Anda di halaman 1dari 14

A GASOLINA e outros combustveis...

Artigo publicado pela Atlantic Refining Company of Brazil em 1927.

O QUE A GASOLINA Gasolina essencialmente um produto de petrleo cru. produzida pelo processo de destilao. Por mais estranho que possa parecer, este fluido incolor uma mistura de numerosos compostos de ingredientes do carbono e do hidrognio, o gs levssimo de que so cheios os reservatrios de alguns bales para grandes altitudes. Quando devidamente queimado, o carbono forma gs de cido carbnico (gs dgua) e o hidrognio queima transformando-se em gua, o que se pode verificar algumas vezes no inverno com o vapor condensado quando expelido pela descarga. Existem muitas outras substncias que contm somente carbono e hidrognio, que no so gasolina, e que no do bom combustvel para motores. Por exemplo as ampolas artificiais de camphora. consagrado na mecnica que s compostos como o carbono-hidrognio derivados do petrleo possuem as caractersticas de combusto rpida, limpa e simples, to necessrios ao bom funcionamento dos motores de automvel. O petrleo cru a nica fonte de onde se pode extrair em quantidades, comercialmente falando, estes compostos. A gasolina no uma substncia que se possa caracterizar por limites definidos na fsica ou na qumica, como se usam para descrever a gua ou acar, porque ela uma mistura voltil de hidro-carbono usada principalmente como combustvel para motores. Estas misturas (compostas de hidrognio e carbono) so extraordinariamente complexas. So muitas as possibilidades de variaes em suas propriedades fsicas ou qumicas. As propriedades principais e consideradas geralmente de importncia so: Volatilidade (ou facilidade de evaporao); Pureza (isto , isenta de gua, de depsitos, cido e enxofre e de outras substncias que no sejam hidro-carbonos); Poder calorfero (O calor que desprende quando queima); Refinao (Isto , isenta de qualquer partcula de petrleo cru que deve ser eliminada pelos bons processos de refinar.

Peso (No deve ser considerado como essencial, pois as provas so de resultado enganador)

QUALIDADES ESSENCIAIS DA BOA GASOLINA: Peso Contrariamente crendice popular, nenhuma prova fsica pode determinar a adaptabilidade da gasolina como combustvel para motores. A gravidade Baum, que se tomou durante anos para indicar a qualidade de combustvel para motores enganadora. Foi banida, por isto, das especificaes para gasolina destinada motores, inclusive os de aviao de todos os departamentos no Governo Norte Americano, e da de muitos outros importantes consumidores.

Volatilidade A principal propriedade da boa gasolina a sua fa cilidade de transformarse rapidamente de lquido em vapor, isto conhecido por volatilidade. A forma pela qual a gasolina vaporiza mostra se ela d vida ao motor ou se o motor bate, abafa ou recusa partir... A partida do motor depende inteiramente da v olatilidade da gasolina a temperatura do ar que algumas vezes abaixo de zero. Gasolina muito voltil s temperaturas da atmosfera evapora-se do tanque e do carburador e perde-se. A boa gasolina tem exatamente, e no mais, volatilidade do que a necessria boa partida e para apressar a queima de cada nova carga. A fora para um desenvolvimento rpido do motor e para as velocidades no plano derivam-se dos componentes menos volteis da gasolina. O grau da volatilidade o fator importante e o qual varia bastante em muitas marcas de gasolina. O grau de volatilidade faz diferena na quilometragem que se obtm de cada litro de gasolina que se usa. o que determina se a gasolina queima completamente ou se condensa em gotas e penetra nos cilindros passando pelos anis e indo juntar-se ao leo lubrificante, diluindo-o, ou ainda sujando as velas evitando as exploses regulares. o que estabelece a diferena entre a boa e a m gasolina. A volatilidade medida por pontos de ebulio da gasolina. O ponto de ebulio a temperatura que deve ser alcanada antes de certas fraes da gasolina comecem a evaporar-se.

