Anda di halaman 1dari 21

hotelaria

Instituio: SERVIO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC SO PAULO CNPJ: 03.709.814/0001-98 Data: 30 de novembro de 2006 Nmero do plano: 103 rea do plano: Turismo e Hospitalidade Plano de curso para: 01. Nome do curso: Habilitao Tcnica de Nvel Mdio em Hotelaria Carga horria: 800 horas 02. Nome do curso: Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Servios de Meios de Hospedagem Carga horria: 480 horas 03. Nome do curso: Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Alimentos e Bebidas e Eventos Carga horria: 480 horas Este plano de curso vlido para turmas iniciadas a partir de 15/12/2006, autorizado pela Portaria CEE/GP-484 de 15/12/2006.

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

1. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS
A Habilitao Tcnica de Nvel Mdio em Hotelaria rea Profissional de Turismo e Hospitalidade atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei Federal n 9.394/96 (LDB); no Decreto Federal n 5.154/04; na Resoluo CNE/CEB n 04/99 e Parecer CNE/CEB n 16/99, do Conselho Nacional de Educao; na Indicao CEE/SP n 08/00, do Conselho Estadual de Educao de So Paulo; no Regimento das Unidades Educacionais Senac So Paulo e demais normas do sistema de ensino. Na perspectiva de atualizar o perfil profissional de concluso, para que os egressos possam acompanhar as transformaes do setor produtivo e da sociedade, o Plano de Curso Tcnico em Hotelaria, aprovado pela Portaria Senac/GDE n 34/03, de 17/02/03, publicada no Dirio Oficial do Estado DOE de 01/03/03, atravs da Portaria CEE/GP n 100/03, passa, nesta oportunidade, por reviso, mantendo-se alinhado com as exigncias especficas da habilitao e da rea de Turismo e Hospitalidade. Incorpora inovaes decorrentes dos avanos cientficos e tecnolgicos desse segmento, da experincia acumulada pela instituio na sua oferta e de novas tecnologias educacionais. Segundo o relatrio Anlise Setorial Hotelaria e Turismo1, o ano de 2005 foi altamente positivo para o setor. O turismo internacional obteve o melhor ano da histria, com ingresso no Pas de 5,5 milhes de estrangeiros, o que representou aumento de 14,6% em relao a 2004. O turismo interno tambm foi bastante satisfatrio. Como indicador de seu crescimento, registrou-se que, em 2005, os desembarques nos aeroportos foram bem superiores aos do ano anterior, com incremento de 17,95%. Os prognsticos so favorveis, no s para o turismo externo, como para o turismo domstico, segundo as tendncias e perspectivas visualizadas. Importante destacar que o Brasil lder na Amrica Latina no segmento do turismo de negcios e feiras internacionais, tornando-se, cada vez mais, destino de eventos os mais variados, como congressos, convenes e exposies, o que ativa, sobremaneira, o segmento hoteleiro. So Paulo a cidade que mais sedia eventos, seguida de outras capitais brasileiras e grandes cidades do interior.

 

Austin Asis Servios e Comrcio Ltda., site: www.austinasis.com.br. EMBRATUR - EBAPE/FGV: Pesquisa Anual de Conjuntura Econmica do Turismo, maro 006. CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

|  |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

A hotelaria paulista apia-se, basicamente, no turismo de negcios, ligado em grande parte a eventos. Quanto a estes, mais de 200 so realizados diariamente na capital paulista, inclusive em hotis, desde pequenos encontros a convenes e exposies de dimenses internacionais, seja de cunho comercial ou industrial, seja cientfico, cultural, esportivo, religioso e outros. Dados da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas (FIPE), citados no mencionado relatrio, entre 2002 e 2006, indicam que aumentou a proporo de turistas domsticos que utilizam hotis e outros meios para hospedagem e, no mais, casas de parentes e amigos. Em 2005, o ndice de ocupao de quartos em So Paulo apresentou incremento de 17,2%, havendo perspectiva de que o setor hoteleiro deva continuar a investir na sua expanso em 2007, no s na capital, como no interior do Estado. Note-se que So Paulo concentra o maior nmero de empreendimentos de redes hoteleiras nacionais e internacionais3. Alis, dos mais de 9.000 empreendimentos hoteleiros do Pas, cerca de 50% esto na regio Sudeste, sendo 21% no estado de So Paulo. Segundo a Associao Brasileira da Indstria de Hotis ABIH e o Frum de Operadores Hoteleiros do Brasil FOHB , cerca de 100 hotis sero inaugurados at 2008 no estado de So Paulo, principalmente no interior. A boa evoluo do setor, tambm, se credita melhoria do desempenho dos profissionais, sendo importante registrar o conseqente incremento do emprego no setor. Segundo estimativas do Ministrio do Trabalho e Emprego MTE , citadas no relatrio da Embratur/Ebrape/FGV, no trinio 2003/2004/2005, a movimentao econmica do turismo gerou 560 mil empregos 100 mil, 210 mil e 250 mil, respectivamente. Os resultados positivos devem se repetir em 2006, com uma tendncia de crescimento, gerando uma contratao estimada de 13,5%, sendo que o principal setor que impulsiona o turismo a hotelaria, juntamente com o transporte areo. A maioria das posies de trabalho nos hotis operacional, no exigindo formao superior, o que justifica a oferta de cursos e programas de formao inicial e continuada e de cursos tcnicos, estes, com a perspectiva de seus concluintes virem a ocupar cargos gerenciais em hotis econmicos, de assistncia nos de categoria superior e de luxo, ou de direo geral de pequenos meios de hospedagem. Destaca-se que os pequenos empreendimentos (pousadas, albergues, hotis e outros) representam, no Pas, 68% dos meios de hospedagem, a maior parte com carncia em relao formao e informao na rea.

