Anda di halaman 1dari 21

1

ESTABILIDADE: UM DILEMA NO SERVIO PBLICO E NA INICIATIVA PRIVADA

Antnio Roberto Silva Santos1 Edson Reis Santana2 RESUMO

Este artigo vai apresentar uma abordagem sobre a questo da estabilidade, destacando pontos e comparaes no servio pblico e na iniciativa privada. A problemtica que foi estabelecida est na discusso sobre a existncia da estabilidade provisria. Para o seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa bibliogrfica, contendo relatos de autores, que abordam assuntos sobre a temtica da estabilidade. Seu objetivo geral est basicamente fundamentado em identificar a razo de ser e fundamentos da estabilidade. Seus objetivos especficos foram conceituar as garantias da estabilidade, a estabilidade do aprendiz, da gestante, do deficiente, suas bases tericas, suas razes, sua classificao, os fundamentos na Administrao Pblica e o seu alcance pela Administrao Indireta. No seu final, foi realizado um estudo comparativo entre a Estabilidade na CLT e na Administrao Pblica, onde ficou evidenciado que a pesquisa foi fundamental para solucionar a problemtica estabelecida. Conclu-se que, a pesquisa demonstrou que existe estabilidade provisria, colocando em destaque, a Constituio Federal de 1988 e a Consolidao das Leis do Trabalho.

Palavras Chaves: Estabilidade. Administrao Pblica. Iniciativa privada. Administrao indireta. ABSTRACT

This paper deals with an approach on the issue of stability, highlighting points and comparisons in public service and private enterprise. The problem is that was established in the discussion about the existence of temporary stability. For its development, we performed a literature containing reports of authors who address issues on the theme of stability. Its overall purpose is primarily based on identifying the rationale and foundations of stability. Its specific objectives were to conceptualize the guarantees of stability, the stability of the learner, in pregnant women, the disabled, their theoretical bases, the reasons for his classification, the fundamentals in Public Administration and its scope for indirect administration. In the end, we performed a comparative study between the CLT and Stability in Public Administration, where it became evident that research was essential to solve the problem set. We concluded that the research demonstrated that there is temporary stability, highlighting the 1988 Federal Constitution and the Consolidation of Labor Laws.

Keywords: Stability. Public Administration. Private initiative. Indirect administration.

O Autor Ps-Graduando em Gesto de Pessoas na FAMETTIG (Faculdades Olga Mettig-Salvador-BA), Especialista em Gesto Pblica pela Fundao Visconde de Cairu - Salvador-BA, Bacharel em Administrao Pblica pela Faculdade Regional da Bahia/UNIRB. Servidor Pblico Municipal - Salvador/BA. Sargento do Exrcito (1982 a 1990) e Instrutor de Segurana Privada. E-mail: arsilvasantos@gmail.com
2

Professor orientador. Possui graduao em Lngua estrangeira pela Universidade Federal da Bahia, graduao em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, graduao em Direito pelo Instituto de Educao Superior Unyahna, especializao em Recursos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia e aperfeioamento em Consultor Setorial pela Secretaria Municipal da Administrao.

1. INTRODUO

O presente artigo foi elaborado para atender requisitos do curso de Ps-graduao (Especializao em Gesto de Pessoas) do Programa Portal para Universidade3, vale ressaltar inicialmente a importncia desta pesquisa para o desenvolvimento deste artigo. Entende-se que uma pesquisa realizada de forma cuidadosa com um objetivo de encontrar informaes tcnicas e conhecimentos disponveis para a utilizao cuidadosa de mtodos e procedimentos cientficos. (GIL, 1946). Este artigo, relata informaes qualitativas, sobre a questo da Estabilidade no servio pblico e na iniciativa privada. Pretendeu-se atravs de pesquisa realizada sobre a temtica em questo, alcanar-se informaes tcnicas para o desenvolvimento da fundamentao terica. Partindo deste contexto, surgiu a seguinte problemtica: Existe estabilidade provisria? Seu objetivo geral foi identificar a razo de ser e fundamentos da estabilidade e objetivos especficos, conceituar as garantias da estabilidade, a estabilidade do aprendiz, da gestante, do deficiente, suas bases tericas, suas razes, sua classificao, os fundamentos na Administrao Pblica e o seu alcance pela Administrao Indireta. Foi utilizado o mtodo dedutivo, o qual ocorreu atravs de consultas e pesquisas bibliogrficas, o qual ainda pode-se assim considerar, que a pesquisa uma busca com a finalidade de obteno de informaes tcnicas para a formao e desenvolvimento da fundamentao terica. SANTOS (2010, p. 2). Na sua concluso, foi realizado um estudo comparativo entre a Estabilidade na CLT4 e a Estabilidade na Administrao Pblica, destacando pontos importantes, que contriburam para a ampliao de novos conhecimentos dentro da estrutura pblica municipal vigente.

um programa da Administrao Municipal, criado pelo Decreto N 14.147 de 13 de fevereiro de 2003, atravs da Secretaria Municipal de planejamento, Tecnologia e Gesto SEPLAG, que tem por finalidade promover parcerias com instituies de ensino pblicas e privadas da comunidade local, visando motivar e incentivar os servidores e empregados municipais na busca da melhoria do nvel de educao formal.
4

Decreto-Lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943. A Consolidao das Leis do Trabalho o diploma legal mais difundido no Brasil. Esta assero correta porque no h, entre ns, quem no tenha interesse em conhecer as normas que regulam as relaes de trabalho nela previstas, j que todos somos (ou pretendemos ser) ou empregados ou empregadores, ou ambas as coisas ao mesmo tempo.

