Anda di halaman 1dari 18

GELADOS

-----So-----

-As Minhas Receitas-

Creme Gelado de Caf e Amndoas


1/2 lata de leite condensado 1 colh. sobremesa de caf solvel 4 dl de natas 100 gr de amndoa torrada e picada 3 gemas 1 clice de Rum Cerejas e amndoas Misture o leite condensado com as amndoas picadas, as gemas, o Rum, as natas e o caf. Mexa bem at obter um creme homogneo. Coloque em taas individuais no congelador, durante 4/5 horas. Enfeite com cerejas e amndoas picadas.

Chocolate Passion

Disco de chocolate 50 g de farinha de trigo 85 g de cacau em p 125 g de acar 200 g de manteiga derretida 150 g de claras Mousse de chocolate 75 g de chocolate meio-amargo picado 50 g de cacau em p peneirado 4 gemas 125 g de acar 125 g de manteiga 12 ml de conhaque 12 ml de rum escuro 250 ml de creme de leite fresco 25 g de acar de confeiteiro Calda de maracuj 250 g de suco de maracuj de garrafa 3 maracujs frescos 100 g de acar 5 g de gelatina em p sem sabor Acompanhamento sorvete de maracuj Para decorar cacau em p acar de confeiteiro

Disco de chocolate Misture a farinha de trigo, o cacau em p, o acar e as claras. Acrescente a manteiga e mexa. Espalhe essa massa com a ponta dos dedos sobre uma placa antiaderente, fazendo movimentos circulares, e forme discos finos de 10 cm de dimetro. Leve ao forno quente pr-aquecido a 200 at que fiquem crocantes e secos. Retire os discos do forno, colocando-os em lugar seco. Faa 20 discos.

Mousse de chocolate Derreta o chocolate em banho-maria. Reserve. Derreta a manteiga em fogo baixo. Retire do fogo e adicione, mexendo sempre, o conhaque e o rum. Reserve. Bata as gemas com o acar at obter uma mistura leve e espessa.Junte o cacau em p e continue batendo. Adicione o chocolate derretido e mexa bem. Junte a manteiga aos poucos, mexendo sempre, mistura de chocolate. Cubra com papel-alumnio e leve geladeira at esfriar. Pgina 2

-As Minhas ReceitasBata o creme de leite com o acar de confeiteiro em ponto de chantilly. Junte, mexendo delicadamente, mistura de chocolate. Cubra com papel-alumnio e leve de volta geladeira por 12 horas. Calda de maracuj Retire a polpa dos maracujs e misture-a com o suco de garrafa e o acar. Leve ao fogo e deixe ferver. Retire do fogo e acrescente a gelatina. Mexa at dissolver. Deixe esfriar.

Montagem: Distribua a calda de maracuj no fundo de pratos individuais. Coloque uma bola de mousse de chocolate. Disponha por cima um disco de chocolate, uma bola da mousse e uma bola de sorvete de maracuj. Para terminar, cubra com um disco de chocolate. Decore com cacau em p e acar de confeiteiro. Para 6 pessoas.

Doce Gelado de Limo

1 chvena de acar 2 colheres de sopa de farinha de trigo 3 gemas 1 chvena e 1/4 de leite 3 colheres de sopa de sumo de limo 2 colheres de ch de raspas da casca de limo

Aquea o forno em temperatura moderada (180C). Misture o acar e a farinha numa taa grande. Bata as gemas. Acrescente o leite s gemas. Junte esta mistura ao acar e farinha. Adicione o sumo de limo e a raspa. Misture tudo muito bem. Bata as claras em castelo forte. Envolva cuidadosamente sem bater ao creme. Unte uma forma de souffl de uns 20 cm de dimetro.

3 claras
Leve a cozer em banho-maria cerca de 50 minutos. Retire do banho-maria, deixe arrefecer e leve ao frigorfico por 4 horas. Sirva acompanhado com chantilly.

Gelado

de

Caramelo

Um gelado que fica sempre bem.

