Anda di halaman 1dari 15

ESCOLA TCNICA DE FORMAO PROFISSIONAL

Rua Oliveira Lisboa, 41 Barreiro de Baixo BH/MG Tel.: 3384-8154

TRABALHO DE PERFURAO E DESMONTE DE ROCHAS ACESSRIOS PARA DETONAO

Integrantes:

Aline Souza Ana Paula Martins Bruna Miranda Jaime Csar Marcelo Lima Saulo Arajo

Belo Horizonte, 24 de Junho de 2011.

Introduo Podemos dizer que ao iniciar um explosivo estamos a provocar a sua exploso, Esta iniciao pode ser feita atravs da introduo de um detonador num cartucho explosivo, que estava em contato com o resto da carga, ou atravs da ligao de um detonador ao cordo detonante, que se encontra em contato ao longo de toda a carga, transmitindo-lhe a detonao. Estes so os procedimentos geralmente usados para iniciar um explosivo, dentre alguns destes procedimentos vamos abordar ao decorrer do trabalho alguns dos principais acessrios destinados para a detonao.

Detonadores Pirotcnicos So dispositivos destinados a transmitir a iniciao (detonao) aos explosivos e so tambm designados por cpsulas detonadoras, (escorras?) ou impropriamente de fulminantes. A constituio de um detonador pirotcnico compreende um casquilho de alumnio, que possui no seu interior uma carga de explosivo composta por um explosivo secundrio (base) e primrio. A iniciao deste tipo de detonadores feita atravs da introduo, no extremo livre do casquilho do detonador de um determinado comprimento de rastilho. Este comprimento tem um valor mnimo indicado por lei. No interior da zona de contato do rastilho com o casquilho detonador existe certa quantidade de explosivo de elevada sensibilidade ao choque e as frices (Fulminato de Mercrio (C2N2H8O2)), pelo que se deve ter o maior cuidado na sua manipulao. A ligao do rastilho feito com um alicate especial. Esta ligao deve ser efetuada na zona do detonador que no tem explosivo, a fim de evitar a presso na carga explosiva. Os detonadores pirotcnicos em mau estado podem provocar o encravamento dos tiros respectivos ou combusto parcial em vez de detonao completa dos explosivos secundrios a que se associam. A potncia dos detonadores expressa por nmeros correspondentes a determinados pesos de fulminato de mercrio. Cpsulas Pesos correspondentes de Fulminato de Mercrio N. 01 = 0,30g N. 02 = 0,40g N. 03 = 0,54g N. 04 = 0,65g N. 05 = 0,80g N. 06 = 1,00g N. 07 = 1,50g N. 08 = 2,00g N. 09 = 2,50g N. 10 = 3,00g Em Portugal, no arranque de macios rochosos, utilizam-se as capsulas n.6 e n. 7, mais frequentemente a n. 8 e excepcionalmente a n.9. Modernamente, o nome mais usado o de detonador pirotcnico, uma vez que usado um fsforo ou acendedor para o disparo por mecha lenta (rastilho), que mais barato que o disparo eltrico, de que se tratar a seguir. No disparo das pegas de fogo, uma escolha

conveniente dos comprimentos das mechas permite assegurar que o rebento dos tiros se processe pela ordem desejada. A simultaneidade praticamente absoluta de rebentamento de tiros no pode ser obtida por este processo pelo menos sem apoios complementares.

Estopim
um filamento de plvora enrolado e protegido por fio ou fita (tecidos impermeabilizantes), encerado ou com revestimento plstico. Queimam com velocidade constante e conhecida 110 a 130m/s. Produz na extremidade oposta um sopro ou chama capaz de provocar a detonao de plvora ou espoleta.

Espoleta simples (comum)


So cpsulas de alumnio, fechada em uma extremidade, preenchida por uma carga iniciadora (azida de chumbo), uma carga de base (tetra-nitrato de penta eritritol). So sempre iniciadas por estopim introduzido na outra extremidade da cpsula por meio de um alicate especial. Usadas para detonaes secundrias e no so usadas em detonaes simultneas.

