Anda di halaman 1dari 14

http://www.ufrb.edu.

br/griot

A CRISE NA EDUCAO MODERNA SEGUNDO HANNAH ARENDT


Joo Loyola de Freitas1 Colgio Estadual Presidente Costa e Silva (CEPCS)

RESUMO: Na atualidade e em grau relevante, sobre o mais instrudo ao mais desinformado habitante do mundo ocidental, paira uma idia, um conceito de educao. A educao, por estar essencialmente ligada s crianas ou a idia de novo, sugere, em nossa imaginao, um carter de renovao, de transformao das realidades sociais e polticas. Porm, depois de algumas dcadas da presena do sistema moderno educacional, em nossa sociedade, no se v tanta transformao, quanto se esperava. Uma mente reflexiva que se arriscou a pensar a educao e seus problemas na modernidade, foi a pensadora poltica Hannah Arendt. Assim, a proposta deste artigo rastrear a reflexo arendtiana sobre a educao moderna, apresentando: a constatao da crise educacional e sua ligao com o mundo moderno; a educao na Amrica como exemplo de uma realidade de crise; os elementos estruturais desta educao; o que gerou a crise e como podemos lidar com este fato. PALAVRAS-CHAVE: Educao; Crise; Modernidade; Arendt.

THE CRISIS IN THE EDUCATION MODERN SECOND HANNAH ARENDT


ABSTRACT: Actually and in degree relevance, on more instruction more not informing inhabitant the western world, an idea, a concept, of the education. The education, for be essential call the children or a new idea, suggest, in our imagination, a character of renewal of transform of the social reality and politics. However after some decade of the presence of the modern system education, in our society, if not see so much transform, what a lot of wine wait. The reflex mind that if risked the think the education and yours problems in the modern, went the politic think Hannah Arendt. So the proposal of this article is trace the reflect of Arendt on the modern education, presenting: the appeal of the crisis education and your connect with the modern world; the education in the America how example in the a reality of crisis; the

Graduado em Filosofia pela Pontfice Universidade Catlica de Gois (PUC GO), Goinia, Gois Brasil e Professor do Colgio Estadual Presidente Costa e Silva ( CEPCS), Goinia, Gois Brasil. Email: joaolfpas@hotmail.com

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

structure element of this education; the that conceive the crisis and how can to deal with this fact. KEYWORDS: Education; Crisis; Modern; Arendt. Constatao da realidade de crise
Muito menor, porm, o grupo daqueles que se dispem a pensar, com a coragem e a seriedade necessrias, as transformaes pelas quais passa o mundo e os desafios que se colocam a cada dia. (GALLO, 2006, p. 553).

No ensaio A crise na educao, Arendt inicia seus escritos relacionando a crise na educao americana com a crise geral do mundo moderno, demonstrando a presentificao e a relevncia de tal crise. A incapacidade de solucionar a crise somada maneira de como ela afetou o campo da poltica so as principais provas de seu carter problemtico e dos graves prejuzos sociais por ela causados. Outra verificao de que a crise na educao vai alm de um problema restrito, particular de um mbito social ou de um pas distinto (ARENDT, 2005, p. 222). Desta forma, a crise na educao afeta e efeito da realidade mundial. O valor de refletir uma crise objetivamente particular a possibilidade de pensar a gama de problemas do mundo. A anlise da crise na educao americana possibilita o conhecimento, a compreenso de elementos tanto particularmente educacionais como qualquer outro elemento da realidade mundial. Sendo assim, Arendt dedica seu tempo a pensar a crise, devido oportunidade de reflexo proporcionada pelas realidades de crise e tambm pela conexo que tem se dado entre todos acontecimentos no mundo moderno.
Uma crise nos obriga a voltar s questes mesmas e exige respostas novas ou velhas, mas de qualquer modo julgamentos diretos. Uma crise s se torna um desastre quando respondemos a ela com juzos pr-formados, isto , com preconceitos. Uma atitude dessas no apenas agua a crise como nos priva da experincia da realidade e da oportunidade por ela proporcionada reflexo (ARENDT, 2005, p. 223).

Um risco, at mesmo um erro de interpretao, refora Arendt, que numa realidade onde tantas coisas nos escandalizam duas grandes Guerras Mundiais, agitaes revolucionrias, campos de concentraes e extermnio a crise na educao seja considerada como problema de ltima instncia, ou ser considerada como um fato restrito realidade dos Estados Unidos. Outro risco o de que, ao buscar a soluo de um problema ajamos a partir de preconceitos, ou seja, a partir da estrutura que j temos nas nossas instituies de ensino e toda uma formao j consolidada que, por sua vez, a morada da prpria crise. Os preconceitos so juzos que tiveram um contedo original de verdade, porm, no mais correspondem com a realidade que os sucedem. A educao na Amrica

