Anda di halaman 1dari 5

ANEXO IV PORTARIA N 118/98 SMT.GAB.

PORTARIA N 118/98-SMT.GAB- de 06.08.1998( DOM; 06.08.98; f.6) O SECRETARIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso das atribuies que lhe so conferidas por lei, e, CONSIDERANDO a Lei 10.154 de 07 de outubro de 1986 e o Decreto 23.123 de 25 de novembro de 1986 que regulamentam o transporte coletivo de escolares no mbito do Municpio de So Paulo e, CONSIDERANDO ainda que o art. 2 do Decreto 23.123 de 25 de novembro de 1986 dispe que compete a esta Secretaria editar normas e diretrizes para aperfeioamento desse servio. RESOLVE: Art. 1 - O servio de transporte de escolares no mbito do Municpio de So Paulo poder ser executado por: IPessoa fsica detentora do Certificado de Registro Municipal de pessoa FsicaCRMPF; IIPessoa jurdica detentora do Certificado de Registro Municipal de Pessoa JurdicaCRMPJ. Art. 2- Os condutores de veculos destinados ao transporte de escolares devero, quando no exerccio da atividade, portar o Certificado de Registro Municipal de Condutor CRMCCRACH , que conter o nome do interessado, fotografia, n do RG, datas de validade da CNH e do Certificado. Art. 3- O Certificado de Registro Municipal de Pessoa Jurdica ser expedido com anotao: PREPOSTO AUTORIZADO, e dever ser apresentado sempre que solicitado juntamente com o Certificado de Condutor- CRACH em validade. Pargrafo nico- A pessoa jurdica autorizada a operar o transporte de escolares dever apresentar relao de condutores autorizados a conduzir seus veculos e comunicar ao DTP toda vez que houver alterao dos mesmos. Art. 4- Para as expedies dos Certificados de Registros Municipal de tratam os artigos 1 e 2, os interessados devero apresentar cpias autenticadas, exceto o inciso VII que dever ser original dos seguintes documentos:

I) II) III) IV) V) VI) VII)

Ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentao do CONTRAN; Prova de inscrio no Cadastro de Contribuintes Mobilirios- CCM: Certido Negativa de Dbito do imposto sobre servio de qualquer natureza- ISS relativo ao exerccio anterior nesta atividade; Registro Geral- R.G.; Cadastro de Pessoa Fsica- CPF ou Cadastro de Pessoas Jurdicas-CGC; Carteira Nacional de Habitao- CNH, categorias D ou E; Tratando-se de pessoa fsica e condutores, apresentar Certides de Distribuio Criminal e da Vara das Execues Criminais da Comarca de So Paulo, com as devidas explicativas quando houver anotao, expedidas h menos e 90 (noventa) dias;

VIII) IX) X)

Contrato Social: Requerimento DTP/Guia de Arrecadao comprovando o recolhimento do preo pblico devido; Certificado de Registro e licenciamento do Veculo CRLV e CRV em seu nome, Nota Fiscal se for veiculo zero quilometro ou CRV com transferncia autorizada e firma reconhecida ou leasing desde que figure como nico arrendatrio perante a instituio financeira;

XI) XII) XIII) XIV)

IPVA em vigor; Seguro obrigatrio com recolhimento no cdigo 3; Ser de modelo previamente aprovado pelo Detran/SP e pelo Departamento de Transportes Pblicos Ter no mximo 10(dez) anos, exceo de micronibus e nibus, cuja idade mxima permitida de 15(quinze)e 25(vinte e cinco) anos, respectivamente, excludo o ano de fabricao. (Redao alterada pela Portaria n 200/00 SMT.GAB)

Pargrafo Primeiro: Ser negado o credenciamento para o interessado cuja certido de antecedentes criminais apresentar condenao: a) por crime doloso e a pena tenha sido cumprida a menos de 2 (dois) anos; b) Por crime culposo, se reincidente at duas vezes, num perodo de 5(cinco) anos. Pargrafo Segundo- A substituio do veculo referido no inciso XIV deste artigo dever ocorrer at 31 de dezembro de 2001, quando da renovao do Certificado de Registro Municipal. (Redao alterada pela Portaria n 200/00 SMT.GAB) Art. 5- O transportador credenciado para o servio de transporte coletivo de escolares ser responsvel pela retirada e devoluo da criana desde a porta da residncia at as

