Anda di halaman 1dari 14

Cincias humanas: pesquisa em comunicao e linguagem

Francismar Formento1 Resumo: No campo da pesquisa em cincias humanas, em suas diversas esferas de produo, destacam-se contradies como a transformao da cincia em produto de consumo, sua produo em massa, sua fragmentao e a ausncia de rigor tico, epistemolgico e metodolgico, na maioria, resultado de crises na cultura contempornea. Face a isso, conflitam compreenses unilaterais de mtodos e o emprego hegemnico de idias que produzem conhecimentos unvocos e superficiais. Assim, importante afirmar para as pesquisas em cincias humanas, a valorizao do sujeito humano em sua relao de alteridades e o emprego de mtodos com rigor tico. Uma alternativa para a conduo de pesquisas em cincias humanas encontra-se no entendimento da linguagem como movimento que constituiu a existncia humana, uma compreenso semitica sobre todo objeto de pesquisa, um movimento de sentido existente na linguagem, que o principio, meio e fim de toda conscincia e existncia social. Um estudo na pluralidade de sentidos da sociedade contempornea, valorizando a diversidade e promovendo a diferena e o respeito a interdisciplinaridade, numa sociedade cada vez mais tecnolgica e midiatizada. Tambm importante a compreenso de uma comunicao prevalente, seja social (mais ampla e mediada) ou face a face, com a valorizao da linguagem e da comunicao em seus contedos e formas. Movimentos que constituem uma filosofia da linguagem, como possibilidades de estudos, epistemolgicos, ticos, estticos, ontolgicos e cognitivos, numa dialogia de conhecimentos nas cincias humanas. Palavras-chaves: Cincias Humanas, Filosofia da Linguagem, Comunicao.

Neste estudo busca-se promover algumas reflexes sobre a produo de conhecimento em cincias humanas alm de discutir a possibilidade de pesquisa na comunicao e algumas proposies da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin. Em momento algum esta pesquisa busca absolutizar algum conhecimento ou proposta, em um eterno devir e inacabamento, pede ao leitor, que promova um dialogismo do texto apresentado. Pois,
No mundo dos acontecimentos da vida, campo prprio do ato tico, estamos sempre inacabados, porque definimos o presente como conseqncia de um passado que construiu o pr-dado e pela memria de um futuro com que se definem as escolhas no horizonte das possibilidades. Nosso acabamento atende a uma necessidade esttica de
1

O autor jornalista, Especialista em Comunicao, Educao e Artes, Mestre em Letras Linguagem e Sociedade (Unioeste); docente do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) Guarapuava PR. E-mail: fformentao@yahoo.com.br.

totalidade, e esta somente nos dada pelo outro, como criao e no como soluo. A vida, concebida como acontecimento tico aberto, no comporta acabamento e, portanto, soluo. (GERALDI, p. 47, 2003).

As cincias humanas, em suas diversas esferas de produo, destacam-se contradies como a transformao da cincia em produto de consumo, sua produo em massa, sua fragmentao e a ausncia de rigor tico, epistemolgico e metodolgico. Num tempo de diversidades, as cincias apontam para as instabilidades e indeterminaes, principalmente ligadas a impossibilidades e limitaes.
Aqueles que se beneficiam com a excluso, os nicos rumores que ouvem so os humores do mercado. E no mercado atuam seus pares. A estes no interessa pensar o inimaginvel e arriscar-se a extrair dos acontecimentos os contedos para o futuro. Interessa-lhes transmitir o conhecido para que o j acontecido permanea como o nico acontecimento possvel para o futuro. (GERALDI, p. 49, 2003).

