos, so previamente notificados da ocupao por carta ou ofcio sob registo com aviso de recepo, com a antecedncia mnima de 15 dias, podendo qualquer deles exigir a realizao de vistoria ad perpetuam rei memoriam, a qual tem lugar nos termos previstos no artigo 21. e precede sempre a ocupao. 3 Se os proprietrios ou outros interessados forem desconhecidos, aplicvel o disposto no n. 4 do artigo 11. 4 Aos proprietrios e demais interessados prejudicados pela ocupao so devidas indemnizaes nos termos gerais de direito, a determinar em processo comum, ao

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 artigo 279. do Cdigo Civil, a partir da data da investidura administrativa na posse dos bens; b) Se os expropriados e demais interessados no forem conhecidos ou houver dvidas sobre a titularidade dos direitos afectados, devendo o mesmo ser efectuado no prazo de 10 dias a contar do momento em que sejam conhecidos ou seja resolvido o incidente regulado no artigo 53. 7 Na situao prevista na alnea a) do nmero anterior, caso o depsito da quantia mencionada no n. 4 do artigo 10. no seja efectuado no prazo fixado, so devidos juros moratrios ao expropriado, os quais incidem sobre o montante do depsito. 8 Atribudo carcter urgente expropriao ou autorizada a posse administrativa, a entidade expropriante solicita directamente ao presidente do tribunal da Relao do distrito judicial do lugar da situao do bem ou da sua maior extenso a indicao de um perito da lista oficial para a realizao da vistoria ad perpetuam rei memoriam. 9 Pode ser solicitada a indicao de dois ou mais peritos sempre que tal se justifique pela extenso ou nmero de prdios a expropriar. Artigo 21.
Vistoria ad perpetuam rei memoriam

6197

5 Nos 15 dias ulteriores realizao da vistoria ad perpetuam rei memoriam deve o perito entregar entidade expropriante o respectivo relatrio, aplicando-se, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo 50. 6 Em casos devidamente justificados, designadamente pelo nmero de vistorias, o prazo a que se refere o nmero anterior pode ser prorrogado at 30 dias pela entidade expropriante, a requerimento do perito. 7 Recebido o relatrio, a entidade expropriante, no prazo de cinco dias, notificar o expropriado e os demais interessados por carta registada com aviso de recepo, remetendo-lhes cpia do mesmo e dos respectivos anexos, para apresentarem reclamao contra o seu contedo, querendo, no prazo de cinco dias. 8 Se houver reclamao, o perito pronunciar-se- no prazo de cinco dias, em relatrio complementar. 9 Decorrido o prazo de reclamao sem que esta seja apresentada ou recebido o relatrio complementar do perito, a entidade expropriante poder utilizar o prdio para os fins da expropriao, lavrando o auto de posse administrativa e dando incio aos trabalhos previstos, sem prejuzo do disposto na legislao aplicvel sobre a desocupao de casas de habitao. Artigo 22.
Auto de posse administrativa

1 Recebida a comunicao do perito nomeado, a entidade expropriante marca a data, a hora e o local do incio da vistoria ad perpetuam rei memoriam, notificando de tal facto o perito, os interessados conhecidos e o curador provisrio, por carta ou ofcio registado com aviso de recepo, a expedir de forma a ser recebido com a antecedncia mnima de cinco dias teis, no qual indicar, ainda, se a expropriao total ou parcial; a comunicao ao perito ser acompanhada de cpia dos elementos a que se referem as alneas a), b) e d) do n. 1 do artigo 10. e, sempre que possvel, de indicao da descrio predial e da inscrio matricial dos prdios; a comunicao ao expropriado e demais interessados mencionar, ainda, a instituio bancria, o local, a data e o montante do depsito a que se refere a alnea b) do n. 1 do artigo anterior e, se for o caso, que o mesmo se encontra sua ordem. 2 O perito que pretenda pedir escusa pode faz-lo nos dois dias seguintes notificao prevista no nmero anterior, devendo a entidade expropriante submeter o pedido apreciao do presidente do tribunal da Relao para efeitos de eventual substituio. 3 Os interessados, o curador provisrio e a entidade expropriante podem comparecer vistoria e formular por escrito os quesitos que tiverem por pertinentes, a que o perito deve responder no seu relatrio. 4 O auto de vistoria ad perpetuam rei memoriam deve conter: a) Descrio pormenorizada do local, referindo, designadamente, as construes existentes, as caractersticas destas, a poca da edificao, o estado de conservao e, sempre que possvel, as reas totais construdas; b) Meno expressa de todos os elementos susceptveis de influrem na avaliao do bem vistoriado, nos termos dos artigos 23. e seguintes; c) Plantas, fotografias ou outro suporte de captao da imagem do bem expropriado e da rea envolvente; d) Elementos remetidos ao perito nos termos do n. 1; e) Respostas aos quesitos referidos no n. 3.

1 O auto de posse deve conter os seguintes elementos: a) Identificao do expropriado e dos demais interessados conhecidos ou meno expressa de que so desconhecidos; b) Identificao do Dirio da Repblica onde tiver sido publicada a declarao de utilidade pblica e de urgncia da expropriao ou o despacho que autorizou a posse administrativa; c) Indicao da data e demais circunstncias susceptveis de identificarem o relatrio da vistoria, que dele constar em anexo. 2 Na impossibilidade de identificao do prdio atravs da inscrio matricial ou da descrio predial, o auto de posse deve referir a composio, confrontaes e demais elementos que possam contribuir para a identificao fsica do terreno onde se encontra o bem expropriado. 3 No prazo de cinco dias, a entidade expropriante remete, por carta registada com aviso de recepo, ao expropriado e aos demais interessados conhecidos cpias do auto de posse administrativa.

TTULO III
Do contedo da indemnizao
Artigo 23.
Justa indemnizao

1 A justa indemnizao no visa compensar o benefcio alcanado pela entidade expropriante mas ressarcir o prejuzo que para o expropriado advm da expropriao, correspondente ao valor real e corrente do bem de acordo com o seu destino efectivo ou possvel numa utilizao econmica normal, data da publicao da declarao de utilidade pblica, tendo em considerao as circunstncias e condies de facto existentes naquela data.

6198

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 com caractersticas adequadas para servir as edificaes nele existentes ou a construir; b) O que apenas dispe de parte das infra-estruturas referidas na alnea anterior mas se integra em ncleo urbano existente; c) O que est destinado, de acordo com instrumento de gesto territorial, a adquirir as caractersticas descritas na alnea a); d) O que, no estando abrangido pelo disposto nas alneas anteriores, possui, todavia, alvar de loteamento ou licena de construo em vigor no momento da declarao de utilidade pblica, desde que o processo respectivo se tenha iniciado antes da data da notificao a que se refere o n. 5 do artigo 10. 3 Considera-se solo para outros fins o que no se encontra em qualquer das situaes previstas no nmero anterior. Artigo 26.
Clculo do valor do solo apto para a construo

2 Na determinao do valor dos bens expropriados no pode tomar-se em considerao a mais-valia que resultar: a) Da prpria declarao de utilidade pblica da expropriao; b) De obras ou empreendimentos pblicos concludos h menos de cinco anos, no caso de no ter sido liquidado encargo de mais-valia e na medida deste; c) De benfeitorias volupturias ou teis ulteriores notificao a que se refere o n. 5 do artigo 10.; d) De informaes de viabilidade, licenas ou autorizaes administrativas requeridas ulteriormente notificao a que se refere o n. 5 do artigo 10. 3 Na fixao da justa indemnizao no so considerados quaisquer factores, circunstncias ou situaes criadas com o propsito de aumentar o valor da indemnizao. 4 (Revogado.) 5 Sem prejuzo do disposto nos n.os 2 e 3 do presente artigo, o valor dos bens calculado de acordo com os critrios referenciais constantes dos artigos 26. e seguintes deve corresponder ao valor real e corrente dos mesmos, numa situao normal de mercado, podendo a entidade expropriante e o expropriado, quando tal se no verifique requerer, ou o tribunal decidir oficiosamente, que na avaliao sejam atendidos outros critrios para alcanar aquele valor. 6 O Estado garante o pagamento da justa indemnizao, nos termos previstos no presente Cdigo. 7 O Estado, quando satisfaa a indemnizao, tem direito de regresso sobre a entidade expropriante, podendo, independentemente de quaisquer formalidades, proceder cativao de transferncias oramentais at ao valor da dvida, incluindo os juros de mora que se mostrem devidos desde a data do pagamento da indemnizao. Artigo 24.
Clculo do montante da indemnizao

1 O montante da indemnizao calcula-se com referncia data da declarao de utilidade pblica, sendo actualizado data da deciso final do processo de acordo com a evoluo do ndice de preos no consumidor, com excluso da habitao. 2 O ndice referido no nmero anterior o publicado pelo Instituto Nacional de Estatstica relativamente ao local da situao dos bens ou da sua maior extenso. 3 Nos casos previstos na parte final do n. 8 do artigo 5. e no n. 6 do artigo 13., a actualizao do montante da indemnizao abrange tambm o perodo que mediar entre a data da deciso judicial que fixar definitivamente a indemnizao e a data do efectivo pagamento do montante actualizado. Artigo 25.
Classificao dos solos

