Anda di halaman 1dari 18

O Cinema Brasileiro face censura imposta pelo regime militar no Brasil 1964/1988

Leonor Souza Pinto 1

Resumo Este texto apresenta uma abordagem histrica e crtica da censura sobre o cinema brasileiro durante a ditadura militar. A censura apresentada como altamente racional, um instrumental voltado para ratificar e fortalecer os interesses polticos e ideolgicos do grupo detentor do poder de Estado naquele momento. Sem a censura, o regime de exceo no teria se sustentado no poder por quase trs dcadas. O controle desptico da produo audiovisual no pas, empreendido pelos governos militares, nos deixou como uma de suas heranas um acervo com mais de 700 metros lineares. Este material comea a poder ser apreciado pela populao brasileira, atravs do projeto Memria da Censura no Cinema Brasileiro - 1964/1988, que trata digitalmente este acervo e o disponibiliza gratuitamente ao pblico, via Internet, no endereo www.memoriacinebr.com.br.

Doutora em Cinema pela Universidade de Toulouse, Frana, produtora cultural e atriz.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

O Cinema Brasileiro face censura imposta pelo regime militar no Brasil 1964/1988

Nosso esforo criador imenso, mas a eficincia incrvel, super-desenvolvida, maravilhosa, racional que a censura faz para destruir tudo maior ainda. Do servio pblico ela uma das raras coisas que funcionam neste pas e, portanto, ou tomamos medidas srias a respeito ou vamos acabar com vergonha de encararmos uns aos outros.
(Jos Celso Martinez Corra, no programa da pea Roda Viva, 1968)

Se tiver que viver novamente o que a gente viveu, prefiro morrer. No quero mais viver o que vivi, de jeito nenhum!
(Carlos Diegues, entrevista a autora, dezembro de 2000)

O 31 de Maro insere-se, pois, na Histria ptria e sob o prisma dos valores imutveis de nossa Fora e da dinmica conjuntural que o entendemos. memria, dignificado poca pelo incontestvel apoio popular, e une-se, vigorosamente, aos demais acontecimentos vividos, para alicerar, em cada brasileiro, a convico perene de que preservar a democracia dever nacional.
(General-de-Exrcito Francisco Roberto de Albuquerque, Ordem do dia do Exrcito, 31 de maro de 2006)

I - Introduo
Em 1955, Nelson Pereira dos Santos, bacharel em direito, ento com 26 anos, rene um grupo de amigos em torno de um projeto inovador: realizar um filme onde o povo brasileiro ser o protagonista. Reunidos em sistema de cooperativa, scios dos improvveis lucros do filme, o grupo assume o projeto e, em setembro de 1955, estria Rio, 40 graus, marco na histria do cinema brasileiro, inspirao para o movimento cinematogrfico que, anos mais tarde, ganharia o mundo e faria nosso cinema entrar definitivamente para a historia do cinema mundial o Cinema Novo. De Rio, 40 graus a 1 de abril de 1964, nosso cinema vive um momento de grande efervescncia, talvez o maior de sua histria.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

Em 1961, Glauber Rocha, ainda estudante de direito em Salvador, roda Barravento, seu primeiro longa-metragem. Em 1962, o CPC - Centro Popular de Cultura da UNE, produz o primeiro filme de uma associao de classe - Cinco vezes favela, composto de cinco episdios dirigidos por estudantes universitrios que, breve estariam na linha de frente do movimento Cinema Novo: Carlos Diegues, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade e ainda Marcos Farias e Miguel Borges. Roberto Farias dirige O Assalto ao Trem Pagador, seu primeiro longa independente. Criticado poca por Glauber Rocha, hoje considerado um clssico de nossa cinematografia. Ruy Guerra filma Os Cafajestes, inaugurando o nu feminino no cinema brasileiro, em plano-seqncia de quase cinco minutos, que provoca a ira dos setores conservadores. Nelson Pereira dos Santos realiza Boca de Ouro, adaptao de pea de Nelson Rodrigues. Em 1963, Nelson roda Vidas secas, Glauber prepara Deus e o diabo na terra do sol e Ruy Guerra termina Os Fuzis. Surge, na prtica, o Cinema Novo. O povo brasileiro assume nossas telas. At o golpe, a censura apenas classifica os filmes por faixa etria, e os cortes no existem, como mostra o processo de Os Cafajestes 2 que, em detrimento da presso popular, respaldada pela igreja catlica, foi liberado exibio para maiores de 18 anos, sem cortes. Ou ainda, o parecer sobre O Assalto ao trem pagador, de junho de 1962, assinado pelo censor Antonio Fernando de Sylos, que sugere a liberao para maiores de 18 anos, argumentando:
O desenrolar da pelcula se passa quase em sua totalidade numa favela. Se pensamos em tirar da favela a juventude, por que levar favela juventude? 3 (...) No obstante, o filme de boa qualidade e livre para exportao .

Atendendo a recurso de Herbert Richers, produtor do filme, a chefia do Servio de Censura de Diverses Pblicas, o libera, no dia 26 do mesmo ms, para maiores de dez anos.

