Anda di halaman 1dari 79

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.

NET

APOSTILA DE FABRICAO DE PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE (SANEANTES)

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET APRESENTAO

O objetivo desta apostila introduzir voc no variado e lucrativo ramo da Fabricao de Produtos de Limpeza e Higiene (SANEANTES). Fazemos um esboo dos princpios bsicos para voc iniciar seu empreendimento, todavia por melhor que seja o curso, por mais simples e prtico que seja sua aprendizagem e assimilao, ser sua CRIATIVIDADE, MOTIVAO e DISPOSIO que faro a grande diferena, para que voc consiga alcanar o $uce$$o nesta atividade. LEMBRE-SE: Sem dedicao nada se aprende. Sem disposio no h motivao. Sem motivao no h esforo. E sem esforo, nada se realiza na vida.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET Fbrica de Produtos de Limpeza e Higiene

At bem pouco tempo, o mercado para produtos de limpeza era dominado exclusivamente por grandes empresas, em sua maioria de capital estrangeiro. De uns anos para c, comearam a surgir em todo o pas pequenas empresas dedicadas ao ramo. Hoje elas somam um nmero expressivo, contam com um segmento de mercado prprio e apresentam uma linha de produtos, composta geralmente por gua sanitria, desinfetantes de pinho ou eucalipto e detergentes domsticos. Embora relativamente simples de produzir, toda ateno pouca e a menos que voc tenha um bom conhecimento de Qumica, JAMAIS TENTE MODIFICAR OU TROCAR AS QUANTIDADES OU OS COMPONENTES DAS FRMULAS, AQUI APRESENTADAS. Alm disso, para dar certo uma empresa de produtos de limpeza e Higiene precisa cuidar muito bem de alguns aspectos. Primeiro da qualidade dos produtos. Depois do preo final, que tem que ser competitivo. E deve ainda contar com uma estratgia de publicidade adequada. ATENO: Todas as formulas e informaes descritas nesta apostila tm carter puramente educativo. O uso de qualquer informao aqui descrita e de responsabilidade do usurio. Todas as frmulas devem ser testadas antes de serem aplicadas.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE (SANEANTES)

O QUE SO SANEANTES - Substncias ou Preparaes DESTINADAS A HIGIENIZAO, DESINFECO OU DESINFESTAO DOMICILIAR, EM AMBIENTES COLETIVOS E/OU PUBLICOS, EM LUGARES DE USO COMUM E NO TRATAMENTO DE GUA, COMPREENDENDO: DETERGENTES E SEUS CONGNERES - so as substncias que apresentam como finalidade limpeza e conservao de superfcies inanimadas, como por exemplo: Detergentes; Alvejantes; Amaciante de Tecidos; Antiferruginosos; Ceras; Desincrustantes cidos e Alcalinos; Limpa Moveis, Plsticos, Pneus, Vidros; Polidores de Sapato, Superfcies Metlicas; Removedores; Sabes; Saponceos e outros. ALVEJANTES - qualquer substancia com ao qumica, oxidante ou redutora, que exerce ao branqueadora. DESINFETANTES - so formulaes que tm na sua composio substncias microbicidas e apresentam efeito letal para microrganismos no esporulados. So eles: De uso geral, Para Industrias Alimentcias, Para Piscinas, Para Lactrios, Hospitalares para superfcies fixas e Hospitalares para artigos semicrticos. DESODORIZANTES - so formulaes que tem na sua composio substncias microbioestaticas, capazes de controlar os odores desagradveis advindos do metabolismo microrgnico. No apresentam efeito letal sobre microrganismos, mas inibem o seu crescimento e multiplicao. So eles: Desodorizante Ambiental, Para aparelhos sanitrios e outros. ESTERILIZANTES - so formulaes que tem na sua composio substncias microbicidas e apresentam efeito letal para microrganismos esporulados e no esporulados. ALGICIDAS PARA PISCINAS - so substncias ou produtos destinados a matar algas. FUNGICIDAS PARA PISCINAS - so substncias ou produtos destinados a matar todas as formas de fungos. DESINFETANTE DE GUA PARA O CONSUMO HUMANO - so substncias ou produtos destinados desinfeco de gua para beber. GUA SANITRIA - solues aquosas a base de hipoclorito de sdio ou clcio, com teor de cloro ativo entre 2,0 a 2,5% p/p, durante o prazo de validade (mximo de 6 meses). Produto poder conter apenas hidrxido de sdio ou clcio, cloreto de sdio ou clcio e carbonat de sdio ou clcio como estabilizante. Pode ter ao como alvejante e de desinfetante de uso geral.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

PRODUTOS BIOLGICOS - produtos 3 base de microrganismos viveis para o tratamento de sistemas spticos, tubulaes sanitrias de guas servidas, e para outros locais, com a finalidade de degradar matria orgnica e reduzir os odores. INSETICIDAS - so produtos desinfestantes destinados aplicao em domiclios e suas reas comuns, no interior de instalaes, edifcios pblicos ou coletivos e ambientes afins para controle de insetos e outros animais incmodos e nocivos sade. RATICIDAS - so produtos desinfestantes destinados aplicao em domiclios a suas reas comuns, no interior de instalaes, edifcios pblicos ou coletivos e ambientes afins para controle de roedores. JARDINAGEM AMADORA - so produtos destinados aplicao em jardins ou plantas ornamentais, cultivadas sem fins lucrativos, para o controle de pragas e doenas e bem como aqueles destinados revitalizao e ao embelezamento das plantas. REPELENTES - so produtos com ao repelente para insetos, para aplicao em superfcies inanimadas e para volatilizao em ambientes com liberao lenta e contnua do (s) ingrediente (s) ativo (s) por aquecimento eltrico ou outra forma de energia ou espontaneamente.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET MONTANDO UMA PEQUENA EMPRESA

Se, voc esta pensando em montar seu prprio negocio, apresse-se. A virada do sculo esta inaugurando um ciclo de ouro para os pequenos empreendedores. Em todo o mundo ha uma verdadeira febre de criao de empresas. Os pases se abrem e a economia se globaliza, as grandes companhias terceirizam e ficam cada vez mais enxutas, as novas tecnologias de produo de bens e servios e as modernas teorias de administrao elegem definitivamente as pequenas estruturas como as mais funcionais e eficientes. E o Brasil segue por essa trilha com um estimulo a mais: desde que os Portugueses pisaram pela primeira vez nesta terra abenoada, no se via uma conjuntura poltico-econmica to favorvel aos investimentos produtivos, como a atual. Ao p da letra, quando uma pessoa delibera por em pratica uma idia de negcio, j est criando uma empresa mesmo, sem ter formalizado ainda a papelada que da vida jurdica ao empreendimento. A empresa formal adquire direitos que significam vantagens em termos financeiros e administrativos. No caso das pequenas empresas ha benefcios fiscais, de credito e trabalhistas. Poder vender para clientes de grande porte e poder exportar. Poder participar de concorrncias publicas. Ter acesso s linhas de credito e a programas de apoio de rgo que incentivam pequenas empresas. Despreocupar-se com a fiscalizao. Controlar melhor a empresa, pois a legalizao permite medir e comparar desempenhos. Ganhar credibilidade junto a fornecedores e ao mercado de forma geral. Ampliar oportunidades de divulgao das atividades na mdia. Poder criar uma marca prpria com logotipo, grife, etc. Comprar diretamente das fabricas por preo melhor.

No entanto o nascimento de uma empresa no Brasil e um processo demorado e doloroso. Apesar das recentes medidas adotadas pelo Governo Federal e por organismos de apoio aos empreendedores, para simplificar o processo de abertura de empresas, ainda e bastante complicada a tramitao burocrtica para a legalizao de uma firma no pas. So de palavras, licenas, vistorias e registros que o futuro empreendedor tem que providenciar, o numero ultrapassa a casa dos dez. Por isso recomendamos que voc recorra ao apoio de um CONTADOR para no se perder nos labirintos da burocracia. CONTADOR. Oficialmente a funo do contador (aquele que possui diploma universitrio) ou tcnico contbil (aquele que fez um curso tcnico de nvel mdio) e apenas manter atualizada a escriturao dos livros da empresa exigidos pelas legislaes fiscal e comercial e cuidar da apurao de impostos. J

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

alguns bons profissionais vo, alm disso, eles so capazes de orientar sobre o local mais adequado para o registro, a formatao jurdica mais vantajosa, os tipos e valores de impostos e taxas a que o empreendimento estar sujeito e, ainda apresentar os caminhos legais para que voc pague menos imposto. Para isso ele precisa ter, experincia, atualizao constante sobre as leis federais, estaduais e municipais e seus meandros. Exige ainda um escritrio bem aparelhado tecnologicamente e gil na comunicao com o cliente

Algumas Precaues na hora de contratar um Contador


(seu sonho pode se transformar no seu pior pesadelo se a contabilidade de sua empresa ficar aos cuidados de um mal profissional) Escolha o profissional antes de abrir sua empresa. Ele pode ser um auxiliar importante na definio do seu negcio. Verifique se ele esta devidamente registrado no conselho regional de contabilidade. D preferncia a profissionais especializados no seu ramo (indstria, comrcio, ou servios) e regio de atuao. Visite seu escritrio e confira se o contador dispe de suporte para atend-lo bem. Hoje informtica e fundamental. Pea para ele formalizar um contrato especificando os servios a serem prestados por ele, os respectivos pregos e a eventual extenso de suas responsabilidade como contador. Fuja daqueles que se recusarem a assumir por escrito seus deveres. Converse com os clientes dele para saber se esto satisfeitos com o profissional. Confira o trabalho realizado, mesmo que seja por amostragem. Exija recibo de tudo que voc pagar.

PARA ABRIR AS PORTAS


Os principais passos necessrios para a abertura de uma empresa so: (todos os passos a seguir ficaro a cargo de seu contador, mas bom conheclos). Elaborar um detalhado contrato social. Busca prvia de nomes na Junta Comercial. Cheque se o local escolhido permite instalao de empresas. Tirar a certido negativa de divida junto a Secretaria da Fazenda Estadual. Providenciar o formulrio de enquadramento como microempresa. Preencher a Ficha Cadastre de Pessoa Jurdica para obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (C.N.P.J.) que deve suceder o C.G.C.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

Junte copias do CPF, RG e comprovantes de entrega de declarao de renda de pessoa fsica, dos ltimos cinco anos. Anexar comprovante de residncia (conta de luz ou contrato de locao registrado e contrato de locao do imvel onde funcionara o negcio). Tire a licena de funcionamento da empresa e tambm o Habite-se junto prefeitura, Corpo de Bombeiros e vigilncia sanitria.

De posse de todos os documentos e vencidos todos os passos anteriores, preencha a Autorizao para a Impresso de Documentos Fiscais, para poder fazer os tales de notas fiscais. E por fim, faa inscrio no INSS e no sindicato patronal.

OS PRODUTOS
A seguir voc encontrara uma srie de informaes teis para a montagem de uma pequena empresa de materiais de limpeza. Os produtos escolhidos so fceis de produzir, o investimento inicial e pequeno e as matrias-primas, podem ser encontradas com facilidade (ver listagem de fornecedores). Alm das frmulas, procedimentos de prepare e precaues, fornecemos tambm um piano de produo, uma lista de equipamentos e materiais permanentes que voc poder utilizar, e tambm orientao referente a custos mensais, receitas operacionais e legislao.

PRECAUOES
A manipulao de produtos qumicos precisa ser cercada de todo o cuidado. Os funcionrios devem utilizar aventais longos de plstico, luvas e botas de borracha, culos e mscaras protetoras. O repetido contato com a maioria dos produtos causa irritao cutnea. A inalao constante produz irritao nos brnquios e pode causar edemas pulmonares. Para evitar esses problemas, as preocupaes bsicas de segurana devem ser estritamente observadas.

CUIDADOS
Ao lidar com produtos qumicos que precisam ir ao fogo, prefira o forno a lenha; Use sempre avental, luvas e culos para proteo, em especial se estiver trabalhando com produtos qumicos; Tenha um extintor de incndio para qualquer emergncia; cuide da higiene do local e pessoal; Mantenha os produtos que for trabalhar, fora do alcance de crianas, animais e curiosos, pois alguns desses materiais podem ser fatais a vida humana; Separe todos os ingredientes que sero empregados na fabricao do que voc escolheu Escolha as receitas e procure no produzi-las ao mesmo tempo; Recomenda-se no produzir, em grande escala e ao mesmo tempo, alimentos e produtos de limpeza, etc.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

PLANO DE PRODUO
Se voc esta comeando no ramo, ter que fazer um bom investimento inicial em equipamentos e materiais permanentes, matrias-primas, materiais secundrios, embalagens, sem contar as despesas com administrao e folha de pagamento. Por isso recomendamos que voc inicie com uma produo pequena para equilibrar melhor os custos.

LEGISLAO

AUTORIZAO PARA FUNCIONAMENTO

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

10

Esta seo oferece manual de orientao para as empresas da rea de saneantes. Nele, esto disponveis explicaes para retirada da autorizao de funcionamento, orientao para ampliao ou reduo de classes de atividades ou produtos, alm da documentao necessria para alterao de endereo, mudana de responsvel tcnico e retificao ou cancelamento de autorizao de funcionamento de empresa.

