Anda di halaman 1dari 16

MICROFONE SEM FIO

y Sadraque de Jesus Bartolomeu

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

NDICE

INTRODUO .......................................................................................................................................... 3 FONTE DE INFORMAO ......................................................................................................................... 6 TRANSDUTOR .......................................................................................................................................... 6 TRANSMISSO SEM FIOS ......................................................................................................................... 7 MODULAO DO SINAL ........................................................................................................................... 9 CANAL (BANDA DE FREQUNCIA)........................................................................................................... 11 DEGRADAES DO SINAL....................................................................................................................... 12 DEMODULADOR E RECEPTOR ................................................................................................................ 13 AMPLIFICADORES E ALTIFALANTE .......................................................................................................... 13 DESTINO ................................................................................................................................................ 14 CONCLUSO .......................................................................................................................................... 15 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................................................ 16

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

INTRODUO
Comunicao o processo pelo qual informao transferida de uma pessoa para outra. Em um sentido mais amplo comunicao pode se dar entre duas entidades, sejam elas pessoas, animais ou, como vem ocorrendo mais recentemente, computadores. Em telecomunicaes fala-se de sistemas de comunicao i.e. a comunicao pode ser modelada como um sistema que permite que a informao seja transferida de uma fonte para o seu destino. A figura a seguir apresenta os componentes bsicos de um sistema de comunicao simples.

Condies para ocorrer comunicao Para ocorrer a comunicao no suficiente a existncia dos componentes de um sistema de comunicao. necessrio que a actuao conjunta destes garanta que a informao seja compreendida no destino da mesma forma que na fonte. Este conjunto de regras que possibilita a comunicao chamado de protocolo de comunicao. Cdigos e Sinais A comunicao ocorre pelo transporte de sinais, como por exemplo, a escrita ou a voz (ondas sonoras). Cdigo uma conveno sobre o significado de sinais, ou sobre o processo de recuperao da forma original de sinais modificados. Os sistemas de comunicao que utilizam como mecanismo de transporte de informao sinais elctricos, electromagnticos ou pticos, so denominados sistemas de telecomunicaes. Neste trabalho, retrataremos de um sistema de telecomunicao por ns muito utilizado que o microfone. Neste sistema verificam-se o conjunto microfone e o altifalante y Os microfones e os altifalantes so transdutores, ou seja, so instrumentos que nos permitem transformar uma forma de energia/sinal noutra. y Os microfones transformam sinais sonoros em sinais elctricos e os altifalantes fazem o oposto.

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

TIPOS DE MICROFONES Os microfones mais usados esto em trs categorias: y Omnidireccionais y Bidireccionais y Direccionais Omnidireccionais: captam os sons em todas as direces, so ideais para captao de orquestras e corais. No aconselhvel para entrevista.

Bidireccional: possuem sensibilidade igual, tanto na parte frontal como na posterior. ptimo para captao de assuntos frontais, colocando-o entre os dois. Conhecido tambm como figura 8.

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

Direccionais: captam o som proveniente de uma nica direco, eles subdividem-se em: Cardiodes: seu campo de captao tem a forma de um corao, adequado para captao de vozes ou instrumentos.

Supercardiodes: mais sensvel que os cardiodes, no entanto tm uma pequena sensibilidade na parte de trs.

Aqui focaremos os microfones sem fio que o seu uso vai desde o entretenimento ao vivo at comunicaes em rbita terrestre. OBJECTIVOS GERAL Ajudar o estudante a ter uma percepo realista sobre um sistema de telecomunicao, baseando-se no esquema bsico abordado nas aulas. O trabalho tem tambm um carcter avaliativo. ESPECFICO Neste trabalho, procuraremos demonstrar o processo de transformao de um sinal de voz para um sinal elctrico, de modos a se dar um tratamento no mesmo afim de ser transmitido para um receptor, isto tudo ocorrendo num sistema sem fios. Apresentaremos o processo de recepo do sinal e a sua respectiva transformao em sinal de voz, concluindo-se assim o sistema com a chegada da informao ao destino.

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

FONTE DE INFORMAO
Num sistema de telecomunicao como este (transmisso de voz por microfone), a fonte de informao normalmente o ser humano, que por intermdio da sua constituio, consegue emitir um sinal sonoro, sinal este que emitido para um receptor que s entender se falarem a mesma lngua e estarem a uma distncia que permita a comunicao com o nvel de rudo ambiente (barulho). Mas tambm pode ser que a fonte de entrada seria qualquer aparelho que fornea ao receptor um sinal de udio apropriado. Sinal de udio Apropriado significa um sinal elctrico dentro de uma certa faixa de frequncia (udio), uma certa faixa de voltagem (nvel de microfone ou nvel de linha), e faixa de impedncia (alta ou baixa) que possam ser processadas pelo transmissor.

