Anda di halaman 1dari 21

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS CESCAGE

NORMAS PARA APRESENTAO DE TRABALHOS

DIRETORA GERAL Julia S. Fagundes da Cunha COORDENADOR PEDAGGICO Jos Fagundes da Cunha

Capa: Guel Publicidade Editorao Eletrnica: Renato Pereira Reviso de Portugus: Silmara .....

APRESENTAO SUMRIO
APRESENTAO ............................................................................................ 1 Profa. Esp. Angelita Kravutschke 1 Profa. Dra. Rosilda Baron Martins 2 Parafraseando Mrio Osrio Marques (2000), ir-se procura de algo diferente, guiado pelo desejo de encontrar o novo, o original porque descoberta nossa, isso pesquisar. Assim, estabelecer um tema de pesquisa demarcar um campo especfico de desejos e esforos por conhecer, por entender o mundo e nele e sobre ele agir de maneira lcida e verdadeira. Nesse sentido, a maneira mais promissora de construir conhecimento ser a teorizao das prticas, para partir do que a pessoa j domina, faz, vive. A prtica tambm ser fonte de conhecimento, induzindo a unir dialeticamente teoria e prtica. No mundo acadmico e do processo educativo, o conceito de pesquisa inclui, segundo DEMO (1994, p.34) a sofisticao e a especialidade, mas nisto jamais se esgota. O signo central da pesquisa o questionamento sistemtico crtico e criativo, ANEXOS ANEXO 1 - ABNT - NBR 10520 .................................................................... ANEXO 2 - ABNT - NBR 14724 .................................................................... REFERNCIAS .................................................................................................. mais a interveno competente na realidade, ou o dilogo crtico permanente com a realidade, em sentido terico e prtico. Na vida acadmica, pesquisa cientfica adensar tanto mais o lado da instrumentao cientfica, sem perder a sua conotao educativa, o que inclui necessariamente elaborao prpria, teorizao das prticas, atualizao constante, ritmo produtivo sustentado. Nesse sentido, pesquisar saber pensar, aprender a aprender (DEMO, 1994, p. 35).

TRABALHOS METODOLOGICAMENTE ORGANIZADOS .................. 2 PRELIMINARES OU PR-TEXTO ................................................................. ELEMENTOS TEXTUAIS ................................................................................ PS-LIMINARES OU PS-TEXTO ................................................................. DISPOSIO E SEQNCIA .......................................................................... NUMERAO DE DOCUMENTOS ................................................................ TTULOS ............................................................................................................ 3 11 20 23 24 28

APRESENTAO DO TRABALHO: REPRODUO E IMPRESSO ....... 29

Professora de Metodologia da Pesquisa do CESCAGE e Mestranda do Curso de Mestrado em Cincias Sociais da UEPG. Professora do Curso de Mestrado em Educao da UEPG e de Metodologia da Pesquisa do CESCAGE. Doutora em Administrao e Superviso Educacional - UNICAMP.

Nessa perspectiva, na pesquisa o escrever se torna regrado, conduzido por intencionalidades precisas: a tematizao do que se pretenda abordar, os passos metodolgicos, o referencial terico para a devida argumentao e condio explicativa das hipteses estabelecidas, a concluso ou os resultados obtidos e a apresentao clara e objetiva da pesquisa com vistas ao entender-se o pesquisador com seus leitores interessados. Objetivando facilitar o manuseio pelos acadmicos do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE com interesse especfico em certos tipos de documentos e a correta apresentao tcnica dos trabalhos cientficos, foi elaborada a presente publicao. Ao mesmo tempo que promove a publicao visando estimular professores e alunos prtica da produo documentria normalizada para que haja sucesso e eficincia tanto no uso de documentos quanto na prpria apresentao de trabalhos, contribui para que a Instituio de Ensino Superior assuma o seu papel de servir a comunidade onde se insere. Refora, nesse sentido, o compromisso do CESCAGE de valorizao das atividades de ensino, pesquisa e extenso.

a otimizao da economia, levando em considerao as condies funcionais e as exigncias de segurana."4 TRABALHOS TCNICOS CIENTFICOS E ACADMICOS O acadmico, ao adentrar no ensino superior, tender a confrontar-se com duas possibilidades de produo intelectual. Uma delas diz respeito a tarefas cotidianas de trabalhos no intuito de vencer os crditos das disciplinas ofertadas e outra sua incluso no mundo da investigao como Iniciao Cientfica. Como essas atividades esto interligadas pela relao ensino pesquisa e investigao como meio de aprendizagem, os procedimentos que se seguem podem ser adaptados tanto para produo acadmica ( investigao mais determinada) ou para produes investigativas mais elaboradas como as produes monogrficas. Com base nas Normas da Associao Brasileira de Mormas Tcnicas ABNT , foi compilada instruo elementar para a produo de relatrios - tcnicos cientficos que so sinnimos de todo resultado escrito de investigao. Portanto, ao falar de relatrio tcnico-cientfico, fala-se tambm monogrficas ou acadmicas, originadas de investigao. A ABNT tem como objetivos principais fomentar e gerir a normatizao no Brasil, harmonizando interesses da sociedade brasileira, provendo-a de referenciais para a elaborao e redao de trabalhos. "Normatizao o "processo de estabelecer e aplicar regras a fim de abordar ordenadamente uma atividade especfica, para o benefcio e com a participao de todos os interessados e, em particular, de promover de formas de produo TRABALHOS METODOLOGICAMENTE ORGANIZADOS Relatrio tcnico cientfico um documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em pesquisas ou que descreve a situao de uma questo investigada. O relatrio final apresenta, sistematicamente, informao suficiente para um leitor qualificado, traa concluses e faz recomendaes. estabelecido em funo e sob a responsabilidade de um organismo ou de pessoa a quem ser submetido, que pode ser um professor de disciplina ou um professor orientador e ser apresentado perante uma banca examinadora ou uma platia.
3

Desta forma, o objetivo da normatizao o de padronizar e simplificar procedimentos num fluxo de atividades, o que contribui para auxiliar o indivduo na execuo de suas tarefas, uma vez que obedece a determinadas normas. As publicaes passam por esta organizao de procedimento. Os trabalhos cientficos ou acadmicos tambm devem estar subordinados a essas regras pela qualidade implcita de que todos os trabalhos escritos originados, representam um potencial de publicao em livros ou peridicos. Por esse motivo em metodologia, se divulga e se preza pela aplicabilidade das regras para publicao, desde o mais simples trabalho at os temas de qualidade cientfica reconhecida. A obedincia s regras normativas da ABNT culmina no mnimo, em uma apresentao esttica bsica uniformizada aos trabalhos, que se consegue atravs desta prtica de organizao.

