Anda di halaman 1dari 9

Expanso martima

01. (Fuvest-SP) Portugal, nos sculos XV e XVI, exerceu importante papel no cenrio europeu graas ao pioneirismo de sua navegao pelo Atlntico. a) Qual o objetivo da poltica portuguesa de incentivo navegao? b) Cite duas inovaes tcnicas de navegao adotadas pelos portugueses. c) Quais as vantagens econmicas colhidas por Portugal nessas viagens?

02. (Vunesp-SP) No sculo XV, Portugal e Espanha deram incio expanso martima europia, da qual resultaram grandes imprios coloniais. a) Apresente um motivo de ordem econmica que impulsionou essa expanso. b) Justifique, com dois exemplos, o pioneirismo portugus nessa empresa expansionista.

03. (Unicamp-SP) A expanso martima da Pennsula Ibrica (Espanha e Portugal) nas Amricas foi orientada por um projeto colonizador que, alm da explorao econmica das terras, tinha por objetivo a imposio de uma cultura europia e crist. Qual foi o papel da Igreja Catlica nesse projeto colonizador?

04. (Fuvest-SP) Explique como a formao do Estado Nacional portugus contribuiu para o pioneirismo de Portugal na expanso comercial martima.

05. (Fuvest-SP) "Antigamente a Lusitnia e a Andaluzia eram o fim do mundo, mas agora, com a descoberta das ndias, tornaram-se o centro dele". Essa frase, de Toms de Mercado, escritor espanhol do sculo 16, referia-se: a) ao poderio das monarquias francesa e inglesa, que se tornaram centrais desde ento. b) alterao do centro de gravidade econmica da Europa e importncia crescente dos novos mercados. c) ao papel que os portos de Lisboa e Sevilha assumiram no comrcio com os marajs indianos. d) ao fato de a Amrica ter passado a absorver, desde ento, todo o comrcio europeu. e) ao desenvolvimento da navegao a vapor, que encurtava distncias.

06. (UFRJ) " frente do projeto de expanso do luso-cristianismo estavam os monarcas portugueses, aos quais, desde meados do sculo XV, os papas haviam concedido o direito do padroado (...). Quando se iniciou o ciclo das grandes navegaes. Roma decidiu confiar aos monarcas da Pennsula Ibrica o padroado sobre as novas terras descobertas." Azzi, Riolando. A cristandade colonial:mito e ideologia. Petrpolis: Vozes, 1987, p.64 As relaes entre os Estados nascentes e a Igreja Catlica constituram-se em um dos mais importantes eixos de conflito ao longo da etapa final da Idade Mdia. Ao contrrio de outra regies, na Pennsula Ibrica a resoluo do problema implicou o estreitamento das interaes entre uma e outra instituio. Questo 1 Cite duas das atribuies das Coroas Ibricas contidas na delegao papal do padroado, cujo fim ltimo era a expanso do catolicismo nas terras recm-descobertas da Amrica. Questo 2 Indique a principal fonte de arregimentao de recursos para a realizao das tarefas que, por meio do

Padroado, estavam a cargo das Coroas Ibricas na Amrica nos sculos XVI e XVII.

07. (UFCE) Dispostos a participar do lucrativo comrcio de especiarias, realizado pelos portos do levante mediterrneo e controlado pelos venezianos, os portugueses buscaram um caminho alternativo. Em 1498, Vasco da Gama conseguiu chegar ndia: a) atravs dos portos do poente mediterrneo. b) utilizando as antigas rotas terrestres do Meio Oriente. c) utilizando o canal do Panam. d) atravs do Estreito de Magalhes. e) circunavegando a frica.

08. (Unifesp-SP) "Se como concluo que acontecer, persistir esta viagem de Lisboa para Calecute, que j se iniciou, devero faltar as especiarias s Gals venezianas e aos seus mercadores." Dirio de Girolamo Priuli. Julho de 1501 Esta afirmao evidencia que Veneza estava: a) tomada de surpresa pela chegada dos portugueses ndia, razo pela qual entrou em rpida e acentuada decadncia econmica. b) acompanhando atentamente as navegaes portuguesas ao Oriente, as quais iriam trazer prejuzos ao seu comrcio. c) despreocupada com a abertura de uma nova rota pelos portugueses, pois isto no iria afetar seu comrcio e suas manufaturas. d) impotente para resistir ao monoplio que os portugueses iriam estabelecer no comrcio de especiarias pelo Mediterrneo. e) articulando uma aliana com outros estados italianos para anular os eventuais prejuzos decorrentes das navegaes portuguesas.