2. FUNDAMENTAO TERICA

Questiona-se muito sobre a temtica estabilidade, tanto no servio pblico e tambm na iniciativa privada, nesse contexto, este artigo ir mostrar justamente estes pontos, assim ser construda sua fundamentao, o que desenvolve-se na seqncia.

2.1 SERVIO PBLICO

Entende-se que, o conceito de servio pblico, dentro de uma concepo tcnico jurdica, seja definido, como sendo uma atividade que oferece de utilidade ou comodidade material fruvel diretamente pelos administrados, atividade esta prestada pelo o Estado, ou ainda por quem faa-lhe as vezes, sob um regime de direito pblico5. (MELLO, 2006). Com o passar dos anos, o conceito de Servio Pblico, foi sofrendo modificaes, visto que alguns autores definem que no fcil descrever, conforme observa-se:

[...] No tarefa fcil definir o servio pblico, pois a sua noo sofreu considerveis transformaes no decurso do tempo, quer no que diz respeito aos seus elementos constitutivos, quer no que concerne sua abrangncia. Alm disso, alguns autores adotam conceito amplo, enquanto outros preferem um conceito restrito. Nas duas hipteses combinam-se, em geral, trs elementos para a definio: o material (atividades de interesse coletivo), o subjetivo (presena do Estado) e o formal (procedimento de direito pblico). (DI PIETRO, 2008, p. 63)

Aos poucos, estas modificaes comeam a disseminar-se dentro da sociedade, e isso comea a transparecer, uma vez que os servios pblicos prestados em outrora, tiveram uma rpida e intensa revoluo no tocante sua eficincia e eficcia, mudando de maneira radical a sua concepo.

2.2 SERVIDOR PBLICO

Vale salientar que, por volta dos anos 90, destaca-se a reforma do Estado. Esse mesmo Estado surge trazendo de volta uma maior autonomia financeira e na busca constante do aperfeioamento de suas polticas pblicas. Entende-se nesse sentido, que o Estado est sempre visando aumentar a capacidade de implementar, de forma eficiente, as suas polticas

um imenso ramo de normas possuidoras de natureza pblica, nesse sentido o Estado atua com seu poder, visto que o tema possui relevante carter social e organizacional no seio da sociedade.

pblicas, com o propsito fundamental, que o de favorecer os seus beneficirios, atingindo toda a coletividade. Nesse contexto, surge o servidor pblico, que segundo a LC 016 (1991), no seu artigo 2, define que servidor pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico, por um outro lado, Di Pietro (2008, p. 305) descreve que:

[...] Servidor pblico expresso empregada ora em sentido amplo para designar todas as pessoas fsicas que prestam servios ao Estado e s entidades da Administrao indireta, com vnculo empregatcio; ora em sentido menos amplo, que exclui os que prestam servios s entidades com personalidade jurdica de direito privado.

Vale ressaltar que, dentro da tica pblica esta pessoa denominada de servidor pblico, precisa agir de acordo com uma conduta compatvel no podendo desprez-la em nenhum momento, assim, no ter que tomar decises somente para o que o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, principalmente quando refere-se ao que honesto e desonesto, (CDIGO DE TICA DO SERVIDOR PBLICO, 1994). Na seqencia, trataremos do estudo da Estabilidade, incluindo seus fundamentos e suas garantias.

2.3 ESTABILIDADE

Compreende-se que o tema em questo encontra amparo legal, estabelecidos pela Repblica Federativa do Brasil, previstos no artigo 41 da Constituio Federal (1988), ou seja:

[...] Art. 41. So estveis, aps dois anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico. 1. O servidor pblico estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. 2. Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade.

Trata-se da Lei Complementar 01/91. o Regime Jurdico nico dos servidores pblicos do Municpio do Salvador, publicada no Dirio Oficial do Municpio de 17 e 18 de maro de 1991.

3. Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade remunerada, at seu adequado aproveitamento em outro cargo.

Vale complementar, que na hiptese de servidor nomeado por concurso, a estabilidade somente se adquire depois de trs anos; o perodo que corresponde entre o incio do exerccio e a aquisio da estabilidade denominado de estgio probatrio e este tem por finalidade apurar se o funcionrio apresenta condies para o exerccio do cargo, referentes moralidade, assiduidade, disciplina e eficincia. (DI PIETRO, 2008). Por outro lado, j na iniciativa privada, conforme previsto na CLT, (1943, Art. 492) esclarece que: o empregado que contar mais de 10 (dez) anos de servio na mesma empresa no poder ser despedido seno por motivo de falta grave ou circunstncia de fora maior, devidamente comprovadas. Na seqncia, para incrementar o presente artigo, veremos os fundamentos da estabilidade.

2.3.1 Fundamentos

importante esclarecer que, alm da previso na rea pblica, como prescreve o art. 41 da CF/88, atravs dos pargrafos 1 a 3, seus fundamentos esto previstos tambm nos artigos 492 a 500 da CLT, que conhecida entre ns atravs da denominao de Consolidao das Leis do Trabalho. Com o surgimento da Constituio de 1988, a estabilidade no emprego, ficou definitivamente eliminada do sistema brasileiro, exceto as provisrias, assim, Pierre (2006, p. 47), descreve: salvo aquelas provisrias, que esto previstas na legislao e nas convenes sindicais. As previstas na legislao so: Empregado eleito para a CIPA7; Gestante;

Dirigente sindical e em conseqncia de acidente do trabalho ou doena profissional. Dando continuidade ao desenvolvimento deste artigo, trataremos no prximo item, sobre as Garantias, destacando ainda as estabilidades provisrias.