125 gr natas 4 ovos 250 gr acar Lt leite

Num tachinho leve ao lume 100 gr de acar assim mesmo em seco. Quando comear a alourar, mexa com uma colher de pau para que aloure por igual e quando estiver rodo louro, v juntando o restante acar aos poucos e sem parar de mexer. Depois de estar tudo lquido, retire do lume e junte o leite quente com cuidado. Leve de novo ao lume at o acar derreter mas sem que ferva. Retire do lume e deixe arrefecer. Numa tigela, bata as gemas at que fiquem em gemada, misture-lhes um pouquinho de leite e misture depois tudo no leite. Leve de

Pgina

-As Minhas Receitas-

novo ao lume mexendo sempre com a colher de pau, s at apurar bem e engrossar, sem ferver. Retire, passe por um passador para uma tigela, e quando estiver frio, bata as natas em chantilly e misture-lhes tambm as claras batidas. Envolva com cuidado sem bater. Guarde no congelador at servir.

Gelado Espiralado de Canela e Caf


para 6 pessoas
Um gelado leve, subtilmente condimentado com canela e ondulando num doce molho de caf.

50 ml gua 150 gr acar 3 colheres (sopa) caf modo 300 ml natas magras 3 colher (sopa) gua quente 4 gemas de ovo 90 gr acar 1 canela em pau 300 ml natas gordas 1. Deite as natas magras numa panelinha e junte o pau de canela. Leve a ferver, lentamente. Apague o lume, tape e deixe 30 minutos em infuso. Leve de novo a ferver e retire o pau de canela. 2. Bata as gemas com o acar (150 gr) at estarem leves. Deite as natas quentes sobre a mistura de ovos, batendo. Volte a pr a panela ao lume e mexa em lume brando, 1 a 2 minutos, at engrossar. Deixe arrefecer. 3. Bata as natas gordas em chantilly e envolva-as no creme. Deite num recipiente e congele durante 3 horas. 4. Entretanto para fazer o xarope, deite o caf numa taa e regue com a gua quente. Deixe 4 minutos em infuso e coe. 5. Aquea suavemente o acar (90 gr) e a gua fria numa panela at estar bem dissolvido. Deixe levantar fervura e ferva suavemente 5 minutos. Arrefea e incorpore o caf. 6. Deite o gelado de canela numa taa gelada e bata um pouco para desfazer os cristais de gelo. 7. Deite 1/3 de novo no recipiente e borrife com parte do xarope de caf. Repita a operao at gastar tudo.

8. Risque a mistura com um espeto para obter um efeito marmoreado. Congele por 4 horas ou at estar slido. Deixe amolecer ligeiramente antes de servir.

Gelado de Limo
Sempre fresco ideal para o calor do vero. Alm de fcil, muito desenjoativo devido ao limo.

Pgina

-As Minhas Receitas-

1 dl natas 2 limo em sumo 200 gr acar 2 ovos Num tacho de ir ao lume coloque o acar e as gemas e bata com a colher de pau. Junte o sumo dos limes filtrado. Leve ento ao lume em banho-maria, a engrossar. No deixe ferver. Assim que estiver espesso, retire do lume e deixe que arrefea um pouco. Bata as natas em chantilly. Bata tambm, mas parte, as claras em castelo. Depois envolva com cuidado, as natas nas claras em castelo. Envolva tambm o preparado das gemas, j frio. Leve ao congelador, e assim que comear a ficar congelado, retire um pouco e bata bastante. Volte a introduzir no frio.

Gelado de Morango
para 6 pessoas
Sobremesa simples e refrescante, para as tardes quentes de vero.

limo em sumo 250 gr acar 500 gr natas 500 gr morangos 1.Leve muito bem os morangos, e retire-lhes o p. 2.No copo liquidificador, bata os morangos, junte o acar e o limo. Passe este batido por um passador de rede, a fim de lhe retirar todas as grainhas. 3.Bata as natas que devem de estar bem geladas, at adquirirem uma consistncia grossa, sem no entanto ficarem muito duras. 4.Adicione as natas ao pur de morangos. 5.Deite o preparado num recipiente que possa ir ao congelador, hermeticamente fechado. 6.De 2 em 2 horas dever bater o gelado, para desfazer os cristais de gelo que se formam no interior do creme. 7.O gelado retirado com um utenslio prprio, de fazer bolas, sirva enfeitado com morangos.