Fora Calorfica A fora calorfica do automvel produzida pelo calor. A exploso da mistura de vapor de gasolina com ar atmosfrico no cilindro, desenvolve uma temperatura elevadssima que atinge at 1700 centgrados. Exploso quer dizer combusto instantnea. O gs aquecido se expande com tremenda fora e impele o mbolo (pisto) ao longo do seu curso como uma bala lanada por um canho. A has te do mbolo (biela) comunica o impulso da exploso transformado em fora ao eixo de manivela (virabrequim) que por sua vez transmite o movimente ao automvel. O calor o elemento que movimenta o carro. O valor do combustvel do motor depende do calor que desenvolve e da facilidade com que esse calor utilizado nos motores. Por maior que seja a fora calorfica de um combustvel ela no poder ser de resultado satisfatrio a no ser que possa ser facilmente aproveitada toda, pelo motor do automvel.

Pureza A gasolina para ser aceita como pura deve no conter cidos, enxofre, gua, sedimento algum, nem outro corpo que no seja hidro -carbono.

Os cidos perfuram e corroem o metal do carburador, das vlvulas e do sistema que produz o vcuo. Os produtos de combusto do enxofre, teoricamente, so cidos e de cheiro desagradvel quando aparecem em grande quantidade. Geralmente entretanto, as gasolinas usadas atualmente so livres de cidos e de enxofre. A gasolina no se mistura com a gua, e quando a gasolin a do motor contm gua o carburador no funciona. Todo reservatrio ou tanque de gasolina nas garagens deve ser conservado completamente livre do contato com a gua.

Refinao A gasolina deve ser completamente isenta das substncias nocivas contidas no petrleo cru e que podem ser eliminadas pelo processo da refinao. Todos os petrleos crus encerram certa quantidade de compostos no saturados como pro exemplo os da classe dos asfaltos. Quando esses compostos no so devidamente removidos, os produtos restantes da combusto constituem corpos aglutinantes que encrostam as vlvulas.

Adaptabilidade A adaptabilidade a propriedade que deve ter a gasolina de agir com

eficincia sob condies variveis. A adaptabilidade a propriedade essencial gasolina pra ser eficiente. Grandes defeitos ela entretanto no pode remediar. A regulao das vrias peas e funes do motor, como o carburador, a ignio, o tempo de ignio, a compresso podem estar bem reguladas, ainda assim devero trabalhar harmonicamente entre si, quer esteja o motor girando em altitude baixa ou alta, durante o dia ou noite, com carga pesada ou sem carga ou ainda temperaturas variveis em um mesmo dia. A adaptabilidade muito importante para o bom funcionamento do motor e especialmente considerando-se que a regulagem do carburador no coisa fcil com o automvel no meio da estrada.

Carburao Chama-se carburao o processo de efetuar a mistura de gasolina com o ar em propores certas. Sempre que a mistura for completa e uniforme, a gasolina, que por si s no explode, torna-se violentamente explosiva gerando assim fora. A gasolina sendo boa, a economia no seu consumo depende das propores da mencionada mistura. O carburador constitui uma pea mecnica importante e delicada. O volume da gasolina por ele dosado para cada exploso pequeno e precisa ser exato. Mais ou menos (3/1000) de uma polegada cbica de gasolina, ou seja o volume de um cubo de 3,7mm de lado, o suficiente para cada uma exploso na mdia dos motores de automveis. Esta insignificante quantidade precisa ser medida em uma qinquagsima parte (1/50) de um segundo, e, mais importante ainda, a gasolina deve conter substncias que se queimem completamente no pequeno espao de tempo quase inconcebvel de 1/300 de segundo. Juntando-se a isso a necessidade de ser a mistura homognea e em propores adequadas, sem levar em conta as variaes atmosfricas, as de carga ou de velocidade, evidente que para ser exato, pois que dali depende a economia, indispensvel que a gasolina seja refinada de acordo com prescries certas para poder corresponder s exigncias dos carburadores.

