Anda di halaman 1dari 8

CURSO BSICO DE CONTABILIDADE

1. INTRODUO
Contabilidade a cincia que tem como objeto de estudo o Patrimnio das entidades; seus fenmenos, variaes, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo, realiza os registros dos fatos e atos de natureza econmica e financeira que afeta este mesmo patrimnio e estuda suas consequncias na dinmica financeira. O nome deriva do uso das contas contbeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade uma cincia social, da mesma forma que a Economia e a Administrao (esta por vezes considerada um ramo da Sociologia). Mas comum autores refutarem essa condio cientfica, colocando-a como tcnica ou arte. Nessas acepes alternativas, por exemplo, h quem a defina numa conotao tradicionalmente jurdica, como a arte de organizar os livros comerciais ou de escriturar contas.

2. HISTRIA
H relatos de que as primeiras manifestaes contbeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os fencios. No mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto algum possua de tal mercadoria e qual o valor de troca de uma mercadoria em relao a outra. A Contabilidade iniciou-se empiricamente. Com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli, principal divulgador do mtodo das partidas dobradas, encerrou-se a fase emprica e menos organizada da Contabilidade, a partir do sculo XV. A chamada escola inglesa (Francis Bacon, Locke, Hume) contestou o excesso de especulao cientfica e concebeu o Emprico como um critrio determinante do que seria cincia ou no (induo emprica, segundo o socilogo Pedro Demo). Mas a Contabilidade s foi reconhecida como cincia propriamente dita no incio do sculo XIX. Por longo perodo sua histria se confundiu com a dos registros patrimoniais de organizaes mercantis e econmicas e at os dias de hoje possvel se notar alguma confuso entre a Cincia Contbil e a escriturao de fatos patrimoniais.

3. CONTABILIDADE NO BRASIL
A partir de 1500 e do descobrimento do Brasil, o ento novssimo pas comearia tambm a escrever uma parte da histria da contabilidade. Entretanto, somente muitos anos depois, a partir de 1770 que surge a primeira regulamentao da profisso contbil em terras brasileiras, quando Dom Jos, tambm Rei de Portugal, expede a Carta de Lei a todos os domnios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentaes, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrcula de todos os guardalivros na Junta Comercial. Em 1870 acontece a primeira regulamentao da profisso contbil no Brasil, por meio do decreto imperial n 475. reconhecida oficialmente a Associao dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profisso liberal regulamentada no pas. Nesse perodo, foram dados os primeiros passos rumo ao aperfeioamento da

rea. Na Contadoria Pblica passou-se a somente admitir guarda-livros que tivessem cursado aulas de comrcio. O Exerccio da profisso requeria um carter multidisciplinar. Para ser guarda-livros era preciso ter conhecimento das lnguas portuguesa e francesa, esmerada caligrafia e, mais tarde, com a chegada da mquina de escrever, ser eficiente nas tcnicas datilogrficas. No ano seguinte, sancionado o decreto federal n 21.033, estabelecendo novas condies para o registro de contadores e guarda-livros. Com esta lei, resolveu-se o problema dos profissionais da rea que possuam apenas o conhecimento emprico, prtico, determinando as condies e prazos para o registro desses profissionais.

4. A ATIVIDADE CONTBIL
A complexidade crescente das corporaes e governos levou a uma preocupao da sociedade com a organizao da atividade contbil. At meados do sculo XX, muitos autores a viam como um processo (alguns a chamavam por isso de Contabilidade Histrica). Com a popularizao da viso sistmica e o advento do "Estruturalismo", que passaram a ser desenvolvidos na Economia e na Sociologia, os autores contbeis comearam a pensar a atividade em termos estruturalistas: no Brasil, diante das peculiaridades prprias da aplicao da matria, foi proposto um sistema de funes (ver Funcionalismo) que atendesse os trs principais objetivos contbeis: registro, controle e informao.