Gelado de Mousse

Deite num tachinho o chocolate partido em pedacinhos e a manteiga e leve ao lume para amolecer, em banho-maria. Bata as natas com 5 colheres de acar at que fique em

Pgina

-As Minhas Receitas75 gr bolacha torrada 10 colher (sopa) acar 2 colheres (sopa) manteiga 6 ovos 250 gr chocolate de culinria em tablete kg natas

chantilly no muito preso. Bata 6 gemas com 5 colheres de acar at obter um creme fofo e volumoso. Bata as claras em castelo bem firme e misture uma tera parte no chantilly, mexendo com cuidado, para envolver. Misture o chocolate derretido nas gemas, junte as claras restantes e envolva. Rale a bolacha e espalhe metade no fundo de uma tigela de vidro. Depois coloque a mousse em camadas alternadas de chocolate e branco. Por fim polvilhe tudo com o resto da bolacha. Guarde algumas horas na parte superior do frigorfico e 30 minutos antes de servir coloque no congelador para ficar mais preso.

Gelado de Natas e Rum


1 clice de rum 1 lata de leite condensado 1 Lt natas Mesmo muito simples de fazer. Bata as natas com o leite condensado at fazer chantilly. Misture-lhe o rum e guarde no congelador at prender. NOTA: poder ser aromatizado com outro tipo de licor. Quem gostar poder adicionar pedaos de bolacha Maria.

Gelado de Wisky

10 cl de leite meio gordo casca de baunilha 15 cl de natas 4 gemas de ovo 60g de acar 1 colher de caf de mel 7,5 cl de whisky single malt (a seu gosto) Prepare um creme ingls com as natas (o ideal faz-lo de modo a que o single malt fique impregnado no creme): 1. Ferva o leite com a casca de baunilha. Deixe ferver 10 minutos depois de retirar a casca de baunilha. Raspe-a com a ponta de uma faca para recuperar as sementes.

Pgina

-As Minhas Receitas2. Bata as gemas de ovo com o acar at que a mistura fique esbranquiada. Verta o leite quente por cima da mistura e continue a bater. Acrescente o creme frio. 3. Leve ao lume e mexa de forma a evitar que o creme turve. Quando o mesmo cobrir a esptula, pare a cozedura. Coloque a caarola numa saladeira com gua gelada para arrefecer o creme. 4. Junte o mel e o single malte. Misture bem. Mexa de vez em quando at esfriar. 5. Leve o creme ao frigorfico durante 2 horas e meia. Quando estiver bem frio, coloque-o numa sorveteira* e deixe-o gelar mais 20m. Meta o gelado no congelador. * Se no tiver sorveteira, coloque o creme frio no congelador e agite durante a formao do gelo para evitar que se formem cristais de gelo

Quente e Frio para 6 pessoas

1 dl gua 250 gr acar 1 Lt natas 6 folhas de gelatina branca 1.Ponha a gelatina de molho em 1dl de gua fria. 2.Bata as natas bem geladas com o acar, at ficarem presas. 3.Leve ao lume a derreter a gelatina com a gua. Junte s natas e misture bem. 4.Deite o preparado numa forma de pudim, passada por gua fria e leve ao congelador. 5.Desenforme meia hora antes de servir, para desenformar mergulhe a forma em gua quente e volte-a sobre o prato de servio e deixe o pudim cair. 6.Sirva regado com molho de chocolate. 7.Ver receita de Molho de Chocolate.

Semi-Frio com Mel de Rosmaninho


5 ovos 125 g acar 125 g de mel 5 dl de natas

Bata 5 ovos com 125 g de acar e leve a banho-maria. Depois de a mistura estar feita, tire do banho-maria e continue a bater at ficar frio. Junte 125 g de mel e 5 dl de natas batidas. Deite este composto numa forma metlica e ponha-o no congelador durante duas horas. Na altura de servir mergulhe a forma em gua morna. Desenforme-o e sirva num prato decorado a gosto.