Uma reflexo sobre a conduo de pesquisas em cincias humanas encontra-se no entendimento da linguagem como movimento que constituiu a existncia humana, uma compreenso semitica sobre todo objeto de pesquisa, um movimento de sentido existente na linguagem, que o princpio, meio e fim de toda conscincia e existncia social. A filosofia da linguagem existente em Mikhail Bakhtin, est na encruzilhada de mltiplas formas de interpretao terica e metodolgica; questes relacionadas a autoria e a tradues de seus textos; as suas razes epistemolgicas entre outros aspectos reiteradamente salientadas por inmeros autores (Cristvo Tezza, Katerina Clark, Michael Holquist, Irene Machado, Diana Luz Pessoa de Barros, Robert Stam, Beth Brait, Edward Lopes, por exemplo). Todos autores que dialogizam o estudo bakhtinano, mesmo a existncia de perspectivas diversas, em nada desabona a reflexo sobre a filosofia da linguagem, e sim, na diversidade se cria um campo rico e pertinente de estudos e produo do conhecimento. A pertinncia e a atualidade terica e metodolgica de Mikhail Bakhtin so demonstradas pelo acmulo de pesquisas realizadas no Brasil nos ltimos anos, assumindo esses aspectos salientados, uma condio de enfrentamento necessrio ao pesquisador e no um bice. De fato, a
[...] obra de Bakhtin e de seu Crculo deu origem a uma das correntes de pensamento mais influentes do sculo XX. Entre os aspectos

responsveis pela sua repercusso, est a formulao de uma complexa malha conceitual, construda nos interstcios de diversos domnios das Cincias Humanas (a Filologia, a Filosofia da Linguagem, a Lingstica, a Sociologia, a Esttica, a Histria, a Antropologia) e, por isso mesmo, capaz de produzir questes, de orientar abordagens e de apontar caminhos de pesquisa que no se esgotam em uma nica disciplina acadmica. Essa natureza interdisciplinar pode explicar o fato de que a obra do Crculo tenha sido incorporada e articulada a diversos outros tericos, das formas as mais variadas. (GRILLO. In: BRAIT, 2006, p. 133).

Ressaltada essa multiplicidade, a produo temtica, a riqueza de contedo e mtodo, permitem uma concentrao temtica fundada em Bakhtin, acompanhada de relevante fecundidade em diferentes reas do conhecimento cientfico. A lgica dialtica, ou um dialogismo da prpria dialtica, existente nos textos de Bakhtin e o encadeamento interativo de seus conceitos-chave so relevantes por sua coerncia e alcance conceitual nos estudos em cincias humanas, linguagem e comunicao. Os conceitos/categorias deste autor enfeixam dialogicamente as diretrizes nucleares existentes nas vrias reas cientficas, possibilitando a detectao, o registro e o estudo de sua diversidade, de seus fundamentos, de suas interconexes na interdisciplinaridade. A concepo dialgica da criao verbal engloba a relao vida/cultura, o real concreto, a formao da conscincia dos indivduos e a materialidade sgnica de todas as produes humanas, dotadas de valor; descentraliza o sujeito e o reconduz situao de agente ativo em interao constante e fluda, um sujeito responsivo e responsvel. Nessa concepo, a mediao integrante terico-prtico no plano volitivo-emocional e tico-cognitivo, unindo o mundo sensvel e o mundo inteligvel em contedo-forma-processo. A originalidade da filosofia da linguagem no desconsidera a tecnologia contempornea. Discurso, enunciado, enunciado concreto e alteridade, so elementos nucleares dessa concepo explicitados em sua materialidade histrica, social e cultural da interao comunicativa. As relaes entre linguagem-sociedade-ideologia so examinadas por Bakhtin considerando-se o discurso em sua forma e contedo como objeto de significao na cultura social e histrica, que inclui a enunciao (contexto) em suas particularidades (enunciaes anteriores e posteriores que so o fluxo de circulao de discursos) e conecta sujeitos interlocutores que se integram em um processo verbal e extraverbal.

O discurso (produo verbal e no verbal) mediao para a apreenso do mundo e para a apreenso de si mesmo e do outro no mundo; nos discursos, texto e contexto se envolvem dialogicamente. O discurso:
[...] encontra aquele objeto para o qual est voltado sempre, por assim dizer, j desacreditado, contestado, avaliado, envolvido por sua nvoa escura ou, pelo contrrio, iluminado pelos discursos de outrem que j falaram sobre ele. O objeto est amarrado e penetrado por idias gerais, por pontos de vista, por apreciaes de outros e por entonaes. Orientando para o seu objeto, o discurso penetra neste meio dialogicamente perturbado e tenso de discursos de outrem, de julgamentos e de entonaes. Ele se entrelaa com eles em interaes complexas, fundindo-se com uns, isolando-se de outros, cruzando com terceiros; e tudo isso pode formar substancialmente o discurso, penetrar em todos os seus estratos semnticos, tornar complexa a sua expresso, influenciar todo o seu aspecto estilstico (BAKHTIN, 1998, p. 86).