Vem o golpe, e com ele, a censura reorganizada, com vistas a servir aos interesses polticos dos militares no poder. A censura praticada no Brasil, de 1964 a 1988, no foi apenas represso localizada, mas mecanismo essencial para a estruturao e a sustentao do regime militar. No mercado interno, usou de todos os artifcios para garantir a maior e a mais eficiente difuso da ideologia vigente, investindo na
2

Os documentos de censura aqui citados esto gratuitamente disponveis em: RECORDAR PRODUES ARTSTICAS (Rio de Janeiro). Memria da Censura no Cinema Brasileiro 1964/1988. Disponvel em: <www.memoriacinebr.com.br>. 3 Ibid.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

reorganizao do departamento de censura, subordinando-o Polcia Federal, regulamentando a carreira de censor federal, para a qual passa a ser exigido nvel superior, e investindo na formao dos censores com a promoo de cursos internos. A to propagada limitao intelectual dos censores, seus atos pitorescos - motivo de chacota at hoje, os erros gramaticais que cometiam ou seus argumentos que podem parecer ridculos, lamentavelmente, nunca impediram a Censura de ser um dos mais competentes rgos de represso da ditadura e, seguramente, um dos pilares de sustentao do regime. Durante todo o regime militar, a censura, hierarquicamente bem organizada, foi sagaz, implacvel, poderosa e suas decises frustraram sonhos, impediram caminhos, abortaram promessas e calaram geraes. Sua ao no cinema brasileiro buscou moldar a produo aos projetos polticos do regime. O lema central era proibir, sempre que possvel. Na impossibilidade de proibir, cortar. Se as duas opes falhassem, colocar na geladeira, significando engavetar o processo de requisio de censura sem, no entanto, admitir o feito. O processo permanecia em anlise, sem que nenhum parecer fosse emitido. Assim, os produtores no tinham argumentos para sequer negociar com a censura. Esta atitude podia levar meses, at anos. Enquanto isso, o regime garantia que o filme no iria a pblico. Paralelamente represso cultural no pas, uma inteligente poltica de difuso da imagem democrtica do pas no exterior montada. Para isso, lanam mo da excelente produo cinematogrfica brasileira. O mesmo cinema que, internamente, combatem ferozmente. Primeiro criam o Instituto Nacional de Cinema (INC), em seguida a Empresa brasileira de filmes (Embrafilme), cujas funes incluam a distribuio e, mais tarde, a coproduo. Era responsvel tambm pelo envio de filmes a festivais e mostras internacionais 4. Para o mercado externo, os filmes no sofriam cortes, nem interdies, sendo necessrio apenas os carimbos de Boa Qualidade (BQ) e de Livre para Exportao, concedidos at mesmo nos casos de filmes interditados em sua integralidade dentro do pas, como acontece com Terra em transe, de Glauber Rocha 5. A reestruturao da censura no ps-golpe pode ser identificada em quatro fases: 1. Na primeira fase a chamada moralista, entre 1964 e 1966, seu foco de atuao continua centrado na preservao da moral conservadora vigente, protegendo
RODRIGUES, Carlos; MONTEIRO, Vicente Alencar; GARCIA, Wilson de Queirz (Org.). Censura Federal: leis, decretos leis, decretos, regulamentos. Braslia: C.R.Editora, 1970. 424 p. 5 In <www.memoriacinebr.com.br>.
4

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

assim, os interesses dos setores da sociedade que apoiaram o golpe. A inovao fica por conta dos cortes, que passam a ser francamente utilizados. Interdies integrais ainda no ocorrem. 2. Entre 1967 e 1968 identificamos uma militarizao gradual do comando nacional e estadual do rgo e o incio de uma preocupao com o contedo poltico das obras, presente nos pareceres. 3. De 1969 a 1974, a censura assume abertamente seu carter poltico-ideolgico de pilar de sustentao do regime. Este perodo, iniciado com a edio do Ato Institucional n. 5 (AI-5), caracterizado pelo enfrentamento e pela represso direta. No cinema, a resistncia inaugura a fase da metfora e da alegoria. 4. Na quarta fase, de 1975 a 1988, observa-se uma interessante mudana de foco que desmente a noo, comumente difundida e at hoje aceita, de que a censura termina com a instaurao do processo de abertura. Sua ateno se volta para a proibio dos filmes brasileiros na televiso, onde se concentra o grande pblico, enquanto os libera para as salas de cinema. II - A fase moralista (1964 / 1966) Em 1 de abril de 1964, o prdio da UNE arde em chamas, destruindo tambm o moderno teatro do Centro Popular de Cultura (CPC), prestes a ser inaugurado. Com os escombros do teatro, morre o CPC, imediatamente posto na ilegalidade, assim como a UNE. Cinco vezes favela torna-se o nico filme produzido pela entidade representante dos estudantes. Apesar da truculncia, fatores como uma relativa liberdade de imprensa, um Judicirio que funciona normalmente, mesmo que engessado por uma legislao autoritria, o Congresso que continua aberto, ainda que destitudo de quase todo poder, levam a crer que o regime de exceo seria uma breve etapa. Para a produo cinematogrfica, a princpio, pouca coisa mudou. Em maio, um ms aps o golpe, trs filmes brasileiros participam do Festival de Cannes, de onde voltam consagrados 6. Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos, recebe os prmios dArt et dEssay, do Jri Internacional de Proprietrios de Cinemas de Arte (O.C.I.C); Melhor Filme para a Juventude, do Jri de Estudantes Secundaristas e Universitrios e o prmio do Office Catholique du Cinema. Isso, sob os protestos da crtica, que exigia para
6

