Anda di halaman 1dari 3

Sobre a tarefa da filosofia Mrio Ferreira dos Santos Palestra no Centro Convivium, 1967 H muitas pessoas que se admiram

m que, sendo eu um filsofo, trate de matrias pertencentes a tantas e diversas disciplinas, mas todas elas pertencem a Filosofia. O que deveria preocupar, impressionar, era que precisamente eu como filsofo no fosse capaz de tratar dessas matrias, porque na filosofia no h especializao. O filsofo especialista uma contraditio in adjectis, porque a filosofia universalista, generalista por natureza e uma especialidade nela s pode haver de professores de filosofia, mas no de filsofos. Nenhum grande filsofo foi especialista, nenhum; todos foram universalistas, todos trataram de tudo quanto cabe ao campo da filosofia. Certa ocasio estava dando uma aula numa faculdade, e um professor comentou: como que ele pode pensar em aplicar a teoria das quatro causas de Aristteles no problema do socialismo? Mas no seria eu filsofo se no fosse capaz de saber aplicar a teoria das quatro causas tambm para interpretar o socialismo. Por que neste caso que valor tem a filosofia? Ou ela um acervo de conhecimentos de erudio ou apenas um acumulo de dados, uma cincia protocolar, uma cincia de fichrio? Absolutamente, no isto, se pensam que ela isto esto completamente enganados, a filosofia tem que dar esta capacidade universalista e captar tudo sobre o ngulo da sua universalidade alm do ngulo tambm da sua particularidade, e o filsofo tem que ser um homem capaz de penetrar em todos os temas e em todos os setores naturalmente onde cabe a filosofia tratar. Se me vierem fazer perguntas em sociologia ou em economia que so especficas da economia, se me perguntarem, por exemplo, qual foi a produo de bezerros na Holanda em 1965, eu no posso saber e nem me interessa ter este conhecimento. O que me interessa ter o aspecto universal da produo agrcola ou agrria ou pecuria da Holanda; isto que filosofia. Portanto no se devem espantar de eu proceder assim, porque se no soubesse aplicar a dialtica em qualquer disciplina, no pudesse aplicar a metafsica em qualquer disciplina, em suma, se no aplicar a Matese em qualquer disciplina eu no seria filsofo. Ser um mero professor de filosofia eu no sou, posso dar aulas de filosofia, dar aulas especializadas, mas no sou propriamente um professor de filosofia, sou um filsofo, tenho uma obra realizada e esta obra est publicada.

Tenho oitenta e cinco livros publicados, e tenho mais a publicar. Queria estabelecer este ponto porque sei que como predomina nas escolas e nas universidades, infelizmente, o esprito do especialismo, que desde que entrou s serviu para perturbar o desenvolvimento da cultura humana e fazer com que estes trs sculos sejam os trs sculos mais estreis do pensamento humano, eu sei que este esprito influi na juventude que no est devidamente preparada e no sabe como reagir a esta maneira de ver. Podem verificar na histria da filosofia que os grandes filsofos, no os pseudamente grandes filsofos, no daqueles que so incensados por uma publicidade mal intencionada, mas dos grandes filsofos na histria da humanidade, todos eles foram universalistas e trataram mateticamente, digamos assim, de todas as matrias. Hoje vamos estabelecer que o auditrio proponha as matrias sobre temas de filosofia ou de qualquer outro. Darei as respostas dentro das minhas possibilidades. Um fato que gostaria de ressaltar o pouco interesse nosso pelos problemas brasileiros. Eu s queria que os brasileiros cuidassem dos seus problemas assim como o cubano cuida dos seus, como o americano cuida dos seus e assim por diante. Os outros povos cuidam dos seus problemas, mas ns achamos que os nossos so secundrios e no queremos tomar conscincia do risco que estamos correndo e do destino que nos ameaa, porque marchamos para nos tornarmos um pas miservel, e temos de lutar para isso no acontecer. Outro fato que gostaria de ressaltar foi o que aconteceu na dcada de 1920 a 1930, uma dcada das mais tristes para a humanidade, porque foi a grande dcada da decepo em conseqncia da guerra de 14-18, em que houve uma revolta sobretudo nos artistas e literatos do mundo inteiro contra todos os cnones do passado, mas uma revolta indiscriminada e desorientada. Tivemos no Brasil um acontecimento muito exaltado, que foi porm uma cpia dos movimentos de rebeldia europia que foi a chamada Semana da Arte Moderna. Foi uma campanha que se fez no Brasil para tirar do brasileiro a confiana em si prprio, durante a qual se combateu qualquer motivo de orgulho sobre as nossas coisas, sobre as nossas possibilidades. Ela destruiu todo o nosso passado, a ponto que a juventude de 30 para c ser completamente desconhecedora do passado brasileiro, julgando que fomos sempre um povo como somos hoje, sem lderes, sem elites intelectuais a altura, sem valores, um deserto de homens. Mas ns no fomos um deserto de homens, tivemos grandes

cabeas, mas a campanha foi to bem feita que destruiu nossa confiana, preciso olhar este aspecto negativo que foi o movimento chamado modernista. Por um lado lutou-se pela libertao do artistas, no sei se esta libertao foi positiva, pois o artista atual encontra-se em estado de angstia, a libertao no lhes trouxe nenhuma sublimao, nenhuma elevao. O que temos que compreender que nem tanto a terra nem tanto ao mar, que havia necessidade de se fugir ao academismo, que havia necessidade de fugir a certa canonicidade falsa que a arte de ento estava impondo nas escolas de Belas-Artes, mas tambm no havia necessidade de se cair nos exageros que se tombou. E hoje o artista um desesperado em busca do que ele no sabe o que , e que no encontra tambm, seno por um tempo muito restrito, uma satisfao muito passageira. Na poca da Semana de Arte Moderna eu era estudante e vivi intensamente aquele momento. No aderi a ela porque queria defender o que era bom no passado, porque destrumos no Brasil figuras de grande valor que ficaram completamente desconhecidas, e eram homens de talento e que realizaram uma grande obra literria, para se exaltar mediocridades que no mereciam a propaganda que depois vieram ter. Os que sobreviveram foram aqueles que realmente tinham valor. Tive aqui oportunidade de perguntar aos presentes qual era o ideal do povo brasileiro e no houve ningum que me respondesse. Todos os povos tem um ideal, todos pretendem alguma coisa, s ns que no temos. Ser que vamos continuar assim? E se continuarmos assim vamos marchar para nos tornarmos um pas fellah... Por que o Brasil foi perdendo a confiana em si mesmo? Por que passamos a olhar apenas o estrangeiro, a valorizar apenas aquilo que pertence aos outros? As nossas elites nos traram, deixaram de ser brasileiras para serem francesas, inglesas, americanas, italianas ou alems, mas brasileiras no. Vejam as nossas escolas, s tem valor o que estrangeiro, parece que o brasileiro nunca foi capaz de fazer nada, porque tambm no se conhece o que os brasileiros fizeram. H um hiato completo, poucos sabem o que foi o Brasil antes de 30, e poucos conhecem os valores de hoje. H necessidade de nossas elites, nossa universidade comear a visualizar o pensamento brasileiro de modo diferente.

Anda mungkin juga menyukai