1 Para efeitos do clculo da indemnizao por expropriao, o solo classifica-se em: a) Solo apto para a construo; b) Solo para outros fins. 2 Considera-se solo apto para a construo: a) O que dispe de acesso rodovirio e de rede de abastecimento de gua, de energia elctrica e de saneamento,

1 O valor do solo apto para a construo calcula-se por referncia construo que nele seria possvel efectuar se no tivesse sido sujeito a expropriao, num aproveitamento econmico normal, de acordo com as leis e os regulamentos em vigor, nos termos dos nmeros seguintes e sem prejuzo do disposto no n. 5 do artigo 23. 2 O valor do solo apto para construo ser o resultante da mdia aritmtica actualizada entre os preos unitrios de aquisies, ou avaliaes fiscais que corrijam os valores declarados, efectuadas na mesma freguesia e nas freguesias limtrofes nos trs anos, de entre os ltimos cinco, com mdia anual mais elevada, relativamente a prdios com idnticas caractersticas, atendendo aos parmetros fixados em instrumento de planeamento territorial, corrigido por ponderao da envolvente urbana do bem expropriado, nomeadamente no que diz respeito ao tipo de construo existente, numa percentagem mxima de 10 %. 3 Para os efeitos previstos no nmero anterior, os servios competentes do Ministrio das Finanas devero fornecer, a solicitao da entidade expropriante, a lista das transaces e das avaliaes fiscais que corrijam os valores declarados efectuadas na zona e os respectivos valores. 4 Caso no se revele possvel aplicar o critrio estabelecido no n. 2 por falta de elementos, o valor do solo apto para a construo calcula-se em funo do custo da construo, em condies normais de mercado, nos termos dos nmeros seguintes. 5 Na determinao do custo da construo atende-se, como referencial, aos montantes fixados administrativamente para efeitos de aplicao dos regimes de habitao a custos controlados ou de renda condicionada. 6 Num aproveitamento economicamente normal, o valor do solo apto para a construo dever corresponder a um mximo de 15 % do custo da construo, devidamente fundamentado, variando, nomeadamente, em funo da localizao, da qualidade ambiental e dos equipamentos existentes na zona, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte. 7 A percentagem fixada nos termos do nmero anterior poder ser acrescida at ao limite de cada uma das percentagens seguintes e com a variao que se mostrar justificada: a) Acesso rodovirio, com pavimentao em calada, betuminoso ou equivalente junto da parcela 1,5 %;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 b) Passeios em toda a extenso do arruamento ou do quarteiro do lado da parcela 0,5 %; c) Rede de abastecimento domicilirio de gua com servio junto da parcela 1 %; d) Rede de saneamento com colector em servio junto da parcela 1,5 %; e) Rede de distribuio de energia elctrica em baixa tenso com servio junto da parcela 1 %; f) Rede de drenagem de guas pluviais com colector em servio junto da parcela 0,5 %; g) Estao depuradora em ligao com a rede de colectores de saneamento com servio junto da parcela 2 %; h) Rede distribuidora de gs junto da parcela 1 %; i) Rede telefnica junto da parcela 1 %. 8 Se o custo da construo for substancialmente agravado ou diminudo pelas especiais condies do local, o montante do acrscimo ou da diminuio da resultante reduzido ou adicionado ao custo da edificao a considerar para efeito da determinao do valor do terreno. 9 Se o aproveitamento urbanstico que serviu de base aplicao do critrio fixado nos n.os 4 a 8 constituir, comprovadamente, uma sobrecarga incomportvel para as infra-estruturas existentes, no clculo do montante indemnizatrio devero ter-se em conta as despesas necessrias ao reforo das mesmas. 10 O valor resultante da aplicao dos critrios fixados nos n.os 4 a 9 ser objecto da aplicao de um factor correctivo pela inexistncia do risco e do esforo inerente actividade construtiva, no montante mximo de 15 % do valor da avaliao. 11 No clculo do valor do solo apto para a construo em reas crticas de recuperao e reconverso urbanstica, legalmente fixadas, ter-se- em conta que o volume e o tipo de construo possvel no deve exceder os da mdia das construes existentes do lado do traado do arruamento em que se situe, compreendido entre duas vias consecutivas. 12 Sendo necessrio expropriar solos classificados como zona verde, de lazer ou para instalao de infra-estruturas e equipamentos pblicos por plano municipal de ordenamento do territrio plenamente eficaz, cuja aquisio seja anterior sua entrada em vigor, o valor de tais solos ser calculado em funo do valor mdio das construes existentes ou que seja possvel edificar nas parcelas situadas numa rea envolvente cujo permetro exterior se situe a 300 m do limite da parcela expropriada. Artigo 27.
Clculo do valor do solo para outros fins

6199

3 Caso no se revele possvel aplicar o critrio estabelecido no n. 1 por falta de elementos, o valor do solo para outros fins ser calculado tendo em ateno os seus rendimentos efectivo ou possvel no estado existente data da declarao de utilidade pblica, a natureza do solo e do subsolo, a configurao do terreno e as condies de acesso, as culturas predominantes e o clima da regio, os frutos pendentes e outras circunstncias objectivas susceptveis de influir no respectivo clculo. Artigo 28.
Clculo do valor de edifcios ou construes e das respectivas reas de implantao e logradouros

1 Na determinao do valor dos edifcios ou das construes com autonomia econmica atende-se, designadamente, aos seguintes elementos: a) Valor da construo, considerando o seu custo actualizado, a localizao, o ambiente envolvente e a antiguidade; b) Sistemas de infra-estruturas, transportes pblicos e proximidade de equipamentos; c) Nvel de qualidade arquitectnica e conforto das construes existentes e estado de conservao, nomeadamente dos pavimentos e coberturas, das paredes exteriores, partes comuns, portas e janelas; d) rea bruta; e) Preo das aquisies anteriores e respectivas datas; f) Nmero de inquilinos e rendas; g) Valor de imveis prximos, da mesma qualidade; h) Declaraes feitas pelos contribuintes ou avaliaes para fins fiscais ou outros. 2 No caso de o aproveitamento econmico normal da rea de implantao e do logradouro no depender da demolio dos edifcios ou das construes, a justa indemnizao corresponde ao somatrio dos valores do solo e das construes, determinados nos termos do presente Cdigo. 3 No caso contrrio, calcula-se o valor do solo, nele deduzindo o custo das demolies e dos desalojamentos que seriam necessrios para o efeito, correspondendo a indemnizao diferena apurada, desde que superior ao valor determinado nos termos do nmero anterior. Artigo 29.
Clculo do valor nas expropriaes parciais

1 O valor do solo apto para outros fins ser o resultante da mdia aritmtica actualizada entre os preos unitrios de aquisies ou avaliaes fiscais que corrijam os valores declarados efectuadas na mesma freguesia e nas freguesias limtrofes nos trs anos, de entre os ltimos cinco, com mdia anual mais elevada, relativamente a prdios com idnticas caractersticas, atendendo aos parmetros fixados em instrumento de planeamento territorial e sua aptido especfica. 2 Para os efeitos previstos no nmero anterior, os servios competentes do Ministrio das Finanas devero fornecer, a solicitao da entidade expropriante, a lista das transaces e das avaliaes fiscais que corrijam os valores declarados efectuadas na zona e os respectivos valores.

1 Nas expropriaes parciais, os rbitros ou os peritos calculam sempre, separadamente, o valor e o rendimento totais do prdio e das partes abrangidas e no abrangidas pela declarao de utilidade pblica. 2 Quando a parte no expropriada ficar depreciada pela diviso do prdio ou desta resultarem outros prejuzos ou encargos, incluindo a diminuio da rea total edificvel ou a construo de vedaes idnticas s demolidas ou s subsistentes, especificam-se tambm, em separado, os montantes da depreciao e dos prejuzos ou encargos, que acrescem ao valor da parte expropriada. 3 No haver lugar avaliao da parte no expropriada, nos termos do n. 1, quando os rbitros ou os peritos, justificadamente, conclurem que, nesta, pela sua extenso, no ocorrem as circunstncias a que se referem as alneas a) e b) do n. 2 e o n. 3 do artigo 3.