Na maioria dos carburadores, a gasolina ainda em estado lquido, aspirada atravs de uma passagem muito estreita no ponto em que entra em contato com o ar. Os combustveis pouco volteis e de fluidez diferente da gasolina, no devem ser empregados em motores guarnecidos de carburadores para gasolina. A fluidez pode ser compreendida comparando -se uma garrafa cheia de gua com outra cheia de xarope e que sejam ambas viradas de boca para baixo. A gua sendo como , muito mais fluida, escorrer rapidamente, enquanto o xarope, mais denso, escorrer lentamente. A mesma diferena existe na viscosidade ou fluidez dos combustveis lquidos porm em grau menos pronunciado. O tamanho do orifcio pelo qual a gasolina aspirada calculado e especialmente determinado para gasolina.O seu ajustamento no comporta lquidos de menor fluidez e assim sendo, por maior que possa ser a fora de combustveis mais viscosos, eles sero sempre alimentados com defeito e utilizados sem eficincia. A fluidez da prpria gasolina precisa ser cuidadosamente estudada no ponto de vista dos carburadores ora usados, e exige ser refinada de modo a poder ser empregada nesses carburadores. Um grande nmero de motoristas pensa que a mistura a ser empregada no inverno diferente da do vero em servio normal, igualmente em tempo seco ou de chuva, em altitudes elevadas ou baixas. geralmente necessrio fechar a entrada de ar em tempo frio, o motor aquecendo porm suficientemente no decurso de poucos minutos trabalha com a mesma mistura tanto no vero como no inverno. O carburador uma vez regulado convenientemente no deve mais ser tocado. Deve-se usar com preferncia uma mistura fraca. Obter-se- mais milhas (km) de um galo de gasolina, com menor produo de carbonizao nos cilindros e menor diluio do leo lubrificante. H teoricamente, na mistura perfeita, justamente o oxignio necessrio no ar aspirado, para produzir a combusto da gasolina. Esta mistura compese aproximadamente de 1 parte de gasolina e 15 partes de ar. A mistura a mais econmica levemente mais fraca que a considerada perfeita teoricamente, porm no de eficincia satisfatria em todas as variaes do funcionamento do motor. A mistura que desenvolve maior fora um pouco mais rica. A altas velocidades, o motor no pode manter toda sua fora empregandose uma mistura rica, visto que o excesso de gasolina impede a sua rpida combusto. As misturas ricas no so econmicas, mas no reduzem a fora do motor quando se adota velocidades reduzidas. Com a mistura mais fraca, ou seja, a teoricamente correta conserva -se a fora igualmente bem a todas as velocidades. Os dados acima provam por que razo dois carros do mesmo fabricante e

com as mesmas caractersticas mecnicas, percorrem, um deles 12 milhas e o outro 15, com um galo de gasolina. A razo est em usar um dos carros com mistura fraca, poderosa e eficiente enquanto o outro emprega uma mistura rica em demasia e de combusto imperfeita, resultando dali que parte do gs escapa pela descarga sem ter sido queimado perfeitamente. Aconselhamos melhorar a eficincia dos carros fazendo a regulagem do carburador da seguinte maneira: Quando o motor estiver aquecido diminua-se a quantidade de gasolina at que ele esteja falhando em velocidade, ento aumenta-se de novo gradualmente at recuperar a fora normal. O rudo cadenciado dos golpes dos mbolos so uma indicao do modo como o motor est trabalhando. O carburador uma vez bem regulado deve ser assim conservado. Nestas condies os resultados sero uniformemente satisfatrios.

Circular em Meio de Trfego Intenso Ao correr no meio de um trfego intenso que tirar-se prova da gasolina. Quando o motor estiver trabalhando com pequena carga e velocidade reduzida, - os motores de automveis geralmente trabalham a um tero da capacidade mxima e se tiver de aumentar de velocidade repentinamente para aproveitar uma passagem na aglomerao, o aceleramento precisa ser rpido e seguro, visto que assim no sendo fica-se sujeito crtica dos carros que acompanham, ali que se tira a prova. ento que mais difcil conseguir nos cilindros uma mistura seca e de rpida combusto. quando se precisa considerar a rapidez com que a gasolina tem de inflamar-se, porque a exploso, necessrio que seja pronta e exata para desenvolver o mximo de fora. Somente uma gasolina destilada a um padro certo corresponder convenientemente a estas condies.