2.4 GARANTIA X ESTABILIDADE

Significa Comisso Interna de Preveno de Acidentes, instituda por fora de lei para as empresas que se encontram com determinada faixa de empregados.

Neste contexto, Lago (2010, p. 01) destaca que a garantia do emprego, no vai mudar o compromisso firmado entre as partes; ou seja, esta no transformar o contrato em prazo indeterminado, ocorrendo dispensa antes do trmino do prazo, a garantia se estende at o trmino, sem que haja alterao do compromisso firmado. Com o intuito de apresentarmos um estudo mais completo sobre as garantias, isso j no mbito pblico, no tocante ao servidor estvel, vale ressaltar que a Constituio Federal de 1988, passou a vigorar acrescida do artigo 247, atravs da Emenda Constitucional n 198 (1998, Art. 32), conforme descrito:

[...] Art. 247. As leis previstas no inciso III do 1 do art. 41 e no 7 do art. 169 estabelecero critrios e garantias especiais para a perda do cargo pelo servidor pblico estvel que, em decorrncia das atribuies de seu cargo efetivo, desenvolva atividades exclusivas de Estado. Pargrafo nico. Na hiptese de insuficincia de desempenho, a perda do cargo somente ocorrer mediante processo administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa.

Na seqncia trataremos das garantias provisrias, pois so uma realidade no contexto trabalhista.

2.4.1

Estabilidade do aprendiz

Nesta condio de estabilidade, encontramos no Art. 433 da CLT a descrio de que o contrato de aprendizagem extinguir-se- no seu termo, ou ainda, necessrio acrescentar, ser extinta tambm quando o aprendiz completar dezoito anos, ou ainda antecipadamente nas hipteses de desempenho insuficiente ou da sua inadaptao; falta disciplinar grave; ausncia injustificada escola que implique perda do ano letivo ou a pedido do aprendiz. (SAAD, 2004), apud (CLT, 1943).

2.4.2

Estabilidade da gestante

fundamental citarmos inicialmente, nesta classificao de estabilidade provisria, a questo da gestao, que um fato perfeitamente possvel de ocorrer no lapso de tempo do
8

Modifica o regime e dispe sobre princpios e normas da Administrao Pblica, servidores e agentes polticos, controle de despesas e finanas pblicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e d outras providncias

contrato determinado, todavia, este fato no chega a interromper a contagem do prazo firmado entre as partes, uma vez que este prazo contnuo, e o fato no suficiente para isso, pois no se trata de suspenso ou interrupo previstas em lei, sendo que a gestao j permite a concluso do prazo. (LAGO, 2010). Complementando, vale destacar que, conforme previsto na ADCT9 - CF, (1988, Art. 10, Inc. II, b), citado que: a empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at 5 (cinco) meses aps o parto, tem estabilidade das dispensas arbitrrias ou sem justa causa. Insta salientar que o sexo pode influenciar a seleo dos empregados nas empresas, estas por sua vez temem as conseqncias do afastamento do servio da mulher grvida, ou seja:

[...] certo que o salrio-maternidade corre por conta da Previdncia Social, mas a maternidade para a empresa tem outros efeitos, com a substituio da gestante por algum que levar certo tempo para adaptar-se s funes, e o perodo psparto marcado por dificuldades com a amamentao e a manuteno da creche. De nada adianta a edio de leis de amparo da gestante que trabalha, se a empresa continuar com a liberdade de selecionar trabalhadores do sexo masculino. Suprimir, porm, essa liberdade, dar origem a mal muitas vezes maior. (SAAD, 2004, p. 41).

Vale ressaltar, como forma de ampliar o entendimento, algumas questes relacionadas ao direito e a durao da licena-maternidade, nessa linha, Pierre (2006), define que a licena-maternidade um direito da empregada grvida e daquela que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo, destaca ainda que a partir da gravidez ou da adoo, a gestante adquire o direito, comprovando o fato gerador ao empregador (atestado mdico da gravidez ou termo judicial). Destaca tambm a durao desta licena, sendo de 120 (cento e vinte) dias para a gestante e para a empregada que adotou depende da idade da criana adotada, que pode ser de 30 (4 a 8 anos), 60 (de 1 a 4 anos) ou 120 dias. Este ainda ressalva que, no caso de aborto no criminoso a licena de duas semanas. Dessa forma, vale destacar, que a durao da licena-maternidade da empregada gestante, encontra amparo legal no artigo 392 da CLT.

2.4.3

Estabilidade do Dirigente Sindical

Significa Ato das disposies constitucionais transitrias.

Compreende-se que, ao observamos a Consolidao das Leis do Trabalho, encontramos a informao de que a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, vedada a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direo ou representao de entidade sindical ou de associao profissional, at 1 (um) ano aps o final do seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidao. (LAGO, 2010), apud (CLT, 1943). Torna-se essencial comentar que o dispositivo encontra amparo legal com base no Art. 8., Inc. VIII da Constituio Federal de 1988.