6200
Artigo 30.
Indemnizao respeitante ao arrendamento

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008

TTULO IV
Processo de expropriao
CAPTULO I Expropriao amigvel Artigo 33.
Tentativa de acordo

1 O arrendamento para comrcio, indstria ou exerccio de profisso liberal, ou para habitao no caso previsto no n. 2 do artigo 9., bem como o arrendamento rural so considerados encargos autnomos para efeito de indemnizao dos arrendatrios. 2 O inquilino habitacional obrigado a desocupar o fogo em consequncia de caducidade do arrendamento resultante de expropriao pode optar entre uma habitao cujas caractersticas, designadamente de localizao e renda, sejam semelhantes s da anterior ou por indemnizao satisfeita de uma s vez. 3 Na fixao da indemnizao a que se refere o nmero anterior atende-se ao valor do fogo, ao valor das benfeitorias realizadas pelo arrendatrio e relao entre as rendas pagas por este e as praticadas no mercado. 4 Na indemnizao respeitante a arrendamento para comrcio, indstria ou exerccio de profisso liberal atende-se s despesas relativas nova instalao, incluindo os diferenciais de renda que o arrendatrio ir pagar, e aos prejuzos resultantes do perodo de paralisao da actividade, necessrio para a transferncia, calculados nos termos gerais de direito. 5 Na indemnizao respeitante a arrendamento rural atende-se, alm do valor dos frutos pendentes ou das colheitas inutilizadas, ao valor das benfeitorias a que o rendeiro tenha direito e aos demais prejuzos emergentes da cessao do arrendamento, calculados nos termos gerais de direito. 6 O disposto nos nmeros anteriores tambm aplicvel se a expropriao recair directamente sobre o arrendamento e no caso de resoluo do contrato de arrendamento nos termos dos artigos 8. e 11. do Decreto n. 139-A/79, de 24 de Dezembro. Artigo 31.
Indemnizao pela interrupo da actividade comercial, industrial, liberal ou agrcola

Antes de promover a constituio de arbitragem, a entidade expropriante deve procurar chegar a acordo com o expropriado e os demais interessados nos termos dos artigos seguintes. Artigo 34. Nas expropriaes amigveis podem constituir objecto de acordo entre a entidade expropriante e expropriado ou demais interessados: a) O montante da indemnizao; b) O pagamento de indemnizao ou de parte dela em prestaes, os juros respectivos e o prazo de pagamento destes; c) O modo de satisfazer as prestaes; d) A indemnizao atravs da cedncia de bens ou direitos nos termos dos artigos 67. e 69.; e) A expropriao total; f) Condies acessrias. Artigo 35.
Proposta da entidade expropriante Objecto do acordo

1 Nos casos em que o proprietrio do prdio nele exera qualquer actividade prevista no n. 4 do artigo anterior, indemnizao pelo valor do prdio acresce a que corresponder aos prejuzos da cessao inevitvel ou da interrupo e transferncia dessa actividade, pelo perodo de tempo objectivamente necessrio, calculada nos termos do mesmo preceito. 2 Se da expropriao resultarem prejuzos para o conjunto da explorao agrcola efectuada directamente pelo proprietrio, indemnizao correspondente acresce a relativa queles prejuzos, calculada nos termos gerais de direito. Artigo 32.
Indemnizao pela expropriao de direitos diversos da propriedade plena

1 No prazo de 15 dias aps a publicao da declarao de utilidade pblica, a entidade expropriante, atravs de carta ou ofcio registado com aviso de recepo, dirige proposta do montante indemnizatrio ao expropriado e aos demais interessados cujos endereos sejam conhecidos, bem como ao curador provisrio. 2 O expropriado e demais interessados dispem do prazo de 15 dias para responder, podendo fundamentar a sua contraproposta em valor constante de relatrio elaborado por perito da sua escolha. 3 Na falta de resposta ou de interesse da entidade expropriante em relao contraproposta, esta d incio expropriao litigiosa, nos termos dos artigos 38. e seguintes, notificando deste facto o expropriado e os demais interessados que tiverem respondido. 4 O expropriado e os demais interessados devem esclarecer, por escrito, dentro dos prazos de oito dias a contar da data em que tenham sido notificados para o efeito, as questes que lhes forem postas pela entidade expropriante. Artigo 36.
Formalizao do acordo por escritura ou auto

1 O acordo entre a entidade expropriante e os demais interessados deve constar: a) De escritura de expropriao amigvel, se a entidade expropriante tiver notrio privativo; b) De auto de expropriao amigvel, a celebrar perante o notrio privativo do municpio do lugar da situao do

Na expropriao de direitos diversos da propriedade plena, a indemnizao determinada de harmonia com os critrios fixados para aquela propriedade, na parte em que forem aplicveis.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 bem expropriado ou da sua maior extenso, ou, sendo a entidade expropriante do sector pblico administrativo, perante funcionrio designado para o efeito. 2 O disposto nas alneas anteriores no prejudica o recurso ao notrio pblico, beneficiando os interessados de prioridade sobre o restante servio notarial. 3 O auto ou a escritura celebrado nos termos dos nmeros anteriores que tenha por objecto parte de um prdio, qualquer que seja a sua rea, constitui ttulo bastante para efeitos da sua desanexao. Artigo 37.
Contedo da escritura ou do auto

6201

2 O valor do processo, para efeitos de admissibilidade de recurso, nos termos do Cdigo de Processo Civil, corresponde ao maior dos seguintes: a) Decrscimo da indemnizao pedida no recurso da entidade expropriante ou acrscimo global das indemnizaes pedidas nos recursos do expropriado e dos demais interessados, a que se refere o nmero seguinte; b) Diferena entre os valores de indemnizao constantes do recurso da entidade expropriante e o valor global das indemnizaes pedidas pelo expropriado e pelos demais interessados nos respectivos recursos, a que se refere o nmero seguinte. 3 Da deciso arbitral cabe sempre recurso com efeito meramente devolutivo para o tribunal do lugar da situao dos bens ou da sua maior extenso. Artigo 39.
Autuao

1 O auto ou a escritura sero lavrados dentro dos oito dias subsequentes quele em que o acordo estabelecido for comunicado pela entidade expropriante ao notrio, oficial pblico ou funcionrio designado nos termos da alnea b) do n. 1 do artigo anterior, em conformidade com o disposto no Cdigo do Notariado. 2 Do auto ou escritura devero ainda constar: a) A indemnizao acordada e a forma de pagamento; b) A data e o nmero do Dirio da Repblica em que foi publicada a declarao de utilidade pblica da expropriao; c) O extracto da planta parcelar. 3 A indemnizao acordada pode ser atribuda a cada um dos interessados ou fixada globalmente. 4 No havendo acordo entre os interessados sobre a partilha da indemnizao global que tiver sido acordada, esta entregue quele que por todos for designado ou consignada em depsito no lugar do domiclio da entidade expropriante, ordem do juiz de direito da comarca do lugar da situao dos bens ou da maior extenso deles, efectuando-se a partilha nos termos do Cdigo de Processo Civil. 5 Salvo no caso de dolo ou culpa grave por parte da entidade expropriante, o aparecimento de interessados desconhecidos data da celebrao da escritura ou do auto apenas d lugar reconstituio da situao que existiria se tivessem participado no acordo, nos termos em que este foi concludo. 6 A entidade expropriante deve facultar ao expropriado e aos demais interessados cpia autenticada do auto ou da escritura de expropriao amigvel, quando solicitada. CAPTULO II Expropriao litigiosa
SECO I Disposies introdutrias

1 aberto um processo de expropriao com referncia a cada um dos imveis abrangidos pela declarao de utilidade pblica. 2 Quando dois ou mais imveis tenham pertencido ao mesmo proprietrio ou conjunto de comproprietrios, obrigatria a apensao dos processos em que no se verifique acordo sobre os montantes das indemnizaes. Artigo 40.
Legitimidade

1 Tm legitimidade para intervir no processo a entidade expropriante, o expropriado e os demais interessados. 2 A interveno de qualquer interessado na pendncia do processo no implica a repetio de quaisquer termos ou diligncias. Artigo 41.
Suspenso da instncia e nomeao de curador provisrio

Artigo 38.
Arbitragem

1 Na falta de acordo sobre o valor da indemnizao, este fixado por arbitragem, com recurso para os tribunais comuns.

1 O falecimento, na pendncia do processo, de algum interessado s implica a suspenso da instncia depois de notificada entidade expropriante a adjudicao da propriedade e posse, esta no caso de no ter havido investidura administrativa. 2 Havendo interessados incapazes, ausentes ou desconhecidos, sem que esteja organizada a respectiva representao, o juiz, oficiosamente ou a requerimento do Ministrio Pblico ou de qualquer interessado, nomeia-lhes curador provisrio, que ser, quanto aos incapazes, na falta de razes ponderosas em contrrio, a pessoa a cuja guarda estiverem entregues. 3 No caso de o processo de expropriao ainda no se encontrar em juzo, o juiz determina a sua remessa imediata, para os efeitos do nmero anterior, pelo perodo indispensvel deciso do incidente. 4 A interveno do curador provisrio cessa logo que se encontre designado o normal representante do incapaz ou do ausente ou passem a ser conhecidos os interessados cuja ausncia justificara a curadoria.

6202
SECO II Da tramitao do processo
SUBSECO I

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 Artigo 45.


