Anda di halaman 1dari 12

Ttulo: Impactos do uso indevido de antibiticos sobre o meio ambiente e desenvolvimento de mecanismos de resistncia

Ttulo curto: Antibiticos e meio ambiente: resistncia cruzada e outros danos

Brbara Teixeira Faleiro1; Diego Felipe Silva Abreu de Melo2; Renan Czar da Silva3
1

Laboratrio de Aracnologia, Departamento de Zoologia, Universidade Federal de


2

Minas Gerais, Belo Horizonte;


3

Laboratrio de Biologia das Interaes Celulares,

Departamento de Morfologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte; Laboratrio......

Correspondncias: Brbara Teixeira Faleiro, Departamento de Zoologia, ICBUniversidade Federal de Minas Gerais, Avenida Presidente Antnio Carlos 6627, Pampulha, Caixa Postal 486, CEP 31.270-901, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Telefone: +55 (31) 3409-2809; endereo eletrnico: barbara_btf@hotmail.com.

RESUMO foroso salientar que o uso indiscriminado de antibiticos no meio mdico e na agricultura tem-se tornado um problema de sade pblica, demandando maior ateno por parte das autoridades polticas e dos centros de pesquisa a fim de aplicarem medidas resolutivas e/ou paliativas. Sem estreme de dvidas, o desenvolvimento de resistncia por microrganismos mais acelerado do que a produo de antimicrobianos pela indstria farmacutica; entre as diversas teorias que tentam explicar tal fenmeno, destaca-se a que aponta o aumento dos nveis dessas drogas no solo e nos dejetos tanto humanos quanto de animais lanados nos diversos cursos dgua. Faz-se, pois, necessrio maiores estudos e reflexes sobre a relao custo-benefcio e dano-retorno do uso de antibiticos nas atividades antrpicas e busca por alternativas o emprego desses frmacos na indstria agropecuria. A presente reviso visa colacionar dados tanto quantitativos quanto qualitativosreferentes ao uso inadequado de antimicrobianos e elucidar os principais aspectos relativos ao desenvolvimento de resistncia microbiana a antibiticos, alm de mostrar os principais danos causados ao meio ambiente devido ao lanamento desses frmacos em ambientes naturais.

Palavras-chave:Impacto ambiental. Resistncia microbiana. Antibiticos.

1Introduo

Os antibiticos correspondem a 12% de todas as prescries ambulatoriais, gerando um dispndio de cerca de 15 bilhes de dlares com esse tipo de medicamento [1; 2]. Aproximadamente 50% das prescries so inapropriadas ou desnecessrias e 2/3 do consumo de antibiticos ocorre sem prescrio mdica [2; 3]. Os Estados Unidos consomem quase 25 mil toneladas de antibiticos por ano, sendo que 50% dessas destinam-se a pacientes e o restante usado em animais, agricultura e aquacultura [4]. Sabe-se que 80-90% da droga ingerida no absorvida pelo corpo, sendo descartada pela urina e/ou fezes; assim, esses dejetos, atravs do sistema de esgoto, acabam contaminando o meio ambiente, induzindo resistncia em microrganismos do solo e das guas [5].Dessa forma, o meio ambiente pode funcionar como um grande reservatrio de genes de resistncia em bactrias [6; 7; 8]. Estudos com metagenmica facilitaram o acesso e/ou o reconhecimentodesses microrganismos resistentes, culminando em um banco de dados que permitiu a identificao de clones que apresentaram atividade de resistncia antimicrobiana, a partir da tcnica de clonagem de vetores [9]. Alm disso, grande parte dos antibiticos so obtidos a partir de microrganismos ambientais, o que sugere que genes de resistncia aos antibiticos podem ter surgido a partir de ambientes no clnicos [10]. Assim, uma melhorcompreenso do papel ecolgico e da resistnciaaos antibiticos em ambientes noclnicos poderiaauxiliar na preveno do surgimento de resistnciae no entendimento da evoluo desses mecanismos[11; 12]. 2Mecanismos de Resistncia 2.1 Beta-lactamases Mais da metade dos antibiticos utilizados atualmente pertence famlia dos betalactmicos (penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbapenemasetc.); contudo, a efetividade desses torna-se limitada na medida em que os microrganismos tm adquirido, com certa facilidade, a enzima beta-lactamase, capaz de inativar a droga atacando a anel beta-lactmico [13]. Exemplo clssico de desenvolvimento rpido de resistncia o caso da penicilina, haja vista que quando essa fora lanada no mercado em 1941, Abraham e Chain j tinham isolado penicilinase em Escherichia coli [14].

