Anda di halaman 1dari 3

Guia para o desenvolvimento de modelos de negcios inovadores

O BMG se apia sobre uma metodologia chamada Canvas tela a partir da qual possvel visualizar os 9 elementos principais de um modelo de negcio. Recomendamos que voc separe um tempinho da sua agenda para pensar e visualizar cada aspecto do seu negcio. Esse exerccio muito importante para que voc tenha segurana e domnio completo dos rumos de sua empreitada.

Segmento de clientes: agrupe seus clientes em segmentos, levando em conta interesses, comportamentos e necessidades em comum. Voc pode definir um ou alguns segmentos de clientes, grandes ou pequenos. O importante que voc decida quais segmentos voc ir atender e quais ir ignorar. Pergunte: Para quem estou criando valor? Quem so os clientes mais importantes? Proposies de valor: essencialmente, a razo pela qual um consumidor ir escolher a sua empresa e no a do concorrente. Quando voc vende algo, voc est criando valor para um determinado pblico, cujas necessidades so atendidas pelo seu produto ou servio. Os valores podem ser quantitativos (preo, rapidez de entrega) ou qualitativos (design, experincia de compra). Pergunte: Que valores estou entregando ao cliente? Quais necessidades meu produto/servio satisfaz? Canais: a maneira como voc se comunica e entrega sua proposio de valor aos seus Segmentos de clientes. So os pontos de contato com seus clientes que desempenham um papel importante na experincia do consumidor. Considere sua comunicao, distribuio e canais de vendas, por exemplo. Pergunte: Por meio de quais canais meus clientes querem ser atingidos? De que forma os canais esto integrados?

Relacionamento com clientes: defina o modo como deseja se relacionar com cada Segmento de clientes de acordo com algumas motivaes, como: aquisio de novos clientes, reteno de clientes, alavancagem de vendas, etc. Entenda que o modo como voc se relaciona com o cliente influenciar muito na experincia do consumidor. Pergunte: Que tipo de relacionamentos cada segmento de cliente espera que seja estabelecido e mantido com ele? Quais estou estabelecendo? Quanto custam?

Fontes de receita: o dinheiro gerado por cada Segmento de clientes. Se os consumidores so o corao do negcio, as Fontes de receita so as artrias. Entenda quanto seus clientes potenciais querem realmente pagar pelo Valor que voc entrega. Verifique os mecanismos de precificao que utiliza para cada Fonte de Receita (preo tabelado? De acordo com negociao? Dependente do volume?). Pergunte: Por qual valor nossos consumidores esto realmente dispostos a pagar? De que forma eles desejam pagar? Recursos-chave: so os ativos essenciais para fazer um modelo de negcio funcionar. Tais ativos permitem que sua empresa crie e oferea Proposies de Valor, alcance mercado, mantenha relacionamentos com Segmentos de Clientes, e gere receita. Recursos podem ser fsicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Podem ser prprios ou terceirizados. Pergunte: Quais Recursos-chave nossa Proposio de Valor requer? E nossos canais de distribuio? Atividades-chave: so as coisas mais importantes que voc tem que fazer para o modelo de negcio funcionar. Como os Recursos-chave, elas servem para que voc crie e oferea Proposies de Valor, alcance mercado e ganhe dinheiro. Diferem substancialmente de um tipo de negcio para o outro. Pergunte: que Atividades-chave nossa Proposio de Valor requer? E nosso Relacionamento com Clientes? Parcerias-chave: a rede de fornecedores e parceiros necessria para que o modelo de negcio ande. Empresas fazem parcerias por muitas razes, seja para otimizar os modelos de negcio, reduzir os riscos ou adquirir recursos. Pergunte: Quem so nossos Parceiros-chave? Quem so nossos Fornecedores-chave? Quais Recursos-chave estamos adquirindo de nosso parceiros?

Estrutura de custos: so os custos necessrios para operar um negcio. Criar e oferecer valor, manter Relacionamento com Clientes, gerar receita, tudo incorre em custos. Aps definir os Recursos-chave, as Atividades-chave e as Parcerias-chave, calcular os custos ser relativamente simples. Alguns tipos de negcios, no entanto, incorrem em maior custo do que outros. Pergunte: Quais so os custos mais importantes de nosso modelo de negcio? Que Recursos-chave so mais caros?

A imagem abaixo ilustra como esses elementos (blocos) se relacionam no Canvas.

Para exemplificar, veja como seria o Canvas do iPod da Apple:

Anda mungkin juga menyukai