Anda di halaman 1dari 11

Modos Gregos - Harmonia Modal Por: JR.Cintra - jr_cintra@hotmail.com Texto Editado por moog - dejavumoog@bol.c om.

br Material retirado do Frum de Contra-Baixo Cifra Club - http://forum.cifraclub.ter ra.com.br/forum/2/ Tpico: http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/2/89320/ A matria toda se divide em 3 partes: O que so os Modos Gregos? Sobre a sonoridade dos Modos Gregos Dicas de como criar HARMONIAS Afinal, o que so os Modos Gregos? Bom, a Harmonia Modal um tipo de harmonia dentre as demais que existem - a Tradi cional e a Funcional. A Harmonia Modal, como o prprio nome j diz, baseada nos Modo s Gregos. Existem 7 modos no campo harmnico Modal: I: Jnio (ou tambm chamado "Maior ) II: Drico III: Frgio IV: Ldio V: Mixoldio VI: Elio (ou tambm chamado "Menor") VII: rio OBS: Cada Modo equivalente a 1(UM) Grau, grau este representado por algarism os romanos. Os Graus nada mais so do que os intervalos. EX: O primeiro grau a tnic a, o quinto grau a quinta, o oitavo grau a oitava. A Soma desses 7 graus existen tes (a oitava nada mais do que a Tnica) formam a escala. As escalas desses respec tivos graus so: I: Jnio G---------------2--4-- D--------2-3--5------- A--3--5-------------- E---------------------

II: Drico C----------------2-4-- D----------3--5------- A--3--5-6------------E--------------------- III: Frgio G------------------3-- D----------3--5-6---- A--3-4--6------------- E--------------------- IV: Ldio G----------------2--4 -- D--------2--4-5-------- A--3--5---------------- E---------------------- V : Mixoldio G----------------2-3-- D--------2-3--5------- A--3--5--------------E--------------------- VI: Elio G-------------------3-- D-----------3--5-6---- A---3--5-6------------- E---------------------- VII: Lcrio G-----------------3-- D----------3-4--6----- A--3-4--6------------- E--------------------Complicou? Vou explicar melhor: Normalmente, dizemos que ou o tom de uma msica ou de um trecho de msica Maior (Jnio) ou o tom Menor (Elio). Na verdade, h, alm dess 2 tons, outros 5: Drico, Frgio, Ldio, Mixoldio, Lcrio. Todos esses tons, essas escala s, so oriundos de uma escala ME, O Jnio. (Maior)

Observe: comece a tocar a escala de Jnio (exemplo: C Jnio), comeando pelo D (I GRAU) . Agora, comece a tocar a escala de D Jnio comeando pelo II Grau (Drico). Depois com ece a tocar a escala de D Jnio comeando pelos graus III, em seguida pelo grau IV, V , VI, e por ltimo, o VII. Para ilustrar melhor: COMEANDO A ESCALA DE D MAIOR PELO I GRAU (JNIO) G---------------------- D----------------2--4-- A--------2-3--5------- E--3--5---------------- COMEANDO A ESCALA DE D MAIOR PELO II GRAU (DRICO) G --------------2--4-5-- D------2-3--5---------- A---5------------------ E--------------------- COMEANDO A ESCALA DE D MAIOR PELO III GRAU (FRGIO) G----------2-4-5--7-- D--2-3--5------------- A--------------------- E-------------------- COMEANDO A ESCALA DE D MAIOR (JNIO) PELO IV GRAU (LDIO) G---------2--4-5--7--9-D---3--5---------------- A----------------------- E----------------------- E ntendeu? Faa o mesmo esquema com os graus restantes. Porqu tudo isso? Compare essa s digitaes que voc acabou de fazer com aquelas escalas logo no incio deste tutorial, ou seja, a escala Jnio, Drico, Frgio, Ldio, Mixoldio, Elio e Lcrio. Percebeu? So a mas notas s que jogadas em regies mais confortveis do brao. Ento, OBEDECENDO A UMA HA RMONIA J EXISTENTE, ONDE O TOM ESTIPULADO PELO COMPOSITOR EH APENAS UM, (ou seja, no ha mudana de tom no meio nem emprstimo modal nem nada... no vamos entrar nesse mr ito) no bom pensar assim, pois as notas so iguais. Voc s tende a se confundir mais a inda. Devemos encarar os Modos gregos como Tonalidades que podem ser mudadas dur ante a msica, para criar uma mudana de clima.