A ABNT foi criada em 28.09.1940. uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pblica pela lei n 4.150, de 21.11.1962. o Frum Nacional de Normalizao, conforme Resoluo n. 07, de 24.08.1992, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Conmetro) e representa o Brasil junto s entidades internacionais de normatizao International Organization for Standardizations (ISO) e International Electrotechnical Comission (IEC) bem como junto Comisso Panamericana de Normas Tcnicas (Copant), em nvel regional, e ao Comit Mercosul de Normalizao (CMN), em nvel sub-regional.

Adaptando essas recomendaes das normas da ABNT para relatrios tcnicos cientficos de qualquer natureza, pode-se estruturar trabalhos como:

ABNT. Conhea a ABNT. 2. ed. Rio de Janeiro: Editor, 1995.

acadmico de graduao, monografias de fim de curso e disciplina, dissertaes ou teses. Neste ponto ser tratada a aparncia e a ordem dos elementos que compem os trabalhos de uma forma geral, ressaltando que cada trabalho possui suas exigncias particulares. Porm, cabe como linha de base, a seguinte ordem de elementos e suas qualidades: prevalece a regra de que o que importa a apresentao visual do trabalho obedecendo-se a proporcionalidade das margens, ou seja, cuidar para que o texto no fique muito para a direita ou muito para cima ou para baixo.

- data (ms e ano) o espao reservado para apresentao e identificao do trabalho em si. o que chega primeiro aos olhos dos leitores ou mesmo do leitor endereado. Quando se tratar de trabalho acadmico, o leitor interessado imediato o professor e o mediato so os demais alunos. Mas em caso de monografias, o professor orientador o interessado imediato junto com a banca examinadora e, posteriormente, os demais pesquisadores. Portanto, essa fase deve ser clara e seus elementos pr-ordenados para que se reconhea rapidamente as informaes e se estabelea uma comunicao eficiente. A estrutura mnima que o topo seja o local reservado para o autor das idias

1. ESTRUTURA DO TRABALHO OU RELATRIO CIENTFICO Todo trabalho compreende as seguintes partes: preliminares ou pr-texto, texto e ps-liminares ou ps-texto. 1.1 Preliminares ou Pr-Texto So considerados elementos preliminares a capa, folha de rosto, prefcio, resumo, epgrafe, dedicatria, agradecimentos, lista de smbolos e de ilustraes. 1.1.1 Capa a proteo externa do trabalho, que rene um conjunto de informaes sobre o relatrio. Os elementos de identificao que aparecem na capa devem ser claros, concisos e especficos para um bom entendimento, facilitando a consulta e fornecendo informaes imediatas sobre a apresentao do trabalho. As informaes essenciais a serem dadas na capa, inclui: - nome do responsvel (autoria) - ttulo e subttulo - local ( cidade )

elaboradas no trabalho. Mesmo sendo uma resenha de um livro com autoria diversa, o autor desse trabalho a pessoa que elabora a resenha crtica da obra; o nome que vai no alto da folha e com evidncia. O nome do autor deve ser escrito em caixa alta e letra 12 da Times New Roman ou Arial 12 . O ttulo e local seguem a orientao dos caracteres acima. O centro da folha o espao para o ttulo do trabalho que se props. Se o objeto do trabalho foi realizar uma resenha, ento o ttulo desta pea Resenha crtica da obra X de Fulano de Tal. Tratando-se de uma monografia o nome do trabalho corresponde ao seu ttulo como por exemplo QUALIDADE DE VIDA COMO DIREITO HUMANO, pois mesmo que se deva retirar as informaes de outras bibliografias, a autoria e a estrutura das idias pertence ao autor/aluno que as organizou. Para o final da pgina reserva-se o local e data da produo, ou seja, no local onde ser entregue o trabalho, mesmo que a residncia seja em local diverso. Recomenda-se que a capa seja feita com papel branco, de boa qualidade, de formato ofcio (A4). Pode ser usado tambm papel carto mais grosso para cumprir a finalidade de proteo. Nesse caso, a instituio pode ou at deve fornecer capas personalizadas para melhor apresentao e, ao mesmo tempo, valorizar a instituio

sem ofuscar o verdadeiro merecedor de mritos que o aluno - autor que construiu o raciocnio e que tem seu nome no topo, no devido lugar.

duplamente para que cumpra esta exigncia, porm em papel sulfite A4. essencial a qualquer documento e deve ser a fonte principal de identificao, por conseqncia, deve figurar logo aps a capa. freqente a utilizao da prpria folha de rosto como capa, incluindo-se tambm, neste caso, as informaes prprias da primeira capa. o

AUTOR
Arial 12 ou Times New Roman 13 CAIXA ALTA Margens de 3 cm em todas bordas

caso de produes menos extensas. Quando ambas existirem (capa e folha de rosto), as informaes dadas na primeira capa e repetidas na folha de rosto devem aparecer em posies similares. A informao essencial a ser dada na folha de rosto inclui: - nome do responsvel (autoria) - ttulo e subttulo - data (ms e ano)
CIDADE ANO Arial 12 ou Times New Roman 13 CAIXA ALTA