DIEGUES, Carlos. Cinema Brasileiro: Idias e imagens. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1988. 109 p. 17.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

o filme a Palma de Ouro, entregue a Os Guarda-chuvas de Cherbourg. O filme Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, apesar de no premiado, transformado pela crtica e pela intelectualidade europia em smbolo do jovem cinema mundial e Ganga Zumba, de Carlos Diegues, participa da Semana da Crtica. No Festival de Berlim, Os Fuzis de Ruy Guerra, recebe o Urso de Prata. Nosso cinema ganha reconhecimento internacional e as diferenas de estilo s confirmam a riqueza e o vigor de nossa produo. Enquanto isso, no Brasil, a censura refora seu perfil moralista. Os cortes, inexistentes at aqui, tornam-se regra, concentrando-se em palavres, cenas picantes e figurinos considerados ousados para os padres morais vigentes. Esta prtica se confirma por trechos extrados de pareceres de censura sobre dois filmes bastante diversos; Deus e o diabo na terra do sol e A Falecida, de Leon Hirszman. O censor Manoel Felipe de Souza Leo, em parecer de 2 de julho de 1964, sobre Deus e o diabo na terra do sol, afirma 7:
(...) Deus e O Diabo na Terra do Sol pode ser classificado de regular, mergulhando no rl interminvel das pelculas nacionais feitas para atrair bilheteria, levando s casas de espetculos o pblico adpto de filmes do tipo Cangao-misticismo. Em face da existncia de algumas cenas de violncia e lesbianismo, a pelcula presta-se unicamente para exibio a pblico adulto, fixando-se a sua impropriedade para MENORES DE 18 ANOS, com o Boa qualidade e Livre para Exportao.

Parecer de 23 de julho de 1965 sobre A Falecida, primeiro longa-metragem de Leon Hirszman, marcando a estria no cinema de Fernanda Montenegro, no papel-ttulo, diz: A infidelidade da esposa, o cinismo do marido trado e a tentativa de conquista pelo papa-defunto indica a impropriedade de 18 anos. O censor, ento, conclui:
Em vista do filme e o julgamento acima, o mesmo no deve receber BQ e nem mesmo ser liberado para exportao porque ir depor quanto indstria cinematogrfica brasileira que j sofre das deficincias permanentes tanto 8 tcnica como artstica [assinatura ilegvel] .

O carimbo de Boa Qualidade era a autorizao para a carreira internacional do filme. Sua negativa, portanto, inviabilizava, no s as participaes em festivais, como sua carreira comercial no exterior, fonte de renda, poca, importante para cobrir os custos de produo. Para A Falecida, a deciso s ser revogada em outubro, ocasio

7 8

In <www.memoriacinebr.com.br>. Ibid.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

em que todos os contratos de compra j acordados haviam perdido a validade, gerando um prejuzo definitivo a Leon Hirszman. A negao do BQ foi manobra raramente usada, pois feria a poltica externa dos militares de utilizar a excelncia e o prestgio de nossa cinematografia para promover, no exterior, a imagem de pas democrtico. Excees existiram, como no caso de Pr frente, Brasil, de Roberto Farias, confiscado pela Polcia Federal em Gramado, em maro de 1982.

Preocupao com a distribuio Paralela criao, produtores e cineastas engajam-se na discusso sobre formas de garantir o retorno financeiro dos filmes, atravs de uma distribuio eficaz. Destas discusses, surge, em 1965, a DiFilm Distribuio e Produo de Filmes Brasileiros, empresa independente e privada, com onze scios, entre eles: Luiz Carlos Barreto, Riva Faria, Roberto Farias, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Leon Hirszman, Roberto Santos, Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Paulo Cesar Saraceni. A DiFilm entra agressivamente no mercado de distribuio, em direta competio com distribuidores multinacionais. Na definio de Glauber Rocha, alm do cinema de autor, surgia a indstria de autor. Seus filmes estreavam no grande circuito e percorriam o pas inteiro. Os scios trabalhavam em conjunto por cada filme. Em trs anos de atuao a DiFilm chegou a ser uma das trs maiores distribuidoras no mercado nacional. Ainda hoje, seus filmes figuram nas listas das maiores receitas de todos os tempos. Em contrapartida, em 18 de novembro de 1966, os militares criam por decreto o Instituto Nacional de Cinema (INC). Subordinado ao Ministrio da Educao e Cultura, tinha como funes, regulamentar a produo, distribuio e exibio de filmes brasileiros, estabelecer o preo dos ingressos, financiar e premiar em festivais nacionais, decidir sobre a participao em festivais estrangeiros, fiscalizar a obedincia s leis em todo o territrio nacional, inclusive s decises censrias, e regular a importao de filmes. A experincia de Joaquim Pedro de Andrade, com relao ao envio de Macunama aos festivais de Veneza e de Mar del Plata 9, desvenda os verdadeiros objetivos do INC. Convidado a participar do festival de Veneza, Joaquim Pedro envia uma cpia do filme ao Instituto, em cumprimento burocracia necessria para obter
9

