Anda di halaman 1dari 8

Campus Aloysio Faria Av.

Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Unidade BH Rua Bernardo Guimares, 3.071 Santo Agostinho 30140-083 Belo Horizonte MG Brasil Unidade SP Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.184 15 andar Vila Olmpia 04548-004 So Paulo SP Brasil

Desenvolver em situaes inusitadas tambm uma questo de aperfeioamento, tanto na Natureza quanto nas organizaes.

www.fdc.org.br atendimento@fdc.org.br 4005 9200 (capitais) 0800 941 9200 (demais localidades)

Especializao em Gesto

nfase em Finanas, Marketing, Negcios, Pessoas e Projetos.

Na teoria e na vida, FDC

Conhea a Fundao Dom Cabral


Entre as 10 melhores escolas de negcios do mundo, pelo ranking do Financial Times 2010.

Programa de Especializao em Gesto


Ps-Graduao Lato Sensu.
O Programa de Especializao em Gesto visa o desenvolvimento de habilidades e atitudes, alm do conhecimento tcnico nas reas de gesto. O Programa contribui de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do participante, auxiliando em sua carreira e nos negcios em que atua. Um curso de reconhecida excelncia que alia teoria e prtica, sob a orientao de professores com experincia acadmica e empresarial. Alm disso, respeita a necessidade individual do participante, oferecendo possibilidades de escolha de contedo e tempo de durao do Programa, a partir de uma carga horria mnima de 432 horas/aula* no perodo , mximo de 2 anos. No Programa de Especializao em Gesto, o participante pode escolher uma entre as cinco nfases: Finanas, Marketing , Negcios, Pessoas e Projetos.

Conexo entre teoria e prtica, formao acadmica com experincia empresarial. assim que h mais de 30 anos a Fundao Dom Cabral forma executivos, gestores pblicos, empresrios, empresas e organizaes dos mais diversos segmentos. A FDC oferece o que h de mais inovador por meio de solues educacionais nacionais e internacionais, sustentadas em alianas estratgicas e acordos de cooperao com renomadas instituies na Europa, Estados Unidos, Canad, China, ndia, Rssia e Amrica Latina, que permitem o acesso a modernas ferramentas e a gerao conjunta de conhecimento, como a troca de experincias entre participantes, professores, organizaes e outras escolas de negcios. Nossa filosofia trabalhar com o cliente e no apenas para ele respeita a identidade das organizaes, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinmica dos mercados. Graas a esses e inmeros outros esforos, a FDC se tornou referncia nacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentvel da sociedade por meio da educao e capacitao: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de 25.000 executivos. Todo esse conhecimento de alto valor gerado pela FDC tem relevncia estratgica para as organizaes, para a sociedade e pode ser convertido em negcios sustentveis e bem-sucedidos na sua empresa.

Participantes
Profissionais diplomados em curso superior que se preocupam com o autodesenvolvimento e desejam: Alavancar a carreira e ampliar o networking. Ampliar a base de conhecimento para novos desafios em gesto ou abrir o prprio negcio. Aprofundar conhecimentos em reas especficas de atuao. Tornar-se competitivo para novas demandas do mercado de trabalho.

Resultados
Campus Aloysio Faria

Reconhecimento pelo mercado e aumento da empregabilidade. Ampliao da viso sistmica e consequente melhoria da capacidade de argumentao em temas relacionados gesto. Ampliao da competncia para soluo de problemas gerenciais. Desenvolvimento da competncia para construo de planos e estudos de viabilidade para participantes que queiram empreender o prprio negcio. Reflexo e planejamento da carreira com foco nos objetivos pessoais e profissionais.

*Equivalente a 360 horas de 60 minutos, carga horria mnima exigida pelo MEC.

Diferenciais do Programa
Um Programa sob medida, que permite ao participante escolher: Parte do contedo o Programa oferece um leque de disciplinas obrigatrias e eletivas, com base no qual o participante define parte da sua grade curricular, podendo, inclusive, cursar disciplinas em outras nfases, de acordo com sua necessidade de formao em gesto. O perodo de realizao das disciplinas em parte do Programa, o participante pode cursar disciplinas durante a semana e/ou fim de semana, de acordo com sua disponibilidade, reduzindo o perodo de durao do curso. Carga horria maior o participante pode ampliar a carga horria total do Programa, cursando alm das 432 horas/aula, de acordo com sua necessidade, disponibilidade de tempo e recursos financeiros. Gesto de carreira: atividades extracurriculares onde o participante tem a oportunidade de revisitar as suas escolhas de carreira, avaliando o onde estou e para onde vou luz de um mercado global e em constante transformao. Como protagonista de sua histria, aprende a lidar com a evoluo da carreira de forma planejada. Aplicao e consolidao do conhecimento em gesto atravs da Simulao Empresarial, que envolve a gesto virtual de empresas. Corpo docente com reconhecida experincia e atuao no mercado. Networking intenso entre participantes das diversas nfases.