Determina-se, nesse processo, o horizonte social do enunciador e do enunciatrio, o horizonte espacial, o conhecimento e a compreenso-avaliao que ambos tm de uma situao. Bakhtin apresenta a compreenso da importncia sgnica, entendendo que o signo est presente em enunciados e enunciados constituem-se signos e so resultados de uma relao com campo social e esfera ideolgica definidos. Assim, a totalidade se determina historicamente nas mediaes e pelas mediaes pelas quais suas partes especficas ou complexas isto , as totalidades parciais esto relacionadas entre si, numa srie de inter-relaes e determinaes recprocas que variam constantemente e se modificam (BOTTOMORE, 1988, p. 381). Ou seja, as esferas/campos que se dialogizam, estabelecendo contedo e forma sgnica na produo de sentido.
O conceito de esfera da comunicao discursiva (ou da criatividade ideolgica, ou da atividade humana, ou da comunicao social, ou da utilizao da lngua, ou simplesmente da ideologia) est presente ao longo de toda a obra de Bakhtin e de seu Crculo, iluminando, por um lado, a teorizao dos aspectos sociais nas obras literrias e, por outro, a natureza ao mesmo tempo onipresente e diversa da linguagem verbal humana. (GRILLO. In: BRAIT, 2006, p. 133-134).

Os signos materializados nas esferas/campos scio-histricos refratam as relaes comunicativas existentes na linguagem e, atravs da linguagem, refletindo e refratando a prpria materialidade ideolgica sgnica.

No domnio dos signos, isto , na esfera ideolgica, existem diferenas profundas, pois este domnio , ao mesmo tempo, o da representao, do smbolo religioso, da frmula cientfica e da forma jurdica etc. Cada campo da criatividade ideolgica tem seu prprio modo de orientao para a realidade e refrata a realidade sua maneira. Cada campo dispe de sua prpria funo no conjunto da vida social. (BAKHTIN, 1995, p. 33).

Eixo central do pensamento baktiniano, o dialogismo (relaes discursivas entre homem-mundo, homem-natureza e sujeito-objeto do conhecimento) ocorre entre discursos que interagem na comunicao e, nessa interao, produzem o processo de significao. O discurso escrito de certa maneira parte integrante de uma discusso ideolgica em grande escala: ele responde a alguma coisa, refuta, confirma, antecipa as respostas e objees potenciais, procura apoio etc. (BAKHTIN, 1995, p. 123). Atravs da linguagem, os discursos so produzidos em condies especficas (enunciao), estabelecendo formas num intercurso social (enunciados) que, alm de instaurar relaes entre o eu e os outros, veicula o universo ideolgico. No dialogismo percebe-se que todo enunciado refuta, confirma, complementa e depende dos outros, levando em considerao o outro. O lugar onde brota o discurso ou a enunciao est determinado por uma situao social imediata independentemente da existncia real do interlocutor. O meio social concreto propicia a emisso de discursos, tendo em vista um horizonte social do outro, da classe social do contexto histrico de tal sorte que os discursos iro se aproximar do auditrio mdio da criao ideolgica sem ultrapassar as fronteiras de uma classe e uma poca bem definidas. (BAKHTIN, 1995, p. 113). Para o autor, a situao social mais imediata e o meio social mais amplo determinam completamente e, por assim dizer, a partir do seu prprio interior, a estrutura da enunciao. (BAKHTIN, 1995, p. 113). Compreende-se as enunciaes quando reagimos quelas (palavras) que despertam em ns ressonncias ideolgicas ou concernentes vida. (BAKHTIN, 1995, p. 95). Assim, a filosofia da linguagem de Bakhtin aparece no dialogismo, que, nas palavras de Diana Luz Pessoa de Barros, o principio constitutivo da linguagem e a condio do sentido do discurso. (BARROS. In: FARACO et alii, 2001, p. 33). O dialogismo nos textos de Bakhtin e seu Crculo trata do princpio geral do agir dos seres humanos, pois toda interao comunicativa tem como ponto de referncia o contraste com relao a outros atos de outros sujeitos (SOBRAL. In: BRAIT, 2005, p. 106).