Raio X da Hotelaria Brasileira As Redes Hoteleiras do Brasil, 004, site: www.raioxhotelaria.com.br CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 3 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Desse quadro resulta a oportunidade para o Senac de contribuir para a formao de profissionais tcnicos polivalentes e empreendedores, voltados no s para a atuao nos hotis de maior porte e categoria, mas, igualmente, nos econmicos, assim como nos pequenos meios de hospedagem. O relatrio Anlise Setorial Hotelaria e Turismo conclui que a tendncia do setor favorvel, mostrando-se rentvel e com grande disponibilidade de recursos e crescimento No entanto, para que o Brasil possa se tornar competitivo no mercado turstico internacional e corresponda expectativa do turismo interno, um dos pr-requisitos bsicos a qualidade na prestao de servios, resultante da atuao de profissionais competentes, a qual agrega valor aos produtos ofertados. O Senac So Paulo contribui com a profissionalizao deste setor oferecendo formao de qualidade para diferentes ocupaes e profisses da rea de Turismo e Hospitalidade, em especial para o setor de Hotelaria. Assim, para a atualizao do Plano de Curso desta habilitao profissional foram disponibilizados informaes do mercado coletadas mediante entrevistas com especialistas da rea; estudos sobre o perfil do profissional que o mercado hoteleiro busca; anlise comparativa da oferta de cursos por outras instituies; utilizao de dados internos de produo; pesquisa junto s Unidades que desenvolvem o curso para levantamento de dados sobre perfil de entrada e de concluso do aluno, organizao curricular, metodologias, avaliao da aprendizagem e infra-estrutura, reunindo sugestes para aprimoramento da oferta. Tais pesquisas orientaram a organizao curricular constante deste Plano de Curso, o qual se prope a propiciar um percurso com duas qualificaes tcnicas intermedirias: em Servios de Meios de Hospedagem e em Alimentos e Bebidas e Eventos, que conduzem Habilitao Tcnica de Nvel Mdio em Hotelaria. O Senac So Paulo, ao oferecer este curso, tem o objetivo de propiciar condies para que os alunos desenvolvam competncias gerais da rea de Turismo e Hospitalidade e as especficas da Habilitao e das Qualificaes Tcnicas, definidas a partir da anlise do processo de trabalho desse segmento, respeitando valores estticos, polticos e ticos, e mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a cincia, a tecnologia e as prticas sociais relacionadas com os princpios da cidadania responsvel. A Instituio prope-se permanente atualizao deste Plano de Curso para acompanhar as transformaes tecnolgicas e socioculturais do mundo do trabalho, especialmente da rea de Turismo e Hospitalidade, mediante contato com especialistas da rea e o setor produtivo. Para isso, continuar a desenvolver e manter estreitas relaes colaborativas com o mercado, estabelecendo parcerias ativas com profissionais e com as empresas dos segmentos de hospedagem, de alimentos e bebidas, e de eventos.
CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 4 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

2. REQUISITOS DE ACESSO
Para a matrcula necessrio que o candidato esteja, no mnimo, cursando a 2 srie do ensino mdio. Documentos Requerimento de matrcula. Documento de identidade com foto e validade nacional (cpia). Histrico Escolar de concluso de ensino mdio (duas vias: original e cpia ou cpia autenticada e cpia simples) ou Declarao da escola comprovando que o aluno est cursando a escolaridade mnima exigida (original).

As inscries e as matrculas sero efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e os termos regimentais. A Unidade poder promover processo seletivo quando julgar necessrio, incluindo avaliao relativa aos conhecimentos e habilidades adquiridos pelo candidato no ensino mdio, desde que relacionados com as competncias essenciais ao desenvolvimento do curso.

3. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO


O Tcnico em Hotelaria atua em servios de hospitalidade que incluem os de hospedagem e os de alimentao. Os servios de hospedagem so prestados em hotis urbanos, histricos, de lazer, fazenda etc., e outros meios, como resorts, motis, spas, pousadas, albergues, colnias de frias, flats, condotel, condomnios residenciais e de lazer, instituies esportivas, escolares, militares, de sade (hospitais, clnicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais. Os servios de alimentao so prestados em restaurantes e bares de hotis ou independentes, e outros meios, tais como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shoppings centers, casas noturnas, buffets, casas e sales de festas, clubes, e em eventos que envolvam servios especiais de alimentos e bebidas.
CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 5 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

O profissional deve ter constitudo as competncias necessrias que lhe permitam participar do processo de planejamento, execuo, coordenao e avaliao das atividades previstas. Nesse sentido deve, no decorrer do curso, mobilizar e articular com pertinncia os saberes necessrios ao eficiente e eficaz, integrando suporte cientfico, tecnolgico e valorativo que lhe permita: Buscar atualizao constante e autodesenvolvimento por meio de estudos e pesquisas, para propor inovaes, identificar e incorporar, com crtica, novos mtodos, tcnicas e tecnologias s suas aes, e responder s situaes cotidianas e inusitadas com flexibilidade e criatividade. Assumir postura profissional condizente com os princpios que regem o trabalho na rea, atuando em equipes multidisciplinares e relacionando-se adequadamente com outros profissionais, clientes e fornecedores envolvidos no processo, contribuindo de forma efetiva para atingir os objetivos estabelecidos no seu campo de trabalho. Gerenciar seu percurso profissional com iniciativa e de forma empreendedora, visualizando oportunidades de trabalho nos diversos setores da hospitalidade e possibilidades para projetar seu itinerrio formativo, seja prestando servios em organizaes ou conduzindo seu prprio negcio. Atuar com responsabilidade, comprometendo-se com os princpios da tica, da sustentabilidade ambiental, da preservao da sade e do desenvolvimento social, orientando suas atividades por valores expressos no ethos profissional, resultante da qualidade e do gosto pelo trabalho bem-feito. Com relao s competncias profissionais especficas da habilitao, o Tcnico em Hotelaria deve: Planejar, gerir e executar suas atividades em servios administrativos, de alimentos e bebidas, de meios de hospedagem, eventos e lazer, considerando tcnicas de atendimento e procedimentos especficos, habilidades de comunicao e relacionamento interpessoal, com entendimento dos diversos setores da hospitalidade e com ampla viso de suas funes operacionais. Coordenar equipes de servios de hospitalidade, mobilizando conhecimentos sobre o processo de trabalho da rea, incluindo o relacionamento entre os departamentos/setores, habilidades de comunicao, de liderana e de trabalho em equipe, com crtica, flexibilidade e autonomia para solucionar os problemas inerentes natureza do trabalho.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 6 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Promover a comercializao dos produtos e servios de hospitalidade, para a captao de clientes individuais e comerciais de diversos segmentos, atendendo legislao e normas pertinentes, bem como aos padres de qualidade.

Em consonncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico, o profissional deve, tambm, possuir as seguintes competncias gerais da rea de Turismo e Hospitalidade: Conceber, organizar e viabilizar produtos e servios tursticos e de hospitalidade adequados aos interesses, hbitos, atitudes e expectativas da clientela. Organizar eventos, programas, roteiros, itinerrios tursticos, atividades de lazer, articulando os meios para sua realizao com prestadores de servios e provedores de infra-estrutura e apoio. Organizar espaos fsicos de hospedagem e de alimentao, prevendo seus ambientes, uso e articulao funcional e fluxos de trabalho e de pessoas. Operacionalizar poltica comercial, realizando prospeco mercadolgica, identificao e captao de clientes, e adequao dos produtos e servios. Operar a comercializao de produtos e servios tursticos e de hospitalidade, com direcionamento de aes de venda para sua clientela. Avaliar a qualidade dos produtos, servios e atendimentos realizados. Executar atividades de gerenciamento econmico, tcnico e administrativo dos ncleos de trabalho, articulando os setores internos e coordenando os recursos. Executar atividades de gerenciamento do pessoal envolvido na oferta dos produtos e na prestao dos servios. Executar atividades de gerenciamento dos recursos tecnolgicos, supervisionando a utilizao de mquinas, equipamentos e meios informatizados. Realizar a manuteno do empreendimento, dos produtos e dos servios adequando-os s variaes da demanda. Comunicar-se efetivamente com o cliente, expressando-se em idioma de comum entendimento. O perfil profissional do egresso da Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Servios de Meios de Hospedagem prev o desenvolvimento das seguintes competncias especficas: Executar, coordenar e avaliar os servios de Governana e Front Office dos meios de hospedagem, administrando os recursos materiais, humanos e financeiros, articulando-se com os diferentes setores envolvidos para o seu cumprimento e utilizando os equipamentos prprios execuo desses servios.
CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 7 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Promover a realizao de atividades de lazer e entretenimento compatveis com o tipo do estabelecimento, as instalaes e equipamentos disponveis e o perfil da clientela, considerando diferentes tcnicas de recreao, habilidades de comunicao e relacionamento. Promover a comercializao dos produtos e servios de hospedagem, para a captao de clientes individuais e comerciais de diversos segmentos, atendendo legislao e normas pertinentes, bem como aos padres de qualidade.