Carbono O carbono um dos elementos componentes de todos os combustveis para motores. O outro elemento o hidrognio. O desagradvel acmulo de carbono nos cilindros e nas velas, com freqncia devido ao emprego de uma mistura por demais rica de gasolina. Nas misturas que a contm em excesso, ela no queimada por

faltar-lhe o ar que a torna inflamvel e ento se deposita carbono no interior dos cilindros, e que formado como quando se queima aguarrs em um prato. O carbono resulta tambm algumas vezes do excesso de lubrificao. Gasolina bem refinada e leo especial para motor, usados em quantidades apropriadas, depositam muito pouco carbono. Os restos de sua completa combusto saem pela descarga, e, a no ser que as suas propores sejam defeituosas, no deixam ali sinal algum de fumo. A gasolina que no vaporizar prontamente no completamente queimada. Essas gasolinas fazem o que se denomina geralmente uma mistura. Uma mistura mida prejudica as velas e deposita carbono. Os cantos irregulares do carbono depositado tornam-se incandescentes e inflamam a carga de gasolina antes do golpe de compresso ter atingido o limite necessrio. Este fenmeno denomina-se pr-ignio e dele resultam um rudo como de pancada metlica e perda de fora. Quando h excesso de carbono deposi tado, esse deve ser removido. A despesa que ocasionar muito maior do que a economia esperada do uso de gasolina inferior alm de sofrer o motor com os esforos desnecessrios de suas peas de movimento. Boa gasolina convenientemente empregada nunca produzir depsitos desagradveis de carbono.

Diluio do leo do Motor A causa da diluio do leo contido no Carter conhecida. devida passagem de gasolina que no incendiou, entre os anis, at chegar a misturar-se com o leo. Quando vapores de gasolina entram em contato com o leo lubrificante este os absorve e o corpo do leo reduzido. Quando os seguimentos do mbolo (anis) esto com folga e a mistura explosiva muito rica, ou ainda quando o motor trabalha por largo espao de tempo com o ar fechado, ou quando em algum cilindro falha a exploso, a diluio do leo rpida, precisando nesses casos ser renovado com freqncia. A diluio do leo no somente prejudicial em consumo de leo, tambm em gasto de gasolina, e no pode ser remediado pelo emprego de leo mais grosso. Os defeitos mecnicos precisam ser reparados.

A GASOLINA HOJE

Gasolina Definio o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotrmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petrleo bruto, por intermdio de vrios processos como o cracking, destilao e outros. um lquido voltil e inflamvel. Esses hidrocarbonetos so, em geral, mais "leves" do que aqueles que compem o leo diesel, pois so formados por molculas de menor cadeia carbnica (normalmente de 4 a 12 tomos de carbono). Alm dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contm compostos de enxofre, compostos de nitrognio e compostos metlicos, todos eles em baixas concentraes. A faixa de destilao da gasolina automotiva varia de 30 a 220C. No Brasil, atualmente encontram-se no comrcio vrios tipos de gasolina que so: gasolina gasolina gasolina gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela ) do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul) do tipo C ( 76 octanas - gasolina + lcool ) verde - cujo NO = 110 - 130

esta ltima somente utilizada na aeronutica. A gasolina empregada nos motores endotrmicos deve possuir os seguintes requisitos: volatilidade mdia ausncia de impurezas alto poder calorfico alta resistncia detonao ndice de Octano (autodetonncia)

O combustvel classificado segundo seu poder antidetonante, em nmero de octanagem (NO). Quanto maior for o NO, mais antidetonante ser o combustvel e, por conseguinte maior ser a sua capacidade de suporte as altas compresses sem sofrer a detonao. O nmero de octano de um combustvel represente o percentual de isoctano (C 8 H 18 ) e de heptanio (C 7 H 16 ) contidos nele.

Aditivos Utilizados Em alguns casos, o NO de um combustvel pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante. Os aditivos geralmente so: chumbo tretametila Pb (C2H5) e

chumbo tretaetila Pb (CH3)4 Entre os dois aditivos, o mais eficaz o chumbo tretaetila. A adio destes inconvenientes: aditivos ao combustvel causa os seguintes

Produz formao de depsitos de xido de chumbo, ocasionando corroso nas paredes dos cilindros So txicos No podem ser utilizados nos combustveis empregados para alimentar motores comcatalisadores no tubo de descarga. A percentagem adicionada destes aditivos no combustvel, com a finalidade de aumentar o nmero de octanas, varia na ordem de 0,08 cm3/litro a 0,9 cm3/litro.

