Anda di halaman 1dari 20

1

Captulo 1 Dez Princpios de Economia

Economia: aquele que administra o lar Uma sociedade precisa tomar muitas decises: precisa decidir que tarefas sero executadas e por quem. O gerenciamento de recursos da sociedade importante porque estes so escassos. Escassez significa que a sociedade tem recursos limitados e, portanto, no pode produzir todos os bens e servios que as pessoas desejam ter. Economia o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos.

Como as pessoas tomam decises Uma economia um grupo de pessoas que interagem umas com as outras enquanto levam sua vida. Princpio 1 As pessoas enfrentam tradeoffs Para conseguirmos algo que queremos, geralmente precisamos abri mo de outra coisa que gostamos. A tomada de decises exige escolher um objetivo em detrimento de outro. Tradeoff clssico I: armas e manteiga quanto mais gastamos em defesa nacional (armas) para proteger nossas fronteiras de agressores estrangeiros, menos podemos gastar com bens de consumo (manteiga) para elevar nosso padro de vida interno. Tradeoff clssico II: meio ambiente sem poluio e um alto nvel de renda as leis que exigem que as empresas reduzam a poluio elevam o custo de produo de bens e servios. Custos mais elevados = lucros menores das empresas = salrios menores = preos mais altos dos produtos. Tradeoff clssico III: eficincia e equidade eficincia significa que a sociedade est obtendo o mximo que pode de seus recursos escassos; equidade significa que os benefcios advindos desses recursos esto sendo distribudos com justia entre os membros da sociedade. Ou seja: eficincia o tamanho do bolo e equidade a maneira como o bolo dividido. Princpio 2 O custo de alguma coisa aquilo de que voc desiste para obt-la O Custo de Oportunidade de um item aquilo de que voc abre mo para obter. Ao tomarem qualquer deciso, com a de freqentar a faculdade, por exemplo, os tomadores de decises precisam estar cientes dos custos de oportunidade que acompanham cada ao. Princpio 3 As pessoas racionais pensam na margem Mudanas marginais: pequenos ajustes incrementais a um plano de ao existente. Margem pressupe a existncia de extremos, portanto, mudanas marginais so os ajustes ao redor dos extremos daquilo que voc est fazendo. Exemplo: optar por fazer faculdade - para tomar essa deciso, preciso saber quais os benefcios adicionais que um ano a mais na escola vai oferecer (salrios mais altos) e quais os custos adicionais em que voc incorreria (custo de instruo e salrios que deixar de receber). Comparando os benefcios marginais com os custos marginais, voc pode avaliar se um ano a mais na faculdade vale a pena. Pessoas e empresas podem tomar decises melhores pensando na margem. Um tomador de decises racional executa uma ao se e somente se o benefcio marginal da ao ultrapassa o custo marginal. Princpio 4 As pessoas reagem a incentivos Como as pessoas toma decises por meio de comparao de custos e benefcios, seu comportamento pode mudar quando os custos ou benefcios mudam. Exemplo: imposto sobre gasolina um incentivo para que as pessoas usem carros menores e que consomem menos gasolina. Tambm um incentivo para que prefiram transporte pblico ao carro particular e para que vivam mais perto do seu local de trabalho. Se a poltica mudar os incentivos, ela provocar alterao no comportamento das pessoas.

Como as pessoas interagem Princpio 5 O comrcio pode ser bom para todos O comrcio entre dois pases pode ser bom para ambas as partes O comrcio permite que as pessoas se especializem na atividade em que so melhores, seja ela a agricultura, a costura ou a construo. Ao comerciar com outros, as pessoas podem comprar uma maior variedade de bens e servios a um custo menor. Princpio 6 Os mercados so geralmente uma boa maneira de organizar a atividade econmica

Os pases comunistas operavam com base na premissa de que os planejadores centrais do governo estavam na melhor posio para conduzir a atividade econmica. Numa economia de mercado, as decises do planejador central so substitudas pelas decises de milhes de famlias. As empresas decidem quem contratar e o que produzir. As famlias decidem em que empresas trabalhar e o que comprar com seus rendimentos. Essas empresas e famlias interagem no mercado, em que os preos e o interesse prprio guiam suas decises. Adam Smith as famlias e as empresas, ao interagirem nos mercados, agem como se fossem guiadas por uma mo invisvel que as leva a resultados de mercado desejveis. Os preos refletem tanto o valor de um bem para a sociedade quanto o custo social de produzi-lo. Quando o governo impede que os preos se ajustem naturalmente oferta e demanda, impede que a mo invisvel coordene os milhes de famlias e empresas que compem a economia. Esse corolrio explica porque os imposto tm um efeito adverso sobre a alocao de recursos: eles distorcem os preos e, com isso, as decises das empresas e das famlias. Nos pases comunistas, os preos no era determinados no mercado, mas ditados pelos planejadores centrais. Os planejadores no tinham as informaes que so refletidas nos preos quando estes reagem livremente s foras de mercado. Princpio 7 s vezes os Governos podem melhorar os resultados dos mercados A mo invisvel precisa que o governo a proteja. Os mercados s funcionam bem quando os direitos de propriedade so garantidos. H dois motivos genricos para que um governo intervenha na economia: promover eficincia e equidade. Ou seja, a maioria das polticas tm por objetivo ou aumentar o bolo econmico ou mudar a maneira como ele dividido. Embora a mo invisvel geralmente leve os mercados a alocar os recursos de forma eficiente, isso nem sempre acontece. Isso se chama falha de mercado. Uma possvel causa de falha de mercado uma externalidade, que o impacto das aes de uma pessoa sobre o bem-estar do que esto prximos. Um exemplo clssico de cisto externo a poluio. Outra possvel causa da falha de mercado o poder de mercado, que se refere capacidade de uma pessoa (ou pequeno nmero de pessoas) influenciar indevidamente os preos de mercado. Quando h externalidade ou poder de mercado, polticas pblicas bem concebidas podem aumentar a eficincia econmica. A mo invisvel pode tambm no conseguir garantir que a prosperidade econmica seja distribuda equitativamente. Uma economia de mercado recompensa as pessoas de acordo com sua capacidade de produzir coisas pelas quais outras pessoas estejam dispostas a pagar.

Como a economia funciona Princpio 8 O padro de vida de um pas depende de sua capacidade de produzir bens e servios Os cidados de pases de renda elevada tm mais televisores e carros, melhor nutrio, melhor assistncia mdica e uma expectativa de vida mais longa do que os cidados de pases de baixa renda. Quase todas as variaes de padro de vida podem ser atribudas a diferenas de produtividade entre pases, ou seja, a quantidade de bens e servios produzidos em uma hora de trabalho. Para elevarem os padres de vida, os formuladores de polticas precisam elevar a produtividade garantindo que os trabalhadores tenham uma boa educao, disponham das ferramentas de que precisam para produzir bens e servios e tenham acesso melhor tecnologia disponvel. Princpio 9 Os preos sobem quando o governo emite moeda demais Em quase todos os casos de inflao elevada ou persistente, a causa o aumento na quantidade de moeda. Quando um governo emite grandes quantidades de moeda, o valor da moeda diminui. Princpio 10 A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflao e desemprego Quando o governo aumenta a quantidade de moeda na economia, um dos resultados inflao. Outro resultado, no curto prazo, um menor nvel de desemprego. A curva que representa este tradeoff de curto prazo entre inflao e desemprego chamada de Curva de Phillips, em homenagem ao economista que examinou pela primeira vez essa relao.