MANUAL PARA AUTORIZO DE FUNCIONAMENTO Autorizao Ato privativo do rgo competente do Ministrio da Sade, incumbido da vigilncia sanitria dos produtos de que trata o Decreto n. 79.094/77 contendo permisso para que as empresas exeram as atividades sob regime de vigilncia sanitria, instituda pela Lei n. 6.360/76. Obteno da Autorizao de Funcionamento Para o Funcionamento das Empresas que pretendem exercer atividades de produzir, fabricar, transformar, sintetizar, embalar, importar, exportar, armazenar, expedir, distribuir, constantes da Lei n. 6360/76, Decreto n. 79.094/77 e Lei n.* 9782/99, Decreto n. 3029/99, correlacionadas a Produtos Saneantes, necessrio a Autorizao do rgo de Vigilncia Sanitria competente do Ministrio da Sade - Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria/ Diretoria Adjunta de Medicamentos e Produtos. Requisitos para Obteno da Autorizao de Funcionamento (Decreto n. 79.094/77) - Indicao da atividade industrial respectiva. - Apresentao do ato constitutivo, do que constem expressamente as atividades a serem exercidas e o representante legal da mesma. - Indicao dos endereos da sede dos estabelecimentos destinados a industrializao dos depsitos dos distribuidores e dos representantes. - Natureza e espcie dos produtos. - Comprovao da capacidade tcnica e operacional. - Indicao do responsvel ou responsveis tcnicos de suas respectivas categorias profissionais e dos nmeros das inscries nas respectivas autarquias profissionais a que se filiem. A Autorizao habilitar a Empresa a funcionar em todo o territrio nacional e necessitar ser renovada quando ocorrer Alterao ou Mudana de Atividade compreendida no mbito do Decreto n. 79.094/77 ou mudana do Scio, Diretor ou Gerente que tenha a seu cargo a representao legal da empresa.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

11

A Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria far publicar em Dirio Oficial da unio as concesses de Autorizao de Funcionamento, suas Alteraes e Cancelamento. A Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria expedira documento de Autorizao as empresas habilitadas na forma do Decreto n. 79.094/77, para o exerccio de atividades enumeradas no artigo 1 do referido Regulamento. As empresas somente podero exercer suas atividades aps a publicao da Autorizao de Funcionamento em Dirio Oficial da Unio.

LEGISLAO SANITRIA
Medida Provisria n. 2.000-16 de 11 de maio de 2.000 - Altera dispositivos da Lei n. 9782, de 26/01/99, que define o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, cria a Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria e d outras providncias. (Publicada no D.O. de 12/05/00); Resoluo- RDC n. 24 de 07 de dezembro de 1999 - Altera o item 006 - Nota 03 da Instruo Normativa n. 01 - SVS/MS de 30/09/94 - DOU de 04/010/94 -Mudana de CGC ou CNPJ por fuso, inciso ou incorporao. (Publicada no D.O. de 08/12/99); Decreto n. 3.029 de 16 de abril de 1999 - Aprova o Regulamento da Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria, e do outras providencias; Lei 9.782 de 26 de Janeiro de 1999 - Define o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, cria a Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria, e da outras providncias. (Publicada no D.O. de 27/01/99); Portaria SVS/MS n. 327 de 30 de iulho de 1997 - Institui Manual de Boas Prticas de Fabricao e Controle e Roteiro de Inspeo. (Publicada no D.O. de 01/08/97); Portaria SVS/MS n. 109 de 26 de setembro de 1994 - Descentralizao de Peties formuladas a ANVS/MS pelo SUS. (Publicada no D.O. de 04/10/94); Portaria SVS/MS n. 114 de 30/09/94 - Estabelece pela instruo Normativa n. 01/94, os documentos necessrios formao de processos de peties junto a ANVS/MS, referentes Autorizao de Funcionamento, Alteraes e Cancelamento de Autorizao e outras. (Publicado no D.O. de 04/10/94); Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgnica de Sade. (Publicado no D.O. de 20/09/90); Decreto n. 79.094 de 05 de Janeiro de 1977 - Regulamenta a Lei n. 6.360/76. (Publicado no D.O. de 05/01/77);

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

12

Lei n. 6.360 de 23 de setembro de 1976 - Dispe sobre a Vigilncia Sanitria a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacuticos e correlatos, Cosmticos Saneantes e outros produtos. Lei da Vigilncia Sanitria. (Publicada no D.O. de 24/09/76) Modelos de Formulrio de Petio Documentos Necessrios a Formao de Processo de Autorizao de Funcionamento de Empresas: (Portaria n114/94 - Instruo Normativa n. 01/94) - Formulrio de Petio de Autorizao adotado pela ANVS/MS em 02 (duas) vias (original e cpia); - Guia de Recolhimento da Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria/MS - via original, excetuado os casos de iseno previstos em Regulamentos especficos ou Procurao de representante legal, se for o caso. - Cpia do Contrato Social registrado na Junta Comercial, devendo constar neste documento os objetivos claramente explicitados, das atividades que foram requeridas; - Cpia do documento de Inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes/CGC ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica/CNPJ; - Relao Sucinta da natureza e espcie dos produtos com que a empresa ir trabalhar; - Declarao contendo os seguintes dados gerais: a. Razo Social; b. Nome do Representante Legal; c. Nome do Responsvel Tcnico e nmero de sua inscrio no Conselho Regional respectivo. d. Relatrio de endereos CEP, telefones , fax da sede, locais de fabricao, filiais depsitos e distribuidoras. e. Nome do procurador legalmente habilitado, se houver. (Verificar se a procurao est devidamente autenticada). Relatrio tcnico de capacitao contendo: a. Relao completa da natureza e espcie dos produtos com que a empresa ir trabalhar. b. Descrio dos prdios e outros dados que caracterizem as edificaes onde funcionar a fbrica (Projeto arquitetnico e cpia da planta baixa, devidamente

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

13

aprovada pelo Servio de Engenharia Sanitria e Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Sade). c. "Layout" e memorial descritivo da aparelhagem, maquinrio e instalaes disponveis para atender as atividades pleiteadas, por rea de fabricao (quando for o caso), bem como relao completa dos aparelhos e equipamentos a ser usados no controle de qualidade; d. Relatrio da organizado da empresa (organograma); e. Nome (s) e nmero(s) de inscrio no Conselho Regional correspondente, do responsvel tcnico da empresa e dos tcnicos responsveis pelos setores de produo e de controle de qualidade; f. Manual de Boas Prticas de Fabricao a ser utilizados na empresa. - Certificado de Regularidade ou Termo de Responsabilidade, emitido pelo Conselho Regional respectivo, do Responsvel Tcnico da empresa e dos tcnicos responsveis pelos setores de Produo e de Controle de Qualidade. - Cpia do Contrato de Trabalho ou da Carteira Profissional do Responsvel Tcnico da empresa. - Cpia do Alvar Sanitrio. Alm dos documentos acima citados, solicita-se Relatrio de Inspeo com parecer tcnico via original, conclusivo, expedido pela Vigilncia Sanitria local para subsidiar a ANVS/MS a Concesso ou no da Autorizao de Funcionamento. Observaes: - Toda a documentao deve ser assinada pelo representante legal da empresa; - A documentao relativa parte tcnica deve ser assinada tambm pelo responsvel tcnico; - Os documentos que j so exigidos para Licena de Funcionamento e/ou Alvar Sanitrio no precisam ser apresentados devendo, entretanto, ser anexada declarao do servio de Vigilncia Sanitria, discriminando estes documentos.

ALTERAO NA AUTORIZAO DE FUNCIONAMENTO DE EMPRESA


A - Essas Peties referem-se a: - Mudana de Razo Social;

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
- Ampliao ou Reduo de Classes de Atividades; - Ampliao ou Reduo de Classes de Produtos; - Alterao de endereo da sede; - Alterao de endereo de local de fabrico; - Mudana de responsvel tcnico; - Mudana de representante legal;

14

- Mudana de Cadastro Geral de Contribuinte - CGC ou CNPJ; (ver nota n. 3) B - Relao de Documentos Necessrios: - Peties preenchidas, no que couber, em 02 (duas) vias (original e cpia). - Guia de Recolhimento da ANVS/MS - via original, excetuados os casos de iseno previstos em regulamentos especficos. - Declarao Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria / MS, devidamente registrada em Cartrio de Ttulos e Documentos, ou copia autenticada pleiteando usufruir descontos, no tocante ao recolhimento de Taxa de Fiscalizao de Vigilncia Sanitria, se for o caso; - Cpia da publicao da Autorizao de Funcionamento de Empresa o Contrato Social ou Ata de Constituio registrado na Junta Comercial e suas respectivas Alteraes, com exceo dos itens 5 e 6 acima listados (letra "A"). - Certificado de Regularidade ou Termo de Responsabilidade emitido pelo Conselho respectivo, quando se tratar de Mudana de Responsvel Tcnico (item 6 da letrada ). - Atualizao do Relatrio Tcnico de Capacitao original, quando se tratar dos itens 2 e 3 acima listados (letra "A"), - Cpia da nova planta baixa, devidamente aprovada pelo Servio de Engenharia Sanitria e Meio Ambiente do SUS estadual, quando se tratar dos Itens 2,3 e 5 acima listados (letra "A"). - Relao dos produtos, devidamente assinada pelo Responsvel Tcnico, em se tratando dos itens 3 e 6 (letra "A"), - Cpia da Licena de Funcionamento e/ou Alvar Sanitrio devidamente atualizado. Notas:

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

15

- Nos pedidos de alterao na Autorizao de Funcionamento de Empresa, devem ser apresentados apenas os documentos relevantes para solicitao pleiteada, dispensando-se ajuntada de outros que j tenham sido encaminhados, visto que este conjunto far parte do processo original de Autorizao de Funcionamento. - As atividades resultantes das alteraes citadas nos itens 2,3,4 e 5 s podero ser realizadas aps a aprovao das mesmas pelo rgo de Vigilncia Sanitria do SUS, estadual ou municipal. - Mudana de Cadastro Geral de Contribuinte - CGC ou CNPJ por fuso, ciso ou incorporao considerada uma Alterao na Autorizao de Funcionamento de Empresa, conforme dispositivos da Resoluo RDC n. 24 de 07/12/99 - DOU de 08/12/99. Toda a documentao deve ser assinada pelo representante legal da empresa. A documentao relativa parte tcnica deve ser assinada tambm pelo responsvel tcnico.

CANCELAMENTO DE AUTORIZAO DE FUNCIONAMENTO DE EMPRESA


Documentos Necessrios: - Formulrio de Petio, preenchido no que couber, em 02 (duas) vias (original e cpia); - Justificativa do cancelamento; Cpia da publicao de Autorizao de Funcionamento de Empresa., Observao: Toda a documentao deve ser assinada pelo Representante Legal da Empresa. Estados Descentralizados - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, So Paulo, Paran, Ceara e Maranho. Quando se tratar de Empresas localizadas nesses estados, as Peties de Autorizao de Funcionamento e suas Alteraes e Cancelamento de Autorizao de Funcionamento, devero ser apresentadas as Vigilncias Sanitrias estaduais e/ou municipais correspondentes, conforme Portaria SVS/MS n. 109/94, e respectivos convnios, cujas Peties sero analisadas integralmente e encaminhadas a ANVS/MS com vistas a Concesso com posterior publicao em Dirio Oficial da Unio. Documentos encaminhados pelas VISAS locais - Ofcio de encaminhamento da Vigilncia Sanitria estadual e/ou municipal;

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
- Petio (original) - Comprovante de pagamento - Laudo de inspeo e parecer tcnico conclusivo

16

Empresas localizadas nos demais estados devero apresentar as Peties de Autorizao de Funcionamento, suas Alteraes e Cancelamento de Autorizao de Funcionamento a Gerncia de Protocolo da ANVS/MS - SEPN 515 Bloco "B" Ed. Omega - W/3 Norte -Braslia/DF - CEP 70770-502.

INSPEO EM INDSTRIAS DE SANEANTES


DOMISSANITRIOS

PORTARIA SVS/MS N. 327 DE 30 JULHO DE 1997 - DOU DE 01/08/1997 INSTITUI MANUAL DE BOAS PRTICAS DE FABRICAO E CONTROLE / ROTEIRO DE INSPEO. Inspeo de Qualidade:

Conjunto de medidas destinadas a garantir a qualquer momento, durante o processo de fabricao, a produo de lotes de medicamento e demais produtos abrangidos pelo Decreto n. 79.094/77, tendo em vista o atendimento das normas sobre atividade, pureza, eficcia e inocuidade. Objetivos:

- Promover a proteo da sade da populao, mediante fiscalizao Sanitria da fabricao e controle de produtos da rea de Saneantes Domissanitarios; - Promover a harmonizao das prticas de inspeo da indstria de saneantes domissanitrios; - Avaliar o cumprimento do Roteiro das "Boas Prticas de Fabricao e Controle" pelas empresas fabricantes. Metas:

- Inspecionar 50% das Indstrias de produtos domissanitarios com ao residual e 10% das demais industrias de produtos domissanitarios, de acordo com o que estabelece o contrato de gesto entre o Ministrio da Sade e a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, publicado no Dirio Oficial de 10 de setembro de 1999. Metas Prioritrias:

- Inspecionar as indstrias de Saneantes Domissanitrios que fabricam o maior numero de produtos de grau de risco 1 e 2. Tipos Inspeo:

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

17

- Inspeo - Inspeo com vista verificao do cumprimento das "Boas Praticas de Fabricao e Controle", de acordo com o Roteiro de Inspeo publicado na Portaria e 327 de 30/07/97; - Reinspeo - Verificao do cumprimento das exigncias determinadas na inspeo anterior e outras situaes encontradas. Seleo das Empresas:

- O critrio de escolha das empresas a ser inspecionadas foi fixado de acordo com o maior numero de produtos por categoria de risco. A prioridade para as empresas fabricantes de produtos Domissanitarios com ao residual e demais indstrias de produtos saneantes domissanitarios, (ver metas). - rgo competente para concesso de Autorizao de Funcionamento, suas Alteraes e Cancelamento de Autorizao. - Agenda Nacional de Vigilncia Sanitria/MS. - Diretoria Adjunta de Medicamentos e Produtos/Gerncia de Inspeo e Controle Endereo: SEPN 515 Bloco B - Ed. Omega - W3 Norte Braslia/ DF - CEP 70770-502 - Telefone 448-1145 / 448-1152 - FAX 448-1147 e-mail: medicamentos@anvisa.qov.br

Comisses
CONATES - Comisso Nacional de Assessoramento Tcnico-cientfico em Saneantes. Ela composta por especialistas da rea, vinculados a Universidades, Institutos, Secretarias de Sade e outros rgos Federais. A Comisso tem como objetivo assessorar a rea tcnica em determinados pontos especficos e atuar juntamente com a Gerencia-Geral de Saneantes, na elaborao/atualizao das normas que abrangem os produtos Saneantes Domissanitrios.

