Anda di halaman 1dari 2

Deyvid Fernando dos Reis Atividade proposta para o dia 18 de maio de 2011

LEPETIT, Bernard. Arquitetura, geografia, histria: usos da escala. In: SALGUEIRO, HelianaAngotti (org.). Por uma nova histria urbana: Bernard Lepetit. So Paulo: Edusp, 2002, p. 191-226. O presente texto o stimo captulo que compe o livro Por uma nova histria urbana: Bernard Lepetit da organizadora HelianaAngotti Salgueiro. Neste texto Lepetit reflete sobre as escalas no pensamento histrico e geogrfico. Assim inicia o texto fazendo uma reflexo sobre a micro histria. Afirma que Guy Bois intenta propor um modelo que possa explicar a passagem, na Europa, de um sistema social herdado da antiguidade a um outro, nascido da revoluo feudal e gradativamente resultante dos efeitos do trabalho das famlias e das comunidades aldes. Essa mutao principal de toda uma economia-mundo, entretanto, corresponde, na ordem emprica, a uma cabea de alfinete (p.192). Guy enumera trs motivos por ter escolhido amicro-histria: 1. Ordem de necessidade: a obs ervao intensiva de uma clula elementar to indispensvel analise do historiador quanto do bilogo. 2. O cuidado de inverter o pont o de vista sobre a sociedade, apontando a luz do refletor de baixo para cima, a partir das proprieda des camponesas e das aldeias, e no do Estado e das cidades. 3. O papel da obs ervao localizada relativament e teoria: por um lado, ela repres enta um papel de ant eparo frent e aos riscos da es quematizao terica abusiva; por outro, obriga a modificar os modelos interpretativos e a recompor diferent ement e a matria histrica, opondo-lhes a variedade do real. Ainda referente amicro-histria acrescenta que a passagem do particular para geral pode ser feita de trs maneiras segundo um dicionrio filosfico:
y y

Do objet o singular ao conceito; A generalizao como for ma de induo;

A generalizao da analogia.

Lepetit trata em seguida do ideal totalizante, afirma que dois pressupostos parecem suficiente para permitir o acesso totalidade histrica: o questionamento dos recortes tradicionais conforme os quais a cincia histrica analisava o passado (...) e a descompartimentao intelectual dos saberes (p. 196). Na pluralidade dos tempos, duas dimenses foram privilegiadas pela historiografia:
y y

As t endncias duradouras ; Oscilaes cclicas.

Em tpico seguinte denominado de O sistema dos contextos afirma que na antropologia anglo-sax que a mico-histria iria encontrar os procedimentos interpretativos diferentes que lhes permitiriam escapar ao fascnio do paradigma quantitativo. A falta de autonomia dos atores sociais e a saturao interpretativa dos esquemas analticos so as duas caractersticas que resultam desse postuladoe que justificam a rejeio do modelo pela micro-historia. A micro-histria social ope-se ao geertizismo e seus avatares historiogrficos num segundo ponto, comofoi dito: a ateno dada s capacidades interpretativas dos autores. Um instrumento de anlise e uma grade terica fornecem micro -histria os meios para valorizar os atores. A variao na escala no o apangio do pesquisador nem sobre tudo o processo de construo da pesquisa. antes a parte que cabe aos atores. Ao tratar da escala e a construo do objeto Lepetit afirma que um mapa a reduo de um territrio e a escala a relao entre uma extenso medida no mapa e a medida real no terreno. Por trs da operao cartogrfica est o realismo. Escolher uma escala consiste ento em selecionar um nvel de informao que seja adequado ao nvel de organizao a ser estudado.

Anda mungkin juga menyukai