Captulo 2 Pensando Como Um Economista

Economistas adotam hipteses para simplificar o mundo complexo em que vivemos e torn-lo mais fcil de entender. Modelos econmicos: os economistas utilizam modelos para aprender sobre o mundo. Estes modelos omitem muitos detalhes para permitir que vejamos o que realmente importa. Diagrama do Fluxo Circular: nesse modelo a economia simplificada para incluir apenas dois tipos de tomadores de decises famlias e empresas. As empresas produzem bens e servios usando insumos, como trabalho, terra e capital (prdios e mquinas), os quais so chamados de fatores de produo.

Fluxo de insumos e produtos: as famlias so proprietrias dos fatores de produo e consomem todos os bens e servios que as empresas produzem. Assim, os fatores de produo fluem das famlias para as empresas, e os bens e servios fluem das empresas para as famlias. Fluxo de dlares: as famlias gastam dinheiro para comprar bens e servios das empresas. As empresas usam parte da receita dessas vendas para pagar pelos fatores de produo, como salrio de seus trabalhadores. O diagrama de fluxo circular um modelo simples da economia. Ele desconsidera detalhes que so importantes em alguns casos. Um modelo mais complexo incluiria, por exemplo, os papis representados pelo governo e pelo comrcio internacional. Fronteira de possibilidade de produo: grfico que mostra as diversas combinaes de produo que a economia pode produzir dados os fatores de produo e a tecnologia produtiva disponveis que as empresas podem usar para transformar esses fatores em produto.

Um resultado considerado eficiente se a economia est obtendo tudo o que pode dos recursos escassos que tem disposio. Pontos na fronteira de possibilidade de produo so considerados eficientes (ponto B). O ponto A considerado ineficiente: por algum motivo, por exemplo, alto nvel de desemprego, a economia est produzindo menos do que poderia a partir dos recursos disponveis. A fronteira de possibilidades de produo mostra um tradeoff que a sociedade enfrenta. Uma vez que tenhamos atingido os pontos de eficincia na fronteira, a nica maneira de obter mais de um bem obtendo menos de outro. A fronteira de possibilidades de produo tambm mostra que o custo de oportunidade de um bem medido em termos de outro. Um avano econmico na indstria pode deslocar a fronteira de possibilidades de produo para fora, aumentando o nmero de bens que a sociedade pode produzir. Microeconomia: estudo de como as famlias e empresas tomam decises e de como elas interagem em mercados especficos. Macroeconomia: estudo de fenmenos que englobam toda a economia.

Declaraes positivas: declaraes que tentam descrever o mundo como ele Declaraes normativas: declaraes que tentam prescrever como o mundo deveria ser. Declaraes normativas envolvem tanto valores como fatos (viso sobre tica, religio e filosofia poltica). Os economistas podem discordar quanto validade das teorias positivas alternativas sobre o funcionamento do mundo. Os economistas podem ter valores diferentes e, portanto, vises normativas diferentes sobre que polticas devem ser realizadas.

Captulo 3 Interdependncia e Ganhos Comerciais

O comrcio permite que nos especializemos naquilo que fazemos melhor. O resultados dessa especializao e do comrcio que cada indivduo pode consumir mais sem precisar trabalhar um nmero maior de horas.

Vantagem absoluta: comparao entre produtores de um determinado bem, levando em considerao sua produtividade. Um produtor que precisa de uma quantidade menor de insumos para produzir um bem tem uma vantagem absoluta na produo desse bem. Vantagem comparativa: custo de oportunidade de dois produtores. O produtor que abre mo de menor quantidade de outros bens para produzir o bem X tem menor custo de oportunidade de produo desse bem e diz-se, portanto, que desfruta de uma vantagem comparativa na sua produo. possvel ter vantagem absoluta em dois bens, mas impossvel ter vantagem comparativa em dois bens. Como o custo de oportunidade de um bem o inverso do custo de oportunidade de outro, se o custo de oportunidade de uma pessoa para um bem relativamente elevado, seu custo de oportunidade para o outro bem tem que ser relativamente baixo. Os benefcios surgem medida que a pessoa se concentra na atividade para a qual tem menor custo de oportunidade. O princpio da vantagem comparativa explica a interdependncia e os ganhos do comrcio, ou seja, mostra que o comrcio pode beneficiar a todos.

Captulo 4 As Foras de Mercado da Oferta e da Demanda

Oferta e demanda so as foras que fazem as economias de mercado funcionar. So elas que determinam a quantidade produzida de cada bem e o preo pelo qual o bem ser vendido. Mercado: grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou servio. Os compradores, como grupo, determinam a demanda pelo produto e os vendedores, tambm como grupo, determinam a oferta do produto. Mercado competitivo: mercado em que h muitos compradores e vendedores, de modo que cada um deles, individualmente, tem um controle limitado sobre o preo porque outros vendedores oferecem produtos similares. Mercados perfeitamente competitivos: so definidos por duas caractersticas fundamentais: 12Os bens oferecidos para venda so todos iguais Os compradores e vendedores so to numerosos que nenhum deles capaz de, individualmente, influenciar o preo de mercado. Nesse caso, os compradores e vendedores so chamados de tomadores de preos.

Exemplo de mercado perfeitamente competitivo: trigo, alface. Monoplio: mercados que tm um s vendedor, que quem determina o preo. Oligoplio: mercado que possui poucos vendedores, que nem sempre competem agressivamente. Mercado monopolisticamente competitivo: mercado onde h muitos vendedores, onde cada um oferece produtos ligeiramente diferentes. Como os produtos no so idnticos, cada vendedor pode, at certo ponto, estabelecer os preos de seu prprio produto. Exemplo: mercado de revistas. Demanda