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

A constatao de que os acontecimentos do mundo moderno tm apresentado uma mtua ligao, convida a uma necessria anlise da crise em si. Seria uma questo de compreender o particular para melhor entender o todo, e melhor relacionar tais realidades.
Hannah Arendt lida, aqui, com uma questo de reflexo filosfica, sobre o significado do que seja universal [...]. Neste caso, os homens devem lidar com a realidade da sua comunidade sem deixar de pensar que a mesma tem relao com as questes do prprio sculo, ou seja, devemos aprender a viver localmente e pensar globalmente. (CANFIELD, 2004, p. 02).

a partir dos elementos caractersticos da realidade americana que Arendt desenvolve sua reflexo sobre a educao. Alm do ensaio A crise na educao2, um outro escrito dedicado questo da educao Reflexes sobre Little Rock3. Trata-se de uma anlise crtica da tentativa de integrao racial na capital do estado de Arkansas USA. Ali o Estado tentou impor uma integrao por meio das escolas, sem rever as suas leis que eram, na verdade, o sustentculo do racismo. O que ocorreu foi a exposio humilhante das crianas negras rejeio branca. Desta forma, se voltamos os nossos olhares para a Amrica4, logo perceberemos o fato caracterstico de que a sua crise educacional est ligada poltica. Essa situao encontra-se atrelada realidade de que a Amrica um pas de imigrantes, onde o desejo de instaurar um Novo Mundo move seu povo por meio de uma conscincia poltica. Os povos que ali se fixaram com suas diversidades, somados ao contnuo fluxo de imigrantes so e desejam o novo, uma superao da pobreza e da opresso do Velho Mundo, de onde provieram. Esse carter, tipicamente americano, de desejo pelo novo, que d uma singular importncia poltica educao, no deve ser confundido com o uso da educao como instrumento da poltica, ocorrido na Europa. Foi a partir de uma forte influncia rousseauniana que a modernidade em muitos lugares, mas principalmente na Europa, assumiu uma perspectiva de que as crianas so a esperana da realizao dos ideais polticos de uma sociedade, e foi assim que a educao ganhou esse carter de instrumento poltico. Arendt expe o equivoco de tal atitude: A educao no pode desempenhar papel nenhum na poltica, pois na poltica lidamos com aqueles que j esto educados (ARENDT, 2005, p. 225). Ao tentar utilizar os jovens para criar uma nova realidade poltica o que ocorre a manuteno do status quo. O novo indeterminado e isso s se d na liberdade, do contrrio doutrina, ditadura.
2 Um dos textos que compe a coletnea de ensaios de Entre o passado e o futuro. Publicado pela primeira vez em 1954; a ltima edio, revista e ampliada, de 1968. 3Publicado originalmente em Dissent 6 / 1 (inverno 1959). Segundo Elisabeth Young-Bruehl, Reflexes sobre Little Rock foi a primeira experincia de controvrsia pblica vivida por Arendt decorrente do seu exerccio de julgamento (Cf. ASSY, Bethnia. Notas. In: Responsabilidade e julgamento, 2004, p. 364). 4 Arendt usa o termo Amrica referindo-se aos Estados Unidos.

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

Tanto educar os adultos como incumbir os jovens da atividade poltica um equivoco. Educar adultos na verdade persuadi-los, coagir sem o uso da fora (ARENDT, 2005, p. 225). Impor um mundo idealizado aos jovens perpetuar o velho mundo. Um grande desafio distinguir a realidade americana da realidade europia. Arendt constata que a iluso de que a educao sempre est fazendo do novo uma realidade, faz-se presente no imaginrio americano e a educao progressista europia fruto de tais iluses foi incorporada na Amrica, de forma to aguda como em nenhum outro lugar do mundo. Essa atitude levou a educao americana perda das regras do juzo humano normal, ou seja, incapacidade de perceber e investigar os fundamentos dos problemas da realidade, perda das tradies e mtodos estabelecidos de ensino e de aprendizagem. O fato da perda prova da crise. Por isso, Arendt vai dizer que, a falncia do bom senso aponta como uma vara mgica, o lugar em que ocorre esse desmoronamento. (ARENDT, 2005, p. 227). Assim, fazse necessrio refletir sobre a prpria crise, pois a perda da capacidade de interferir diretamente na realidade, o que a mantm. A crise sempre momento de crescimento desde que aja nimo suficiente para enfrent-la. A prpria crise simplesmente ela, em si, a esperana contra a desesperana (CANFIELD, 2004, p. 09). O grande problema da crise educacional americana no estar aqum do Velho Mundo, mas sim, estar bem frente, ter incorporado to bem as Pedagogias modernas e ao se afastar da tradio, ter perdido a capacidade de perceber e ajuizar a crise. Aps verificar que, o que mantm a crise a perda da tradio, possvel analisar a questo objetiva da igualdade que a agrava. Por ser um pas democrtico igualitrio e por incorporar to arraigadamente seus ideais, a educao assume o aspecto de educao em massa, atingindo indiscriminadamente todas as classes sociais. primeira vista, isto parece formidvel, porm, tambm um agravante da crise na educao. Segundo Arendt: bvio que um nivelamento desse tipo s pode ser efetivamente consumado s custas da autoridade do mestre ou s expensas daquele que mais dotado, dentre os estudantes. (ARENDT, 2005, p. 229). Sendo assim, a idia de plena igualdade invivel na educao, pois nesta relao sempre ser necessrio a diferena, a dissonncia, como elemento bsico para a transmisso de conhecimento. Assim sendo, o embarao est em que a proposta de implantar uma educao, nos moldes oligrquicos, ou seja, de classes, no seria aceita na Amrica, devido aos ideais democrticos ali presentes. importante notar, ainda, que a idia de educao subjacente s nossas reflexes neste trabalho, aquela que valoriza as singularidades, e tem como foco, ao mesmo tempo, o indivduo e a comunidade. Algo importante de se lembrar, por fim, que, na poltica a igualdade sumamente necessria, pois, como exemplo, no caso da relao entre negros e brancos, no h diferena, nesse campo todos so iguais. Porm, no campo da educao cada um tem o direito de seguir um costume, de ter uma instruo aos modos de sua cultura. No , de forma alguma, supor inferioridade e superioridade, mas sim, valorizar as singularidades, que so as riquezas das etnias. Igualdade na educao pode significar massificao, igualdade na poltica implica direitos e