2.2 Bombas de efluxo Ao bombeamento de soluto para o meio extracelular d-se o nome de efluxo. H diversos genes e protenas presentes em bactrias resistentes a antimicrobrianos capazes de formar uma bomba de efluxo, impedindo que o antibitico permanea por muito tempo em contato com a clula [15]. Em bactrias gram-negativas, o sistema de efluxo consiste da bomba localizada na membrana interna, de uma protena periplasmtica adaptadora e de um canal na membrana externa eficiente para expelir substncias txicas, entre elas antimicrobianos. Bombas de efluxo, tal como a BmeABC, tm sido muito estudas em diversos microrganismos E.coli, Pseudomonasaeruginosa, Staphylococcus aureus, Neisseria sp. [15]. 2.3 Alterao ribossmica Uma vez que o ribossomo desempenha papel essencial na manuteno da vida celular (sntese proteica), essa organela constitui relevante alvo farmacolgico no combate a microrganismos patognicos. H alguns antibiticos que atuam dessa forma tal como o cloranfenicol ,ligando-se a subunidades especficas do ribossomo procarionte, impedindo-o de exerce sua atividade de traduo [16]. 2.4 Outros mecanismos A resistncia contra antibiticos ocorre devido a diversos elementos genticos que possibilitam a transferncia lateral gnica e o desenvolvimento de resistomas. Os principais elementos envolvidos so: transposons e genes cassettes. Trasposons so sequncias de DNA que pode mover-se ou transpor-se para uma nova regio do genoma. Genes de resistncia contra antibiticos so frequentemente transportados por trasposons, de forma direta (principalmente Gram-positivas) ou indireta, atravs de bacterifago lisognico (estafilococos) [17].Alguns transposons podem conter integrons,trasnposons mais complexos que contm um stios para a integrao de diferentes genes de resistncia a antibiticos e outros genes cassettes em conjunto para a expresso de um nico promotor [18]. Genes cassettes so pequenos elementos moveis que contm, normalmente, um nico gene e o sitio de recombinao especifica [19].

3Mapas de resistncia O mapa de probabilidade de risco de resistncia ao antibitico ciprofloxacina em Escherichia colifoi o primeiro mapa de resistncia desenvolvido no Brasil [20]. O estudo utilizou4.372 pacientes de So Paulo com infeco urinaria causada por E. coli. Desses, 723 apresentaram resistncia a ciprofloxacina. Cada caso foi georeferenciado em um mapa digital, utilizando o endereo domiciliar do paciente. Esses dados foram cruzados com as zonas de influncia de cada ponto de venda desse antibitico e foi possvel obter a densidade de consumo do medicamento. Depois utilizou-se um modelo estocstico juntamente com um Sistema de Informao Geogrfica para relacionar a resistncia e a densidade do uso e para detectar reas de cidade com alto ou baixo risco de resistncia. Detectou-seo surgimento de E. coli resistente a ciprofloxacina e que esse evento est significativamente populao[20]. 4 Alteraes na biosfera 4.1 Nos cursos naturais de guas relacionado a densidade de uso de ciprofloxacina pela

Atualmente, com o uso indiscriminado de frmacos pela populao humana e em animais, muitas dessas substncias, entre elas os antibiticos, so frequentemente encontradas nos efluentes de Estaes de Tratamento de Esgoto (ETTs) e guas naturais [21]. Os frmacos chegam aos cursos de gua, principalmente porque entre 50% a 90% de uma dose de um medicamento tpico excretada inalterada e persiste no meio ambiente [22]. O principal impacto da carga de antibiticos nos cursos de gua o aumento da incidncia de bactrias resistentes. J foi estudada a incidncia de resistncia microbiana em uma espcie de Aeromonas isolada de ambientes aquticos, constatando que a resistncia ocorreu com vrios antibiticos testados, entre esses, cloranfenicol,trimetropim, sulfametoxazol etetraciclina [23].Tambm j foi constatado resistncia bacteriana da espcie Escherichiacoli, isolada de guas de subsolo de uma regio rural, frente a 16antibiticos [24].

4.2 No solo Os antibiticos utilizados na medicina humana e na veterinria podem atingir o solo por quatro vias principais: o lodo de esgoto gerado no seu tratamento espalhado pelos campos, atingem os sedimentos aps a aplicao direta na aquacultura, diretamente atravs dos excrementos dos animais ou pelo liquido de estrume aplicado como fertilizante [25]. Assim como na gua, um grande problema gerado pela grande presena de antibiticos no solo o aumento de bactrias resistentes. Estudos j encontraram, no solo, bactrias resistentes a amoxilina, sulfametazina, eritromicina, clrorotetraciclina e tetraciclina [25]. Alm do problema gerado pela resistncia bacteriana, tambm j foi mostrado que as plantas absorvem os antibiticos presentes no solo, podendo oferecer riscos aos humanos que consumirem esses vegetais. Estudos j apontaram para a presena de clorotetraciclina nos tecidos vegetais [26].