Avaliar a satisfao dos clientes quanto qualidade dos produtos e servios de hospedagem prestados, utilizando tcnicas de ps-venda, visando melhoria do atendimento e sua fidelizao.

O perfil profissional do egresso da Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Alimentos e Bebidas e Eventos prev o desenvolvimento das seguintes competncias especficas: Conceber, viabilizar e organizar os espaos fsicos dos ambientes de trabalho, considerando o fluxo da circulao, os meios e os recursos para concretizao da oferta dos produtos e servios de Alimentos e Bebidas e de eventos. Participar do processo de planejamento, coordenao e avaliao de servios de Alimentos e Bebidas, incluindo administrao de recursos materiais, humanos e financeiros, articulando-se com os diferentes setores envolvidos para o seu cumprimento e utilizando os equipamentos prprios execuo desses servios. Organizar, executar e avaliar diferentes tipos de eventos e servios especiais, considerando aspectos administrativos, financeiros, operacionais, comerciais, promocionais e gastronmicos, com ateno aos princpios da tica e da qualidade na prestao do servio. Avaliar a satisfao dos clientes quanto qualidade do atendimento, produtos e servios oferecidos em Alimentos e Bebidas e em eventos, utilizando instrumentos que permitam sua aferio, visando melhoria contnua.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 8 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

4. ORGANIZAO CURRICULAR
A Habilitao Tcnica de Nvel Mdio constante deste Plano de Curso compreende o currculo necessrio formao do Tcnico em Hotelaria rea Profissional de Turismo e Hospitalidade, organizado em trs mdulos, sendo os Mdulos II e III de oferta independente. Estrutura Curricular Mdulos I II III Componentes Curriculares Ambientao Profissional Meios de Hospedagem Alimentos e Bebidas e Eventos TOTAL Horas 160 320 320 800

O Mdulo I possibilita ao aluno o contato com profissionais do segmento da hotelaria e turismo, mediante visitas exploratrias e tcnicas a ambientes nos quais atuam e participao em atividades vivenciais que permitam contextualizar o trabalho na rea. Favorece viso sistmica do trade turstico e conseqente insero do campo relacionado com os meios de hospedagem e de alimentos e bebidas, de modo que o aluno possa articular suas expectativas sobre a profisso com seu projeto de desenvolvimento profissional. Deve ser oferecido no incio do curso, podendo, no entanto, ser concomitante com um dos outros dois mdulos. No Mdulo II sero desenvolvidas as competncias necessrias para a atuao profissional em Servios de Meios de Hospedagem, incluindo Front Office, Governana, Lazer e Administrao. Para tanto, sero promovidas atividades de pesquisa, estudo de casos, visitas tcnicas, simulaes, vivncias em laboratrio ou em meios de hospedagem e outras que aproximem os alunos das situaes reais de trabalho. Pode ser oferecido antes, simultaneamente, ou seqencialmente ao Mdulo III. A concluso dos Mdulos I e II corresponde Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Servios de Meios de Hospedagem. No Mdulo III sero desenvolvidas as competncias necessrias para a atuao profissional em Servios de Alimentos e Bebidas e Eventos. Para tanto, sero promovidas atividades de pesquisa, estudo de casos, visitas tcnicas, simulaes, vivncias em laboratrio ou em ambientes que realizem este tipo de servio, como restaurantes, buffets
CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 9 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