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

deveres iguais para todos. A no distino entre o campo da educao e o campo poltico o que pode produzir eventos como Little Rock. Os pilares da estrutura educacional progressista Arendt analisa que a realidade educacional americana, com carter progressista de massa, se assenta em trs pilares. Estes pilares so: os Educandos, os Professores e a Pedagogia. No que se refere aos educandos, o pressuposto o da existncia de um mundo da criana. Esse mundo da criana configura a instaurao de uma barreira entre adultos e crianas, onde ambos se recrutam a grupos prprios. De um lado est o grupo dos adultos, com normas, valores e demais princpios grupais, do outro lado, de forma similar, esto as crianas inaugurando seu prprio grupo. Assim, os adultos no mais se relacionam com o indivduo-criana, mas sim, com um membro de um grupo distinto do seu, e, por vezes, concorrente. Esta autoridade concedida s crianas pode at parecer uma evoluo de uma sociedade que valoriza a realidade da criana em contraposio a um passado de represso. Porm, na prtica, essa roupagem de benevolncia s mascara a dura realidade do abandono das crianas. um absurdo outorgar s crianas responsabilidades as quais elas ainda no tm condies de assumir e problemas gerados pelos adultos e, por isso, de sua competncia. Para o adulto, a existncia do mundo da criana cmoda, pelo menos enquanto no h convergncia com as realidades adultas, como por exemplo, quando um jovem se aproxima da maturidade e submetido a uma realidade com exigncias adultas. Por outro lado, a posio da criana mediante o seu grupo bem mais complicada, pois ela se v dentro de uma realidade cada vez mais fechada. A criana no enfrenta mais a autoridade de um indivduo adulto, e sim, a autoridade de um grupo que a cerca e coage de todos os lados. Arendt cr que diante da fora numrica a criana se torne conformista, delinqente ou ambos. O conformista o que concorda e pode at seguir a prtica do grupo independente se ela benfica ou malfica, j o delinqente reage opresso, extravasando sua necessidade de diferenciao perante a massa grupal, atravs de atos extravagantes, e at mesmo criminosos. Podemos supor at que, a perigosa mistura de conformismo e delinqncia, contribui para a ocorrncia de atentados e suicdios em massa, entre outros absurdos da juventude moderna. Arendt constata que, ao emancipar-se da autoridade dos adultos, a criana no foi libertada, e sim sujeita a autoridade muito mais terrvel e verdadeiramente tirnica, que a tirania da maioria (ARENDT, 2005, p. 230). A respeito da postura do professor, a pedagogia moderna lhe tem dado o carter de um homem que pode simplesmente ensinar qualquer coisa (ARENDT, 2005, p. 231). Sob esse ditame pedaggico e influncia da tambm moderna psicologia, o professor suspende o valor da especializao, do domnio de uma rea, por um suposto conhecimento vasto que, na realidade, se mostra extremamente superficial. O conhecimento de contedo do professor se d em grau quase