Semi-Frio de Morangos e Natas


1 base de chocolate 500 g de queijo fresco magro Arranje os morangos e leve-os ao lume, juntamente com o acar. Assim que se comearem a desfazer, retire e triture. Leve novamente ao lume e incorpore 6 folhas de

Pgina

-As Minhas Receitas10 folhas de gelatina 300 g de morangos 150 g de acar 6 dl de natas gelatina, previamente demolhadas. Mexa bem at que estas se dissolvam. Retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto, bata as natas at que fiquem bem firmes e adicione-lhes depois o queijo, previamente esmagado. Reserve 1/3 deste preparado e reserve. Ao restante Para a cobertura: junte o pur de morangos que preparou. Envolva bem e 5 dl de gelatina de morango reserve no frigorfico at comear a prender. 150 g de morangos Seguidamente, adicione as restantes folhas de gelatina, previamente demolhadas e derretidas em banho-maria, ao 1/3 de creme que reservou e envolva bem. Coloque a base de chocolate numa forma redonda, forrada com papel vegetal. Cubra com metade do creme de morango, alise a superfcie e reserve no frio at prender. Nessa altura cubra com o creme de queijo e leve novamente ao frio. Por fim, cubra com o restante creme de morangos e reserve novamente no frigorfico at solidificar completamente. Para a cobertura: Prepare a gelatina seguindo as instrues da embalagem e deixe arrefecer. Lave depois os morangos, lamine-os e coloque-os sobre o semi-frio. Regue com um pouco de gelatina e reserve no frigorfico. Depois de solidificado, regue com a restante gelatina, levando de novo ao frio. Nesta altura deve deixar solidificar.

Semi-Frio de Chocolate

6 gemas 250 grs. de Chocolate para Culinria Nestl 6 claras 160 grs. de acar 400 grs. de natas 25 grs. de manteiga 7 folhas de gelatina incolor Cacau em P Nestl q.b. Escorra a gelatina e leve a derreter em banho-maria com uma gotinha de gua. Bata as claras em castelo forte. Depois de derretida adicione ao preparado de gemas, mexa e de seguida envolva bem sem bater as claras em castelo. Ponha o preparado no frigorfico at prender um pouco. Bata as natas frias com o restante acar em chantilly. Barre ligeiramente uma forma de tarte com fundo amovvel com leo. Deite 1/3 da mousse, por cima , deite metade do chantilly no meio sem tocar nas paredes da forma. Ponha novamente 1/3 da mousse, chantilly, sendo a ltima camada de mousse. Leve ao congelador at a hora de servir. Desenforme. Ponha o Cacau em P Nestl em um passador de rede fina e polvilhe o doce. Decore ao gosto.

Corte as folhas de gelatina ao meio. Ponha-as a demolhar cerca de 5 minutos em gua fria. Parta o chocolate aos bocados e leve a derreter juntamente com a manteiga em banho-maria. Dos 160 grs. de acar, retire 6 colheres de sopa e, bata com as gemas muito bem at ficarem fofas e esbranquiadas. Misture bem o Chocolate para Culinria Nestl derretido com a gemada.

Pgina

-As Minhas Receitas-

Semi-Frio de Chocolate Negro


para 8 pessoas
Para os dias quentes, esta deliciosa sobremesa, confeccionada com o alimento dos Deuses que sem dvida o chocolate.

q.b. chantilly q.b. chocolate raspas 200 gr margarina 100 gr acar 1 dl natas 5 claras de ovos 6 gemas de ovos 200 gr chocolate de culinria em tablete

1.Leve a derreter em banho-maria o chocolate com 2 colheres de sopa de gua, assim que estiver bem derretido, retire do lume e adicione a margarina aos pedacinhos e v sempre mexendo com uma colher de pau. 2.Adicione ao preparado anterior que j deve ter arrefecido, as gemas mexa bem, e volte a levar este preparado ao lume em banho-maria para cozer as gemas durante 1 minuto, no deixe de estar sempre a mexer at arrefecer. 3.Bata as natas em chantilly, e 5 claras em castelo adicionando o acar e bata mais um pouco. 4.Junte ao preparado de chocolate, o chantilly e as claras batidas com o acar, envolva bem sem bater. 5.Passe uma forma por gua fria, e deite dentro o preparado. 6.Leve ao congelador de um dia para o outro. 7.Desenforme e decore com chantilhy e raspas de chocolate branco e negro.