09. (UEL-PR) Para compreender a expanso martima nos sculos XV e XVI, necessrio considerara a importncia da cartografia. Sobre o tema, correto afirmar que os cartgrafos representaram o mundo: a) valendo-se de conhecimentos acumulados e transmitidos por meio da filosofia, da astronomia e da experincia concreta. b) desconhecendo o valor poltico de sua arte de cartografar para os rumos da rivalidade castelhanoportuguesa. c) ignorando a hagiografia medieval e as crenas na existncia de monstros marinhos e de correntes de ventos nos oceanos. d) confirmando os conhecimentos estticos sobre o planeta, resultante da observao direta dos espaos desconhecidos. e) anotando nos mapas pontos geogrficos, longitudes e latitudes com exmia preciso, em funo dos eficazes instrumentos de navegao.

10. (PUC-SP) "Quem quer passar alm do Bojador, Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu." Fernando Pessoa, "Mar Portugus", in Obra potica. Rio de Janeiro, Editora Jos Aguilar, 1960, p. 19 O trecho de Fernando Pessoa fala da expanso martima portuguesa. Para entend-lo, devemos saber

que: a) "Bojador" o ponto ao extremo sul da frica e que atravess-lo significava encontrar o caminho para o Oriente. b) a "dor" representa as doenas, desconhecidas dos europeus, mas existentes nas terras a serem conquistadas pelas expedies. c) o "abismo" refere-se crena, ento generalizada, de que a Terra era plana e que, num determinado ponto, acabaria, fazendo carem os navios. d) a meno a "Deus" indica a suposio, poca, de que o Criador era contrrio ao desbravamento dos mares e que puniria os navegadores. e) o "mar" citado o oceano ndico, onde esto localizadas as ndias, objeto principal dos navegadores.

11. (Poli) Os europeus ocidentais, com exceo de alguns comerciantes empreendedores, italianos e judeus, conheciam apenas vaga e fragmentariamente as grandes civilizaes asiticas e norteafricanas. Estas, por sua vez, sabiam pouco ou nada da Europa que existia no norte dos Pirineus e da frica ao sul do Sudo (...), e desconheciam tudo acerca da Amrica. Foram os pioneiros portugueses e os conquistadores castelhanos da orla ocidental da cristandade que uniram, para o melhor e para o pior, os ramos diversificadores da grande famlia humana. Charles Boxer, O Imprio Martimo Portugus, 1415-1825 Acerca da expanso martima e de suas conseqncias, podemos afirmar que: a) foi responsvel pela transferncia do eixo econmico do Atlntico para o mar Mediterrneo e pelo contato entre os europeus, africanos e habitantes do Novo Mundo. b) propiciou o primeiro contato entre os europeus e os habitantes do que, anos depois, viria a ser chamado de Amrica. Como resultado desse contato, os habitantes do Novo Mundo entraram numa fase de grande desenvolvimento. c) desencadeou uma profunda crise econmica em Portugal, conhecida por "Revoluo dos preos", uma vez que a colonizao acabou por empobrecer o reino portugus ao consumidor muitos de seus recursos. d) proporcionou uma fase de pleno desenvolvimento socioeconmico no continente africano, decorrente da implantao, por parte de Portugal, de um sistema de colonizao conhecido como colnia de povoamento. e) estimulou e consolidou a emergncia do capitalismo mercantil no velho continente e foi responsvel pela ampliao dos horizontes fsicos e mentais do homem europeu.

12. (Poli) "A obra da consolidao da monarquia portuguesa, condicionada pelo capitalismo poltico, chegar ao seu ponto culminante por meio de uma revoluo, a mais profunda e permanente de todas as revolues que varreram a Histria do pequeno reino". Raymundo Faoro. Os donos do poder: formao do patronato brasileiro. vol. I. 10 ed. So Paulo: Globo - Publifolha, 2000 p. 37. No que diz respeito a essa "revoluo", assinale a alternativa correta. a) A Revoluo de Avis foi responsvel pela expulso dos judeus de Portugal, devido, entre outros fatores, ao seu carter de fervor religioso. b) a Revoluo Liberal do Porto foi responsvel direta pela consolidao da nobreza em Portugal. c) a Revoluo de Avis cria condies para expanso comercial portuguesa, uma vez que o rei a partir de ento apoiado e apia a burguesia. d) a Revoluo de Borgonha, fim do processo de independncia contra Leo, consolida de maneira definitiva a unio entre a burguesia e a Igreja em Portugal. e) a Revoluo de Avis justifica a excluso dos interesses da burguesia em Portugal devido a derrota deste frente as foras de Castela.

