Anda di halaman 1dari 8

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.

br

PETRLEO
O petrleo uma substncia oleosa, inflamvel, menos densa que a gua, com cheiro caracterstico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro. Embora objeto de muitas discusses no passado, hoje se tem como certa a sua origem orgnica, sendo uma combinao de molculas de carbono e hidrognio. Admite-se que esta origem esteja ligada decomposio dos seres que compem o plncton - organismos em suspenso nas guas doces ou salgadas tais como protozorios, celenterados e outros organismos - causada pela pouca oxigenao e pela ao de bactrias. Estes seres decompostos foram, ao longo de milhes de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substncia oleosa que o petrleo. Ao contrrio do que se pensa, o petrleo no permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se at encontrar um terreno apropriado para se concentrar. Estes terrenos so denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lenis porosos de areia, arenitos ou calcrios. O petrleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali so encontrados o gs natural, na parte mais alta, e petrleo e gua nas mais baixas. O petrleo aps ser purificado e processado, usado como combustvel primrio em mquinas de combusto interna, sendo de grande importncia para o homem. Em meados do sculo 19, a necessidade de combustvel para iluminao (principalmente querosene, mas em algumas reas, gs natural) levou ao desenvolvimento da indstria do petrleo. Principalmente no sculo XIX, o crescimento do transporte motorizado fez com que a demanda crescesse muito rapidamente. Hoje em dia, o petrleo fornece uma grande parte da energia mundial utilizada no transporte e a principal fonte de energia para muitas outras finalidades. O petrleo tornou-se fonte de milhares de produtos petroqumicos. FONTE: CEPETRO/UNICAMP, http://www.cepetro.unicamp.br/petroleo/index_petroleo.html

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.br

A UTILIZAO DO PETRLEO ATRAVS DOS TEMPOS A palavra petrleo vem do latim, petra e oleum, correspondendo expresso pedra de leo. O petrleo ocorre na natureza ocupando vazios, existentes entre os gros de areia na rocha, ou pequenas fendas com intercomunicao, ou mesmo cavidades tambm interligadas. Estudos arqueolgicos mostram que a utilizao do petrleo iniciou-se 4000 anos antes de Cristo, sob diferentes denominaes, tais como betume, asfalto, alcatro, lama, resina, azeite, nafta, leo de So Quirino, nafta da Prsia, entre outras. O petrleo conhecido desde tempos remotos. A Bblia j traz referncias sobre a existncia de lagos de asfalto e diversas ocasies em que foi utilizado como impermeabilizante. O lquido foi utilizado por hebreus para acender fogueiras, nos altares onde eram realizados sacrifcios, por Nabucodonosor, que pavimentava estradas na Babilnia, pelos egpcios na construo de pirmides e conservao de mmias, alm do uso como combustvel para iluminao por vrios povos. Os gregos e romanos embebiam lanas incendirias com betume, para atacar as muralhas inimigas. Aps o declnio do Imprio Romano, os rabes tambm o empregaram com a mesma finalidade. H relatos de que, quando os espanhis chegaram Amrica, Pizarro deu conta da existncia de uma destilaria que era operada por incas. Supe-se que o lquido citado representava resduo de petrleo encontrado em surgncias na superfcie. A moderna era do petrleo teve incio em meados do sculo XIX, quando um norte-americano conhecido como Coronel Drake encontrou petrleo a cerca de 20 metros de profundidade no oeste da Pensilvnia, utilizando uma mquina perfuratriz para a construo do poo. Os principais objetivos eram ento a obteno de querosene e lubrificantes. Nessa poca, a gasolina resultante da destilao era lanada aos rios (prtica comum na poca) ou queimada, ou ento misturada no querosene por ser um explosivo perigoso. Entretanto, a grande revoluo do petrleo ocorreu com a inveno dos motores de combusto interna e a produo de automveis em grande escala, que deram gasolina (obtida a partir do refino do petrleo) uma utilidade mais nobre.