LEGISLAO GERAL
Lei n 6.360. de 23 de setembro de 1976 Dispe sobre a Vigilncia que fica sujeita os medicamentos, as drogas, os insumos farmacuticos e correlatos, cosmticos, saneantes e outros produtos. Decreto n 79.094. de 05 de Janeiro de 1977 Regulamenta a Lei n 6.360, de 23 de Setembro de 1.976, que submete ao sistema de Vigilncia Sanitria, os medicamentos, os insumos farmacuticos.drogas, cosmticos, produtos de higiene, saneantes e outros.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Notificao de Produto

18

Com o produto devidamente classificado e categorizado como de Risco I, a Empresa devidamente Autorizada na ANVS/MS, com porte da Resoluo n 336/99 (DOU 30.07.99), em seu Art. 6., devera seguir as orientaes transcritas a seguir: Os produtos de Risco I esto isentos da obrigatoriedade de registro, devendo ser notificados junto ao rgo competente de Vigilncia Sanitria, com 30 dias de antecedncia a sua primeira comercializao e importao, quando for o caso. Para notificao devero ser apresentadas atravs de disquetes ou formulrios as seguintes informaes: I - Nome do produto; II -Composio quali-quantitativa do produto, em concentrao percentual; III- Inscrio das matrias-primas (n. do CAS ou equivalente, quando houver); IV- Finalidade de Emprego; V- Forma de apresentao; VI - rea de distribuio; VII - Termo de responsabilidade, assinado pelo Representante Legal e Responsvel Tcnico com indicao de seu nmero de inscrio no Conselho Profissional competente e VIII - Data de lanamento no mercado. Aps este procedimento, o interessado devera protocolar a referida documentao na Vigilncia Sanitria do municpio ou no SEAT (Servio de Atendimento ao Usurio), que o protocolo central da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, aguardando pronunciamento da rea tcnica de saneantes.

Como classificar um Produto de Risco I


importante lembrar que os produtos de Risco I podem ser registrados (sujeito taxa) ou notificados (isentos de taxa). Os registrados, aps a concluso satisfatria da anlise tcnica, recebem um nmero de identificao, j os notificados, no o recebem. Os produtos de Risco I - compreendem os saneantes domissanitrios e afins em geral, excetuando-se os classificados como de Risco II. Os produtos como de Risco I devem atender os seguintes requisitos: a. Produtos formulados com substancias que no apresentem efeitos comprovadamente mutagnicos, teratognicos ou carcinognicos em mamferos. b. Produtos com DL50 oral para ratos, superiores a 2000mg/kg de peso corpreo para produtos lquidos e 500mg/kg de peso corpreo para produtos slidos. Ser admitido o mtodo de calculo de DL50 estabelecido pela OMS. c. Produtos cujo valor de pH, em soluo a 1% , seja maior que 2 ou menor que 12. De maneira geral, os produtos de Risco I so categorizados como (salvo quando no esto de acordo com o item c): - Alvejantes; - Amaciante de Tecidos; - Antiferruginosos; - Ceras; - Desincrustantes cidos e Alcalinos; - Limpa Mveis, Plsticos, Pneus e Vidros; - Polidores de Sapato e de Superfcies Metlicas;

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
- Removedores; - Sabes; - Saponceos e Outros.

19

Como categorizar um Produto de Risco I


Para categorizar seu produto de Risco I corretamente, voc dever tomar como base a Legislao especfica, observando a finalidade do mesmo. Deve-se estar atento as especificaes tcnicas do seu produto, pois, ela que define a sua categoria.

Como classificar um Produto de Risco II


Os produtos de Risco II - compreendem os saneantes domissanitrios e afins que sejam custicos, corrosivos, os produtos cujo valor de pH, em soluo a 1%, seja igual ou menor que 2 e igual ou maior que 12, aqueles com atividade antimicrobiana, os desinfestantes, os produtos biolgicos base de microorganismos e os produtos com alto poder oxidante ou redutor. Os produtos de Risco II devem atender ao disposto em legislaes (link legislao) especficas e aos seguintes requisitos: Portaria n 327. de 30 de iulho de 1997 Determinar a todos os estabelecimentos produtores de Saneantes Domissanitrios, o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelos Regulamentos Tcnicos - Boas Prticas de Fabricao e Controle. Portaria n 1.634. de 1997 Prorrogao de prazo para Cumprimento de Exigncia, outros. Resoluo - RPC n 039. de 28 de abril de 2000 Dispe sobre atualizao de normas e procedimentos referentes ao registro de produtos Saneantes Domissanitrios com ao antimicrobiana. Resoluo - RPC n 38. de 28 de abril de 2000 Aprova as Normas Gerais para produtos Saneantes Domissanitrios destinados exclusivamente exportao. Resoluo n 336. de 22 de julho de 1999 Registro de Produtos Saneantes Domissanitrios e Afins, de Uso Domiciliar, Institucional e Profissional. Instruo Normativa n 01 de 30 de setembro de 1994 Estabelece os documentos necessrios para Processos de Peties, junto a Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade. D.O. de 04/10/94.

CERTIFICADO DE LIVRE COMERCIALIZAO


A rea de Saneantes da Anvisa, emite Certificado de Livre Comercializao exclusivo para exportao para os produtos Saneantes Domissanitrios Registrados e Notificados, desde que seja solicitado Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, juntamente com a cpia da publicao em Dirio Oficial da Unio. - Parecer tcnico sobre a incluso no rtulo de desinfetantes da frase: "Mata 100% das Bactrias* Testadas" A incluso dessas frases no rtulo de desinfetantes induz o consumidor a uma idia errnea sobre a eficcia do produto.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

20

De acordo com a Portaria DISAD n. 15/88, os mtodos a serem adotados para a comprovao de eficcia dos desinfetantes so aqueles preconizados pelo INCQS/FIOCRUZ, que adota, para avaliao da atividade bacteriana, o Mtodo de Diluio de Uso da AOAC (Association Official Analytical Chemists), que um mtodo qualitativo, com carreadores, que no fornece como resultado, percentual de mortes dos microorganismos teste. Portanto, o resultado satisfatrio do ensaio realizado, atravs do Mtodo de Diluio de Uso, no fornece a concluso de 100% de morte dos microorganismos testados. Desse modo, aqui, no se aplica a utilizao de frases indicando percentuais de eficcia. a. Produtos formulados com substncia que no apresentem efeitos comprovadamente mutagnicos, teratognicos ou carcinognicos em mamferos. b. Produtos com DL50 oral para ratos, superiores a 2000mg/kg de peso corpreo para produtos lquidos e 500mg/kg de peso corpreo para produtos slidos, na diluio final de uso. Ser admitido o mtodo de clculo de DL50 estabelecido pela OMS. De maneira geral, estes produtos so categorizados como: - Desinfetantes; - Desodorizantes; - Esterilizantes; - Algicidas para piscinas; - Fungicidas para piscinas; - Desinfetante de gua para o consumo humano; - gua Sanitria; - Produtos biolgicos; - Inseticidas; - Raticidas; - Jardinagem amadora e Repelentes.

Como categorizar um Produto de Risco II


Para categorizar seu produto de Risco II corretamente, voc dever tomar como base a Legislao especfica. observando a finalidade do mesmo. Deve-se estar atento s especificaes tcnicas do seu produto, pois, ela que define a sua categoria. importante lembrar que os produtos de Risco II possuem taxas superiores as dos produtos de Risco I, desta forma, a Empresa dever observar este ponto, pois, qualquer irregularidade acarretar num maior tempo de concluso de anlise do processo de registro. Portanto, certifique-se que seu produto est devidamente categorizado.

LEGISLAO ESPECFICA
Registro de Produtos Saneantes e Domissanitrios Lei n 9.782. de 26 de Janeiro de 1999

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

21

Define o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, cria a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, e do outras providencias. Portaria n 874. de 5 de novembro de 1998 Biodegradabilidade dos tensoativos amnicos para produtos saneantes domissanitrios. Portaria n 393. de 15 de maio de 1998 Estabelecer o "Mtodo para Determinao da Biodegradabilidade de Tensoativos Amonacos", com validade em todo Territrio Nacional, conforme Anexo I da presente Portaria.

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES

Uma pequena indstria de materiais de limpeza no necessita de todos os materiais abaixo mencionados, tudo vai depender do porte da empresa que voc pretende montar. No entanto sempre bom conhecer os materiais e equipamentos disponveis no mercado. Cdigo Produto 1161 Basto de vidro Diam. 5x 300mm 731 Batoque n. 6,5 (500 und) UN PC PC PR Unit 1,50 8,25

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
1273 1274 1281 1162 1163 1164 1165 1166 1171 1414 1172 1173 Batoque n. 7 (500 und) Batoque n. 7,5 (500 und) Batoque n. 13,5 (500 und) Copo Becker vidro 50 ml Copo Becker vidro 150 ml Copo Becker vidro 250 ml Copo Becker vidro 500 ml Copo Becker vidro 1 LITRO Copo graduado vidro 125 ml Copo graduado vidro 150 ml Copo graduado vidro 250 ml Copo graduado vidro 500 ml PC PC PC PC PC PC PC PC PC PC PC PC 8,25 8,25 8,20 8,76 13,60 15,05 21,35 21,00 11,00 10,45 12,10 13,95

22

MAQUINAS EXTRUSORA MLTIPLA COM CORTADOR


(Para sabo e sabonete) Caractersticas: Extratora mltipla com sistema de dois estgios e produo de 1.000 (mil) pedaos por hora; Motor 5 GV; Redutor K-80; Rosca160mm; Sistema de aquecimento e resfriamento; Obs.: Para sabonetes temos a opo de extrusora em INOX; Dados: Comprimento: 1.80 m; Comprimento com cortador: 2.90 m; Largura: 0.75 m; Altura: 1.40m; Peso: 270 Kg;

HOMOGENEIZADOR MOTORIZADO
(Para sabo) Caractersticas:

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Misturador motorizado com dois tanques em ferro carbono; Produo de 240 kg de massa por vez; Capacidade do 1 tanque: 250 kg para homogeneizao da massa; Capacidade do 2 tanque: 130 kg para aquecimento de gorduras; Sistema de aquecimento a gs; Estrutura mvel; Para sabonete: O 1 tanque deve ser em INOX. Dados: Comprimento: 1.40 m; Largura: 0.75 m; Altura: 1.80 m; Peso: 115Kg;

23

HOMOGENEIZADOR MANUAL
(Para sabo e sabonete) Caractersticas: Misturador motorizado com dois tanques em ferro carbono; Produo de 240 kg de massa por vez; Capacidade do 1 tanque: 250 kg para homogeneizao da massa; Capacidade do 2 tanque: 130 kg para aquecimento de gorduras; Sistema de aquecimento a gs; Estrutura mvel; Para sabonete: O 1 tanque deve ser em INOX. Dados: Comprimento: 1.40 m; Largura: 0.75 m; Altura: 1.80m; Peso: 230 Kg;

CORTADEIRAS
Caractersticas:

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Cortador com manivela utiliza sistema de fios para cortar a altura e largura da barra. Cortador para cortar a barra em comprimento

24

CAIXAS PARA RESFRIAMENTO


Caractersticas: Quantidade de 10 caixas em cada conjunto. Caixas para resfriamento com capacidade de 20 Kg. ou 100 pedaos.

HOMOGENEIZADOR MOTORIZADO
(Para Lquidos: Detergente, desinfetante, amaciante, gua sanitria e solupan) Caractersticas: Misturador motorizado com tanque de Polietileno graduado; Capacidade: 600 litros; Permite produo de 5000 litros por dia; Estrutura mvel; P em INOX;3 Sada Inferior com registro; Tanque em Polietileno com escala graduada; Dados: Comprimento: 1.00 m; Largura: 0.80 m; Altura: 2.00 m; Peso: 80 Kg; CDIGO 825 2478 143 917 920 921 PRODUTO ACIDO SULFONICO LCOOL DE CEREAIS (LITRO) ALKALAM 900-D AMIDA 80/SINOTOL CN 80 BASE AMACIANTE COMSOFT C-20 1X6 BASE AMACIANTE COMSOFT LCA 1 X 32 UN LT PC LT LT KG KG PRC UNIT 9,93 2,60 13,00 10,72 5,10 13,42

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
1427 584 334 126 125 504 3089 2706 922 1410 1623 952 988 992 828 684 794 38 998 1009 2646 1418 1615 202 1614 2630 477 BASE DESINFETANTE EUCALIPTO 1X 100 BASE DESINFETANTE FLORIN CAMPESTRE 1X100 BASE DESINFETANTE FLORIN MAX 1X 100 BASE DESINFETANTE FLORIN VERTI 1X100 BASE DESINFETANTE FLORIN ZIX 1X 100 BASE DESINFETANTE MIL FLORES 1X100 BASE DESINFETANTE PINHO PLUS 1X100 BASE DESINFETANTE TALCO 1X100 BASE DETERGENTE LUMAX 90L 1X5 BASE LIMPA ALUMINIO BRILHOX 1X5 BREU BUTIL GLICOL CANFORA CARBOPOL CLORETO DE SQPIO CLORETO DE SODIO GROSSO (1KG) CLORIDROXIDO DE ALUMINIO CORANTE LCOOL AMARELO * COD.2001 ESSNCIA EUCALIPTO P/SAUNA FIXADOR SANDI |MINI BALANCA PLASTICA AT 125GR PAPEL INDICADOR "PH" PROPILENO GLICOL RENEX RICINOLEATO DE SODIO SINOQUART 50% LQUIDO VISCOSOL-150 LT LT LT LT LT LT LT LT LT LT KG LT KG KG KG KG KG LT LT KG PC PC LT LT LT LT KG

25
11,20 17,40 17,40 17,40 17,40 32,00 17,40 17,40 6,95 6,50 3,50 16,24 29,00 213,29 2,20 1,35 7,00 13,00 20,00 67,30 9,20 21,35 11,06 17,03 4,80 12,70 29,78

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

26

FRMULAS DOS PRODUTOS DE LIMPEZA

GUA SANITRIA
MATERIAL: cloro ativo (hipoclorito de sdio) 25% gua 75% - Barrilha (carbonato de sdio) q s (= quantidade suficiente)

MODO DE FAZER: - Dilua o cloro em gua na proporo indicada. Trabalhe em tanques de PVC ou similares resistentes ao cloro. A barrilha e utilizada quando o PH resulta baixo demais, pois ajuda a estabilizar o produto. A quantidade ideal e de 1% do peso do produto. Dissolva a barrilha na quantidade de gua indicada e adicione a

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

27

soluo de cloro, misturando levemente. Deixe de repouso por 30 minutos e em seguida envasilhe em embalagens de polietileno de cor escura (azul, verde ou branco fosco). Por fim rotule e guarde em local arejado.

