Anda di halaman 1dari 6

PROVA 161/ 6 Pgs.

PROVA DE EQUIVALNCIA FREQUNCIA


11. Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n. 74/2004)

Curso Cientfico - Humanstico


Durao da prova: 90 minutos 2011 1. FASE

PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSO 2

Indique na sua folha de respostas a verso da prova. Se o no fizer, algumas respostas sero cotadas com zero pontos.

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Sempre que precisar de alterar ou de anular uma resposta, risque de forma clara o que pretende que fique sem efeito. A prova constituda por 5 grupos questes e termina com a palavra FIM. Escreva de forma legvel a numerao dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se apresentar mais do que uma resposta a um mesmo item, s a primeira ser classificada. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.

Prova de Filosofia [161]

Pgina 1/6

GRUPO I 1. Leia o texto A. TEXTO A [] constitui um facto emprico evidente que o nosso comportamento no previsvel da mesma maneira que predizvel o comportamento dos objectos rolando por um plano inclinado. E a razo por que no predizvel dessa maneira porque, muitas vezes, poderamos ter agido de um modo diferente de como agimos efectivamente. A liberdade humana precisamente um facto de experincia. (John Searle. Mente, crebro e Cincia. Lisboa: Edies 70, 2000) Na resposta a cada um dos itens 1.1 e 1.2, seleccione a opo que permite obter a nica afirmao correcta. 1.1. No texto A, Searle defende A. a existncia da vontade livre. B. o determinismo moderado. C. o egosmo tico. D. que, dado que os nossos quereres no esto sob o nosso controlo, ento no somos livres. 1.2. Para defender a sua tese, Searle argumenta que A. isso nos foi ensinado pelas geraes que nos antecederam. B. isso algo de que temos experincia. C. isso no tem uma justificao aceitvel por todos, como sabemos por experincia. D. o nosso destino est traado. 2. Justifique se a afirmao no possvel construir a vida social sem a ideia de responsabilidade pode ser uma objeco ao determinismo radical. GRUPO II 1. Leia o texto B. TEXTO B Que coisa boa em si mesma? A esta pergunta Stuart-Mill responde que a coisa boa em si mesma o prazer ou felicidade. Uma das razes invocadas por Mill para defender esta resposta que todas as pessoas desejam a sua prpria felicidade; logo, a felicidade de todas as pessoas desejvel. Na resposta a cada um dos itens 1.1 e 1.2, seleccione a opo que permite obter a nica afirmao correcta. 1.1. De acordo com o texto B, a teoria de Mill A. uma forma de relativismo. B. uma forma de hedonismo. C. uma teoria deontolgica. D. uma forma de subjectivismo.

Prova de Filosofia [161]

Pgina 2/6

1.2. Segundo a teoria de Mill, e considerando conhecimentos exteriores ao texto B, uma aco moralmente correcta A. se trouxer a maior felicidade para o maior nmero de pessoas implicadas. B. se trouxer a maior felicidade para o agente dessa aco. C. se trouxer mais prazeres fsicos que outro tipo de prazeres. D. se estiver de acordo com o dever. 1.3. Justifique, servindo-se de elementos da filosofia kantiana, se Kant concordaria com a resposta de Mill referida no texto B. 2. Explique porque que, segundo Rawls, a escolha de princpios sob um vu de ignorncia tende a ser uma escolha justa (na resposta, esclarea o conceito de vu de ignorncia). GRUPO III Na resposta a cada um dos afirmao correcta. itens 1 a 4, seleccione a opo que permite obter a nica

1. O argumento Todas as cidades portuguesas tm mais de 2 milhes de habitantes. / Viseu uma cidade portuguesa. / Logo, Viseu tem mais de 2 milhes de habitantes A. um argumento falso. B. um argumento dedutivo invlido. C. um argumento dedutivo vlido. D. um argumento no dedutivo. 2. Se falso que todas as verdades so relativas, ento necessariamente verdade que A. nenhuma verdade relativa. B. algumas verdades no so relativas. C. algumas verdades so relativas. D. no sabemos se as verdades so relativas ou no. 3. O argumento Todos os lisboetas so portugueses. / Todos os lisboetas so cidados de Lisboa. / Logo, todos os portugueses so cidados de Lisboa A. um silogismo invlido porque o termo mdio no est distribudo. B. tem um termo distribudo na concluso mas no na premissa: uma falcia da ilcita menor. C. comete a falcia das premissas exclusivas. D. no um silogismo. 4. A concluso de um silogismo vlido com as premissas Todos os filsofos so seres humanos e Todos os seres humanos so mortais pode ser A. Nenhum filsofo mortal. B. Todos os filsofos so mortais. C. Todos os seres humanos so filsofos. D. Alguns seres humanos so filsofos.