Quantidade demandada: quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar. O preo do bem o fator determinante da quantidade demandada. Como a quantidade demandada diminui quando o preo aumenta e aumenta quando o preo diminui, dizemos que a quantidade demandada negativamente relacionada ao preo. Lei da demanda: com tudo o mais mantido constante, quando o preo de um bem aumenta, sua quantidade demandada diminui; quando o preo diminui, a quantidade demandada aumenta. Curva de demanda de mercado: mostra como a quantidade total demandada de um bem varia conforme seu preo varia, enquanto todos os demais fatores que afetam a quantidade que os consumidores desejam comprar permanecem constantes. Deslocamento da curva de demanda: quando algo altera a quantidade demandada a cada preo. Exemplo: descoberta dos benefcios sade de se tomar sorvete diariamente (alterao na cultura). Se o deslocamento para a direita, h um aumento da demanda; se o deslocamento para a esquerda, h uma reduo da demanda. Bem normal: quando a demanda por um bem diminui quando a renda cai. Bem inferior: quando a demanda por um bem aumenta quando a renda cai. Exemplo, mortadela; utilizao de transporte pblico. Bens substitutos: quando a queda do preo de um bem reduz a demanda por outro bem. Exemplo: cachorro quente e hambrguer. Bens complementares: quando a queda do preo de um bem causa aumento da demanda de outro bem. Exemplo: gasolina e carro. Variveis que influenciam os compradores Gostos Expectativas (com relao ao futuro) Nmero de compradores Oferta Quantidade ofertada: quantidade de um bem ou servio que os vendedores querem ou podem vender. A quantidade ofertada positivamente relacionada ao preo do bem ou servio, j que ela aumenta medida que o preo aumenta e cai quando o preo se reduz. Lei da oferta: com tudo o mais mantido constante, quando o preo de um bem cai, a quantidade ofertada diminui. Curva de oferta: te inclinao para cima devido lei da oferta, ou seja, com o aumento do preo, a quantidade ofertada maior. Deslocamento da curva da oferta: quando h uma mudana que aumente a quantidade ofertada a cada preo, h um deslocamento da curva de oferta. Se o deslocamento para a direita, h um aumento da oferta; se o deslocamento para a esquerda, h uma reduo da oferta. Variveis que podem deslocar a curva da oferta: Preo dos insumos Tecnologia Expectativas (com relao ao futuro) Oferta e Demanda Equilbrio de mercado: ponto onde ocorre a interseco das curvas de oferta e demanda. O preo nessa interseco o preo de equilbrio e a quantidade chamada de quantidade de equilbrio.

Excesso de oferta: quando h um excedente de oferta, ou seja, os vendedores no conseguem vender tudo o que querem ao preo vigente. Excesso de demanda: quando h escassez do bem, ou seja, os compradores no conseguem comprar tudo o que desejam ao preo vigente.

Uma vez que o mercado atinja seu equilbrio, todos os compradores e vendedores estaro satisfeitos e no haver presso nem para cima nem para baixo sobre o preo. A rapidez com que o equilbrio atingido varia de mercado para mercado, dependendo da velocidade de ajustamento dos preos. Lei da oferta e da demanda: o preo de qualquer bem se ajusta para trazer a quantidade ofertada e a quantidade demandada do bem para o equilbrio. Trs passos para analisar mudanas de equilbrio 1- Verificar se o fato ocorrido desloca a curva de oferta, de demanda ou, em alguns casos, as duas. 2- Verificar se a curva se desloca para a direita ou para a esquerda. 3- Utilizar o diagrama de oferta para comparar o equilbrio inicial com o novo equilbrio, para ver se o deslocamento afeta o preo e a quantidade de equilbrio.

Captulo 5 Elasticidade e sua Aplicao

Elasticidade: conceito utilizado para medir o quanto os consumidores reagem a mudanas de variveis como preo, renda, bens substitutos ou complementares. Elasticidade-preo da demanda: mede quanto a quantidade demandada reagem a uma mudana de preo. Diz-se que a demanda por um bem inelstica se a quantidade demandada responde pouco a mudanas no preo. Bens com substitutos prximos tendem a ter demanda mais elstica, porque mais fcil para os consumidores troc-los por outros. Bens necessrios tendem a ter demanda mais inelstica, enquanto a demanda por bens de luxo (ou suprfluos) tende a ser mais elstica. Os bens tendem a ter demanda mais elstica em horizonte de tempo mais longos. Elasticidade-renda da demanda: mede o quanto a quantidade demandada varia conforme a renda do consumidor varia. Bens normais tm elasticidade-renda positiva, enquanto os bens inferiores tm elasticidade-renda negativa. Elasticidade-preo cruzada: mede o quanto a quantidade demandada de um bem varia medida que o preo de outro bem varia. Bens substitutos tm elasticidade-preo cruzada positiva, enquanto bens complementares tm elasticidade-preo cruzada negativa. Elasticidade-preo da oferta: mede o quanto a quantidade ofertada responde a mudanas no preo. Oferta elstica: quando a quantidade ofertada responde substancialmente a mudanas no preo. Oferta inelstica: quando a quantidade ofertada responde pouco a mudanas no preo. A elasticidade-preo da oferta depende da flexibilidade que os vendedores tm para mudar a quantidade do bem que produzem. A oferta geralmente mais elstica no longo prazo do que no curto prazo. Isso ocorre porque em curtos perodos, as empresas no podem mudar facilmente o tamanho de suas fbricas para produzir uma quantidade maior ou menor de um bem. Oferta perfeitamente inelstica = curva vertical: quantidade ofertada a mesma independente do preo. medida que a elasticidade aumenta, a curva de oferta torna-se mais horizontal, indicando que a quantidade ofertada responde mais a variaes de preo.

Oferta perfeitamente elstica = curva horizontal: variaes muito pequenas no preo levam a variaes muito grandes da quantidade ofertada. Quando a curva da demanda inelstica, uma queda no preo faz com que a receita diminua.

Captulo 6 Oferta, Demanda e Polticas do Governo

Preo Mximo: quando h um nvel mximo legal para o preo. Preo mnimo: quando h um nvel mnimo legal para o preo. Quando o governo impe um preo mximo obrigatrio a um mercado competitivo, surge uma escassez do produto e os vendedores so obrigados a racionar os bens escassos entre um grande nmero de compradores em potencial. Mercados livres racionam bens por meio dos preos Razo oposio de fixao de preos: os mercados costumam ser um bom meio de organizar a atividade econmica. Impostos Desencorajam a atividade de mercado. Quando um bem tributado, a quantidade vendida desse bem menor no novo equilbrio. Compradores e vendedores dividem o nus dos impostos: no novo equilbrio, os compradores pagam mais pelo bem e os vendedores recebem menos por ele.

Quando um imposto incide sobre um mercado com demanda inelstica e oferta elstica, os consumidores arcam com maior parte do nus do imposto. Quando um imposto incide sobre um mercado com demanda elstica e oferta inelstica, os vendedores arcam com maior parte do nus do imposto.

Captulo 7 Consumidores, Produtores e Eficincia dos Mercados

Economia do bem-estar: estudo de como a alocao de recursos afeta o bem-estar econmico Disposio para pagar: o mximo de cada comprador, ou seja, o valor que o comprador atribui para o bem. Excedente do consumidor: quantia que o comprador est disposto a pagar por um bem menos a quantia que ele efetivamente paga pelo bem. Para qualquer quantidade, o preo dado pela curva de demanda indica a disposio para pagar do comprador marginal, aquele comprador que seria o primeiro a deixar o mercado, se o preo fosse um pouco mais alto. A diferena entre a disposio para pagar de um consumidor e o preo de mercado o excedente do consumidor de cada comprador.

O excedente do consumidor mede o benefcio que os compradores obtm de um bem tal como percebido pelos prprios compradores. Assim, uma boa medida do bem-estar econmico se os formuladores de poltica desejam respeitar as preferncias dos compradores. Excedente do produtor: o montante que um vendedor recebe menos o seu custo de produo. Mede o benefcio que os vendedores extraem e sua participao num mercado.