TRANSDUTOR
Existem varias maneiras de se obter a corrente elctrica, uma delas s pelo magnetismo. Um campo magntico, tambm pode induzir corrente elctrica num circuito. Se colocarmos em movimento de vaivm um imane no interior de uma bobina, um ampermetro colocado no circuito detecta a passagem de corrente elctrica, a qual alterna de sentido.

Num microfone este processo ocorre da seguinte formal Um microfone constitudo por um imane fixo, uma espira mvel e uma membrana oscilante.

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

Uma onda sonora bate na membrana oscilante e pe-na a vibrar, o que faz com que a espira mvel seja aproximada e afastada do imane fixo, i.e., leva a que a espira tenha um movimento de vaivm relativo ao imane, o que faz com que ocorra uma variao de fluxo magntico na espira. Esta variao de fluxo magntico (cria uma fora electromotriz induzida com valores proporcionais aos valores dos deslocamentos da espira. Quanto maiores forem os deslocamentos da espira, maior vai ser o mdulo da fora electromotriz induzida.

Assim, um microfone, inserido num circuito, transforma ondas mecnicas sonoras em corrente elctrica alternada. Esta corrente elctrica o sinal de entrada a ser modulada.

TRANSMISSO SEM FIOS


Um sistema sem fio envia informaes na forma de um sinal de rdio. Neste caso a informao precisa ser convertida em um sinal de rdio, transmitida, recebida e reconvertida sua forma original.

fig. diagrama de sistema sem fio Este trabalho ir focar em sistemas consistindo de um transmissor porttil e de um receptor estacionrio. O transmissor geralmente transportado pelo usurio, que livre para se movimentar no local, enquanto o receptor fixo em uma posio. Mas tambm h casos em que tanto o transmissor e o receptor so portteis e noutros so estacionrios e ainda verificam-se casos em que o receptor porttil e o transmissor estacionrio. Os transmissores (bodypack, de mo e de encaixe) geralmente possuem somente uma entrada de udio (tipo microfone ou linha), mnimos controles e indicadores (fora, ajuste de ganho de udio), uma s antena e como no nosso caso, uma bateria por ser porttil. Notemos os transmissores de mo, como o nome indica, consistem de um microfone de mo com cpsula vocal integrada a um transmissor embutido no corpo do microfone. O conjunto completo parece s ligeiramente maior que um microfone de mo com fio. Ele pode ser levado na mo ou montado em um pedestal de microfone, usando-se o adaptador basculante apropriado. A entrada da cpsula ao

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

transmissor directa, por meio de um conector interno ou de fios. Alguns modelos possuem cpsulas removveis ou intercambiveis. Os controles dos transmissores de mo geralmente se limitam a uma chave Liga/Desliga, uma chave de mute, e ajuste de ganho, embora, do mesmo modo, alguns modelos possam incluir uma seleco de frequncia. Os indicadores so comparveis aos dos transmissores bodypack. A antena geralmente oculta dentro do transmissor de mo, embora certos tipos (geralmente UHF) usem uma antena externa curta. A primeira parte do transmissor tpico o circuito de entrada. Esta seco faz o casamento elctrico adequado entre a fonte de entrada e o resto do transmissor. O primeiro processo uma equalizao especial chamada pr nfase, que projectada para minimizar o nvel aparente de rudo de alta frequncia (Hiss, ou chiado), que inevitavelmente acrescentado durante a transmisso. A nfase nada mais que um reforo especialmente projectado das altas frequncias. Quando combinada com uma de-nfase igual (mas oposta) no receptor, o efeito resultante uma reduo do rudo de alta frequncia em at 10 dB. O segundo processo chamado companding (mistura de compresso e expanso), que projectada para compensar a faixa dinmica limitada da transmisso de rdio. A parte do processo efectuada no transmissor compresso, na qual a faixa dinmica do sinal de udio reduzida ou comprimida, tipicamente por um factor de 2:1. De modo semelhante, quando esta conjugada com uma expanso igual mas oposta do sinal no receptor, a faixa dinmica original do sinal de udio restaurada. Quase todos os sistemas de microfone sem fio actuais empregam algum tipo de compresso/ expanso, permitindo uma faixa dinmica potencialmente maior que 100 dB. A transmisso pode ser feita em faixa estreita ou larga, mas neste caso far-se- em estreita. Transmisso de FM de Faixa Estreita (FMFE) Consiste em transmitir sinais que limitam o ndice de modulao restrita na faixa de udio. Apenas um par de bandas laterais, so transmitidas no espectro da faixa. Essas bandas correspondem subtraco e soma do sinal de udio da onda portadora. O valor mximo de modulao chamado de desvio, e especificado em Quilo Hertz (kHz). A quantidade de desvio produzida pelo sinal de udio uma funo do projecto do transmissor. Sistemas com desvio maior que as frequncias de modulao so chamadas de banda larga (wide band), enquanto sistemas como desviam menor que a frequncia de modulao chamada de banda estreita (narrow band). Muitos transmissores sem fio situam-se na faixa superior da categoria banda estreita. A modulao FM produz desvio na frequncia, mas produz tambm ndice de Modulao em Amplitude, mas isso no prejudica a recepo, pois no circuito demodulador do receptor h (uri) circuito limitador que nivela o sinal mantendo a amplitude constante. Podemos concluir este ponto dizendo que, aps o processamento, o sinal de udio enviado a um oscilador controlado por voltagem (VCO). Esta a seco que realmente converte o sinal de udio em um sinal de rdio, por meio de uma tcnica chamada Modulao de Frequncia (FM).

ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

MODULAO DO SINAL
A maioria dos sinais de entrada, na maneira como so fornecidos pelo transdutor, no podem ser enviados directamente atravs do canal. Consequentemente, uma onda portadora cujas propriedades so mais convenientes ao meio de transmisso em questo modificada para representar a mensagem. A modulao a alterao sistemtica de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulante), podendo ainda incluir uma codificao.

fig. Gerao do Sinal Modulado

Portadora: o nome que se d, genericamente, ao sinal que tem uma ou mais de suas caractersticas alteradas. A portadora serve apenas para transportar a informao e no apresenta nenhuma outra utilidade no que diz respeito informao. Oscilador: o circuito gerador da portadora, cuja forma de onda pode ser qualquer peridica (sinusoidal e trem de pulsos rectangulares so as ondas mais usadas). Sinal Modulante: aquele que contm a informao a ser transmitida. Este sinal dever ser recuperado na recepo. A operao inversa da modulao a demodulao e se destina a recuperar o sinal modulante (informao).

Onde e x(t) uma tenso sinusoidal qualquer Ex amplitude do sinal


x

velocidade angular, expressa por

Para a onda portadora e o sinal modulante vamos usar as seguintes expresses: Onda portadora Sinal modulante Para este trabalho, escolhemos a modulao em frequncia (FM) por ser a mais adequada para o tipo de canal que utilizaremos e que ento passaremos a retratar.
ENG. ELECTROMECANICA

MICROFONE SEM FIO

Modulao FM Na Modulao FM, a frequncia da portadora varia com a frequncia do sinal Modulante.

fig. portadora de FM modulada Em um sistema de telecomunicaes as informaes so originalmente representadas por sinais na banda bsica. Sinais na banda bsica so aqueles que utilizam uma faixa de frequncias, cuja frequncia mais baixa est prxima de 0 Hz. A principal funo da modulao permitir que estes sinais de banda bsica sejam transmitidos em frequncias mais altas possibilitando a ocupao do espectro electromagntico. Para este trabalho, utilizaremos um modulador FM (analgico) porque a fonte de informao emite um sinal analgico (voz). Os sinais modulados em Amplitude AMDSB, geralmente tm muitos rudos e interferncias junto das informaes. O Sistema de transmisso de frequncia modulada surgiu com a ideia de se criar um sistema de transmisso imune interferncia, esse sistema envia informaes variando a frequncia da portadora em funo do sinal de udio aplicado ao modulador. Em que, Se,  Ep = Em. 

Chama-se indece de modulacao e que representaremos por Ma. a regio mais comum para valores do ndice de modulao, pois dificilmente

quando Ep = Em, tendo assim o aproveitamento mximo, sem distoro do sinal. Causa uma grande distoro do sinal modulado, sendo impossvel recuperar a informao por receptores, mais simples. Em suma temos que,

ENG. ELECTROMECANICA

10

MICROFONE SEM FIO

CANAL (BANDA DE FREQUNCIA)