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

equiparado ao do educando, assim, o aluno carece de suporte para seu desenvolvimento, e o professor perde a sua fonte legtima de autoridade, que o conhecimento e a capacidade de transmiti-lo. A pedagogia de ensino utilizada nas escolas modernas americanas tem seus fundamentos no pragmatismo, de maneira concomitante a formao dos professores. Essa pedagogia afeta sobremaneira as teorias da aprendizagem, ao substitu-las pela teoria do fazer, em paralelo com a racionalizao da vida do homem a partir tcnica na modernidade (PUCCI, 2006, p. 71). Essa teoria do fazer casa-se perfeitamente com o professor que ensina qualquer coisa, pois esse pressuposto desobriga o professor de possuir conhecimentos tericos slidos; o bastante que ele se arrisque a aprender alguns macetes e pratic-los com seus alunos. A habilidade supera o conhecimento, a brincadeira substitui o trabalho srio. A autenticao do brincar, como ao originria da criana se conecta emancipao do, j referido, mundo da criana, pois nada mais infantil do que brincar. Todavia, o constatado que essa valorizao da realidade infantil no promove o amadurecimento necessrio ao indivduo, resultando nos bebezes, jovens que so condicionados a prorrogarem o incio da maturidade. Remeto-me a Arendt: aquilo que, por excelncia, deveria preparar a criana para o mundo dos adultos, o hbito gradualmente adquirido de trabalhar e de no brincar, extinto em favor da autonomia do mundo da infncia (ARENDT, 2005, p. 233). A questo aparentemente dbia, de que a criana no pode ser imediatamente responsabilizada pelas transformaes na realidade do mundo e, por outro lado, a necessidade de um processo de amadurecimento, tem seu entendimento medida que o adulto, responsvel pelo mundo um nico mundo de crianas e adultos , assuma um caminhar lado a lado, e se necessrio frente, da criana, mostrando o mundo e se responsabilizando por ele. Desta forma, a criana, a seu tempo de amadurecimento, instigada, pela fora do exemplo, a se tornar um adulto responsvel pelo mundo. Tanto o abandono da criana a seu mundo como a sua infantilizao, so equvocos. Pois, se somos adultos devemos nos responsabilizarmos como tais. Mas, no futuro, sero as crianas e os jovens de hoje que estaro em nossa posio diante do mundo. Ento, o recurso que temos para a manuteno da responsabilidade, do cuidado pelo mundo, o exemplo. Assumimos a responsabilidade pelo mundo de forma a motivar os novos a assumi-la tambm. As geraes, por mais que possamos imaginar, no esto to distantes, elas, na maioria das vezes, coabitam e devem partilhar de um mesmo mundo. A plena autoridade na educao refora isso, pois se fundamenta no assumir papis que por seu prprio carter garante uma durao, a criana tem seu tempo de se submeter educao, mas quando adulta pode superar seu professor. Semelhantemente, o professor transmite com todo vigor o conhecimento aos educandos, mas sabe que um dia ser ultrapassado pelos seus alunos, quando estes j no sero mais seus alunos e sim colegas-mestres. Ensinamentos da crise

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

Para Arendt so prioritrias as seguintes questes:


Quais foram os aspectos do mundo moderno e de sua crise que efetivamente se revelaram na crise educacional [...] Em segundo lugar, o que podemos aprender dessa crise acerca da essncia da educao [...], ou seja, sobre a obrigao que a existncia de crianas impe a toda sociedade humana? (ARENDT, 2005, p. 234).

A reflexo desses dois problemas: o que gerou a crise e o que podemos tirar de lio dela, tem centralidade nesse escrito arendtiano que pressupe a anlise do objeto da educao, que a criana, confirmando, assim, que a essncia da educao a natalidade. Sendo a fase infantil a primeira etapa da vida humana, esse lidar com a criana vai influenciar toda a vida do indivduo, assim como toda a constituio da sociedade. O que apresentado criana a influenciar ao longo da vida, em suas aes particulares e pblicas. Conseqentemente, a educao deve reconhecer a natureza do ser criana e assim a acolher como uma criatura nova em um mundo que lhe estranho e se encontra [a prpria criana] em processo de formao (ARENDT, 2005, p. 235). Esse duplo aspecto da realidade da criana o ser algo novo e o estar em formao leva a educao a se voltar para o cuidado com a vida da prpria criana, que de nenhuma forma auto-suficiente e para o cuidado com o mundo ao qual ela veio. Acrescentando um elemento a mais reflexo arendtiana, arrogo-me afirmar que toda criana nasce para a vida e nasce no mundo. Este para a vida remete a um processo de formao, a criana um vir a ser, a partir do nascimento a criana se encontra no caminho da humanizao que a guia pelo seu existir, ela no nasce humana, mas para se tornar humana. verossmil que o nascimento se d em algum lugar. A criana nasce no mundo, lugar que j existe e onde nada de sua autoria. Sendo assim, ela s assumir a responsabilidade por sua existncia medida que assume este viver no mundo. Teoricamente, os pais, os educadores, j passaram por este processo, ou pelo menos deveriam, e so responsveis pela continuidade do mundo; eles continuam, a cada instante, fazendo do mundo a sua morada. Retornando a Arendt, percebe-se que estes dois caracteres da existncia do ser humano, como demonstrados anteriormente, e que se apresentam desde o eclodir de cada vida, na maioria das vezes, so divergentes, trazendo consigo duas dimenses tambm divergentes. Estas dimenses so: a pblica e a privada. A privacidade do lar a estrutura que protege a fragilidade vital do indivduo, em especial, da criana. J a vida social e poltica, ou seja, de carter pblico, exige o ato de desafiar-se na responsabilidade pelo mundo. A grande provocao da educao est ligada sua posio entre estas duas realidades.
No entanto, a escola no de modo algum o mundo e no deve fingir s-lo; ela , em vez disso, a instituio que interpomos entre o domnio privado do lar e o mundo com o fito de fazer com que seja possvel a transio de alguma forma, da famlia para o mundo (ARENDT, 2005, p. 238).