Eficincia: quando uma alocao de recursos maximiza o excedente total. Equidade: imparcialidade na distribuio do bem-estar entre os diversos compradores e vendedores Equilbrio de mercado

O planejador social benevolente no precisa alterar o resultado de mercado porque a mo invisvel j conduziu os compradores e vendedores a uma alocao dos recursos da economia que maximiza o excedente total Poder de mercado: capacidade de um comprador ou vendedor (ou um grupo pequeno) de influenciar os preos. O poder de mercado pode fazer com que os mercados sejam ineficientes ao manter o preo e a quantidade distantes do equilbrio entre a oferta e a demanda. Falha de mercado: incapacidade que alguns mercados no regulamentados tm de alocar recursos com eficincia.

Captulo 8 Aplicao: Os Custos da Tributao

Os impostos aumentam o preo que os compradores pagam e diminuem o preo que os vendedores recebem. Assim, compradores e vendedores so prejudicados e o governo beneficiado. Os impostos so dispendiosos para os participantes do mercado no s porque transferem recursos deles para o governo, mas tambm porque alteram os incentivos e distorcem os resultados do mercado.

Peso Morto: queda no excedente total resultado de uma distoro de mercado, como a introduo de um imposto ou outra poltica. Os impostos causam peso morto porque impedem que os compradores e vendedores obtenham alguns dos ganhos de comrcio. O peso morto o excedente perdido porque o imposto desencoraja a realizao dessas transaes mutuamente vantajosas. O que determina se o peso morto ser grande ou pequeno a elasticidade-preo da oferta, que mede a resposta das quantidades demandada e ofertada s variaes de preo. Quanto maior as elasticidades de oferta e demanda, maior o peso morto de um imposto. Curva de Laffer: anlise que mostra casos onde os impostos estavam to altos que chegavam a desencorajar o trabalho rduo e que a reduo das alquotas daria s pessoas o incentivo adequado para trabalhassem, o que aumentaria o bem-estar econmico e talvez at a receita tributria.

A idia de que impostos reduzidos podem aumentar a receita tributria pode estar correta se for aplicada aos contribuintes que pagam os imposto mais elevados.

Captulo 9 Aplicao: Os Comrcio Internacional

O comrcio entre pases benfico porque permite que cada pas se especialize em produzir aquilo que faz melhor. O comrcio aumenta o bem-estar econmico de uma nao na medida em que os ganhos dos beneficiados superam as perdas dos prejudicados. O livre comrcio uma maneira de alocar a produo eficientemente e de elevar os padres de vida em ambos os pases. Quando o comrcio fora os preos para baixo, os consumidores internos ficam em melhor situao.

Tarifa de importao: causa peso morto porque um tipo de imposto, que distorce os incentivos e afasta a alocao de recursos escassos do timo. As tarifas aumentam a receita do governo. Cota de Importao: limite de quantidade de importaes. Faz com que o preo interno fique acima do preo mundial. As cotas criam um excedente para os detentores de licena. Tanto tarifas como cotas elevam o preo interno do bem, reduzem o bem-estar dos consumidores internos, aumentam o bemestar dos produtores internos e do origem a um peso morto. A melhor poltica, do ponto de vista da eficincia econmica, permitir o livre comrcio sem nenhuma tarifa ou cota de importao. Argumentos a favor da restrio ao comrcio: 1. 2. 3. 4. Garantia de emprego: destruio de empregos internos Segurana nacional: indstria vital para a segurana nacional Indstria nascente: indstrias novas precisam de proteo temporria para ajudar a estabelecer-se no mercado. Competio desleal: livre comrcio s desejvel se todos os pases jogarem segundo as mesmas regras (alguns podem ter polticas de incentivos e outras no, o que prejudicaria os que no tm). 5. Proteo de instrumento de barganha: restries podem ser teis em negociaes com parceiros comerciais.

10

Captulo 10 Externalidades

Externalidade: impacto das aes de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que no tomam parte da ao. Externalidade negativa: impacto adverso. Externalidade positiva: impacto benfico. O equilbrio de mercado no eficiente quando h externalidades. Uma maneira de evitar a externalidade negativa tributar o produtor. O imposto desloca a curva da oferta para cima no montante do imposto. Se o imposto refletisse exatamente o custo social da externalidade negativa, a nova curva da oferta coincidira com a curva do custo social.

Internalizao de uma externalidade: uso de um imposto que d aos compradores e vendedores de um mercado um incentivo para que levem em conta os efeitos externos de suas aes. As externalidade negativas fazem com que os mercados produzam uma quantidade maior do que a socialmente desejvel. As externalidade positivas fazem com que os mercados produzam uma quantidade menor do que a socialmente desejvel. Para solucionar estes problemas, o governo pode internalizar a externalidade tributando bens que trazem externalidades negativas e subsidiando os bens que trazem externalidades positivas. Poltica Industrial: interveno do governo na economia para incentivar indstrias que promovem a tecnologia. Patente: forma de internalizar uma externalidade, pois d empresa um direito de propriedade sobre sua inveno. Assim oferece um incentivo para que as empresas se dediquem pesquisa e outras atividades que fazem avanar a tecnologia. Algumas vezes os problemas de externalidades so resolvidos com cdigos morais e sanes sociais. Teorema de Coase: os agentes econmicos privados podem solucionar o problema das externalidades entre si. Qualquer que seja a distribuio inicial dos direitos, as partes interessadas sempre podem chegar a um acordo no qual todos fiquem numa situao melhor e o resultado seja eficiente. O teorema s se aplica quando as partes no tm dificuldades para chegar a um acordo e o aplicar. s vezes as partes no conseguem resolver um problema por causa dos custos da transao, que so os custos que as partes incorrem no processo de efetivao de uma negociao (advogados, etc.) Quando a negociao privada no funciona, o governo pode desempenhar um papel, j que uma instituio concebida a agir em nome da coletividade. Polticas pblicas para as externalidades 1. 2. Regulamentao: tornar obrigatrio ou proibir determinados tipos de comportamentos. Impostos e subsdios de Pigou: impostos que incentivam a reduo de determinados comportamentos, cobrando um preo pelo direito de pratic-los. 3. Licenas negociveis para poluio: criao de um recurso escasso, por exemplo, poluio, que comercializado atravs da venda de licenas. O governo determina o nmero de licenas possveis e as empresas se ajustam conforme suas limitaes (compra de licenas ou melhoria tecnolgica). Tanto os impostos de Pigou quanto as licenas permitem internalizar um externalidade, tornando-a dispendiosa para as empresas.