MATERIAL - 500ml de lcool de cereais - 20ml de Renex (e um dissolvente para os produtos) - 5ml de essncia de seu gosto (usamos hortel) - 475ml de gua filtrada - 10 gotas de corante Todos os produtos so encontrados em lojas de essncias. Passo-a-passo Dissolva a essncia no lcool. Junte os demais componentes e misture bem. Rendimento: 1 litro

LCOOL PERFUMADO

AMACIANTE DE ROUPAS 1
Ingredientes: 300g de base para amaciante 03ml de essncia 150 ml de gua 13 ml de glicerina lquida Recipiente de vidro ou vasilha de plstico para prepare Basto de vidro ou colher descartvel gua morna e fria Recipiente plstico com tampa Etiquetas de identificao Preparo bsico: Coloque a base para amaciante no recipiente. Mornar 100 ml de gua, retire do fogo e v colocando devagar sobre a base, mexendo-a bem para diluir. Complete com o restante de gua fria. Em seguida, misture a essncia e a glicerina, coloque no recipiente com tampa e etiquet-lo.

AMACIANTE DE ROUPAS 2

Ingredientes - (amaciante de roupas): 1000 ml de gua fervente 35 gr de quartenrio de amnio Corante e perfume a gosto. Ingredientes: 10 litros de gua fria em um balde grande 01 kg de base para amaciante (pasta) 50 ml de leo amacitel 50 ml de corante (pr6prio amaciante pasta) Modo de preparo: Dissolva a base do amaciante em uma caneca de alumnio at formar gua amarelada em fogo baixo. em um balde a parte, j com os dez litros de gua fria, coloque aos poucos a "base" dissolvida e ir batendo com um rodo pequeno at formar uma massa homognea. Coloque o leo, o corante aos poucos at dar a cor azul beb. MATERIAL -1 sabonete perfumado colorido

AMACIANTE DE ROUPAS 3

AMACIANTE 4

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
- 2 litros de gua fervente - 2 litros de gua fria -1 vidro de leite de rosas -1 vidro de glicerina (100ml) MODO DE FAZER - Role o sabonete e dissolve na gua quente. - Derrame no liquidificador, ligue e despeje aos poucos a gua fria. - Passe para um recipiente fundo e misture tudo muito bem. - Coloque em vidros transparentes ou plsticos bem fechados, Agite antes de usar.

28

AMACIANTE SIMPLES

Material: - 250g de base para amaciante - 50 ml de essncia -1,5 litro de gua quente - 8 litros de gua fria Modo de fazer: Coloque para ferver 1,5 litro de gua, ao levantar fervura acrescente a base de amaciante e mexa bem at dissolver totalmente. Misture o restante da gua fria, mexa e deixe esfriar. Acrescente a essncia e misture. Coloque em gales ou garrafas. Material necessrio - 125g base de amaciante - 32 ml de essncia para amaciante - 5 litros de gua (reserve 250 ml) Passo-a-passo Numa panela grande, coloque os 250 ml de gua, leve ao fogo e dissolve a base do amaciante, durante mais ou menos 6 minutos. Depois de dissolvida, junte aos 4,75 litros de gua fria restante. Depois da mistura fria, adicione a essncia. Deixar descansar de um dia para o outro. Rendimento: 5 litros Custo do amaciante feito em casa: R$ 2,69 - 5 litros Custo no mercado do amaciante industrializado: R$ 2,50 o litro (dependendo da marca e da regio) Obs.: Compre a base e a essncia numa loja especializada em produtos para essncias, perfumaria ou produtos de limpeza.

AMACIANTE DE ROUPAS CASEIRO

AMACIANTE ANTI-MOFO
Material necessrio Amaciante - 125g de base para amaciante - 50ml de essncia da sua preferncia - 5 litros de gua - 50g de glicerina liquida Todos esses produtos so encontrados em lojas de essncias e material de limpeza.

ANTI- MOFO
- 15ml de formol, encontrado em farmcias Passo-a-passo

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

29

Amorne 1 litro de gua. Dilua a base nesta gua. Acrescente aos poucos o restante da gua morna. Em seguida, misture a essncia e a glicerina. Se quiser o amaciante antimofo, acrescente 15ml de formol nos 5 litros de amaciante j pronto. So 3ml de formol, para cada litro de amaciante j pronto. Custo: R$ 4,50 para fazer 5 litros Venda: R$ 11,25 os 5 litros

5 litros de gua fria

AMACIANTE LEITE DE ROSAS

1 litro de gua quente (sem ferver) 2 colheres de sopa de glicerina liquida . 1 garrafinha de leite de rosas (ou gua de rosas) 1/2 sabonete azul ralado grosso Modo de preparo: Esquente bem 1 litro de gua (sem ferver), desligue o fogo e coloque 1/2 sabonete ralado. Tampe e deixe algumas horas para amolecer. Depois coloque no fogo baixo sempre mexendo sem deixar ferver durante 1 a 2 minutos para derreter totalmente. Despeje um balde e acrescente a glicerina, o leite de rosas e os 5 litros de gua fria. Misture e engarrafe. Obs. Na hora que se faz fica LQUIDO mas no dia seguinte fica cremoso. Se quiser acrescente um pouco de colnia de bebe.

AMACIANTE CONCENTRADO
5 litros de Concentrado - 25 litros de Amaciante 1 Preparao do Concentrado: 300 gramas de Zama 2000 50 gramas de essncia 1 vidro de corante Modo de preparo do Concentrado: Adicione as 300 gramas de Zama 2000 e 2 1/2 litros de gua a 80C mexendo lentamente at ficar tudo dissolvido, (no pode ferver). Retire do fogo e adicione mais 2 1/2 litros de gua fria mexendo sempre. S a ento coloque e essncia, e o corante a gosto. 2 Preparao final para 5 litros de amaciante: 4 litros de d'gua 20 gramas de Zama 2001 10 ml. de Zama 2002 (a 100 gotas) 1 litro de concentrado. (N1) Pegue os 4 litros de gua do n 2, adicione 20 ml do Zama 2001 e mexa durante 5 minutos, a seguir coloque os 10 ml do Zama 2002 e mexa por mais 5 minutos, at engrossar. Feito isso, adicione 1 litro do Concentrado (n1) e mexa mais 5 minutos. Estar pronto o amaciante. Repita a operao at usar os 5 litros do concentrado (n1). Desta maneira obter um total de 25 litros de amaciante de altssima qualidade.

Ingredientes - (aromatizador): 325 ml de lcool de cereais 15 ml de essncia 10 ml de propileno 150 ml de gua filtrada 01 ml de bactericida

AROMATIZADOR

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

30

Recipiente de vidro ou vasilha de plstico para preparo Basto de vidro ou colher descartvel Recipiente de vidro com tampa para macerao Etiquetas de identificao Preparo bsico: Coloque no recipiente de vidro o lcool de cereais e acrescente a essncia, mexa bem. Em seguida junte os demais componentes, mexendo sempre. Coloque no recipiente de vidro e etiqueta-lo com a data de prepare. Espere (7) sete dias para macerar. Depois transfira para o frasco de sua escolha e etiquet-lo de novo da forma que desejar.

AROMATIZANTE DE TAPETES 1
Misture bem todos os ingredientes polvilhe sobre o tapete aps minutos passe o aspirador de p. Fase Seq. 1 2 3 Produto Bicabornato de Sdio leo essencial de lavandim leo essencial de Melaleuca Qtde (%) 95 4 1

AROMATIZANTE DE TAPETES 2
Misture bem todos os ingredientes polvilhe sobre o tapete aps 30 minutos passe o aspirador de p. Fase Seq. 1 2 Produto Bicabornato de Sdio leo essncial de Herbal Qtde (%) 95 5

AROMATIZANTE PARA ASPIRADOR DE P


Pingar o leo Essncial no algodo e colocar no coletor de p do aspirador Fase Seq. 1 2 3 Produto Sach de algodo leo essncial de limo leo essncial de Rosemarinho Qtde (%) 1 15 gotas 10 gotas

Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (QUARTOS 1)

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Fase Seq. 1 2 3 4 Produto Bola de Algodo leo essncial de lavanda leo essncial de Ylang Ylang leo essncial de Gerncia Qtde (%) 1 15 gotas 5 gotas 5 gotas

31

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (QUARTOS 2)


Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 Produto Bola de Algodo leo essncial de lavanda leo essncial de Melaleuca Qtde (%) 1 20 gotas 5 gotas

Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 Produto Bola de Algodo leo essncial de Mandarina leo essncial de Canela Folha Qtde (%) 1 20 gotas 5 gotas

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (QUARTOS 3)

Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 4 Produto Bola de Algodo leo essncial de laranja leo essncial de Limo leo essncial de Rosemarinho Qtde (%) 1 10 gotas 10 gotas 5 gotas

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (QUARTOS 4)

Pingar o leo Essncial no sach de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 Produto Bola de Algodo leo essncial de Cravo Folha leo essncial de Limo Qtde (%) 1 20 gotas 5 gotas

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (COZINHA 1)

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (COZINHA 2 )


Pingar o leo Essncial no sach de algodo e colocar no fundo da gaveta

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Fase Seq. 1 2 3 4 5 Produto Bola de Algodo leo essncial de Limo leo essncial de Cravo Folha leo essncial de Basilico leo essncial de Organo Qtde (%) 1 15 gotas 5 gotas 2 gotas 3 gotas

32

Pingar o leo essncial no sach e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 4 5 6 Produto Bola de Algodo leo essncial de limo leo essncial de rosemarinho leo essncial de Organo leo essncial de Basilico leo essncial de Tomilho Branco

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (COZINHA 3)


Qtde (%) 1 15 gotas 5 gotas 2 gotas 2 gotas 1 gota

Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 4 5 Produto Bola de Algodo leo essncial de Limo leo essncial de Gravo Folha leo essncial de Organo leo essncial de Coentro Qtde (%) 1 8 gotas 10 gotas 5 gotas 2 gotas

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (COZINHA 4)

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (BANHEIRO 1)


Pingar o leo Essncial no sache de sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 Produto Bola de Algodo leo essncial de lavanda leo essncial de eucalipto Globulus Qtde (%) 1 20 gotas 5 gotas

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (BANHEIRO 2)

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 Produto Bola de Algodo leo essncial de Ylang Ylang leo essncial de Grapefruit Qtde (%) 1 15 gotas 10 gotas

33

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (BANHEIRO 3)


Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 Produto Bola de Algodo leo essncial de Limo leo essncial de Rosemarinho Qtde (%) 1 20 gotas 5 gotas

Pingar o leo Essncial no sache de algodo e colocar no fundo da gaveta Fase Seq. 1 2 3 4 Produto Bola de Algodo leo essncial de lavanda leo essncial de Palmarosa leo essncial de Ylang Ylang Qtde (%) 1 10 gotas 10 gotas 5 gotas

AROMATIZANTE PARA GAVETAS (BANHEIRO 4)

AROMATIZADOR PARA CARRO


Material necessrio - 800ml de lcool de cereais - 100ml essncia - 100ml de propileno - 2g de bactericida Passo-a-passo Misture todos os componentes e deixe descansar por 7 dias. Coloque o LQUIDO num borrifador. Agora, s aplicar.

INSETICIDAS INSETICIDA DOMSTICO


50 ml de essncia de eucalipto; 10 ml de eter actico; 440 ml de gua de colnia. Misture tudo. Recomendao: aplicar com bomba tipo "flit".

IGREDIENTES: - 1kg de farinha de trigo - 150g de acar

BARATICIDA

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
- 50ml de Sorbitol - 200g de cido brico Misture bem todos os ingredientes, seguindo a ordem. Coloque em refil ou pote pequeno.

34

EXTERMINA BARATA

- 400 g de borax em p - 200 g de farinha de trigo; - 100 g de acar. Misture tudo Recomendao: colocar nos lugares visitados pelo inseto.

EXTERMINA CUPIM
Dissolva em 1 litro de gasolina, 200 g de naftalina ou piretro. Recomendao: Injete nas galerias, locais que se percebe os furos dos cupins.

EXTERMINA PERCEVEJOS
- 500 g de sabo comum; - 1 litro de gua; - 150 ml de gua raz; - 200 ml de querosene. Recomendao: aplicar nos lugares onde se encontram os insetos.

- 10 ml de acido fnico; - 5g de mentol; - 5 ml de essncia de limo; - 10 g de naftalina; - 300 ml de lcool - 42 GL. Misture tudo. Recomendao: Colocar nos lugares onde h o inseto.

EXTERMINA TRAA

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

35

CERA
CERA PARA ASSOALHO Junte em banho-maria: 300 g de cera de abelha, 100 g de cera de carnaba; 1 litro de gua raz, 350 g de sebo; 350 g de sabo comum. Depois de tudo ligado, coloque em lata fechada. CERA LIQUIDA PARA ASSOALHO 1 (Ver "CERA PARA ASSOALHO") e basta que aumente a quantidade de gua raz

CERA LIQUIDA PARA ASSOALHO 2


Materiais: -1 L de base para cera -19 L de gua -10 g de corante para cera - Essncia a gosto Passo a passo: Misture tudo muito bem at que todos os ingredientes se dissolvam.

1 litro de gasolina; leo mineral e anilina na cor desejada (vermelho ou laranja).

CORANTE PARA ASSOALHO

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

36

Basta dissolver em leo mineral a anilina vermelha ou laranja juntando 1 litro de gasolina. Recomendao: Aplicar no assoalho e deixar secar, posteriormente, pode aplicar a cera desejada.