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.br

FORMAO, ACUMULAO E PROSPECO DO PETRLEO E DO GS NATURAL O termo petrleo, a rigor, envolve todas as misturas naturais de compostos de carbono e hidrognio, os denominados hidrocarbonetos, incluindo o leo e o gs natural, embora seja tambm empregado para designar apenas os compostos lquidos. O petrleo formado em depresses da crosta terrestre aps o acmulo de sedimentos trazidos pelos rios das partes mais elevadas, ao seu redor, em ambiente aquoso. A imagem mais facilmente compreensvel depresses, ou bacias sedimentares, dessas uma bacia sedimentar a de uma ampla depresso coberta de gua, seja um lago ou um mar que sofre rebaixamento contnuo no tempo geolgico. Dentre diversas teorias existentes para explicar a origem do petrleo, a mais aceita, atualmente, a de sua origem orgnica, ou seja, tanto o petrleo como o gs natural, so combustveis fsseis, da mesma forma que o carvo. Sua origem se d a partir de matria orgnica, animal e vegetal (principalmente algas), soterrada pouco a pouco por sedimentos cados no fundo de antigos mares ou lagos, em condies de ausncia de oxignio, que, se ali existisse, poderia destru-los por oxidao. Entretanto, mesmo assim a matria orgnica desses tecidos passou por drsticas modificaes, graas temperatura e presso causada pelo soterramento prolongado, de modo que praticamente s restaram o carbono e o hidrognio, que, sob condies adequadas, combinaram-se para formar o petrleo ou gs. A grande diferena entre a formao do carvo mineral e dos hidrocarbonetos e a matria-prima, ou seja, principalmente material lenhoso para o carvo e algas para os hidrocarbonetos, o que definido justamente pelo ambiente de sedimentao. Normalmente, o petrleo e o gs coexistem, porm, dependendo das condies de presso e temperatura, haver maior quantidade de um ou de outro. Para que grandes quantidades de petrleo se formem, necessria a presena de trs fatores: vida exuberante, contnua deposio de sedimentos, principalmente argilas, concomitante com a queda de seres mortos ao fundo da bacia e, finalmente, o rebaixamento progressivo desse fundo, para que possam ser acumulados mais sedimentos e mais matria orgnica sobre o material j depositado. Em Geologia, o tempo desempenha um papel importantssimo. As condies acima descritas tm que perdurar por milhes de anos, e a prpria transformao da matria orgnica original em petrleo demanda outros milhes de anos, para que a temperatura e a presso atuantes na crosta, alm do tempo, possam interagir na formao do petrleo.

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.br

O petrleo e o gs, entretanto, no encontrado nas rochas em que se formou. Durante o longo processo de sua formao, ocorre sua expulso da chamada rocha geradora, formada por sedimentos finos que consistem de folhelhos, argilitos, sal, etc, que praticamente impermevel, para rochas porosas e permeveis adjacentes (acima, abaixo ou ao lado), formadas normalmente por arenitos. Dessa maneira, o petrleo permanece sob altssima presso nas rochas porosas, denominadas rochas reservatrio, at que seja eventualmente alcanado pela perfurao de um poo. De um modo geral, a fase exploratria mais dispendiosa a da perfurao de poos. A deciso de perfur-los antecedida de extensa programao e elaborao de estudos, que permitam um conhecimento to detalhado quanto possvel das condies geolgicas presentes na regio, tanto na superfcie como em subsuperfcie. As perfuraes se orientaro, assim, para as reas que tenham, de fato, as maiores possibilidades de conter acumulaes de leo ou gs. Para localizar o petrleo ou gs numa bacia sedimentar, os especialistas firmamse em dois princpios fundamentais: 1) o petrleo se aloja numa estrutura localizada na parte mais alta de um compartimento de rocha porosa, isolada por camadas impermeveis. Essa estrutura denominada armadilha ou trapa (veja na figura, no final do texto); 2) essas estruturas so resultantes de modificaes sofridas pelas rochas ao longo do tempo geolgico, especialmente a sua deformao, atravs do desenvolvimento de dobras e falhas na crosta terrestre. Os diversos estgios da pesquisa petrolfera orientam-se por fundamentos de duas cincias: a Geologia e a Geofsica.

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.br

GEOLOGIA DO PETRLEO A aplicao da Geologia pesquisa do petrleo e gs natural de extrema importncia, porque essa cincia explica o porque da ocorrncia do hidrocarboneto em determina localidade. Explica tambm sua origem, a que tipo de rocha se associa e quais os eventos geolgicos responsveis pela formao de uma jazida economicamente aproveitvel. Aps minuciosos estudos geolgicos que se pode saber se h ou no convenincia na aplicao de grandes capitais destinados procura e explorao do petrleo. O gelogo especializado nessa rea de atuao participa em todas as fases da pesquisa. Faz o reconhecimento da bacia sedimentar, localiza e estuda as estruturas mais potenciais ao acmulo de petrleo ou gs e presta assessoria ao geofsico, com informaes geolgicas, necessrias interpretao dos resultados ssmicos. O gelogo do petrleo coordena, no campo, o conjunto de profissionais envolvidos nos trabalhos de explorao, supervisiona todas as fases do processo de pesquisa, mantm-se presente durante a perfurao do poo pioneiro, examina as amostras coletadas, verifica e elabora os testes pertinentes a cada indcio de leo em profundidades diferentes, que vo sendo atingidas atravs da perfurao. Aps a consumao do poo pioneiro, o gelogo continua se fazendo presente junto ao agrupamento, at que seja demarcado definitivamente o campo de petrleo encontrado. Um aspecto relevante na participao do gelogo do petrleo est no cuidado com o meio ambiente. Trata-se de um profissional que recebe, em sua formao, uma base muito bem fundamentada, relativa questo ambiental. No campo, as equipes sob sua coordenao recebem as mais completas orientaes no sentido de se manter uma convivncia adequada e harmoniosa com o meio ambiente, recolhendo os rejeitos dos produtos utilizados, e preservando as espcies animais e vegetais presentes na regio em que se desenvolvem os trabalhos. FONTE: IGC/USP, http://www.igc.usp.br/geologia/petroleo.php