Captulo 11 Bens Pblicos e Recursos Comuns

11

Quando um bem no tem preo (praa, ruas, etc.), os mercados privados no conseguem garantir que ele seja produzido e consumido nas quantidades apropriadas. Nestes casos, a poltica governamental pode potencialmente remediar a falha do mercado e aumentar o bem-estar econmico. O mercado falha na alocao eficiente de recursos quando os direitos de propriedade no esto bem estabelecidos. Quando isso acontece o governo pode potencialmente resolver o problema. Propriedade de Excluso: propriedade de um bem segundo a qual uma pessoa pode ser impedida de us-lo. Rivalidade: propriedade de um bem segundo a qual sua utilizao por uma pessoa impede outras de utiliz-lo. Bens privados: bens excludentes e rivais Bens pblicos: bens no excludentes e no rivais (exemplo: show pirotcnico, defesa nacional) Recursos comuns: bens rivais, mas no excludentes. Quando algum utiliza um recurso comum, diminui o desfrute que as outras pessoas podem ter dele. Por causa dessa externalidade negativa, os recursos comuns tendem a ser usados em excesso . O governo pode agir reduzindo o uso dos recursos por meio de regulamentos ou impostos, ou transform-lo num bem privado (exemplo: gua e ar puro, ruas congestionadas, peixes). Carona: algum que recebe o benefcio de um bem, mas evita pagar por ele (impede que o mercado privado oferte esse bem).

Captulo 13 Os Custos de Produo

Organizao Industrial: estudo de como as decises da empresa sobre preos e quantidades dependem das condies do mercado que enfrentam. O objetivo das empresas maximizar o lucro. Todas as empresas incorrem em custos para produzir os bens e servios que vendem. Os custos so um determinante-chave das decises de produo e determinao de preo. Receita total: montante que a empresa recebe pela venda de seus bens e servios. Custo total: montante que a empresa paga por seus insumos. Lucro = Receita total Custo Total Custos explcitos: custos dos insumos que exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa. Custos implcitos: custos dos insumos que no exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa (exemplo: imagem da marca, custo de oportunidade). Lucro Econmico: receita total menos todos os custos de oportunidade (explcitos e implcitos) da produo dos bens e servios vendidos. Lucro Contbil: receita total menos os custos explcitos. Funo de produo: relao entre a quantidade de insumos usada para produzir um bem e a quantidade produzida do mesmo. Produto marginal: o aumento da produo que resulta de uma unidade adicional de insumo. Produto marginal decrescente: propriedade segundo a qual o produto marginal de um insumo diminui medida que a quantidade do insumo aumenta.

Funo de produo e curva de custo total: a inclinao da curva de custo total aumenta com a quantidade produzida, enquanto a inclinao da funo de produo diminui (pelas mesmas razes).

12

Custos Fixos: custos que no variam com a quantidade produzida Custos Variveis: custos que variam com a quantidade produzida. Custo total de uma empresa reflete sua funo de produo. a soma dos custos fixos e variveis. Custo Total Mdio: custo total dividido pela quantidade produzida. Indica o custo da unidade tpica, mas no indica em quanto o custo total muda se a empresa alterar seu nvel de produo. A curva de CTM tem forma de U. Isso acontece porque o CTM reflete o custo fixo mdio (alto quando o volume produzido baixo e baixo quando o volume produzido alto) e o custo varivel mdio (aumenta conforme aumenta a produo). Escala eficiente: parte mais baixa da curva U do CTM, pois minimiza o custo total mdio. Custo Marginal: o aumento do custo total decorrente da produo de uma unidade adicional. O custo marginal aumenta com a quantidade produzida. A Curva de CMg cruza com a curva de CTM no ponto em que o CTM mnimo. O Custo Total Mdio e o Custo Marginal derivam do custo total.

Sempre que o custo marginal for menor do que o custo total mdio, o custo total mdio estar em queda. Sempre que o custo marginal for maior que o custo total mdio, o custo total mdio estar aumentando. Custos no curto e no longo prazo Como muitas decises so fixas no curto prazo, mas variveis no longo prazo, as curvas de custos de longo prazo das empresas diferem de suas curvas de custos no curto prazo. Isso acontece pois as empresas tm mais flexibilidade no longo prazo.

Economia de escala: quando a curva de custo total mdio de longo prazo decresce com o aumento da produo. As economias de escala surgem porque maiores nveis de produo possibilitam especializao entre os trabalhadores, o que permite que cada um se torne melhor nas tarefas que lhe so designadas. Deseconomia de escala: quando a curva de custo total mdio se eleva com o aumento da produo. Pode surgir por causa de problemas de coordenao inerentes a qualquer grande organizao. Retornos constantes de escala: quando o custo total mdio de longo prazo no varia com o nvel de produo.

13

Captulo 14 Empresas em Mercados Competitivos

Mercado competitivo: mercado com muitos compradores e vendedores negociando produtos idnticos, de modo que cada comprador e vendedor um tomador de preo. As empresas podem entrar e sair livremente de mercados competitivos. Receita Mdia: receita total dividida pela quantidade vendida. Indica a receita que a empresa recebe por uma unidade tpica vendida. Para todas as empresas, a receita mdia sempre igual ao preo do bem. Receita Marginal: variao da receita total decorrente da venda de uma unidade adicional. Uma vez que as empresas competitivas so tomadoras de preo, a receita marginal igual ao preo do bem. Enquanto a receita marginal for maior do que o custo marginal, o aumento da quantidade produzida elevar o lucro.

Enquanto o preo estiver acima do custo varivel mdio, a curva de custo marginal de cada empresa ser sua curva de oferta. Como a curva de custo marginal das empresas determina a quantidade de um produto que estas esto dispostas a ofertar a qualquer preo dado, a curva de oferta das empresas competitivas.

Paralisao: deciso de curto prazo de suspender a produo durante um determinado intervalo de tempo devido s condies de mercado. Acontece quando a receita total menor do que o custo varivel. Sada: deciso de longo prazo de deixar o mercado. Acontece quando a receita obtida com a produo menor do que seus custos totais. As decises de curto e longo prazo diferem porque a maioria das empresas no consegue se livrar do custo fixo no curto prazo, mas pode faz-lo no longo. Custo Irrecupervel: custo que j ocorreu e no pode ser recuperado. Entrada e sada de empresas no longo prazo O processo de entrada e sada de empresas em um mercado s termina quando o preo e o custo total mdio se iguala (quando lucro = zero). Se lucro > 0 entrada de empresas; se lucro <0 sada de empresas. No equilbrio de lucro = 0, a receita da empresa precisa compensar os proprietrios pelo tempo e dinheiro que gastam para manter a empresa em operao. Como as empresas podem entrar e sair com mais facilidade no longo prazo do que no curto, a curva de oferta no longo prazo tipicamente mais elstica do que a curva de oferta no curto prazo.

Captulo 15 Monoplio

Monoplio: uma empresa que a nica vendedora de um produto que no tem substitutos prximos. Uma empresa monopolista formadora de preos e o preo cobrado excede o custo marginal. Clientes de um monoplio no tm outra escolha a no ser pagar o preo que o monoplio esteja cobrando. No entanto os monoplios no conseguem atingir qualquer nvel de lucro que desejem porque preos elevados reduzem a quantidade que seus clientes compram. Embora os monoplios possam controlar os preos de seus produtos, seus lucros no so ilimitados. A causa fundamental da existncia de monoplios a existncia de barreiras de entrada que impede que outras empresas entrem no mercado. As origens das barreiras de entrada so:

14

1. 2.