Espoletas eltricas
So detonadas por uma corrente eltrica sendo necessria uma intensidade mnima para provocar a exploso, permitem detonar diversas cargas ao mesmo tempo. Podem ser instantneas ou de tempo.

Acendedores
So acessrios de detonao destinados a iniciar espoletas ou prprio explosivo principal (reforadores). Citam-se: estopim de segurana, estopim ultrarrpido, conector para estopim, cordo ignitor, reforadores (boosters). Rastilho (cordo lento) formado por um tubo flexvel, a prova de gua, formado por um ncleo de plvora negra, especialmente fabricada e distribuda por forma a garantir a existncia de um meio, no qual a chama se propaga continuamente e uma velocidade praticamente uniforme. Pode-se considerar o rastilho, como um meio pelo qual se transmite o fogo (deflagrao) a uma velocidade uniforme, at um detonador (pirotcnico), ou plvora negra encartuchada. Chama-se tambm cordo lento, porque arde lentamente (cerca de 90 a 130 segundos/metro). Toma-se normalmente um tempo de combusto de 2 minutos por metro linear aproximadamente.

Uma coluna delgada de plvora especial, envolvida por camadas de fibra de algodo ou juta e apresenta tipos diferentes, conforme as condies do seu emprego. Contra filtraes de lquidos e humidade, no rastilho obtm-se vrios graus de segurana aplicando-lhes betume ou guta-percha, plsticos vrios etc. Em terrenos secos usa - se rastilho simples ou rastilho simplesmente alcatroado. Detonadores eltricos So designados por cpsulas detonadoras eltricas ou escoras eltricas. Estes so os detonadores que atualmente se utilizam mais, pois apresentam vantagens em relao aos pirotcnicos, proporcionando melhores resultados nas pegas de fogo. Uma das vantagens a possibilidade de surgirem falhas nas pegas de fogo. Os detonadores eltricos, ao contrrio dos detonadores pirotcnicos so ativados atravs da energia eltrica so tambm designados por cpsulas detonadoras eltricas ou escoras eltricas. Estes so os detonadores que atualmente se utilizam mais, pois apresentam vantagens em relao aos pirotcnicos, proporcionando melhores resultados nas pegas de fogo. Uma das vantagens a possibilidade de surgirem falhas nas pegas de fogo. Descrio dos detonadores Os detonadores eltricos so constitudos por duas partes (detonadores instantneos) ou trs partes (detonadores de retardo), que esto dentro de um casquilho metlico de alumnio ou cobre (no caso de serem utilizados em minas de carvo). O principio em que se baseia o da transformao da energia eltrica em calor. Transformao essa que se realiza no interior dos detonadores, os quais so ligados por fios condutores, a uma fonte de energia eltrica exterior. As partes que constituem os detonadores so: a eltrica, a explosiva e no caso dos detonadores de retardo, a substncia retardadora. A parte eltrica, que se situa na zona superior do casquilho constituda pelo inflamador, pelos fios de ligao, que possuem tonalidades de cores consoante as suas caractersticas, e por outros elementos de proteo. O inflamador constitudo por uma pequena resistncia, recoberta por pasta combustvel. Esta pequena resistncia tambm chamada de Ponte de Incandescncia e est ligada aos fios que asseguram a passagem da corrente eltrica ao inflamador. Quando pela ponte de incandescncia h passagem de corrente eltrica e esta for de intensidade suficientemente grande, a resistncia aquece, at atingir uma temperatura que provoca a inflamao da pequena quantidade de pasta combustvel. Aps a inflamao da pasta combustvel, e no caso do detonador ser de retardo, dse a iniciao da carga retardadora que se encontra abaixo de inflamador. esta a carga retardadora que vai regular o tempo que leva o detonador a atuar, pois consoante o tipo e a maior ou menor quantidade de carga retardadora assim mais ou menos tempo leva detonador a atuar.