Composio A gasolina bsica (sem oxigenados) possui uma composio complexa. A sua formulao pode demandar a utilizao de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petrleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilao direta do petrleo), nafta craqueada que obtida a partir da quebra de molculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substncias aromticas), nafta alquilada (de um processo que produz isoparafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (nmero de molculas com octanos) da gasolina melhor ser sua qualidade. A tabela abaixo mostra os principais constituintes da gasolina, bem como de suas propriedades e processos de obteno.
Faixa de ebulio (C)

Constituintes

Processo de Obteno

destilao e transformao

processos

de de

27 40 - 150 30 - 120 90 - 220 40 - 220 40 - 220 60 - 220 30 - 150 40 - 220

1 7 9 5 4 8 7 8 7 8

destilao, processos transformao, isomerizao alcoilao destilao de destilao a taliticamente rmicamente destilao destilao hidrocraqueamento craqueamento cataltico polimerizao de olefinas coqueamento retardo reforma cataltica

QUEROSENE
Querosene um lquido resultante da destilao do petrle o, com temperatura de ebulio entre 150 e 300 graus Centgrados, frao entre a gasolina e o leo diesel, usado como combustvel e como base de certos inseticidas. um composto formado por uma mistura de hidrocarbonetos alif ticos, naftalnicos e aromticos, com faixa de destilao compreendida entre 150oC e 239oC. O produto possui diversas caractersticas especficas como uma ampla curva de destilao, conferindo a este um excelente poder de solvncia e uma taxa de evaporao lenta, alm de um ponto de inflamao que oferece relativa segurana ao manuseamento. insolvel em gua. Os usos mais comuns do querosene so para iluminao, solventes e QAV (querosene para aviao).
esquerda temos uma aquecedor a querosene.

DIESEL
O leo diesel um combustvel derivado do petrleo, constitudo basicamente por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formados principalmente por tomos de carbono, hidrognio e em baixas concentraes por enxofre, nitrognio e oxignio e selecionados de acordo com as caractersticas de ignio e de

escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. um produto inflamvel, medianamente txico, voltil, lmpido, isento de material em suspenso e com odor forte e caracterstico. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemo Rudolf Diesel.

Utilizao O leo diesel utilizado em motores de combusto interna e ignio por compresso (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicaes, tais como: automveis, furges, nibus, caminhes, pequenas embarcaes martimas, mquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicaes estacionrias (geradores eltricos, por exemplo). Em funo dos tipos de aplicaes, o leo diesel apresenta caractersticas e cuidados diferenciados.

Tipos de Diesel O leo diesel pode ser classificado, de acordo com sua aplicao, nos seguintes tipos: Tipo "B" (mximo 0,35% de enxofre) Tipo "D" (mximo 0,2% de enxofre) Tipo "S500" (mximo de 0,05% de enxofre) O leo diesel Tipo "D" utilizado nas regies com as maiores frotas em circulao e condies climticas adversas a disperso dos gases resultantes da combusto do leo diesel, necessitando de maior controle das emisses. Para as demais regies do pas utilizado o leo di esel Tipo "B". A partir de 2005 nas grandes metrpoles brasileiras, o Diesel S500 passou a ser comercializado adequando-se s tendncias internacionais de reduo da emisso de enxofre na atmosfera. Esse Diesel tem no mximo 0,05% de enxofre.

Extra Diesel Aditivado O Extra Diesel Aditivado um leo diesel que contm um pacote multifuncional de aditivos com objetivo de manter limpo o sistema de alimentao de combustvel, reduzir o desgaste dos bicos injetores, reduzir a formao de sedimentos e depsitos, proporcionar melhor separao da gua eventualmente presente no diesel e conferir maior proteo anticorrosiva a todo o sistema de alimentao. A utilizao continuada do Extra Diesel Aditivado garante uma pulverizao mais eficaz do combustvel na cmara de combusto, permitindo uma mistura mais homognea do combustvel com o ar, melhorando o rendimento do motor, evitando o desperdcio de leo diesel e reduzindo as emisses, contribuindo para uma melhor qualidade do ar. A utilizao do Extra Diesel Aditivado traz, como conseqncia, a reduo da freqncia de manuteno dos componentes do sistema de alimentao e o aumento da vida til do motor.