Designao dos rbitros

Arbitragem

Artigo 42.
Promoo da arbitragem

1 Compete entidade expropriante, ainda que seja de direito privado, promover, perante si, a constituio e o funcionamento da arbitragem. 2 As funes da entidade expropriante referidas no nmero anterior passam a caber ao juiz de direito da comarca do local da situao do bem ou da sua maior extenso em qualquer dos seguintes casos: a) Se for julgada procedente a reclamao referida no n. 1 do artigo 54.; b) Se o procedimento de expropriao sofrer atrasos no imputveis ao expropriado ou aos demais interessados que, no seu conjunto, ultrapassem 90 dias contados nos termos do artigo 279. do Cdigo Civil; c) Se a lei conferir ao interessado o direito de requerer a expropriao de bens prprios; d) Se a declarao de utilidade pblica for renovada; e) Nos casos previstos nos artigos 15. e 16.; f) Os casos previstos nos artigos 92., 93. e 94. 3 O disposto nas alneas b), c), d) e e) do nmero anterior depende de requerimento do interessado, decidindo o juiz depois de notificada a parte contrria para se pronunciar no prazo de 10 dias. 4 Se for ordenada a remessa ou a avocao do processo, o juiz fixa prazo para a sua efectivao, no superior a 30 dias, sob pena de multa at 10 unidades de conta, verificando-se atraso no justificado. Artigo 43.
Peties a apresentar no tribunal

1 Na arbitragem intervm trs rbitros designados pelo presidente do tribunal da Relao da situao dos prdios ou da sua maior extenso. 2 Os rbitros so escolhidos de entre os peritos da lista oficial, devendo o presidente do tribunal da Relao indicar logo o que presidir. 3 Para o efeito do disposto nos nmeros precedentes, a entidade expropriante solicita a designao dos rbitros directamente ao presidente do tribunal da Relao. 4 O despacho de designao dos rbitros proferido no prazo de cinco dias. Artigo 46.
Designao de grupos de rbitros

1 Pode ser designado mais de um grupo de rbitros sempre que, em virtude da extenso e do nmero de bens a expropriar, um nico grupo de rbitros se mostre manifestamente insuficiente para assegurar o normal andamento de todos os processos. 2 A deciso prevista no nmero anterior da competncia do presidente do tribunal da Relao da situao dos bens a expropriar ou da sua maior extenso, mediante proposta fundamentada da entidade expropriante. 3 Se os peritos da lista oficial forem insuficientes para a constituio do conveniente nmero de grupos de rbitros, recorre-se a peritos includos nas listas de outros distritos, com preferncia, quando possvel, para os das listas dos distritos contguos. 4 A distribuio dos processos pelos grupos de rbitros consta do despacho de designao e respeita a sequncia geogrfica das parcelas, que a entidade expropriante deve indicar no seu pedido, sem prejuzo do disposto no n. 2 do artigo 39., com as necessrias adaptaes. Artigo 47.
Notificao da designao dos rbitros

1 As peties a que se referem os n. 2 do artigo 41., 3 do artigo anterior e 2 do artigo 51. e a parte final do n. 2 do artigo 54. so apresentadas directamente na secretaria do tribunal competente para o processo de expropriao litigiosa. 2 Os processos originados pelas peties referidas no nmero anterior so dependncia do processo de expropriao; o juiz a quem este for distribudo determinar que aqueles processos lhe sejam remetidos, ficando com competncia exclusiva para os respectivos termos subsequentes remessa. 3 Os processos recebidos nos termos da parte final do nmero anterior so apensados ao processo de expropriao. Artigo 44.
Natureza dos processos litigiosos

os

1 No prazo de 10 dias a contar da sua recepo, a entidade expropriante notifica na ntegra a comunicao da designao dos rbitros: a) Por carta ou ofcio registado com aviso de recepo, dirigido aos interessados de que se conhea a respectiva residncia e ao curador provisrio; b) Por edital, com dilao de oito dias, a afixar na entrada principal do edifcio da cmara municipal do concelho onde se situam os prdios ou a sua maior extenso, relativamente aos interessados no abrangidos pela alnea anterior e queles que no for possvel notificar nos termos nela prescritos; c) Aos rbitros, devendo a comunicao dirigida ao respectivo presidente ser acompanhada do processo de expropriao ou de cpia deste e, sempre que possvel, de indicao da descrio predial e da inscrio matricial do prdio. 2 Na notificao e nos editais a que se refere o nmero anterior d-se conhecimento ao expropriado e aos demais interessados da faculdade de apresentao de quesitos nos termos do artigo seguinte.

Os processos de expropriao litigiosa, bem como os que deles so dependentes, no tm carcter urgente, sem prejuzo de os actos relativos adjudicao da propriedade e da posse e sua notificao aos interessados deverem ser praticados mesmo durante as frias judiciais.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 Artigo 48.


Apresentao de quesitos

6203

No prazo de 15 dias a contar da notificao podem as partes apresentar ao rbitro presidente, em quadruplicado, os quesitos que entendam pertinentes para a fixao do valor dos bens objecto da expropriao. Artigo 49.
Deciso arbitral

1 O acrdo dos rbitros proferido em conferncia, servindo de relator o presidente. 2 O acrdo, devidamente fundamentado, tomado por maioria; no se obtendo uma deciso arbitral por unanimidade ou maioria, vale como tal a mdia aritmtica dos laudos que mais se aproximarem ou o laudo intermdio, se as diferenas entre ele e cada um dos restantes forem iguais. 3 Os laudos so juntos ao acrdo dos rbitros, devem ser devidamente justificados e conter as respostas aos quesitos com indicao precisa das que serviram de base ao clculo da indemnizao proposta, bem como a justificao dos critrios de clculo adoptados. 4 A deciso dos rbitros entregue entidade expropriante no prazo mximo de 30 dias a contar da recepo da comunicao a que se refere a alnea c) do n. 1 do artigo 47. ou da apresentao dos quesitos. 5 Em casos devidamente justificados, designadamente em razo do nmero de arbitragens, o prazo a que se refere o nmero anterior pode ser prorrogado at 60 dias, a requerimento de qualquer dos rbitros, dirigido entidade expropriante. 6 aplicvel o disposto no n. 4 do artigo 21. Artigo 50.
Honorrios

2 Se o processo no for remetido a juzo no prazo referido, o tribunal determina, a requerimento de qualquer interessado, a notificao da entidade expropriante para que o envie no prazo de 10 dias, acompanhado da guia de depsito, sob cominao de o mesmo ser avocado. 3 Decorrendo o processo perante o juiz, nos termos previstos no presente Cdigo, este, aps entrega do relatrio dos rbitros, notifica a entidade expropriante para proceder ao depsito da indemnizao no prazo de 30 dias; no sendo efectuado o depsito no prazo fixado, determina-se o cumprimento do disposto na parte final do n. 1, com as necessrias adaptaes. 4 Se os depsitos a que se referem os nmeros anteriores no forem efectuados nos prazos previstos, aplicvel o disposto no n. 4 do artigo 71. 5 Depois de devidamente instrudo o processo e de efectuado o depsito nos termos dos nmeros anteriores, o juiz, no prazo de 10 dias, adjudica entidade expropriante a propriedade e posse, salvo, quanto a esta, se j houver posse administrativa, e ordena simultaneamente a notificao do seu despacho, da deciso arbitral e de todos os elementos apresentados pelos rbitros, entidade expropriante e aos expropriados e demais interessados, com indicao, quanto a estes, do montante depositado e da faculdade de interposio de recurso a que se refere o artigo 52. 6 A adjudicao da propriedade comunicada pelo tribunal ao conservador do registo predial competente para efeitos de registo oficioso. Artigo 52.
Recurso

1 Os honorrios dos rbitros so pagos pela entidade expropriante, mediante apresentao de factura devidamente justificada e de acordo com o Cdigo das Custas Judiciais. 2 As despesas efectuadas pelos rbitros so pagas mediante entrega dos respectivos comprovativos. 3 A entidade expropriante est dispensada do pagamento de honorrios aos rbitros que, salvo motivo justificativo, no entreguem o acrdo nos prazos legais. Artigo 51.
Remessa do processo

1 A entidade expropriante remete o processo de expropriao ao tribunal da comarca da situao do bem expropriado ou da sua maior extenso no prazo de 30 dias a contar do recebimento da deciso arbitral, acompanhado de certides actualizadas das descries e das inscries em vigor dos prdios na conservatria do registo predial competente e das respectivas inscries matriciais, ou de que os mesmos esto omissos, bem como da guia de depsito ordem do tribunal do montante arbitrado ou, se for o caso, da parte em que este exceda a quantia depositada nos termos da alnea b) do n. 1 ou do n. 5 do artigo 20.; se no for respeitado o prazo fixado, a entidade expropriante deposita, tambm, juros moratrios correspondentes ao perodo de atraso, calculados nos termos do n. 2 do artigo 70., e sem prejuzo do disposto nos artigos 71. e 72.