TTULO

- local ( cidade ) - nota explicativa

LOCAL DATA

AUTOR

Se for usado o espao de margem de 3 cm em todas as bordas estar se - seguindo a indicao da ABNT no tocante a material para publicao futura. 1.1.2 Folha de rosto Segundo as normas da ABNT a que contm os elementos essenciais identificao da obra. Assim, a folha de rosto de um trabalho deve conter os elementos j mencionados para a capa e mais a nota explicativa a respeito da natureza do trabalho. A folha de rosto indispensvel para um trabalho, j a capa dispensvel em se tratando de trabalhos mais simples como os trabalhos acadmicos. No precisa muito esforo nesta fase, caso tenha feito uma capa com os elementos necessrios para identificao. Basta acertar na primeira e imprimir
LOCAL DATA
Margens de 3 cm em todas bordas

Arial 12 ou Times New Roman 13 CAIXA ALTA

TTULO
Nota explicativa Arial 12 ou Times New Roman 13 CAIXA ALTA

CIDADE ANO

1.1.3 Errata Quando no trabalho, aps a ultima reviso e impresso final, forem identificados erros, a errata se faz necessria para a perfeita compreenso do contedo. Recomenda-se que as revises sejam feitas com cautela e que as impresses sejam realizadas somente aps o que, certamente, evitar a elaborao da errata. 1.1.4 Dedicatria Opcional para trabalhos de pequeno porte. quando o autor dedica o trabalho a uma ou mais pessoas. Deve figurar direita, na parte inferior da folha. Aparece logo aps a folha de rosto e opcional. 1.1.5 Agradecimentos Tambm opcional para trabalhos de pequeno porte. usual em trabalhos finais, dissertaes e teses quando se deseja reconhecer publicamente ao orientador, pessoas que cooperaram com o autor, feitos a alguma instituio. Os agradecimentos so
Mesmo local em folhas subseqentes onde se deve colocar a chamada lateral da folha de rosto
AGRADECIMENTOS

Quando forem muitos os agradecimentos iniciar no alto da pgina.

aps a dedicatria e bom lembrar que, quando so feitos em demasia,


Epgrafe Dedicatria

acabam por obscurecer aqueles que realmente merecem ser lembrados. 1.1.6 Epgrafe uma citao de um pensamento, geralmente de outro autor para ilustrar as idias que se seguiro. Tambm opcional e localizada no mesmo local da pgina da dedicatria e dos agradecimentos, como exemplifica-se abaixo.

1.1.7 Sumrio5 O sumrio recomendado a todo trabalho por menor que seja a sua apresentao. Deve preceder a parte textual do trabalho, sendo o penltimo elemento pr-textual quando constarem listas, uma vez que estas vem aps o mesmo. O sumrio consiste na enumerao das principais divises, sees e outras partes de uma publicao ou documento, indicados rigorosamente da mesma forma e ordem como aparecem no texto. No se deve confundir Sumrio com ndice e mesmo com resumo. O sumrio contm a indicao da localizao no texto ou com lista que uma enumerao de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustraes, exemplos, tabelas, etc., na ordem de sua ocorrncia. As indicaes dos ttulos dos anexos aparecem logo aps as indicaes das sees do texto, seguidas de sua paginao. Na seqncia aparecem as indicaes de material de referncia, isto , referncias , ndices remissivos, glossrios, etc. O sumrio deve indicar para cada artigo, diviso, seo, etc.: - ttulo e subttulo, quando houver; - paginao sob uma das formas abaixo. - nmero da primeira pgina (por exemplo: p. 27); - nmeros das pginas em que se distribui o texto (p. ex.: 27, 35 e 64 ou p. 27-30, 35-38 e 64-70); nmero das pginas extremas (p. ex.: p. 71-143). A localizao da palavra sumrio deve ser no incio do documento: - em documentos de outra natureza: aps a folha-de-rosto, folhas de dedicatrias, agradecimentos e epgrafe. a subordinao dos itens do sumrio deve ser destacada na apresentao tipogrfica (sees primrias, secundrias, etc., ou divises permanentes de peridicos).

SUMRIO Lista de tabelas e figuras.........................iii INTRODUO........................................1 1. SESSO.PRIMRIA.........................3 1.1 SESSO SECUNDRIA...................7 1.1.1 Sesso terciria...............................12 1. 2 1.2.1 (segue) dois espaos duplos entre ttulo e contedo (4cm); entre os subtens espao 1,5

Um espao duplo entre os captulos

Numerao romanos minsculo


ANEXOS.......................................................................20 REFERENCIAS ..........................................................23 GLOSSRIO...............................................................26

No numera

ii

1.1.8 Lista de smbolos e abreviaturas Elemento preliminar que rene smbolos e/ou convenes utilizadas no decorrer do texto, com as respectivas significaes, a fim de dar ao leitor condies de melhor entendimento do trabalho. Os elementos que precedem o sumrio no precisam constar do mesmo. 1.1.9 Lista de ilustraes Este elemento preliminar destina-se, a exemplo do sumrio, a relacionar as ilustraes existentes no texto na ordem em que aparecem, com a indicao da pgina respectiva. recomendado que sejam feitas listas separadas para cada tipo de ilustrao (tabelas e figura) >Ex.

Em francs: Table de matires; em ingls: contents.

Deve ser informativo, dando uma descrio clara e concisa de contedo de forma inteligvel e suficiente para que o leitor possa decidir sobre a convenincia de consultar o texto completo ou se necessria a leitura do trabalho no seu todo. Com relao redao, estilo e extenso do resumo recomenda-se que o mesmo deve conter no mximo 500 palavras6 e sua elaborao deve corresponder ao a uma descrio sucinta dos objetivos, mtodo utilizado, justificativa e os resultados e as concluses do trabalho. Deve, ainda, ser composto por uma seqncia corrente de frases concisas e no de enumerao de tpicos, sendo que a primeira frase dever ser
LISTADE ILUSTRAES Figura1Planta do setor grfico.......................................3 Figura2Fluxograma.....................................................7

dois espaos duplo entre ttulo e contedo

significativa, explicando o tema principal, evitando-se pargrafos no meio do resumo. Na elaborao do resumo no se utilizam ilustraes. Em trabalhos de grande vulto, o resumo deve vir na lngua original do texto, acompanhado de uma traduo em uma ou mais lnguas estrangeiras (ingls, francs, italiano e espanhol, conforme o trabalho assim o exigir e na ordem apresentada).