3.

Recurso-chave exclusivo de uma empresa (exemplo: poo de gua em uma cidade) Concesso do governo a uma nica empresa o direito de vender algum bem ou servio. (exemplo: leis de patentes e direitos autorais que trazem benefcios incentivam maior atividade criativa das empresas e custos formao de preo monopolstica). Monoplios naturais: custos de produo elevados podem tornar um produtor mais eficiente do que um grande nmero de produtores (exemplo: construo de uma nica ponte). Como um monopolista o nico produtor do mercado, sua curva de demanda a curva de demanda do mercado. Ela estabelece uma restrio capacidade que o monopolista tem de lucrar com seu poder de mercado. Receita de um monoplio: a receita marginal de uma empresa monopolista sempre menor do que o preo do bem. Isso acontece porque ele se depara com a curva de demanda com inclinao descendente, ou seja, para aumentar a quantidade vendida, ela precisa reduzir o preo do bem. Consequentemente, sua curva de receita marginal (RMg) fica abaixo da curva de demanda.

Maximizao de lucros: quando o custo marginal menor do que a receita marginal, a empresa pode aumentar o lucro produzindo um nmero maior de unidades.

A quantidade socialmente eficiente de um bem se encontra no ponto em que a curva de demanda e a curva de custo marginal se cruzam. Uma vez que o monopolista decide produzir e vender a quantidade em que as curvas de receita marginal e custo marginal se cruzam, ele produz menos do que a quantidade socialmente eficiente.

Poltica pblica quanto ao monoplio: os formuladores de polticas do governo podem reagir ao problema dos monoplios de quatro maneiras: 1. 2. 3. 4. Tentando tornar as indstrias monopolizadas mais competitivas, por mis de leis Antitruste Regulamentando o comportamento dos monoplios Transformando alguns monoplios privados em empresas pblicas No fazendo nada.

15

Discriminao de preos: prtica comercial de vender o mesmo bem por diferentes preos a diferentes clientes segmentao. uma estratgia racional para maximizao dos lucros monopolistas, pois separa os compradores segundo sua disposio a pagar, podendo aumentar o bem-estar econmico, pois elimina a ineficincia inerente determinao dos preos monopolista. Exemplos de discriminao de preos: ingressos de cinema, passagens areas, cupons de desconto, etc.

Captulo 16 Oligoplio

Oligoplio: estrutura de mercado em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idnticos. O ato de qualquer vendedor de um mercado oligopolista pode ter grande impacto sobre os lucros de todos os outros, ou seja, as empresas nesse mercado so interdependentes. Por isso, o grupo oligopolista se beneficia se coopera e age como se fosse um monoplio produzindo uma pequena quantidade de produto e cobrando um preo superior ao custo marginal. Conluio: acordo de produo e preo entre empresas. Cartel: grupo de empresas que age em conluio. Uma vez formado o cartel, o mercado passa, na prtica, a ser atendido por um monoplio. Equilbrio de Nash: situao em que os agentes econmicos que esto interagindo uns com os outros escolhem a melhor estratgia para si com base nas estratgias escolhidas pelos outros.

Conforme observa-se acima, os oligopolistas estariam em melhor situao se cooperassem uns com os outros e atingissem o resultado do monoplio. Mas como cada um persegue seu prprio interesse, eles acabam no chegando ao resultado de monoplio e no maximizando o lucro conjunto, ou seja, o interesse prprio no conduz o mercado at o resultado competitivo. Quando as empresas em um oligoplio escolhem individualmente a quantidade produzida que maximize o lucro, produzem uma quantidade maior do que o nvel produzido pelo monoplio e menor do que o nvel produzido pela competio. O preo do oligopolista inferior ao preo do monopolista, mas superior ao preo competitivo (que igual ao custo marginal). medida que o nmero de vendedores em um oligoplio aumenta, o mercado oligopolista fica cada vez mais parecido com um mercado competitivo. O preo se aproxima do custo marginal e a quantidade produzida se aproxima do nvel mximo socialmente eficiente. Teoria dos jogos: estudo de como as pessoas se comportam em situaes estratgicas, ou seja, cada pessoa precisa levar em considerao a maneira como as outras pessoas reagiro a elas. Ao tomar sua deciso de produo, cada emprese pertencente a um oligoplio deve levar em considerao o modo como sua deciso poder afetar as decises de produo de todas as outras empresas. Os formuladores de polticas regulam o comportamento dos oligopolistas por meio da legislao antitruste. A propriedade abrangncia dessas leis bastante controversa, pois, embora a fixao de preo entre empresas concorrentes reduza claramente o bem-estar econmico e deva ser considerada ilegal, algumas prticas empresariais podem ter finalidades legtimas (exemplo: fixao de preo de revenda).

Captulo 17 Competio Monopolstica

Competio monopolstica: estrutura de mercado em que muitas empresas vendem produtos similares, mas no idnticos e onde h livre entrada de competidores (exemplo: CDs, filmes, livros, etc.) Nesse mercado os vendedores so formadores de preo, mais do que tomadores.

16

Estrutura que est entre os extremos de competio e monoplio. Mercado onde h muitos vendedores, cada qual pequeno em relao ao tamanho de mercado. Empresas monopolisticamente competitivas seguem as regras monopolistas de maximizao de lucro: escolhem a quantidade e que a receita marginal cruz com o custo marginal e ento usam a curva da demanda para identificar o preo consistente com essa quantidade. Ou seja, a quantidade que maximiza o lucro est na interseo das curvas de receita marginal e de custo marginal.

Assim, uma empresa monopolisticamente competitiva escolhe sua quantidade e seu preo da mesma maneira que o monoplio. No curto prazo, esses dois tipos de estrutura de mercado so semelhantes. Equilbrio no longo prazo O lucro incentiva a entrada de novas empresas e isso faz com que a curva de demanda com que se deparam as empresas j existentes se desloque para a esquerda. No prejuzo, as empresas tm um incentivo para sair e, com a sada, os cliente tm menos produtos disponveis sua escolha. Isso faz com que a demanda para as empresas que continuam no mercado aumente. Ou seja, a sada de empresas desloca as curvas de demanda das empresas remanescentes para a direita. O processo de entrada e sada continua at que as empresas do mercado tenham lucro econmico = 0. Uma vez que o mercado atinja esse equilbrio, no h incentivo de entrada de novas empresas ou sada daquelas j existentes no mercado. Caractersticas do equilbrio no longo prazo: 1. 2. O preo superior aos custo marginal (como no mercado monopolista). O preo igual ao custo total mdio (como no mercado competitivo).