1 O recurso da deciso arbitral deve ser interposto no prazo de 20 dias a contar da notificao realizada nos termos da parte final do n. 5 do artigo anterior, sem prejuzo do disposto no Cdigo de Processo Civil sobre interposio de recursos subordinados, salvo quanto ao prazo, que ser de 20 dias. 2 Quando no haja recurso, o juiz observa, no que respeita atribuio da indemnizao aos interessados, o disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 37., com as necessrias adaptaes. 3 Se houver recurso, o juiz atribui imediatamente aos interessados, nos termos do nmero anterior, o montante sobre o qual se verifique acordo, retendo, porm, se necessrio, a quantia provvel das custas do processo no caso de o expropriado ou os demais interessados decarem no recurso. 4 Qualquer dos titulares de direito a indemnizao pode requerer, no prazo de 10 dias a contar da notificao da deciso a que se refere o nmero anterior, que lhe seja entregue a parte da quantia sobre a qual no se verifica acordo que lhe competir, mediante prestao de garantia bancria ou seguro-cauo de igual montante. 5 No sendo exercido o direito a que se refere o nmero anterior, a entidade expropriante pode requerer a substituio por cauo do depsito da parte da indemnizao sobre a qual no se verifica acordo. Artigo 53.
Dvidas sobre a titularidade de direitos

1 Se o recebimento do depsito, nos termos do artigo precedente, depender da deciso de questo prvia ou prejudicial respeitante titularidade da indemnizao,

6204

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 2 A entidade expropriante notificada para, no prazo de 20 dias, responder ao pedido de expropriao total. 3 O juiz profere deciso sobre o pedido de expropriao total, no prazo de 10 dias, dela cabendo recurso, com subida imediata em separado e com efeito meramente devolutivo. 4 Decretada a expropriao total, a entidade expropriante notificada para efectuar depsito complementar do montante indemnizatrio, nos termos aplicveis do n. 3 do artigo 51. 5 Enquanto no estiver definitivamente decidido o pedido de expropriao total, o expropriado e os demais interessados s podem receber o acrscimo de indemnizao correspondente mediante prestao de garantia bancria ou seguro-cauo de igual montante. 6 Na hiptese prevista neste artigo, podem adquirir a parte do prdio que no seja necessria ao fim da expropriao as pessoas que gozem de preferncia legal na respectiva alienao e os proprietrios de terrenos confinantes, por esta ordem, gozando os segundos do direito de execuo especfica. Artigo 56.
Improcedncia do pedido

esta decidida provisoriamente no processo, precedendo produo da prova que o juiz tiver por necessria. 2 O incidente a que se refere o nmero anterior autuado por apenso, devendo ser decidido no prazo de 30 dias. 3 Enquanto no estiver definitivamente resolvida a questo da titularidade do crdito indemnizatrio, no se procede a nenhum pagamento que dela dependa sem que seja prestada cauo; a cauo prestada garante tambm o recebimento da indemnizao por aquele a quem, na respectiva aco, seja reconhecido definitivamente direito mesma. 4 Da deciso do incidente cabe recurso, com efeito meramente devolutivo, que sobe imediatamente no apenso.
SUBSECO II

Arguio de irregularidades

Artigo 54.
Reclamao

1 O expropriado, a entidade expropriante nos casos em que lhe no seja imputvel ou os demais interessados podem reclamar, no prazo de 10 dias a contar do seu conhecimento, contra qualquer irregularidade cometida no procedimento administrativo, nomeadamente na convocao ou na realizao da vistoria ad perpetuam rei memoriam, bem como na constituio ou no funcionamento da arbitragem ou nos laudos ou acrdo dos rbitros, designadamente por falta de cumprimento dos prazos fixados na lei, oferecendo logo as provas que tiverem por convenientes e que no constem j do processo. 2 Recebida a reclamao, o perito ou o rbitro presidente, conforme for o caso, exara informao sobre a tempestividade, os fundamentos e as provas oferecidas, devendo o processo ser remetido pela entidade expropriante ao juiz de direito da comarca da situao dos bens ou da sua maior extenso no prazo de 10 dias a contar da apresentao da reclamao, sob pena de avocao imediata do procedimento pelo tribunal, mediante participao do reclamante, instruda com cpia da reclamao contendo nota de recepo com meno da respectiva data. 3 O juiz decide com base nas provas oferecidas que entenda teis deciso do incidente e nos elementos fornecidos pelo procedimento, podendo solicitar esclarecimentos ou provas complementares. 4 Sendo a reclamao julgada improcedente, o juiz manda devolver imediatamente o processo de expropriao entidade expropriante. 5 No despacho que julgar procedente a reclamao, o juiz indica os actos ou diligncias que devem ser repetidos ou reformulados, sem prejuzo do disposto no n. 2 do artigo 42. 6 Da deciso cabe recurso, com efeito meramente devolutivo, que sobe com o recurso da deciso final.
SUBSECO III

1 Quando a entidade expropriante pretender realizar obras na parte do prdio no expropriada por forma a evitar a situao prevista no n. 2 do artigo 3., improcede o pedido de expropriao total. 2 Para efeitos do disposto no nmero anterior, o juiz na deciso em que conhecer da improcedncia do pedido fixa prazos para o incio e a concluso das obras pela entidade expropriante. 3 Se as obras no forem iniciadas no prazo fixado pelo juiz, a instncia renovada. 4 Se as obras forem iniciadas mas no estiverem concludas no prazo fixado pelo juiz, este, ouvida a entidade expropriante, decide, de acordo com o respectivo estado de execuo, se a instncia renovada. Artigo 57.
Cauo

Enquanto no tiver transitado em julgado a deciso sobre o pedido de expropriao total, a entidade expropriante s pode entrar na posse da parte do bem cuja expropriao foi requerida pelo expropriado mediante prestao de cauo.
SUBSECO IV

Recurso da arbitragem

Artigo 58.
Requerimento

Pedido de expropriao total

Artigo 55.
Requerimento

No requerimento da interposio do recurso da deciso arbitral o recorrente deve expor logo as razes da discordncia, oferecer todos os documentos, requerer as demais provas, incluindo a prova testemunhal, requerer a interveno do tribunal colectivo, designar o seu perito e dar cumprimento ao disposto no artigo 577. do Cdigo de Processo Civil. Artigo 59.
Admisso do recurso

1 Dentro do prazo do recurso da deciso arbitral podem os interessados requerer a expropriao total, nos termos do n. 2 do artigo 3.

Interposto recurso, o processo concluso ao juiz para se pronunciar sobre a sua admissibilidade, fixar o respec-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 tivo efeito e ordenar a notificao da parte contrria para responder, no caso de prosseguimento. Artigo 60.
Resposta

6205

1 A resposta a que se refere o artigo anterior apresentada no prazo de 20 dias a contar da notificao da deciso que admitir o recurso; no caso de o recorrido pretender interpor recurso subordinado, a resposta conter tambm o respectivo requerimento e as razes da sua discordncia, podendo a parte contrria responder no prazo de 20 dias a contar da notificao do despacho que admitir tal recurso e ampliar o objecto da percia. 2 Com o recurso subordinado ou com a resposta devem ser oferecidos todos os documentos, requeridas as demais provas, incluindo a prova testemunhal, requerida a interveno do tribunal colectivo e designado o perito, dando-se cumprimento, quando for o caso, ao disposto no artigo 577. do Cdigo de Processo Civil. Artigo 61.
Diligncias instrutrias

2 A falta de comparncia de qualquer perito determina a sua imediata substituio, que feita livremente pelo tribunal, nos termos da parte final da alnea a) do n. 1. 3 As regras de recrutamento de peritos, a sua integrao nas listas oficiais e a forma de publicao destas constam de decreto regulamentar, a publicar no prazo mximo de trs meses a contar da data da publicao do presente Cdigo. Artigo 63.
Notificao para o acto de avaliao

1 As partes so notificadas para, querendo, comparecerem no acto da avaliao. 2 entregue a cada perito cpia dos recursos, das respostas aos mesmos e do despacho que tiver sido proferido nos termos do n. 2 do artigo 578. do Cdigo de Processo Civil. Artigo 64.
Alegaes

1 Findo o prazo para a apresentao da resposta, seguem-se imediatamente as diligncias instrutrias que o tribunal entenda teis deciso da causa. 2 Entre as diligncias a realizar tem obrigatoriamente lugar a avaliao, a que o tribunal preside, cabendo-lhe fixar o respectivo prazo, no superior a 30 dias, e resolver por despacho as questes de direito suscitadas pelos peritos de que dependa a avaliao. 3 aplicvel o disposto nos artigos 578. e 588. do Cdigo de Processo Civil. 4 Incumbe ao recorrente, e s a este, ainda que se trate de entidade isenta de custas, o encargo de efectuar o preparo para despesas com a avaliao e a inspeco judicial, se a esta houver lugar. 5 Quando se efectuar inspeco judicial, ficam a constar do respectivo auto todos os elementos reputados necessrios para a deciso da causa. 6 No h lugar a segunda avaliao. 7 Sendo necessrio obter esclarecimentos de quem no haja de ser chamado a depor ou documento em poder de terceiro, o tribunal ordena a respectiva notificao, para o efeito, fixando prazo adequado; em caso de incumprimento do prazo, sem motivo justificativo, aplicada multa at 10 unidades de conta. Artigo 62.
Designao e nomeao dos peritos

1 Concludas as diligncias de prova, as partes so notificadas para alegarem no prazo de 20 dias. 2 O prazo para a alegao do recorrido ou dos recorridos corre a partir do termo do prazo para alegao do recorrente, contando-se este ltimo desde a notificao para alegar. 3 Recorrendo a ttulo principal tanto a entidade expropriante como o expropriado, alega aquela em primeiro lugar. Artigo 65.
Prazo de deciso

As decises sobre os recursos da deciso arbitral so proferidas no prazo mximo de 30 dias a contar do termo fixado para as alegaes das partes. Artigo 66.
Deciso

1 A avaliao efectuada por cinco peritos, nos termos seguintes: a) Cada parte designa um perito e os trs restantes so nomeados pelo tribunal de entre os da lista oficial; b) Se dois ou mais interessados tiverem designado peritos diferentes, so notificados para, no prazo de cinco dias, declararem qual o nome definitivamente escolhido, prevalecendo, na falta de acordo, a vontade da maioria, se desta fizer parte o proprietrio expropriado; faltando a designao vlida de algum perito, devolve-se a nomeao ao tribunal, aplicando-se o disposto na parte final da alnea anterior.