2.4.4

Acordos ou normas coletivas de trabalho

A prpria Constituio Federal (1988), no seu Art. 7, Inc. XXVI, j define que: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: O reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho. Dessa forma, as garantias de empregos em acordos ou normas coletivas devem atender s necessidades de cada categoria, assim, definido que facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica, que estipulem condies de trabalho, aplicveis no mbito da empresa ou das empresas acordantes s respectivas relaes de trabalho. (CLT, 1943, Art. 611, 1).

2.4.5

Estabilidade aps 10 anos de contrato

Nesta situao, questionando o instituto da estabilidade no tocante aps 10 anos de contrato, vale destacar , conforme descrito:

[...] O instituto da estabilidade foi objeto de criao j na Constituio de 1946, visando dar garantia ao empregado que aps o lapso de tempo de 10 (dez) anos poderia sofrer com a arbitrariedade do empregador e ver-se repentinamente desempregado e sem nenhuma forma de recurso, por no possuir nenhum seguro ou depsito especial que pudesse suportar o tempo necessrio para conseguir nova colocao. (LAGO, 2010, p. 2).

No mesmo contexto, vale complementar que: O empregado que contar mais de 10 (dez) anos de servio na mesma empresa no poder ser despedido seno por motivo de falta grave ou circunstncia de fora maior, devidamente comprovada. (CLT, 1943, Art. 492).

2.4.6

Membro da CIPA

Nesta situao de estabilidade provisria, observa-se um ponto importantssimo, pois este membro no ser dispensado, uma vez que segundo o artigo 10, II, a dos Atos das Disposies Constitucionais Transitrias, assim define que fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de comisses internas de preveno de acidentes (CIPA), desde o registro de sua candidatura at 1 (um) ano aps o final de seu mandato. (CF - ADCT, 1988). Ocorre uma implementao nesta descrio, quando observa-se o previsto na CLT (1943), no seu Art. 165, cujo relato estabelece que os titulares da representao dos empregados nas Comisses Internas de Preveno de Acidentes, no podero sofrer despedida arbitrria, assim, o entendimento esclarece como tal a que no se fundar em motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro.

2.4.7

Acidente de trabalho

Destaca-se, de forma conceituvel que o art. 19 da Lei n. 8.21310, de 24 de julho de 1991 (regulamentada pelo Decreto n 611, de 21.7.92), assim define:

[...] Acidente de trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou aperda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. (SAAD, 2004, p. 167).

Com base no Dec. Reg. 3.048/9911 (1999, Art. 30, V, nico), descrito que:

[...] entende-se como acidente de qualquer natureza ou causa aquele de origem


traumtica e por exposio a agentes exgenos (fsicos, qumicos e biolgicos), que
10 11

Esta Lei dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. Trata-se do regulamento da previdncia social, publicado no DOU de 7/05/1999 e republicado em 12/05/1999.

10

acarrete leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda, ou a reduo permanente ou temporria da capacidade laborativa.

Na continuidade, apresentaremos algumas premissas, bem como, algumas correntes contrrias sobre o assunto.

2.5 PREMISSAS E CORRENTES CONTRRIAS

2.5.1

Menor aprendiz

Nota importante, sobre o menor aprendiz, descreve que dever dos responsveis legais de menores, pais, mes, ou tutores, afast-los de empregos que diminuam consideravelmente o seu tempo de estudo, reduzam o tempo de repouso necessrio sua sade e constituio fsica, ou prejudiquem a sua educao moral. (CLT, 1943, Art. 424). Em outro pensamento, observa-se o seguinte comentrio:

[...] O menor aprendiz que desenvolve sua atividade em empresa comercial ou industrial, em favor de quem emprega sua fora de trabalho recebendo como contraprestao aprendizagem e salrio, est vinculado a um autntico contrato de trabalho de tipo especial: o contrato de aprendizagem. (SAAD, 2004, p. 287).

2.5.2

Gestante

Para SAAD (2004), este apresenta um relato onde mostra que comunicao ou cincia do empregador do estado gravdico da empregada, torna-se condio indispensvel para que esta usufrua da estabilidade provisria, estando estabelecida no art. 10, inciso II, letra b, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal de 1988. Complementa ainda, que a responsabilidade objetiva do empregador que promove a dispensa da empregada grvida, desconhecendo esse fato, restrita indenizao do salriomaternidade. J, Lago (2010, p. 1) j descreve o seguinte:

11

[...] Sua natureza no tem condies de desconfigurar o compromisso assumido, pois o empregador admite, planeja sua situao econmica e organizacional, assumindo os riscos de suas atividades, dentro do parmetro da lei, razo pela qual no pode assumir o nus de manter em seu seio fato alheio ao seu interesse. Razo , que a previso legal da estabilidade provisria contra ato do empregador que usa da dispensa arbitrria ou sem justa causa, o que no ocorre nos contratos determinados que definem incio e fim.

Entretanto, Pierre (2006, p. 19), comenta que a Lei 11.324/200612 estendeu s empregadas domsticas a estabilidade para gestantes da concepo at 150 dias aps o parto, prevista nas Disposies Transitrias da Constituio Federal.