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

Essa posio, tomada devido prpria funo da educao, se torna delicada quando no consegue manter os limites necessrios entre o privado e o pblico. O que ocorre na modernidade, porm, uma confuso entre estes domnios. Vale ressaltar que essa confuso no originria dos meios educacionais; ela surgiu primeiramente em outros mbitos sociais, para s depois se manifestar na educao. Porm, pela fragilidade da criana objeto da educao qualquer acontecimento aqui se revela em um grau mais problemtico. Por isso, Arendt diz que, toda vez que esta [pessoa: criana ou adulto] permanentemente exposta ao mundo sem a proteo da intimidade e da segurana, sua qualidade vital destruda (ARENDT, 2005, p. 236). Mesmo tendo em suas bases o ideal de emancipao, a j referida instaurao do mundo da criana, uma expresso da destruio do espao privado real, que , por excelncia, o lugar seguro onde as crianas podem crescer. Em oposio segurana do privado, o mundo da criana , em verdade, uma espcie fraudulenta, porm no menos expositiva, de um mundo pblico. Em suma, esta realidade expe a vida da criana a um grupo, o grupo infantil, destruindo o privado, condio para o crescimento e desenvolvimento vital. Em Reflexes sobre Little Rock, ao discutir a distino entre privado e pblico no contexto escolar, Arendt assim se expressa:
Os direitos dos pais sobre as crianas so legalmente restritos pela educao obrigatria, e por nada mais. O Estado tem o direito incontestvel de prescrever exigncias mnimas para a futura cidadania [...]. Forar os pais a mandar os filhos para uma escola integrada contra a sua vontade significa priv-los de direitos que claramente lhes pertencem em todas as sociedades livres o direito privado sobre seus filhos e o direito social livre associao. Quanto s crianas, a integrao forada significa um conflito muito srio entre a casa e a escola, entre a sua vida privada e a social e, embora esses conflitos sejam comuns na vida adulta, no se pode esperar que as crianas saibam lidar com esses problemas, e assim no se deveria exp-las a eles [...] (ARENDT, 2004, p.280).

Como bem o notou Canfield, o governo no poderia intervir na esfera privada das pessoas [...] porque impor uma integrao escolar, pela fora, levaria as crianas a um conflito entre a autoridade da famlia e da escola (CANFIELD, 2004, p. 05). O intrigante que a exposio do privado, pela interveno do Estado, no provm de sua banalizao, mas sim, de uma supervalorizao. E foi esta preocupao com o bem-estar privado que acabou por expor a vida das crianas, da mesma maneira que havia exposto a vida dos trabalhadores e das mulheres. Para os trabalhadores e as mulheres uma verdadeira libertao, para as crianas abandono e traio:
Quanto mais completamente a sociedade moderna rejeita a distino entre aquilo que [...] somente pode vicejar encobertamente e aquilo que precisa ser exibido a todos plena luz do mundo pblico [...] mais difceis torna

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

as coisas para suas crianas, que pedem, por natureza, a segurana do ocultamento para que no haja distrbios em seu amadurecimento (ARENDT, 2005, p. 238).

Este problema da exposio do privado foi tratado at aqui com o olhar voltado mais especificamente realidade das crianas. J na educao dos jovens, no que se refere ao privado e pblico, a nfase dada questo da apresentao do mundo a estes jovens, mais do que na questo anterior, de proteo da vida. A prioridade agora o:
[...] livre desenvolvimento de qualidades e talentos pessoais. Isto, do ponto de vista geral e essencial, a singularidade que distingue cada ser humano de todos os demais, a qualidade em virtude da qual ele no apenas um forasteiro no mundo, mas alguma coisa que jamais esteve a antes (ARENDT, 2005, p 239).