5 Ingesto excessiva de antibiticos

Com o aumento do uso de antimicrobianos como promotores de crescimento e at mesmo com fins teraputicos na criao de animais de produo, existe o interesse global referente ao consumo de baixos nveis de resduos de antimicrobianos em alimentos e os efeitos destes na sade humana. A ingesto de alimentos contendo resduos de frmacos antimicrobianos pode ocasionar resistncia bacteriana aos antimicrobianos utilizados rotineiramente na teraputica humana, dificultando o tratamento de enfermidades infecciosas humanas. A ocorrncia do uso de agentes antimicrobianos em raes animais vem crescendo de maneira indiscriminada nos ltimos anos (COSTA et al., 2002). O aumento do uso de antimicrobianos como promotores de crescimento e at mesmo com fins teraputicos na criao de animais de produo levoua ummaior interesse global referente ao consumo de baixos nveis de resduos de antimicrobianos em alimentos e os efeitos destes na sade humana. A ingesto de alimentos contendo resduos de frmacos antimicrobianos pode ocasionar resistncia bacteriana aos antimicrobianos utilizados rotineiramente na teraputica humana, dificultando o tratamento de enfermidades infecciosas humanas. Na criao do gado leiteiro, a administrao de antibiticos vem sendo feita principalmente, na profilaxia e tratamento de mastites, e ainda, incorporados alimentao animal, como suplemento diettico e conservante de alimentos (COSTA et al., 2002; PEREIRA et al., 1997 apud PERESI et al., 2001). Os resduo s de antibiticos encontrados no leite preocupam as autoridades sanitrias, devido aos efeitos txicos que provocam sobre a sade humana (WHO, 1990). Isto representa um risco ao consumidor, sendo deste modo, um srio problema na rea econmica e de sade pblica (MINIUSSI, 1992; NASCIMENTO ET al., 2001), pois tais resduos so intensamente ingeridos pelos humanos e animais quando consumido os alimentos provenientes dos animais tratados com os antibiticos. Priceetal, 2010, demonstraram que carne obtida em mercados de cinco cidades do Estados Unidos apresentavam uma bactria resistente em 25% da carne bovina, de frango, peru e porco. Foi encontrado Staphilococcus aureus em 47% das amostras, e destas mais da metade continham cepas resistentes a pelo menos trs tipos de antibiticos.

As espcies de Listeria isoladas por Yucel, Citake e Onder oriundas de amostras de carne bovina e produtos crneos, demonstraram resistncia a cefalotina, ampicilina e cido nalidxico. A pesquisa realizada por Gonalves, isolaram cepas de Listeria -se spp., provenientes de amostras de frango congeladas, resistentes a tetraciclina, cloranfenicol, eritromicina e ampicilina. Alm disso, todas as 246 cepas demonstraram resistncia aos antimicrobianos cefoxitina, cefalexina, ceftadizima e cefolaxima. Portanto, a constante utilizao de antibiticos em alimentos pode levar a uma conseqente resistncia de microorganismos ao antibitico, e torna-se necessrio disponibilizar aos produtores instrumentos eficazesque permitam assegurar a produo de alimentos isentos de resduos de antibiticos, diminuindo desta formamicroorganismos resistentes, que tantos danos podem causar a sade humana(CORASSIN & OLIVEIRA, 2000). 6Evidncias de resistncia a antimicrobianos recentes Quando os antibiticos so utilizados de maneira desorganizada e excessiva podem gerar resistncia nos microorganismos que combatem. Este um grave problema, e devemos dar grande ateno a ele, pois poder causar um mal irreparvel quando antibitico algum no conseguir mais combater as superbactrias, frutos de constantes mutaes provocadas pelo uso indiscriminado de antibiticos. As evidncias de que o uso de antimicrobianos a principal fora motora para o desenvolvimento da resistncia bacteriana vm de diversas observaes. Por exemplo, as taxas de resistncia so maiores em contextos de consumo mais intenso desses frmacos. H frequente surgimento de resistncia durante o curso da terapia, com consequente falncia teraputica. Diversos estudos tm demonstrado que o advento de resistncia, embora mais dramtico no contexto hospitalar e particularmente entre pacientes gravemente enfermos, tambm se tem disseminado entre micro -organismos comunitrios causadores de infeces de alta prevalncia, como as urinrias, de trato respiratrio e de pele/partes moles. Mais do que isso, esse fenmeno parece estar intimamente associado a incremento no consumo de diversos antimicrobianos utilizados no manejo dessas sndromes. Na Dinamarca, por exemplo, demonstrou-se aumento importante no consumo de ciprofloxacino (representante da classe das fluorquinolonas), de 0,13 doses dirias definidas (DDD) por 1.000 habitantes/dia (DID) em 2002 para