Semi-Frio de Iogurte

1 lata de leite condensado 4 iogurtes naturais 500 grs. de morangos 2 colheres de sopa de sumo de limo 1 folha de gelatina encarnada 50 grs de vaqueiro lquida 150 grs. de cornflakes 0,5 dl de rum 50 grs. de sultanas 2 mangas

Rale os corn-flakes juntamente com as sultanas, misture o rum com a margarina lquida e misture bem. Forre o fundo de uma forma amovvel, fazendo um pouco de presso com a mo. Descasque as mangas e retire os caroos. Reserve uma manga para cortar em fatias e reduza a restante a pur no copo misturador, junte o leite condensado e os iogurtes e bata at obter um preparado cremoso. Deite este creme sobre a base de cornflakes.

Leve ao congelador at prender. Ponha a gelatina de molho em gua fria. Lave os morangos e retire os ps. Reserve alguns para decorao e reduza os restantes em pur juntamente com o acar. Dissolva a gelatina no sumo de limo quente e junte ao pur de morango. Deite este molho por cima do creme de iogurte, j gelado e leve de novo ao congelador. Retire cerca de 30 minutos antes de servir. Desenforme e decore com as fatias de manga e os morangos reservados.

Pgina

-As Minhas Receitas-

Sorvete de Baunilha

6 gemas gradas 1 colher (ch) de maizena 1 xcara de acar 1 e xcaras de leite 1 xcara de creme de leite fresco 1 colher (ch) de essncia de baunilha pitada de sal Bata as gemas e o acar em uma tigela at obter o ponto de gemada firme e clara. Acrescente a maizena e misture. Coloque o leite e o creme de leite em uma pequena panela e leve ao fogo. Assim que comear a ferver, retire e despeje lentamente sobre a gemada misturando sem parar. Coloque a mistura novamente na panela e leve para cozinhar em banho-maria at que engrosse. Retire do fogo e acrescente a essncia de baunilha e a pitada de sal. Misture novamente. Retire a mistura do fogo e deixe esfriar. Se possuir uma sorveteira elctrica, coloque a mistura e proceda conforme as instrues do aparelho. Caso no tenha o equipamento, coloque em uma tigela larga e leve ao freezer. Assim que comear a endurecer bata novamente com um batedor ou com uma batedeira sem fio, isso far com que entre ar na mistura e ela ficar mais macia. Coloque novamente no congelador e repita o processo por mais 3 vezes. Deixe que congele totalmente e sirva.

Sorvete de Caf

4 ovos 1 xcara (ch) de acar 1 xcara (ch) de leite fervente 2 colheres (sopa) de caf solvel 2 caixinhas (400 g) de creme de leite

Bata na batedeira as gemas e a metade do acar por 3 minutos. Junte em fio o leite e bata at obter um creme. Transfira para um tigela refractria e leve ao fogo em banho-maria. Cozinhe, sem parar de bater com um batedor manual, por 4 minutos, mas no deixe ferver. Retire do fogo e reserve. Misture em uma panela o acar restante e 1/2 xcara (ch) de gua. Leve ao fogo, sem mexer, at obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo, salpique com caf solvel e reserve. Bata as claras na

Pgina 10

-As Minhas Receitasbatedeira at obter picos firmes. Sem parar de bater, junte a calda bem quente, aos poucos, e continue a bater at obter um merengue brilhante. Incorpore o creme de leite batido rapidamente parte, mexa com cuidado e, por fim, adicione o creme de gemas. Despeje em uma tigela e leve ao congelador de um dia para o outro. Antes do sorvete endurecer, mexa a mistura pelo menos quatro vezes. Sirva com calda de chocolate ou caf.

Sorvete de Leite
Coloque para ferver: 1/2 litro de leite, 1 ovo, 4 colheres de acar, 1 colher de caf de amido de milho 1colher da caf de baunilha. Espere engrossar. Bata 2 claras em neve com 4 colheres de acar. Misture ao creme. Leve para o congelador.