CREOLINA
CREOLINA EM P Sobre 100 ml de creolina pura, junta lunlo CAULIM (argila branca) quanto seja necessrio para formar uma pasta e mais caulim at formar p mido, para ser passado em peneira. Proceda a sua secagem juntando mais caulim.

DESENGRAXANTE
FRMULA INDUSTRIAL BSICA H2 O cido sulfnico PBC V1 90% Querosene desodorizado Hidrxido de Sdio Ttipolisosfaro de Sdio STPP Isobutildiglicol Total 49,8% 10,0% 25,0% 5,2% 8,0% 2,0% 100%

Modo de Preparo 1 - Sob agitao constante , adicionar o cido sulfnico PBC V1 90% a 60% de H2O at a total dissoluo. 2 - Juntar Tripolisosfato de Sdio 50% e Isobutildiglicol e adicionar a mistura. 3 - Juntar hidrxido de sdio 50% e Isobutildiglicol e adicionar a mistura. 4, Finalmente, adicionar o Querosene desodorizado com o restante de H2O.

DESINFETANTES
FRMULA INDUSTRIAL BSICA H2O Cloreto Benzalcnio Nonil Fenol Etoxilado 9,5mol Formol Corante Essncia Total 98,3% 1,0% 0,5% 0,2% QSP% QSP% 100%

1. Sob agitao constante, adicionar o Cloreto Benzalcnio ao H2O.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
2. Em seguida, adicionar o Formol e Corante, logo apos, juntar o Nonil fenol etoxilado 9,5 mol e Essncia e adicionar a mistura.

37

DESINFETANTE
MATERIAL -125 ml de brancol - 25 litros de gua -125 ml de emul - 50 ml formol - 125ml de essncia - Corante (opcional) MODO DE FAZER: - Misture o emul e a essncia at ficar homogneo. Reserve. - Misture o brancol com o formol na gua, se quiser misture o corante at atingir a cor desejada - Misture a essncia com o emul

DESINFETANTE CASEIRO
Material: - 200 ml de detergente - 50 ml de essncia de lavanda - 50 ml de formol - 10 ml de gua Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes e acomode em garrafes.

Ingredientes - (desinfetante de pinho): 50 ml de base concentrada para detergente 750 ml de gua . 06 ml de formol Modo de preparo: Dilua a base na gua, mexa bem e acrescente o formol mexendo bem.

DESINFETANTE DE PINHO

Sobre 1 kg de talco, coloque 100 g de naftalina moda e reduzida a p. Recomendao: antitraa

DESINFETANTE EM P

DETERGENTE LQUIDO PARA LOUA FRMULA INDUSTRIAL BSICA Obs: estas formulaes so bsicas e os resultados obtidos dependem das especificaes de todos os produtos utilizados, inclusive a gua.

DETERGENTE

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Viscosidade Copo Ford 4 a 20 C Ponto de Turbao gua cido Sulfnico PBC 90% Amida 60 PBC Hidrxido de Sdio 50% Lauril ter Sulfato de Sdio (Less) Viscopon PBC Formol Corante de Sdio (Sal) Corante / Essncia Total 0307" + 5C 88,80% 6,00% 1,00% 1,60% 1,00% 1,00% 0,10% 0,50% QSP% 100% 0253" +2C 89,30% 5,00% 0,80% 1,30% 1,50% 1,30% 0,70% 0,70% QSP% 100%

38
0220" +4C 89,95% 5,00% 1,00% 1,30% 1,00% 1,00% 0,65% 0,65% QSP% 100%

Modo de Preparo: 1- Sob agitao constante, adicionar o acido sulfnico PBC 90% a 60% do volume total de gua, at a completa homogeneizao. 2 - Em seguida, adicionar a Amida PBC, o Hidrxido de Sdio 50% at atingir ph 7,5, o LESS e o Viscopon PBC 3 - Em seguida, adicionar o Formol e Cloreto de Sdio (dissolvido no restante de gua), para finalmente adicionar o Corante e Essncia.

DETERGENTE
Material necessrio - 300ml de base para detergente - 20ml de essncia de sua preferncia (limo, ma, coco, etc.) - 5 litros de gua - 50g de cloreto de sdio (sal de cozinha) - 30ml de corante da cor de sua preferncia Passo-a-passo. Coloque a base em um recipiente e acrescente a gua, mexendo bem at dissolv-la por completo. Em seguida, adicione o cloreto de sdio (sal) e mexa at obter a viscosidade ( o sal que dar a viscosidade do detergente), junte a essncia de sua preferncia e o corante. Coloque em recipiente plstico, feche bem e guarde em lugar fresco e seco, longe dos alimentos. Obs.: E aconselhvel deixar o detergente descansar por 24 horas antes de utiliz-lo. Rendimento: 5 litros

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
DETERGENTE BIODEGRADVEL
MATERIAL: -1 pedra de sabo de coco - 2 limes cortados - 4 colheres (sopa) de soluo de amonaco - 1 litro de gua . - Mais 5 litros de gua num balde

39

PASSO A PASSO: Corte em pedaos o sabo de coco. Quanto mais picado, mais facilmente ele derrete. Ferva 1 litro de gua numa panela funda. Quando a gua ferver, jogue os pedaos de sabo de coco dentro da panela. Depois que o sabo derreter, mexa com uma colher de pau. Jogue a mistura dentro do balde com gua, esprema os limes dentro do balde e mexa bem. Agora, abra o frasco de amonaco com muito cuidado, longe do rosto, pois o amonaco no pode ser inalado. Despeje quatro colheres (sopa) de amonaco no balde. Misture com uma colher de pau e est pronto. Voc pode guardar o detergente dentro de um galo. normal sair espuma. Depois, voc pode passar para potes menores. No e necessrio colocar muito detergente na esponja. Basta uma pequena quantidade. O detergente ecolgico no faz espuma depois de um tempo guardado.

DETERGENTE LQUIDO (fazendo a base)


Ingredientes - (detergente LQUIDO): 50 gr de cido sulfnico (alquilbenzeno "cadeia linear") 10 gr de soda custica aproximadamente 1000 ml de gua quente Algumas gotas de corante - (apenas para dar tonalidade) Essncia a gosto

DETERGENTE NEUTRO
Ingredientes - Detergente Neutro: 2,5 kg de base de detergente 500 ml de soda custica diluda 500 ml de base amida 500 gr de cloreto de sdio - (sal) 100 ml de corante amarelo Modo de preparo: Em um tambor de 100 litros coloque 50 litros de gua fria, dissolva a base de detergente nos 50 litros de gua batendo com um rodo. Em seguida misture a soda j dissolvida, a base amida, o cloreto de sdio (sal) e o corante aos poucos at formar um amarelo laranja. rendimento: + ou - 50 litros

DETERGENTE LQUIDO MA
Material necessrio: - 1 L de concentrado para detergente - Essncia de ma - Corante para detergente

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
- vermelho - Anfotero Modo de preparo: Misture a gua com o concentrado para detergente, a essncia e o corante, na quantidade desejada. Acrescente por ultimo o anfotero aos poucos at engrossar.

40

DETERGENTE PARA PIAS, AZULEJOS, CHAO, ETC


Ingredientes - 2 litros de gua fervente -1/2 tablete de sabo de coco ralado -1/2 xcara de ch de amonaco - 2 colheres de sopa de essncia de limo. Rale o sabo. Leve ao fogo com um litro de gua, at o sabo derreter. Deixe esfriar e misture o restante da gua com a essncia. Por ltimo, misture o amonaco. Embale em recipientes de plstico bem fechados.

JARDINAGEM AMADORA 1
Caldas de fumo e sabo, bordalesa e sulfocalcica, emulso de leo, macerado de urtiga e outras receitas naturais so muito utilizadas na agricultura orgnica para combater pragas e so eficientes tambm no jardim. Experimente e mantenha as plantas livres dos venenos. CALDA BORDALESA Ingredientes: 1 saco de pano; 200g de sulfato de cobre; 200g de cal virgem e 20 litros de gua. Modo de fazer: Com o saco de pano prepare um sache com o sulfato de cobre. Mergulhe o sach em 18 de litros de gua por 3 ou 4 horas at que o sulfato dissolve. A parte, misture a cal em 2 litros de gua e despeje na soluo preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem. Antes de usar a calda bordalesa, faa um teste de acidez: mergulhe uma lmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, no aplique ainda a calda no gramado. Acrescente um pouco mais de cal e faca o teste novamente. Caso a lmina continue saindo manchada, adicione mais cal at que a lamina no saia sem escurecer. A calda bordalesa deve ser usada no mximo at o terceiro dia apos o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotao, no recomenda-se aplicar em concentrao forte.

CALDA DE FUMO E SABO um fungicida eficaz e controla manchas nas folhagens Ingredientes:

JARDINAGEM AMADORA 2

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
10 cm de fumo de rolo 50 g de sabo de coco ou neutro 10 litros de gua Modo de fazer: Pique o fumo e o sabo em pedaos, junte a gua e misture bem. Deixe Curtir por cerca de 24 horas. Coe e pulverize as plantas atacadas.

41

JARDINAGEM AMADORA 3
CALDA SULFOCALCICA um bom inseticida e ainda ajuda a combater as lagartas Ingredientes: 100 ml de soluo sulfoclcica (encontrada em lojas de produtos agropecurios) 10 litros de gua Modo de fazer: Misture bem e pulverize as plantas atacadas uma vez a cada 15 dias. Em poca de chuvas, deve-se aplicar uma vez por semana.

JARDINAGEM AMADORA 4
EMULSO DE LEO indicada no combate a caros e ferrugem Ingredientes: 2 litros de gua 1 kg de sabo comum (em pedra ou lquido) 8 litros de leo mineral Modo de fazer: Pique o sabo (se for em pedra), misture com o leo e a gua e leve ao fogo, mexendo sempre, at que levante fervura. A mistura vai adquirir a consistncia de uma pasta. Guarde em um pote bem tampado e na hora da aplicao, dissolva cerca de 50g pasta em gua morna e dilua tudo em 3 litros de gua.

JARDINAGEM AMADORA 5
MACERADO DE URTIGA usada contra cochonilhas Ingredientes: 11 litros de gua 100 g de folhas frescas de urtiga (use luvas) manusear a planta, (pois ela causa irritaes na pele). Modo de fazer: Misture as folhas de urtiga em um litro de gua. Deixe a infuso agir por 3 dias, mantendo-a em um local seco e a meia-sombra. Coe e dilua o extrato em 10 litros de gua. Este preparado pode ser armazenado por alguns dias (em local seco e arejado) para pulverizaes preventivas nas plantas a cada 15 dias.

CH DE ANGICO - espanta pulges Ingredientes:

JARDINAGEM AMADORA 6

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

42

100 g de folhas de angico 1 litro de gua Modo de fazer: Coloque as folhas de angico de molho na gua por cerca de 10 dias, misturando diariamente. Coe o ch e guarde em uma garrafa tampada. Quando for utilizar em pulverizaes, dilua uma parte do extrato em 10 partes de gua.

REPELENTES REPELENTE DE INSETOS 1 (Spray de Ambiente)


Misturar na seqncia e homogeneizar Fase Seq 1 2 3 4 Produto lcool neutro leo essencial de citronela leo essencial de Lavandim gua Qte. (%) 80 7 3 10

Misturar na seqncia e homogeneizar Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro

REPELENTE DE INSETOS 2 (Spray de Ambiente)


Qte. (%) 80 7 1,5 1,5 10

leo essencial de Citronela leo essencial de Menta leo essencial de eucalipto globulus gua

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

43

Misturar na sequncia e homogenizar Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro

REPELENTE DE INSETOS 3 (Spray de Ambiente)


Qte. (%) 80 7 1,5 1,5 10

leo essencial de Citronela leo essencial de eucalipto globulus leo essencial de Lemongrass gua

REPELENTE DE MOSCAS SPRAY


Misturar 1,2,3 Adicionar 4. Fase Seq 1 2 3 5 Produto lcool neutro leo essencial de Cravo leo essencial de limo gua Qte. (%) 80 8 2 10

REPELENTE DE FORMIGAS SPRAY


Misturar os ingredientes e borrifar no caminho das formigas ou em volta do formigueiro Fase Seq 1 2 3 Produto lcool neutro leo essencial de Canela Folha gua Qte. (%) 80 10 10

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

44

SABO
SABO CASEIRO
Material necessrio - 2 litros de leo ou gordura - 1/2 litro de soda custica lquida - 1 1/2 litro de gua - 250ml de lcool Passo-a-Passo Use luvas de borracha para manusear os produtos do sabo. Coloque todos os ingredientes num balde e mexa com uma colher de pau ou um cabo de vassoura, por mais ou menos 45 minutos, at obter uma massa cor de creme e consistente (no vai ao fogo). Durante o processo, vai soltar um lquido. Quando isso acontecer, mexa mais devagar para no espirrar. Quando der o ponto jogue o lquido fora. Coloque o sabo em uma forma, risque o tamanho que desejar e deixe secar durante 8 dias. Use somente apos esse perodo. Guarde em lugar seco, longe de alimentos e do alcance de crianas. Obs.: quanto mais tempo demorar em usar mais claro o sabo vai ficando.

Material necessrio -1 litro de base para detergente - 2 litros de gua - 150g. de Barrilha (Carbonato de Sdio) - aumenta o poder de alvejante - 50ml de essncia - Corante a base de gua - 120g de sal de cozinha Passo-a-passo

SABO LQUIDO

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

45

Dissolva a barrilha na gua. Misture a base detergente. Coloque o sal at obter viscosidade. Acrescente a essncia e o corante. Deixe descansar por 7 dias. Obs.: Para fazer produtos de limpeza e muito importante a pessoa ter em casa um medidor, para no errar o ponto do produto. Rendimento: 3 litros

SABO LQUIDO CASEIRO


Dissolva 1 kg de sabo de coco, cortado em fatias, em 1 litro de lcool 90 GL, junte 1 kg de leo de coco, 500 g de potassa custica, 1 litro de glicerina e mais 2 litros de lcool 90 GL. Caso deseje um xampu, para lavar o cabelo, basta que se junte 100 ml de extrato de Quina.