OU Tabela 3..........................................................................4 Tabela 2.........................................................................9

Um espao duplo entre linhas

1.2.2 O texto O texto a parte principal do relatrio, que abrange a descrio do mtodo de abordagem, desenvolvimento do tema, concluso e recomendaes. Deve ser dividido em sees e subsees, intituladas e numeradas, e conter as ilustraes essenciais clara compreenso das idias expostas. A preciso do relato, reside nesta parte do trabalho, formado de trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. Embora cada uma dessas partes possuam

iii

Numerao romanos minsculo

1.2 ELEMENTOS TEXTUAIS 1.2.1 Resumo (em ingls Abstract) opcional em trabalhos de pequeno porte. Trata da apresentao do trabalho e tem como objetivo delinear e/ou enfatizar os pontos mais relevantes, resultados e concluses.

caractersticas prprias, esto relacionadas umas s outras.

1.2.2.1 Introduo Como primeira seo do texto, a introduo tem por finalidade definir brevemente os objetivos do trabalho, as razes e a relevncia de sua elaborao, bem como as relaes rpidas existentes com outros trabalhos dedicados ao tema. Na introduo no se deve repetir ou parafrasear o resumo, nem antecipar as concluses e as recomendaes, mas ser um convite para a leitura do texto integral. Assim, esta parte importante para que o leitor penetre na problemtica abordada, familiarizando-se com os termos e o contedo da pesquisa. Embora seja a primeira parte do trabalho, ou seja, aparecer no seu incio, deve ser a ltima parte a ser redigida em definitivo, em funo de que consiste numa sntese das idias que se seguiro. Na apresentao do trabalho, a introduo abre nova pgina e leva como ttulo a palavra INTRODUO, seguindo as mesmas normas do ttulo. 1.2.2.2 Desenvolvimento O desenvolvimento do assunto a parte mais importante e extensa do texto em que exigvel raciocnio lgico e clareza. Seu objetivo proporcionar uma exposio clara da idia principal, fundamentando-as de modo racional com os resultados da investigao. Dever conter e analisar os tpicos indicados na introduo e ser dividida em tantas sees e subsees quantas forem necessrias para o detalhamento da pesquisa e/ou estudo realizado (descrio de mtodos, teorias, procedimentos experimentais, discusso de resultados, etc.). As descries apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreenso das etapas da pesquisa; contudo, mincias ou procedimentos experimentais que se fizerem necessrios, devem constituir material anexo. Todas as

ilustraes ou quadros essenciais compresso do texto devem ser includos nesta parte do relatrio. 1.2.2.3 Concluso e/ou recomendaes Como as demais partes a concluso tambm tem sua estrutura prpria. Nesta seo, devem figurar, clara e ordenadamente, as dedues tiradas dos resultados do trabalho ou levantadas ao longo da discusso do assunto. Deve ser breve, concisa e convincente por constituir-se na sntese final dos argumentos efetivados ao longo do texto. No entanto, dados quantitativos no devem aparecer na concluso, nem tampouco resultados comprometidos e passveis de discusso, pois se preocupa principalmente pela confirmao ou negao das hipteses levantadas. Recomendaes so declaraes concisas de aes, julgadas necessrias a partir das concluses obtidas, a serem usadas no futuro uma vez que uma pesquisa no esgota por completo um determinado tema investigado. As concluses e recomendaes constituem uma seo (captulo) parte, a qual deve finalizar a parte textual do relatrio. Dependendo da extenso, as concluses e recomendaes podem ser subdivididas em vrias subsees, tendo em vista manter a objetividade e clareza. 1.2.2.4. Itens constantes do texto. - Ilustraes Constituem parte integrante do desenvolvimento e desempenham papel significativo na expresso de idias cientficas e tcnicas e devem ser localizadas o mais prximo possvel do texto onde so citada. Compreendem as tabelas, quadros, grficos, figuras e smbolos.

Em artigos de revista o mximo 250 palavras

importante preparar as ilustraes, as condies de sua reduo e os processos de reproduo utilizados (fotocpias). Em funo das dificuldades de editorao que devem ser evitadas as ilustraes em trabalhos menores. - Tabelas Constituem uma categoria especfica e ilustrao. Todas as tabelas, numeradas consecutivamente, devem figurar no corpo do relatrio e no deve conter nada alm dos pontos considerados. Tabelas de altura excessiva, que no couberem em uma pgina, devem continuar na pgina seguinte. Neste caso, a tabela interrompida no delimitada por trao horizontal na parte inferior e, aps a expresso continua ou continuao, o cabealho repetido no princpio da pgina seguinte. Quando no for possvel dispor a tabela na posio normal de leitura, ela pode ser apresentada de forma que a rotao do volume se efetue no sentido dos ponteiros do relgio. A utilizao de unidades de medida, grandezas, o emprego de seus mltiplos e submltiplos, bem como a grafia e a forma de expresso de seus respectivos smbolos, devem obedecer rigorosamente ao disposto no Quadro Geral de Unidades de Medidas, aprovado pela Resoluo CONMETRO n. 12, de 12 de outubro de 1988, que se baseia nas resolues, recomendaes e declaraes da Conferncia Geral de Pesos e Medidas (realizada por fora de Conveno Internacional do Metro, 1975 Resoluo n. 11/88, de 12 de outubro, do CONMETRO). - Figuras Constituem uma categoria especfica de ilustrao e compreendem as imagens visuais extensivas ao texto, como mapas, fotografias, desenhos, esquemas, diagramas, etc.
7

Devem ser numeradas seqencialmente ao longo do texto, independendo do tipo. Por exemplo: Figura 1 Planta do setor grfica. Figura 2 Fluxograma da impresso off-set. Figura 3 Foto de impressora off-set modelo X. A legenda deste tipo de ilustrao compreende a palavra Figura, seguida do nmero e ttulo correspondente, localizando-se sob a figura a que respeita. Poder estar em Anexo no trabalho. - Citaes As citaes bibliogrficas textuais servem para dar maior clareza e autoridade ao texto, relacionado as idias expostas com idias defendidas em outros trabalhos, por outros autores. indispensvel que seja indicada a fonte de onde foi retirada a citao, atravs da utilizao de um sistema (numrico ou alfabtico)7.