Passo a passo, o mundo vai sendo desvelado ao jovem, e este vai assumindoo como morada. A postura do professor sumamente importante, pois ele o referencial de mundo, modelo de todos os adultos, diante do jovem. Sendo assim, exigido de um autntico professor, qualificao e autoridade, que so distintas pelo fato de que, a qualificao do professor consiste em conhecer o mundo e ser capaz de instruir os outros acerca deste, porm sua autoridade se assenta na responsabilidade que ele assume por este mundo (ARENDT, 2005, p. 239). Sendo assim, qualquer pessoa que se recuse a assumir a responsabilidade coletiva pelo mundo no deveria ter crianas, e preciso proibi-la de tomar parte em sua educao (ARENDT, 2005, p. 239). Aqui, autoridade e qualificao se diferenciam, pois a primeira tem seu sustento na responsabilidade pelo mundo e auxiliada pela segunda, que, por sua vez, consolida no conhecimento capaz de apresentar o mundo, mas que, por si s, no contm a autoridade. A pessoa pode conhecer plenamente o mundo e no se responsabilizar por ele, porm, inversamente, para se responsabilizar pelo mundo necessrio conhec-lo, ou seja, poder existir qualificao sem autoridade, mas nunca autoridade sem qualificao. Perante o valor da autoridade, confirmado acima, sua perda na modernidade se fez fator central da crise na educao. Mas esta perda da autoridade no se deu somente no campo da educao, pois, na poltica moderna, a autoridade tambm j no encontra mais sentido, devido a no exigncia de responsabilidade de quem lidera, ora graas a um suposto processo de diviso igualitria de responsabilidades, ora como negao de toda responsabilidade, tanto de quem ordena como de quem obedece. H, visivelmente, uma insatisfao com a realidade do mundo moderno e isso gera a falta de responsabilidade por ele. No campo da educao, essa perda da autoridade inaceitvel, pois a educao por sua prpria estrutura, necessidade de ser, requer autoridade. Como a educao pode ser bem sucedida se os envolvidos no dominam o conhecimento a ser transmitido e no se responsabilizam pelo mundo? Porque isso autoridade, e se no acreditamos no mundo assumindo a responsabilidade por ele no tem sentido educar. Arendt, assim, escancara essa terrvel recusa: a autoridade foi recusada

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

http://www.ufrb.edu.br/griot

pelos adultos, e isso somente pode significar uma coisa: que os adultos se recusam a assumir a responsabilidade pelo mundo ao qual trouxeram as crianas (ARENDT, 2005, p. 240). Mesmo sendo distinta a manifestao da autoridade na educao e na poltica devido educao envolver adultos (como educadores) e crianas e a poltica envolver apenas os adultos a descrena na autoridade educacional est ligada descrena na autoridade poltica. Os desvios da autoridade poltica, que resultaram na violncia dos regimes totalitrios, alarmou a realidade educacional, que passou a repudiar toda referncia de autoridade, sem perceber que no a autoridade, em si, o piv de tais desvios polticos, mas sim o mau uso da autoridade. Contrariamente a esse alarme, pode-se crer que na mesma proporo que o mau uso da autoridade pode gerar catstrofes, o seu bem aplicar contm as exigncias necessrias para transformar a realidade. Contudo, no devemos confundir a perspectiva da autoridade na poltica com a sua perspectiva na educao, pois so realidades diferentes com funes historicamente, tambm, diferentes. A autoridade do professor para com o educando, dura somente at que o educando o alcance em conhecimento e responsabilidade. J a autoridade do governo permanente, a autoridade de um sistema fixo como instituio sobre os governados fixos como populao , diferentemente da autoridade educacional que se forma entre indivduos em processo temporrio de formao. O que fazer diante da crise? O desnimo para com o mundo, a descrena na autoridade e a falta da responsabilidade so, nitidamente, opostos ao desejo de uma nova ordem que borbulhou nos primrdios da sociedade americana. Esse desejo, aparentemente, foi reavivado nas experincias pedaggicas modernas. Apesar disso, o efeito dessas revolues no tem sido expressivos. Esse fracasso se liga ao fato de que as revolues de outrora nunca partiram da educao. Os adultos, como os nicos capazes de se responsabilizarem plenamente pelo mundo, por meio de seus prprios recursos, so historicamente os agentes revolucionrios, e no as crianas, como j sugerido neste texto. Todavia, o processo de ordenao do mundo uma busca, em menor ou maior grau, de todos os povos, em longos anos de histria. O mundo sempre esteve em crise ou caminhando para ela, pois constitudo de mortais. Porm, so estes prprios mortais, adultos, que devem paulatinamente procurar instaurar uma nova sociabilidade. Mediante o fator da continuidade, a esperana sempre se volta para o novo. Mas como os adultos, os responsveis, podem promover o novo? Somente atravs da conservao. Essa resposta parece duvidosa, pois como conciliar o novo com a conservao? Porm, o modo bastante cabvel. Verdade que o novo s se d na liberdade de ao e s assim nova ordem, mistrio ainda desconhecido, ou pelo menos no experimentado neste mundo. O conservadorismo introduzido, aqui, pela educao, como garantia do novo, a prpria perspectiva do novo, ou seja,

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

10

http://www.ufrb.edu.br/griot

a luta para perdurar a abertura para o novo. O que se deve conservar a possibilidade do novo, do vir a ser. Arendt expressa objetivamente esta idia com as seguintes palavras:
Exatamente em benefcio daquilo que novo e revolucionrio em cada criana que a educao precisa ser conservadora; ela deve preservar essa novidade e introduzi-la como algo novo em um mundo velho, que, por mais revolucionrio que possa ser em suas aes, sempre, do ponto de vista da gerao seguinte, obsoleto e rente destruio (ARENDT, 2005, p. 243).