Aps a combusto de carga retardadora iniciada a combusto da carga primria, uma vez que esta se encontra imediatamente abaixo da carga retardadora, para os detonadores de retardo; no caso de detonadores instantneos ou de tempo zero, aps a incandescncia do inflamador e a combusto da pasta que o envolve inicia-se a combusto da carga primria. Por fim e aps a combusto da carga primria, tanto para os detonadores instantneos como para os de retardo verifica-se a combusto da carga base ou secundria. Mecanismo de Iniciao Como foi dito anteriormente, a passagem de corrente eltrica, provoca a inflamao da ponte de incandescncia com consequente interrupo da corrente, uma vez que a resistncia do detonador fundiu devido elevada temperatura ou ignio do inflamador. O mecanismo de iniciao est condicionado pela sensibilidade ou quantidade de energia eltrica que cada tipo de detonador eltrico necessita para a sua iniciao. Assim temos, segundo a sua sensibilidade: Detonadores sensveis (S), Detonadores Insensveis (I), Detonadores Muito Insensveis (MI) e Detonadores Altamente Insensveis (AI). Os detonadores eltricos, em funo da sua maior ou menor sensibilidade, necessitam mais ou menos intensidade de corrente eltrica para a sua iniciao. Para cada um destes tipos de sensibilidade, independentemente do seu tempo de atraso, os detonadores eltricos tm uma ignio simultnea. Esta exatido s garantida quando os detonadores so atravessados por uma corrente chamada Corrente Recomendada pelo Fabricante e tem um valor ligeiramente superior ao valor mnimo necessrio para a sua ignio. No caso de uma ligao em srie em que os detonadores esto ligados entre si poder acontecer que a resistncia de um detonador funda, sem que os seguintes tenham alcanado a temperatura de inflamao, ficando a corrente cortada em todo o circuito, provocando a exploso de uns detonadores e outros no. Isto tambm pode acontecer quando numa pega se utilizam, em simultneo detonadores de distintos graus de sensibilidade. Da mesma forma que existe uma corrente mnima indicada a partir da qual todos os detonadores da mesma sensibilidade se inflamam, tambm existe uma corrente chamada corrente de segurana que garante que nenhum detonador se inicia com a passagem de uma intensidade de corrente igual ou inferior indicada. Esta corrente tem como finalidade evitar que os detonadores sejam iniciados casualmente por correntes estranhas ou parasitas, provocadas por tempestades, eletricidade esttica, etc. No caso dos detonadores eltricos, conforme forem mais ou menos sensveis, assim possuem maior ou menor corrente de segurana.

Caractersticas Eltricas dos Detonadores

Como, vimos anteriormente, a existncia de vrios tipos de detonadores, quanto sua sensibilidade, apresentam determinadas caractersticas que os distinguem uns dos outros. As caractersticas so as seguintes: - Resistncia dos fios de ligao corresponde resistncia dos fios de ligao do detonador; mede-se em Ohms (). - Resistncia da ponte corresponde resistncia que o inflamador possui; medese em Ohms (). - Resistncia Total corresponde soma das duas resistncias anteriores; mede-se em Ohms (). - Intensidade da corrente recomendada pelo fabricante a intensidade mnima necessria, recomendada pelo fabricante, para assegurar que todos os detonadores ligados em srie, numa pega, recebam energia suficiente para se iniciarem; mede-se em Amperes (A). - Corrente de segurana a mxima intensidade de corrente, que atravessa a ponte de incandescncia, durante 5 minutos sem provocar a sua inflamao. Mede-se em Amperes (A). - Impulso de ignio dos detonadores a energia eltrica, por unidade de resistncia, necessria para provocar a iniciao do inflamador. Mede-se em Miliwatts segundo por resistncia do circuito (mws/). Classificao dos detonadores Podemos classificar os detonadores eltricos em funo de trs fatores: Uso, Sensibilidade e Tempo. Em funo do Uso os detonadores podem ser distinguidos consoante o destino para que so escolhidos. Assim temos: - Cpsula de alumnio para utilizar em casos gerais: a cu aberto, interior, etc. - Capsula de cobre so utilizados em casos onde haja ambientes gasosos ou inflamveis: minas de carvo. - Ssmico estes detonadores so fabricados com um tempo de reao inferior a milisegundo, desde que iniciados com intensidade adequada. - Para trabalhos a grandes presses de gua para estes casos so fabricados com um inflamador estanque especial, que proporciona uma hermeticidade que pode resistir at 100Kg/cm2 mantendo as restantes caractersticas dos detonadores. Em funo da sensibilidade, os detonadores apresentam quatro tipos distintos: - Detonadores sensveis (S) so os mais utilizados e os mais apropriados para locais onde no exista perigo de correntes estticas e estranhas, produzidas por linhas eltricas, tempestades, etc. A distino deste tipo de sensibilidade das outras feito atravs da cor de um dos fios do detonador. O outro fio apresenta a cor referente ao tipo de retardo.