As citaes quando bem escolhidas enriquecem o texto, mostram a preocupao do autor em fundamentar seu trabalho com idias relevantes de outros autores e, ainda, indicam pesquisa aprofundada. As referncias relativas s citaes devero ser apresentadas de acordo com o mtodo de referenciao exposto a seguir.

Por exemplo: - sistema numrico: Lopes afirma que ... esse conjunto de hbitos que constituem a hereditariedade... 12. Tal afirmativa faz supor... - sistema alfabtico: Lopes (1945, p. ) afirma que ... esse conjunto de hbitos que constituem a hereditariedade .... Tal afirmativa faz supor ...

- Citaes de indicativos Os indicativos devem ser citados no texto de acordo com os seguintes exemplos: .... na seo 4 ... ou no captulo 4 ... ... ver. 9.2 ... em 1.1.2.2 pargrafo. 3 ou ... 3 pargrafo de 1.1.2.2 - Citaes bibliogrficas As citaes bibliogrficas textuais servem para dar maior clareza e autoridade ao texto, relacionado as idias expostas com idias defendidas em diferentes trabalhos, por outros autores. Citao quando se deseja utilizar a idia de outras pessoas como argumentos para reforar a autoridade do alegado no texto que se est escrevendo. Trata da referncia a uma informao proveniente de outra fonte. O uso da citao bastante comum em trabalhos tcnico-cientficos, especialmente em revises bibliogrficas. A apresentao de citaes em documentos a meno, no texto, de uma informao colhida em outra fonte. Pode ser uma inscrio ou parfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral. - Transcrio: reproduo das prprias palavras do texto citado. - Parfrase: descrio livre do texto. Nota: As transcries e as parfrases podem ser diretas, quando reproduzem diretamente o texto original, ou citao de citao, quando reproduzem uma fonte intermediria (citao indireta). Como regra geral deve-se ter que indispensvel mencionar os dados necessrios identificao da fonte da citao. Estes dados podem aparecer no texto, em nota de rodap ou em lista no fim do texto. A primeira citao de uma obra deve ter sua referncia bibliogrfica completa e as subseqentes citaes da mesma obra podem ser referenciadas de forma

abreviada, desde que no haja referncias intercaladas de outras obras do mesmo autor. Na indicao destas referncias subseqentes, podem ser adotadas as expresses latinas: . apud citado por, conforme, segundo; . ibidem ou idib na mesma obra; . idem ou id igual anterior; . opus citatum ou op. cit. obra citada; . passim aqui e ali; . seq. seguinte ou que se segue. . op cit., p. 14 ou op. cit. p. 14, nota 2 As transcries no texto devem aparecer entre aspas ou destacadas graficamente. Por exemplo: BARBOUR descreve: O estudo de morfologia dos terrenos (...) ativos ou BARBOUR descreve o estudo da morfologia dos terrenos (...) ativos Devem ser indicadas as supresses, comentrios, nfase ou destaque. . supresses: (...) . interpolaes ou comentrios: ......[ comentrio ]..... . nfase ou destaque: grifo, negrito, itlico, etc. Na citao de citao, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta indicado da seguinte maneira: SILVA apud PESSOA. Nota: Faz-se a referncia bibliogrfica completa da obra consultada. Quando se tratar de dados obtidos por informao oral (palestras, debates, comunicaes, etc.), indicar entre parnteses a expresso: informao verbal. Por exemplo:

Tricart constatou que na bacia do Resende, no vale do Paraba, h indcios de cones de dejeo (informao verbal). Na citao de trabalhos em fase de elaborao, trabalhos no publicados, etc., devem ser mencionados o fato, indicando-se os dados bibliogrficos disponveis. Por exemplo: Plano de Urbanizao do Morro do Pavo, de autoria de Jos de Souza Carvalho e outros, executado atravs do convnio TBAN/BCNF, 1978 (em fase de elaborao). Tambm pode se citar dados estatsticos descritos em vez de tabelas e que devem constar a referncia da fonte original. Os Sistemas de Citao possveis so de duas formas, no texto ou em rodap. As citaes devem ser indicadas no texto por um sistema numrico ou autordata mas qualquer que seja o mtodo adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho. No Sistema numrico, as citaes devem ter numerao nica e consecutiva para todo o documento. Deve-se evitar recomear a numerao das citaes a cada pgina. A indicao da numerao no texto pode ser feita entre parnteses, entre colchetes ou situada pouco acima da linha do texto, colocada aps a pontuao que fecha a citao. Deve os dados estar em nota de rodap ou nota de final Por exemplo: Diz Rui Barbosa: Tudo viver, previvendo... (15) Diz Rui Barbosa: Tudo viver, previvendo... [15] Diz Rui Barbosa: Tudo viver, previvendo... 5 Em nota de roda p ou nota de fim, deve ser explicitado a referncia bibliogrfica completa mais a pgina da localizao da citao na obra consultada.

No Sistema autor-data, a indicao da fonte feita pelo sobrenome do autor ou pela instituio responsvel ou, ainda, pelo ttulo de entrada seguida da data de publicao do documento, separados por vrgula e entre parnteses. Por exemplo: Num estudo recente (BARBOSA, 1980) exposto... Quando o nome do autor ou entrada estiver includo na sentena, indica-se apenas a data, entre parnteses. Por exemplo: Segundo MORAIS (1955) assinala a presena de bauxita no Rio Cricon.... ... em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergncia do teatro do absurdo... Quando houver coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data de edio, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. As citaes de diversos documentos de um mesmo autor, publicado em um mesmo ano, so distinguidas pelo acrscimo de letras minusculas aps a data e sem espacejamento. Por exemplo: (REESIDE, 1927a) (REESIDE, 1927b) Quando for necessrio incluir no texto a(s) pgina(s) ou seo(es) da citao, esta(s) dever(o) seguir a data, e precedida(s) pelo designativo p. . Por exemplo: A produo de ltio comea em Searle em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513). OLIVEIRA & LEONARDOS (1943, p. 146) da srie(...)clara... 1.2.2.5 - Nota de rodap Destina-se a prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmao em notas de referncia da autoridade do termo (sistema de citao numrico) ou justificar uma informao que no deve ser includa no texto.