Termo 1
Competncias Comportamentais do Gestor
Com maior enfoque comportamental e vivencial, no Termo 1 o participante desenvolve competncias profissionais imprescindveis ao gestor contemporneo, que o apoiaro ao longo da sua carreira e contribuiro para o seu desenvolvimento durante o Programa. Propicia ao participante desenvolver a conscincia e a capacidade de refletir sobre atitudes e valores de forma a construir relacionamentos consistentes e sustentveis. Este Termo composto por 4 disciplinas obrigatrias, somando 72 horas/aula. Disciplinas obrigatrias Indivduo na Organizao Desenvolvimento de Equipes Plano de Desenvolvimento Individual PDI Ser tico Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula

Estrutura do Programa
A FDC desenvolveu um curso que oferece flexibilidade de escolha de parte do seu contedo, sendo composto de disciplinas obrigatrias e eletivas. Estruturado em 4 blocos, denominados Termos, o Programa totaliza uma carga horria mnima de 432 horas/aula, a serem cursadas em, no mximo, 2 anos.
TERMO 1 Competncias comportamentais do gestor
(72 horas/aula)

Termo 2
Competncias da Viso Integrada da Gesto
No Termo 2, o participante conhece os principais campos da gesto empresarial em suas diversas aplicaes e ramos de negcios, a partir de uma abordagem sistmica e integrada. Utiliza metodologias diferenciadas, como anlise de pesquisa de campo, estudo de caso e palestra, alm de proporcionar um ambiente adequado para a troca de experincias e fortalecimento do seu networking. Este Termo composto por uma disciplina obrigatria, com 36 horas/aula. Disciplina obrigatria Viso Integrada da Gesto Carga horria 36 horas/aula

TERMO 2 Competncias da viso integrada da gesto


(36 horas/aula)

TERMO 3 Competncias tcnicas para a gesto


(288 horas/aula)

TERMO 4 Competncias prticas da gesto


(36 horas/aula)

Termo 3
s em atria a) Obrignas (72 h/ ina F

CUSTOMIZAO C PARA URR RIA ICU SO LA ES R SS A

h/a)

Indivduo na Organizao

Viso integrada da gesto: Finanas


E Pr letiv oje as tos em (
18

Competncias Tcnicas para a Gesto


No Termo 3, o participante cursa as disciplinas tcnicas relacionadas nfase escolhida.
g( s tin iva rke let Ma E em
8 10 a) h/

Elet Fina ivas em nas

(108

Simulao Empresarial:

Desenvolvimento de Equipes

E ESCO

Marketing

h/

a)

A (108 H LH

FIN

Obrigatrias em Projetos (162 h/a)

Pessoas

Obrig Pessoatrias em as (108 h

m /a) s e 2h va (7 eti soas El s Pe

/a)

Ser tico

Projetos

GESTO DE CARREIRA

LI

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI

Negcios

VR

PRJ MKT PES NEG

Obrig em M atrias arket ing (7 2 h/ a) Ob Ne rigat gc ri Ele as Ne tiv ios (9 em 0h g as /a) cio em s(
90 h/ a)

Atividades presenciais Trabalho de Concluso de Curso

Sua grade curricular elaborada de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais, atuais e futuros. As nfases disponveis so: Finanas, Marketing, Negcios, Pessoas e Projetos. Para cada nfase h uma carga horria a ser cursada de disciplinas obrigatrias, de disciplinas eletivas na prpria nfase e de disciplinas eletivas nas demais nfases, ampliando o escopo do Programa. A carga horria mnima deste Termo de 288 horas/aula, podendo ser ampliada de acordo com o interesse e possibilidades do participante.

/A

as Eletiv utras h/a) em o ses(108 nfa

Livre escolha

Assessoria para Customizao Curricular


Para apoiar e orientar a escolha da nfase e das disciplinas que ir cursar, o participante conta com a assessoria da equipe tcnica do Programa.