Todo sistema de microfone sem fio transmite e recebe em uma frequncia especfica de rdio, chamada de frequncia operacional. A alocao e regulamentao do uso de radiofrequncias so supervisionadas por rgos especficos do governo de cada pas, da resultando que as frequncias e bandas de frequncias permissveis (legais) variam de pas para pas. Alm das frequncias, estes rgos tipicamente especificam outros aspectos do prprio equipamento, incluindo: potncia permitida para o transmissor, o desvio mximo (para FM). Por isso no possvel projectar um s tipo de equipamento sem fio que satisfaa as especificaes de todos ou mesmo de muitos destes rgos do mundo todo. Para este trabalho escolhemos o modelo VHF (Very High Frequency), sobre o qual passaremos a retratar. TRANSMISSO EM VHF Estas frequncias por exemplo em pases como os Estados Unidos so VHF banda baixa (49 - 108 MHz), VHF banda alta (169 - 216 MHz). No comeo da faixa de VHF banda baixa est a regio dos 49 MHz, usada no s por microfones sem fio como tambm por telefones sem fio, walkie-talkies, e brinquedos controlados por rdio. 54 a 72 MHz ocupada pelos canais de TV por VHF de 2 a 4. A rea de 72 MHz usada para sistemas de microfone sem fio do tipo audio assistida. A banda de 76 a 88 MHz destinada aos canais de TV por VHF 5 e 6. No topo, 88 a 108 MHz a banda para transmisso de rdios comerciais por FM. Todas estas regies foram usadas em um momento ou outro por sistemas de microfone sem fio. Os limites de desvio permitidos (tipicamente at 15 kHz) podem acomodar udio de alta-fidelidade (assim como para transmisso em FM). A propagao destas ondas pelo ar muito boa, assim como sua capacidade de atravessar muitas substncias no metlicas (devido ao seu comprimento de onda relativamente grande). O recurso de operao mais atraente nesta banda o baixo custo do equipamento. A seguir vem a faixa de VHF banda alta, a mais amplamente usada para aplicaes profissionais, e na qual existem sistemas de qualidade a uma variedade de preos. Infelizmente por razes tcnicas no conseguimos a informao sobre a faixa VHF, usada no nosso pas. ANTENAS Em um enlace "wireless" as ondas electromagnticas so irradiadas no espao livre por dispositivos denominados antenas, que so tambm utilizadas para captar estas ondas como apresentado na figura a seguir. A capacidade de uma antena em irradiar ou captar ondas electromagnticas caracterizada pelo seu Ganho.

ENG. ELECTROMECANICA

11

MICROFONE SEM FIO

DEGRADAES DO SINAL
Para ocorrer a comunicao necessrio que a informao transmitida seja compreendida no destino da mesma forma que na fonte. Os sinais transmitidos em um enlace de comunicao podem ser distorcidos e sofrer interferncia de modo a que o sinal recebido no exactamente igual ao transmitido, o que pode prejudicar a comunicao. Os principais factores de degradao do sinal so: Atenuao Uma das degradaes que o sinal sofre em um enlace de comunicao sua atenuao ou diminuio de potncia. Ela ocorre devido a perdas no meio em que o sinal se propaga. Distoro Pode ocorrer no transmissor, receptor ou canal pelas variaes no nvel do sinal, frequncia ou fase. Exemplo: No transmissor e no receptor so utilizados amplificadores que podem apresentar variaes de ganho com a frequncia, ou seja, amplificam a amplitude do sinal de forma diferente dependendo da frequncia. Interferncia Contaminao do canal de comunicaes no enlace por sinais estranhos gerados por outros sinais de comunicaes ou outros sistemas como sistemas de partida de carros, linhas de transmisso ou mquinas. Rudo Rudo aleatrio gerado por sinais elctricos no previsveis de fontes naturais. Exemplo: rudo atmosfrico e rudo trmico. As ondas electromagnticas se propagam no espao como ondas esfricas sendo esta a forma com que a energia se dispersa. Este fenmeno introduz uma perda que varia com a frequncia e o inverso do quadrado da distncia (d), sendo igual a:

ENG. ELECTROMECANICA

12

MICROFONE SEM FIO

DEMODULADOR E RECEPTOR
Para este caso usaremos um detector de inclinao para efectuarmos a recuperao do nosso sinal. O mtodo mais simples para recuperar a informao contida em um sinal modulado em frequncia o aproveitamento da inclinao praticamente linear da regio no-ressonante de um circuito sintonizado. Assim, convertemos o FM em AM e recuperamos o envoltrio da forma convencional como realizada em AM. Aps este processo o sinal volta a ser elctrico. O receptor envolve uma configurao de duas interfaces: antena-para-receptor e receptor-parasistema de som. Aqui discutiremos a interface com o sistema de som. Lembrando que a funo bsica de um sistema de microfone sem fio substituir o cabo de conexo entre a fonte e o sistema de som. Em suma faz-se um processo inverso, i.e., fazer com que o sinal modulado se torne novamente um sinal elctrico e que este encaminhado para o amplificador.