- Detonadores insensveis (I) Estes detonadores so mais seguros que o tipo S perante a ocorrncia de correntes estranhas, ou seja, necessitam de mais corrente para serem iniciados, e cinco vezes maior e a corrente de segurana duas vezes maior em relao aos S. So utilizados em casos onde se pretende ter uma maior margem de segurana, apesar de no ser previsvel a existncia de correntes estranhas. A distino tambm feita atravs da cor correspondente ao tipo de retardo. - Detonadores muito insensveis (MI) estes detonadores so ainda mais seguros que os tipo I, perante a ocorrncia de correntes estranhas, necessitando por isso, mais corrente para serem iniciados. A distino tambm feita atravs da cor de um dos fios do detonador, enquanto que o outro possui a cor do tipo de retardo. - Detonadores altamente insensveis (AI) este tipo de detonadores reduz grandemente os riscos de iniciao quando existam correntes perigosas, devidas a linhas eltricas, emissoras, tempestades, etc. Isto no quer dizer que os detonadores AI sejam totalmente seguros em todos os casos, apesar da sua corrente de segurana ser vinte vezes maior e o impulso de iniciao ser 300 vezes maior que os detonadores tipo S. A distino deste tipo de detonadores feita de maneira semelhante s anteriores. Tanto os detonadores muito insensveis como os altamente insensveis, so aconselhados para situaes onde possa haver probabilidade de existirem corrente perigosas, no podendo ser, nesta circunstncia, utilizado outro tipo de detonadores. Em funo dos tempos de detonao, para a obteno de bons resultados nas pegas de fogo, da maior convenincia que os distintos furos vo rebentando segundo uma ordem pr-estabelecida e com uma diferena de tempos igual e determinada. Dependendo do intervalo de tempos entre a inflamao da ponte de incandescncia at ao instante da exploso, os detonadores podem ser classificados em: - Detonadores instantneos pelo facto de no Ter o explosivo retardador e aps a iniciao do inflamador d-se a iniciao da carga primria, seguida da carga base. A cor de um dos fios determina esta caracterstica. - Detonadores de micro retardo este tipo de detonadores apresentam uma sequncia de tempos que varia desde o 1 ao 18, diferenciando-se em alguns milisegundos: 20, 25 e 30, so os mais usuais. Este tipo de detonadores no aconselhvel para trabalhos a cu aberto, pois existe a possibilidade de provocar projees, sendo essencialmente utilizados em trabalhos subterrneos. A cor de um dos fios determina esta caracterstica. de notar que a variao do tempo, dentro da mesma sensibilidade, se faz consoante a quantidade de carga retardadora que o detonador possui. Assim quanto maior a quantidade de carga retardadora, maior o tempo do detonador. Esta carga retardadora est colocada entre o inflamador e a carga primria, no caso de detonadores de retardo e micro - retardo.