13. (UFMG) Com referncia Histria da expanso portuguesa (Navarra: Crculo de leitores, 1998. p.458.) Nesse perodo constitui-se uma alegoria, em que eram representadas as armas reais portuguesas ladeadas pelas alegorias da f e do comrcio. a) Indique um episdio, ocorrido no incio da poca moderna, em que esses mesmos agentes - Estado, Igreja e mercadores - se associaram. b) Analise como ocorreu essa associao no episdio indicado, a partir do exame das diferentes atuaes e interesses dos trs agentes envolvidos.

14. (UFMG) "O tempo concreto da Igreja (...) o templo dos clrigos, situados pelos ofcios religiosos, pelos sinos que os anunciam, pelo rigor indicado pelos quadrantes solares, imprecisos e variveis (...) mercadores e artifcios substituem esse tempo da Igreja pelo tempo mais exatamente medido utilizvel para as tarefas profanas e laicas, o tempo dos relgios". (Le Goff, Jacques - Tempo da Igreja, Tempo de Mercados) Esse trecho refere-se a um aspecto das transformaes ocorridas no incio dos tempos modernos. Todas as alternativas apresentam outras caractersticas desse processo de mudana, exceto: a) Ascenso da classe senhorial. b) Desenvolvimento de rotas terrestres e martimas. c) Expanso da utilizao da moeda. d) Formao das monarquias nacionais. e) Renascimento da vida urbana.

Gabarito do seu teste

Resposta 01: a) A poltica portuguesa de incentivo navegao tinha como objetivo a descoberta de novas rotas comerciais do Oriente para a Europa, controlando as melhores fontes produtoras de especiarias, ouro, prata, marfim e outros produtos. b) Utilizao da bssola para a orientao dos navegantes e as caravelas. c) A descoberta dos caminhos para o Oriente pelo Atlntico, no sculo XV, permitiu aos portugueses o domnio do comrcio de especiarias, aumentando os lucros mercantis lusitanos. No sculo XVI, as viagens portuguesas pelo Atlntico permitiram o desenvolvimento de colnias, principalmente na Amrica.

Resposta 02: a) A necessidade de metais preciosos para a cunhagem de moedas. b) A precoce centralizao poltica em Portugal e a tradio econmica do pas voltada para a explorao das riquezas do mar.

Resposta 03: - A Igreja Catlica, atravs das ordens religiosas, particularmente a Companhia de Jesus, agiu como elemento justificador do escravismo negro-africano; realizou a catequese dos gentios nas misses;

assumiu o controle da educao, alm de participar da organizao do aparelho burocrtico da colnia.

Resposta 04: - Portugal reuniu, no sculo XIV, uma srie de fatores que contriburam para o pioneirismo na expanso comercial martima. Um deles foi, sem dvida, a precocidade da formao do Estado Nacional, em relao aos outros pases europeus. - As grandes descobertas e a vultosa empresa mercantil que foram montadas no sculo XV s se tornaram viveis graas aliana entre o rei e a burguesia mercantil. Para isso foi fundamental o apoio do rei ao comrcio e navegao, a superao dos obstculos expanso da atividade martima, a aplicao de uma poltica mercantilista que iria assegurar a livre circulao do capital comercial.

Resposta 05: letra b

Resposta 06: Questo 1 Entre outras podemos citar que os reis da Espanha e de Portugal deviam enviar missionrios para as suas conquistas, construir igrejas e conventos, fundar parquias e dioceses, subvencionar o culto, bem como remunerar o clero diocesano, escolher bispos, procos e missionrios, financiar expedies evangelizadoras, preencher cargos e, em circunstncias especiais, fornecer ajuda aos religiosos, como no caso dos aldeamentos indgenas. Questo 2 A principal fonte de arregimentao de recursos era o dzimo. A Coroa, mediante o padroado, passava a recolher e administrar o equivalente dcima parte da riqueza social.

Resposta 07: letra e

Resposta 08: letra a

Resposta 09: letra a

Resposta 10: letra c

Resposta 11: letra e

Resposta 12: letra c

Resposta 13: a) Expanso martima. b) Ao Estado interessava se fortalecer poltica e economicamente a partir da posse de colnias e de metais preciosos; a Igreja, ampliar o nmero de fiis e impedir o avano do protestantismo sobre as colnias e a burguesia visava aumentar o volume de comrcio.

