Anda di halaman 1dari 2

Oraes Subordinadas Substantivas

A) Orao Subordinada Substantiva Subjetiva:


a orao que funciona como sujeito da orao principal. Para encontrar o sujeito de qualquer verbo, deve-se perguntar a ele Que que...? Existem trs estruturas de orao principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva: 1)Verbo de ligao + predicativo + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex: necessrioque faamos nossos deveres. Em que verbo de ligao,necessrio funciona como predicativo do sujeito e que faamos nossos deveres, como orao subordinada substantiva subjetiva, pois, se perguntarmos ao verbo ser Que que necessrio?, obteremos como resposta que faamos nossos deveres. 2) Verbos como convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex: Convm que faamos nossos deveres. Em que Convm tem como sujeito que faamos nossos deveres", pois, se perguntarmos a ele Que que convm?, obteremos como resposta que faamos nossos deveres. 3)Verbo na voz passiva + orao subordinada substantiva subjetiva. Ex: Foi afirmadoque voc subornou o guarda. Em que Foi firmado locuo verbal passiva que tem como sujeito que voc subornou o guarda, pois se perguntarmos locuo verbal Que que foi afirmado?, obteremos como resposta que voc subornou o guarda.

B) Orao Subordinada Substantiva Objetiva Direta:


a orao que funciona como objeto direto da orao principal. O objeto direto o complemento do verbo transitivo direto. Constata-se que um verbo transitivo direto, colocando-o no seguinte esquema:Quem ...... , ....... algo; o algo funcionar como objeto direto. Por exemplo, o verbo comprar: Quem compra, compra algo. Ex:Todos desejamosque seu futuro seja brilhante. Em que desejar verbo transitivo direto, pois quem deseja, deseja algo.Todos desejamos o qu? Resposta:que seu futuro seja brilhante, portanto o nome da orao subordinada substantiva objetiva direta.

C) Orao Subordinada Substantiva Objetiva Indireta:


a orao que funciona como objeto indireto da orao principal. O objeto indireto o complemento do verbo transitivo indireto. Constata-se que um verbo transitivo indireto, colocando-o no seguinte esquema:Quem ...... , ....... + prep + algo; o algo funcionar como objeto indireto. Por exemplo, o verbo precisar: Quem precisa, precisa de algo. Ex:Lembro-me deque tu me amavas. Em que lembrar-se verbo transitivo indireto, pois quem se lembra, lembra-se de algo.Lembro-me de qu? Resposta:de que tu me amavas, portanto o nome da orao subordinada substantiva objetiva indireta.

D) Orao Subordinada Substantiva Completiva Nominal:


a orao que funciona como complemento nominal de um termo da orao principal, que ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advrbio. O complemento nominal sempre antecedido de uma preposio, logo todas as oraes subordinadas substantivas completivas nominais so iniciadas por preposio que provenha de substantivo abstrato, de adjetivo ou de advrbio. Ex: Tenho necessidade de que me elogiem. Em que necessidade substantivo abstrato que exige a preposio de, pois quem tem necessidade, tem necessidade de algo. A orao de que me elogiem, ento, subordinada substantiva completiva nominal. No se lembra do que um subtantivo abstrato? todo substantivo que indique prtica de ao verrbal, existncia de qualidade ou sentimentos e emoes. Por exemplo: o substantivo amorindica a ao de amar"; o substantivo beleza indica a existncia da qualidadebelo;saudade, dor, paixo so sentimentos.

E) Orao Subordinada Substantiva Apositiva:


a orao que funciona como aposto da orao principal. Em geral vem aps dois pontos ou, mais raramente, entre vrgulas e explica o sentido da orao principal que deve estar completa sintaticamente. Ex:Todos querem o mesmo destino:que atinjamos a felicidade. A orao que atinjamos a felicidade est aps dois pontos e explica o sentido da orao principal qual o destino que todos querem? Resposta: atingir a felicidade. , portanto, orao subordinada substantiva apositiva.

F) Orao Subordinada Substantiva Predicativa:


a orao que funciona como predicativo do sujeito da orao principal. Sempre surgir com a seguinte estrutura:(sujeito) + VL + orao subordinada substantiva predicativa. Ex: A verdade que nunca nos satisfazemos com nossas posses. Em que a verdade funciona como sujeito do verbo ser e a orao que nunca nos satisfazemos com nossas posse, como subordinada substantiva predicativa. *Nota: As oraes subordinadas substantivas podem vir introduzidas por outras palavras, como, por exemplo: Pronomes interrogativos (quem, que, qual...) Advrbios interrogativos (onde, como, quando...) - Por exemplo: Perguntou-se quando ele chegaria. No sei onde coloquei minha carteira.

Anda mungkin juga menyukai