Anda di halaman 1dari 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR GERAL DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SO PAULO Exmo. Sr. Dr.

Fernando Grella Vieira

RUI GOETHE DA COSTA FALCO, brasileiro, casado, Deputado Estadual e advogado, portador da cdula de identidade RG n. 3.171.369, inscrito junto Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de So Paulo, sob o nmero 136.647, com gabinete localizado na Assemblia Legislativa do Estado de So Paulo, Palcio 9 de julho, Av Pedro lvares Cabral, 201, 3 andar, salas 3011 e 3012, CEP 04097-900, tel. 011.3887.6718, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, propor a presente REPRESENTAO em face do Prefeito Gilberto Kassab e da Prefeitura de So Paulo, pelos motivos de fato e razes de direito a seguir expostas.

A Prefeitura do Municpio de So Paulo, em 2 de junho de 2011, lanou o projeto Resgate da Cidadania com a inteno, aparente, de cuidar das pessoas menos favorecidas que residem na cidade de So Paulo.

O projeto publicado no revela os mtodos de encaminhamento, apenas autoriza os agentes da Prefeitura na abordagem das pessoas em situao de rua e consequentemente outorgam poderes coercitivos, com a possibilidade de deteno provisria e encaminhamento para delegacias. Vejamos o texto do pergaminho administrativo:

(Dirio Oficial do Municpio, 2 de junho de 2011, p. 33) 380010040010000 INSP REG DO JABAQUARA 1 Nome da Ao: Resgate da Cidadania, dignidade de pessoa em situao de risco no Distrito do Jabaquara. Tipo de Ao: ( ) Projeto ( x ) Processo 2 Identificao do responsvel pelo acompanhamento da Ao: Inspetor Chefe Regional Arnaldo Pereira RF. 582.648.901 3 Objetivo a ser atingido: Diminuio do nmero de moradores em situao de risco, nas avenidas e praas, mediante orientao e encaminhamentos necessrios. 4 Populao alvo: Pessoas em situao de risco e comunidade em geral. 5 Justificativa (anlise diagnstica/ que motivos levaram a proposio desta Ao) Aumentar a sensao de segurana da populao, tendo em vista que alguns moradores em situao de risco praticam delitos e crimes nas redondezas. 6 Cronograma de Atividades a serem desenvolvidas: Atividades/ Etapas Perodo de realizao (em dias, semanas, meses ou data incio e data fim) 1) designao dos GCMs que atuaro no processo 01.01.11 a 30.01.11 2) orientao (instruo) aos GCMs que atuaro no processo, atravs de rondas nos locais 01.02.11 a 28.02.11 3) implementao de rondas nos locais com maior ndice de moradores em situao de risco 01.03.11 a 31.03.11 4) levantamento do resultado alcanado. 02.05.11 a 31.05.11 5) Avaliao da ao. 01.12.11 a 30.12.11 7 META PREVISTA: 70% A Justificativa utilizada pelo Prefeito Gilberto Kassab em seu arrazoado, apresenta fator discriminatrio ao apontar a sensao de segurana como meio apto a fundamentar tal desdia, haja vista que destaca as pessoas em situao de rua como suspeitas tendo em

vista que alguns moradores em situao de risco praticam delitos e crimes nas redondezas. A poltica municipal contraria o dispositivo constitucional que destaca a dignidade da pessoa humana, direito a igualdade, direito a vida, segurana, meio de acesso a informao, trabalho e de no ser discriminado. A prtica desta aleivosa autorizao oferecida pelo Prefeito por meio desta poltica pretende, em sntese, a segregao social de parte da populao da cidade de So Paulo, uma vez que se justifica na punio e segurana e no em incluso e participao social. Denota-se que a sociedade brasileira caminha no sentido de evoluir as prticas de aceitao e convivncia harmnica entre os diversos grupos, etnias, classes, tanto que promulgou a Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989, com alteraes substanciais apresentadas pela Lei 9.459, de 15 de maio de 1997 e pela Lei 12.288 de 2010. Ou seja, a lei que tipifica as condutas discriminatrias como crime vem sofrendo alteraes para melhor adaptar o sentido e a vontade social de agregar o cidado brasileiro na construo de uma verdadeira nao, esta sendo plural em suas posies, condies, escolhas, raas, cores, opinies etc. A poltica municipal pretendida com a apresentao do projeto em discusso incursiona, em tese, no disposto no artigo 1 da Lei de Discriminao Sero punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. A pretenso de colocar todas as pessoas em situao de rua como suspeitos da prtica de crime discrimina segmento social de origem comum, sendo que a participao do parquet na apurao dos fatos narrados devem ser partilhados em duas vertentes, a primeira quanto ao crime de discriminao praticado com a publicao do ato e o segundo quanto ao suposto crime de abuso de autoridade que praticam agentes da prefeitura ao coagir as pessoas em situao de rua a se cadastrarem e serem encaminhados para delegacias. O peridico Agora publicado no ltimo dia 3 de julho destaca que moradores de rua sofrem com agresses e discriminao por parte das autoridades pblicas, in verbis:

Catlogo Temos feito um trabalho de classificao e catlogo deles. Fotografamos, juntamos a ficha corrida, disse o delegado Armando Bellio, titular do 27 Distrito Policial (Campo Belo), na zona sul. Com o banco de dados, a polcia espera achar procurados pela Justia e desaparecidos. Se algum for roubado, por exemplo, poder checar o lbum de fotos e, eventualmente, reconhecer um ladro. O padre Jlio Lancelotti, da Pastoral do Povo de Rua, diz que a ao incrimina as pessoas. No so s moradores de rua que praticam crime. Eles so, sim, alvo de crimes diz o padre. Moradores de rua reclamam da agressividade. Eles

vm aqui, jogam fora nossos cobertores, falam que aqui no nosso lugar, disse um rapaz de 33 anos, que mora com a mulher embaixo de um viaduto na avenida Roberto Marinho, na zona sul.
Tanto o ato autorizativo com a rubrica do Prefeito Gilberto Kassab quanto a ao dos agentes pblicos podem, em tese, configurar o delito de abuso de autoridade, inicialmente pelo simples fato de autorizar medidas extremas fundamentadas em fatos contrrios a dignidade da pessoa humana e tambm pelo fato de GCMs constrangerem a incolumidade fsica e a liberdade de locomoo das pessoas em situao de rua. A conduta do Prefeito deve ser investigada no caso da poltica municipal configurar a ordem ou execuo de ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa, praticado sem a competncia legal, verbatim: Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: a) liberdade de locomoo; i) incolumidade fsica do indivduo; Art. 4 Constitui tambm abuso de autoridade:

a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; h) o ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal; Ante o exposto, com fundamento no artigo 2 da Lei 4898, de 9 de dezembro de 1985, requer-se o acolhimento da presente representao para que o Ministrio Pblico Estadual instaure o inqurito ou procedimento hbil para apurao da prtica de abuso de autoridade ou ato discriminatrio, com fundamento nos fatos narrados.

So Paulo, 3 de julho de 2011

5
RUI GOETHE DA COSTA FALCO DEPUTADO ESTADUAL

Anda mungkin juga menyukai