Por exemplo, o cdigo das cores dos detonadores produzidos pela U.E.E o seguinte:

Sensibilidade Tempo

Verde AI Branco 0ms

Cinzento MI Amarelo 30ms

Rosa I Azul 500ms

Vermelho S

E as sua caractersticas so: Caractersticas eltricas dos S detonadores da UEE Resistncia da Ponte () 1.2 1.6 Impulso de Ignio 0.8-3 (mws/) Corrente de Segurana 0.18 (A) Intensidade de Corrente 1.2 Recomendada (A)

Tipo de Detonadores I 0.4 0.5 0.8-3 0.45 2.5 MI 0.080.12 300-800 3 13 AI 0.03-0.05 1100-2500 4 25 SI 0.4-0.5 8-16 0.45 5A para t1ms

Sistemas de iniciao no eltrico Os sistemas de iniciao no eltricos so utilizados principalmente em locais onde exista a possibilidade de haver indicaes indesejveis, locais prximos de linhas eltricas, vias frreas eletrificadas, etc. Para estes casos existem acessrios que substituem os detonadores eltricos e permitem sequenciar corretamente as pegas de fogo. Estes acessrios podem ser: Rels de micro retardo Os rels de micro retardo fabricado pela UEE constam de uma pea de plstico moldado, a qual tem na sua parte central o elemento metlico de retardo. Este acessrio utilizado conjuntamente com cordo detonante, 10 e 12 gr, uma vez que este sozinho realiza rebentamentos instantneos podendo originar problemas em termos de vibraes. Os extremos do rel esto adaptados para permitir uma fcil ligao com o cordo detonante, fixando este com cunhas de plstico. O elemento retardador est alojado num cilindro metlico e nos extremos esto situadas pequenas cargas que contem um sal de chumbo que facilita a transformao da detonao do cordo detonante em combusto da pasta de retardo, combusto que permitir obter o tempo de retardo requerido. Finalizada esta combusto, a chama incidir sobre segunda carga explosiva, no outro extremo, iniciando de novo a detonao.

A colocao intercalada destes tipos de rels vai interromper a detonao durante 15 ou 25 milisegundos, criando nas pegas ligadas ao cordo detonante um efeito de retardo semelhante ao proporcionado pelos detonadores eltricos de micro retardo. Detonadores no eltricos Os detonadores no eltricos so constitudos por um tubo de plstico que contm no seu interior uma substncia reativa, no explosiva, que mantm a propagao da onda a uma velocidade de aproximadamente 2000m/s. esta reao no tubo atua unicamente como sinal e tem energia suficiente, para iniciar um detonador. A srie de micro- retardo deste tipo de detonadores formada por 18 nmeros (do3 ao 20), com um retardo de 25 ms entre nmeros consecutivos e com diversos comprimentos de tubo, existindo tambm uns ligadores para unir os vrios tubos. Este tipo de detonadores podem ser iniciados quer por explosor adequado (pistola, quer com detonadores eltricos. Como exemplo deste tipo de detonadores, temos os suecos NONEL e os espanhis RIONEL. Outros Sistemas de iniciao Existem outras formas de iniciao, apesar de pouco utilizadas, que podem ser teis. Esto neste grupo os: - Detonadores eltricos Magnadet cuja caracterstica principal deste detonador que se ligam ao explosor atravs de um transformador, em que a bobine do secundrio liga diretamente aos fios da capsula detonante e a bobine do primrio a linha de tiro que se une ao explosor. - Detonadores iniciados por cordo detonante de baixa gramagem so detonadores semelhantes aos eltricos, sendo s substitudo o inflamador por cordo detonante, o qual s est ligado no extremo oposto ao detonador por um ligador de plstico que facilita a sua unio principal de disparo, constituda por um cordo detonante de maior gramagem. - Detonadores Hercudet este tipo de detonadores caracteriza-se pelo facto do detonador ser iniciado atravs da detonao de uma mistura gasosa. O sistema formado por um explosor especial ligado aos detonadores mediante um tubo de plstico. Estes detonadores so do tipo convencional, s substituda a parte eltrica por tubos de plstico. Cordo detonante O cordo detonante utilizado fundamentalmente para transmitir aos explosivos a detonao iniciada por um detonador. constitudo por uma corda flexvel e impermevel que contm no seu interior um explosivo (pentrite) que possui uma velocidade de detonao de 7000 metros por segundo. O ncleo de pentrite, em quantidade varivel segundo o tipo de cordo, radiada por vrios fios e fibras txteis, possuindo um