SABO LQUIDO DE GORDURA DE COCO


Ingredientes - (sabo LQUIDO de gordura de coco - ideal para roupas delicadas em maquina de lavar roupas ou lavar louas na pia) 1.000 gr de gordura de coco 470 gr de lixivia potssica a 50 b 2.500 de gua filtrada (morna) 40 gr de perfume de essncia 80 ml de lcool comum de farmcia 20 gotas de sumo de limo Preparao da lixivia: Em um recipiente graduado, coloca-se exatamente 760 gr de potassa custica (compra-se em casas de produtos qumicos), completa-se um litro com gua filtrada, mistura-se com muito cuidado e deixa-se descansar (esta mistura provoca calor, "exotermia"). Separa-se desta soluo os 470 gr que devero ser misturados a gordura. Modo de preparo: Coloca-se a gordura previamente aquecida (calor suficiente para suportar ao tato 50 c aproximadamente), numa vasilha plstica, mistura-se inicialmente o lcool mexendo bastante (nunca faca isso perto do fogo aceso), muito lentamente, acrescenta-se a lixivia j separada, batendo sem parar, quando formar um mingau bem espesso coloca-se muito devagar a gua morna e o perfume (sua preferncia) continuando a bater por mais alguns minutos, ao notar que a mistura e estvel (no separa) pare e deixe descansar, coloque as 20 gotas de limo (s 20 gotas) depois envase em frascos e use quando quiser. tambm, um timo produto para lavagem de louas na pia e muito delicado para as mos (no resseca). Pode ser usado com ou sem perfume. Se quiser um perfume natural e muito agradvel, bastante comum na cozinha, descasca-se dois limes grandes um ou dois dias antes de fazer o sabo e deixase de molho nos 80 mililitros de lcool que sero usados na formula. Se preferir, faa o mesmo com 12 cravos da ndia, ou at mesmo casca de limo e cravos da ndia juntos.

Ingredientes - (sabo de coco a frio): 01 kg de gordura de coco 1/2 kg de soda custica - (em soluo de 38 b) 02 lts de sal de cozinha - (em soluo de 23 b) Modo de preparo - (soda): Com uma balana confivel pesa-se com a maior preciso possvel 450gr de soda custica comercial de tima qualidade (muitas marcas deste produto so

SABO DE COCO A FRIO

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

46

ineficientes), coloca-se em recipiente graduado at um litro (desses de medir farinha, arroz, leo, gua etc), lentamente sobre as escamas da soda deve-se ir colocando gua em jato fino (atravs do bico de um bule de caf por exemplo), exatamente em um litro parar de colocar gua. Se for medido pelo areometro, o valor que se encontra ser muito prximo de 38b. Para o sal: Da mesma forma que se procedeu para a soda, pesa-se 210 gr de sal de cozinha de boa qualidade (refinado mais fcil, mas sal grosso o mais comum), colocar no recipiente graduado (medidor plstico de cozinha), completar com gua at um litro de soluo, bata com uma colher at no ser notado mais nenhum sinal de sal slido na soluo, separar e preparar outra dose para completar os dois litros da receita. Obedecer rigorosamente s medidas, ou o produto no sair perfeito!!! Faa o sabo agora, uma verdadeira brincadeira, em uma bacia plstica derrama-se o leo de coco levemente aquecido (mais ou menos 50C no mximo, temperatura agradvel ao tato), pega-se o recipiente com soda e, muito lentamente vai se misturando ao leo batendo sempre sem parar e com muito cuidado para no espirrar. Enquanto ainda estiver mexendo, logo apos terminar de colocar a soda, colocase bem devagar a soluo salina sem parar de bater, quando se notar que a massa est consistente como um "pudim" e j oferece resistncia a colher que mexe a mistura, esta na hora de envasar nas formas (de plstico ou madeira, evitar vidro e nunca usar alumnio) e deixe curar at o fim, o ideal ser acomodar as formas em lugar que mantenha o calor como uma "estufa", num forno desligado por exemplo e esta pronto o sabo, basta esperar algumas horas ou mesmo de um dia para outro e com certeza no se comprara mais os produtos que anunciam no mercado, pois que este fica muito melhor.

Material necessrio - 2 litros de banha ou leo - 2 litros de gua quente (no precisa ferver) - 2 colheres de trigo (bem cheia) - 500ml de soda lquida - 400ml essncia de coco Passo-a-passo Num balde de plstico, coloque o leo, a gua e o trigo j misturado em um pouco de gua para no empelotar. Coloque a soda por ltimo. Bata bem, por 20 minutos. Coloque numa bacia plstica e deixe descansar por 24 horas. Depois de 24 horas corte os pedaos do tamanho que quiser. Obs.: o sabo tem que ficar bem branco.

SABO DE COCO CASEIRO

Ingredientes: 01 pedra do sabo do coco 01 pedra do sabo comum 01 litro de gua 04 colheres de sopas de vinagre 04 colheres de sopas de acar 04 colheres de sopa de detergente Modo de preparo:

SABO EM PASTA

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

47

Rale "grosso" o sabo de coco e o sabo comum. A parte aquea bem (sem ferver) a gua, desligue o fogo, jogue os sabes dentro, tampe e deixe de molho pelo menos 04 horas. Leve ao fogo baixo, mexendo (sem ferver) at derreter por completo. Desligue o fogo e acrescente o vinagre, o acar e o detergente. Misture bem e coloque em potes de margarina. Nota: este sabo enquanto quente LQUIDO, conforme esfria vai ficando cremoso.

Ingredientes: 02 litros de gua 02 litros de leo reciclado 04 litros de sebo 04 litros de lcool 01 kg de soda custica 04 colheres de sopa de glicerina lquida Modo de Fazer: Diluir o sebo (antes de usar). Misture gua, sebo e o leo, junte a soda custica e mexa at dissolver bem. Acrescente o lcool e as 4 colheres de sopa de glicerina e mexa sem parar at dar uma cor avermelhada e espumar. Mexa mais um pouco para a cor de vermelho mudar para a cor de mel. Coloque em uma forma e deixe endurecer, corte no tamanho que quiser. Rendimento: 50 pedaos mais ou menos (tamanho padro)

SABO EM PEDRA

Ingredientes: 500 gr de gordura vegetal hidrogenada 300 gr de amido de milho 75 gr de soda custica em escamas 60 ml de gua 100 gr de silicato de sdio 150 gr de carbonato de sdio Modo de Fazer: Misture gua na soda, bata bem, acrescente o silicato na soluo obtida e mexa at ficar homogneo, separe. Aquea a gordura e misture o amido, bata bem ou coloque no liquidificador, deposite em uma vasilha plstica de boa resistncia ao calor, misture a soluo de soda gordura nesta vasilha, bata bem. Em seguida jogue o p de carbonato e no pare de bater. Para reagir um pouco mais rpido possvel colocar por trs minutos no microondas regulado no mximo, retire e continue batendo por mais ou menos 1 hora, quando comear engrossar deixe descansar por 20 min. Em seguida d uma revirada energtica na massa e deixe descansar novamente, no dia seguinte estar pronto para quebrar e formar um p. Este produto pode ser fabricado com sebo animal ou leo de soja de cozinha, apenas se deve Ter mais pacincia para bater pois a reao bem mais lenta.

SABO EM P DE FABRICAO DOMSTICA

SABO RECICLADO P/ LAVAGEM DE ROUPAS E LIMPEZA

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

48

Material Necessrio gua 1 colher de sopa de sal 1 colher de sopa de vinagre Sobras de sabo ou sabonete Preparo: Junte as sobras do sabo em um pote e encha de gua at cobrir. Estando tudo muito bem dissolvido, acrescente o sal e o vinagre, continuando mexer atingir um ponto grosso. Retire da panela e despeje em uma superfcie reta , corte em retngulos e utilize.

SACHS
SACH PERFUMADO DE PARAFINA 1
Ingredientes da fase A: - 250 g de parafina - Corante, opcional, a base de leo ou giz de cera -10 g de estearina ou cido esterico Ingredientes da fase B: - 5 ml de essncia - 3 ml defixador Acabamento: - Tule - Laos de fita Passo a passo: Dissolva os ingredientes da fase A em banho-maria. Retire do aquecimento e adicione a essncia e o fixador, nesta ordem. Coloque em formas de sua preferncia e deixe endurecer. Envolva em tule e fitas, decorando a sua escolha.

Material: -1 kg de parafina - 20 ml de corante leo - 50 ml de essncia Modo de fazer: Derreta a parafina em banho-maria, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Acrescente a essncia e o corante. Coloque em formas de PVC.

SACHE PERFUMADO DE PARAFINA 2

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

49

Decorao: coloque em um recipiente uma poro de flores desidratadas, entre elas: hortncia, sempre-viva, samambaia etc. Alm de usar flores desidratadas, voc tambm pode usar ervas secas. Mas, no utilize essncia porque as ervas j possuem cheiro caracterstico. Caso voc opte por flores secas, utilize essncias. Acondicione os saches em saquinhos de tule, organiza, cestinha de vime ou caixinha de madeira e decore com fitas coloridas.

SHAMPOO
SHAMPOO AUTOMOTIVO
FRMULA INDUSTRIAL BSICA H2O Tripolifosfato de Sdio -STPP cido Sulfnico PBC V1 90% Amida PBC Silicato de Sdio Alcalino LESS Formol Cloreto de Sdio Corante Essncia Total 88,9 5% 1,25% 5,0% 1,5% 1,70% 1,25% 0,10% 0,25% QSP% QSP% 100%

1. Sob agitao constante, dissolver o Tripolifosfato de Sdio em 20% de H2O 2. Juntar o Silicato de Sdio Alcalino ao restante de H2O e adicionar a mistura. 3. Em seguida, adicionar o cido sulfnico PBC V1 90%; aps homogenizar, adicionar a Amida PBC e Less; aps homogenizar, acertar o ph em 8,0. 4. Em seguida, adicionar formol, cloreto de sdio, corante e essncia

SHAMPOO PARA CARRO


Ingredientes - (shampoo para carro): 500 ml de detergente neutro com corante 125 ml de gua 25 ml de lauril 01 ml de essncia Cloreto de sdio (sal de cozinha) Preparo bsico: Em um recipiente coloque a base detergente, acrescente a gua e mexa bem. Aps adicione o lauril e a essncia mexendo novamente. Adicione sal at obter a viscosidade desejada.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

50

SHAMPOO PARA CES


Material: Fase A Laurion N Betaion CAPB Zonen Ml Silkion Fase B Alkalan K 90 Essncia Fase C gua desmineralizada Glucamate DOE -120 Fase D cido Ctrico Nacl % Peso 23,00 5,00 0,05 2,00 % Peso 3,00 Q.S % Peso q.s.p 100% 0,80 % Peso q.s.p pH = 6,0 - 6,5 q.s.p viscosidade desejada Passo a Passo: - Misturar um a um os itens da fase A. - Adicionar a fase B sobre a fase A, previamente solubilizada. - Aquecer a fase C at completa solubilizao, resfriar e adicionar sobre a fase A+B. - Fazer os ajustes necessrios na fase D e homogeneizar.

SPRAY

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

51

SPRAY AMBIENTAL(PUREZA)
SPRAY AMBIENTAL (AMBIENTE) Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro leo essencial de Laranja leo essencial de Ylang Ylang leo essencial de Gernio gua Qte. (%) 85 2 1,5 1,5 10

Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro

SPRAY AMBIENTAL (RESPIRAO)


Qte. (%) 85 1 3 1 10

leo essencial de Pinho Sibria leo essencial Eucalipto Globulus leo essencial de Menta Arvensis gua

SPRAY AMBIENTAL (ENERGIZANTE)


Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro leo essencial de Menta Arvenis leo essencial de Rosemarinho leo essencial de Tomilo Branco gua SPRAY AMBIENTAL (LIMPEZA) Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 Produto lcool neutro leo essencial de Menta Arvenis leo essencial de Rosemarinho leo essencial de Tomilo Branco Qte. (%) 85 3 1,5 0,5 Qte. (%) 85 3 1,5 0,5 10

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
5 gua 10

52

Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro

SPRAY AMBIENTAL (JIAS)


Qte. (%) 85 2 1 1

leo essencial de Laranja leo essencial de Limo leo essencial de Rosemarinho gua

10 SPRAY AMBIENTAL(AUCARADO)
Qte. (%) 85 3 1 1 10

Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro

leo essencial de Menta Spicata leo essencial de Limo leo essencial de Laranja gua

SPRAY AMBIENTAL (ADOCICADO)


Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro leo essencial de Mentas Arvensis leo essencial de Limo leo essencial de Tangerina gua Qte. (%) 85 2 1,5 1,5 10

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

53

Misturar 1,2,3,4 ,5 adicionar 6 Fase Seq 1 2 3 4 5 6 Produto lcool neutro leo essencial de Patchouli leo essencial de Geranio leo essencial de Limo leo essencial de Gengibre gua

SPRAY AMBIENTAL (noturno)


Qte. (%) 85 1,5 1,5 1,5 0,5 10

SPRAY AMBIENTAL (NOITE) Misturar 1,2,3,4, 5,6 adicionar 7 Fase Seq 1 2 3 4 5 6 7 Produto lcool neutro leo essencial de Pachouli leo essencial de Gernio leo essencial de Menta Spicata leo essencial de Gengibre leo essencial de Limo gua Qte. (%) 85 1 1 1 1 1 10

Misturar 1,2,3,4,5 adicionar 6 Fase Seq 1 2 3 4 Produto lcool neutro

SPRAY AMBIENTAL(focus)
Qte. (%) 85 2 1,5 1

leo essencial de Rosemarino leo essencial de Lemongrass leo essencial de Cravo

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
5 6 leo essencial de Basilico gua 0,5 10

54

Misturar 1,2,3,4,adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 lcool neutro leo essencial de Limo

SPRAY AMBIENTAL(VERO)
Produto Qte. (%) 85 2 1 1 10

leo essencial de Grapefruit leo essencial de Canela Folha gua

SPRAY AMBIENTAL(CLARIAR)
Misturar 1,2,3,4,5 adicionar 6 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro leo essencial de Lavandim leo essencial de Menta Piperita leo essencial de Rosemarinho gua Qte. (%) 85 2,5 1,5 1 10