e outros, alm de atividades de aprendizagem que aproximem os alunos das reais condies de trabalho. Pode ser oferecido antes, simultaneamente, ou seqencialmente ao Mdulo II. A concluso do dos Mdulos I e III corresponde Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Alimentos e Bebidas e Eventos. Competncias profissionais a serem desenvolvidas nos mdulos Mdulo I Ambientao Profissional Reconhecer-se como profissional de Turismo e Hospitalidade que interage em um sistema complexo com diversos atores do trade turstico, respaldando sua ao na perspectiva de viabilizar produtos e servios adequados aos interesses, hbitos, atitudes e expectativas dos clientes, considerando a qualidade no atendimento. Analisar o campo da hotelaria e dos alimentos e bebidas, bem como a organizao do trabalho, com base em princpios ticos e nas relaes que interferem na ao profissional, identificando possibilidades que permitam ampliar sua atuao. Atuar profissionalmente mantendo postura condizente com os princpios que regem as atividades do profissional de hotelaria, reconhecendo seus direitos e deveres como profissional e respeitando as diversidades e as regras de convivncia. Mdulo II Meios de Hospedagem Coordenar, executar e avaliar servios de governana dos meios de hospedagem, administrando os recursos materiais, humanos e financeiros, articulando-se com os diferentes setores, utilizando tcnicas, materiais e equipamentos prprios, com respeito s normas de segurana do trabalho e patrimonial, de acessibilidade, preservao do meio ambiente e valorizao do cliente, bem como habilidades de comunicao, liderana e trabalho em equipe. Coordenar, executar e avaliar servios e procedimentos de Front Office dos meios de hospedagem, administrando os recursos materiais, humanos e financeiros, articulando-se com os diferentes setores envolvidos com habilidade de comunicao, liderana e trabalho em equipe, bem como no uso de materiais, equipamentos e softwares especficos.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 10 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Coordenar, executar e avaliar servios de lazer e entretenimento, administrando os recursos materiais, humanos e financeiros, articulando-se com os diferentes setores envolvidos, com habilidades de comunicao, liderana e trabalho em equipe, bem como no uso de materiais e equipamentos especficos. Criar, promover e comercializar produtos e servios de hospedagem, visando captao dos diversos segmentos de clientes individuais e comerciais, com respeito legislao e normas comerciais e cveis pertinentes. Avaliar a satisfao dos clientes quanto qualidade dos produtos e servios de hospedagem prestados, utilizando tcnicas de ps-venda, com vista melhoria do atendimento e sua fidelizao.

Mdulo III Alimentos e Bebidas e Eventos Conceber, viabilizar e organizar os espaos fsicos, o fluxo de circulao, os meios e os recursos para concretizao da oferta dos produtos e servios de alimentos e bebidas, atendendo s normas e legislao comercial, sanitria, trabalhista e de segurana no trabalho. Participar do processo de planejamento, coordenao e avaliao dos servios de cozinha, incluindo administrao de recursos materiais, desde os processos de compra de produtos e gneros alimentcios, at sua distribuio para produo final, bem como gesto de recursos humanos e financeiros, articulando-se com os diferentes setores envolvidos para o seu cumprimento. Participar do planejamento de cardpio do estabelecimento, em articulao com o cozinheiro/chefe de cozinha, com base na opo comercial, no tipo de servio e no perfil da clientela, identificando matrias-primas a serem utilizadas, processos de produo de alimentos, equipamentos e utenslios. Operacionalizar e avaliar os servios de cozinha e restaurante, com base em conhecimento sobre controle e critrios de segurana alimentar, procedimentos de recebimento, armazenamento e processamento de alimentos, utilizando os equipamentos e utenslios especficos, com respeito s normas pertinentes e aos padres de qualidade. Programar servios de bar em estabelecimentos especializados ou como apoio a restaurantes, considerando suas peculiaridades, estrutura, funcionamento, perfil da clientela e tipos de oferta, assim como a utilizao e conservao de equipamentos e utenslios especficos.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 11 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Planejar e elaborar a oferta de bebidas, considerando as tcnicas de preparo, de harmonizao com os alimentos, bem como a utilizao e conservao dos equipamentos e utenslios especficos. Padronizar os produtos e servios de alimentos e bebidas em seus vrios segmentos, atendendo legislao, s normas e aos padres de qualidade, com vista satisfao do cliente.

Organizar, executar e avaliar diferentes tipos de eventos e servios especiais, considerando aspectos administrativos, financeiros, operacionais, comerciais, promocionais e gastronmicos.

Avaliar a satisfao dos clientes quanto qualidade do atendimento, produtos e servios oferecidos em alimentos, bebidas e eventos utilizando instrumentos que permitam sua aferio, visando sua melhoria contnua.

Indicaes Metodolgicas As indicaes metodolgicas que orientam este curso, em consonncia com a proposta pedaggica do Senac So Paulo, pautam-se nos princpios da aprendizagem com autonomia e do desenvolvimento de competncias profissionais, entendidas como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ao valores, conhecimentos e habilidades necessrios para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho4. As competncias profissionais descritas na organizao curricular foram definidas com base no perfil profissional de concluso, considerando processos de trabalho de complexidade crescente, relacionados com a rea de hospitalidade e turismo. Tais competncias desenham um caminho metodolgico que privilegia a prtica pedaggica contextualizada, colocando o aluno diante de situaes problemticas que possibilitem o exerccio contnuo da mobilizao e articulao dos saberes necessrios para a ao e a soluo de questes inerentes natureza do trabalho neste segmento. A incorporao de tecnologias e prticas pedaggicas inovadoras previstas, como o trabalho por projeto, atende aos processos de produo da rea, s constantes transformaes que lhe so impostas e s mudanas socioculturais relativas ao mundo do trabalho. Possibilita aos alunos a vivncia de situaes desafiadoras que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional. Propicia, ainda, a oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exerccio da tica, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