2.5.3

Dirigente sindical Nesta condio de estabilidade provisria, eis que um empregado durante o lapso

temporal do contrato, efetuou seu registro de candidatura ao cargo de direo ou representante de entidade sindical ou de associao profissional, sua candidatura ficar vinculada s condies finais do contrato. Dessa forma, se o contrato a prazo no passar a contrato indeterminado ter a candidatura ou ainda se eleito, comprometida na data do trmino do contrato. (LAGO, 2010). Em uma outra anlise, SAAD (2004) j descreve que se a garantia de emprego de representante sindical instituto vinculado ao cargo de dirigente, cuja criao tinha o objetivo de impossibilitar o empregador do exerccio da atividade sindical, no mbito de sua representatividade, o efeito da extino da empresa empregadora ser o encerramento da atividade sindical e, conseqentemente, da garantia de emprego categoria profissional. de representante da

2.5.4

Acordos ou normas coletivas de trabalho

Vale destacar nesta situao, que so direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social, ressalvando que quando a durao do trabalho normal no for superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, ser facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. (CONSTITUIO FEDERAL, 1988).

12

Publicada no DOU de 20/7/2006. Com o advento desta Lei a empregada domstica gestante passou a ter estabilidade no emprego desde a confirmao da gravidez at 5 (cinco) meses aps o parto.

12

2.5.5

Membros da CIPA

Convm mencionar que os titulares da representao dos empregados nas CIPAS, estes no tero despedidas arbitrrias, desde que no venha se fundar em motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro. Complementa-se com a descrio referente a garantia de emprego ao suplente, uma vez que essa discusso adjacente questo da lei, que ir apenas mencionar a garantia ao cargo de direo, o que no feito, continuamente, pelo suplente, ou ainda, se a funo do suplente pode ser interpretada como de direo. (LAGO, 2010).

2.5.6

Acidentes de trabalho

Neste contexto, Pierre (2006), define com base no Art. 118 da Lei 8,213/91, que quando o segurado venha sofrer acidente do trabalho, este tem garantido, pelo prazo mnimo de 12 (doze) meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente de percepo de auxlio-acidente.

2.5.7

Deficiente

Destaca-se nesta situao, que a Lei sobre os Planos de Benefcios da Previdncia, estabelece um percentual obrigatrio para preenchimentos de cargos em uma empresa, quando tratar-se de pessoas portadoras de deficincia, ou seja:

[...] Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo: I - at 200 empregados.....................2%; II - de 201 a 500...............................3%; III - de 501 a 1.000...........................4%; IV - de 1.001 em diante. ..................5%. 1 A dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, s poder ocorrer aps a contratao de substituto de condio semelhante. (LEI N 8.213, 1991, Art. 93, 1).

Em outra anlise, a norma condiciona a dispensa, isso inegvel, pois condiciona a contratao de outro portador substituto para ocupar o lugar do demitido. Dessa forma, levase a entender, tratar-se de uma "dispensa imotivada condicionada", gerando vantagem

13

pessoal, visto que o pargrafo menciona que a demisso somente pode ocorrer aps a contratao de substituto. No entanto, esta condio coloca em risco a inteno do legislador, na casustica. Vejamos a seguinte situao: Uma Empresa tem o dever de contratar apenas 2 (dois) portadores de deficincia, mas resolve contratar 5 (cinco), ela poder demitir 3 (trs), sem necessidade de contratar substitutos? Certamente, a prevalecer o entendimento totalmente conformado letra da lei, no poderia. (CARVALHO NETO, 2009).

2.6 ESTABILIDADE

2.6.1

Bases tericas

Encontramos suas bases tericas nos seguintes dispositivos legais: Art. 41, caput, da CF/88, Art. 19 da ADTC (1988), Lei n. 8.112/9013, Lei n. 9.784/9914, Lei n 8.666/9315, CLT (1943), Artigos 492 a 500 e na Emenda Constitucional n 19, de 1998.

2.6.2

Razes

Suas razes esto definidas, segundo Di Pietro (2008) na Emenda Constitucional n.19/98, que por sua vez trouxe algumas alteraes nessa sistemtica, entre uma delas, podemos destacar: a estabilidade somente se adquire aps trs anos de efetivo exerccio (art. 41, caput), ressalvado, para os que j eram servidores na data da promulgao da Emenda, o direito a adquirirem estabilidade no prazo de dois anos (art. 28 da Emenda). Complementa-se, descrevendo que as razes da estabilidade, esto estabelecidas tambm na CLT, ou seja:

[...] A Emenda Constitucional n. 19/98 alterou a redao do art. 39 da Constituio Federal e, com isso, permitiu a reinstaurao do regime da CLT na Administrao Federal direta, autrquica e fundacional. A condio de funcionrio pblico fica mantida para aqueles que a detinham quando da publicao da Lei n. 9.96216, de 22.2.00, que veio regular a relao do celetista com o servio pblico. O celetista desfruta da estabilidade provisria, porque sua dispensa s legtima nos casos de falta grave, de acumulao ilegal de cargos, de excesso de despesa e de desempenho
13

Lei que disciplina o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, autarquias e das fundaes pblicas federais. Lei que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal.

14

15

Lei que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias.
16

Disciplina o regime de emprego pblico do pessoal da Administrao federal direta, autrquica e fundacional, e d outras providncias.

14

insuficiente. Inobstante, o servidor celetista ter de passar por concurso de provas ou de ttulos e provas. (SAAD, 2004. p. 43).

Trataremos na seqncia sobre a classificao da estabilidade.