MAYRINK, Geraldo. Comemo-nos uns aos outros. Revista Veja. So Paulo, 25 mar. 1970. In <www.memoriacinebr.com.br>.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

autorizao e apoio para o envio. Os crticos do INC no gostam do filme, e seu secretrio-executivo, Moniz Vianna, declara que jamais enviaria o filme para representar o Brasil. O filme vai por insistncia da organizao do festival. Em revanche, o INC nega a Joaquim Pedro as passagens para os festivais, e o ameaa de desmentido caso declare o fato imprensa. Aps ganhar o Condor de Ouro em Mar del Plata, Joaquim Pedro declara ao Jornal do Brasil que o INC tomou todo o cuidado de no convid-lo, pois se eu estivesse l, o presidente do Instituto no poderia declarar que no existe censura no Brasil e que meu filme foi exibido sem cortes, porque eu o desmentiria 10. III - A Militarizao dos rgos de censura (1967 / 1968) A partir de 1967, com o crescimento da resistncia civil ao golpe de estado, a censura muda seu perfil. Questes de ordem poltica surgem nos processos. Termos como subverso, ditadura, governo popular, revoluo passam a figurar nas anlises dos censores. Nesta fase nota-se uma gradual militarizao da Censura, que ser sacramentada a partir do AI-5. Seus quadros funcionais so reorganizados e o controle transferido a militares de alta patente generais, coronis. Ao final de 1968 toda a chefia militar. Ao moralismo, acrescentado um foco poltico. A ditadura a verdadeira democracia, qualquer discordncia simboliza atentado segurana nacional. A interdio de filmes se instala. A censura, mais uma vez, reflete os projetos da ditadura no plano poltico. Em fevereiro de 1967, uma reforma administrativa transforma o Ministrio da Justia e Assuntos Internos em Ministrio da Justia e o Departamento Federal de Segurana Pblica em Departamento da Polcia Federal, ao qual fica subordinado o Servio de Censura de Diverses Pblicas SCDP. Em 1967, Terra em transe, de Glauber Rocha, inaugura no cinema a esttica tropicalista. Um marco no cinema brasileiro. E, no entanto, nas palavras de Carlos Diegues, foi o filme mais atacado, repudiado, odiado, de toda a histria do movimento. (...) O Cinema Novo no era mais o delfim cultural do pas, mas um incmodo adolescente cheio de caprichos 11. Em parecer de abril de 1967, o censor Manoel Felipe de Souza Leo, analisa Terra em Transe, afirmando 12:
10 11

VENCEDOR de Mar del Plata condena a censura. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 mar. 1970. In <www.memoriacinebr.com.br>. DIEGUES, C., Op. Cit., p. 21. 12 In <www.memoriacinebr.com.br>.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

Captamos em seu contexto frases, cenas e situaes com propaganda subliminar. Mensagens negativas e contrrias aos interesses da segurana nacional. Aspectos de misria e de luta entre classes, alm de uma bacanal e de cenas carnavalescas e de amor so outros pontos inseridos no roteiro com a finalidade nica de enriquec-lo e torn-lo suscetvel ao grande pblico vido de novidades na tela. Alguns dilogos chegam a ser agressivos, com insinuaes contra a verdadeira e autntica democracia. Outros fazem apologia luta entre ricos e pobres. Vrias mensagens tm origem nos conhecidos chaves de propaganda subversiva. A figura de um padre colocada em situao comprometedora e at certo ponto ridcula.

E conclui:
Consideramos o filme portador de mensagens contrrias aos interesses do Pas, motivo pelo qual deixamos de liber-lo, aconselhando seja o mesmo examinado por elementos do Conselho de Segurana Nacional e pela Douta Chefia do SCDP [Servio de Censura de Diverses Pblicas] e Direo-Geral do DFSP [Departamento Federal de Segurana Pblica].

Com base neste parecer, Terra em Transe proibido em todo o territrio nacional, em 19 de abril de 1967, com ordem de recolhimento das nove cpias existentes. Documento classificado confidencial 13, sobre o filme El Justicero, de Nelson Pereira dos Santos, de 10 de outubro de 1969, relata ao diretor da Polcia Federal a deciso da censura em abril de 1967:
A obra foi examinada pelo SCDP, em setembro de 1967 atravs de um grupo de censores que, em circunstanciados relatrios, indicaram a presena, no contexto, de cenas e frases de baixo calo misturadas conhecidos chaves de propaganda subversiva. Em 25 do mesmo ms e ano, o ento chefe do SCDP determinou a liberao do filme (...) fixando a impropriedade para menores de dezoito anos e cortes de algumas palavras de baixo calo e de propaganda anti-revolucionria.

Em 1 de fevereiro de 1968, o censor Coriolano Fagundes, analisa Os Fuzis, de Ruy Guerra, considerado por ele um documentrio sobre um tempo longnquo, quando o pas encontrava-se abandonado e sem soluo14 :
A histria se situa no Nordeste brasileiro, em poca pr-revolucionria (1963), ocasio em que as populaes daquela regio passavam por srios problemas sociais em conseqncia de ensaios de reforma agrria mal orientada e de seca.

E mais frente, o censor argumenta:


O tema adulto, para pblico maduro. A gravidade dos problemas abordados suscetveis de m-interpretao e algumas tomadas carregadas de violncia, em primeiro plano, desaconselham a exibio do filme para menores.

13 14

Ibid. Ibid.

