Anda di halaman 1dari 4

Estudos de Sociologia

O CONCEITO DE RESISTNCIA EM BENJAMIN E ADORNO Natalia Ap. Morato Fernandes*


Tomamos como referncia para esse trabalho as obras O Narrador, de Walter Benjamin, e Posies do Narrador no Romance Contemporneo, de Theodor Adorno. Pretendemos, ao analisar essas obras, discutir o significado dos conceitos de resistncia e de conformismo para tais autores. Embora essa problemtica no aparea de forma explcita nas obras, ela abordada a partir da anlise das transformaes de alguns aspectos da vida social contempornea, como o desaparecimento da experincia, o declnio da narrao, a perda do sentido da histria e a conseqente supresso da memria, e o aparecimento da indstria cultural. Benjamin e Adorno relacionam a origem do romance ao incio da era burguesa. Benjamin esclarece que seu florescimento, nessa poca, s foi possvel devido ao surgimento da imprensa.
O primeiro indcio da evoluo que vai culminar na morte da narrativa o surgimento do romance no incio do perodo moderno. O que separa o romance da narrativa (e da epopia no sentido estrito) que ele est essencialmente vinculado ao livro. A difuso do romance s se torna possvel com a inveno da imprensa. (Benjamin, 1994, p.201)

com o desaparecimento da experincia. Ora, a experincia a fonte a que recorrem todos os narradores (Benjamin, 1994, p.198), no s sua experincia pessoal, mas tambm a de outros, que conhecem de ouvi-las dos narradores annimos. Essa experincia confere ao narrador conhecimento do mundo, das pessoas, da vida e o habilita a ensinar, sugerir, dar conselhos. Sem experincia no h o que narrar. Adorno tambm se refere ao declnio da narrao, o qual ele apresenta como o paradoxo da posio do narrador: no se pode mais narrar, ao passo que a forma do romance exige a narrao (Adorno, 1980, p.269). Assim como em Benjamin, Adorno identifica as transformaes sociais como responsveis pelo fim da experincia e, conseqentemente, pelo declnio da narrao.
Desintegrou-se a identidade da experincia - a vida articulada e contnua em si mesma - que s a postura do narrador permite. (...) Narrar algo significa, na verdade, ter algo especial a dizer e justamente isso impedido pelo mundo administrado pela estandartizao e pela mesmidade (Adorno, 1980, p.269)

Entretanto, o prprio desenvolvimento capitalista, que lhe dera oportunidade de florescimento, imps mudanas to profundas s formas de organizao e relaes humanas, que provoca uma crise no prprio romance. Essa crise evidenciada inicialmente
*

Para Benjamin, o alimento da narrativa o trabalho manual, instante da transmisso da experincia em que o ouvinte, absorvido pelo ritmo do trabalho, ... escuta as histrias de tal maneira que adquire espontaneamente o dom de narr-las. (Benjamin, 1994, p.205) No momento em que o trabalho manual praticamente deixa de existir, o intercmbio de experincias tambm declina e a figura do narrador torna-se mais distante no tempo. A narrativa associa-se ao trabalho manual pois possui uma relao com o tempo diferente da que se observa no trabalho industrial, isto , no h pressa em sua realizao, ela se conserva e se realiza no tempo. Alm disso, a narrativa traz consigo as marcas do narrador, sua maneira pessoal de trabalhar a matria que relata. De acordo com Benjamin:
170

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Sociologia, UNESP/Araraquara.

169

Natalia Ap. Morato Fernandes


Ela no est interessada em transmitir o puro em si da coisa narrada como uma informao ou um relatrio. Ela mergulha a coisa na vida do narrador para em seguida retir-la dele. Assim se imprime na narrativa a marca do narrador como a mo do oleiro na argila do vaso. (Benjamin, 1994, p.205)

Estudos de Sociologia
No se percebeu devidamente at agora que a relao ingnua entre o ouvinte e o narrador o interesse em conservar o que foi narrado. (...) A memria a mais pica de todas as faculdades. Somente uma memria abrangente permite poesia pica apropriar-se do curso das coisas, por um lado, e resignar-se, por outro lado, com o desaparecimento dessas coisas, o poder da morte. (Benjamin, 1994, p.210)

Benjamin, citando Paul Valery, afirma que a narrativa est ligada ao trabalho manual como um trabalho lento, inspirado na natureza, que busca a perfeio sem se preocupar com o tempo. Diz Valery: ... j passou o tempo em que o tempo no contava. O homem de hoje no cultiva o que no pode ser abreviado (Apud Benjamin, 1994, p.206). As transformaes no modo de produo interferem decisivamente nas relaes pessoais. Para acelerar o processo de produo, a diviso social do trabalho fragmenta o conhecimento do trabalhador. O mesmo acontece com a vida cotidiana. A complexificao das relaes sociais gera uma compreenso parcial, fragmentada da realidade. Essa caracterstica do mundo moderno tambm a marca do romancista: o indivduo isolado, de conhecimento fragmentado.
O romancista segrega-se. A origem do romance o indivduo isolado, que no pode mais falar exemplarmente sobre suas preocupaes mais importantes e que no recebe conselhos nem sabe d-los. (Benjamin, 1994, p.201)