Sorvete de Limo com Iogurte


sumo de 1 limo 1 lata de leite condensado 1 copo de iogurte (200 ml) 4 claras de ovo 2 colheres (sopa) de acar Bata no liquidificador o suco de limo, o leite condensado e o iogurte at obter uma mistura homognea. Despeje essa mistura em um recipiente e leve ao congelador por 2 horas. parte, bata as claras em neve e adicione o acar, sem parar de bater, at obter um suspiro. Retire o creme do congelador, deixe-o em temperatura ambiente por 10 minutos e, em seguida, ainda na batedeira, bata-o com as claras at adquirir aparncia lisa. Volte ao congelador novamente para que o sorvete gele por cerca de 1 hora.

Pgina 11

-As Minhas Receitas-

Sorvete de Melancia

1/3 xcara de acar xcara de gua 1/3 xcara de karo 1 colher (sopa) de suco de limo 2 xcaras de melancias batidas no liquidificador Coloque numa panela o acar, a gua e o karo e leve ao fogo para que o acar dissolva. Ferva por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o pur de melancia e o suco de limo. Misture bem. Coloque na mquina elctrica para sorvetes e processe conforme as instrues do fabricante. Caso no possua o aparelho. Coloque a mistura em forminhas de gelo e leve ao congelador. Quando estiverem congeladas coloque em um processador e processe para obter uma textura de gelo bem triturado parecido com raspadinha. Coloque numa tigela e leve novamente ao frigorfico. Deixe a mistura firmar novamente e sirva em taas.

Sorvete de Menta com Chocolate


calda 100 g de chocolate para cobertura ralado 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco 1 colher (sopa) de xarope de menta 1 fatia grande de melo lascas de chocolate para decorar sorvete 10 folhas de menta 8 folhas de manjerico 1 xcara (ch) de leite integral 1 xcara (ch) de creme de leite fresco 4 gemas grandes 10 colheres (sopa) de acar Sorvete: lave e enxugue a menta e o manjerico e coloque-os no freezer por cerca de 10 minutos. Em seguida, pique-os bem. Coloque para ferver o leite com o creme de leite e deixe amornar. Com um batedor manual, bata as gemas em uma tigela com o acar, at obter um creme esbranquiado e espumoso. Despeje por cima a mistura de leite e creme de leite e mexa bem com o batedor. Cozinhe o creme em banho-maria at encorpar, tomando o cuidado para no deixar ferver. Em seguida, coe a mistura, incorpore as ervas e deixe esfriar em uma tigela com gua gelada, mexendo de vez em quando. Leve a mistura ao congelador e, assim que ficar firme, retire e bata na batedeira at obter um creme. Volte ao congelador. Repita a operao mais uma vez. Calda: coloque o chocolate ralada paea

Pgina 12

-As Minhas Receitasderreter, em banho-maria, com o creme de leite e o xarope de menta, mexendo sempre. Distribua o sorvete em taas e decore com o melo, a calda preparada em fio e as lascas de chocolate

Sorvete no Forno
1/2 banana 1/3 de ma 1/3 de pra 5 morangos po de l (opcional) 1 bola de sorvete de creme marshmallow Numa taa refractria, coloque a banana, a ma, a pra e os morangos picados e misturados. Se desejar, substitua as frutas ou acrescente a ela pedacinhos de po-de-l. Adicione o sorvete de creme (ou outro de sua preferncia) e cubra com uma boa dose de marshmellow. Leve ao forno elctrico ou a gs, pr-aquecido a uma temperatura de 250 graus, por cerca de 3 min.