SPRAY AMBIENTAL(BRIZA) Fase


Seq 1 2 3 4 5 6 Produto lcool neutro leo essencial de Geranio leo essencial de Rosemarinho leo essencial de Limo leo essencial de Grapefruit gua Qte. (%) 85 2 1 1 1 10

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

55

SPRAY AMBIENTAL (MINT) Misturar 1,2,3,4 e acrescentar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro leo essencial de Limo leo essencial de Menta Arvensis leo essencial de Lemomgrass gua Qte. (%) 85 2 2 1 10

SPRAY AMBIENTAL (clorofila)


Misturar 1,2,3,4,5,6 adicionar 7 Fase Seq 1 2 3 4 5 6 7 Produto lcool neutro leo essencial de Lavanda leo essencial de Lavandim leo essencial de Laranja leo essencial de Polit Grain leo essencial de Limo gua Qte. (%) 85 1 1 2 0,5 0,5 10

Misturar 1,2,3,4,5,6 adicionar 7 Fase Seq 1 2 3 4 5 6 7 Produto lcool neutro leo essencial de Limo

SPRAY AMBIENTAL (melissa)


Qte. (%) 85 1 2 0,5 0,5 1 10

leo essencial de Eucalipto Globulus leo essencial de Lemongrass leo essencial de Rosemarino leo essencial de Lavanda gua

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

56

Misturar 1,2,3,4,5,6,7 adicionar 8 Fase Seq 1 2 3 4 5 6 Produto lcool neutro

SPRAY AMBIENTAL(madeira)
Qte. (%) 85 0,5 0,5 0,5 0,5 1,0 2 10

leo essencial de Cedro Virgnea leo essencial de Patchouli leo essencial de Sndalo Almiris leo essencial de Lemongrass leo essencial de Veltivert leo essencial de Palmarosa

gua

Misturar 1,2,3,4,5,6 adicionar 7 Fase Seq 1 2 3 4 5 6 7 Produto lcool neutro leo essencial de Laranja leo essencial de Basilisco

SPRAY AMBIENTAL(COZINHA)
Qte. (%) 85 2,5 0,5 0,5 1 0,5 10

leo essencial de Rosemarino leo essencial de Menta Arvensis leo essencial de Gengibre gua

SPRAY AMBIENTAL(DORMITRIO)
Misturar 1,2,3,4 adicionar 5 Fase Seq 1 2 3 4 5 Produto lcool neutro leo essencial de Ylang Ylang leo essencial de Gernio leo essencial de Lavanda gua Qte. (%) 85 1 1 3 10

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET OUTROS PRODUTOS


Lenos de flanela, no tamanho desejado. Submerge em soluo de sabo forte comum. Depois de torcido e seco, passe por uma soluo: 500 g de alumem; 150 ml de gua pura para dissolver. Retire e seque. Recomendao: Recomende no lavar. Coloque a flanela em envelope impermevel.

57

FLANELA PARA POLIR METAIS

GRAXA PARA SAPATOS


- 40 g de cera de abelha; - 6 g de cera de carnaba; - 150 ml de gua raz; - 2 ml de anilina da cor desejada; - 2 ml de essncia de mirbana. Em banho-maria, misture bem e enlate.

Material: 1 litro de concentrado de limpa alumnio (encontrado em casa de produtos qumicos) 5 litros de gua Passo a passo: Misture muito bem os ingredientes.

LIMPA ALUMNIO PARA LIMPEZA DE PANELAS E BOCAS DE FOGO

LIMPA TAPETES E CARPETES MATERIAL -1 litro de lcool - 2 litros de gua -1/4 xcara de amnia -1/4 xcara de vinagre MODO DE FAZER Misture bem todos os ingredientes. Varra bem ou aspire o carpete ou tapete. Com um pano umedea e esfregue, enquanto mido, escove bem. Deixe secar.

LIMPA VIDROS 1
Material necessrio - 700ml de lcool - 15ml de detergente neutro - 10ml de amonaco - 2ml de essncia - 273ml de gua - Corante lcool Q.S.P. - 10ml de butil glicol Passo-a-passo

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

58

Dissolva a essncia no lcool. Coloque o detergente, o amonaco, o butil glicol, a gua e por fim o corante. Rendimento: 1 litro

Material: - 400 ml de butil glicol -100 ml de genapol ou texapon - 9,5 L de gua Passo a passo: Misture todos os ingredientes, mexa bem e guarde em um recipiente de plstico. Se quiser, acrescente corante azul e essncia a gosto.

LIMPA VIDROS 2

FRMULA INDUSTRIAL BSICA H2O cido sulfnico PBC V1 90% Nonil Fenol Etoxilado 9,5 mol Butilglicol lcool Etlico 96% Hidrxido de Sdio 50% Formol Hidrxido de Amnio Corante Essncia Total

LIMPADOR MULTI USO


87,8% 2,0% 0,5% 4,0% 4,0% 0,3% 0,2 % 0,2% QSP QSP 100%

1 - Sob agitao constante, adicionar o cido Sulfnico PBC V1 90% ao H2O at a homogeneizao. 2 - Acertar o ph 9,5 com o Hidrxido de Sdio 50% e Hidrxido de Amnio, em seguida, adicionar o Formol, 3 - Juntar o Nonil Fenol Etoxilado 9,5 mol, Butilglicol e lcool Etlico 96% e adicionar a mistura; finalmente, adicionar o Corante e Essncia.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
LIMPA BA
FRMULA INDUSTRIAL BSICA H2O cido sulfnico PBC V1 90% cido Fluordrico cido Muritico Corante Total 80,5% 7,5% 8,0% 4,0% QSP% 100%

59

1. Sob agitao, adicionar o cido Sulfnico PBC V1 90% ao H2O at a homogeneizao. 2. Adicionar o Acido Fluordrico e em seguida o Acido Muritico e Corante.

LIMPA-TUDO SEM AMONACO


Ingredientes - (limpa-tudo sem amonaco): 25 mi de butil glicol 03 ml de lauril Corante gua 500 ml de gua Modo de preparo: Em um recipiente, coloque a gua e junte o butil glicol, agite bastante para que ele se dissolva por completo. Em seguida adicione o lauril e o corante, mexa bem. LIMPADOR MULTIUSO MATERIAL: - 3 litros de concentrado de detergente neutro - 250 g de butil glicol - 20 litros de gua - 20 g de soda lquida - Essncia (de sua preferncia) PREPARO: Misturar bem o detergente concentrado com gua. Acrescentar a soda liquida e o butil glicol. Aps, mexer e acrescentar a essncia na quantidade desejada

Ingredientes: 01 copo americano de lcool 01 copo americano de amaciante de roupa branco 03 colheres de ch de goma para roupa completar com 02 litros de gua

LQUIDO PARA PASSAR ROUPA

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
LUSTRA MOVEIS Material:
-1/3 de terenbetina -1/3 de xcara de ch de vinagre branco -1/3 de xcara de ch de leo de linhaa fervido Passo a passo: Misture tudo muito bem. Aplique com um pano seco e lustre com uma flanela.

60

PASSE BEM
MATERIAL -1 copo de amaciante -1 copo de lcool -1 copo de gua MODO DE FAZER: Misture todo o material e coloque em um frasco borrifador.

PRODUTO PARA PASSAR ROUPAS


Material: -1 copo de gua -1 copo de lcool -1 copo de amaciante - 2 colheres de sopa de amido de milho Modo de Preparo: Misture bem todos os ingredientes e aplique.

PASTILHAS PARA ROUPAS - 10 g de cnfora; - 20 g de pimenta moda; - 5 ml de essncia de cravo; - 115 g de parafina. Leve tudo ao banho-maria, depois forme pastilhas.

1 kg de sabo neutro de coco; 600 g de carbonato de sdio; 400 g de borato de sdio. Misture tudo muito bem e passe por peneira, para que fique um p fino. Guarde em pequenas caixas de papelo.

P LAVA ROUPA

POLIDOR DE PRAIA
- 50 g de bicarbonato de sdio - 30 g de talco fino. Modo de Preparo: Misture tudo.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
TIRA MANCHAS DE TAPETE

61

Material: -1 copo de vinagre - 2 colheres de sopa de amonaco Passo a passo: Para manchas simples passe apenas um pano embebido em vinagre. Para as manchas mais fortes misture muito bem o vinagre e o amonaco e passe no tapete e/ou carpete.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET DVIDAS MAIS FREQUENTES

62

As perguntas mais freqentes relacionadas rea de saneantes esto disponveis nesta subseo. Aqui voc pode tirar suas duvidas sobre laudos, solicitao de Certido de Registro, alm de procedimento sobre a aplicao de saneantes. 1) Matria-prima registrada e/ou notificada? R.: Se a matria-prima tiver finalidade de saneantes domissanitrios, ser necessrio seu registro e/ou notificao. 2) Onde o produto Saneante aplicado? R.: Somente em superfcies inanimadas, no podendo haver contato com a pele. 3) O que uma Empresa Especializada? R.: Empresa autorizada pelo poder publico para efetuar servios de controle de vetores e pragas urbanas. 4) Onde devo protocolar o meu pedido de registro e/ou notificao? No Estado ou em Braslia? R.: O protocolo pode ser efetuado tanto no Estado como em Braslia. O que e importante saber e que em Braslia fica situado o Protocolo Central da ANVISA, portanto, caso o pedido seja protocolado no Estado, certamente o Estado o enviara para o Protocolo Central. 5) Qual o prazo para que o registro e/ou a notificao sejam aprovados? R.: Caso os documentos estejam de acordo com a Legislao vigente, o prazo para que a Gerncia - Geral de Saneantes tem para publicar o registro e de 60 (sessenta) dias e para notificao de 30 (trinta) dias. 6) Como devo proceder para conseguir uma Transferncia de Titularidade? R.: No existe este procedimento em Saneantes Domissanitrios. 7) Desejo acrescentar outra essncia /corante no meu produto. necessrio solicitar outro Laudo para o produto? R.: A alterao de essncia ou corante de um mesmo produto no necessrio a apresentao de outro Laudo. 8) Como solicitar uma Certido de Registro? R.: A Empresa devera protocolar os seguintes documentos: Cpia do ultimo pleito solicitado (formulrios de petio); Copia da ultima publicao de registro

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET GANHE DINHEIRO LIMPANDO CAIXAS D'GUA.

63

muito importante fazer periodicamente a manuteno e limpeza de caixas e reservatrios, para que a qualidade da gua abaixo. Aqui mostraremos passo a passo como fazer voc mesmo a limpeza de caixas d'gua. bem simples. importante lembrar que todos os materiais utilizados devem estar bem limpos. No use sabo, detergente ou escova de ao. Materiais utilizados para limpeza e desinfeco da caixa d'gua. 1 - escova (no utilizar escova de ao) 2 - esponja 3 - balde plstico e caneco 4 - desinfetante - gua sanitria Obs.: Todos os materiais devem estar limpos (No use detergente ou sabo)

ROTEIRO PARA A LIMPEZA DE CAIXAS D'GUA


1. Fechar a entrada de gua na bia ou no registro do cavalete. 2. Abrir as torneiras, registros e acionar a descarga do banheiro para esvaziar a caixa, sem agitar a sujeira do fundo. Deixar aproximadamente 15 cm em volume de gua no fundo da caixa. 3. Fechar as torneiras. Com um pedao de esponja, tampar a tubulao de sada da gua na caixa, evitando assim a entrada de qualquer sujeira na tubulao. 4. Esfregar suavemente as paredes com uma esponja ou escova para a remoo da sujeira. Retirar a gua suja com auxlio de baldes, pano ou esponja. No utilizar escova de ao. 5. Colocar 100 ml, de gua sanitria em um balde com 10 litros de gua. Enxaguar todas as paredes da caixa com a soluo preparada, deixar agir por 30 minutos e enxugar o excesso acumulado no fundo. 6. Retirar o tampo (esponja) da tubulao de sada. Pronto! Sua caixa d'gua est limpa e desinfetada.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

64

7. Deixar entrar gua nova na caixa e em seguida abrir todas as torneiras por 5 minutos para eliminar a gua velha que esta nas tubulaes. A gua j pode ser utilizada. Obs.: limpar e recolher a tampa. IMPORTANTE Informe seu cliente que para garantir a qualidade da gua fornecida, deve fazer a cada 6 meses a limpeza de sua caixa d'gua ou cisterna.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET CURSO DE TRATAMENTO DE PISCINAS

65

Curso de tratamento de gua para profissionais em piscina. Voc com certeza j se deparou com uma piscina com a gua inadequada ao uso e esteticamente feia. Neste curso vamos entender porque isto acontece e estudar como evitar esta situao. Vamos estudar tambm como controlar a limpidez e a pureza da gua, como escolher os produtos mais adequados para cada determinado tipo de piscina, considerando no o volume de gua e suas caractersticas fsico qumicas, mas tambm fatores tais como: Se a piscina esta ou no ao ar livre; Se a gua e ou no aquecida; Se a piscina tem alta ou baixa freqncia de banhistas; Se usada ininterruptamente ou no; Se revestida de azulejo, fibra, vinil ou outro material. Com os avanos tecnolgicos e a diversificao dos produtos j se pode definir produtos especficos que melhor se adaptam a cada caso, otimizando os resultados e o custo do tratamento. Porque devemos tratar a gua das piscinas ? a) Para manter a beleza e transparncia da gua; b) Para evitar a proliferao de algas; c) Para destruir bactrias e outros microorganismos que causam doenas; d) Para eliminar odores desagradveis; e) Para destruir e remover materiais orgnicos e inorgnicos, que contaminam a gua (ex.: poeira, folhas, insetos, bronzeador, urina, suor).

Conceitos Importantes:
a) O que significa pH? a medida da acidez ou alcalinidade do produto. pH = 7 (neutro) pH > 7 (alcalino) Ideal: pH entre 7,4 a 7,6

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
pH<7(cido) cido neutraliza base: pH > 7 adicionar acido (Hidro PH-) Base neutraliza acido: pH < 7 adicionar base (Hidro PH+) b) O que e demanda de cloro ?