2.6.3

Classificao

Torna-se fundamental, durante o estudo da estabilidade apresentarmos sua classificao, neste contexto temos: - A estabilidade definitiva, conhecida como absoluta, a exemplo do empregado decenal e empregado pblico; - A estabilidade temporria, mais conhecida como provisria, Ex. dirigente sindical, representante dos trabalhadores no CNPS17, dirigente de associao profissional; - A garantia de emprego, chamada de relativa. Ex. cipeiro e gestante; - E as garantias especiais, tratadas como hbridas, Ex. acidentado, menor aprendiz matriculado no SENAI18 ou no SENAC19, Lei 9.029/9520, art. 4 e NR-7, precedentes

normativos 80 (empregado alistando), 85 (empregado aposentando), 77 (empregado transferido) e as garantias de emprego provenientes de Sentenas normativas, acordos coletivos e convenes coletivas. (COIMBRA, 2000). Ao tratarmos da estabilidade definitiva ou absoluta, vale destacar o Art. 492 da CLT, entretanto, torna-se essencial descrever o seguinte:

[...] O caput deste artigo foi tacitamente revogado pelo inciso I, do art. 7 da Constituio da Repblica, porque nele se declara, expressamente que a relao de emprego ser protegida contra a despedida arbitrria ou sem causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos. Consoante o art. 10, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, enquanto no se promulga a sobredita lei complementar, fica limitada a mencionada proteo a 40% da totalidade dos depsitos feitos na conta vinculada do empregado durante a vigncia do seu contrato de trabalho (4 vezes o valor previsto na Lei n. 5.107/66
17

o Conselho Nacional de Previdncia Social, criado pela Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, seu principal objetivo estabelecer o carter democrtico e descentralizado da administrao, com base no art. 194 da Constituio, redao dada pela EC n 20.
18

Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor e hoje um dos mais importantes plos nacionais de gerao e difuso de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. O SENAI o maior complexo de educao profissional da Amrica Latina.
19

Trata-se do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial, uma instituio privada sem fins lucrativos, criada com o intuito de proporcionar a formao de menores aprendizes e a qualificao profissional de adultos.
20

Lei que probe a exigncia de atestados de gravidez e esterilizao, e outras prticas discriminatrias, para efeitos admissionais ou de permanncia da relao jurdica de trabalho, e d outras providncias.

15

revogada pela Lei n. 7.839/89 e pela atual Lei n. 8.036/90). Inobstante mantemos o texto do caput do artigo em estudo porque ainda h empregados que adquiriram estabilidade no emprego sob o regime desta CLT. (SAAD, 2004, p. 385).

Visto saber que, a estabilidade temporria ou provisria o perodo em que o empregado tem seu emprego garantido, no podendo ser dispensado por vontade do empregador, salvo por justa causa ou fora maior. No tocante a garantia de emprego, conhecida como estabilidade relativa, de valiosa compreenso descrever que a empresa pode dar mais do que a lei prev, melhor, pode ampliar, no pode restringir. Se criada a garantia do emprego, por ato da diretoria, condicionando a dispensa somente prtica de algum dos atos das letras do art. 482 da CLT, a dispensa no pode se dar sem justa causa, se no for precedida de apurao administrativa, como previsto em norma interna. Revogada posteriormente a garantia do emprego, tal ato no retroage, pois atinge somente os empregados doravante admitidos. (SAAD, 2004). Com base no art. 118 da Lei 8.213/9, previsto ao empregado, vtima de acidente do trabalho, esta j enquadra-se nas garantias especiais, dessa forma, garantido o emprego por 12 meses aps a cesso do auxlio-doena acidentrio, assim, importante observar conforme Coimbra (2000), o que apresenta-se na seqncia:

[...] Quem se acidenta e volta ao servio, nos primeiros quinze dias de afastamento remunerado pela empresa, no contemplado com a garantia de emprego durante o perodo acima indicado. Assim porque, nos termos da lei especfica, o pressuposto da questionada garantia a percepo do auxlio-doena acidentrio a qual s se efetua a partir do 16 dia aps o acidente.

Veremos na continuidade a questo da estabilidade na Administrao Pblica, bem como, os seus fundamentos.

2.7 ESTABILIDADE NA ADMINISTRAO PBLICA

Compreende-se que na Administrao Pblica, a estabilidade algo que todo servidor sonha em alcan-la, portanto, torna-se necessrio fazermos um breve histrico. No Brasil, O regime estatutrio foi introduzido em 1939, no Governo do Presidente Getlio Vargas, proporcionando vrias garantias para os servidores como a admisso apenas por concurso pblico; fixao do nmero de cargos e dos vencimentos em lei; e estabilidade funcional. Vale ressaltar que este mesmo regime possui determinadas

16

peculiaridades, sendo que o servidor nomeado atravs de um ato unilateral, ingressando numa situao jurdica j delineada, sem poder modific-la, pois so regidos por um estatuto que uma lei. (TAVERES BENETTI, 2008). Nesse contexto, podemos avaliar que o setor pblico brasileiro possuidor de algumas caractersticas bastante peculiares quando comparado com o setor privado, visto que oferece estabilidade no emprego, dentre outras. Assim o funcionrio pblico passa a ter direito aposentadoria integral, dentro de uma esfera de outras garantias.

2.7.1

Fundamentos

Seus fundamentos esto previstos art. 41 da CF/88, atravs dos pargrafos 1 a 3, temos que citar tambm a Emenda Constitucional n 19/98, esta ltima vindo a modificar o regime e ainda dispor sobre os princpios e normas da Administrao Pblica, abrangendo seus servidores e agentes polticos.