) FIN (18 h/a T ) MK h/a (18 PES ) 8 h/a PRJ (1

(36 h/ a)

(18 h/a)

Finanas
A nfase em Finanas destina-se aos profissionais de todas as reas de atuao que buscam ampliar suas competncias para gerao de valor e a sustentabilidade do negcio. Essa nfase tem como objetivo fornecer ao participante conceitos e ferramentas necessrios para uma eficiente gesto financeira, desenvolvendo a perspectiva de curto e longo prazos, visando maximizao dos resultados financeiros. A nfase amplia a viso do participante ao trabalhar os contedos de finanas sempre integrados s demais reas de gesto, ao ambiente macroeconmico e s diversas realidades de negcio, aprimorando o processo de tomada de deciso. Para cursar a nfase em Finanas, o participante dever estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatrias em Finanas Disciplinas eletivas em Finanas Disciplinas eletivas em qualquer nfase Total Disciplinas obrigatrias Matemtica Financeira Anlise de Investimentos Valuation: Avaliao pelo Fluxo de Caixa Descontado Contabilidade Financeira Total Disciplinas eletivas na nfase Project Finance Estatstica Aplicada a Finanas Contabilidade Financeira Avanada Gesto da Liquidez Fundamentos de Custos Gesto Estratgica de Custos Oramento Empresarial Sistema Financeiro Nacional Mercado Monetrio Mercado de Crdito Mercado de Capitais Renda Fixa Mercado Cambial & Finanas Internacionais Derivativos Gesto de Risco Teoria de Carteiras Opes Reais Gesto de Valor: Metodologias de EVA e CVA Aplicao de Planilhas Eletrnicas em Finanas (Excel avanado) Abertura de Capital e Relacionamento com o Investidor Controladoria Auditoria Externa e Interna 72 horas/aula 108 horas/aula 108 horas/aula 288 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 72 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula

Marketing
A nfase em Marketing destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam gerao de valor ao cliente, organizao e sociedade. O objetivo da nfase capacitar os participantes para atuar na gesto estratgica de mercados, desenvolvendo as competncias necessrias para: identificar e selecionar oportunidades de mercado, criar e ofertar solues inovadoras que resultem em vantagem competitiva e utilizar as ferramentas aplicadas gesto de Marketing. O contedo da nfase discutido a partir da reflexo e renovao da prtica empresarial, desenvolvendo no participante uma viso crtica sobre a sua atuao profissional e contribuindo para a construo de novas posturas diante dos desafios e tendncias de mercado. Para cursar a nfase em Marketing, o participante dever estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatrias em Marketing Disciplinas eletivas em Marketing Disciplinas eletivas em qualquer nfase Total Disciplinas obrigatrias Estratgia de Marketing Gesto do Mix Mercadolgico Comportamento do Consumidor Anlise Estratgica Total Disciplinas eletivas na nfase Inteligncia de Mercado Desenvolvimento de Novos Produtos e Servios Gesto de Marcas Mercados Globais Marketing de Varejo Reputao e Competitividade Corporativa Gesto de Produtos Gesto Estratgica de Preos Marketing de Servios Trade Marketing Gesto do Composto Promocional Gesto do Relacionamento com o Mercado Comunicao Empresarial Marketing B2B Gesto do Esforo de Vendas Estratgia Comercial Marketing Digital Antropologia do Consumo Experincia do Cliente Canais de Distribuio 72 horas/aula 108 horas/aula 108 horas/aula 288 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 72 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula

Cursar no mnimo 108 horas/aula de disciplinas eletivas na nfase.

Cursar no mnimo 108 horas/aula de disciplinas eletivas na nfase.