Assim tambm se apresenta o leitor de romance; isolado e fragmentado, busca na leitura um sentido para sua vida. Benjamin apresenta como uma das principais conseqncias do rompimento do intercmbio de experincias a supresso da memria do indivduo e a perda do sentido da histria. A esse respeito ele nos diz:

Dessa maneira, compreendemos a diferena entre a memria do narrador e a do romancista. possvel ao narrador contar muitas histrias, pois as conhece integralmente por vivenci-las ou por ouvi-las de outros narradores; j ao romancista vedada essa possibilidade devido sua experincia fragmentada, que o impede de conhecer histrias e, portanto, de conservar a memria. Com essa anlise, Benjamin parece denunciar sociedade de seu tempo no s a perda da experincia que determinou o fim da narrativa e a crise do romance, mas algo muito mais relevante socialmente, um processo de fragmentao do indivduo, que faz com que este perca sua condio de sujeito, transformando-se em mais uma pea da grande engrenagem, da qual ele no conhece o produto acabado e nem mesmo todas as etapas da produo. Interpretamos essa condio do indivduo diante de tais acontecimentos como uma atitude de conformismo qual ele submetido e que no h como fugir, mesmo que isso se d de forma inconsciente, pois parece-nos que os indivduos so envolvidos de tal maneira nesse processo de transformaes sociais que perde a capacidade de compreend-lo e, portanto, perde o sentido de sua prpria existncia. Outro elemento que contribui para a crise do romance o surgimento da indstria cultural, da qual citamos aqui o exemplo da informao. O narrador, em suas histrias, transmitia conhecimento, informao de lugares distantes ou de tempos passados,
172

171

Natalia Ap. Morato Fernandes


... com a consolidao da burguesia - da qual a imprensa, no alto capitalismo, um dos instrumentos mais importantes - destacou-se uma forma de comunicao que, por mais antigas que fossem suas origens, nunca havia influenciado decisivamente a forma pica. Agora ela exerce essa influncia. Ela to estranha narrativa como o romance, mas mais ameaadora e, de resto, provoca uma crise no prprio romance. Essa forma de comunicao a informao. (Benjamin, 1994, p.202)

Estudos de Sociologia narrao, precisa-se buscar uma nova forma de criao literria, diferente do Realismo. Diz Adorno:
Se o romance quer permanecer fiel sua herana realista e dizer como realmente so as coisas, ento ele tem que renunciar a um realismo que, na medida em que reproduz a fachada, s serve para ajud-la na sua tarefa de enganar.(...) O momento anti-realista do novo romance, sua dimenso metafsica, ele prprio produzido por seu objeto real - por uma sociedade em que os homens esto separados uns dos outros e de si mesmos. Na transcendncia esttica reflete-se o desencantamento do mundo. (Adorno, 1980, p.270)

A informao to destrutiva narrativa e ao romance devido ao seu carter imediato, pois deve ser transmitida de maneira objetiva e sem demora. Ela j vem acompanhada de explicaes, portanto dispensa ser interpretada, por isso se perde logo aps se entregar, isto , perde seu valor, cai no esquecimento. Diz Benjamin:
Muito diferente a narrativa. Ela no se entrega. Ela conserva suas foras e depois de muito tempo ainda capaz de se desenvolver. (p.204) Metade da arte narrativa est em evitar explicaes, o extraordinrio e o miraculoso so narrados com exatido, mas o contexto psicolgico da ao no imposto ao leitor. Ele livre para interpretar a histria como quiser, e com isso o episdio narrado atinge uma amplitude que no existe na informao. (p.203)

A informao um dos elementos que fora a transformao do romance, pois impe limites criao artstica. Para superar essas limitaes, segundo Adorno, o romance precisou concentrarse naquilo que o relato no d conta (Adorno, 1980). Dito de outra forma, a informao capta apenas o que est na superfcie, isto , a aparncia. Cabe ao romancista buscar aquilo que no est na superfcie, a verdadeira essncia da sociedade. Para ele, nesse mundo fragmentado que marcou o fim da experincia e o fim da
173