Competio Monopolstica vs. Competio Perfeita - diferenas Capacidade ociosa: na competio monopolstica as empresas produzem na parte da inclinao descendente de suas curvas de custo total mdio, enquanto na competio perfeita elas produzem no ponto mnimo, conhecido como ponto de eficincia. Isso faz com que as empresas em competio monopolstica tenham capacidade ociosa, ou seja, no longo prazo, podem aumentar a quantidade produzida e reduzir o custo total mdio. Markup sobre custo marginal: para empresa monopolisticamente competitiva o preo supera o custo marginal porque a empresa sempre tem algum poder de mercado. Uma fonte de ineficincia o markup do preo sobre o custo marginal. Por causa do markup, alguns consumidores que atribuem ao bem valor superior ao custo do marginal de produo, mas inferior ao preo, sero impedidos de compr-lo. Assim, um mercado monopolisticamente competitivo traz com ele o peso morto da determinao de preo monopolista. Publicidade: caracterstica natural de competio monopolista. Tentativa das empresas em transformar sua curva de demanda em uma curva mais inelstica. Crtica: provoca irracionalidade, pessoas pensam muito pouco no preo. Defesa: estimula a concorrncia.

Captulo 23 Medindo a Renda Nacional

PIB Produto Interno Bruto: medida de renda total de um pas. Considerada a melhor medida do bem-estar econmico de uma sociedade. Utilizada para avaliar se uma economia vai bem ou mal PIB mede duas coisas:

17

1. 2.

Renda total de todas as pessoas da economia Despesa total com os bens e servios produzidos na economia. A razo pela qual o PIB consegue medir as duas coisas que, na verdade, tanto a renda quanto as despesas so a mesma coisa. Para a economia, a renda deve ser igual despesa, pois cada transao envolve duas partes: um comprador e um vendedor (pode se perceber isso tambm no diagrama de fluxo circular Cap.2). As famlias no gastam toda a sua renda. Elas entregam parte para o governo sob forma de impostos e poupam parte para algum uso futuro. PIB: valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em um dado perodo de tempo.

Composio do PIB (Y) Consumo (C) Investimentos (I) Compras do governo (G) Exportaes Lquidas (EL)

Y = C + I + G + EL

Consumo: despesa das famlias em bens e servios. Investimentos: compra de bens que sero usados no futuro para produzir mais bens e servios (soma das compras de bens de capital, estoques e estruturas). Compras do governo: despesas em bens e servios dos governos locais, estaduais e federal (salrios, despesas com obras pblicas, etc.). Exportaes Lquidas: compras, por parte dos estrangeiros, de bens produzidos internamente (exportaes), menos as compras internas de bens produzidos externamente (importaes). PIB Nominal: produo de bens e servios avaliada a preos correntes. PIB Real: produo de bens e servios avaliada a preos constantes O PIB nominal usa os preos correntes para atribuir um valor produo de bens e servios da economia. O PIB real usa preos constantes do ano-base para atribuir um valor produo de bens e servios da economia. Como o PIB real no afetado pela variao nos preos, as variaes no PIB real refletem somente as mudanas nas quantidades produzidas, ou seja, uma medida da produo de bens e servios da economia ( a melhor medida do bemestar econmico). Deflator do PIB: medida do nvel de preos calculada como a razo entre o PIB nominal e o PIB real multiplicada por 100. Reflete os preos dos bens, mas no as quantidades produzidas. Mede o nvel de preos corrente em relao ao nvel de preos do ano-base.

Captulo 24 Medindo o Custo de Vida

ndice de Preos ao Consumidor (IPC): medida do custo geral dos bens e servios comprados por um consumidor tpico. Quando o ndice de preos ao consumidor aumenta, a famlia tpica precisa gastar mais dlares para manter o mesmo padro de vida, ou seja, h inflao. A taxa de inflao a variao percentual do nvel de preos em relao ao perodo anterior. Como o IPC calculado: 1. 2. 3. Fixar a cesta: determinar quais preos so mais importantes para o consumidor tpico Coletar preos: de cada um dos bens e servios da cesta em cada ponto do tempo. Calcular o custo da cesta: usar os dados sobre preos para calcular o custo da cesta de bens e servios em diferentes momentos. preciso manter constante a cesta de bens (produtos e quantidades), para isolar os efeitos das variaes de preos do efeito de qualquer variao de quantidade que possa estar ocorrendo ao mesmo tempo. Escolher um ano-base e calcular o ndice: ser o padro em relao ao qual os demais anos sero comparados. O objetivo do IPC medir variaes no custo de vida, ou seja, medir o quanto a renda deve aumentar para manter um padro de vida constante. No entanto, o IPC no uma medida perfeita, pois tem alguns problemas: 1. Tendncia substituio: os preos de todos os produtos no mudam na mesma proporo e os consumidores respondem a essas diferentes variaes comprando menos dos bens cujos preos subiram mais e mais dos bens cujos preos subiram menos

4.

18

2.

3.

ou at diminuram. Ou seja, os consumidores substituem os bens que se tornaram relativamente mais caros pelos bens que se tornaram relativamente mais baratos. Ao desconsiderar a possibilidade de substituio, o ndice superestima o aumento do custo de vida. Introduo de novos bens: quando um novo bem introduzido, os consumidores tm maior variedade de produtos a escolher. Essa variedade torna cada unidade da moeda mais valiosa, de modo que os consumidores precisam de menos unidades de moeda para manter o padro de vida. Como o IPC baseado numa cesta fixa, ele no reflete estas mudanas no poder aquisitivo da moeda. Mudana de qualidade no medida: se a qualidade de um bem deteriora de um ano para outro, o valor do dlar cai, mesmo que o preo do bem continue o mesmo. Trata-se de uma medio difcil.

Deflator do PIB vs IPC O deflator do PIB reflete os preos de todos os bens e servios produzidos internamente, enquanto o IPC reflete os preos de todos os bens e servios comprados pelos consumidores. O grupo de bens e servios usados para calcular o deflator do PIB muda automaticamente ao longo do tempo Indexao: correo automtica, por fora da lei ou contrato, de uma quantia pela inflao. Taxa de juros nominal: taxa de juros tal como normalmente cotada, sem o desconto da inflao. Taxa de juros real: taxa de juros aps o desconto da inflao. a diferena entre a taxa de juros nominal e a taxa de inflao. Indica a velocidade a que cresce o poder aquisitivo com o passar do tempo.

