Anda di halaman 1dari 3

RISCOS E PERCEPO DE RISCOS

Conceitos importantes: PERIGO Fonte ou situao com potencial para provocar danos em termos de leso, doena, dano propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinao destes. RISCO Combinao da probabilidade de ocorrncia e da(s) conseqncia(s) de um determinado evento perigoso.

Risco = Frequncia X Consequncia

O risco envolvido em uma atividade pode ser entendido como a probabilidade de um perigo tornar-se um acidente e a provvel conseqncia deste acidente. Exemplo: Vamos analisar qual o risco relacionado a atividade de troca de telhas de um telhado com 4m de altura. O perigo desta atividade : Queda por diferena de nvel A provvel conseqncia deste acidente (queda) : Morte (devido altura) Desta forma o risco desta atividade : Queda por diferena de nvel gerando a morte do colaborador. Dentro do mesmo exemplo, vamos supor que a troca de telhas ocorra sem qualquer tipo de controle, apenas sobe-se no telhado e realiza-se a troca da telha. Neste caso o risco inaceitvel, pois a conseqncia a morte e as chances do acidente ocorrer so grandes, j que no possumos controle algum. Para diminuirmos o risco devemos ou diminuir as conseqncias ou a probabilidade dele se tornar um acidente. Como no conseguimos diminuir as conseqncias de uma queda a 4 metros de altura, e a telha necessita ser substituda devemos trabalhar na reduo da probabilidade da queda. Para que esta atividade possa ser realizada inclumos algumas salvaguardas importantes (instalao de linhas de vida e uso de cinto de segurana tipo pra-quedista, uso de capacete com jugular, uso de tabuas para a

movimentao sobre o telhado, ferramentas amarradas, treinamento dos colaboradores quanto aos riscos e os cuidados necessrios, etc) desta forma diminuimos o risco e chegamos a um risco aceitvel. Um conceito que devemos ter em mente que todo o risco passvel de identificao; e tudo o que reconhecido e identificado pode ser analisado e controlado. PERCEPO DE RISCOS o ato de tomar contato com um perigo por meio dos sentidos (audio, tato, viso, olfato, gosto), interpretar essa informao e ento decidir o que fazer!

Um exemplo clssico disto so os sinais de trnsito: Sabemos que no sinal vermelho a passagem pelo cruzamento proibida, ao receber este sinal devemos tomar a deciso de parar ou no. O que voc v na imagem abaixo?

No dia a dia as situaes no so to claras quanto gostaramos, dependemos de muitas variveis e dificilmente conseguimos identificar todos os riscos em uma simples olhada. Este o momento de usarmos nossa percepo de riscos e parar, avaliar e analisar as possibilidades, definir a forma mais segura e da sim realizar a atividade. Abaixo segue um teste de percepo bastante interessante, na verdade uma campanha sobre os riscos de atropelamento de ciclistas.

Segue os principais inimigos da percepo de riscos:

Anda mungkin juga menyukai