O pesquisador ao participar do evento observado constitui-se parte dele, mas ao mesmo tempo mantm uma posio exotpica que lhe possibilita o encontro com o outro. E esse encontro que ele procurar descrever no seu texto, no qual revela outros textos e contextos. Dessa forma, vejo a situao de campo como uma esfera social de circulao de discursos e os textos que dela emergem como um lugar especfico de produo do conhecimento que se estrutura em torno do eixo da alteridade. (FREITAS, p. 32, 2003).

O dialogismo celebra a alteridade, a necessidade do outro, tornando-se, deste modo, a categoria primordial atravs da qual Bakhtin pensar as relaes culturais. Todos os fenmenos analisados luz do dialogismo so considerados em sua

multidirecionalidade, a orientao de um eu para o outro (MACHADO, 1995, p. 310).


Enquanto pesquisador, minha tarefa tentar captar algo de modo como ele se v, para depois assumir plenamente meu lugar exterior e dali configurar o que vejo do que ele v. Exotopia significa desdobramento de olhares a partir de um lugar exterior. Esse lugar exterior permite, segundo Bakhtin, que se veja do sujeito algo que ele prprio nunca pode ver. (AMORIM, p.14, 2003)

O movimento de produo de conhecimento em cincias humanas pode ser compreendido como ato/atividade/evento em que o objeto de estudo e o pesquisador se integram teoria do conhecimento e ao concreta (ou seja, inserida no mundo vivido) intencional [...] praticada por algum situado, no transcendente (SOBRAL. In: BRAIT, 2005, p.20); coloca o sujeito que age no mundo em atos sucessivos de modo participativo e responsvel, respondendo a situaes reais, nelas se incluindo. Dessa forma, o ato responsvel envolve o contedo do ato, seu processo, e, unindo-os, a valorao/avaliao do agente com respeito ao seu prprio ato, vinculada com o pensamento participativo (SOBRAL, In: BRAIT, 2005, p. 21).
(...) hoje, o desafio do pensamento para poder tornar-se ato renunciar a ser correto. (...) fora das normas vigentes, mas ressignificando seus termos, de modo a assumir seu lugar no mundo atual. Fazer pesquisa lidando com a questo da diversidade convoca um pensamento tico, mas no h tica sem arena e confronto de valores. (AMORIM, p. 25, 2003)

O sujeito, no evento de ser, processo de devir existencial, constitui-se como tal na cultura em tempo e espao dinmicos que entrelaam passado, presente compartilhados pelos demais sujeitos sociais e principalmente, num espao ou arena de

confronto de valores. Define-se, desse modo, o produtor do discurso, todo e qualquer sujeito, as criaes artsticas, culturais e cientficas, o tempo homogneo/heterogneo nas esferas da comunicao. Os parmetros epistemolgicos da semitica de Bakhtin formam uma arquitetura que dimensiona as relaes homem-mundo, sujeito-objeto do conhecimento e conectados ao humana. A arquitetnica do conhecimento semitico incorpora dialogicamente o processo histrico e as condies de elaborao de epistemes no processo de transformao contnua, na dinmica das foras vivas sociais que se determinam tica e esteticamente. Esta filosofia da linguagem permite ainda estudos, epistemolgicos, ontolgicos e cognitivos, em um movimento dialgico de conhecimentos nas cincias humanas. Bakhtin une dialgicamente sua fundamentao do signo ideolgico e da alteridade das relaes sociais com essa arquitetnica vinculada a diversas categorias conceituais, como dialogismo, cronotopo, exotopia, polifonia, palavra, esfera, campo, enunciao, entre outras. As cincias humanas, sua produo e condio no deixam de serem verificadas em uma sociedade que produz-se e faz existir, organizada no caos e em relaes na pluralidade dos diversos nveis dos movimentos sociais, sejam de cdigos lingsticos como de domnios dos instrumentos cognitivos, tudo j fetichizado, reificado e alienado2, este cuidado do pesquisador essencial a produo de qualquer estudo.
2