Negcios
A nfase em Negcios destina-se aos profissionais de todas as reas de atuao que desejam desenvolver carreira na rea de gesto ou empreender o prprio negcio. O objetivo da nfase a ampliao da viso sistmica sobre as organizaes, identificando aspectos fundamentais nos nveis estratgico, ttico e operacional necessrios gesto de Negcios. A nfase desenvolve viso crtica e analtica de Negcios, fundamentada em tradicionais e inovadoras tcnicas de gesto. Ao final do Programa, o participante dever ser capaz de fazer a adequada aplicao dos conceitos e ferramentas nas diversas macrofunes organizacionais. Para cursar a nfase em Negcios, o participante dever estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatrias Disciplinas eletivas em Negcios Disciplinas eletivas em Finanas Disciplina eletiva em Marketing Disciplina eletiva em Pessoas Disciplina eletiva em Projetos Disciplina eletiva em qualquer nfase Total 90 horas/aula 90 horas/aula 36 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 288 horas/aula Disciplinas obrigatrias Anlise Estratgica Planejamento Empresarial Arquitetura Organizacional Empreendedorismo Viso Integrada da Cadeia de Valor - Supply Chain Management Total Disciplinas eletivas na nfase Gesto da Performance (Balanced Scorecard) Anlise Ambiental (macro e microambientes) Inteligncia Competitiva Business Intelligence e Tratamento da Informao em Negcios Organizaes Sociais Governana Corporativa, Stakeholders e Relaes com os Investidores Gesto da Qualidade Inovao e Competitividade Aspectos Trabalhistas do Negcio Aspectos Tributrios do Negcio Planejamento Tributrio Plano de Negcios Avanado Gesto de Processos Negociao para Gestores Negcios Internacionais Gesto de Operaes em Negcios-Manufatura e Servios Gesto Estratgica de Fornecedores nos Negcios B2B 5 crditos 5 crditos 2 crditos 1 crdito 1 crdito 1 crdito 1 crdito 16 crditos

Pessoas
A nfase em Pessoas destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam ampliar suas competncias como gestores de pessoas. O objetivo da nfase o desenvolvimento das competncias necessrias para a gesto de pessoas tanto na dimenso estratgica quanto tcnica, luz das mudanas externas e das necessidades de resultados empresariais. A nfase propicia a compreenso de atitudes, comportamentos e relaes dos indivduos nas organizaes. Tambm estimula o participante a desenvolver habilidades interpessoais para liderar, trabalhar em equipe e responder aos desafios advindos da imprevisibilidade do contexto organizacional. Para cursar a nfase em Pessoas, o participante dever estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatrias em Pessoas Disciplinas eletivas em Pessoas Disciplinas eletivas em qualquer nfase Total Disciplinas obrigatrias Dimenses dos Indivduos na Organizao Poder nas Organizaes Liderana Equipes de Alta Performance Gesto da Mudana Pessoal Total Disciplinas eletivas na nfase Gesto da Mudana Organizacional Coaching Cultura e Clima Organizacional Gesto da Qualidade de Vida no Trabalho Toxicidade nas Relaes Interpessoais nas Empresas Gesto de Processos de RH Consultoria Organizacional Gesto Estratgica de Pessoas Remunerao Estratgica Atrao e Reteno de Talentos Desenvolvimento do Capital Humano Gesto de Competncias Gesto do Conhecimento Comunicao Profissional Organizao Pessoal Criatividade Gesto de Gnero 108 horas/aula 72 horas/aula 108 horas/aula 288 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 36 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 108 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 36 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 36 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula

Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 90 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 36 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula

Cursar no mnimo 72 horas/aula de disciplinas eletivas na nfase.

Cursar no mnimo 90 horas/aula de disciplinas eletivas na nfase.

Projetos
A nfase em Projetos destina-se aos profissionais de todas as reas de atuao, que buscam desenvolver solues em produtos, servios e/ou investir na evoluo da organizao utilizando as ferramentas do gerenciamento de projetos. A nfase propicia a compreenso do papel e do impacto da gesto de projetos vinculada estratgia empresarial. O objetivo da nfase desenvolver conhecimentos e habilidades relativos a mtodos, tcnicas e instrumentos, com base nas reas de conhecimento e melhores prticas da gesto de projetos, de acordo com o PMI (Project Management Institute). Objetiva tambm a melhoria de resultados dos projetos, com a consequente melhoria dos resultados empresariais. Ao final do Programa, o participante dever ser capaz de aplicar, analisar, sintetizar e avaliar projetos em qualquer rea do conhecimento, pois a metodologia de gerenciamento em projetos se aplica a todas as reas de atuao. Para cursar a nfase em Projetos, o participante dever estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Termo 4
Simulao Empresarial O Programa de Especializao em Gesto oferece, no Termo 4, uma oportunidade especial de aplicao e consolidao do conhecimento em gesto atravs da Simulao Empresarial, que envolve a gesto virtual de empresas por meio da simulao computadorizada Capstone Business Simulation. A simulao baseia-se na metodologia Problem Based Learning (PBL), na qual os alunos so desafiados a atuar em equipe ao longo de sucessivos ciclos de ao e reflexo. Alm disso, outro importante objetivo do Termo 4 subsidiar o desenvolvimento do Trabalho de Concluso de Curso TCC, focado em uma das nfases oferecidas no programa: Finanas, Marketing, Negcios, Pessoas e Projetos. O TCC tem carter obrigatrio para obteno da certificao, de acordo com a regulamentao do Ministrio da Educao MEC. O Termo 4 composto por uma disciplina obrigatria, com 36 horas/aula e formato diferenciado. Suas atividades acontecem paralelamente ao Termo 3, iniciando aproximadamente 1 ano aps a entrada no curso. Tem durao de 4 meses, de forma a garantir que os participantes finalizem o TCC dentro do prazo regulamentar.