0,33 DID em 2005. Como consequncia, durante o mesmo perodo, a frequncia de isolamento de Escherichia coli a elas resistentes, em amostras de urina, apresentou elevao de 200%. No Brasil, de acordo com o Ministrio da Sade, mais de 70% das bactrias que causam infeces hospitalares so resistentes a pelo menos um dos antimicrobianos comumente utilizados para o tratamento dos pacientes. 7 Superbactrias As bactrias super-resistentes a antibiticos, tambm chamadas de superbactrias, so um fenmeno recente observado em pacientes que viajaram ao sul da sia para fazerem cirurgias plsticas e retornaram a seus pases. O primeiro estudo foi publicado em 2009, na revista mdica The Lancet e se refere ao gene NDM-1, encontrado at o momento nas bactrias Klebsiellapneumoniae e Escherichia coli, que causam pneumonia e infeco urinria. Esse gene produz resistncia at aos antibiticos da classe das carbapenemas e pode levar a uma preocupante pandemia em futuro prximo.* Provavelmente a mutao e surgimento das superbactrias foi causado pelo uso excessivo de antibiticos e porque nos pases citados no h grandes cuidados higinicos. No Brasil houve um surto da superbactria em outubro de 2010, que causou a morte de 18 pessoas no Distrito Federal, dentro de um universo de 183 contaminados. Entretanto, no o mesmo microorganismo da sia, apenas possui a mesma origem no gene mutante da Klebsiellapneumoniae [11]. As autoridades mdicas posteriormente reconheceram casos em Paraba, Esprito Santo, Rio de Janeiro, So Paulo, Rio Grande do Sul e Paran. Em 2011, uma cepa de Staphylococcus aureus tambm foi identificada como uma bactria resistente a todos os antibiticos. A amostra foi colhida no leite de vaca na Esccia, Inglaterra, Dinamarca, Irlanda e Alemanha, mas o mesmo germe se encontra em seres humanos, principalmente na pele. Essa resistncia da nova cepa se deve a um gene chamado CFR, que codifica uma protena capaz de proteger o ribossomo da bactria contra o antibitico. Para combater surtos de superbactrias, a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) publicou uma regulamentao para proibir a venda de antibiticos sem receita

mdica, que visa impedir o uso indiscriminado de tais drogas e assim minimizar o surgimento de organismos resistentes. Alm disso, a Anvisa tambm faz recomendaes aos profissionais de sade e pessoas em geral para fazer a lavagem as mos com sabo ou lcool gel, para evitar o transporte e disseminao das bactrias super-resistentes. 8 Governo brasileiro e os antibiticos O governo brasileiro se mostra bastante preocupado nas questes relativas ao uso excessivo e errneo de agentes antimicrobianos, como pode ser visto pela criao da prpria Anvisa em 1999, que exerce o controle sanitrio de todos os produtos e servios (nacionais ou importados) submetidos vigilncia sanitria, tais como medicamentos, alimentos, cosmticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos mdicos, sangue, hemoderivados e servios de sade. Alm disso o governo tambm faz freqentes regulamentaes e normatizaes para melhor atender a populao, como a criao de um comit consultivo de apoio ao processo de regulamentao do uso de antibiticos e estimulantes na aqicultura.

Referncias

1. MCCAIG e HUGHES, 1995, apudWANNMACHER, Lenita K. Uso


indiscriminado de antibiticos e resistncia microbiana: uma guerra perdida? Uso racional de medicamentos: temas selecionados, Braslia, v. 1, n. 4, mar. 2004.

2. PHELPS, 1989, apud _____. 3. HOLLOWAY, 2003,apud _____. 4. WENZEL e EDMOND, 2000, apud _____. 5. INSTITUTO NACIONAL DE SADE DR. RICARDO JORGE. INSA
(Portugal). Antibiticos e resistncia aos antibiticos. Disponvel em: <http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/Paginas/AntibioticosResi.aspx#amb> . Acesso em: 13 jun. 2011.