Soufl Gelado de Limo

12 gemas 1 e xcaras de acar xcara de suco de limo 6 claras 1 colher (ch) de raspas de limo xcara de creme de leite fresco Prepare uma frigideira com um pouco de gua fervente para utilizar como banho-maria. Coloque as gemas em uma tigela e acrescente 1 xcara do acar. Leve batedeira e bata at estarem bem leves e esbranquiadas. Transfira para uma tigela de inox ou vidro e acrescente o suco de limo, leve ao banho-maria e, batendo sem parar, cozinhe levemente a mistura at obter uma textura bem lisa e cremosa. Esta operao deve ser feita com cuidado pois, se as gemas cozinharem em excesso, podero separar (talhar). Acrescente as raspas de limo e leve a mistura geladeira para esfriar completamente. Prepare a tigela em que ir montar o sufl, preferencialmente individuais do tipo ramequim. Corte tiras de papel manteiga e enrole nos ramequins como se fosse para aumentar a altura das bordas, prenda com fita adesiva. Bata as claras em neve com de xcara de acar, acrescente delicadamente mistura de gemas. Bata o creme de leite com xcara de acar at o ponto de chantilly, acrescente delicadamente mistura. Encha os ramequins at a borda de papel e leve ao freezer por pelo menos 6 horas. Retire as tiras de papel manteiga e sirva.

Pgina 13

-As Minhas Receitas-

Taa Braga
Gelado de baunilha Gelado de chocolate Gelado de morango Gelado de starciatela Caramelo lquido

Coloque uma bola de cada sabor de gelado dos acima referidos (ou sua escolha) numa taa. Sirva caramelo quente ou frio por cima! Hum que bom!

Taa de Caramelo com Creme de Leite


1 xcara (ch) cheia de acar 1 colher (sopa) de melado sementes de gergelim creme de leite fresco batido canela nozes chocolate em lascas

Coloque numa frigideira antiaderente o acar, o melado e 1/2 xcara (ch) de gua. Misture, leve ao fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando comeara formar bolhas, reduza o fogo e junte 1 pitada generosa de sementes de gergelim. Recorte uns discos de papel-manteiga e coloque sobre cada um deles 2 colheres (sopa) do acar caramelizado, espalhando de forma homognea com o dorso de uma colher. Deixe arrefecer por 1 minuto e, a seguir faa as "taas" de caramelo, usando uma taa como molde. Coloque as taas viradas para baixo e em cima os discos de caramelo. D uma forma ondulada nas bordas de cada disco. Assim que esfriar, retire cuidadosamente. Recheie as taas de caramelo com creme de leite, a canela, as nozes e as lascas de chocolate.

Taa New York

1- Coloque previamente a taa onde vai

Pgina 14

-As Minhas Receitasservir o gelado no frigorfico. 2- Na hora de servir, disponha os gelados na taa e decore com chantilly. 3- Regue com Pisang Ambon e complete com os canudinhos de bolacha, amndoas filadas e cerejinha verde. Sirva de imediato.

100 g de gelado tutti-frutti 100 g de galado de pistacio 1/2 chavena de chantilly 1 calice de Pisang Ambon 2 canudinhos de bolacha Amendoas filadas Cerejinha verde

Esta receita cara mas muito deliciosa e "chique". uma receita que deve ser servida numa festa de vero, para ser apreciada com muito gosto...

Terrina Gelada de Chocolate


2 pacotes de bolacha de chocolate com recheio xcara de avels sem casca torradas 100 g de manteiga 1 litro de sorvete de chocolate xcara de creme de leite fresco Unte com um pouco de leo uma forma tipo terrina com aproximadamente 25 x 12 x 8 cm. Forre a forma com filme plstico e reserve. Coloque no processador as bolachas e as avels. Processe para obter a textura de farofa grossa e coloque em uma tigela. Derreta a manteiga em uma pequena panela e acrescente a farofa de bolachas. Misture e forre o fundo e laterais da forma com a mistura apertando bem. Deixe o sorvete amolecer um pouco fora do congelador. Bata o creme de leite com o acar na batedeira at dar o ponto de chantilly. Misture delicadamente ao sorvete amolecido e encha a forma com esta mistura. Cubra com filme plstico e leve ao frigorfico por 12 horas no mnimo. Para servir, retire da forma, descarte o filme plstico e corte em fatias utilizando uma faca humedecida em gua quente.