Autenticar o conservadorismo na sociedade moderna no nada fcil. A modernidade no apresenta somente a perda da autoridade, mas vrias perdas conectadas. Entre estas perdas, a da tradio5. Numa sociedade onde a tradio esquecida, a palavra conservao pode gerar suspeita. No entanto, a educao desde a Antigidade assumiu um carter de conservao, que perpassou os tempos da grande influncia romana e com uma nova roupagem tambm perdurou na era crist. Chegada modernidade, a tradio perdeu seu valor, pois a sabedoria j no mais remetida ao passado, ao homem maduro como modelo. Essa perda da tradio na educao est ligada prpria maneira que a tradio foi assumida pela realidade educacional. A tradio se fez presente na educao sem mesmo ser pensada. A prpria sociedade a tinha incorporado aos seus fundamentos, e sendo ali, nas suas razes romanas, a educao naturalmente poltica, nada mais inquestionvel do que ela ter um carter tradicional. Se a referncia do mundo estava no passado, na histria dos povos, logo o professor era, em certo grau, companheiro do educando nesta tarefa de olhar para o passado. O professor tinha a capacidade de narrar o passado possibilitando que a imaginao dos educandos o interpretassem. Porm, nossa realidade se fez diferente da antiga, e quase sempre diante da crise nos vem ao pensamento: o desejo de retornar o caminho dos antigos em substituio da nossa realidade; outras vezes, a passividade que nos invade e queremos simplesmente deixar que a nossa realidade nos conduza. Ambos pensamentos so repudiveis, pois a inao s mantm o problema da crise e o retorno ao passado no mais que um refazer do caminho que levou prpria crise. Desta forma, o resultado final do retorno e da inao, que pode ser atravs da fuga, o mesmo: a permanncia da prpria crise, a runa. O que nos resta mediante o estranhamento do mundo a interveno direta na crise, buscando det-la. A esse respeito, as palavras de Arendt so sugestivas:
Ao considerar os princpios da educao temos de levar em conta esse processo de estranhamento do mundo; podemos at admitir que nos defrontamos aqui presumivelmente com um processo automtico, sob a nica condio de no esquecermos que est ao alcance do poder do pensamento e da ao humana interromper e deter tais processos (ARENDT, 2005, p. 245). Arendt, em seu ensaio Que autoridade afirma que, a perda da autoridade o final de um longo processo que solapou no s a religio, mas toda uma tradio, e, com isso, o fio que nos guiou com segurana atravs dos vastos domnios do passado (ARENDT, 2005, p.130), esse fio est rompido.
5

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

11

http://www.ufrb.edu.br/griot

Emerge como lio, na anlise desta crise, o fato de que a educao necessariamente porta a autoridade e a tradio, pois estes aspectos fazem parte de sua essncia, autenticando sua funo. Porm, como manter estes elementos no mais presentes na sociedade moderna, sem cair no erro do refazer o caminho da crise? A sada, apontada por Arendt, a radical diferenciao entre educao e poltica. As relaes polticas se daro na atual realidade de ausncia da tradio e da autoridade, pois as relaes dos adultos devem ser diretas e imediatas com o mundo, ou seja, a sociedade pela qual estes so responsveis hostil campo de batalha, e que atualmente no porta autoridade e tradio. O segundo tipo de relao as relaes educacionais ainda deve se dar sob a tutela da autoridade e da tradio, devido necessidade que as crianas tm de conhecer o mundo, de uma maneira particular, atravs do processo histrico que culminou na situao atual. Sendo assim, a tradio e a autoridade so essenciais educao, em qualquer poca, pois a prpria educao , por excelncia, a relao dos adultos que conhecem o mundo no qual vivem , com as crianas, que ainda vem o mundo como estranho. Ainda, no h uma forma de apresentar o desconhecido sem a tradio e a autoridade. Poder-se-ia ter a impresso de que a educao imbuda da tradio e da autoridade estaria omitindo a atual realidade do mundo s crianas, mas a que se apresenta o elemento da conscientizao. imprescindvel sempre esclarecer para os educandos que a tradio e a autoridade presentes na educao, na realidade moderna se limitam a este campo, em outros mbitos elas no sero encontradas. Uma outra lio, diante desta realidade, a de que essa distino entre as relaes de adultos e relaes de adultos e crianas no dever se tornar uma barreira entre o adulto e a criana, pois isso seria a confirmao do mundo da criana. Sempre vlido reforar que o mundo dos adultos e o mundo das crianas, na verdade, so um s, e isso deve prevalecer. A distino das realidades e perspectivas de crianas e adultos deve limitar-se clara finalidade de evitar o equvoco de educar adultos ou de responsabilizar as crianas como se elas portassem maturidade. Os limites desta distino devem ser orientados pelo prprio processo de educao. Como ideal, o indivduo dever alcanar a realidade adulta, com todos seus encargos, ao fim do processo educacional. Isso confirmado pela concepo de que durante um perodo limitado o mundo apresentado ao indivduo, e esse perodo o tempo da educao. Aps o processo educacional a pessoa dever portar toda base para assumir o mundo, ser responsvel pela realidade humana e planetria. Os detalhes que circundam as questes sobre a mediao entre aprendizagem e educao, sobre o currculo, e o elo entre colgio e universidade, por exemplo, ficam ao cargo dos especialistas e pedagogos. Para ns, pessoas em geral e no necessariamente educadores profissionais, confirma Arendt, o essencial assumir o fato da natalidade: de que somos responsveis por trazer seres a este mundo e por conduzir a relao criana-adulto. Crendo que o mundo continuar a viver em nossos filhos, a educao, de forma geral, se faz sinal de amor responsvel pelo mundo, amor cuidadoso para com a fragilidade das crianas, e por fim, possibilidade de renovao da realidade, desde que seja assumida pelos adultos e que estes dem o exemplo de cuidado para com o mundo.