O sentido de alienao aqui empregado foi de ao pela qual (ou estado no qual) um indivduo, um grupo, uma instituio ou uma sociedade se tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados aos resultados ou produtos de sua prpria atividade (e atividade ela mesma), natureza na qual vivem e/ou a outros seres humanos, e alm de, e atravs de, tambm a si mesmos (s suas possibilidades humanas constitudas historicamente). Assim concebida, a alienao sempre alienao de si prprio ou auto-alienao, isto , alienao do homem (ou de seu ser prprio) em relao a si mesmo (s suas possibilidades humanas), atravs dele prprio (pela sua prpria atividade) (BOTTOMORE, 1988, p. 5); j fetichizao constitui forma e contedo com que se conferem propriedades aos objetos materiais, caractersticas e sentidos atribudos que so constitudos socialmente, mas determinados como sendo naturais (BOTTOMORE, 1988, p. 149); e reificao o ato (ou resultado do ato) de transformao das propriedades, relaes e aes humanas em propriedades, relaes e aes de coisas produzidas pelo homem, que se tornaram independentes (e que so imaginadas como originalmente independentes) do homem e governaram sua vida. Significa igualmente a transformao dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que no se comportam de forma humana, mas de acordo com as leis do mundo das coisas. A reificao um caso especial de alienao, sua forma mais radical e generalizada, caracterstica da moderna sociedade capitalista (BOTTOMORE, 1988, p. 314). Uma crtica a estes conceitos pode ainda ser observada em: MAAR, Wolfgang Leo. Formao social em Lukcs: dialtica de reificao e realizao A perspectiva marxista como conscincia de classe e crtica ontolgica. In: BOITO JR, Armando et al. A obra terica de Marx: atualidade, problemas e interpretaes. So Paulo: Xam, 2000; e EAGLETON,

Os signos produzidos em pesquisas nas cincias humanas podem ser discutidos em sua unidade contedo-forma, acrescentando-se a natureza do material e os procedimentos por ele condicionados (BAKHTIN, 2003, 177-178). A forma dependente do contedo e do material. Nos signos ideolgicos, o objetivo o contedo. Este contedo tico-cognitivo ser enformado e apresentado, subordinando o material ao prprio objetivo. Concluir ao apresentar um resultado destes estudos em cincias humanas, implica a subordinao do material a alcanar o objetivo tico-cognitivo ou tenso tico-cognitiva. H assim, necessidade de superar o material na tarefa comunicativa. Para compreender como o signo resultado de um consenso da interao social, razo pela qual as formas do signo so condicionadas tanto pela organizao social de tais indivduos como pelas condies em que a interao

acontece(BAKHTIN, 1995, p. 44), necessrio estudar a ideologia como fator que influencia as relaes entre os signos e indivduos. [...] apenas sob esta condio que o processo de determinao causal do signo pelo ser aparece como uma verdadeira passagem do ser ao signo, como um processo de refrao realmente dialtico do ser no signo (BAKHTIN, 1995, p. 44). Bakhtin apresenta como questo indispensvel para compreenso da ideologia no signo:
1. o separar a ideologia da realidade material do signo (colocando-a no campo da conscincia ou em qualquer outra esfera fugidia e indefinvel). 2. o dissociar o signo das formas concretas da comunicao social (entendendo-se que o signo faz parte de um sistema de comunicao social organizada e que no tem existncia fora deste sistema, a no ser como objeto fsico). 3. o dissociar a comunicao e suas formas de sua base material [...]. (BAKHTIN, 1995, p. 44).

Assim, importante a compreenso de uma comunicao prevalente, meio de circulao de pesquisas e pesquisadores, seja social (mais ampla e mediada) ou face a face, com a valorizao da linguagem e da comunicao em seus contedos e formas.

Terry. O sublime no Marxismo. In: EAGLETON, Terry. A ideologia da esttica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993. Ver ainda MARX, Karl, 1818-1883. Mercadoria e dinheiro. In: O capital: critica da economia poltica: livro primeiro o processo de produo do capital. So Paulo: Editora Bertrand Brasil, 1987, p. 79-93).