5. USURIOS DA CONTABILIDADE
Os usurios tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razo pela qual as informaes geradas pela Entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliao da sua situao patrimonial e das mutaes sofridas pelo seu patrimnio, permitindo a realizao de inferncias sobre o seu futuro. Os usurios internos incluem os administradores de todos os nveis, que usualmente se valem de informaes mais aprofundadas e especficas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. J os usurios externos concentram suas atenes, de forma geral, em aspectos mais genricos, expressos nas demonstraes contbeis. Em pases com um ativo mercado de capitais, assume importncia mpar a existncia de informaes corretas, suficientes e inteligveis sobre o patrimnio das Entidades e suas mutaes, com vista adequada avaliao de riscos e oportunidades por parte dos investidores, sempre interessados na segurana dos seus investimentos e em retornos compensadores em relao s demais aplicaes. A qualidade dessas informaes deve ser assegurada pelo sistema de normas alicerado nos Princpios Fundamentais, o que torna a Contabilidade um verdadeiro catalisador do mercado de aes. O tema vital e, por consequncia, deve-se manter vigilncia sobre o grau em que os objetivos gerais da Contabilidade aplicada a uma atividade particularizada esto sendo alcanados. O entendimento das informaes pelos prprios usurios pode lev-los a concluso da necessidade de valer-se dos trabalhos de profissionais da Contabilidade.

6. OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
A existncia de objetivos especficos no essencial caracterizao de uma cincia, pois, caso o fosse, inexistiria a cincia pura, aquela que se concentra, to-somente no seu objeto. Alis, na prpria rea contbil encontramos muitos pesquisadores cuja obra no apresenta qualquer escopo pragmtico, concentrando-se na Contabilidade como cincia. De qualquer forma no h qualquer dificuldade na delimitao dos objetivos da Contabilidade no terreno cientfico, a partir do seu objeto, que o Patrimnio, por estarem concentrados na correta representao deste e nas causas das suas mutaes. O objetivo cientfico da Contabilidade manifestase na correta representao do Patrimnio e na apreenso e anlise das causas das suas mutaes. J sob tica pragmtica, a aplicao da Contabilidade a uma Entidade particularizada, busca prover os usurios com informaes sobre aspectos de natureza econmica, financeira e fsica do Patrimnio da Entidade e suas mutaes, o que compreende registros, demonstraes, anlises, diagnsticos e prognsticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios. As administraes pblicas encontram-se perante o desafio de melhorar a eficincia, a produtividade e a qualidade dos seus servios. No entanto, todos esses desafios tm de ser vencidos com oramentos inalterados ou mesmo reduzidos.

7. FENMENOS CONTBEIS
Dentro de uma viso estruturalista com objetivos econmicos, os fenmenos contbeis se estudam sob os aspectos ambientais e que so os que envolvem o patrimnio; dividem-se em: endgenos: do ambiente aziendal; exgenos: do ambiente social, econmico, poltico, ecolgico, legal, etc. Mas tambm h a viso estruturalista com objetivos sociolgicos, no qual o patrimnio substitudo como objeto pela gesto empresarial e pela informao. Nesse sentido, os fenmenos endgenos seriam os voltados para a informao dirigida gesto, enquanto os fenmenos exgenos seriam os voltados para a informao de mercado (em ingls, disclosure). Para ser reconhecido como dado dentro de um sistema contbil objetivo, os fenmenos devem estar materializados em fatos contbeis, os quais devem ser escriturados. Ou ento em atos, que podem se tornar objeto de escriturao caso haja o objetivo de se implementar um controle contbil para fins de informao. Dessa forma, um sistema contbil deve ser aquele capaz de organizar os fatos contbeis a partir de trs objetivos primordiais: registro, controle e informao.