 Esta a definio de competncia profissional presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Profissional de Nvel Tcnico. Resoluo CNE/CEE n 0/99.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 12 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

As situaes de aprendizagem previstas para cada mdulo tm como eixo condutor um projeto que considera contextos similares queles encontrados nas condies reais de trabalho e estimula a participao ativa dos alunos na busca de solues para os desafios que dele emergem. Estudo de casos, proposio de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da rea, visitas tcnicas, atividades comunitrias, trabalho de campo, simulaes de contextos, vivncias em laboratrio e atendimento ao pblico compem o repertrio de atividades do trabalho por projeto, que sero especificadas no plano dos docentes a ser elaborado sob a coordenao da rea Tcnica da Unidade e registrado em documento prprio. O estgio profissional supervisionado ser opcional para o aluno, sendo estimulada sua realizao no decorrer dos Mdulos II e III, visando ao enriquecimento de sua prtica profissional. Mesmo opcional, quando realizado, ter a carga horria mnima de 80 horas e ser considerado oficial, devendo atender s normas regulamentares aplicveis. Cabe ressaltar que, na mediao dessas atividades, o docente deve atuar no sentido de possibilitar a identificao de problemas diversificados e desafiadores, orientando os alunos na busca de informaes, estimulando o uso do raciocnio lgico e da criatividade, incentivando respostas inovadoras, criando estratgias que propiciem avanos, tendo sempre em vista que a competncia formada pela prtica e que esta se d em situaes concretas. No final de cada mdulo, os alunos devero entregar o projeto construdo no decorrer do processo, ficando o modo de apresentao a critrio da Unidade.

5. CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERINCIAS ANTERIORES


As competncias anteriormente adquiridas pelos alunos, relacionadas com o perfil profissional de concluso do Tcnico em Hotelaria, podero ser avaliadas para aproveitamento de estudos, nos termos da legislao vigente.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 13 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Assim, podem ser aproveitados os conhecimentos e experincias adquiridos: Em cursos, mdulos, etapas ou certificao profissional tcnica de nvel mdio, mediante comprovao e anlise da adequao ao perfil profissional de concluso e, se necessrio, com avaliao do aluno. Em cursos de formao inicial e continuada de trabalhadores, no trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliao do aluno.

O aproveitamento, em qualquer condio, dever ser requerido antes do incio do mdulo correspondente, em tempo hbil para o deferimento pela direo da Unidade e devida anlise por parte dos docentes, aos quais caber a avaliao das competncias e a indicao de eventuais complementaes. Os docentes que participarem do processo de avaliao de competncias apresentaro relatrio com indicao das atividades e do resultado da avaliao, que ser arquivado no pronturio individual do aluno, com os documentos que instruram esse processo.

6. CRITRIOS DE AVALIAO
A avaliao da aprendizagem ser contnua, priorizando aspectos qualitativos relacionados com o processo e o desenvolvimento do aluno observado durante a realizao das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo, tais como: pesquisas, relatrios e visitas tcnicas, estudo de casos, diagnstico ou prognstico sobre situaes de trabalho, vivncias em laboratrio ou em espaos cedidos pelas empresas parceiras e, ainda, os produtos gerados pelos projetos desenvolvidos. A observao deve se pautar em critrios e indicadores de desempenho, pois se considera que cada competncia traz em si determinado grau de experincia cognitiva, valorativa e comportamental, que pode ser traduzido por desempenhos. Assim, podese dizer que o aluno adquiriu determinada competncia quando seu desempenho expressar esse patamar de exigncia qualitativa. Para orientar o processo de avaliao, torn-lo transparente e capaz de contribuir para a promoo e a regulao da aprendizagem, necessrio que os indicadores de desempenho sejam definidos no plano de trabalho docente, explicitados e negociados com os alunos desde o incio do curso, visando direcionar todos os esforos da equipe tcnica, docente e do prprio aluno, para que este alcance o desempenho desejado.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 14 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Desse modo, espera-se potencializar a aprendizagem e reduzir ou eliminar o insucesso. Isto porque a educao por competncia implica em assegurar condies para que o aluno supere dificuldades de aprendizagem diagnosticadas durante o processo educacional. A auto-avaliao ser estimulada e desenvolvida por meio de procedimentos que permitam o acompanhamento pelo aluno do seu progresso, assim como a identificao de pontos a serem aprimorados, considerando ser esta prtica imprescindvel aprendizagem com autonomia. O resultado do processo de avaliao ser expresso em menes: timo: capaz de desempenhar, com destaque, as competncias exigidas pelo perfil profissional de concluso. Bom: capaz de desempenhar, a contento, as competncias exigidas pelo perfil profissional de concluso. Insuficiente: ainda no capaz de desempenhar, no mnimo, as competncias exigidas pelo perfil profissional de concluso. As menes sero atribudas por mdulo, considerando os critrios e indicadores de desempenho relacionados com as competncias previstas em cada um deles, as quais integram as competncias profissionais descritas no perfil de concluso. Ser considerado aprovado aquele que obtiver, no final de cada mdulo, as menes: timo ou Bom e a freqncia mnima de 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional. Ter-se- como reprovado aquele que obtiver a meno Insuficiente em qualquer um dos mdulos, mesmo aps as oportunidades de recuperao, ou tiver freqncia inferior a 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional. Ao aluno com freqncia mnima de 75% e meno Insuficiente, ser oferecida oportunidade de recuperao de aprendizagem, organizada em diferentes formatos e desenvolvida de maneira contnua, no decorrer do mdulo ou, quando couber, no final do processo. O aluno com meno timo ou Bom, mas com freqncia inferior aos 75% e igual ou superior a 60%, por motivos justificados, poder ter sua situao apreciada pelo Conselho Pedaggico, para fins de promoo. Os alunos devero ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso, bem como sobre as normas regimentais e os critrios de avaliao, recuperao, freqncia e promoo.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 15 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