O pesquisador busca superar a linguagem (mtodos cientficos, objeto estudado) afim de um sentido, ou a superao do prprio objeto para a concluso de um discurso, evidencia a obedincia de uma lgica criativa, uma lgica imanente da criao, com os valores da produo de sentido, o contexto do ato criador.
[...] antes de tudo precisamos compreender a estrutura dos valores e do sentido em que a criao transcorre e toma conscincia de si mesma por via axiolgica, compreender o contexto em que se assimila o ato criador. A conscincia criadora [...] nunca coincide com a conscincia lingstica, a conscincia lingstica apenas um elemento, um material [...]. (BAKHTIN, 2003, 179).

O contedo apresenta os elementos do mundo, da vida, forjado em parmetros ticos e cognitivos. Interligado forma, contedo e forma so mutuamente condicionados, produzindo sentido na prpria criao. Aquele que cria o artista e a arte (no caso deste estudo, o pesquisador que apresenta um discurso, uma viso, uma realidade materializada em seu estudo). A atividade esttica (apresentada no estudo) agrega sentidos de forma a buscar acabamento em uma interao, e auto-suficiente. Trata-se de um ato que passa a existir em um novo campo axiolgico (cientfico), num devir da interao comunicativa. Assim, tambm o material condiciona-se com forma e contedo, em que o signo o meio de expresso; numa lgica imanente da criao, o material deve ser superado, aperfeioado num contexto de criao em que forma e contedo revelam o signo em sua superao. De um contexto emprico, para a interpretao cientfica, revelando contedos que provocam a tenso entre o criador e este contexto de criao.
Nas Cincias Humanas conjugam-se as dimenses tica e esttica para dar origem a uma outra dimenso que a epistemolgica. Desse modo, a produo de conhecimentos e o texto em que se d esse conhecimento so uma arena onde se confrontam mltiplos discursos. (AMORIM, p. 12, 2003).

Dilogos, muitas vezes ignorados podem produzir conhecimentos frteis para as pesquisas em cincias humanas, os fsicos Alan Sokal e Jean Bricmont em seu livro Imposturas intelectuais (Nome original em ingls: Fashionable onsense),

promovem crticas a personalidades intelectuais como Jacques Lacan, Julia Kristeva, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Flix Guattari entre outros, dilogos que em se

tratando de cincias, principalmente cincias humanas, no devem ser censurados, podemos no concordar com posicionamentos epistemolgico e metodolgicos deste ou aquele pesquisador, mas a propsito da cincia, o nico caminho possvel no ignorar a adversidade de mtodos, e sim o dialogismo destes discurso. Como exemplo disso, eis um posicionamento da dupla de crticos das cincias:
[...] Embora a epistemologia bsica da investigao deva ser aproximadamente a mesma para as cincias naturais e para as cincias sociais estou perfeitamente ciente, lgico, que muitas questes metodolgicas especiais (e muito difceis) surgem nas cincias sociais a partir do fato que os objetos de pesquisa so seres humanos (incluindo o seu estado de esprito subjetivo); que esses objetos de investigao tm objetivos (incluindo em certo casos a dissimulao das evidncias ou a colocao de evidncia deliberadamente a seu servio); que a evidncia Oe expressa (habitualmente) em linguagem humana, cujo significado pode ser ambguo; que o sentido das categorias conceituais (por exemplo, infncia, masculinidade, feminilidade, famlia, economia etc.) muda no decorrer do tempo; que o objetivo da pesquisa histrica no so simplesmente fatos, mas sua interpretao etc. De modo algum pretendo que meus comentrios sobre fsica sejam aplicados diretamente sobre a histria ou s cincias sociais isto seria um absurdo. Dizer que a realidade fsica uma construo social e lingstica uma tolice rematada, porm dizer que a realidade social uma construo social e lingstica virtualmente uma tautologia. (SOKAL, p. 287, 2006).