Adorno elege o romance como forma privilegiada de resistncia coisificao do indivduo em curso no mundo contemporneo. Para romper com esse estado de coisas o autor deve buscar uma nova forma para o romance, o que implica o rompimento com o Realismo e com um certo tipo de linguagem que pretende apreender a realidade, isto , aquela que diz que foi de fato assim. Essa nova forma deve buscar a essncia do social, o que deve ser feito por meio de novas tcnicas de criao literria como, por exemplo, a distoro e a ironia. Utilizando-se desses recursos, o romancista estaria rompendo a aparncia do primeiro plano - aquilo que se apresenta como real - pois este pode ser verificado por meio do relato, e alcanaria aquilo que est oculto, isto , o verdadeiro significado daquilo que se apresenta, sua essncia. Para Adorno, o romancista que insiste em recorrer aos antigos procedimentos, estaria tomando a aparncia como algo verdadeiro e contribuindo com o processo de mistificao. Adorno identifica nas obras de Proust e Kafka um elemento dessa nova forma do romance: o encurtamento da distncia esttica. Por meio desse recurso, o narrador quebra a tranqilidade do leitor, tira-o de um estado meramente contemplativo, ... porque a ameaa permanente de catstrofe no permite a mais ningum a observao
174

Natalia Ap. Morato Fernandes desinteressada, nem mesmo sua reproduo esttica (Adorno, 1994, p.272). Entendemos como resistncia na proposta de Adorno a recusa coisificao do indivduo. No se trata de tarefa simples, nem mesmo com receitas infalveis. Ele reconhece a fora da ideologia que impulsiona a massificao do indivduo. Entretanto, no se pode fugir realidade (nem mesmo contentar-se com sua aparncia) e essa deve ser o alimento da criao literria, que motiva sua prpria transformao. Segundo Adorno:
... O sujeito da criao literria, que renega as convenes de representao do objeto, reconhece, ao mesmo tempo, a prpria impotncia, o superpoder do mundocoisa que no meio do monlogo retorna. Prepara-se assim uma segunda linguagem, destilada de vrias maneiras do refugo da primeira - uma linguagem-coisa associativa e desmantelada, como a que entremeia o monlogo no apenas do romancista, mas tambm dos inmeros alienados da linguagem primeira que constituem a massa.(...) os romances de hoje que contam - aqueles em que a subjetividade liberada passa da fora de gravidade que lhe prpria para o seu contrrio - se assemelham a epopias negativas. So testemunhas de um estado de coisas em que o indivduo liquida a si mesmo e se encontra como pr-individual, da maneira como este um dia pareceu endossar o mundo pleno de sentido. (Adorno, 1980, p.273)

Estudos de Sociologia
BENJAMIN, W. O Narrador. In: BENJAMIN, W. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Traduo de Srgio Paulo Rouanet; prefcio de Jeanne Marie Gagnebin. 7 edio. So Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas; vol 1)

RESUMO: Este trabalho pretende, com base em alguns textos de Theodor Adorno e de Walter Benjamin, discutir o significado dos conceitos de resistncia e de conformismo para tais autores. Esses conceitos no so elaborados de modo explcito ou sistemtico por ambos; ao contrrio, so sutilmente relacionados a alguns aspectos da vida social contempornea, como o desaparecimento da experincia, o declnio da narrao, a perda do sentido da histria e a conseqente supresso da memria, e o surgimento da indstria cultural. Dessa maneira, explicitar esses conceitos, especialmente quando referidos a essas questes, ajuda-nos no s a entender a concepo de Benjamin e de Adorno, mas tambm seus juzos sobre a cena cultural do incio do sculo XX - sem, todavia, pretender estabelecer um modelo do que possa ser a resistncia ou o conformismo. PALAVRAS-CHAVE: Resistncia, conformismo, cultura, romances, Escola de Frankfurt. ABSTRACT: That work intends, with base in some texts of Theodor Adorno and of Walter Benjamin, to discuss the meaning of the resistance concepts and of conformism for such authors. These concepts are not elaborated in way explicit or systematic by both, to the opposite they are related sutilmente the some aspects of the contemporary social life, as the disappearance of the experience, the decline of the narration, the loss of the sense of the history and the consequent suppression of the memory, the appearance of the cultural industry. Of that it sorts things out, explicitar those concepts, especially when referred the those subjects, it helps us not only to understand the conception of Benjamin and Decoration, but also your judgements on the cultural scene of the beginning of the century - without, though, to intend to establish a model of what can be the resistance or the conformism. KEYWORDS: Resistance, conformism, culture, romances, School of Frankfurt. 176

Para Adorno, a transformao do romance pelo encurtamento da distncia esttica seria a maneira de o romance garantir sua existncia enquanto obra-de-arte, isto , de no degradar-se a mero produto ideolgico servio da ideologia dominante.
Referncias Bibliogrficas ADORNO, T. Posies do narrador no romance contemporneo In: Os Pensadores, So Paulo: Abril, 1980. 175

Anda mungkin juga menyukai