Concluso: Se voc comear a tocar a escala de D maior (Jnio), por exemplo, a partir do segundo Grau (II), na prpria escala maior, e depois tocar a escala de R Drico, voc v ai perceber que as notas so iguais! Ento conclumos o que? Muito bem! Que todos esse s Modos Gregos so oriundos da escala Me Jnio (escala maior). Logicamente assim, poi s tal escala o primeiro grau de todos. Fiquei confuso... Se as notas so as mesmas , ento pra que essa palhaada toda? Simples! Para voc perceber algumas coisas: (1) D Jnio = R Drico = M Frgio = F Ldio = Sol Mixoldio = L Elio = Si Lcrio. Isso tendo lo uma BASE, uma progresso de acordes, onde a tonalidade D MAIOR, nesse caso. Tem muitos doutrinadores que fazem uma tremenda burrada ensinando por esse modo mais complicado, entupindo o aprendiz msico com inmeras escalas e teorias complicadas. Se pedirem para voc criar algum arranjo ou solo em cima de uma base como esta: C 7M Dm7 Em7 O TOM DESSA BASE D (C MAIOR) Para que raios voc vai aplicar uma escala diferente em cada acorde tocado? idiotice aplicar d jnio no acorde C, r drico no aco rde D, Mi frgio no acorde E. idiotice, pois no final das contas, voc vai estar toc ando as mesmas notas da escala de D Jnio! 2) Cada escala tem uma sonoridade difere nte. Ento, podemos criar uma msica em TOM Jnio, ou em TOM Drico, ou em TOM Frgio, ou em TOM Ldio, e etc. EXISTE TOM EM LDIO? PENSEI QUE S EXISTISSEM OS TOMS MAIORES (JO NIO) E MENORES (EOLIO) Resposta: SIM! A grande sacada est em voc aprender a difere nciar a sonoridade de cada escala. Por exemplo: O Jnio uma escala alegre, feliz. Sabem o refro da msica Carry On do Angra? Ento, aquele refro em TOM Jnio. Outro Exem lo: A Msica do filme "Tubaro" em Frgio, pois tal modo caracterizado por ter uma son oridade sombria, com tenso, entendem? Pensem em cada Modo como um TOM DIFERENTE m uito comum a mudana de tom durante as msicas. No jazz, por exemplo, comum mudar de TOM a cada ACORDE. Isso proporciona uma harmonia muita bem trabalhada e sonoric amente maravilhosa (LOGICAMENTE QUE TEMOS QUE USAR O NOSSO BOM SENSO...) proporc ionando msica um SOLO muito RICO. 3) muito complicado dizer o MODO de um trecho m usical. Por exemplo, um verso ou um refro. A dica aprender a diferenciar a SONORI DADE de cada MODO. Se treinarem isso, depois de um tempo, s de ouvir a msica, ou o trecho, vocs podero dizer qual o Modo utilizado pelo(s) msico(s). (se for harmonia modal claro) VALE A PENA RESSALTAR QUE DEVEMOS SEMPRE USAR NOSSO BOM SENSO! NAO VO, POR EXEMPLO, CRIAR UMA MUSICA COM UMA SONORIDADE ALEGRE E FELIZ E LOGO NO RE FRAO JOGAREM UM FRGIO, QUE UM MODO COM MUITA TENSO, FRIEZA, POIS NO VAI FICAR MUITO LEGAL.

Sobre a sonoridade dos Modos Gregos: Bom, vou dizer bem a grosso modo qual o tipo de sonoridade de cada modo: Jnio: Possui uma sonoridade feliz, alegre. Drico: muit o utilizado em black music e Funk. Frgio: Possui uma sonoridade Tensa, sombria. Ld io: Possui uma sonoridade onde ambienta um clima de vitria. (A msica do SENNA na R ede Globo em Modo Ldio.) Mixoldio Muito utilizado em Black Music (principalmente e m BLUES), assim como o drico. Elio: Muitssimo usado em msicas do IRON MAIDEN. Podemo s dizer que tal sonoridade mais sria; mas no chega a ser sombria como o frgio. Lcrio : Possui uma sonoridade meio maluca e psicodlica. A msica MASCARA da Pitty em tom Lcrio. Mas porque que tais modos possuem tais sonoridades? *No Jnio, o que d tal so noridade a esse modo grego, o fato de ter a Stima e a Sexta Maior. *No Frgio, o fa to de tal modo ter a segunda Bemol *No Ldio, o fato de ter a quarta aumentada e a quinta justa. *No Mixoldio, o fato de ter a stima menor ( um modo MAIOR, pois poss ui a tera maior, porm, possui a stima menor) *No Elio, se compararmos com o frgio, po ssui a segunda maior e a sexta e stima menores. isso que proporciona tal sonorida de a esse MODO. *No Lcrio, o que d tal sonoridade a esse modo, o fato dele ter a s egunda Bemol, a quinta Bemol. Se compararmos tal modo com o Frgio, notamos que es te possui a segunda bemol e a quinta justa; enquanto quele possui a segunda bemol e a quinta bemol.