1 O juiz fixa o montante das indemnizaes a pagar pela entidade expropriante. 2 A sentena notificada s partes, podendo dela ser interposto recurso, com efeito meramente devolutivo. 3 aplicvel o disposto nos n.os 2 a 4 do artigo 52., com as necessrias adaptaes, devendo o juiz ordenar que a entidade expropriante efectue o depsito que for necessrio no prazo de 10 dias. 4 O disposto nos nmeros precedentes tambm aplicvel no caso de o processo prosseguir em traslado. 5 Sem prejuzo dos casos em que sempre admissvel recurso, no cabe recurso para o Supremo Tribunal de Justia do acrdo do tribunal da Relao que fixa o valor da indemnizao devida.

TTULO V
Do pagamento das indemnizaes
Artigo 67.
Formas de pagamento

1 As indemnizaes por expropriao por utilidade pblica so pagas em dinheiro, de uma s vez, salvo as excepes previstas nos nmeros seguintes.

6206

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 impugnao nos termos do artigo seguinte e do disposto no n. 3 do artigo 53. 4 No sendo efectuado o depsito no prazo fixado, o juiz ordenar o pagamento por fora das caues prestadas pela entidade expropriante ou outras providncias que se revelarem necessrias, aps o que, mostrando-se em falta alguma quantia, notificar o servio que tem a seu cargo os avales do Estado para que efectue o depsito do montante em falta, em substituio da entidade expropriante. Artigo 72.
Impugnao dos montantes depositados

2 Nas expropriaes amigveis, a entidade expropriante, o expropriado e os demais interessados podem acordar no pagamento da indemnizao em prestaes ou na cedncia de bens ou direitos de acordo com o previsto no artigo 69. 3 O disposto no nmero anterior aplica-se transaco judicial ou extrajudicial na pendncia do processo de expropriao. 4 No so pagas quaisquer indemnizaes sem que se mostre cumprido o disposto no artigo 29. do Cdigo da Contribuio Autrquica. 5 O pagamento acordado em prestaes efectuado dentro do prazo mximo de trs anos, podendo o montante das mesmas variar de acordo com as circunstncias. Artigo 68.
Quantias em dvida

1 As quantias em dvida vencem juros, pagveis anual ou semestralmente, conforme for acordado. 2 Na falta de conveno entre as partes, a taxa de juro a dos juros moratrios, nos termos do artigo 70. 3 O montante das prestaes vincendas automaticamente actualizado no caso de agravamento do ndice de preos no consumidor, na zona em causa, com excluso da habitao, publicado pelo Instituto Nacional de Estatstica. Artigo 69.
Cedncia de bens ou direitos

As partes podem acordar que a indemnizao seja satisfeita, total ou parcialmente, atravs da cedncia de bens ou direitos ao expropriado ou aos demais interessados. Artigo 70.
Juros moratrios

1 No prazo de 30 dias a contar da notificao prevista no n. 2 do artigo anterior, o expropriado e os demais interessados podem impugnar os montantes depositados, especificando os valores devidos e apresentando e requerendo todos os meios de prova. 2 Admitida a impugnao, a entidade expropriante notificada para responder no prazo de 10 dias e para apresentar e requerer todos os meios de prova. 3 Produzidas as provas que o juiz considerar necessrias, proferida deciso fixando os montantes devidos e determinando a realizao do depsito complementar que for devido, no prazo de 10 dias. 4 No sendo efectuado o depsito no prazo fixado, o juiz ordena o pagamento por fora das caues prestadas, ou as providncias que se revelarem necessrias, aplicando-se ainda o disposto no n. 4 do artigo anterior, com as necessrias adaptaes, quanto aos montantes em falta. 5 Efectuado o pagamento ou assegurada a sua realizao, o juiz autoriza o levantamento dos montantes que se mostrem excessivos ou a restituio a que haja lugar e determina o cancelamento das caues que se mostrem injustificadas, salvo o disposto no n. 3 do artigo 53. Artigo 73.
Atribuio das indemnizaes

1 Os expropriados e demais interessados tm o direito de ser indemnizados pelos atrasos imputveis entidade expropriante no andamento do procedimento ou do processo expropriativo ou na realizao de qualquer depsito no processo litigioso. 2 Os juros moratrios incidem sobre o montante definitivo da indemnizao ou sobre o montante dos depsitos, conforme o caso, e a taxa respectiva a fixada nos termos do artigo 559. do Cdigo Civil. 3 As caues prestadas e os depsitos efectuados pela entidade expropriante respondem pelo pagamento dos juros moratrios que forem fixados pelo tribunal. Artigo 71.
Depsito da indemnizao

1 A atribuio das indemnizaes aos interessados faz-se de acordo com o disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 37., com as necessrias adaptaes. 2 No caso de expropriao amigvel, decorridos 60 dias sobre a data prevista para o pagamento de qualquer prestao ou respectivos juros sem que este seja efectuado, o expropriado pode requerer as providncias a que se refere o n. 4 do artigo anterior, devendo juntar a cpia do auto ou escritura a que se refere o n. 6 do artigo 37. 3 A entidade expropriante citada para remeter o processo de expropriao e efectuar o depsito das quantias em dvida, nos termos do n. 1 do artigo anterior, com as necessrias adaptaes, podendo deduzir embargos dentro do prazo ali fixado.

1 Transitada em julgado a deciso que fixar o valor da indemnizao, o juiz do tribunal da 1. instncia ordena a notificao da entidade expropriante para, no prazo de 10 dias, depositar os montantes em dvida e juntar ao processo nota discriminada, justificativa dos clculos da liquidao de tais montantes. 2 A secretaria notifica ao expropriado e aos demais interessados o montante depositado, bem como a nota referida na parte final do nmero anterior. 3 O expropriado e os demais interessados podem levantar os montantes depositados, sem prejuzo da sua

TTULO VI
Da reverso dos bens expropriados
Artigo 74.
Requerimento

1 A reverso a que se refere o artigo 5. requerida entidade que houver declarado a utilidade pblica da expropriao ou que haja sucedido na respectiva competncia.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 2 Se o direito de reverso s puder ser utilmente exercido em conjunto com outro ou outros interessados, o requerente da reverso pode solicitar a notificao judicial destes para, no prazo de 60 dias a contar da notificao, requererem a reverso dos respectivos bens, nos termos do n. 1, sob cominao de, no o fazendo algum ou alguns deles, a reverso dos mesmos se operar a favor dos que a requeiram. 3 O pedido de expropriao total, nos termos do n. 2 do artigo 3., no prejudica a reverso da totalidade do prdio. 4 Se no for notificado de deciso favorvel no prazo de 90 dias a contar da data do requerimento, o interessado pode fazer valer o direito de reverso no prazo de um ano, mediante aco administrativa comum a propor no tribunal administrativo de crculo da situao do prdio ou da sua maior extenso. 5 Na aco prevista no nmero anterior cumulado o pedido de adjudicao, instrudo com os documentos mencionados no artigo 77., que o tribunal aprecia, seguindo os trmites dos artigos 78. e 79. no caso de reconhecer o direito de reverso. Artigo 75.
Audincia da entidade e de outros interessados

6207

com as devidas adaptaes, devendo conter os elementos exigidos na alnea b) do n. 1 do artigo 44. do Cdigo do Registo Predial. 3 O acordo de reverso, celebrado nos termos do nmero anterior, constitui ttulo bastante para todos os efeitos legais, incluindo a inscrio matricial, a desanexao e o registo predial. 4 O pagamento do montante acordado da indemnizao da reverso efectuado directamente entidade expropriante ou a quem ulteriormente haja adquirido o domnio sobre o bem, consoante o caso. 5 O acordo de reverso deve ser formalizado no prazo de 90 dias a contar da data da notificao da autorizao da reverso. Artigo 77.
Pedido de adjudicao