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.br

INSTITUIES Enviamos os contatos de instituies que trabalham na rea de pesquisa em petrleo para solicitar informaes sobre o assunto que podem ser teis para a sua pesquisa: Centro de Estudo do Petrleo da Universidade Estadual de Campinas CEPETRO/UNICAMP Rua 06 de Agosto, 50 - Cidade Universitria "Zeferino Vaz" - Baro Geraldo Campinas - SP Caixa Postal 6052 CEP: 13083-970 Telefone: (0xx19) 3521-4664 Fax: (0xx19) 3289-4916 Site: http://www.cepetro.unicamp.br E-mail: online@cepetro.unicamp.br Ncleo de Pesquisa em Petrleo e Gs da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - NUPEG/UFRN Avenida Senador Salgado Filho 3000 - Campus Universitrio - Natal - RN Telefone/fax : (0xx84) 3215-3773 Site: http://www.nupeg.ufrn.br E-mail: nupeg@eq.ufrn.br ONIP - Organizao Nacional da Indstria do Petrleo Avenida Graa Aranha, 1/5 andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ Telefone: (0xx21) 2563-4615 Fax: (0xx21) 2563-4616 Site: http://www.onip.org.br E-mail: onip@onip.org.br

ASSOCIAES INTERNACIONAIS DE PETRLEO E GS API - American Petroleum Institute http://www.api.org APPEA - Australian Petroleum Production and Exploration Association Ltd. http://www.appea.com.au CEPA - Canadian Energy Pipeline Association http://www.cepa.com CSIRO - Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.br

http://www.dpr.csiro.au EUROGAS - European Union of the Natural Gas Industry (Blgica) http://www.eurogas.org GSA - The Geological Society of America http://www.geosociety.org IADC - International Association of Drilling Contractors (EUA) http://www.iadc.org PPDM - Public Petroleum Data Model Association (Canad) http://www.ppdm.org SPE - Society for Petroleum Engineers (EUA) http://www.spe.org The Petroleum Club of Western Australia http://www.petroleumclub.org.au

BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS (PROSSIGA) Biblioteca Virtual de Engenharia do Petrleo PROSSIGA http://www.prossiga.br/dep-fem-unicamp/petroleo Biblioteca Virtual de Energia PROSSIGA http://www.prossiga.br/cnencin/bvenergia Biblioteca Virtual de Inovao Tecnolgica PROSSIGA http://www.prossiga.br/finep

BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS (INTERNACIONAIS) Edinburg Engineering Virtual Library http://www.eevl.ac.uk Energy Efficency Virtual Libraries - Petroleum http://www.isr.gov.au/resources/petroleum Net Resources International Ltd. - Offshore Oil & Gas Industry http://www.offshore-technology.com

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo http://www.bv.sp.gov.br

Norwegian Computing Center - Geostatistics & Petroleum http://www.nr.no/documents/sand/wwwlinks OEIS - Offshore Engineering Information Service http://www.eevl.ac.uk/offshore Petroleum Service Association of Canada - Links http://www.psac.ca/links The University of Texas at Austin - Virtual Library Petroleum & Geosystems Engineering http://www.pge.utexas.edu/reading

OUTROS LINKS Ambiente Brasil - Energia http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./energia/petroleo/in dex.html&conteudo=./energia/petroleo/petroleo.html Biblioteca Virtual de Petrleo - PROSSIGA http://www.prossiga.br/dep-fem-unicamp/petroleo/ CEPETRO/UNICAMP - Centro de Estudos do Petrleo http://www.cepetro.unicamp.br PETROBRAS http://www.petrobras.com.br Wikipdia http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo

Anda mungkin juga menyukai