Dicas de como criar HARMONIAS para aplicar o exposto acima: * Os acordes maiores so: Jnio (I grau), Ldio (IV grau) e Mixoldio (V grau). Os acordes menores so: Drico II grau), Frgio (III grau), Elio (VI grau) e Lcrio (VII grau). So maiores ou menores em funo da sua tera. Bom, agora vamos nos lembrar do seguinte: -Vamos analisar os modos sob o prisma dos acordes: Bom, para facilitar, vamos comparar os maiores c om o JNIO e os menores com o ELIO, por serem as escalas naturais MAIOR e MENOR. JO NIO: Possui Tnica, tera maior, quarta justa, quinta justa, sexta maior e stima maio r. EOLIO: Possui Tnica, tera menor, quarta justa, quinta justa, sexta menor e stima menor Agora vamos comparar com o resto dos modos: DORICO: Possui Tera menor, e s exta maior (se compararmos com a escala natural menor ->elio) FRIGIO: Possui a te ra menor, e a segunda bemol (se compararmos com a escala natural menor ->elio) LID IO: Possui a tera maior, a quarta aumentada e a quinta justa (se compararmos com a escala natural menor ->elio) MIXOLIDIO: Possui a tera maior e a stima menor (se c ompararmos com a escala natural maior -> jnio LOCRIO: Possui a tera menor, a segun da bemol, a quarta justa e a quinta bemol (se compararmos com a escala natural m enor ->elio) J d para distinguir quais so os maiores e os menores e suas respectivas stimas. Porque stimas? importante distinguir as stimas, pois so os acordes mais uti lizados. No que no existam acordes com sexta e afins, mas os mais comuns e os mais usados so acordes com stima. Vamos botar a mo na massa!

Se voc quiser criar uma base (ou tambm chamada, progresso de acordes) onde a tonali dade Jnio, voc ira comear pelo primeiro grau. Exemplo: D Jnio: Analise a escala e re ire dela quaisquer notas SEM SER A DO TOM LOGICAMENTE - que serviro para voc fazer a base. Vamos utilizar o M , o F e o Sol, como exemplo. Bom, j sabemos o qu? Que os modos MAIORES so: I(Jnio) IV(Ldio) e V(Mixoldio) e os MENORES so: II(drico), III(fr ), VI(elio) e VII(Lcrio). O D o primeiro grau (I) da escala (por ser o tom) D! Por s er o primeiro grau, usaremos o Jnio propriamente dito! O Jnio possui a tera maior e a stima maior. C7M -> D maior com stima maior D, R, M. O M o terceiro grau da esc e o terceiro grau qual ? Muito bem! o Frgio! O Frgio possui a tera menor e a stima m nor certo? Ento vamos comear nossa progresso de acordes: Em7 E porqu no tem um "m" de pois do 7? O Stimo grau do frgio no menor? Resposta: Sim! Mas no caso das stimas um pouco diferente. Quando est apenas uns 7" significa que essa stima MENOR. Se tiver somente o acorde, sem nada (exemplo: "G", "A"...) significa que tal acorde MAIOR . Se tiver um "m" depois do acorde (exemplo: "Gm", "Am"...) significa que tais a cordes so MENORES. No caso da stima ao contrrio. Se os 7" estiverem sozinhos, quer d izer que a stima MENOR. Se os 7" estiverem acompanhados de um "M" ("7M") significa que tal stima MAIOR. Em -> m menor No caso do stimo grau (VII) tal regra diferente . Se o 7 esta sozinho, significa que ele menor; se o 7 estiver acompanhado de um "M" significa que a stima maior ->7M Em7->M menor com stima menor. Vamos prossegui r: D, R, M, F! O F o quarto grau certo? Ento, conclumos que se trata do Ldio. O L ui a tera maior e a stima maior. E7M ->lembram do dito acima? Apenas "E" significa que o acorde maior. Neste caso, temos um "M" acompanhando o 7. Ento , de acordo com o aprendido, tal stima maior. F7M->F maior com stima maior.

Dando continuidade: D , R , M , F , SOL! O Sol o quinto grau certo? Ento, pelo fato o tom de nossa futura base ser JNIO, o SOL o quinto grau, ou seja, o MIXOLIDIO. T al modo possui a tera maior e a stima menor. G7->Sol MAIOR com stima Pois existe ap enas o "G" no acompanhando "m" que significaria que o sol seria menor) e somente o "7" que significa que tal stima menor, pois a stima uma EXCESSO a essa regra lemb ra? PRONTO! Nossa base ficou assim: C7m Em7 F7M G7 => TOM: Jnio Acordes des sa progresso: D Maior com stima maior M menor com stima menor F maior com stima maio ol maior com stima menor (CURIOSIDADE: Este acorde muito usado no BLUES) Se no qui serem usar a stima no usem. interessante deixar explcito a stima. Se quiserem usar u sem, se no, no usem. Podem fazer somente bordes, acordes completos com Tnica, tera, q uinta, e stima (TTRADES), acordes com tnica e tera somente, com tnica e stima, com t a, tera e quinta (analisar quais graus possuem quinta justa e quais possuem quint a bemol e etc) Concluindo: Viram porque besteira aplicar a escala correspondente ao acorde? No final das contas as notas so iguais. Aplique a ESCALA DO TOM que D Jnio.

