Anda di halaman 1dari 6

E-QP-EES-006

REV.

A 05/Nov/2007

PROCEDIMENTO DE ESTANQUEIDADE INSTRUES AO CANDIDATO EXAME PRTICO

Procedimento Operacional

ENGENHARIA

Os comentrios e sugestes referentes a este documento devem ser encaminhados ao SEQUI, indicando o item a ser revisado, a proposta e a justificativa.

SL
SERVIOS E LOGSTICA
Este documento normativo tem a validade de 2 (dois) anos a partir da sua edio, prazo mximo para a realizao da prxima reviso. Este prazo poder ser alterado em razo de requisitos operacionais, ou alteraes em requisitos dos SNQCs ou Sistema Petrobras.

SEQUI
CERTIFICAO QUALIFICAO E INSPEO

NDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERNCIA 3. TERMINOLOGIA 4. MODALIDADE 5. REGRAS GERAIS 6. EXECUO DO EXAME PRTICO 7. CRITRIO DE REGISTRO E AVALIAO DAS DESCONTINUIDADES 8. PRAZO DE RETORNO 9. RETORNO DE CANDIDATO REPROVADO 10. INTERRUPO DO EXAME

Apresentao Este procedimento visa orientar os candidatos no Processo de Qualificao de Pessoal, nas Provas de inspetores de Estanqueidade conforme requisitos do Sistema Petrobras.

GESTOR: SL/SEQUI/CI

APROVADOR: SL/SEQUI/CI

JOAQUIM JOS M. DOS SANTOS Matrcula 016852-7

JOS ANTONIO DUARTE Matrcula 572212-6

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

6 pginas

A IMPRESSO E REPRODUO DESTE DOCUMENTO TORNA A CPIA NO CONTROLADA

E-QP-EES-006
CONTROLE DE REVISES REV. 0 A DESCRIO

REV.

A 05/Nov/2007

DATA 01/11/2005 05/11/2007

Emisso original. Cancela e substitui o procedimento E-ES-006, de 17/06/98. Reviso Geral.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS 2

E-QP-EES-006
1 OBJETIVO

REV.

A 05/Nov/2007

Este procedimento tem por objetivo fornecer ao candidato as instrues necessrias para a execuo do exame prtico, no ensaio no-destrutivo por meio de Estanqueidade, de acordo com o Sistema Petrobras de Qualificao e Certificao de Pessoal em END. 2 DOCUMENTOS DE REFERNCIA PI-25-SL/SEQUI-001 - Plano de Gesto Integrada do SEQUI 3 TERMINOLOGIA So adotadas as definies constantes do PI-25-SL/SEQUI-001 - Plano de Gesto Integrada do SEQUI. 4 MODALIDADE O exame aplicado na seguinte modalidade: ES-I Estanqueidade Inspetor 5 REGRAS GERAIS 5.1 O resultado do exame prtico no ser fornecido diretamente ao candidato e sim ao rgo de fiscalizao responsvel. 5.2 A limpeza final deve ser feita em todos os CPs e os mesmos devero ser recolocados em seus lugares de origem. 5.3 A prova ser interrompida durante o horrio de almoo. 5.4 O local de realizao do ensaio deve ser mantido limpo e organizado. 5.5 A prova individual, para tanto, deve ser evitado contatos desnecessrios com outras pessoas. 5.6 Ao concluir a prova prtica, verifique se est levando somente os materiais e equipamentos que voc mesmo trouxe. 5.7 proibido permanecer no local de prova durante o almoo. 5.8 No permitido o uso de lpis ou caneta vermelha para o preenchimento dos relatrios.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS 3

E-QP-EES-006
6 EXECUO DO EXAME PRTICO 6.1 DIVISO E SEQNCIA DE EXECUO DO EXAME

REV.