1 No pretendendo recorrer ao acordo previsto no artigo anterior, ou na falta deste, o interessado deduz, no prazo de 120 dias a contar da data da notificao da autorizao, perante o tribunal administrativo de crculo da situao do prdio ou da sua maior extenso, o pedido de adjudicao, instruindo a sua pretenso com os seguintes documentos: a) Notificao da autorizao da reverso; b) Certido, passada pela conservatria do registo predial, da descrio do prdio, das inscries em vigor, incluindo as dos encargos que sobre ele se encontram registados e dos existentes data da adjudicao do prdio entidade expropriante ou de que o mesmo se encontra omisso; c) Certido da inscrio matricial e do valor patrimonial do prdio ou de que o mesmo se encontra omisso; d) Indicao da indemnizao satisfeita e da respectiva forma de pagamento; e) Quando for o caso, estimativa, fundamentada em relatrio elaborado por perito da lista oficial sua escolha, do valor das benfeitorias e deterioraes a que se refere o artigo seguinte. 2 No caso do n. 2 do artigo 74., o pedido deduzido pelos vrios interessados que, quando necessrio, podem indicar o acordo sobre a forma como a adjudicao dever ser feita, sem prejuzo do disposto no n. 3 do artigo seguinte. Artigo 78.
Oposio do expropriante

1 No prazo de 10 dias a contar da recepo do pedido de reverso, a entidade competente para decidir ordena a notificao da entidade expropriante e dos titulares de direitos reais sobre o prdio a reverter ou sobre os prdios dele desanexados, cujos endereos sejam conhecidos, para que se pronunciem sobre o requerimento no prazo de 15 dias. 2 A entidade expropriante, dentro do prazo da sua resposta, remete o processo de expropriao entidade competente para decidir o pedido de reverso ou indica o tribunal em que o mesmo se encontra pendente ou arquivado. 3 No caso previsto na parte final do nmero anterior, a entidade competente para decidir solicita ao tribunal a confiana do processo at final do prazo fixado para a deciso. 4 Se os factos alegados pelo requerente da reverso no forem impugnados pela entidade expropriante, presume-se, salvo prova em contrrio, que so verdadeiros. Artigo 76.
Publicidade da deciso

1 A deciso sobre o pedido de reverso notificada ao requerente, entidade expropriante e aos interessados cujo endereo seja conhecido. 2 A deciso publicada, por extracto, na 2. srie do Dirio da Repblica. Artigo 76.-A
Acordo de reverso

1 Autorizada a reverso, podem a entidade expropriante, ou quem ulteriormente haja adquirido o domnio do prdio, consoante o caso, e o interessado acordar quanto aos termos, condies e montante indemnizatrio da reverso. 2 O acordo previsto no nmero anterior reveste a forma de auto de reverso ou outra forma prevista na lei e segue, com as devidas adaptaes, o regime previsto nos artigos 36. e 37. para o auto de expropriao amigvel,

1 A entidade expropriante ou quem ulteriormente haja adquirido o domnio do prdio citada para os termos do processo, podendo deduzir oposio, no prazo de 20 dias quanto aos montantes da indemnizao indicada nos termos da alnea d) do n. 1 do artigo anterior e da estimativa a que se refere a alnea e) do mesmo nmero. 2 Na falta de acordo das partes, o montante a restituir fixado pelo juiz, precedendo as diligncias instrutrias que tiver por necessrias, entre as quais tem obrigatoriamente lugar a avaliao, nos termos previstos para o recurso em processo de expropriao, salvo no que respeita segunda avaliao, que sempre possvel. 3 Determinado, com trnsito em julgado, o valor a que se refere o nmero anterior, o juiz, na falta de acordo

6208

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 3 Da portaria que determine a requisio devem constar o respectivo objecto, o incio e o termo do uso, o montante mnimo, prazo e entidade responsvel pelo pagamento da indemnizao, bem como a indicao da entidade beneficiria da requisio, sem prejuzo do disposto no n. 4 do artigo 85. 4 A portaria de requisio publicada na 2. srie do Dirio da Repblica e notificada ao proprietrio, podendo este reclamar no prazo de 15 dias teis contado a partir da data da notificao ou da publicao. Artigo 83.
Instruo do pedido de requisio

mencionado no n. 2 do artigo anterior, determina licitao entre os requerentes. Artigo 79.


Adjudicao

1 Efectuados os depsitos ou as restituies a que haja lugar, o juiz adjudica o prdio ao interessado ou interessados, com os nus ou encargos existentes data da declarao de utilidade pblica da expropriao e que no hajam caducado definitivamente, que devem ser especificadamente indicados. 2 Os depsitos so levantados pela entidade expropriante ou por quem ulteriormente haja adquirido o domnio sobre o bem, conforme for o caso. 3 A adjudicao da propriedade comunicada pelo tribunal ao conservador do registo predial competente para efeitos de registo oficioso.

A requisio a solicitao das entidades referidas no artigo 81. precedida de requerimento ao ministro responsvel pelo sector, que conter os seguintes elementos: a) Identificao do requerente; b) Natureza e justificao da importncia das actividades a prosseguir; c) Indispensabilidade da requisio; d) Prova documental das diligncias efectuadas com vista a acordo prvio com o proprietrio sobre o uso a dar ao imvel, com indicao do montante da justa indemnizao oferecida e das razes do respectivo inxito; e) Tempo de durao necessrio da requisio; f) Previso dos encargos a suportar em execuo da medida de requisio; g) Entidade responsvel pelo pagamento da indemnizao devida pela requisio; h) Forma de pagamento da indemnizao; i) Documento comprovativo de se encontrar regularizada a sua situao relativamente s suas obrigaes fiscais e s contribuies para a segurana social. Artigo 84.
Indemnizao

TTULO VII
Da requisio
Artigo 80.
Requisio de imveis

1 Em caso de urgente necessidade e sempre que o justifique o interesse pblico e nacional, podem ser requisitados bens imveis e direitos a eles inerentes, incluindo os estabelecimentos comerciais ou industriais, objecto de propriedade de entidades privadas, para realizao de actividades de manifesto interesse pblico, adequadas natureza daqueles, sendo observadas as garantias dos particulares e assegurado o pagamento de justa indemnizao. 2 Salvo o disposto em lei especial, a requisio, interpolada ou sucessiva, de um mesmo imvel no pode exceder o perodo de um ano contado nos termos do artigo 279. do Cdigo Civil. Artigo 81.
Uso dos imveis requisitados

1 Em casos excepcionais, devidamente fundamentados no acto de requisio, os imveis requisitados podem ser objecto de uso por instituies pblicas ou particulares de interesse pblico. 2 Para efeitos do presente diploma, consideram-se instituies particulares de interesse pblico as de utilidade pblica administrativa, as de mera utilidade pblica e as de solidariedade social. Artigo 82.
Acto de requisio

1 A requisio de bens imveis confere ao requisitado o direito a receber uma justa indemnizao. 2 A justa indemnizao no visa compensar o benefcio alcanado pelo requisitante, mas ressarcir o prejuzo que para o requisitado advm da requisio. 3 A indemnizao corresponde a uma justa compensao, tendo em conta o perodo da requisio, o capital empregue para a construo ou aquisio e manuteno dos bens requisitados e o seu normal rendimento, a depreciao derivada do respectivo uso e, bem assim, o lucro mdio que o particular deixa de perceber por virtude de requisio. 4 A indemnizao fixada: a) Por acordo expresso entre o beneficirio da requisio e o proprietrio, nos termos dos artigos 33. e seguintes, com as necessrias adaptaes; b) Na falta de acordo, pelo ministro responsvel pelo sector, sob proposta do servio com atribuies na rea; c) Se o proprietrio no se conformar com o montante fixado nos termos da alnea anterior, pelos tribunais comuns, nos termos previstos para o recurso da deciso arbitral em processo de expropriao litigiosa, salvo no que se refere segunda avaliao, que sempre possvel. 5 A indemnizao prevista no nmero anterior no prejudica aquelas a que haja lugar por fora do disposto no n. 2 do artigo seguinte.

1 A requisio depende de prvio reconhecimento da sua necessidade por resoluo do Conselho de Ministros, nomeadamente quanto verificao da urgncia e do interesse pblico e nacional que a fundamentam, observados os princpios da adequao, indispensabilidade e proporcionalidade. 2 A requisio determinada mediante portaria do membro do Governo responsvel pela rea, oficiosamente ou a solicitao de uma das entidades referidas no artigo anterior.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 6 O pagamento da indemnizao tem lugar no prazo mnimo de 60 dias aps a publicao do acto de requisio. Artigo 85. 1 So obrigaes da entidade beneficiria da requisio: a) Pagar os encargos financeiros emergentes da requisio no prazo determinado; b) Assegurar os encargos resultantes da realizao da actividade; c) No utilizar o imvel para fim diverso do constante na requisio; d) Avisar imediatamente o proprietrio sempre que tenha conhecimento de vcio no imvel; e) Proceder retirada de todas as benfeitorias ou materiais que por ela tenham sido colocados no imvel; f) Restituir o imvel, no termo da requisio, no estado em que se encontrava. 2 A entidade a favor de quem se operou a requisio responsvel pelos eventuais danos causados no imvel requisitado durante o perodo da requisio, salvo se esses danos resultarem de facto imputvel ao proprietrio, de vcio da coisa ou de caso fortuito ou de fora maior. 3 Quando o requerente for instituio particular de interesse pblico, deve apresentar documento comprovativo de se encontrar caucionado, nos termos da lei, o fundo indispensvel para o pagamento das indemnizaes a que haja lugar. 4 No caso de se tratar de entidade pblica, a portaria de requisio deve indicar a rubrica oramental que suportar o pagamento das indemnizaes a que houver lugar e respectiva cativao. 5 A pretenso presume-se indeferida se no prazo de 15 dias no for proferida deciso. 6 O servio pblico com atribuies na rea, na fase de apreciao do requerimento, deve procurar mediar os interesses em causa e, em qualquer caso, proceder audio prvia dos proprietrios dos imveis requisitados. 7 No caso previsto no n. 2 aplica-se o disposto no n. 4 do artigo 84., com as necessrias adaptaes. Artigo 86.
Direitos e deveres do proprietrio Obrigaes do beneficirio