6. REISENFELD, 2004, apud CAUMO, Karin; DUARTE, Mariana; CARGNIN,


Simone Tasca; RIBEIRO, Vanessa Bley; TASCA,Tiana; MACEDO, Alexandre Jos. Resistncia bacteriana no meio ambiente e implicaes na clnica hospitalar. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 11, n. 16, p. 180, jul./dez. 2010.

7. DCOSTA, 2006, apud ______. 8. DANTAS, 2008, apud ______. 9. CAUMO, Karin; DUARTE, Mariana; CARGNIN, Simone Tasca; RIBEIRO,
Vanessa Bley; TASCA,Tiana; MACEDO, Alexandre Jos. Resistncia bacteriana no meio ambiente e implicaes na clnica hospitalar. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 11, n. 16, p. 180, jul./dez. 2010.

10. ALONSO, 2001, apud CAUMO, Karin; DUARTE, Mariana; CARGNIN,


Simone Tasca; RIBEIRO, Vanessa Bley; TASCA,Tiana; MACEDO, Alexandre Jos. Resistncia bacteriana no meio ambiente e implicaes na clnica hospitalar. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 11, n. 16, p. 180, jul./dez. 2010.

11. ALONSO, 2001, apud _____. 12. MARTINEZ, J. L. Recent advances on antibiotic resistance genes. Molecular
Genetics of Marine Organisms, v. 10, p. 13-32, 2003.

13. RUBSTSOVA, M. Yu.; ULYASHOVA, M. M.; BACHMANN, T. T.;


SCHMID, R. D.; EGOROV, A. M. Multiparametric determination of genes and their point mutations for identification of beta-lactamases. Biochemistry, Moscow, v. 75, n. 13, p. 1628-1649, 2010.

14. Abraham, E.P.; Chain E. An enzyme from bacteria able to destroy


penicillin. Nature, v. 46, n. 837, 1940.

15. PUMBWE, Lilian; UEDA, Ohmi; YOSHIMURA, Fuminobu; CHANG,

Abraham; SMITH, Rachel L.; WEXLER, Hannah M. BacteroidesfragilisBmeABC efflux systems additively confer intrinsic antimicrobial resistance. Journal of Antimicrobial Chemotherapy, n. 58, p. 3746, 2006. synergism and cellular regulation. Annual review of biochemistry, n.74, p. 649679, 2005.

16. YONATH, Ada. Antibiotics targeting ribosomes: resistance, selectivity,

17. LIVERMORE, D.M. Bacterial resistance: origins, epidemiology and impact.


Clinical Infectious Diseases, v.36, p. 11-23, 2003

18. STUART, B.L.; MARSHALL, B.; Antibacterial resistance worldwide: causes,


challenges and responses. Nature medicine, v. 10, n. 12, p. 122-129, 2004.

19. GAVIN, D.R.; RUTH, M.H. Gene cassettes: a new class of mobile element.
Microbiology, v. 141, p. 30153027.

20. KIFFER, C.R.V.; CAMARGO, E.C.G.; SHIMAKURA, S.E.; RIBEIRO, P.J.;


BAILEY, T.C.; PIGNATARI, A.C.C.; MONTIRO, A.M.V. A spatial approach for the epidemiology of antibiotic use and resistance in community-based studies: the emergence of urban clusters of Escherichia coli quinolone resistance in Sao Paulo. International Journal of Health Geographics, v. 10, n. 17, p. 1-10, 2011.

21. BILA, D.M.; DEZOTTI, M. Frmacos no meioambiente. Qumica nova, v. 26,


n. 4, p. 523-530, 2003.

22. MULROY, A. When the cure is the problem. Whater Environment &
Technology, v. 13, n. 2, p. 32-36, 2001.

23. MIRANDA, C.D. Resistance to antibiotic and heavy metals of motile


aeromonads from Chilean freshwater. The Science of The Total Environment, v. 224, p. 167-176, 1998.

24. MCKEON, D.M.; CALABRESE, J.P; BISSONNETTE, G.K. Antibiotic


resistant gram-negative bacteria in rural groundwater supplies. Water Research, v. 29, n. 8, p. 1902-1908, 1995.

25. HAMSCHER, G,; PAWELZICK, H.T.; HPER, H.; NAU, H. Antibiotics in

soil: Routes of Entry, Environment Concentrations, Fate and Possible Effects. In:KMMERER, K.Pharmaceuticals in the Environment: sources, fate, effects and risks.

26. KUMAR, K.; GUPTAA, S.C.; BAIDOOB, S.K.; CHANDERA, Y.; ROSENA,
C.J.; Antibiotic Uptake by Plants from Soil Fertilized with Animal Manure.Journal of Environmental Quality, v. 34, n. 6, p. 2082-2085, 2005.

Anda mungkin juga menyukai