Para Di Pietro (2008, p. 308), definido que:


[...] A Constituio de 1988 prev regime jurdico nico para os servidores da Administrao direta, das autarquias e das fundaes pblicas (art. 39) e exige que seus cargos, empregos e funes sejam criados por lei (art. 61, 1, II, a). Desse modo, se o ente poltico optar pelo regime estatutrio, haver cargos e, portanto funcionrios, na Administrao direta, autarquias e fundaes pblicas. Se optar pelo regime contratual, todos sero empregados Pblicos. Na esfera federal j se optou pelo regime estatutrio (Lei n 8.112/90).

Observa-se que a estabilidade para o servidor pblico, esta representa a segurana de saber que a perda do cargo somente poder ocorrer em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo, no qual lhe sejam assegurados a ampla defesa e o contraditrio. NBREGA (2010),

2.7.2

A Administrao Indireta alcanada pela Estabilidade?

Podemos dizer que sim, porm com ressalva, entretanto, vale considerar que excepcionalmente, segundo Di Pietro (2008, p. 341), que a CF/88, a exemplo das anteriores, concedeu estabilidade a servidores que no foram nomeados por concurso, desde que estivessem em exerccio na data da promulgao da Constituio h pelo menos cinco anos

17

continuados (art.19 das Disposies Transitrias), contudo, o benefcio somente alcanou os servidores pblicos civis da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios, da Administrao direta, autarquias e fundaes publicas. Dessa forma, foram excludos, portanto, os empregados das fundaes de direito privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista.

2.7.3

Breve estudo comparativo entre a Estabilidade na CLT e a Estabilidade na Administrao Pblica

Numa anlise mais efmera, podemos comparar estas estabilidades, com as caractersticas assim: Estabilidade na CLT: O funcionrio pode ser demitido sem justa causa, mas receber o FGTS21, e tem direito ao seguro desemprego. Estabilidade na Administrao Pblica: Ocorre em geral, depois de 03 (trs) anos, j com estabilidade o servidor no pode ser demitido sem justa causa. Para ampliamos esta comparao, torna-se essencial citarmos autores que descrevem sobre estas estabilidades, dessa forma, na viso de Pierre (2006), a implantao do sistema do Fundo de Garantia por Tempo de Servio, o FGTS, atravs da lei 5.107 de 1966, as estabilidades previstas na CLT ficaram comprometidas, uma vez que eram opcionais, porm eram raros os casos em que o empregado no optava por este sistema. J em outra viso, dito que a diferena essencial entre estabilidade e garantia de emprego esclarecida assim: o empregado estvel s pode ser despedido quando cometer falta grave devidamente apurada atravs de inqurito judicial. O empregado detentor de garantia de emprego pode ser despedido por justa causa, diretamente. (COIMBRA, 2000). Define-se que o regime celetista regido pelo Direito do Trabalho, porm, disciplinado pela CLT, ou seja:

[...] O regime celetista est submetido, no entanto, s normas constitucionais de ingresso mediante concurso pblico e aos parmetros de controle fiscal e financeiro da Unio e dos entes federados, atravs da Lei de Responsabilidade Fiscal. Esto submetidos a este regime os empregados pblicos, ocupantes de emprego pblico tambm provido por concurso pblico, contratados sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho. (TAVARES BENETTI, 2008, p. 4).

21

O Fundo de Garantia do Tempo de Servio, foi criado em 1966 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS constitudo de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depsito..

18

Ressalvado o que prescreve a CF (1988, art. 173, 1), A empresa pblica, a sociedade de economia mista e outras entidades que explorem atividade econmica sujeitam-se ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias, complementa Di Pietro (2008, p. 276), com relao s entidades que exercem atividade econmica, a submisso ao regime da CLT obrigatria Nesta comparao, com base na estabilidade na Administrao Pblica, fundamental descrever a Lei Complementar 01 (1991), que define o assunto nos seguintes artigos:
[...] Art. 35 - O servidor habilitado em concurso pblico e investido em cargo efetivo adquirir estabilidade no servio pblico ao completar 3 (trs) anos de exerccio. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Pargrafo nico - Para fins de aquisio de estabilidade somente ser computado o tempo de servio prestado em cargo de provimento efetivo do Municpio do Salvador. Revogado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Art. 36 - O servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo, em que lhe seja assegurada ampla defesa.

Finalizando esta comparao, bom que se diga que bastante equivocado, assim, entender e sustentar que a estabilidade constitui-se em imoral e descabido privilgio, uma vez que confere aos servidores do Estado, quando no se d aos trabalhadores da iniciativa privada direito correspondente. Na iniciativa privada, tambm so conferidos direitos aos trabalhadores que no so cogitados em relao queles, e nem por isso se discute a validade e a legitimidade de tais concesses. (NBREGA, 2010).

CONSIDERAES FINAIS

Vale comentar, que na concluso deste artigo, a pesquisa tornou evidente que o tema proposto, bastante amplo, muito mais que isso, tambm polmico, entretanto, no seu desenrolar, esta abundncia de informaes enriqueceu seu contedo. No seu desenvolvimento, verificou-se a importncia do estudo da estabilidade, desde seu objetivo geral, da mesma forma para os objetivos especficos, destacando-se os critrios estabelecidos para sua realizao.