6209

TTULO VIII
Disposies finais
Artigo 88.
Desistncia da expropriao

1 Nas expropriaes por utilidade pblica lcito entidade expropriante desistir total ou parcialmente da expropriao enquanto no for investido na propriedade dos bens a expropriar. 2 No caso de desistncia, o expropriado e demais interessados so indemnizados nos termos gerais de direito, considerando-se, para o efeito, iniciada a expropriao a partir da publicao no Dirio da Repblica do acto declarativo da utilidade pblica. 3 Se a desistncia da expropriao se verificar aps a investidura da entidade expropriante na posse dos bens a expropriar, as partes podem converter, por acordo, o processo litigioso em processo de reverso, previsto nos artigos 74. e seguintes, atravs de requerimento conjunto a apresentar em juzo. 4 Sendo o acordo requerido admissvel, o tribunal notifica a entidade que declarou a utilidade pblica, para informar os autos se autoriza a reverso pretendida pelas partes, ordenando, em caso afirmativo, a sua converso. Artigo 89.
Lista de peritos

Enquanto no forem publicadas as listas a que se refere o n. 3 do artigo 62. deste Cdigo, mantm-se transitoriamente em vigor as actuais. Artigo 90.
Regies Autnomas

1 So direitos do proprietrio do imvel objecto de requisio: a) Usar, com os seus trabalhadores e utentes em geral, durante o perodo de tempo que durar a requisio, o imvel, mantendo neste a actividade normal, desde que no se mostre incompatvel, afecte, impea ou, por qualquer modo, perturbe a preparao e a realizao da actividade a assegurar; b) Receber as indemnizaes a que tenha direito, nos termos do presente diploma. 2 So deveres do proprietrio do imvel objecto de requisio entregar entidade a favor de quem se operar a requisio o imvel requisitado e no perturbar o gozo deste dentro dos limites da requisio. Artigo 87.
Recurso contencioso

1 Nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira a declarao de utilidade pblica da expropriao de bens pertencentes a particulares ou s autarquias locais da competncia do Governo Regional e reveste a forma de resoluo, a publicar no boletim oficial da Regio. 2 A declarao de utilidade pblica da expropriao de bens pertencentes administrao central e das necessrias para obras de iniciativa do Estado ou de servios dependentes do Governo da Repblica da competncia do Ministro da Repblica, sendo publicada na 2. srie do Dirio da Repblica. Artigo 91.
Expropriao de bens mveis

Do acto de requisio cabe recurso para os tribunais administrativos, nos termos da lei.

1 Nos casos em que a lei autorize a expropriao de bens mveis materiais, designadamente no artigo 16. da Lei n. 13/85, de 6 de Julho, pode haver lugar a posse administrativa, imediatamente depois de vistoria ad perpetuam rei memoriam, sem dependncia de qualquer outra formalidade, seguindo-se quanto ao mais, nomeadamente quanto fixao e ao pagamento da justa indemnizao, a tramitao prevista para os processos de expropriao litigiosa, aplicando-se o disposto no n. 5 do artigo 20., com as necessrias adaptaes. 2 A entidade expropriante solicita ao presidente do tribunal da Relao do lugar do domiclio do expropriado a nomeao de um perito com formao adequada para

6210

Dirio da Repblica, 1. srie N. 171 4 de Setembro de 2008 Artigo 94.


Expropriao para fins de composio urbana

proceder vistoria ad perpetuam rei memoriam, podendo sugerir nomes para o efeito. 3 Os rbitros e o perito so livremente designados pelo presidente do tribunal da Relao do lugar da situao do bem no momento de declarao de utilidade pblica de entre indivduos com a especializao adequada. 4 A designao do perito envolve a autorizao para este entrar no local onde se encontra o bem, acompanhado de representantes da entidade expropriante, a fim de proceder vistoria ad perpetuam rei memoriam, se necessrio com o auxlio de fora policial. 5 O auto de vistoria ad perpetuam rei memoriam descreve o bem com a necessria mincia. 6 A entidade expropriante poder recorrer ao auxlio de fora policial para tomar posse do bem. 7 competente para conhecer do recurso da arbitragem o tribunal da comarca do domiclio ou da sede do expropriado. Artigo 92.
Aplicao subsidiria do processo de expropriao

1 As expropriaes previstas nos n.os 1 e 5 do artigo 48. do Decreto-Lei n. 794/76, de 5 de Novembro, seguem os termos previstos no presente Cdigo, com as seguintes modificaes: a) dispensada a declarao de utilidade pblica, valendo como tal, para efeitos de contagem de prazos, o requerimento a que se refere o n. 3 do artigo 42.; b) A indemnizao calculada com referncia data em que o expropriado tiver sido notificado nos termos do n. 1 do artigo 48. do Decreto-Lei n. 794/76; c) Os terrenos e prdios urbanos expropriados podem ser alienados, nos termos da lei, para realizao dos fins prosseguidos pelos n.os 1 e 5 do artigo 48. do Decreto-Lei n. 794/76, sem direito reverso nem ao exerccio de preferncia; d) Os depsitos em processo litigioso sero efectuados por fora das receitas da operao, sendo actualizados nos termos dos n.os 1 a 3 do artigo 24. 2 Para efeitos do disposto na alnea d) do nmero anterior, deve a entidade expropriante informar o tribunal das datas previstas e efectivas do recebimento das receitas. Artigo 95.
reas com construes no licenciadas

1 Sempre que a lei mande aplicar o processo de expropriao para determinar o valor de um bem, designadamente no caso de no aceitao do preo convencionado de acordo com o regime do direito legal de preferncia, aplica-se, com as necessrias adaptaes, o disposto nos artigos 42. e seguintes do presente Cdigo, sem precedncia de declarao de utilidade pblica, valendo como tal, para efeitos de contagem de prazos, o requerimento a que se refere o n. 3 do artigo 42. 2 Salvo no caso de o exerccio do direito legal de preferncia se encontrar associado existncia de medidas preventivas, legalmente estabelecidas, a no aceitao do preo convencionado s possvel quando o valor do terreno, de acordo com avaliao preliminar efectuada por perito da lista oficial, de livre escolha do preferente, seja inferior quele em, pelo menos, 20 %. 3 Qualquer das partes do negcio projectado pode desistir deste; a notificao da desistncia ao preferente faz cessar o respectivo direito. 4 Pode tambm o preferente desistir do seu direito, mediante notificao s partes do negcio projectado. Artigo 93.
reas de desenvolvimento urbano prioritrio e de construo prioritria

Na expropriao de terrenos que por facto do proprietrio estejam total ou parcialmente ocupados com construes no licenciadas, cujos moradores devam vir a ser desalojados e ou realojados pela administrao central ou local, o valor do solo desocupado calculado nos termos gerais, mas com deduo do custo estimado das demolies e dos desalojamentos necessrios para o efeito. Artigo 96.
Expropriao requerida pelo proprietrio

Nos casos em que, em consequncia de disposio especial, o proprietrio tem o direito de requerer a expropriao de bens prprios, no h lugar a declarao de utilidade pblica, valendo como tal, para efeitos de contagem de prazos, o requerimento a que se refere o n. 3 do artigo 42. Artigo 97.
Dever de informao

1 Os bens dos participantes que se recusem a outorgar qualquer acto ou contrato previsto no regime jurdico das reas de desenvolvimento urbano prioritrio ou de construo prioritria, ou nos respectivos instrumentos reguladores, so expropriados com fundamento na utilidade pblica da operao e integrados na participao do municpio. 2 A expropriao segue os termos previstos no presente Cdigo com as seguintes modificaes: a) dispensada a declarao de utilidade pblica, valendo como tal, para efeitos de contagem de prazos, o requerimento a que se refere o n. 3 do artigo 42.; b) A indemnizao calculada com referncia data em que o expropriado tiver sido convocado para decidir sobre a aceitao da operao.

A entidade expropriante obrigada a comunicar repartio de finanas competente e ao Instituto Nacional de Estatstica o valor atribudo aos imveis no auto ou na escritura de expropriao amigvel ou na deciso final do processo litigioso. Artigo 98.
Contagem de prazos no judiciais

1 Os prazos no judiciais fixados no presente Cdigo contam-se, salvo disposio especial, nos termos dos artigos 72. e 73. do Cdigo do Procedimento Administrativo, independentemente da natureza da entidade expropriante. 2 Os prazos judiciais fixados no presente Cdigo contam-se nos termos do disposto no Cdigo de Processo Civil.

Anda mungkin juga menyukai