recobrimento exterior de policloreto de vinil, que proporciona elevadas resistncias trao, abraso e humidade. O cordo detonante caracteriza-se pela sua potncia, que determina a sua aplicao, a qual depende diretamente com a quantidade de Pentrite por metro linear de cordo. Atualmente so fabricados vrios tipos de cordes detonantes com quantidades de Pentrite por metro que variam entre 0,8 gramas at 100 gramas. Sendo mais frequente utilizar cordo de 10 e 12 gr. Aplicaes do cordo detonante Os cordes detonantes tm dois tipos principais de aplicao. Por um lado serve iniciar um explosivo, por outro lado serve como explosivo numa pega de fogo. A primeira das aplicaes a mais frequente, utilizam-se cordes de gramagens que vo desde 3 gr. Por metro linear, at 40gr, sendo esta ltima a gramagem mais utilizada em prospeco ssmica. Os cordes detonantes de gramas superiores a 40 gr. So utilizados, como explosivos para a realizao de pegas de fogo, em especial recorte e pr-corte. No caso da iniciao do explosivo mediante o cordo detonante, basta colocar o cordo em contato com o explosivo, para que neste se produza a detonao. A iniciao do cordo detonante pode ser feita atravs de um detonador, ou mediante outro cordo detonante onde saiam derivaes para os cordes dos furos. Ligaes do cordo detonante A ligao do detonador ao cordo deve realizar-se de tal maneira que a parte inferior do detonador aponte no sentido pretendido da propagao de onda de detonao do cordo, caso contrrio pode haver iniciao na direo oposta desejada. A ligao do cordo detonante dos furos deve ser feita de maneira que seja fcil a propagao da onda e no interrompida. Existem para estes casos uns ligadores especiais que permitem a ligao na forma correta, evitando assim a possibilidade de surgirem falhas. Multiplicadores So acessrios de rebentamento que se utilizam para iniciar explosivos de baixa sensibilidade. So compostos por um cilindro de Hexolite, que um explosivo de alta potncia e elevada velocidade de detonao, e recoberto por plstico. Possui uns orifcios axiais rodeados de Pentrite, por onde passam os acessrios responsveis pela sua detonao. Os multiplicadores habitualmente tm um dimetro de 65 mm e fabricam-se com pesos de 250 gr. e 500 gr. Equipamentos para verificao e disparo das peas eltricas Numa pega de fogo eltrica, aps a carga e ligao dos detonadores, deve ser realizada a operao de verificao da resistncia da pega posterior disparo. Estas

operaes de verificao da resistncia da pega para posterior disparo. Estas operaes de verificao e disparo devem ser executadas com aparelhos para esse fim. Estes aparelhos devem possuir certas caractersticas em termos de segurana. No caso de Ohmimetros, devem medir a resistncia de um circuito com uma corrente suficiente baixa para no iniciar os detonadores. No caso dos explosores, devem possuir energia suficiente para iniciar um determinado nmero de detonadores, sem risco de falhas. Dos equipamentos atrs referidos podemos indicar: Comprovadores de circuito Estes aparelhos servem para comprovar que o circuito est fechado, mas no servem para medir as resistncias do circuito. Tambm detectam falhas de isolamento na linha e a continuidade ou no de um detonador. Ohmimetros So aparelhos destinados a medir resistncias permitindo ao carregado de fogo comprovar e medir o circuito da pega, investigar defeitos de continuidade em detonadores, medir isolamentos, derivaes, etc. Estes Ohmimetros so especialmente desenhados para serem utilizados em rebentamentos e devem ser robustos e impermeveis, para suportar, sem sofrer danos, o duro trabalho a que seriam submetidos. Existem dois tipos de Ohmimetros: Analgicos e digitais. Os analgicos so constitudos por um mostrador no qual o valor medido indicado atravs de um ponteiro sobre uma escala. Este tipo de Ohmimetro possui um seletor de escalas que permite efetuar leituras em zonas com maior preciso. Os digitais possuem um mostrador que nos d indicao atravs de um ponteiro sobre uma escala. Este tipo de Ohmimetro possui um seletor de escalas que permite efetuar leituras em zonas com maior preciso. Os digitais possuem um mostrador que no d indicao direta do valor medido no circuito, sendo estes mais exatos. Explosores Dse o nome de explosores s mquinas geradoras de corrente eltrica que se utilizam para iniciar a pega eltrica. A utilizao dos explosores constitui o mtodo mais racional de fornecer energia aos detonadores de uma pega, pois tm a vantagem, sobre outras fontes de energia, de em cada disparo, s libertar uma determinada quantidade de energia, com que se evitam riscos de acidentes. Os explosores habitualmente utilizados para as pegas eltricas so de dois tipos: explosores Dinamoeltricos e de condensador. O primeiro funciona de maneira semelhante a um dnamo; enquanto o segundo possui um condensador que acumula a energia. Esta