19

A pesquisa demonstrou que na viso dos autores citados, este tema ainda objeto de ampla discusso, haja vista a quantidade de Leis e Decretos que abrangem a matria em questo. Ficou constatado que o seu objetivo geral, que foi identificar a razo de ser e fundamentos da estabilidade, este de forma maximizada, ganhou suporte e determinou a continuidade da pesquisa. Observou-se ainda, que os objetivos especficos foram amplamente disseminados, com ressalvas e indagaes, que vinheram de certa forma, evolucionar o estudo assim estabelecido pelo professor orientador. Portanto, ao final deste artigo, entende-se que a pergunta de partida, objeto da nossa problemtica foi respondida, uma vez que a pesquisa evidenciou que existe estabilidade provisria, colocando em destaque, a Constituio Federal de 1988 e a Consolidao das Leis do Trabalho, assim, depois de um vasto estudo, tivemos o xito atravs da conquista de novos conhecimentos, conhecimentos estes que iro contribuir para o fortalecimento das rotinas dentro da Administrao Pblica, bem como, na Iniciativa Privada.

REFERNCIAS

BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do. Constituio da Repblica Federativa do Brasil/organizao Anne Joyce Angher 12. ed. So Paulo: Rideel, 2006. (Coleo de leis Rideel. Srie compacta).

CARVALHO NETO, Miguel Nolasco de. O art. 93 da Lei n 8.213 criou uma estabilidade ao profissional portador de deficincia?. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2254, 2 set. 2009. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/13426>. Acesso em: 15 mar. 2011.

CLT. Consolidao das Leis do Trabalho. 1943. Disponvel em: <http://www.4shared.com/document/4969Jvlu/clt_atualizada_at_26-09-08.htm>. Acesso em 10 de maro de 2011.

COIMBRA, Rodrigo. Estabilidade e garantia de emprego. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 39, 1 fev. 2000. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/1197>. Acesso em: 15 mar. 2011.

20

DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994. Cdigo de tica do servidor pblico. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em 11 de maro de 2011.

DECRETO N 3.048, de 06 de maio de 1999, Regulamento da previdncia social. Disponvel em: <http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1999/3048.htm>. Acesso em 12 de maro de 2011. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21 ed. So Paulo: Atlas, 2008

EMENDA CONSTITUCIONAL N 19. 1998. Modifica o regime e dispe sobre princpios e normas da Administrao Pblica, servidores e agentes polticos, controle de despesas e finanas pblicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e d outras providncias. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988.

GIL, Antnio Carlos, 1946. Como elaborar projetos de pesquisa/4 ed. 9 reimpr. - So Paulo: Atlas, 2007.

LAGO, Natanael. Legislao Prtica Trabalhista e Previdenciria. Estabilidade, 2010. Disponvel em: <http://www.professortrabalhista.adv.br/Estabilidade.html>. Acesso em 20 de Fevereiro de 2011 LEI N 11.324, de 19 de julho de 2006. Altera dispositivos das Leis nos 9.250, de 26 de dezembro de 1995, 8.212, de 24 de julho de 1991, 8.213, de 24 de julho de 1991, e 5.859, de 11 de dezembro de 1972; e revoga dispositivo da Lei no 605, de 5 de janeiro de 1949. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11324.htm>. Acesso em 13 de maro de 2011.

LEI N 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991. Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8213cons.htm>. Acesso em 13 de maro de 2011.

LEI, Complementar 01/91. Regime Jurdico nico dos servidores pblicos do Municpio do Salvador. Disponvel em: <http://www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br/legislacaoportal.asp>. Acesso em 20 de Fevereiro de 2011.

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Servio Pblico e Poder de Polcia: concesso e delegao. Revista Eletrnica de Direito do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n 7, julho/agosto/setembro, 2006. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com.br>. Acesso em 09 de maro de 2011.

21

NBREGA, Arton Rocha, ESTABILIDADE: Direito x Privilgio, 2010. Disponvel em: <http://campus.fortunecity.com/clemson/493/jus/m04-010.htm>. Acesso em 13 de maro de 2011.

PIERRE, Luiz A. A. Elementos Bsicos de Direito do Trabalho Legislao social (Livro eletrnico). 2006. Disponvel em: <www.academus.pro.br/professor/luizpierre/>. Acesso em 19 de Fevereiro de 2011.

SAAD, Eduardo Gabriel. Consolidao das Leis do Trabalho Comentada. 37 Edio 2004. Disponvel em: <www.4shared.com/.../livro_-_Direito Trabalho_-_Saa.html>. Acesso em 19 de Fevereiro de 2011.

SANTOS, Antnio Roberto Silva. Oramento Participativo: transparncia e o desinteresse da populao, 2010. Disponvel em: <http://administradores.com.br/home/silva_2007/producao-academica/>. Acesso em 10 de maro de 2011.

TAVARES BENETTI, Lvia. As relaes de trabalho do servidor pblico: regime estatutrio x regime celetista, 2008. Revista cientfica eletrnica de cincias contbeis Ano VI Nmero 11 Maio de 2008. Disponvel em: <http://www.revista.inf.br/>. Acesso em 13 de maro de 2011.

UNIVERSIDADE, Portal para. O que o Programa? Disponvel em: <http://www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br/portal_universidade/index.php>. Acesso em 25 de fevereiro de 2011.

Como citar este Artigo: NBR 6023:2002 ABNT SANTOS, Antnio Roberto Silva. Estabilidade: Um dilema no Servio Pblico e na Iniciativa Privada. 2011. Disponvel em: <http://________________________________ > Acesso em: ___/_______ 2011.

Anda mungkin juga menyukai