Anda di halaman 1dari 8

INTRODUO

Com exceo de alguns metais, considerados nobres, os metais so quase sempre encontrados na natureza na forma de compostos: xidos, sulfetos, etc. Isso significa que esses compostos so as formas mais estveis para os respectivos elementos na natureza. A corroso pode ser vista como nada mais que a tendncia ao retorno para um composto estvel. Assim, por exemplo, quando uma pea de ao enferruja, o ferro, principal componente, est retornando forma de xido, que o composto original do minrio. Muita energia e insumos so gastos na cadeia produtiva, desde a extrao do minrio at a transformao do metal em algo utilizvel. Tudo isso se perde na corroso. Aspectos econmicos no so do escopo desta pgina, mas possvel imaginar que as perdas por corroso contribuem de forma significativa para a ineficincia dos processos produtivos como um todo. A corroso pode manifestar-se de vrias formas. Algumas so mais frequentes que outras, e a ocorrncia depende muito do ambiente e dos processos usados. Alguns tipos comuns sero a seguir resumidamente descritos.

DESENVOLVIMENTO Corroso um tipo de deteriorao que pode ser facilmente encontrada em obras metlicas. O ao oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade. A corroso um processo de deteriorao do material que produz alteraes prejudiciais e indesejveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corroso um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistncia mecnica, elasticidade, ductilidade, esttica, etc. Em certos casos quando a corroso est em nveis elevados, torna-se impraticvel sua remoo, sendo portanto, a preveno e controle as melhores formas de evitar problemas.

Tipos de corroso: - Corroso eletroqumica Reao que ocorre quando h uma diferena de potencial entre dois elementos em contato. Normalmente h o contato entre um metal e um elemento eletrlito, ocorrendo uma reao catdica e andica. Este tipo de reao caracterizada por ocorrer somente na presena de gua. Um exemplo clssico deste tipo de corroso a oxidao do ferro que em presena de gua, que tem como produtos Fe3O4 (colorao preta) e Fe2O3.H2O (colorao alaranjada ou colorao castanho-avermelhada). Outra forma de se ocorrer a corroso eletroltica na presena de dois metais com potenciais de reduo diferentes junto um eletrlito, ou seja uma soluo condutora de eltrons que envolve os dois metais. A intensidade com que acontece a reao calculada de acordo com a diferena de potencial gerada entre os dois materiais. - Corroso qumica Reao que ocorre sem a necessidade de gua, por isso tambm chamada de corroso seca. Neste caso os materiais entram diretamente em contato, ocorrendo a corroso devido um agente qumico que atinge um elemento, no ocorrendo a troca de eltrons entre os materiais. clssico citar a forma como ocorre a corroso qumica nos metais, mas tambm necessrio citar que polmeros, derivados de petrleo tambm sofrem este tipo de corroso. Com a presena de determinados materiais corrosivos ocorrem uma quebra de grandes molculas, o que de forma visvel altera a sua flexibilidade e rigidez, dando ao material uma aparncia de ressecamento. Outro exemplo em que se ocorre a corroso qumica a destruio da estruturas de construo civil em que o concreto corrodo pelos elementos qumicos gerados pela poluio. - Corroso eletroltica Corroso caracterizada por no ser espontnea ou seja, acontece devido aplicao de uma corrente eltrica.

Este tipo de corroso costuma afetar tubos de transmisso de telefone, gua e at mesmo petrleo. A presena de corrente eltrica no solo se deve falhas no isolamento dos tubos ou erros no aterramento de fios terra. - Corroso por concentrao inica diferencial Ocorre devido mudanas de concentrao de algum dos metais reagentes no eletrlito, assim uma das partes do material pode se tornar um ctodo enquanto outra parte se torna um nodo. Um exemplo deste tipo de corroso a corroso por aerao diferencial, este caso ocorre quando h uma diferena na concentrao de oxignio ao longo do material, assim uma parte (a que est na regio com maio concentrao de oxignio) tende a aumentar o seu potencial catdico.

TCNICAS DE PREVENO CONTRA CORROSO A corroso est presente em qualquer ambiente, seja ele externo ou interno. Portanto, um estudo e projeto cuidadoso tem um forte impacto no controle da corroso. Esse estudo leva a reduo de custos longo prazo, e tambm a manuteno do material por um prazo de tempo mais longo. Existem fatores que proporcionam a corroso, por exemplo, a umidade e a sujeira retida, o contato com outros materiais, e o tamanho de superfcie, que permitem o inicio da corroso, esto entre os itens mais preocupantes em termos de corroso. Em ambientes internos, controlados e secos, quase nenhuma proteo necessria afim de evitar a corroso. J em ambientes externos, o mesmo no ocorre. A corroso externa uma das maiores causas de vazamentos em tubulaes enterradas, e portanto, esses materiais devem ser protegidos contra o processo corrosivo, o que pode ser realizado pela combinao entre revestimentos mecnicos e sistemas de proteo catdica.