As notas devem limitar-se ao mnimo necessrio quando para comentrios e quando para autoridade de uma citao. A partir da segunda vez em que apaream no texto, apenas com os elementos que favoream a localizao do texto utilizado nas referncias bibliogrficas final, porm evidenciando a pgina utilizada. 1.3. PS-LIMINARES OU PS-TEXTO Nesta parte do relatrio so includos todos os elementos complementares ao texto, abrangendo partes de extenso do texto (anexos) e material de referncia (referncias, ndices, etc.). A ordem dos elementos ps-textuais obedece ao disposto em 4.1 e a numerao das pginas seqencial aps o texto at o final do(s) ndice(s). 1.3.1 Referncias Referncias so essenciais em relatrio tcnico-cientfico, monogrficos e acadmicos. Devem ser relacionadas de acordo com o sistema de chamada utilizado para citao (numrico ou alfabtico). A reunio das referncias no final de cada seo primria (captulo) opcional, quando se tratar de textos muito extensos e que contenham grande nmero de referncias. A elaborao das referncias obedece ao disposto na NBR 6023. No devem ser referenciadas fontes que no foram citadas no texto. Caso haja convenincia de referenciar material sem aluso explcita no texto, isto deve ser feito em seqncia s referncias, sob o ttulo Bibliografia Recomendada. 1.3.2 Anexos Os anexos so partes extensivas ao texto, destacados deste para evitar descontinuidade da seqncia lgica das sees.

Devem ser colocados como anexos trechos de outras obras ou contribuies que servem para documentar, esclarecer, provar ou confirmar as idias apresentadas no texto e que so importantes para sua perfeita compreenso. Normalmente o contedo dos anexos refere-se a: a) ilustraes que no so diretamente citadas no texto; b) descrio de equipamentos, tcnicas e processos se for necessrio ressaltar em pormenores os aspectos de mquinas, e/ou discriminar procedimentos de uma tcnica especifica ou programa utilizado; c) material de acompanhamento que no deve ser includo livremente no texto por sua dimenso, ou pela forma de apresentao (fotografias, originais, e mapas especiais); d) modelos de documentos citados no texto. Os anexos devem ser elencados atravs de letras maisculas precedidas ou no dos ttulos. Por exemplo: Anexo A Modelo de formulrio padro. Anexo B Deduo da frmula X. 1.3.3 Glossrio Elemento ps-textual opcional, o glossrio um vocabulrio em que se d o significado de palavras ou expresses referentes determinada especialidade tcnica, cientfica, etc. Tambm usado para relacionar em um trabalho, palavras ou expresses pouco usadas ou ainda de uso regional. Sua existncia facultativa, mas se optado pela existncia, sua localizao dever ser antes das referncias bibliogrficas, e depois do texto.

1.3.4 ndice O ndice uma estruturao de palavras, ordenadas segundo determinado interesse e objetivo, que remete o leitor para informaes especficas. O relatrio tcnico-cientfico pode ter um ou mais ndices, de acordo com a convenincia de facilitar ao leitor a localizao de pontos de provvel interesse. elemento ps-textual opcional e, geralmente, utilizado em relatrios muito extensos, a fim de facilitar sua leitura. Muito facilmente confundido com sumrio o qual tem a funo de ser uma estruturao temtica da obra ( um plano de desenvolvimento ) e tambm um indicativo de localizao temtica. Conforme seus objetivos para com o leitor e as facilidades que deseje detalhar, o ndice pode ser de vrios tipos: a) ndice geral: organizao em ordem alfabtica seguida do respectivo nmero de pgina (ou indicativo de seo) dos diversos assuntos contidos no texto. b) ndice cronolgico: agrupa fatos ou ttulos importantes em relao cronolgica dos perodos ou pocas; c) ndice sistemtico: agrupa assuntos, nomes, espcies, etc., em relao preparada de acordo com um sistema de classificao. Pode ser o desenvolvimento dos captulos porm mais detalhados que o sumrio que tem o plano geral da obra; d) ndice onomstico: rene alfabeticamente as personagens, autores e autoridades citadas ao longo do relatrio. 1.4 DISPOSIO E SEQNCIA Os elementos que integram as trs partes fundamentais do trabalho tcnicocientfico devem ser apresentados na seguinte ordem:

1.4.1 preliminares ou pr-texto: - capa - folha de rosto - errata - folha de aprovao - dedicatria - agradecimentos - epgrafe - resumo - abstract - sumrio - listas de ilustraes, smbolos, unidades, etc... 1.4.2 texto: - introduo; - desenvolvimento; - concluses e/ou recomendaes. 1.4.3 ps-liminares ou ps-texto: - referncias - apndice - anexo - glossrio; - ndice(s); - terceira e quarta capas (ltima folha de proteo)

1.5 NUMERAO DE DOCUMENTOS (AGO/1989NBR 6024) Tem como objetivo, fixar as condies exigveis para um sistema de numerao progressiva das divises e subdivises do texto de um documento, de modo a expor com clareza a seqncia, importncia e inter-relacionamento da matria, e a permitir a localizao imediata de cada parte. Numerao progressiva a diviso numrica dada a um texto escrito cujo contedo apresenta uma seqncia lgica e correlao das partes do assunto tratado no documento. Esse sistema de numerao deixa inteligvel a estrutura do trabalho e a compreenso do seu contedo. Demonstramos como dividir o texto em sees primrias e suas subdivises, bem como a utilizao de alneas e a pontuao grfica correta nessas sees, alm de instruir sobre o uso de tabelas, figuras, ilustraes, frmulas e os recursos destacantes de negrito, itlico, grifo, caixa alta, fonte etc. Aplica redao de todos os tipos de documentos: manuscritos, impressos, livros, peridicos, normas, etc., com exceo daqueles que possuem sistematizao prpria (dicionrios, vocabulrios, etc.) ou que no necessitam sistematizao (romances, poesias). 1.5.2 Divises em Sees
8