8. DIMENSES CONTBEIS
Como contribuio para a sistematizao e estudo desses fenmenos da prtica contbil, poderamos partir para uma classificao de "dimenses contbeis", dos seguintes grupos de relaes formados a partir do ponto de vista dos contabilistas, e derivados das influncias mais importantes observadas na atividade prtica: Dimenso jurdica, Dimenso

administrativa, Dimenso econmica. A relao com vrias outras matrias, apesar de intensas com algumas no citadas, como, por exemplo, a Informtica ou Cincia da Computao, no se caracterizaria como uma nova dimenso, pois nessa relao prevalece um carter lgico-matemtico, estranho matria contbil. Mas havendo o desenvolvimento para outras cincias relacionadas que no se atenham aos princpios da programao e processamento de dados, como parece ser a proposta de uma Cincia da Informao, essa restrio pode ser revista. Dentro da dimenso econmica da matria, pode-se considerar que os fatos contbeis se baseiam nas seguintes razes lgicas: A azienda tem necessidades. De acordo com as necessidades, cria suas finalidades ou metas. Para suprir as necessidades busca meios. O exerccio ou utilidade dos meios gera funes. O assunto geralmente estudado sobre o ttulo "Contabilidade Multidimensional".

9. ESCRITURAO
O mtodo de escriturao mais desenvolvido o chamado "mtodo das partidas dobradas", e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Existem outros como os de "partidas simples", que normalmente so satisfatrios para os outros tipos de escriturao. A regra das partidas dobradas assusta pela simplicidade: para cada lanamento "a dbito", deve corresponder um "a crdito", e vice-versa. Essa descoberta da "simetria" a partir dos chamados fatos contbeis contribui para que muitos autores classifiquem o mtodo das partidas dobradas como a "arte da escriturao". Apesar de originariamente previsto para ser utilizado nos lanamentos das contas contbeis, em operaes mais complexas como as das "instituies pblicas", comum a exigncia de partidas dobradas apenas para os balanos, melhor dizendo, as contas de balano. Vide, por exemplo, a escriturao prevista pela Lei brasileira 4.320/64 que trata da Contabilidade pblica.

10. DEMONSTRAES CONTBEIS


As Demonstraes Contbeis so o conjunto de informaes que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administrao de uma sociedade por aes e representa a sua prestao de contas para os scios e acionistas. A prestao anual de contas composta pelo Relatrio da Administrao, as Demonstraes Contbeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir). O Balano Patrimonial uma demonstrao contbil que tem por objetivo mostrar a situao financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posio esttica da mesma. O Balano apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigaes) e o Patrimnio Lquido, que resultante da diferena entre o total de ativos e passivo. a comparao das demonstraes contbeis dos dois ltimos exerccios, e o grande objetivo que a anlise de uma empresa seja feita sempre com vista no futuro, por isso fundamental verificar a evoluo passada, e no apenas situao de um momento.

11. BALANO SOCIAL


O balano social nada mais do que um demonstrativo publicado pela empresa reunindo um conjunto de informaes sobre os planos, projetos, benefcios e aes sociais dirigidas aos stakeholders da organizao, isso , empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas clientes, fornecedores, empresas parceiras, terceiros e demais envolvidos que direta ou indiretamente se favorecem dos processos desenvolvidos pela instituio, o mesmo tambm pode ser compreendido como um instrumento estratgico para avaliar e multiplicar o exerccio da responsabilidade social corporativa, podendo ou no ser utilizado para campanhas publicitrias que fortalece o nome e a marca da organizao. Com o crescimento da preocupao da populao mundial com o meio ambiente e com a sociedade que cerca as companhias, muitas empresas esto demonstrando a interao neste meio atravs das seguintes demonstraes: No ano de 1997, o socilogo Betinho, lanou no Brasil uma campanha pela divulgao voluntria do B.S. No ano de 1998, o Ibase lanou o selo Balano Social Ibase/Betinho, conferido anualmente s empresas que publicam o balano social no modelo sugerido pela entidade.

12. AUDITORIA
Auditoria em um exame cuidadoso, sistemtico e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo averiguar se elas esto de acordo com as disposies planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficcia e se esto adequadas (em conformidade) consecuo dos objetivos. As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. Atualmente, a auditoria externa se distribui em diversas reas de gesto, havendo vrias ramificaes: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstraes financeiras, auditoria jurdica, auditoria contbil, etc. Os profissionais de auditoria de demonstraes financeiras so certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros pases, inclusive no Brasil. Auditoria toda prova obtida pelo auditor, obtidos com a aplicao dos procedimentos de auditoria, para avaliar se os critrios estabelecidos esto sendo ou no atendidos. Ou seja, so fatos resultantes dos programas de auditoria que remetem deficincias encontradas na entidade auditada.