A relao de diversidade de discursos, o conflito entre o ser analisado, o discurso do pesquisador e o prprio conhecimento faz surgir uma grande diversidade de sentidos,
[...] Assumir esse carter conflitual e problemtico da pesquisa em Cincias Humanas implica renunciar a toda iluso de transparncia: tanto do discurso do outro quanto do seu prprio discurso. portanto trabalhando na opacidade dos discursos dos textos, que a pesquisa contempornea pode fazer da diversidade um elemento constituinte do pensamento e no apenas um aspecto secundrio. (AMORIM, p. 12, 2003).

Infelizmente, naquilo que deveria ser a busca de conflitos e tenses de conhecimentos, alguns pesquisadores procuram pensadores que com eles concordam e assim dizem produzir conhecimentos, quando de fato deveriam tambm buscar pensadores com quem no concordam, promovendo dilogos, e assim, efetivamente produzir conhecimento na diferena e no embate de ideias.

Partindo de uma crtica sobre aquilo que Sokal e Bricmont dizem ser cinco temas bem distintos, e apresenta de forma a questionar a pesquisa de Harding (1991)3, apresentam questes que podem promover reflexes nos campos do pensamento cientfico-filosfico:
1) Ontologia. Que objetos existem no mundo? Que afirmaes sobre estes objetos so verdadeiras? 2) Epistemologia. Como os seres humanos podem obter conhecimento das verdades sobre o mundo? Como eles podem avaliar o grau de confiabilidade deste conhecimento? 3) Sociologia do conhecimento. At que ponto as verdades conhecidas (ou conhecveis) pelos seres humanos em determinada sociedade so influenciadas (ou determinadas) pelos fatores sociais, econmicos, polticos, culturais e ideolgicos? A mesma questo vale para as afirmaes falsas que se julgou erroneamente serem verdadeiras. 4) tica individual. Que tipos de pesquisa deve um cientista (ou tcnico) assumir (ou se recusar a assumir)? 5) tica social. Que tipos de pesquisa deve a sociedade estimular, subsidiar ou financiar como fundos pblicos (ou, por outro lado, desencorajar, taxar ou proibir)? (SOKAL, p. 288-289, 2006).

A leitura destes tpicos para o estudo da fsica parece evidente em tais estudiosos, ento por que no fecundar dilogos que parecem to distintos e inseparveis como o mundo da cincias humanas e das cincias exatas; vivemos no mesmo mundo, somos todos sujeitos humanos numa mesma sociedade, este dilogo, resulta em semelhanas como as destes cinco tpicos apresentados com o prprio mtodo da filosofia. A produo de estudos em cincias humanas, em sua gnese, carrega a objetivao de um contedo produzido segundo esferas e campos especficos constitudos em determinado tempo/espao na interao comunicativa. Pela mediao desses signos ideolgicos, os valores axiolgicos, presentes no contedo em dialogismo com mtodos, conhecimentos, e leitores de tais estudos, produzem sentido como sntese reflexiva de um pensamento e posicionamento perante a um objeto na busca de um acabamento, mesmo que precrio, para a interpretao e entendimento. Assim, (...) nesse jogo dialgico que o pesquisador constri uma compreenso da realidade

Leituras de Sokal e Bricmont (2006) em: Harding, Sandra. 1996. Science is good to think with. Social Text 46/47 (primavera/vero):15-26.

investigada transformando-a e sendo por ela transformado. (FREITAS, p. 37, 2003). Um espao de tenso, que
Em sntese, o que este conceito quer dizer que a obra de arte lugar de tenso porque entre o eu e o outro, entre o retrato que fao de algum e o retrato que ele faz de si mesmo, h sempre uma diferena fundamental de lugares e, portanto, de valores. (AMORIM, p. 14, 2003)