Prova de Filosofia [161]

Pgina 3/6

GRUPO IV Leia o texto C. TEXTO C A maioria das pessoas pensa que tem conhecimento. Pensam que vem, tocam, sentem, ouvem, cheiram e provam o sabor das coisas, e que por isso sabem da sua existncia atravs da percepo sensorial. Talvez tambm tu defendas que sabes que, neste momento, h uma folha tua frente. Afirmarias ter ganho conhecimento da existncia da folha, assim como da sua forma e cor, devido percepo visual. Mas ser que sabes realmente estas coisas? Certamente que no: no sabemos aquilo que pensamos saber. (in http://criticanarede.com/epi_pappas.html. Adaptado) Na resposta a cada um dos afirmao correcta. itens 1 a 4, seleccione a opo que permite obter a nica

1. Algum sabe que h uma folha sua frente. A. mas essa pessoa pode nem se aperceber de que h essa folha sua frente. B. ...ento, tem mesmo de haver uma folha sua frente. C. ento tanto pode haver uma folha sua frente como no haver. D. mas outra pessoa pode saber que, afinal, no h essa folha. 2. Se sinto o cheiro duma flor dentro de um saco; se, baseado nisso, acredito que h uma flor dentro desse saco; se, finalmente, h de facto uma flor dentro desse saco, A. posso, mesmo assim, no saber que h uma flor dentro do saco. B. ento eu sei de certeza que h uma flor dentro do saco. C. ento, tenho um conhecimento a priori. D. ento, tenho um conhecimento primitivo. 3. No texto C aborda-se o problema A. a cincia baseada nos sentidos?. B. todo o conhecimento a priori? C. o conhecimento possvel? D. todo o conhecimento sensvel? 4. O autor do texto C defende A. o empirismo. B. o indutivismo. C. o cepticismo. D. o fundacionismo. 5. Explique um argumento a favor da teoria apresentada no texto C. 6. Justifique, utilizando elementos da filosofia cartesiana, se Descartes concordaria com a ideia de que no sabemos aquilo que pensamos saber.

Prova de Filosofia [161]

Pgina 4/6

GRUPO V Na resposta a cada um dos afirmao correcta. itens 1 a 4, seleccione a opo que permite obter a nica

1. A afirmao Lisboa a capital de Portugal A. no falsificvel, uma vez que verdadeira. B. falsificvel mas no verificvel. C. verificvel e falsificvel. D. nem verificvel nem falsificvel. 2. As leis da Natureza so enunciados universais. Para demonstrar a verdade de um enunciado universal, nem todas as observaes favorveis possveis Humanidade bastariam: eis A. um argumento a favor do critrio da verificabilidade. B. um argumento a favor do critrio da falsificabilidade. C. uma objeco ao critrio da verificabilidade. D. uma objeco ao critrio da falsificabilidade. 3. Das duas afirmaes seguintes: A) A gua evapora-se num recipiente quando bastante aquecida; B) A gua evapora-se num recipiente quando aquecida a 100 C A. ambas so falsificveis no mesmo grau. B. A mais falsificvel do que B. C. B mais falsificvel do que A. D. nenhuma delas falsificvel. 4. Segundo Kuhn A. a cincia evolui de uma forma continuada. B. uma revoluo cientfica ocorre porque uma acumulao de anomalias desencadeou uma crise. C. os paradigmas no so incomensurveis. D. a validade das teorias no depende do paradigma cientfico vigente. 5. Elabore um pequeno texto (no ultrapasse uma pgina A4 cerca de 300 palavras) onde responda pergunta Que importncia tem a induo na cincia? Responda de forma articulada e cuidadosamente argumentada. Sugestes: procure explicitar o problema em questo, apresentar mais do que uma soluo e assumir posio.

FIM

Prova de Filosofia [161]

Pgina 5/6

COTAES DA PROVA

GRUPO I . 1.1 a 1.2 (2 x 5) . 2 10 pontos 15 pontos

25 pontos

GRUPO II 1.1 a 1.2 (2 x 5) .. 1.3 2 10 pontos 15 pontos 20 pontos

45 pontos

GRUPO III ........ 1 a 4 (4 x 5) . 20 pontos

20 pontos

GRUPO IV .... 1 a 4 (4 x 5) . 5 ... 6 ... 20 pontos 15 pontos 20 pontos

55 pontos

GRUPO V ........ 1 a 4 (4 x 5) . 5 20 pontos 35 pontos

55 pontos

------------------------------TOTAL: ... 200 pontos

Prova de Filosofia [161]

Pgina 6/6

Anda mungkin juga menyukai