AMPLIFICADORES E ALTIFALANTE
Os aparelhos mais antigos usavam amplificador de udio transistorizado. Os mais modernos usam CI no lugar dos transstores. Abaixo temos os dois tipos:

Pr Amplifica o sinal ainda fraco. Driver Amplifica o sinal do pr para excitar o par casado. Par casado ou sada de udio Fornece potncia suficiente para o sinal produzir som no falante. Acoplamento Leva o sinal de uma etapa para outra. Como se pode ver na figura acima, o amplificador ligado a um altifalante que permite a sada e som audvel pelos humanos. Um altifalante constitudo por um imane fixo, uma bobina e uma membrana oscilante.

ENG. ELECTROMECANICA

13

MICROFONE SEM FIO

A corrente elctrica alternada que produzida no microfone, fruto da fora electromotriz induzida, que depois de ser modulada e demodulada, atravessa a bobina e esta, um solenides, passa a ter um movimento de vaivm relativamente ao imane fixo, provocando a oscilao da membrana. Assim, o altifalante, inserido num circuito, transforma a corrente elctrica alternada em ondas mecnicas sonoras (o altifalante s tambm um transdutor), sendo a frequncia da corrente alternada igual frequncia das ondas sonora. O altifalante funciona como uma interaco entre dois manes que se atraem e repelem. O man gera um campo magntico, enquanto a bobina, ao ser percorrida por uma corrente elctrica, tambm gera um campo magntico que se pode opor como se pode igualar em sentido ao do man. O som produzido por um altifalante no nada mais do que uma turbulncia ritmada no ar, causada pelo movimento do diafragma, resultado da interaco do campo magntico da bobina com o do man permanente. So divididos em faixas de frequncia de trabalho, i.e. y tweeter, y mid-range; y woofer. Tweeter um altifalante de dimenses reduzidas usado para reproduzir a faixa de alta frequncia (5.000 Hz em diante) do espectro audvel, ou seja, os sons mais agudos. Mid-range um altifalante usado para reproduzir as frequncias mdias do espectro audvel, geralmente entre 300 Hz a 5.000 Hz. Sendo assim, conseguem reproduzir a maioria dos instrumentos musicais. Woofer um altifalante usado para reproduzir frequncias graves e mdios. Utilizam uma frequncia geralmente entre 50 a 4500 Hz.

DESTINO
O destino da informao, um outro ser humano, que pela sua constituio, dispe de ouvidos que lhe permitem captar um sinal de udio, processar no seu crebro e assim, se for na sua linguagem e tambm se no houver muita degradao do sinal, ele percebe a informao.

ENG. ELECTROMECANICA

14

MICROFONE SEM FIO

CONCLUSO
O microfone um dispositivo que converte um sinal sonoro (energia mecnica) num sinal elctrico (energia elctrica) com a mesma informao. constitudo por um man, uma bobina ou espira e uma membrana ou diafragma oscilante.

Funcionamento do microfone Quando o som atinge a membrana, esta entra em oscilao (vibrao) devido s variaes de presso provocadas pela onda sonora. A bobina passa ento a oscilar com a mesma frequncia realizando um movimento de vaivm (aproxima-se e afasta se do man)1, provocando assim uma variao de fluxo magntico. Essa variao de fluxo magntico cria uma fora electromotriz dando origem a uma corrente elctrica. Esta corrente alternada e apresenta as mesmas caractersticas do som original. Verificamos tambm que enquanto os transmissores podem variar grandemente em sua aparncia externa, internamente todos precisam desempenhar a mesma tarefa: usar o sinal de udio de entrada para modular uma (onda) portadora de rdio e transmitir o sinal de rdio resultante de modo eficiente. Embora haja muitos modos diferentes de se projectar transmissores sem fio, certos elementos funcionais so comuns maioria dos projectos actuais.

ENG. ELECTROMECANICA

15

Quanto maiores forem os deslocamentos da bobina, maior ser o mdulo da fora electromotriz induzida.

MICROFONE SEM FIO

BIBLIOGRAFIA
y http://www.google.com.br/micro+fone.pdf y VENTURA, Graa e outros, 11 F Fsica e Qumica A, Texto Editores, Lisboa, 2008 y http://www.laboratoriodefisica.com.br/GREF/eletro/eletro31.pdf y http://paulacasaca.googlepages.com/Textodeapoio-comunicaesacurtadistnci.pdf y http://209.85.229.132/search?q=cache:dgCdrNeqDMJ:www.resumos.net/files/fisica10e11ano.doc+funcionamento+do+microfone+de+indu%C 3%A7%C3%A3o&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=29&gl=pt&lr=lang_pt

ENG. ELECTROMECANICA

16

Anda mungkin juga menyukai