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

Em 21 de novembro de 1968, vinte e um dias antes da edio do AI-5, entra em vigor


15

a lei 5536, criando o cargo de Tcnico de Censura, que exigia curso superior em

Cincias Sociais, Direito, Filosofia, Jornalismo, Pedagogia ou Sociologia. Esta lei tambm cria o Conselho Superior de Censura (CSC), ltima instncia de recursos contra as decises do Diretor da Censura Federal. O Conselho era composto por 15 membros, sendo oito representantes de rgos do governo e sete, portanto a minoria, representantes de entidades civis. Mais uma vez, a censura se reorganiza para melhor executar a tarefa de fortalecimento do regime, que neste momento significava a criao de condies para o fechamento poltico que se daria em 13 de dezembro de 1968. Em 06 de dezembro de 1968, sete dias antes da edio do AI-5, parecer sobre Jardim de Guerra, de Neville DAlmeida, afirma16:
A pelcula inteiramente contra as instituies de nosso pas, com chamamento revoluo sangrenta em nosso pas, que segundo afirmam em algumas cenas est prestes a eclodir. E conclui: O mesmo contraria todas as Leis de Segurana e o prprio Cdigo penal (que ainda no foi modificado, pelo menos legalmente). Filme interditado.

Em 13 de dezembro de 1968 entra em vigor o AI-5. Diferentemente dos quatro atos anteriores, este tinha durao indeterminada. IV - Censura poltico-ideolgica (1969 / 1974 ) Se os eventos de 1964 colocaram fim esperana de construo de uma sociedade mais justa e igualitria, o AI-5 certamente, ps fim inocncia. Sustentada na censura prvia a todos os meios de comunicao, a temporada de caa s bruxas estava aberta. No dia seguinte edio do ato, o Jornal do Brasil inaugura o estilo dos novos tempos em sua previso meteorolgica diria: Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar est irrespirvel. O pas est varrido por fortes ventos. Max.38 em Braslia. Mn. 5 nas Laranjeiras. 17. Neste perodo, a censura reina dspota absoluta e seu foco passa a ser francamente poltico-ideolgico, como se evidencia a partir de extratos de parecer sobre Os Herdeiros, de Carlos Diegues 18, de 30 de julho de 1969:

15 16 17

RODRIGUES, C. (Org.), Op. Cit. In <www.memoriacinebr.com.br>. PREVISO meteorolgica. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 dez. 1968. 18 In <www.memoriacinebr.com.br>.

10

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

Julgamos no oportuna a liberao nesta fase nacional (...) Mensagem absolutamente negativa, pois concita o povo rebeldia, enaltece o Estado Novo (em parte) e figuras representativas passadas e atuais.

O parecer apresenta concluso que demonstra a preocupao quanto imagem democrtica do Brasil no exterior:
No julgo aconselhvel sua liberao, mormente sabendo que o filme ir representar o Brasil em Festival no exterior, ocasio em que podero ser includas outras partes no exibidas a este SCDP e mostrar uma irrealidade sobre a atualidade brasileira.

Profissionalizao dos censores Investindo na formao dos censores, a censura se profissionaliza. O primeiro curso de formao de censores de que se tem registro 19 comprovado, data de maro de 1972. Intitulado Curso de Mensagens Justapostas nos Filmes (de teor subversivo) ministrado por Waldemar de Souza, diretor da Editora Abril. O curso teve como alunos, vinte e trs censores de nvel superior, selecionados pelo general Nilo Caneppa da Silva e por Rogrio Nunes, diretor da Diviso de Censura. Em conferncia sobre o mesmo tema, realizada no Auditrio da Escola Nacional de Informaes, em Braslia, em junho de 1973, o professor relata a estrutura do curso:
Cinco aulas prticas, ao fim das quais, foi projetado o filme Cabezas Cortadas, de Glauber Rocha, realizado na Espanha, apresentando 70% de mensagens justapostas (de teor subversivo) identificadas em quase sua totalidade pelos 23 censores que estiveram presentes ao curso. O professor afirma, ainda, ter tido neste curso, a oportunidade de expor o resultado de seus 15 anos de assessoria psico-pedaggica e a especializao a respeito de mensagens subversivas em filmes.

A formao de censores continuou sendo incentivada, como comprova o currculo do XII curso de formao profissional de censor federal, datado de julho de 1985, assinado pelo diretor da Academia Nacional de Polcia, Dcio dos Santos Vives. Com carga horria total de 776 horas, o curso compreendia estudos de:
formas de discurso, funes da narrativa e lgica das aes; publicidade, propaganda, efeitos da comunicao social; processo de formao cultural brasileira e dos fatos sociais, polticos, econmicos, religiosos e culturais da atualidade; conhecimento das leis do raciocnio lgico e coerente, com vistas apreenso do objeto de anlise censria, legislao, armamento e tiro e adestramento fsico.

Na anlise da produo cultural, a preocupao agora com a ditadura comunista. O tom dos documentos muda de forma drstica. Protegida pela censura

As informaes sobre o assunto foram recolhidas da documentao do acervo da censura, depositados na Coordenadoria do Arquivo Nacional do Distrito Federal.