dependncias do estabelecimento escolar, e vice-versa, no podendo negligenciar seu dever de vigilncia sob pena de incidir na penalidade prevista no art. 3 da Lei 10.154 de 07 de outubro de 1996. Pargrafo nico: A Secretaria Municipal de Transportes poder a pedido de interessado e atravs do Departamento Tcnico compete demarcar locais prprios para o embarque e desembarque das crianas nas escolas ,de forma a assegurar mais segurana a esse ato. Art. 6-Os condutores de veculos destinados ao transporte de escolares devero; IQuando no exerccio da atividade trajar camisa ou camisetas com mangas, vedado o uso de cales, chinelos e bermudas, essas para homens; IITransmitir s crianas as noes de segurana de trnsito recebidas junto aos rgos competentes. Art. 7- No Certificado de Registro Municipal de Pessoa Fsica , referido no art. 1 da presente Portaria, poder constar a pedido do interessado o registro de preposto que dever possuir Certificado de Registro Municipal de Condutores. Pargrafo nico: No caso de morte do motorista profissional autnomo, se no houver o registro de preposto no CRM na forma do caput deste artigo, herdeiro devidamente comprovado poder requerer o registro de preposto que dever cumprir o disposto no art. 2 da presente portaria e no estar vinculado a outro CRM. Art. 8- Os veculos destinados ao transporte de escolares no podero superar a lotao mxima para a qual foram autorizados a funcionar, devendo ainda dispor de cinto de segurana para todos os passageiros e estar em perfeito estado de conservao e segurana devidamente comprovados atravs de vistorias semestrais (Redao alterada pela Portaria n 200/00 SMT.GAB) Art.9- Nos casos de roubo, furto, sinistro ou avaria mecnica do veculo registrado no Certificado de Registro Municipal, devidamente comprovados, poder o interessado indicar outro veculo para o transporte das crianas, observada a capacidade mxima registrada no CRLV, salvo se houver complementao dos cintos de segurana. Pargrafo Primeiro- O veculo indicado dever adequar-se s exigncias no tocante ao extintor de incndio, bem como ser aprovado em vistoria, ocasio em que receber um selo especial de identificao. Pargrafo Segundo- O CRM relativo ao veculo sinistrado ser recolhido pelo DTP e substitudo por documento hbil vlido por 30 ( trinta) dias, renovvel por igual perodo.

Pargrafo Terceiro- Expirado o prazo acima concedido, o interessado dever apresentar o veculo anterior ou indicar outro para registro no Certificado, devidamente aprovado em vistoria. Art.10- O autorizado que deixar de operar o transporte de escolares dever requerer o cancelamento do certificado e proceder a alterao da categoria do veculo para particular e a total descaracterizao do mesmo devidamente comprovada em vistoria. Art.11- A substituio do veculo registrado no Certificado, dever ser precedida de baixa do veculo para mudana de categoria, e a descaracterizao do mesmo, devidamente comprovados em vistoria. Pargrafo nico: O CRM poder ficar sem registro de veculo por no mximo 90 (noventa) dias, sob pena de cancelamento, respeitando-se o vencimento do mesmo. Art.12- O interessado que por qualquer motivo tiver seu certificado cancelado, somente poder obter um novo, decorridos 06(seis) meses do cancelamento. Art.13- Se houver aproveitamento do veculo nas situaes descritas nas Arts. 10 e 11 para outro Certificado em validade, ou nova inscrio, ficar o mesmo dispensado da mudana de categoria e descaracterizao da modalidade autorizada. Art.14- Poder a critrio do Departamento de Transportes Pblicos ser expedida autorizao provisria para o transporte de escolares, por motivo devidamente justificado e comprovado, pelo tempo necessrio a efetiva expedio da documentao pertinente. Art.15- Contratos de comodato, arrendamento e leasing, sero aceitos com apresentao do respectivo contrato devidamente registrado em cartrio cumpridas todas as exigncias do Decreto n 23.123/86 e da presente portaria quanto ao credenciamento do veculo e condutor. Art.16- Os veculos destinados ao transporte coletivo de escolares devero ter pintada ou afixada na traseira e nas laterais de sua carroceria, em toda a extenso, uma faixa horizontal na cor amarela, com 40(quarenta) centmetros de largura, meia altura, na qual se inscrever o dstico ESCOLAR em padro Helvtica Bold na cor preta, com 20 cm de altura; Para veculos de cor amarela, as cores aqui indicadas devero ser invertidas. Pargrafo nico: Fica vedado o uso de faixa: imantadas, magnticas ou outras que no sejam por pintura ou adesivo afixado diretamente na lataria do veculo. Art.17- O nmero do Certificado do Registro Municipal para transporte de escolares dever ser pintado ou afixado nas laterais dos veculos, com incio aps 10 cm da palavra Escolar, na mesma altura, em padro Helvtica Bold, cor preta com 10 cm de altura.

Art. 18- Os veculos destinados ao transporte de escolares devero apresentar as caractersticas descritas nos artigos 16 e 17, por ocasio das renovaes dos Certificados , no decorrer do ano de 1999. Art. 19 - As renovaes dos Certificados de Registro Municipal de pessoa fsica (CRMPF) e de pessoa jurdica (CRMPJ) podero ser requeridas no prazo de 30 (trinta) dias antes do seu vencimento e at, no mximo, 30 (trinta) dias aps, sob pena de aplicao da multa prevista no artigo 3 da Lei n 10.154, de 07 de outubro de 1986, e do artigo 8 do Decreto n 23.123, de 25 de novembro de 1986, agravadas na reincidncia, na forma da determinao legal." (Com a redao alterada pela Portaria n 102/2008) Art.20- Esta portaria entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, e em especial as portarias n s 03/87 SMT.GAB. 15/88 SMT.GAB e 182/94 SMT.GAB.

Anda mungkin juga menyukai