importante afirmar para as pesquisas em cincias humanas, a necessidade da valorizao do sujeito humano em sua relao de alteridades e o emprego de mtodos com rigor tico. Este estudo, ainda em carter experimental, busca acabamentos e refraes de sentido, e mesmo ancorado em estudiosos e pesquisadores renomados, trata-se de um dilogo inicial e, sempre, inacabado.
Nossa liberdade maior, aquela que a arte nos ensina, precisamente a capacidade de nos darmos uma lei (...) Esta liberdade de darmo-nos uma lei remete noo de responsabilidade tal como definida por Bakhtin e certamente no tendo compromissos ontolgicos outros que no como o prprio princpio supremo do ato tico a relao concreta entre o eu e o outro, inscreve a lei a nos darmos na complementaridade que o excedente de viso do outro permite, porque diferente seu posto de observao; calculados nossos horizontes de possibilidades, defendendo, ainda que conflituosamente enquanto vivemos entre desiguais, a sociedade que nossa memria do futuro projetou, dandonos acabamentos provisrios para com eles construirmos nossos roteiros de viagens: eles diro de ns o que fomos. (GERALDI, p. 55, 2003).

Referncias AMORIM, Marlia. A contribuio de Mikhail Bakhtin: a tripla articulao tica, esttica e epistemolgica. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. (orgs.). Cincias humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. So Paulo: Cortez, 2003 BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento: contexto de Franois Rebelais. So Paulo: Hucitec. 1987. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Discurso na vida e discurso na arte: sobre a potica sociolgica. In: Freudism a marxist critique. Traduo de FARACO, C. e TEZZA, C. (UFPR) para fins didticos. New York: Academic Press, 1976.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1995. BAKHTIN, Mikhail. O freudismo: um esboo crtico. So Paulo: Perspectiva, 2004. BAKHTIN, Mikhail. Problemas da potica de Dostoivski. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1981. BAKHTIN, Mikhail. Questes de literatura e de esttica: a teoria do romance. So Paulo: Editora UNESP, 1998. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuies de Bakhtin s teorias do texto e do discurso. In: FARACO, Carlos Alberto et alii. Dilogos com Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR, 2001. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciao. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, Jos Luiz (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. So Paulo: Edusp, 2003. BOTTOMORE, Tom. Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2001. EAGLETON, Terry. O sublime no Marxismo. In: EAGLETON, Terry. A ideologia da esttica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. FIORIN, Jose Luz. O romance e a representao da heterogeneidade constitutiva. In: FARACO, Carlos Alberto. TEZZA, Cristvo; CASTRO, Gilberto de. Dilogos com Bakhtin. Curitiba: UFPR, 2001. FORMENTO, Francismar. Palavra e imagem: signos do presidente Lula na mdia impressa. Cascavel: Editora Coluna do Saber, 2008. FREITAS, Maria Teresa. A perspectiva scio-histrica: uma viso humana da construo do conhecimento. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. (orgs.). Cincias humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. So Paulo: Cortez, 2003 GERALDI, Joo Wanderley. A diferena identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construo tica e esttica. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. (orgs.). Cincias humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. So Paulo: Cortez, 2003. GRILLO, Sheila V. de Camargo. Esfera e campo. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2006.

MAAR, Wolfgang Leo. Formao social em Lukcs: dialtica de reificao e realizao A perspectiva marxista como conscincia de classe e crtica ontolgica. In: BOITO JR, Armando et alii. A obra terica de Marx: atualidade, problemas e interpretaes. So Paulo: Xam, 2000. MACHADO, Irene A. O romance e a voz - a prosaica dialgica de Mikhail Bakhtin. Rio de Janeiro, So Paulo: Imago - FAPESP, 1995. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alem. So Paulo: Moraes, 1984. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Martin Claret, 2004. MARX, Karl. 1818-1883. Mercadoria e dinheiro. In: O capital: crtica da economia poltica: livro primeiro o processo de produo do capital. So Paulo: Editora Bertrand Brasil, 1987. MARX, Karl. O 18 brumrio e cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. So Paulo: Alfa-Omega, 1980. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Prefcio Contribuio Crtica da Economia Poltica. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. v. 1. So Paulo: Alfa-Omega, 1980. MASIP, Vicente. Histria da filosofia ocidental. So Paulo: EPU, 2001. MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. So Paulo: Contexto, 2005. MORAES, Dnis de (Org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. SOKAL, Alan D. e BRICMONT, Jean. Imposturas intelectuais: o abuso da cincia pelos filsofos ps-modernos. Rio de Janeiro: Record, 2006. STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literria cultura de massa. So Paulo, tica, 2000. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995.

Anda mungkin juga menyukai