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

12

http://www.ufrb.edu.br/griot

Consideraes finais A dificuldade em lidar com uma realidade de crise nos impulsiona em direes variadas, em busca de sadas que nem sempre so fceis. Este trabalho resultado de uma parcial e breve leitura da extensa produo arendtiana. Todavia, o fato de suas pequenas dimenses no reduziu sua ousadia. Tratar da educao em qualquer tempo um desafio que envolve muita responsabilidade. At aqui, o que posso afirmar que a maneira diferente e ao mesmo tempo muito pertinente de pensar a crise, de buscar as razes do problema, caracterstica de Arendt. Essa maneira de lidar com o problema uma prova de que possveis solues s podero brotar da reflexo sria e direta. A crise se fez presente e ser na fidelidade do seu conhecimento e na liberdade de imaginar e buscar sadas que seguirei com minhas reflexes, mesmo tendo a conscincia de que realidades de crise sempre podero nos surpreender. Arendt no aponta frmulas prontas e definitivas para solucionar a crise. Entretanto, o que ela faz, constatar o caos e provocar a nossa inquietao que a possibilidade de resposta a cada novo questionamento. Sendo assim, permaneo no desejo e na busca por um contnuo aprofundamento nas questes educacionais e, tambm, nas demais dimenses do pensamento arendtiano.

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

13

http://www.ufrb.edu.br/griot

Referncias bibliogrficas ARENDT, Hannah. A crise na educao. In: Entre o passado e o futuro. Traduo Mauro W. Barbosa de Almeida. 3 reimpresso da 5 ed. de 2000. So Paulo: Perspectiva, 2005. _______. A tradio e a poca moderna. In: Entre o passado e o futuro. Traduo Mauro W. Barbosa de Almeida. 3 reimpresso da 5 ed. de 2000. So Paulo: Perspectiva, 2005. _______. O que autoridade? In: Entre o passado e o futuro. Traduo Mauro W. Barbosa de Almeida. 3 reimpresso da 5 ed. de 2000. So Paulo: Perspectiva, 2005. _______. Reflexes sobre Little Rock. In: Responsabilidade e julgamento. Ed. Jerome Kohn. Traduo Rosaura Eichenberg. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BARBOSA, Daniel Silva. Educao e poltica em Hannah Arendt. Goinia: UCG (Relatrio final de pesquisa de iniciao cientfica), 2006 (mimeo.) BENJAMIN, Walter. O narrador (Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov) In: Magia e tcnica, arte e poltica (Ensaios sobre literatura e histria da cultura). 4 ed. da 1 edio de 1985. So Paulo: Ed. Brasiliense. CANFIELD, Horizontina Mello. Hannah Arendt e a crise na educao. So Paulo: UMESP, 2004 (Dissertao de Mestrado); mimeo. FELCIO, Carmelita Brito de Freitas. possvel reabilitar o sentido da poltica? Em torno do legado de Hannah Arendt. In: Revista Fragmentos de Cultura. Goinia: Ed. UCG, v. 13, p. 167-183, especial, 2003. GALLO, Silvio. Modernidade/ps-modernidade: tenses e repercusses na produo de conhecimento em educao. In: Revista Educao e Pesquisa, So Paulo: Ed. FEUSP, v.32, n.3, p. 551-565, set,/dez. 2006. PUCCI, Bruno. E a razo se fez mquina e permanece entre ns. In: Revista Educao e Filosofia, Uberlndia: Ed. UFU, v. 20, n. 39, p. 71-88, jan./jun. 2006.

A crise na educao moderna segundo Hannah Arendt Joo Loyola de Freitas.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.2, n.2, dezembro / 2010.

14

Anda mungkin juga menyukai