19

11

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

imprensa, a guerra entre censura e cinema declarada e se trava no total desconhecimento da sociedade civil. Assim ser por dez anos. Empenhados em reforar as boas intenes do regime, os militares inauguram um perodo de campanhas ufanistas. poca do "Brasil Grande". Surgem slogans como Ningum segura este pas, Brasil, ame-o ou deixe-o, onde amar sinnimo de aceitao do arbtrio institucionalizado e deixe-o, justificativa para as prises e o exlio forado ou voluntrio - a que centenas de pessoas so submetidas. A dupla Don e Ravel explode em rdios e programas de televiso com o refro: Eu te amo, meu Brasil, eu te amo; ningum segura a juventude do Brasil. Nas escolas, as crianas cantam Este um pas que vai pra frente. O hino da Copa de 1970 brande "Noventa milhes em ao, pra frente Brasil do meu corao". Dentro do mesmo esprito, em 12 de setembro de 1969, os militares decretam a criao da Embrafilme, subordinada ao Ministrio da Educao e Cultura. Inicialmente com a funo de distribuir os filmes brasileiros no exterior, realizar festivais, no esforo de difuso do cinema brasileiro para construir a boa imagem do pas no estrangeiro, a empresa termina incluindo em suas prerrogativas o co-financiamento do cinema, substituindo o INC. A aparente contradio de um governo que, por um lado censura o cinema, por outro o produz, facilmente esclarecida se pensarmos na estratgia de poltica externa montada pelos militares, onde, nosso cinema, detentor de reconhecimento e prestgio internacional, principalmente europeu, serviria - acreditavam os militares - para conferir ao Brasil no exterior, uma fachada de normalidade institucional, lembrando que as decises de censura eram vlidas apenas para o territrio nacional e que, para o exterior era necessrio to somente o carimbo Boa Qualidade, acompanhado do Livre para Exportao. Certificados especiais para participao em festivais eram expedidos sem problemas e sem cortes, mesmo para filmes j interditados para o mercado interno. Com o espao para a resistncia aberta estreitando-se cada dia mais, produtores e diretores descobrem novas formas. Uma nova prioridade se anuncia: evitar a todo custo a interdio total. Neste esforo de driblar a censura e manter a produo, o discurso direto substitudo pela metfora e por alegorias, presentes em Azyllo muito louco (1971) e Como era gostoso o meu francs (1972) de Nelson Pereira. Filmam adaptaes de clssicos da literatura, como So Bernardo (1972) de Leon Hirszman e Dona Flor e seus

12

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

dois maridos (1976) de Bruno Barreto. Fazem releituras de personagens histricos, como em Os Inconfidentes (1972) de Joaquim Pedro de Andrade. Nosso cinema muda a forma para preservar o discurso e continuar existindo. No esforo de negociar com a censura cortes e liberaes dos filmes, Braslia passa a ser rota obrigatria. Para salvaguardar ao mximo o contedo das obras e desviar a ateno dos censores de cenas importantes para o filme, uma das estratgias era a do boi-depiranha, isto , rodar e montar cenas atraentes s tesouras mas com pouca ou nenhuma importncia no roteiro. Estas eram as cenas oferecidas aos censores na negociao dos cortes. Muitas vezes funcionou. Se por um lado, a represso afeta diretamente o estilo, por outro, no consegue destruir a capacidade de resistncia deste cinema, que combate sistematicamente. So deste perodo obras-primas de nossa cinematografia: Macunama (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, traduo mxima do antropofagismo modernista no cinema; Brasil, ano 2000, que estria em 1970, de Walter Lima Junior. Jardim de guerra (1970), de Neville dAlmeida; O Bandido da luz vermelha (1969), de Rogrio Sganzerla; Matou a famlia e foi ao cinema (1970), de Julio Bressane so filmes representantes do movimento denominado Cinema Marginal 20, onde a tortura, o terror, a parania so retratados atravs de imagens chocantes, da deformidade fsica, do kitsch, das drogas, da decadncia burguesa, do sexo em suas formas mais degradantes. Fato de grande importncia que, diferentemente do teatro, onde tanto o texto quanto a montagem sofriam censura, no cinema, nem roteiros, nem negativos eram submetidos censura, feita diretamente nas cpias montadas e prontas para exibio. Este procedimento garantiu a preservao das matrizes, e, graas a isso, hoje, todos os filmes podem ser vistos em sua ntegra, em qualquer cpia feita a partir de 1988. V - A Distenso (1975 / 1988 ) Em 1955, Rio 40 graus, inspirado no neo-realismo italiano, inaugurara uma esttica contra a qual o governo militar investiria pesadamente, obrigando cineastas e produtores a desvios, mudando estilos, assumindo a metfora, tornando seus filmes muitas vezes hermticos e de difcil compreenso. Esta represso causa, nas palavras de Carlos

RAMOS, Ferno. Cinema Marginal (1968/1973): A representao em seu limite. So Paulo: Ed. Brasiliense/Embrafilme/Ministrio da Cultura, 1987. 156 p.