7. INSTALAES E EQUIPAMENTOS
Instalaes Sala de aula convencional, adequadamente mobiliada, com cadeiras mveis para a composio de diferentes arranjos que privilegiem a diversidade de atividades. Equipamentos A Unidade disponibilizar: Televiso Vdeo/DVD Projetor de slides Retroprojetor/Datashow Microcomputadores, com softwares especficos Sistema bsico realizando as seguintes funes: - Check in - Check out - Controle de ocupao de apartamentos - Controle de contas correntes - Caixa de recepo Sistema avanado realizando diversas funes e interligando os seguintes departamentos: - Recepo - Telefonia - Reservas - Contas correntes - Governana - Pontos de vendas - Back-office (contas a pagar/receber, contabilidade, almoxarifado, compras) - Planejamento mercadolgico

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 16 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Sala ambiente ou laboratrio de hospedagem e de alimentos e bebidas prprios, ou de outras Unidades do Senac ou de terceiros, constitudos por estabelecimentos do ramo com os quais se estabeleam parcerias visando ao processo formativo. Neste caso, os parceiros devem satisfazer a critrios de infra-estrutura, qualidade, atendimento e oportunidade aos alunos para as atividades de aprendizagem.

Para os servios de Recepo, devero contar com: - Balco contendo o rack de recepo Aparelho telefnico Documentos utilizados na rotina do setor

Para os servios de Governana, devero contar com: - Quarto com cama, criado-mudo, abajur, aparelho telefnico, cinzeiro, frigobar e TV Banheiro com pia, vaso sanitrio, bid, box com chuveiro, espelho, suportes para toalhas, saboneteiras, papel higinico e ralo removvel Enxoval: travesseiros, fronhas, lenis, toalhas de banho, rosto e de piso, protetores de colcho, cobertores, colcha e cobre-leitos Rouparia com: - Carrinho de camareira - Carrinho de limpeza social (hamper) - Aspirador de p com acessrios necessrios (bocais para cortina, cama, limpeza e faxina) - Produtos e utenslios de limpeza - Pastas contendo informaes, e amenities (xampu, condicionador, sabonetes, touca) para serem colocadas no apartamento dos hspedes - Panos de trabalho da camareira para: cho, p, armrio, geladeira, pia, copo, box - Prateleiras fixas e abertas que armazenem os materiais do enxoval e panos de trabalho da camareira - Documentos utilizados na rotina do setor

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 17 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

Para os servios de Alimentos e Bebidas, devero contar com: - Cozinha: - Geladeira - Balces - Fogo semi-industrial - Forno eltrico - Mesa industrial para demonstrao - Balana - Panelas mdias - Frigideiras mdias - Tbuas de altileno para carne - Batedores - Colher de altileno - Garfos, colheres de sopa e facas de mesa - Sopeira - Pratos comuns - Bandeja - Chinois - Rolo para abrir massa - Pincel - Facas de aougueiro e para legumes - Esptula po-duro - Descascador de legumes Restaurante e bar: - Mesa redonda ou retangular ou prancho com toalha, pliss, moleton, napperon (cobre-manchas), guardanapos de mesa e de servio - Utenslios Pratos de mesa, sobremesa, po e sopa Bandejas, talheres de mesa Talheres de cada tipo (mesa, sobremesa, peixe, caf, ch) Aucareiro Taas para consomm com pires Copos e taas: para gua, suco, vinho tinto e branco, champanhe, marCNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 18 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

tini, tulipa, usque, old fashioned, vodka, vinho do Porto, licor, ballon, tumbler longo e curto Coqueteleira e um mixing glass (com coador de bar) Colher bailarina Caamba para vinho e gelo Sous plats Travessa oval mdia Facas: de corte e para legumes Tbua de polietileno Rchaud matre dhotel Recipiente para couvert Xcaras de caf Cesto ou suporte para vinho tinto Abridor e saca-rolhas Galheteiro Cinzeiro