Captulo 25 Produo e Crescimento

Pases mais ricos tm mais carros, mais telefones, mais televisores, melhor nutrio, moradia mais segura, melhor atendimento de sade e maior expectativa de vida. A taxa de crescimento econmico mede a velocidade com que o PIB real per capta cresce em um ano tpico. As grandes variaes dos padres de vida so explicadas pela produtividade de um pas. Um pas s pode gozar de um elevado padro de vida se puder produzir uma grande quantidade. Produtividade: quantidade de bens e servios que um trabalhador pode produzir por cada hora de trabalho. Determinao da produtividade Capital fsico: estoque de equipamentos e estruturas usados para produzir bens e servios. Trabalhadores so mais produtivos se dispem de ferramentas para trabalhar. Capital humano: conhecimento e habilidades que os trabalhadores adquirem por meio de educao, treinamento e experincia. Recursos naturais: insumos proporcionados pela natureza, como terras, rios e depsito minerais. Pode ser renovveis ou norenovveis. So importantes mas no necessrios para que uma economia seja altamente eficiente na produo de bens e servios, pois o comrcio internacional torna possvel o acesso a eles (exemplo: Japo). Conhecimento tecnolgico: conhecimento das melhores maneiras de produzir bens e servios. Pode ser tecnologias de conhecimento comum (exemplo: linha de produo de Henry Ford) ou tecnologias proprietrias (exemplo:frmula da CocaCola). Crescimento econmico e polticas pblicas Os economistas divergem quanto ao papel o governo na promoo do crescimento econmico. O governo pode, no mnimo, auxiliar a mo invisvel, mantendo direitos de propriedade e a estabilidade poltica. Para que uma sociedade invista em mais capital preciso que ela consuma menos e poupa mais sua renda corrente. Apesar de no saber qual a causa e qual o efeito com certeza, sabe-se que o investimento leva a um crescimento mais rpido. Quando a populao poupa mais, menos recursos so necessrios para produzir bens de consumo e h mais recursos para produzir bens de capital. Retornos decrescentes: propriedade segundo a qual o benefcio de uma unidade adicional de insumo diminui medida que a quantidade de insumo aumenta. No longo prazo, uma maior taxa de poupana leva a um maior nvel de produtividade e renda, mas no a um maior crescimento dessas variveis. Efeito de alcance: mais fcil para um pas crescer rapidamente se for relativamente pobre no incio do processo. A poupana de residentes no a nica maneira pela qual um pas pode investir em novo capital. H tambm a possibilidade de investimentos estrangeiros.

19

Duas formas de investimento estrangeiros: instalao de fbricas no pas ou compra de aes de empresas nacionais. Os investimentos estrangeiros tambm possibilitam que os pases pobres aprendam tecnologias avanadas desenvolvidas e usadas por pases mais ricos. Banco Mundial e Fundo Monetrio Internacional (FMI): procuram incentivar o fluxo de capital para os pases pobres. Educao: o governo deve investir em capital humano atravs da educao. Direitos de propriedade e estabilidade poltica: o governo deve proteger os direitos de propriedade e promover a estabilidade poltica (sistema judicirio eficiente, funcionrios pblico honestos,constituio estvel, etc.) Livre-comrcio: pases pobres se do melhor quando adotam polticas voltadas para foram que os interagem economia mundial. Pesquisa e desenvolvimento: fundamental para o crescimento econmico Crescimento populacional: uma grande populao significa que h mais trabalhadores para produzir bens e servios, ao mesmo tempo em que h mais pessoas para consumir esses bens e servios.

Captulo 26 Poupana, Investimento e Sistema Financeiro

Sistema financeiro: grupo de instituies da economia que ajuda a promover o encontro da poupana de uma pessoa com o investimento de outro pessoa. O sistema financeiro move os recursos escassos da economia dos poupadores (pessoas que gastam menos do que ganham) para os tomadores (pessoas que gastam mais do que ganham), Os poupadores ofertam seu dinheiro ao sistema financeiro com a expectativa de receb-lo de volta com juros em uma data futura. Os tomadores demandam dinheiro ao sistema financeiro conscientes de que tero que devolv-lo com juros numa data futura. Mercados financeiros: instituies por meio das quais uma pessoa que quer poupar pode oferecer fundos diretamente a uma pessoa que deseje tomar emprstimo. o o o o Mercado de ttulos: venda de um certificado de dvida que especifica as obrigaes do tomador de emprstimo para o detentor o ttulo. Ttulos de longo prazo tm maior risco e por isso, juros altos Mercado de aes: venda de parte da propriedade da empresa, isto , direito sobre os lucros que a empresa obtiver. A venda de aes para levantar fundos denominada financiamento patrimonial enquanto a venda de ttulos denominada financiamento por endividamento. Diferenas entre aes e ttulos: um proprietrio de aes proprietrio de parte da empresa. Se a empresa for lucrativa, o acionista fica com parte do lucro, enquanto o detentor de ttulos recebe apenas os juros que lhes devido; se a empresa tiver dificuldade, o detentor de ttulos recebe o que lhes devido antes que o acionista receba qualquer coisa. As aes oferecem mais risco do que os ttulos e, em compensao, tem potencial de rendimento maior.

Intermedirios financeiros: instituies financeiras por meio das quais os poupadores podem indiretamente ofertar fundos aos tomadores de emprstimos. So eles os bancos e fundos mtuos. Bancos Os bancos pagam aos depositantes um juro sobre seus depsitos e cobram os tomadores um juro ligeiramente superior. A diferena entre essas taxas de juros cobre os custos bancrios e rende um lucro para os proprietrios dos bancos. Os bancos desempenham um papel importante na economia, pois facilitam a compra de bens e servios, permitindo que as pessoas assinem cheques contra seus depsitos. Fundos Mtuos uma instituio que vende cotas ao pblico e usa o resultado da venda para comprar uma seleo ou carteira de ttulos, de diversos tipos de aes, ttulos ou ambos. A vantagem que permite que pessoas com pequenas quantias de dinheiro diversifiquem suas aplicaes. Poupana e Investimentos Poupana privada: montante da renda que fica com as famlias aps o pagamento de seus impostos e despesas com consumo. Poupana pblica: montante da receita tributria que fica com o governo aps o pagamento de suas despesas. Poupana = Investimento

20

Embora a identidade contbil S = I (poupana = investimento) so iguais para a economia, isso no precisa ser verdadeiro para cada famlia ou empresa especfica. Os bancos e demais instituies financeiras tornam possveis essas diferenas individuais entre poupana e investimento ao permitir que a poupana de uma pessoa financie o investimento de outra. Oferta e demanda de fundos para emprstimos A demanda por fundo de emprstimos vem das famlias e empresas que desejam fazer algum investimento A oferta de fundo para emprstimos a poupana. A taxa de juros o preo. Se a taxa de juros menor do que o nvel de equilbrio, a quantidade ofertada ser menor do que a quantidade demandada.

Se houvesse uma poltica de incentivo poupana, isto , reduo da carga tributria, o resultado seria uma menor taxa de juros e um maior investimento (a curva de oferta se deslocaria para a direita).

Se houvesse uma mudana na legislao tributria para incentivar os investimentos, o resultado seria uma taxa de juros mais elevada e maior poupana (a curva de demanda se deslocaria para a esquerda).

Dficit oramentrio: ocorre quando o governo gasta mais do que arrecada em impostos. O governo financia seus dficits tomando emprstimos no mercado de ttulos, e o acmulo de emprstimos do governo chamado de dvida pblica. Uma alterao no equilbrio oramentrio do governo representa uma alterao na poupana pblica e, consequentemente, na poupana nacional. Quando o governo toma emprstimos para financiar seu dficit oramentrio, reduz a oferta de fundos para emprstimos disponvel para financiar o investimento das famlias e empresas. Portanto, um dficit oramentrio desloca a curva de oferta de fundos para emprstimos para a esquerda (desestimula tomadores privados). Quando o governo reduz a poupana nacional por meio de uma dficit oramentrio, a taxa de juros aumenta e o investimento diminui, reduzindo a taxa de crescimento da economia no longo prazo.

Anda mungkin juga menyukai