20

13

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

Diegues, uma espcie de autodestruio que se traduziu, no perodo mais duro, em linguagem de louca abstrao 21. A partir de 1975, o cinema brasileiro, gradativamente, abandona a metfora a que se viu obrigado, e inicia uma reaproximao com o grande pblico. a fase do povo nas telas e nas salas 22. So desse perodo Xica da Silva (1975), Chuvas de vero (1978) e Bye, bye, Brasil (1978) de Carlos Diegues, Aleluia, Gretchen (1976), de Sylvio Back; Se segura, malandro (1978), de Hugo Carvana, O Casamento (1975), e Tudo bem (1978), de Arnaldo Jabor, Dona Flor e seus dois maridos (1976) de Bruno Barreto, Lucio Flavio, o passageiro da agonia (1977) e Pixote, a lei do mais fraco (1980), de Hector Babenco, Tenda dos Milagres (1977) e Memrias do Crcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos, A Dama do Lotao (1975), de Neville DAlmeida, Pra frente, Brasil (1982), de Roberto Farias. No entanto, o maior equvoco de avaliao deste perodo a de que a censura termina com a abertura. Na contramo dos ares de liberdade ditados pela abertura poltica, e diferentemente do que se costuma inferir, a censura, mantida para os espetculos de diverses pblicas, inclusive para o cinema, apenas muda seu foco, mas continua atuante. Para as salas de cinema, libera os filmes com uma poltica de cortes mais moderada, enquanto para a televiso, onde agora se concentra o grande pblico, a censura, competente e atenta, investe pesadamente nas proibies. Quando no consegue proibi-los, so destrudos por cortes que os tornam, muitas vezes, incompreensveis, e liberados somente para horrios tardios 23. Pixote (1980), de Hector Babenco, liberado para o cinema no ano de sua produo, s ser liberado para televiso cinco anos mais tarde, em 1985, com trinta e oito cortes, e ainda assim, para aps as 23 horas. Macunama (1969) de Joaquim Pedro de Andrade, exibido com cortes no cinema, s liberado para TV em verso integral com classificao livre, para aps as 22 horas, em 29 de julho de 1985, dezesseis anos aps sua estria nos cinemas. O Assalto ao trem pagador, de Roberto Farias, liberado para o cinema em 1962, para maiores de 10 anos, s ser liberado para a televiso em 1976, para aps as 21 horas, imprprio para menores de 14 anos. E, em parecer emitido em maro de 1986, a liberao acordada para TV a maiores de 10 anos questionada por trs censores que afirmam: Considerando que a pelcula j foi exibida no circuito cinematogrfico para
21 22

DIEGUES, Carlos, In VARTUCK, Pola. Uma virada do Cinema Novo no expressivo. O Estado de So Paulo. So Paulo. 9 set. 1976. Ibid. 23 In <www.memoriacinebr.com.br>.

14

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

maiores de 10 anos, sugerimos que se mantenha esta classificao, embora o contedo, a nosso ver, seja pernicioso a essa faixa etria. Neste perodo, a resistncia se faz mais intensamente atravs de recursos ao Conselho Superior de Censura. A negao de liberao pelo CSC significava o fim das possibilidades de exibio do filme. Por esta razo, os produtores passam a recorrer ao Conselho com maior freqncia a partir de 1978, quando a revogao do AI-5 acaba com a censura prvia imprensa que vai se tornar forte aliada de produtores e cineastas na batalha pela liberao de seus filmes. Para escapar da vigilncia da imprensa, a censura passa a aplicar uma nova estratgia. Os requerimentos de certificado de censura de filmes considerados inadequados so colocados na geladeira. Inquirida pelos produtores, protege-se, afirmando que o processo est em fase de julgamento, sem que nada efetivamente esteja sendo feito. Desta forma, conseguem adiar a liberao de filmes, na espera de momentos menos arriscados. Este procedimento incide sobre Pra frente, Brasil de Roberto Farias. Liberado para apresentao no Festival de Gramado, acaba confiscado durante o festival por agentes da Polcia Federal, pois, entre a expedio do certificado para exibio no festival e a noite de sua apresentao, o filme assistido em Braslia, em anlise para liberao pblica. Ao assistir o filme, o cioso censor, preocupado com as conseqncias da liberao do filme em ano de eleio e copa do mundo, notifica os generais sobre o teor do mesmo. Estes, enfurecidos, expedem imediatamente mandado de busca e apreenso, trazem a cpia de Gramado para Braslia e o filme amarga oito meses na geladeira, s sendo liberado para exibio em territrio nacional aps as eleies e a copa do mundo daquele ano, em dezembro de 1982, sem cortes.

O fim da censura institucionalizada Estes procedimentos s se extinguiro com o fim da censura, estabelecido pela Constituio de 1988. A Diviso de Censura Federal substituda pelo Departamento de Classificao Indicativa, que passa a recomendar horrio e limite de idade para a programao na televiso e limite de idade para as salas de cinema. Legalmente, o fim da censura que sustentou o regime militar no poder por exatos vinte e quatro anos, seis meses e quatro dias. A partir deste momento, a censura ao cinema passa a ser determinada pelo mercado, j invadido pelo cinema de consumo,
15
Leonor Souza Pinto, maro de 2006