Bibliografia bsica Para atender s necessidades de consulta e pesquisa dos docentes e dos alunos a Unidade disponibilizar seu acervo com livros, revistas, publicaes tcnicas, incluindo, necessariamente, os seguintes ttulos: Mdulo I CHON, K. S. Hospitalidade: conceitos e aplicaes. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. COIMBRA, R. Assassinatos na hotelaria: ou como perder seu hspede em 8 captulos. 3. ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1998. SERSON, F. M. Hotelaria: a busca da excelncia. 2. ed. So Paulo: Cobra, 2000. Mdulo II CANDIDO, I. Governana em hotelaria. 4. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2001. CARVALHO, P. E. de G. Recreao na hotelaria: o pensar e o fazer ldico. Caxias do Sul: EDUCS, 2001. CASTELLI, G. Administrao hoteleira. So Paulo: Roca, 2001. COSTA, S. de S. Lixo mnimo: uma proposta ecolgica para hotelaria. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2004.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 19 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

CRUZ, D. T. Ingls para turismo e hotelaria. So Paulo: Disal, 2005. DN, SENAC. Pousada: como montar e administrar. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2002. EMBRATUR -1539. Manual de recepo e acessibilidade de pessoas portadoras de deficincia a empreendimentos e equipamentos tursticos. So Paulo: [s.n.], 1999. LINZMAYER, E. Guia bsico para administrao da manuteno hoteleira. 3. ed. So Paulo: Senac So Paulo, 2004. SENAC DN-684. Tcnicas de recepo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1998. VALLEN, J. J. Check-in, check-out: gesto e prestao de servios em hotelaria. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. VIERA, E. V. de. Lavanderia hoteleira: tcnicas e operaes. Caxias do Sul: [s.n.], 2003. YAMASHITA, A. P. Gesto financeira para meios de hospedagem: hotis, pousadas, hotelaria hospitalar e a hospitalidade. So Paulo: Atlas, 2005. Mdulo III ANDRADE, M. A. C. de. Tcnico em hotelaria: planejamento e organizao de eventos. So Paulo: [s.n.], 2002. BARRETO, R. L. P. Passaporte para o sabor: tecnologias para a elaborao de cardpios. 2. ed. So Paulo: Senac So Paulo, 2000. BORSOI, M. A. Nutrio e diettica: noes bsicas. 10. ed. Rio de Janeiro: Senac, 2000. DAVIES, C. A. Alimentos e bebidas. Caxias do Sul: EDUCS, 1999. ZANELLA, L. C. Manual de organizao de eventos. So Paulo: Atlas, 2003.

8. PESSOAL DOCENTE E TCNICO


Esto habilitados para a docncia neste curso profissionais licenciados (licenciatura plena ou programa especial de formao) na rea profissional e/ou no correspondente componente curricular. Podero, ainda, ser admitidos, em carter excepcional, profissionais com a seguinte ordem preferencial: - na falta de licenciados, os graduados na correspondente rea profissional ou de estudos;

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 20 |
Senac So Paulo

SerVio NaCioNal De aPreNDiZaGeM CoMerCial SeNaC-SP rua Doutor Vila NoVa, 228 CeP 01222-903 So Paulo SP www.SP.SeNaC.br

na falta de profissionais graduados nas reas especficas, profissionais graduados em outras reas e que tenham comprovada experincia profissional na rea do curso; na falta de profissionais graduados, tcnicos de nvel mdio na rea do curso, com comprovada experincia profissional na rea; na falta de profissionais de nvel tcnico com comprovada experincia, outros reconhecidos por sua notria competncia e, no mnimo, com ensino mdio completo.

Aos no-licenciados ser propiciada formao docente em servio. A coordenao do curso realizada por profissional com graduao e experincia profissional compatvel com as necessidades do cargo.

9. CERTIFICADOS E DIPLOMA
quele que concluir os Mdulos I e II, ser conferido o certificado de Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Servios de Meios de Hospedagem rea Profissional de Turismo e Hospitalidade. quele que concluir os Mdulos I e III, ser conferido o certificado de Qualificao Tcnica de Nvel Mdio em Alimentos e Bebidas e Eventos rea Profissional de Turismo e Hospitalidade. quele que concluir todos os mdulos deste Plano de Curso e comprovar a concluso do ensino mdio, ser conferido o diploma de Tcnico em Hotelaria rea Profissional de Turismo e Hospitalidade, registrado com validade nacional. Quando houver a realizao de estgio, este ser apostilado no respectivo certificado ou diploma.

CNPJ N 03.709.814/0001-98 = PC - habilitao tCNiCa De NVel MDio eM hotelaria

| 21 |
Senac So Paulo

Anda mungkin juga menyukai