Disciplinas obrigatrias Disciplina eletiva em Projetos Disciplinas eletivas em qualquer nfase Total Disciplinas obrigatrias Fundamentos da Gesto de Projetos Gesto de Prazos em Projetos Gesto de Custos em Projetos Gesto das Comunicaes em Projetos Gesto de Pessoas em Projetos Gesto de Riscos em Projetos Escopo e Gesto de Escopo em Projetos Gesto da Qualidade em Projetos Gesto da Integrao Planej. Acomp. e Controle de Projetos Total Disciplinas eletivas na nfase Anlise de Viabilidade de Projetos Gesto de Contratos em Projetos Utilizao de Software na Gesto de Projetos Project Management Office PMO Gesto de Programas e Portflios de Projetos Maturidade em Gesto de Projetos

162 horas/aula 18 horas/aula 108 horas/aula 288 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 162 horas/aula Carga horria 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula 18 horas/aula

Disciplina obrigatria Simulao Empresarial

Carga horria 36 horas/aula

Gesto de Carreira FDC


Com o objetivo de orientar o desenvolvimento profissional do participante, o Programa de Especializao em Gesto contempla atividades de apoio carreira em vrios momentos do curso. Desde o Termo 1, o participante estimulado a refletir sobre seus valores, interesses e caractersticas pessoais, favorecendo o processo de autoconhecimento que o ajudar no planejamento de sua carreira. Aps o Termo 2, o participante recebe apoio da Coordenao Tcnica das nfases para construir sua grade curricular, de acordo com seu planejamento e suas necessidades profissionais atuais e futuras. Alm disso, o participante poder se beneficiar de servios de apoio carreira, como aconselhamento profissional personalizado, palestras, oficinas e acesso a vagas divulgadas no site do Programa.

Cursar no mnimo 18 horas/aula de disciplinas eletivas na nfase.

Outras Modalidades de Certificao


So oferecidas distintas possibilidades de certificao derivadas do Programa de Especializao em Gesto, com o objetivo de oferecer solues educacionais adequadas s necessidades de formao e disponibilidade de tempo dos participantes: Disciplinas isoladas Para o profissional de formao superior que tenha necessidades pontuais de conhecimento em gesto, o Programa oferece a possibilidade de cursar disciplinas isoladas (de 18 a 54 horas/aula), obtendo uma declarao de sua participao. Atualizao Essa modalidade indicada para o profissional com formao superior que deseja estar em dia com o estado da arte em sua rea de atuao e interesse. Cursando de 72 a 198 horas/aula nas disciplinas do Programa, o participante obtm o certificado de Atualizao em Gesto. Aperfeioamento A modalidade Aperfeioamento indicada para o profissional com nvel superior que deseja expandir seus conhecimentos em gesto. Cursando de 216 a 414 horas/aula, o participante obtm o certificado de Aperfeioamento em Gesto. Especializao em segunda nfase Aps obter um certificado de Especializao em Gesto da Fundao Dom Cabral, o participante poder solicitar aproveitamento de um tero (1/3) das horas cursadas no Programa para obter nova certificao em uma segunda nfase, contanto que esta tenha incio, no mximo, aps 4 anos do incio da primeira. A grade ser composta de disciplinas adicionais necessrias para o cumprimento da regra da nova nfase, incluindo, obrigatoriamente, o Termo 4 com o desenvolvimento de um novo TCC (Trabalho de Concluso de Curso). O participante tem prazo de dois anos para cursar outras disciplinas, aproveitando as j cursadas e obter nova certificao dentre as modalidades Atualizao, Aperfeioamento e/ou Especializao.