13. AUDITORIA CONTBIL


A auditoria contbil compreende o exame de documentos, livros contbeis, registros, alm de realizao de inspees e obteno de informaes de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimnio da entidade auditada. A auditoria tem por objetivo averiguar a exatido dos registros contbeis e das demonstraes contbeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimnio e a representao desse patrimnio. Alm de ser uma tcnica contbil, a auditoria tambm pode ser entendida

como um ramo da Contabilidade. O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimnio, quais sejam os registros contbeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos no registrados documentalmente tambm so objetos da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivduos que executam atividades relacionadas ao patrimnio auditado. A auditoria surgiu como consequncia da necessidade de confirmao dos registros contbeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxao do imposto de renda, baseado no lucro expresso nas demonstraes contbeis. Sua evoluo ocorreu em paralelo ao desenvolvimento econmico e com as grandes empresas formadas por capital de muitas pessoas.

14. ANLISE DE BALANO


Denomina-se anlise de balano a atividade que busca identificar fatores positivos ou negativos sobre a sade financeira e administrativa das empresas nos nmeros divulgados em seus balanos patrimoniais. As empresas que possuem polticas administrativas mais transparentes divulgam prvias trimestrais de seus balanos anuais de forma a possibilitar que resultados parciais possam ser avaliados antes mesmo do trmino do exerccio em curso. A metodologia de anlise consiste em comparar valores como receita, lucro ou patrimnio lquido com o mesmo perodo do exerccio anterior para determinar sua evoluo. Tambm so calculados diversos indicadores de balano, tambm chamados indicadores fundamentalistas, que tm por objetivo identificar caractersticas no visveis nos nmeros puros do balano.

15. PRINCPIO CONTBIL


medida que a prtica e a Cincia Contbil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princpios que as orientavam, em especial a funo de registrar todos os fatos que afetam o patrimnio de uma entidade. Os princpios contbeis ou contabilsticos tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade. Tambm conhecidos como Princpios Contbeis Geralmente Aceitos, os Princpios Fundamentais de Contabilidade representam a essncia das doutrinas e teorias relativas Cincia da Contabilidade, sendo imutveis no tempo e espao. Nos Estados Unidos, pas que primeiro procurou compilar os princpios contbeis (conhecidos pela sigla US-GAAPs), eles foram vistos durante certo tempo como as premissas para um Sistema de Certificao e Avaliao. Posteriormente foi o conjunto de fatores que separaria a Contabilidade americana em duas vertentes: contabilidade financeira (na qual deveriam ser observados os princpios contbeis) e contabilidade gerencial (ramo em que os princpios poderiam no ser seguidos e que por isso poderia ser mais bem traduzida tambm como administrao contbil).

16. AJUSTES CONTBEIS


Ajustamento contbil um processo no qual as empresas ao organizarem o balancete de verificaes, devem, se necessrio, lanar dados ajustados, em virtude da atualizao de movimentos ocorridos em determinados perodos. Esses ajustes devem ser realizados antes das apuraes de resultado, para maior fidelidade realidade patrimonial e econmica das entidades, nos balanos mensais e fechamentos de exerccio (vide oramento). O ativo disponvel rene nica e exclusivamente contas representativas de dinheiro disponvel ou em depsito de livre movimentao bancria. Para escriturao na conta caixa devem-se registrar movimentos de entrada e sada de moeda corrente. Em caso de duplicatas, vales, recibos, despesas diversas, cheques no descontados, fazem-se lanamentos de ajustes ao final de cada ms, atravs dos extratos bancrios. Em virtude de cobranas, emprstimos, descontos e juros cobrados ou aplicados, os bancos lanam os encargos financeiros atravs de ajustes, que se fazem presentes nos extratos, os quais sero utilizados para confrontar as contas bancria e contbil em contas movimento. Esse procedimento conhecido no Brasil como "conciliao bancria". Tambm ocorrem ajustes de atualizao de saldo e reconhecimento de lucros acumulados nas contas de aplicaes.