1.6 DOS NMEROS 1.6.1 De textos So empregados algarismos arbicos na numerao do texto.9 O indicativo de uma seo precede o ttulo ou a primeira palavra do texto, se no houver ttulo, separado por um espao. O indicativo das sees primrias segue a seqncia dos nmeros inteiros a partir de 1. O indicativo de uma seo secundria constitudo pelo indicativo da seo primria a que pertence, seguido do nmero que lhe for atribudo na seqncia do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relao s demais sees. Recomenda-se limitar o nmero das sees at a quinria. Por exemplo: S. primria 1 2 3 S. secundria 2.1 2.2 2.3 2.9 2.10 2.11 S. terciria 2.11.1 2.11.2 2.11.3 9.11.9 2.11.10 2.11.11

Parte em que se divide o texto de um documento, contendo as matrias consideradas afins na exposio ordenada do assunto. As Sees primrias so as principais divises do texto de um documento (denominadas captulo). Cada seo primria pode ser dividida em sees secundrias, estas em sees tercirias, que por sua vez se dividem em quaternrias, etc. A Indicativa de uma seo o nmero ou grupo numrico anteposto a cada seo e que permite sua localizao imediata.
8 9

9 10 11

Obs. Na leitura oral no se pronunciam os pontos. Por exemplo: 2.1.1 l-se dois, um, um .

Nesta acepo pode-se empregar outros termos como parte, captulo, tpico, etc. No de pgina, mas dos tens do contedo.

Quando for necessrio enumerar os diversos assuntos de uma seo (tens) esta pode ser subdividida em alneas, ordenadas alfabeticamente por letras minsculas seguidas de parnteses. A disposio grfica das alneas obedece s seguintes regras e apresentao: a) o trecho final da seo correspondente, anterior s alneas, termina por dois pontos; b) as alneas so ordenadas por letras minsculas seguidas de parnteses; c) as letras indicativas das alneas so reentradas em relao margem esquerda; d) a matria da alnea comea por letra minscula e termina por ponto e vrgula, exceto nos casos em que seguem sub-alneas onde termina por vrgula, e na ltima alnea, onde termina por ponto; e) a segunda linha e seguintes da matria da alnea comeam sob a primeira letra do texto da prpria alnea. Quando a exposio da idia assim o exigir, a alnea pode ser subdividida em sub- alneas que devem comear por um hfen colocado sob a primeira letra da alnea. As linhas do texto da sub-alnea comeam um espao aps o hfen; a pontuao das subalneas igual a das alneas. A disposio grfica das sub-alneas obedece s seguintes regras e apresentao: a) o trecho final da alnea correspondente, anterior s sub-alneas, termina por vrgula; b) a sub-alnea indicada por hfen colocado sob a primeira letra da alnea correspondente, sendo que a segunda linha a seguintes da matria da sub-alnea comeam sob a primeira letra de texto da prpria sub-alnea. As tabelas, figuras ou ilustraes e frmulas contidas num documento devem ser intercaladas no texto logo aps serem citadas pela primeira vez, numeradas em algarismos arbicos, seqencialmente.
10

1.6.2 De volumes Quando um relatrio apresenta grande nmero de pginas, para facilitar seu manuseio, devem ser divididas em duas ou mais unidades, sob o mesmo ttulo. Estas unidades sero identificadas pela expresso volume (ou abreviatura v.), seguida do algarismo arbico correspondente10. 1.6.3 De partes Quando vrios relatrios so elaborados dentro de um mesmo projeto, freqente reuni-los sob um mesmo ttulo comum, identificando cada relatrio como parte separada do conjunto com seu prprio subttulo. Estas partes sero identificadas por uma seqncia de algarismos arbicos precedidos da palavra parte. Por exemplo: Relatrio da aplicao do sistema de transporte hidrovirio urbano da Cidade de Santos. Parte 1: Anlise do sistema atual. 1.6.4. De edies Quando diversas edies (revises, verses, etc.) de um relatrio ou de suas partes so publicadas, devem ser identificadas e numeradas como tal. O nmero da edio deve figurar no anverso da folha de rosto (no se enumera a primeira edio). No caso de reimpresso, deve ser indicada a sua data. 1.6.5. De sees O texto do trabalho constitui a parte central do relatrio, via de regra a mais longa, e, por isso, necessita de uma diviso mais detalhada de sees.

Por exemplo: v. 1, v. 2, v.3, etc.

Deve-se dividir o corpo do relatrio em sees numeradas atravs da utilizao da numerao progressiva. 1.7 TTULOS Os ttulos das sees so destacados gradativamente, usando-se racionalmente os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, etc. Quando uma seo tem ttulo, este colocado na mesma linha do respectivo indicativo e a matria da seo pode comear na linha seguinte da prpria seo ou numa seo subseqente. Os ttulos devem ser impressos de forma a sobressair a hierarquia utilizada nas subdivises. Por exemplo: seo primria - 3 INSTRUMENTAO E CALIBRAO seo secundria - 3.1 EQUIPAMENTO MNIMO seo terciria - 3.1.1 Medidor de deformao: torquimetro 1.8 NUMERAO DE PGINAS As pginas dos elementos pr-textuais devem ser contadas desde a folha de rosto e numeradas a partir do sumrio em algarismos romanos centrados na parte de baixo da folha, minsculos. Exemplo: i , ii, iii etc. As pginas do texto devem ser numeradas seqencialmente atravs de algarismos arbicos, comeando pela introduo, a qual deve iniciar o texto do relatrio em pgina impar (pgina 1), no alto da pgina direita. A numerao seqencial de pginas continua at o final do relatrio incluindo os elementos ps textuais. Apenas quando os relatrios forem publicados que devem ser impressos frente e verso.