De referncia (tambm chamado diesel padro) O chamado leo diesel de referncia produzido especialmente para as companhias montadoras de veculos a diesel, que o utilizam para a homologao de motores nos ensaios de consumo, desempenho e de emisses.

leo diesel martimo Tambm ocorrem subdivises no caso do leo diesel martimo de forma a se dispor da qualidade requerida pelo usurio. So encontrados os seguintes tipos, comercializados no pas e/ou destinados exportao: Martimo comercial Destinado a motores diesel utilizado em embarcaes martimas. Difere do leo diesel automotivo comercial apenas na necessidade de se especificar a caracterstica de ponto de fulgor relacionada a maior segurana deste produto em embarcaes martimas. Como ponto de fulgor entende-se a menor temperatura que o leo diesel vaporiza em quantidade suficiente para formar com o ar uma mistura explosiva, capaz de se inflamar momentaneamente, quando sobre ele se incidir uma chama (fonte de ignio). Para o leo diesel martimo o ponto de fulgor fixado em um valor mnimo de 60C. Especial para a Marinha / rtico Os tipos Especial para a marinha e rtico so produzidos para atender necessidades militares e apresentam maior rigidez quanto s caractersticas de ignio, de volatilidade, de escoamento a baixas temperaturas e de teor de enxofre. Isto se deve s condies adversas de sua utilizao em embarcaes militares - rapidez e desempenho baixas temperaturas (Oceano rtico, por exemplo).

http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_gasolina.htm
O leo cru bombeado do subsolo um lquido negro chamado petrleo. Este lquido contm hidrocarbonetos alifticos ou hidrocarbonetos compostos apenas por hidrognio e carbono. Os tomos de carbono se ligam em cadeias de diversos comprimentos. Acontece que molculas de hidrocarbonetos de comprimentos diferentes possuem

propriedades e comportamentos diferentes. Por exemplo, uma cadeia com apenas um tomo de carbono (CH4) a cadeia mais leve, chamada de metano. O metano um gs to leve que flutua, como o hlio. medida que as cadeias ficam mais compridas, elas se tornam mais

pesadas. As quatro primeiras cadeias - CH4 (metano), C2H6 (etano), C3H8 (propano) e C4H10 (butano) so todas gases e entram em ebulio a -107C, -67C, -43C e -18C respectivamente. temperatura ambiente, a maioria das cadeias at C18H32 so lquidas e as acima de C19, so slidas. Os diferentes comprimentos de cadeia possuem pontos de ebulio progressivamente mais altos. Sendo assim, eles podem ser separados por destilao. Isto o que ocorre em uma refinaria de petrleo: o leo cru aquecido e as diferentes cadeias so extradas pelas suas temperaturas de vaporizao.

As cadeias na faixa de C5, C6 e C7 so lquidas muito leves e claras, que evaporam facilmente e so chamados de naftas. Eles so usados como solventes. Fluidos de la vagem a seco podem ser fabricados a partir desses lquidos, como tambm solventes de tinta e outros produtos de secagem rpida.

As cadeias de C7H16 at C11H24 so misturadas e usadas na gasolina. Todas elas evaporam a temperaturas abaixo do ponto de ebulio da gua. por isso que se voc derramar gasolina no cho, ela evapora rapidamente.

Em seguida vem o querosene, na faixa de C12 a C15, seguido pelo leo diesel e leos combustveis mais pesados (como o leo de calefao residencial).

Depois vm os leos lubrificantes. Esses leos no evaporam de modo algum em temperaturas normais. Por exemplo, um leo de motor pode ser utilizado o dia todo a 120 C sem evaporar. Os leos vo de muito leves (como o leo 3 em 1), passando por vrias espessuras de leo de motor, at leos de transmisso muito grossos e graxas semi-slidas. A vaselina tambm est includa aqui.

Cadeias acima da faixa de C20 formam slidos, comeando pela parafina, depois piche e finalmente betume asfltico, que utilizado para construir rodovias asfaltadas.

Todas essas substncias provm do leo cru. A nica diferena entre elas o comprimento de suas cadeias de carbono.

Por Alexandre Guimares, fonte: Nicomex

Anda mungkin juga menyukai