17. DUPLICATAS DESCONTADAS E EM COBRANAS SIMPLES


Quando se trata de duplicatas, a entidade poder entreg-las a uma agncia bancria para negociao, onde o banco repassa o valor do titular empresa e o mantm em seu poder para futura cobrana na data de vencimento, ficando consigo o valor correspondente aos juros. As duplicatas descontadas so a contrapartida das duplicatas a receber, pois existe a figura do direito regressivo. A instituio bancria desconta da empresa que as emitiu, o que as torna uma obrigao financeira, sendo que para fins de anlise, a reclassificao no Passivo Circulante correta, pois no havendo sua liquidao da data do vencimento o compromisso passa a ser da empresa emitente. As empresas utilizam duas maneiras de proceder cobrana de duplicatas a receber: na primeira conservando-as em poder da empresa e ela prpria faz a cobrana; na segunda, realiza a cobrana atravs de bancos, os quais ficam com elas em seu poder aguardando que o devedor comparea para efetivar o pagamento. Quando se trata de cobranas de forma simples, a entidade dever efetuar o lanamento e registrar as duplicatas aps o recebimento em contas de compensao.

18. ANLISE CONTABIL


Em Contabilidade, o termo anlise originariamente tem a ver com a conhecida anlise racional ou cartesiana, mtodo criado por Descartes e que consiste em se abordar um problema ou objeto de anlise a partir da decomposio de um todo ou de partes maiores, em parte menores. Dessa forma, as contas contbeis que representassem partes menores de um

objeto contbil foram chamadas de "contas analticas", enquanto as contas maiores e que agrupassem os saldos de contas analticas, denominaram-se "contas sintticas". Um procedimento que se usa para a anlise contbil o dos ajustes contbeis ou conciliaes. As contas sintticas so importantes para a estrutura das Demonstraes Contbeis (tambm conhecidas no Brasil por Demonstraes financeiras). Em relao ao Balano patrimonial, todavia, nem sempre se consegue demonstrar em contas sintticas a exata somatria das contas analticas correspondentes.

19. CONTAS CONTBEIS


As Contas Contbeis so a essncia da Contabilidade, que j foi chamada de "Cincia das Contas". Sem as contas, preferencialmente organizadas na forma cartesiana ou racional (vide anlise contbil) e escrituradas pelo mtodo das partidas dobradas (vide Escriturao), os sistemas de informao que se utiliza de dados empresariais devem ser denominados de Gerenciais ou Administrativos - e no Contbeis. Como uma contribuio para a sistematizao desse novo desenvolvimento na contabilidade prtica, sugere-se que as contas passem a ser organizadas inicialmente nos seguintes grupos: Contas patrimoniais e de resultado - registrem os elementos patrimoniais na forma exigida nas leis brasileiras das SAs e do Cdigo Civil. Contas de Anlise e Controle - registrem os diversos fatos e atos adicionais de interesse de um sistema contbil. O exemplo mais comum so as contas de compensao. Mas podem ser includas as contas auxiliares (centro de custo, contas de abertura e encerramento) e as contas transitrias (despesas pr-operacionais).

20. PROFISSIONAIS
No Brasil, os profissionais de contabilidade so chamados de contabilistas. Aqueles que se formam ou concluem os cursos de nvel superior de Cincias Contbeis recebem o diploma de bacharel em Cincias Contbeis (Contador). Existe tambm o ttulo tcnico de contabilidade, aos que tm formao de nvel mdio/tcnico. Em Portugal o termo "contador" tornou-se arcaico, sendo sempre utilizado o termo contabilista, independentemente do nvel acadmico. Existe, no entanto distino na classificao profissional entre tcnicos oficiais de Contas (TOC) e revisores oficiais de Contas (ROC). At a primeira metade da dcada de 70 o profissional do ofcio tcnico tambm era conhecido como guarda-livros (correspondente do ingls bookkeeper), mas o termo caiu em desuso. Em fevereiro de 2009 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apurou no Brasil a existncia de 403.912 contabilistas e 69.779 organizaes contbeis ativos.

Anda mungkin juga menyukai