1.9 APRESENTAO DO TRABALHO: REPRODUO E IMPRESSO 1.9.1 Do papel Os relatrios tcnico-cientficos devem ser apresentados no formato A4 (210 mm x 297 mm), conforme a NBR 5339. Deve ser escolhido de acordo com o processo de reproduo a ser utilizado, mas a qualidade deve assegurar a estabilidade da impresso, sem prejuzo de detalhes assim como a opacidade deve permitir a legibilidade e boa qualidade da impresso. No deve ser usado papel colorido para pginas impressas, a fim de evitar problemas quando da utilizao de fotocpias, telecpias, microcpias e microfilmes. O processo de impresso escolhido deve permitir o fornecimento de cpias limpas, claras e durveis, qualquer que seja o recurso reprogrfico utilizado. 1.9.2 Da tinta aconselhvel o uso de tinta preta sobre papel branco, devendo ser escolhidas de forma a produzir, simultaneamente um aspecto denso e preciso. Onde so usadas tintas coloridas, deve ser dada ateno especial para relao das tintas usadas e cor do papel, para no afetar a reproduo. 1.9.3 Do encadernamento Todo sistema de encadernao que possibilite uma fixao resistente durvel do lado esquerdo do relatrio, aceitvel na medida em que o relatrio fique aberto horizontalmente e permita a leitura, sem afetar a lombada. No aceitvel a simples fixao no alto da pgina esquerda . As capas do relatrio devem ser resistentes e suficiente para proteger, por certo tempo, o contedo do trabalho em condies normais de manuseamento.

1.9.4 Margem Padro da Universidade Federal do Paran: Superior - 3 cm Inferior - 3 cm ( ou 2,7 caso de no se enquadrar eficientemente na folha ) Esquerda - 3 cm Direita -3 cm O Padro da UFPR divergente do padro da ABNT: Superior - 3 cm Inferior - 2 cm Esquerda - 3 cm Direita - 2 cm 1.9.5 Entrelinhas A norma da ABNT quando sugere o espaamento 1,5 para texto corrido e transcries e espaamento trs entre as sees e subsees est referindo apresentao de texto quando para sua publicao facilitando editorao.Deve-se seguir o quanto possvel esta recomendao. 1.9.6 Letra Deve seguir a orientao abaixo: Segundo padro da Universidade Federal do Paran: -Times New Roman 13 ou Arial 12 para ttulos e pargrafos -Times New Roman 11 ou Arial 10 para citaes longas, notas de rodap, tabelas, quadros e ilustraes. A grafia das letras deve seguir as seguintes orientaes: Seo Primria - caixa alta e em negrito

Seo secundria - caixa alta sem negrito Seo terciria em diante - a primeira letra das palavras do ttulo em caixa alta 1.10 ABREVIATURA DOS MESES Portugus janeiro = jan. Fevereiro = fev. maro = mar. abril = abr. maio = maio junho = jun. julho = jul. agosto = ago. Setembro = set. outubro = out. Novembro = nov. Dezembro = dez. Francs janvier = jan. fvrier = fv. mars = mars avril = avr. mai = mai juin = juin juillet = juil. aot = aot Septembre = sept. octobre = oct. Novembre = nov. Decembre = dez. Espanhol enero = ene. febrero = feb. marzo = mar. abril = abr. mayo = mayo junio = jun. julio = jul. agosto = ago. septiembre = sep. octubre = oct. noviembre = nov. diciembre = dic. Ingls January = Jan. February = Feb. March = Mar. April = Apr. May = May June = June July = July Auguet = Aug. Seplember = Sept. October = Oct. November = Nov. December = Dec. Italiano gennaio = gen. febbraio = feb. marzo = mar. aprile = apr. maggio = mag. giogno = giug. giuglio = giul. agosto = ago. settembre = set. ottobre = ott. novembre = nov. dezembre = dic. Alemo Januar = Jan. Februar = Feb. Marz = Mar. April = Apr. Mai = Mai Juni = Juni Jule = Jule August = Aug. September = Sept. October = Oct. November = Nov. Dezember = Dez.

ESTRUTURA DE TRABALHOS: ESQUEMA Partes e numerao de pginas Elementos integrantes Capa Folha de rosto Errata Folha de aprovao (quando for o caso) Dedicatria Agradecimentos Epgrafe Resumo Abstract Sumrio Listas de smbolos, abreviatura ou convenes Lista de ilustraes Exemplo de numerao de ttulos ANEXOS A B B.1 B.2 B.3 B.2.1 B.2.2

Algarismo s romanos minsculo contados desde a folha de rosto e numerado desde o i

Ps-liminares (ou ps-texto)

Preliminares (ou pr-texto)

Numerao continuada dos elementos textuais

REFERNCIAS APNDICE GLOSSRIO (opcional) NDICE(S) (opcional) Capa Final

B.1 (Anexo B) Figura B.2 Figura B... Tabela B.1 (Anexo B) Tabela B.2 Tabela B...

INTRODUO no se numera 1 DESENVOLVIMENTO


Pginas iniciando no nmero 1 em algarismos arbicos

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.4.1 1.4.2 1.4.3

Texto

2 3 4 5

CONCLUSES e/ou recomendaes

ltima seo

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Informao e documentao - apresentao e citaes em documentos. NBR 10520. Rio de Janeiro, 2001. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Informao e documentao - trabalhos acadmicos - apresentao. NBR 14724. Rio de Janeiro, 2001. BARNES, Rob. Seja um timo aluno. Campinas: Papirus, 1995. CARVALHO, Maria Ceclia M. de. Construindo o saber. Campinas: Papirus, 1994. DEMO, Pedro. Pesquisa e construo do conhecimento: metodologia cientfica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. DEMO, Pedro. Desafios modernos da educao. Petrpolis: Vozes, 1993. 272 p. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1987. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Atlas, 1983. LUCKESI, Cipriano. Fazer universidade: uma proposta metodolgica. So Paulo: Cortez, 1984. MARQUES, Mario Osrio. Escrever preciso: o princpio da pesquisa. Iju: Uniju, 1998. MINAYO, Maria Cecilia (org.). Petrpolis: Vozes, 1994. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade.

RAYS, Oswaldo Alonso. Trabalho pedaggico: hipteses da ao didtica. Santa Maria: Pallotti, 2000. 103 p. VEIGA, Ilma Passos. Tcnicas de ensino: por que no? Campinas: Papirus, 1991.

Anda mungkin juga menyukai