Resposta 14: letra a

Questes:
01. (UFAL) Ao contrrio dos portugueses, que buscavam atingir as ndias contornando a costa africana, Colombo: a) concentrou suas navegaes na parte Norte da Amrica, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente asitico; b) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asitico; c) planejou atingir o Leste, onde se encontravam as ndias, viajando no sentido Oeste; d) Navegou pelo Oceano Atlntico em direo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, seguindo as instrues do Rei de Portugal; e) concentrou suas navegaes na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as ndias. 02. (UNIP) "... Diziam os mareantes, que depois desse cabo no h nem gente nem povoado algum; a terra no menos arenosa que os desertos da Lbia, onde no h gua, nem rvores, nem erva verde; e o mar to baixo, que a uma lgua da terra no h fundo mais que uma braa." O texto faz referncia poca: a) das Grandes Navegaes no incio da Idade Mdia; b) da Revoluo Industrial na Idade Contempornea; c) do expansionismo martimo lusitano; d) das navegaes fencias; e) do neocolonialismo. 03. A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, s ndias, sob o comando de Pedro lvares Cabral, tinha como objetivo: a) estabelecer uma slida relao comercial e poltica com os povos do Oriente; b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrneo; c) combater a pirataria nas Colnias portuguesas na costa oeste da frica; d) confirmar a existncia de minas de metais preciosos no sul da sia; e) verificar as possibilidades de explorao de mo-de-obra escrava. 04. Associe corretamente:

(A) Caboto I. Dinastia que iniciou as navegaes francesas. (B) Valois II. A servio da Inglaterra, atingiu a regio do Labrador. (C) Francis Drake III. Fundador da Nova Frana. (D) Walter Raleig IV. Realizou a segunda viagem de circunavegao. (E) Jacques Cartier V. Criador da colnia da Virgnia. a) A - I; B - III; C - IV; D - V; E - II b) A - IV; B - II; C - III; D - V; E - I c) A - II; B - I; C - IV; D - V; E - III d) A - V; B - IV; C - II; D - III; E - I; e) A - IV; B - V; C - II; D - I; E - III 05. (UNIFENAS) Destaca-se como resultado das descobertas e da expanso luso-espanhola nos tempos modernos a: a) diminuio do comrcio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrneo; b) formao de novos imprios na frica e na sia, com a ampliao do comrcio entre os dois continentes; c) defesa das culturas nativas das Amricas pelo Clero e pelo Estado; d) abertura de uma nova era de navegao e comrcio, no mais concentrada no Mediterrneo e sim no Oceano Atlntico; e) preservao da autonomia poltica das naes conquistadas, a exemplo do Mxico e do Peru. 06. "O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionrio, que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista." O movimento revolucionrio mencionado no texto e referente Histria de Portugal est ligado: a) Reconquista crist do territrio portugus aos rabes; b) atuao de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do Reino de Portugal; c) ascenso do Mestre de Avis ao trono portugus; d) dominao dos Felipes sobre Portugal; e) Restaurao Portuguesa, que marca o fim da dominao espanhola. 07. Sobre as Navegaes e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa: a) Com os Descobrimentos, o eixo-econmico transferiu-se do Mediterrneo para o Atlntico. b) O Canad foi explorado principalmente pelos franceses. c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegaes a posio geogrfica de Portugal. d) A Espanha retardou a sua participao na Expanso Martima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificao poltica.

e) A primeira viagem de circunavegao foi realizada pelo portugus Ferno de Magalhes. 08. Entre as principais conseqncias da Expanso Martima, encontramos, exceto: a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a acelerao da acumulao capitalista; b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matrias-primas e consumidores de produtos industrializados; c) a mudana do eixo econmico europeu, do mar Mediterrneo para os oceanos Atlntico e ndico; d) a formao dos imprios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeizao do mundo; e) o renascimento da escravido em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo. 09. (FGV) Com relao aos indgenas brasileiros, pode-se afirmar que: a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleoltica do desenvolvimento humano; b) os ndios brasileiros no aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura no por preguia, e sim porque no conheciam a agricultura; c) os ndios brasileiros falavam todos a mesma "lngua geral" tupi-guarani; d) os tupis do litoral no precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do mar de conchas, que formavam os "sambaquis"; e) os ndios brasileiros, como um todo, no tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e naes. 10. Os povos pr-colombianos, maias, astecas e incas, j apresentavam uma notvel organizao. O estgio de desenvolvimento em que se encontravam era: a) a selvageria b) a barbrie c) a transio de selvagem para barbrie d) a civilizao e) o Paleoltico

Resoluo:
01. C 05. D 02. C 06. C 03. A 07. C 04. C 08. B

09. A

10. D

Anda mungkin juga menyukai