Outro exemplo: R Ldio: Quais so as notas do d ldio? D, E, F#, G#, A, B, C# Agora vamo s escolher algumas notas para serem os acordes da nossa base: Logicamente que a primeira nota do nosso acorde vai ser o D, pelo nosso tom ser Ldio. Vamos escolhe r o F#, o E, e o G#. Vamos comear! Muito cuidado. No exemplo do D, nos usamos o to m de jnio, ou seja, o PRIMEIRO grau. Neste caso usaremos o tom LIDIO, ou seja, o QUARTO grau; ento, comearemos a contar do IV(quarto) Pelo fato do tom ser LDIO, o R tem a tera MAIOR e stima MAIOR D7M -> R maior com stima maior R, M, F sustenido! Qua (IV), Quinto(V) Sexto (VI) o F sustenido o sexto grau do Campo Harmnico de R Ldio, ou seja, o Elio! Pois bem, o elio possui a tera e stima menores, certo? Correto! Ento ficar assim: F#m7 -> F sustenido menor com stima menor. R, M! Quarto (IV), Quinto(V) ! O M o quinto grau, ou seja, o mixoldio! Bom, o mixoldio possui a tera maior e a st ma menor. Ento ficar assim: E7-> M menor com stima menor R, M, F sustenido, sol sust do! Quarto (IV), Quinto(V), Sexto (VI), Stimo (VII) Ou seja, o LCRIO! Que possui a quinta BEMOL! (Muitas Tablaturas ou partituras a sinalizam como uma BOLINHA COR TADA NO MEIO, NA HORIZONTAL, bem pequena. (ao lado do acorde em questo). Teoricam ente chamamos esse acorde (o acorde referente ao grau LCRIO), como ACORDE MEIO DI MINUTO Ficar assim: G#m7 5b-> sol sustenido menor com stima menor E QUINTA BEMOL D ifcil? Que nada! s decorar que os acordes LCRIOS (Stimo grau) So chamados de meios d minutos, e por isso que devemos explicitar que a quinta dele BEMOL.

Pronto! Nossa progresso ficou assim: D7M(IV) F#m7(VI)

E7(V) G#m7 5b(VI)

Para melhor visualizao, coloquei os graus respectivos aos acordes entre parnteses. O Tom dessa nossa progresso R Ldio, pois comea pelo quarto grau! Importantssimo: Lem re-se; se voc escolher uma tonalidade sem ser a JNIO, para fazer suas progresses, d ependendo do grau, voc deve comear contando por ele. EX: D Mixoldio. Voc deve lembrar que a TNICA do mixoldio, por ser mixoldio, o V(quinto grau). Em virtude disto, com o foi o caso do Ldio que acabamos de fazer, o primeiro acorde Necessariamente ter de ser o Mixoldio, neste caso, o D. Se o segundo acorde de sua progresso for o R, es te ser respectivo ao Elio, por ser o VI grau... E por a vai... Ilustrao do dito acima => C7[V] Cm7[VI]... TOM: D Mixoldio - Coloquei o grau correspondente entre colchet es para melhor visualizao Agora j sabemos fazer progresses! Agora voc j sabe que no boa idia voc aplicar a escala referente ao acorde, na hora de solar. Pois TUDO o que foi feito, foi a partir de UMA ESCALA; que a do TOM. Ento, deve-se solar em c ima da escala do TOM. IMPORTANTE: VALE LEMBRAR QUE NO MUDAMOS DE TOM EM NENHUAMA HIPTESE. TODAS AS PROGRESSES FORAM ORIUNDAS DO TOM ESCOLHIDO. MAS QUE MODO ESCOLHE R PARA O TOM DA PROGRESSO? Leve em considerao o dito acima; sobre a sonoridade dos modos. Se voc quer uma musica com a sonoridade do mixoldio, escolha notas, para se u acorde, que dizem respeito peculiaridade do MIXOLDIO; que a STIMA Menor. o que o diferencia da sua escala-me, o Jnio! Ambos so modos MAIORES (e conseqentemente, sero acordes maiores) porem, s o fato do mixoldio possuir a stima menor, a sonoridade d iferencia muito da do Jnio! Ento, de nfase (ou na hora do SOLO ou na prpria BASE) a essa STIMA MENOR, que a peculiaridade do MIXOLDIO; assim, seu solo, sua base, soar a como MIXOLDIO!

Anda mungkin juga menyukai