A especificao de um sistema de proteo Para uma dada estrutura, os seguintes fatores devem ser prdeterminados: A expectativa de vida da estrutura, assim como a possibilidade de intervenes peridicas de manuteno. O ambiente que circunda a estrutura. A dimenso e a forma dos componentes estruturais.

As possibilidades de tratamento existentes no fabricante da estrutura, ou no local da construo/montagem, para obras in situ.

O custo, isto , o dinheiro disponvel para fornecer a proteo. Revestimentos Mecnicos

considerada a primeira linha de defesa contra a corroso externa e geralmente suficiente contra a corroso. Mas, com o passar do tempo, esse tipo de revestimento, assim como outros, so suscetveis deteriorao do tempo, devido a absoro de gua, presses ou abrases geradas pela compactao do solo, danos causados por razes, ataques por microorganismos, entre outras causas. Se o revestimento estiver deteriorado, tornase quase impossvel evitar a corroso e perda de massa metlica, pois o metal estar em contato direto com sais e eletrlitos, atuando como nodo e retornando ao seu estado natural. Para inserir um revestimento mecnico, como por exemplo a pintura, necessrio tratar a superfcie do material, conforme descrito a seguir: Limpeza superficial: a remoo de gorduras, combustveis, resduos em geral entre outros. utilizado basicamente gua e tensoativos neutros, esfregando-se com uma escova de nylon. Ancoragem mecnica: alterar o padro de rugosidade do material para contribuir com a aderncia da tinta no metal. realizado com partculas abrasivas, como a areia, granalha de ao, vidro escria, ou outras partculas duras. Aps o tratamento superficial, pode-se aplicar um primer contendo metais, no qual servir como camada protetora contra corroso, e ainda como agente promotor de aderncia da tinta. Ento aplicada a tinta, que pode ter como base resinas alquidicas, epoxdicas, poliuretnicas, ou acrlicas. Essas tintas tem diferentes mecanismos de proteo, tendo as seguintes classificaes: Proteo por barreira: aplicado a tinta mais impermevel possvel, com uma alta espessura. So as tintas betuminosas e as de alumnio. Sua desvantagem que se houver qualquer dano pelcula, ocorrer o desprendimento da tinta por corroso e aerao diferencial. Revestimento metlico: podem ser aplicados quatro tipos diferentes: galvanizao a quente, metalizao, eletrodeposio, e sherardizao. A galvanizao a quente um dos mtodos mais utilizados, e por isso ser melhor detalhado no trabalho. Seu mtodo consiste em mergulhar a superfcie do ao em banho de zinco lquido, a 450 oC. a essa temperatura o zinco reage com o ao, formando uma srie de ligas Zn/Fe na superfcie.

Formao de ptina: aos patinveis so estruturas de baixa liga e alta resistncia mecnica, de boa soldabilidade e resistncia mecnica, dispensando a pintura em vrios ambientes. Atravs da exposio ao ambiente, e devido as condies favorveis do ar, forma-se uma ferrugem aderente e muito pouco porosa, chamada de patina. Essa camada de ferrugem atua como uma barreira, fazendo com que a velocidade de corroso do ao seja reduzida at um valor residual, aps 2 a 5 anos. Os principais elementos contribuintes para a formao da ptina so o cobre e o fsforo. A presena de fatores ambientais como o enxofre e o cloreto de sdio em concentraes aceitveis tambm favorecem o desenvolvimento da ptina.

Proteo Catdica Essa proteo serve como segunda linha defesa, utilizando o princpio reverso da corroso eletroqumica, injetando-se corrente eltrica de proteo atravs do eletrlito, forando uma situao em que seu potencial apresente valores mais negativos em relao ao meio circulante, assumindo assim um comportamento catdico. Outra forma de proteo consiste na formao de pares galvnicos entre o ao carbono e partculas de zinco em p. Dessa forma, o zinco oxida, servindo de metal de sacrifcio. O teor mnimo de zinco na pelcula seca de 85%.

Proteo Andica A proteo das regies andicas proporcionada pelo pigmentos anticorrosivos, de carter oxidante. A proteo pode ser dada atravs da dissoluo do pigmento ou por ao oxidante.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ISO 1461:-, Hot dip galvanized coatings on fabricated ferrous products Specifications (Reviso da ISO 1459: 1973 a da ISO 1461: 1973); ISO 8501-1:1988, Preparation of steel substrates before application of paints and related products Visual assessment of surface cleanliness Part 1: Rust grades and preparation grades of uncoated steel substrates and of steel substrates after overall removal of previous coatings; ISO 9223:1992, Corrosion of metals and alloys Corrosivity of atmospheres -Classification; ISO 9226:1992, Corrosion of metals and alloys Corrosivivity of Atmospheres Determination of corrosion rate of standard specimens for the evaluation of corrosivity. ISO 12944-1: 1998, Paints and varnishes Corrosion protection of steel structures by protective paint systems Part 1: General introduction. ISO 12944-2: 1998, Paints and varnishes Corrosion protection of steel structures by protective paint systems Part 2: Classification of environments. ISO 12944-3: 1998, Paints and varnishes Corrosion protection of steel structures by protective paint systems Part 3: Design considerations.

Anda mungkin juga menyukai