Energia poder ser libertada, ou automaticamente aps o condensador estar carregado, ou atravs do disparo de um boto acionado pela pessoa responsvel pelo disparo. Comprovadores de explosores Este tipo de equipamento serve para comprovar o estado dos explosores. Existem comprovadores destinados a comprovar s um tipo concreto de explosor. So os que possuem uma resistncia no varivel, uma lmpada indicador de corrente e um terminal que se liga ao explosor. Ao acionar adequadamente o explosor, a lmpada de teste deve iluminar-se bem, para indicar o bom funcionamento do explosor. Se a lmpada no acender, apesar de efetuados vrios ensaios, indicao de que o explosor est avariado. Outros acessrios da pega de fogo Para alm dos acessrios anteriormente citados, existem outros, ainda que de menor utilidade, fundamentais para o disparo correto de uma pega de fogo. Alguns destes acessrios so: - Fios de ligao fios eltricos, perfeitamente isolados e que servem para as linhas de tiro, linhas mveis e para ligaes na pega de fogo. - Tubos de ligao so tubos de plstico rgido, que permitem uma adequada e rpida ligao entre o detonador e o cordo detonante. - Ligadores Isobloc estes ligadores servem par isolar as ligaes dos detonadores eltricos das linhas de tiro com o fim de evitar fugas de corrente. - Ligadores MD facilitam a ligao rpida e segura dos cordes detonantes entre si, quando se utiliza linha principal de cordo detonante. - Alicates e furadores de lato - este tipo de material de lato serve para evitar que haja perigo de iniciao dos explosivos. Os alicates utilizam-se para cortar cordo detonante e rastilho, servindo tambm para apertar os detonadores ordinrios. O furadores servem para fazer o furo no cartucho de explosivo para colocar o detonador. - Tubos Omega um tubo de plstico aberto longitudinalmente, onde se introduz o cordo detonante e os cartuchos, separados ou no. O tubo comprime o conjunto, devido sua tendncia de recuperar a sua forma original. utilizado principalmente para furos de contorno. - Tacos de argila Permitem um atacamento final dos furos, principalmente de interior. - Atacadores estes acessrios devem ser de madeira ou com ponta de lato, para evitar o explosivo dentro do furo.

Referncia Bibliogrfica
http://www.ufsm.br/engcivil/Material_Didatico/TRP1002_Mat_para_infraentrutura _de_transp/notas_de_aula/Explosivos.pdf

Concluso Dentro de um plano de fogo tudo deve ser calculado milimetricamente e sem direito a erros, pois qualquer clculo fora dos padres acarretar um erro que poder ser fatal. O mesmo feito com o manuseio dos acessrios, afinal alguns deste possuem cargas explosivas. Para tal afirmao podemos citar a existncia de uma prpria NR (Normal Regulamentadora) destinada ao manuseio dos explosivos e tambm dos acessrios para detonao. Com este trabalho podemos ter um maior esclarecimento sobre os acessrios que so utilizados nos to famosos planos de fogo que trabalhamos e calculamos em sala de aula, tambm pudemos aumentar o conhecimento com os dados conseguidos dos explosivos utilizados na Europa, em especial no Portugal.

Anda mungkin juga menyukai