majoritariamente norte-americano. Alm disso, aps duas dcadas de perseguies, da extino da Embrafilme, em 1990, e da extraordinria diminuio das salas de cinema no pas24, assistimos ao afastamento do pblico brasileiro de seu prprio cinema. Esta concorrncia desleal com o cinema estrangeiro, a ausncia de polticas pblicas de apoio ao desenvolvimento de nossa indstria cinematogrfica, de construo de salas de cinema, de distribuio, lega nossa produo prpria sorte, totalmente dependente do apoio de empresas que, atravs de leis de incentivo fiscal, podem aplicar quatro por cento dos impostos devidos em patrocnios culturais, e, evidentemente, tm o direito de escolher o que querem patrocinar, determinado, assim, os rumos da produo. Mesmo a to propagada retomada do cinema brasileiro deixou margem os maiores mestres da cinematografia brasileira, como se nada houvesse existido at aqui, num reincidente e perigoso movimento de descoberta incessante da roda. Apenas como exemplo, nos ltimos dezesseis anos, Nelson Pereira dos Santos e Carlos Diegues rodaram quatro filmes cada um, Neville DAlmeida fez dois, Roberto Farias nada rodou. VI - Concluso No Festival de Cannes de 1964, Georges Sadoul, crtico de cinema francs e membro da Resistncia francesa durante a ocupao nazista da Frana na Segunda Guerra Mundial, ciente do golpe militar que acabara de ocorrer no Brasil, e da recusa de Roberto Farias em aceitar convite para permanecer trabalhando como diretor na Europa, apia sua deciso de retornar ao Brasil dizendo-lhe: Faam seus filmes, como for possvel. No parem. Porque um dia isso vai passar, e nesse dia, seus filmes estaro l para contar essa histria 25. Seu conselho foi seguido. A luta de cineastas e produtores contra a censura, durante quase trs dcadas, sua coragem de buscar todas as formas possveis para continuar produzindo e de aceitar negociar com o inimigo, entendendo nisso resistncia, nunca entreguismo ou cooptao, nos legou uma generosa herana cultural, da qual no podemos prescindir.

Segundo Roberto Farias, nos anos 70 eram trs mil e quinhentas salas, com capacidade mdia de seiscentos lugares. Hoje se resumem a duas mil, com capacidade mdia de 250 lugares. O mercado brasileiro, que, em nmeros mdios, nos anos 70 contava com dois milhes e cem mil lugares, hoje se resume a quinhentos e cinqenta mil. Uma diminuio da ordem de um milho, quinhentos e cinqenta mil lugares. Depoimento de Roberto Farias autora, maro de 2006. 25 Entrevista de Roberto Farias autora, dezembro de 2000.

24

16

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

No entanto, certas formas de resistncia, necessrias e imprescindveis em certos momentos, tiveram como efeitos colaterais o afastamento do grande pblico de nosso melhor cinema, tornado muitas vezes incompreensvel, ora pelos cortes impostos, ora pela opo da linguagem possvel. Este fato ajudou a cultivar a idia, que ainda hoje persiste, de que cinema brasileiro ruim.

A censura militar nos legou uma herana perversa que levaremos muitos anos para desmantelar. E para isso, preciso assumir com seriedade a destruio cultural que provocou, cujos efeitos at hoje se fazem sentir, alimentados de forma importante pela desinformao das novas geraes. Quando, muitas vezes, justamente, cidados brasileiros, revoltados pela exposio de seus filhos a emisses que consideram desapropriadas, e, na nsia de proteg-los, invocam os tempos da censura, onde isso no acontecia, no percebem, porque no lhes so garantidas as condies, as perdas que os anos de censura nos legaram. Por isso, tambm urgente repensar o conceito de guardar. O poeta Antonio Ccero sugere que:
Guardar uma coisa no escond-la ou tranc-la. Em cofre no se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa vista. Guardar uma coisa olhla, fit-la, mir-la por admir-la, isto , ilumin-la ou ser por ela iluminado. Guardar uma coisa vigi-la, isto , fazer viglia por ela, isto , velar por ela, isto , estar acordado por ela, isto , estar por ela ou ser por ela. (...) Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e declama 26 um poema: Para guard-lo .

Esta a filosofia inspiradora do projeto Memria da Censura no Cinema Brasileiro, que patrocinado exclusivamente pela Petrobras, trabalha com o objetivo de tratar digitalmente e disponibilizar gratuitamente ao pblico os processos de censura do perodo militar, relativos aos filmes brasileiros. A preservao deste acervo e sua efetiva disponibilizao ao pblico colaboram para a construo de nossa Histria, afirmam nossa identidade enquanto povo, garantem a transparncia das provas documentais, permitem a reflexo, o direito ao questionamento, e em ltima instncia, o justo exerccio da cidadania. Porque censura nada tem nada a ver com classificao indicativa. Censura no tem nada a ver com controle de horrios na definio da programao. Tem a ver com

26

CCERO, Antonio. Guardar: poemas escolhidos. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1997: 11

17

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

proibio das liberdades individuais, com a negao do direito livre expresso, com manipulao de informao, de vidas, de caminhos e sonhos. Onde censura foi autoritarismo, classificao indicativa, desde que rigorosamente baseada na defesa do direito constitucional liberdade de expresso e no dever de proteo criana e ao adolescente, se far Democracia. Onde antes imposio, hoje direito de escolha. Onde antes opresso, hoje respeito. Onde antes srdida manipulao, hoje livre exerccio da cidadania. Onde antes muro, para sempre caminho.

Artigo publicado em: Classificao Indicativa no Brasil desafios e perspectivas Org.: Claudia Maria de Freitas Chagas, Jos Eduardo Elias Romo, Sayonara Leal Editado por Ministrio da Justia secretaria Nacional de Justia Braslia junho 2006 300 pginas ISBN 85-60269-00-6 Revisado em agosto de 2007 Este texto protegido pelas leis de direito autoral. Seu uso est liberado desde que citadas fonte e autoria. Como citar: PINTO, Leonor E. Souza. O cinema brasileiro face censura imposta pelo regime militar no Brasil 1964/1988. Disponvel em: < http://www.memoriacinebr.com.br/ >.

18

Leonor Souza Pinto, maro de 2006

Anda mungkin juga menyukai