Anda di halaman 1dari 5

SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

MIGUEL NGELO DO NASCIMENTO GUERRA

O conceito de Meio Ambiente e a necessidade da sua formulao.

MANAUS-AM 2011 MIGUEL NGELO DO NASCIMENTO GUERRA

O conceito de Meio Ambiente e a necessidade da sua formulao.

Trabalho acadmico apresentado como requisito parcial para a obteno de nota no Bloco Temtico 1 Sociedade, natureza e desenvolvimento ao Servio Nacional De Aprendizagem Comercial, no curso de especializao em Educao Ambiental.

Orientador: Prof. Msc. KELLEM ANDREZZA BRAGA

MANAUS-AM 2011 1. O conceito de Meio Ambiente e a necessidade da sua formulao.


A questo ambiental emerge como uma crise de civilizao (Leff, 1999: 112).

A expresso meio ambiente , constantemente, utilizada nos discursos polticos, msicas, livros didticos, poemas, meios de comunicao entre outros. A necessidade de sua compreenso emerge da mudana do paradigma social e da

grande diversidade de conceitos, ora benficos pela multidisciplinariedade, ora malficos pela banalizao de sua compreenso. A crise ambiental na verdade a crise do homem, a crise social. Pensar o meio ambiente como conjunto de condies e influencias externa apenas mais um reducionismo que se alastrou pelo senso comum e pelas legislaes do mundo. Conjunto de todas as condies e influncias externas que
afetam a vida e o desenvolvimento do organismo. Glossrio de Engenharia Ambiental, SEMA, 1998. Conjunto de todas as condies e influncias externas circundantes, que interagem com um organismo, uma populao ou uma comunidade. Glossrio de Ecologia, 1987. Conjunto de condies naturais e de influncia que atuam sobre os organismos vivos e seres humanos. Novo dicionrio Aurlio, 1986. Conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Lei 6.938/81- Poltica Nacional de Meio Ambiente, 1981.

Pensar o meio ambiente desta forma possuir apenas uma viso naturalista sobre um tema complexo que precisa buscar a transformao das conscincias e dos comportamentos individuais e coletivos das pessoas. Tambm, necessrio superar a tendncia tradicional e genrica que emanam do empirismo titular do senso comum em ascendncia com o verbete da conscientizao popular, pois estes responsabilizam, somente, o individualismo no comportamento coletivo e retiram a viso de meio ambiente como produto histrico e social.
Tudo aquilo que cerca ou envolve os seres vivos e as coisas, incluindo o meio social-cultural e sua relao com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem (Glossrio Ibama, 2003). Estudar o meio em que vivemos explorar corretamente os recursos naturais, conscientizar de que o meio que vivemos tem vida e devemos cuidar bem para tambm continuar vivendo (Jornal Acrtica, 2007)

A compreenso moderna de meio ambiente resulta da crise social (ambiental). Surge da discusso epistemolgica acerca da necessidade humana. A concepo de meio ambiente deve ser convertida num processo estratgico com o propsito de formar os valores, as habilidades e as capacidades para orientar a transio na direo da sustentabilidade (Leff, 1999: 112).
A conscincia ambiental se manifesta como uma angstia de separao e uma necessidade de reintegrao do homem na natureza (Leff, 1999: 117)

Porm, no se deve agir com extremismo, cegar-se sobre a influncia da sociedade, do homem e aprofundar-se somente no discurso da complexidade e dos sistemas. Desta forma, retira-se o peso poltico e crtico do meio ambiente. Deve-se questionar o motivo da mudana social e da aceitao do ambiente. Para quem ou por quem discutir o meio ambiente ou a questo ambiental? E no: por que se discutir a questo ambiental? A concluso sobre o meio ambiente que ele seja multidimensional, uno, mltiplo, condio, interao, reflexo, abstrao, concretude, conscincia. o espao vivido, percebido e concebido, o espao geogrfico, territrio, lugar, paisagem. Possui escala, possui vida. espetculo, mercadoria, cultura. produto histrico cultural. condio necessria para manuteno do presente e um elemento necessrio para a obteno de uma ordem possvel no futuro.

Referncias BRASIL. Lei 6.938/81- Poltica Nacional de Meio Ambiente, 1981. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Novo dicionrio Aurlio, So Paulo: Nova Fronteira, 1986. IBAMA Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Glossrio Ambiental. Braslia. 2003. JORNAL A CRTICA. Educao Ambiental vai ganhar fora com a nova Lei. Ano LVII n. 20.179, Manaus, 14/06/2007.

LEFF, Henrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrpolis,RJ: Vozes , 2001. LEFF, Enrique. Educao ambiental e desenvolvimento sustentvel. In: REIGOTA, Marcos (org.) et al. Verde Cotidiano o meio ambiente em discusso. Rio de Janeiro: DP&A, 2 ed., 2001. NUCLEBRS Empresas Nucleares Brasileiras. Glossrio

de

Engenharia

Ambiental. Rio de Janeiro, Ed. NUCLEBRAS, 3 ed., 1987. SO PAULO (Estado). Academia de Cincias do Estado de So Paulo (1987). Glossrio de Ecologia. 1. ed. So Paulo, ACIESP. 271p. SANTOS, Milton. A Natureza do Espao: Tcnica e Tempo. Razo e Emoo. 2 Edio. So Paulo: Hucitec, l997. SO PAULO (Estado). Glossrio de Ecologia, Academia de Cincias do Estado de So Paulo, 1987.

Anda mungkin juga menyukai