Tiramissu

-4 claras, de ovo -2 gemas, de ovo -500 g de mascarpone (leia mais clicando em dicas) -12 unidades de biscoito Champagne, com acar fino -60 ml de rum

Pgina 15

-As Minhas Receitas-

- xcara (ch) de caf, pronto - xcara (ch) de acar -chocolate em p, o quanto baste para polvilhar 1. Comece preparando um caf forte. Coloque o caf e o rum num prato de sopa e misture bem. Reserve. 2. Escolha uma travessa rectangular para servir a sobremesa e coloque ao lado do prato com o caf. 3. Separe as claras das gemas. Pode descartar 2 gemas pois voc s usar 2. 4. Coloque o acar e as 2 gemas numa batedeira e bata at formar um creme bem claro. Retire o recipiente da batedeira e acrescente o mascarpone. 5. Volte o creme para a batedeira e bata rapidamente, apenas para incorporar. Retire o creme da batedeira. Reserve. 6. Individualmente, humedea os biscoitos no caf. Molhe apenas um lado do biscoito por 2 segundos para que eles no absorvam muito o caf (eles no devem ficar encharcados). 7. Cubra o fundo da travessa rectangular com os biscoitos. Reserve. 8. Limpe e seque muito bem o recipiente da batedeira e as ps. Acrescente as claras e bata at o ponto neve. 9. Misture cuidadosamente as claras ao creme reservado. 10. Acrescente o creme sobre a travessa com os biscoitos e espalhe bem com uma colher, cobrindo todos os espaos. 11. Deixe na geladeira por 24 horas. Ao servir, polvilhe o chocolate em p sobre o creme com uma peneira fina.

Tiramissu II
para 6 pessoas
Sobremesa Italiana, mas muito apreciada pelos Portugueses, bem fresquinha uma delicia.

2 colheres (sopa) cacau 250 gr queijo mascarpone 4 colheres (sopa) rum 2 dl caf forte 150 gr palitos l reine 65 gr acar 3 claras de ovos 4 gemas de ovos

1.Comece por bater as gemas com os 50 grs de acar, muito bem at a massa se apresentar cremosa e esbranquiada. 2.Adicione o queijo e continue a bater. 3.Bata 3 claras em castelo firme, e a pouco e pouco adicione 15 grs de acar, continue a bater, a massa deve ser idntica do suspiro.

4.Ao creme de queijo, junte delicadamente e sem bater o preparado de claras e acar. 5.Arranje uma taa de vidro ou pirex bonito que possa ir mesa, e coloque no fundo metade do creme.

Pgina 16

-As Minhas Receitas6.Junte o caf forte com o rum, e mergulhe rapidamente os palitos la reine nesta mistura, e disponha-os dobre o creme, quando acabar, despeje o resto do creme por cima dos palitos. 7.Leve ao frigorfico de um dia para o outro, coloque o doce no congelador 15 minutos antes de ser servido, para que fique mais fresquinho.

8.Retire do congelador e sirva esta sobremesa, coberta com 2 colheres de sopa de cacau.

Tiramis III
para 6 pessoas
Os Italianos consideram este como o ltimo recurso em termos de sobremesa, e o seu nome significa precisamente isso. uma utilizao maravilhosa do macio e acetinado mascarpone.

4 colher (sopa) chocolate negro ralado 24 biscoitos savoiardi 4 colheres (sopa) rum 1 chvena de ch caf forte 500 gr queijo mascarpone 1 colher (ch) essncia de baunilha 90 gr acar 2 gemas de ovos 2 ovos

Pgina 17

-As Minhas Receitas1.Numa taa de pirex bata as gemas dos ovos, o acar e a baunilha. Coza em banho-maria e mexa at que a mistura se apresenta clara e espessa, formando estrada na superfcie. Retire a taa do banho-maria e deixe arrefecer, batendo a mistura de vez em quando, para evitar que forme uma pelcula por cima. 2.Quando a mistura estiver fria, misture-lhe o mascarpone e bata. Bata as claras de ovos numa taa grande e limpa, at atingirem ponto de castelo, e depois envolva na mistura com cuidado. 3.Misture o caf e o rum (ou brandy, caso prefira) numa taa. Mergulhe rapidamente os biscoitos Savoiardi italianos no lquido, e depois disponha num prato de vidro. Com uma colher, deite a mistura de mascarpone por cima, e em seguida polvilhe com o chocolate ralado. Leve ao frigorfico por pelo menos 1 hora antes de servir.

-----So-----

Pgina 18

Anda mungkin juga menyukai