A 05/Nov/2007

- Verificao do Conhecimento do Procedimento e inspeo de corpos de provas. 6.1.1 Verificao do Conhecimento do Procedimento O candidato ser submetido a uma entrevista sobre conhecimento do procedimento, que visa verificar o uso correto do procedimento qualificado, podendo durante a entrevista consultar o procedimento. O candidato ser conduzido inspeo dos corpos de prova se obter aprovao na verificao do conhecimento do procedimento. 6.1.2 Inspeo dos Corpos de Prova O candidato dever inspecionar 03 (trs) corpos de prova conforme abaixo: 6.2 QUANTIDADE E TIPOS DE CPS QUANTIDADE 01 01 01 TIPO DE ENSAIO Presso Positiva Presso Negativa Capilaridade TIPO DE CP Chapa Plana Chapa Plana Chapa Plana

a) Para cada corpo de prova dever ser emitido um relatrio bem como um croqui indicando a localizao da(s) descontinuidade(s). O formulrio para execuo do croqui ser fornecido pelo Examinador. b) Todas as etapas do ensaio sero acompanhadas pelo Examinador e o mesmo deve ser avisado pelo candidato assim que tiver concludo o laudo final. c) A temperatura do ensaio deve ser registrada no relatrio. d) No permitido na limpeza inicial o uso de lixadeiras e escovas rotativas. 6.3 TEMPO DISPONVEL - Para verificao do conhecimento do procedimento 45 minutos. - O tempo para execuo dos corpos de prova ser conforme abaixo. Presso Positiva Presso Negativa Capilaridade 2 horas e meia 2 horas e meia 2 horas e meia

Obs.: No ensaio por capilaridade deve ser acrescentado o perodo de 24 horas (tempo mnimo de penetrao do lquido de ensaio). O resultado da prova ser considerado insatisfatrio caso o tempo seja ultrapassado.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS 4

E-QP-EES-006

REV.

A 05/Nov/2007

6.4 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS A SEREM UTILIZADOS a) O candidato dever se apresentar com os procedimentos qualificados de estanqueidade por: - Presso positiva - Presso negativa - Capilaridade b) Para a realizao do exame, alm dos procedimentos qualificados necessrio que o candidato apresente-se com os seguintes materiais e equipamentos. - Formulrios de relatrio de registro de resultados. - Caneta azul ou preta. - Aparelho de luz branca (extenso). - Trena. - Escova de ao manual. - Solvente. - Rolo fita crepe com 25 mm de largura. - Giz de cera. - Soluo formadora de bolha. - Caixa de vcuo presso negativa. - Sistema para exame presso positiva. - Fluido penetrante capilaridade. - Revelador. 7 CRITRIO DE REGISTRO E AVALIAO DAS DESCONTINUIDADES O candidato deve utilizar o formulrio Mapa de Registro de Resultados (anexo 1), fornecido pelo Examinador. E para cada CP deve ser emitido um relatrio. O candidato deve registrar e considerar como reprovado qualquer descontinuidade passante no corpo de prova. 8 PRAZO DE RETORNO Candidato reprovado em: - Verificao do conhecimento do procedimento retorno de 20 dias - 3 Cps retorno de 90 dias - 2 Cps retorno de 45 dias ou 60 dias - 1 Cps retorno de 30 dias 9 RETORNO DE CANDIDATO REPROVADO Caso o candidato tenha obtido desempenho satisfatrio em mais de 50% dos corpos de prova no exame prtico, no retorno ele submetido ao exame apenas naquele mtodo em que foi reprovado. PROPRIEDADE DA PETROBRAS 5

E-QP-EES-006

REV.

A 05/Nov/2007

Neste caso, ele deve inspecionar dois cps do mesmo tipo daqueles em que o resultado foi no satisfatrio. Persistindo a deficincia, o candidato tem direito apenas a mais uma chance, com os mesmos critrios citados acima. Caso o candidato no consiga a aprovao nesta oportunidade, no prximo retorno o exame aplicado integralmente. Estas possibilidades citadas acima para complementao do exame, devem ser realizadas em um prazo mnimo de 1 (um) ano contado a partir da data do primeiro exame prtico. Aps este prazo o exame aplicado integralmente. 10 INTERRUPO DO EXAME O Examinador pode interromper o exame prtico quando o candidato apresentar: a) Indisposio fsica orgnica ou emocional. b) Falta de equipamentos e/ou materiais necessrios realizao do exame. c) Tentativa de fraude ou participao do exame de outro candidato. Neste caso ambos os exames so interrompidos e os candidatos considerados reprovados. Obs.: Nas condies (a) e (b) acima o exame interrompido mas o candidato no considerado reprovado. Aps solucionado o problema o candidato deve solicitar nova data para qualificao.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS 6

Anda mungkin juga menyukai