Perodo de Realizao/Local 2011


Incio das aulas: a partir de maro Turmas/Disciplinas durante a semana 2 a 4 feira das 19h s 22h30 Turmas/Disciplinas fim de semana 6 feira das 19h s 22h30 Sbados das 8h30 s 12h e das 13h s 16h30 Fundao Dom Cabral Unidade BH Rua Bernardo Guimares, 3.071 Santo Agostinho Belo Horizonte MG

D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

A Fundao Dom Cabral credenciada para ministrar Programas de Especializao em Gesto pela Portaria n 68, de 12 de janeiro de 2006, do Ministrio da Educao, que so realizados em estrita conformidade com os critrios estabelecidos pela Resoluo CNE/CES n 1, de 8 de junho de 2007 (Conselho Nacional de Educao/Cmara de Educao Superior).

Processo Seletivo
Etapas Preenchimento da ficha de inscrio no site www.fdc.org.br Participao na apresentao do Programa. Entrevista de seleo (individual).

Documentos Necessrios
Para a entrevista: Curriculum vitae atualizado. Histrico escolar (cpia). Para a matrcula: Condicionada aprovao no processo seletivo: Diploma de concluso de curso superior, licenciatura plena ou bacharelado, ou diploma de concluso de curso sequencial de formao especfica (original e cpia frente e verso). Carteira de identidade e CPF (original e cpia). Foto 3 x 4 (recente).

Equipe Tcnica 2010


A equipe tcnica do Programa de Especializao em Gesto formada por professores, gerentes de negcios e especialistas nas diversas nfases titulada em escolas nacionais e internacionais. So profissionais atuantes no mercado, com titulao de especialista, mestre e/ou doutor, combinando experincia empresarial, embasamento conceitual e capacidade didtica. Silene Magalhes Coordenao Geral dos Programas de Ps-Graduao. Andra Vanni Guerra Gerncia do Programa de Especializao em Gesto. Virgnia Izabel Coordenao Tcnica da nfase em Finanas. Luciana Faluba Damzio Coordenao Tcnica da nfase em Marketing. Ricardo Almeida Abdala Coordenao Tcnica da nfase em Negcios. Aline Souki Coordenao Tcnica da nfase em Pessoas. Ricardo Jos Jacobina Coordenao Tcnica da nfase em Projetos.

A FDC me proporcionou uma viso mais concreta sobre a gesto de negcios, alm de conhecimento sobre processos, ferramentas e indicadores que me possibilitaram modernizar e profissionalizar a administrao da Lumar Metals. Como toda empresa familiar, a Lumar tambm tem suas dificuldades em promover mudanas mais radicais. O conhecimento adquirido na FDC me permitiu implantar essas mudanas com eficincia e credibilidade. Recentemente, elaborei um plano de negcios para financiar um projeto inovador, com o apoio da Finep, empresa pblica vinculada ao Ministrio da Cincia e Tecnologia. O resultado foi positivo e mostrou que a especializao na FDC gerou bons frutos. Marlon S. Duarte Scio-Gerente Lumar Metals

Na teoria e na vida, FDC


A especializao na FDC agregou muito conhecimento para minha vida profissional. E isso no uma mudana que aconteceu apenas comigo. Quem entra na Fundao com a viso de adquirir conhecimento com certeza vai perceber os benefcios, que vo desde o desenvolvimento na profisso at o convvio com profissionais altamente gabaritados e o aumento da sua rede de contatos. Alm de ter contribudo para que eu conquistasse melhores resultados na empresa onde trabalho, essa especializao despertou minha curiosidade pela rea de gesto e consolidou meu interesse pela parte estratgica do negcio. Valria Montandon de Figueiredo Lassi Lopes Diretora Operacional Mit Car Minas

A especializao em Gesto de Projetos melhorou as minhas percepes organizacionais, meu desempenho na execuo de um projeto, bem como a minha capacidade de analisar, planejar, controlar e executar, fatores que hoje considero primordiais para o sucesso profissional. Em julho de 2009, recebi um novo desafio. Fui convidado pelo presidente do Grupo Orguel a assumir a Assessoria Corporativa de Finanas do grupo, que hoje possui 11 empresas, com 70 filiais em todo o territrio nacional. Percebi, ento, que o investimento no saber tambm contribuiu com o meu amadurecimento profissional e me possibilitou a segurana e a aptido necessrias para assumir novas responsabilidades. Mauricio Leite Assessor Corporativo de Finanas Grupo Orguel

Anda mungkin juga menyukai