66

a quantidade de derivado clorado consumido para oxidar a matria orgnica presente na gua. c) O que e cloro residual total ? E a quantidade de cloro que sobra apos o consumo. Ex.: Adicionar 3 ppm de cloro a noite. No dia seguinte o teor e - 1 ppm. Demanda = 3-1=2 ppm cloro residual total = 1 ppm Como controlar o pH e o cloro residual? o no mnimo 1 vez por semana um estojo de testes ou fita de pH e cloro Pooltest). e) O que e Alcalinidade Total? a resistncia oferecida pela gua a variao do ph. guas com alcalinidade entre 80 e 120 ppm apresentam uma tima condio de equilbrio qumico, melhorando a ao dos produtos utilizados. f) Como medir e controlar a Alcalinidade Total? Usando 1 vez por ms o estojo de testes para medir alcalinidade. Adicionar PH ESTAVEL sempre que necessrio, acertar o teor de alcalinidade. O processo de tratamento deve obedecer as seguintes etapas: Determinao das caractersticas especficas da piscina; Clarificao da gua atravs da retirada dos materiais em suspenso 3) Eliminao dos microorganismos que podem causar doenas 4) Criar as condies para a manuteno da gua qumica, bacteriolgica e esteticamente ideais ao uso. c) O que e cloro residual total ? a quantidade de cloro que sobra aps o consumo.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Ex.: Adicionar 3 ppm de cloro a noite. No dia seguinte o teor = 1 ppm. Demanda = 3-1=2 ppm cloro residual total = 1 ppm d) Como controlar o pH e o cloro residual? Usando no mnimo 1 vez por semana um estojo de testes ou fita de pH e cloro (p/ex. Pooltest). e) O que e Alcalinidade Total? a resistncia oferecida pela gua a variao do pH.

67

guas com alcalinidade entre 80 e 120 ppm apresentam uma tima condio de equilbrio qumico, melhorando a ao dos produtos utilizados. f) Como medir e controlar a Alcalinidade Total? Usando 1 vez por ms o estojo de testes para medir alcalinidade. Adicionar PH ESTVEL sempre que necessrio, acertar o teor de alcalinidade. O processo de tratamento deve obedecer as seguintes etapas: Determinao das caractersticas especificas da piscina; Clarificao da gua atravs da retirada dos materiais em suspenso 3) Eliminao dos microorganismos que podem causar doenas 4) Criar as condies para a manuteno da gua qumica, bacteriolgica e esteticamente ideais ao uso.

ETAPA 1: DETERMINAO DAS CARACTERSTICAS DA PISCINA


Para iniciar o processo de tratamento de uma piscina precisamos colher as informaes bsicas necessrias definio dos produtos mais adequados e de suas respectivas quantidades. Um erro na definio de uma ou mais destas caractersticas pode acarretar resultados muito ruins, s vezes desastrosos! Estas caractersticas so: Volume de gua da piscina; pH da gua; Alcalinidade Total;

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Grau de exposio s intempries; Temperatura da gua; Grau de utilizao da piscina; Tipo do revestimento da piscina.

68

Clculo do volume do gua da Piscina


Para que o tratamento possa se iniciar precisamos obter o volume de gua a ser tratada. S assim poderemos aplicar a dosagem correta dos produtos qumicos necessrios.

Determinao do pH
O pH a medida da acidez da gua. Se o pH=7 a gua neutra. Se o pH e > 7 a gua e bsica e se o pH for < 7 a gua e cida. O ajuste do pH torna a gua agradvel, no irritante a pele, olhos e mucosas alm de criar condies estveis para ao dos produtos desinfetantes. O pH da lagrima se situa prximo a 7,0.

Determinao da Alcalinidade Total


A Alcalinidade Total pode ser definida como a resistncia oferecida pela gua variao do pH. determinada pela soma dos ons, carbonatos e bicarbonatos existentes na gua. Seu nvel ideal situa-se entre 80 e 120 partes por milho.

Grau de Exposio s Intempries


Piscinas expostas s intempries esto mais sujeitas a contaminao devido a chuvas, insetos e poeira. Alm disso, sob a ao do sol, o derivado clorado utilizado para purificar a gua se perde por volatilizao. Estas perdas de proteo aliadas a chuvas repentinas podem acarretar variaes bruscas na qualidade da gua. Por este motivos piscinas ao ar livre devem utilizar um purificador no suscetvel a degradao pelos raios solares.

Temperatura da gua
guas aquecidas devem ser tratadas de forma diferenciada daquelas sem aquecimento. guas aquecidas favorecem a proliferao dos microorganismos causadores de doenas, alm de aumentar a produo de suor dos banhistas, permitindo que apaream incrustaes provenientes da presena de ons clcio. No se indica a utilizao de produtos base de clcio no tratamento da gua.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Grau de Utilizao

69

Piscinas com alta freqncia e com uso quase ininterrupto, tais como piscinas de clubes e escolas de natao, devem ser tratadas de forma diferenciada no s no que se refere escolha do purificador como na forma com que estes produtos sero dosados.

Tipos de Revestimentos das Piscinas


A evoluo e a diversificao dos materiais de revestimento e estrutura das piscinas acarretou problemas de incompatibilidade entre os produtos usados na desinfeco e estas estruturas. Piscinas fabricadas com resinas orto e isoftalicas sobre tecido ou manta de fibra de vidro ou ainda piscinas fabricadas com manta plstica de vinil, s devem ser cloradas com Dicloro Isocianurato de Sdio Hidrosan Plus. Os demais tipos de cloro podem acarretar manchas e descoloramento da superfcie. Apos a correta verificao das caractersticas especficas da piscina a ser tratada poderemos escolher os produtos mais adequados e que lograro resultados mais eficientes, maior segurana aos usurios alm de economia de trabalho e dinheiro. A seguinte etapa a de:

ETAPA 2: CLASSIFICAO DA GUA


Esta etapa consiste na retirada da parte slida, matria morta, em suspenso na gua, de forma que ela fique cristalina. Para esta funo deve ser utilizado o produto Hidrofloc. ** Hidrofloc e incuo a sade e age atraindo eletricamente as partculas em suspenso. Cada molcula de Hidrofloc age como se fosse um im. Devido a sua caracterstica exclusiva ,de altssima eficincia, indicado para o tratamento de gua potvel, utilizado na purificao da gua para consumo humano em diversos paises do mundo. O primeiro passo para a clarificao consiste no ajuste da Alcalinidade Total entre 80 e 120 ppm utilizando-se para isso PH Estvel, se necessrio, e do pH entre 7.4 e 7.6, utilizando-se Barrilha. O ajuste da Alcalinidade Total e do pH nesta faixa melhora a performance do floculante, auxiliando a decantao. a) Acertar a alcalinidade da gua ( PH ESTAVEL) b) Ajustar o pH para 7,6 ou mais (pH+) O ajuste do pH para menos deve ser feito aps a aspirao do fundo, se ainda for necessrio. c) Adicionar o floculante HIDROFLOC, previamente diludo em um balde com gua. d) Recircular a gua por 6 a 8 horas. e) Deixar em repouso por 24 horas e colocar para filtrar novamente por 6 horas. Obs.: Freqentemente a decantao se inicia aps o inicio desta fase. f) Aspirar o fundo drenando a sujeira. Podemos afirmar agora que esta gua esta saudvel ?

ETAPA 3: ELIMINAO DOS MICROORGANISMOS CAUSADORES DE DOENAS.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

70

A clarificao da gua no elimina os microorganismos causadores de doenas ou responsveis pelo desenvolvimento de algas. Para a garantia de uma gua verdadeiramente descontaminada e necessrio que se faa a desinfeco da mesma. Para entendermos melhor o que acontece com a gua vamos fazer uma analogia. Imagine que o leite contido em uma jarra e a gua de sua piscina. Se deixarmos este leite sobre a pia ele se contaminar e se estragara (ficar azedo). O mesmo acontece com a gua da piscina. Uma bactria contida no leite ou na gua da piscina se multiplicar rapidamente e, ao cabo de 8 horas, j sero aproximadamente 1.000.000 de bactrias. Para fazermos uma desinfeco inicial neste leite ou, no caso, na piscina, precisamos de um agente microbicida. No caso do leite, vamos ferv-lo por alguns minutos a aproximadamente 100C, desta forma as bactrias sero eliminadas. Na gua da piscina iremos fazer uma operao semelhante oxidando (queimando) os microorganismos quimicamente. Chamaremos esta operao de Dosagem de Choque ou Superclorao. Com isso vamos eliminar no s os microorganismos mas tambm a matria orgnica presente na gua. Para a dosagem de choque devemos escolher um tipo de cloro que tenha boas caractersticas para esta finalidade. As caractersticas principais so: CARACTERSTICAS IDEAIS DO CLORO USADO NA DESINFECO AO BREAKPOINT 1)Alta solubilidade; Formao de cido hipocloroso; Alto teor de matria ativa; Baixo custo; Baixo teor de insolveis; Praticidade no uso. Ser estabilizado. Para auxiliar na escolha do produto ideal para cada aplicao foi criada uma tabela comparativa entre os diversos tipos de derivados clorados existentes. Nesta tabela cada caracterstica recebe uma pontuao de 0 a 4 pontos conforme o item analisado e conforme os dados fornecidos pelos fabricantes. TABELA COMPARATIVA DE CLORO Assim sendo conclumos que os produtos ideais para a desinfeco ao BreakPoint so o Dicloro Micro Granulado (Hidrosan Plus) e o Dicloro Granulado (Hipoclor). Uma vez selecionados os tipos ideais de produto, procedemos da seguinte maneira: Aplicamos aproximadamente 15 gramas de derivado clorado pata cada metro cbico de gua a ser tratada, preferencialmente no final da tarde e ligamos o filtro por 6 a 8 horas de forma a promover a homogeneizao. ATENO: No caso de piscinas revestidas de Fibra ou Vinil usar apenas Dicloro (Hidrosan Plus) para evitar o alvejamento da superfcie. Feito isso ser necessrio aguardar que o teor de cloro residual seja reduzido para no mximo 3 ppm antes de utilizar a piscina.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

71

Agora podemos afirmar que a gua encontra-se livre de microorganismos causadores de doenas, assim como o leite que acabou de ser fervido, no oferecendo risco na ingesto.

Resumindo:
DESINFECO DA GUA SUPERCLORAO

Adicionar 15 gramas de derivado clorado granulado de Hipoclor Granulado ou Hidrosan Plus) por m3 de gua. Recircular por 2 horas; Esperar o teor de cloro residual baixar a 3 ppm para usar a piscina.

Vamos neste ponto fazer uma reviso:


1 - Determinamos as caractersticas da piscina ; 2 - Retiramos da gua toda sua sujeira morta; 3 - Ajustamos a Alcalinidade Total e o pH; 4 - Desinfetamos a gua eliminando toda matria orgnica, cloraminas inorgnicas e microorganismos. E agora acabou? A piscina esta pronta para o uso? Sim, porm agora que comea a parte mais difcil na manuteno de uma piscina. isso mesmo, o mais difcil MANTER a gua sempre qumica, fsica, bacteriologicamente apropriada ao uso.

ETAPA 4: MANUTENO DA GUA ADEQUADA AO USO


Voltemos ao leite Imagine agora o que acontecer com a jarra de leite que foi deixada aberta sobre a pia. Apesar de havermos eliminado todos os seus microorganismos, novos contaminantes sero trazidos pelo ar e o leite, amanha estar estragado. O mesmo fenmeno ocorre na piscina. Agentes contaminantes trazidos pela poeira, pelos insetos, pelas chuvas, pelas folhas e pelos banhistas voltaro a contaminar a gua. Para evitar que o leite se estrague podemos voltar a ferv-lo de tempos em tempos, oxidando as bactrias e recomeando novamente o ciclo. Podemos visualizar num grfico o que acontecera: Imagine agora se voc beber o leite sem saber, um pouco antes dele ser fervido! Obviamente voc ir ingerir uma grande quantidade de bactrias. Se mantivssemos, hipoteticamente, a jarra de leite fervendo estaramos introduzindo nesse processo um agente purificador permanente que iria impedir a multiplicao das bactrias trazidas pelo ar. O grfico ento ficaria assim: Tudo o que vimos para o leite se aplica piscina. A diferena apenas o agente desinfetante. No caso da piscina as bactrias sero eliminadas pela ao do cloro residual livre. Portanto o grfico fica assim: Todas as vezes que executamos um processo de desinfeco na piscina com derivado clorado no estabilizado, estaremos desinfetando a gua de uma forma semelhante ao que fizemos com o leite.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

72

Como o derivado clorado no estabilizado no esta mais presente na gua apos s 10 horas da manha, a gua ficara como o leite sobre a pia, DESPROTEGIDA. Assim as bactrias encontraro condies propcias para se multiplicar novamente. Pior ainda, o horrio preferido pelos banhistas aquele em que a temperatura ambiente a mais alta ou seja, apos s 10 horas da manha! Isto explica o incontvel nmero de casos de contaminao principalmente otites, conjuntivites e micoses que ocorrem nas piscinas publicas e de clubes durante o vero. Doenas muito mais graves como a Hepatite B, altamente contagiosa, podem ocorrer nestas condies. Por este motivo deve-se preferir produtos estabilizados que no so volteis com o sol e permanecem na gua protegendo seus usurios. O uso de cloro estabilizado equivale a manter o leite permanentemente no fogo. uma vez que o agente desinfetante estar sempre presente na gua. Para a medio da Alcalinidade Total e determinao da quantidade produto necessria deve-se proceder da seguinte forma: Colhem-se 25 ml de gua da piscina Adicionam-se 3 gotas da SOLUO 2 - Indicador e agita-se; Adiciona-se o numero de gotas necessria da SOLUO 1 para que a gua contida no estojo mude da cor azul para vermelha. Para tanto se deve adicionar uma a uma as gotas agitando. Com o nmero de gotas verifica-se na tabela gravada no estojo a quantidade de PH estvel necessria a correo. ATENO: O ajuste da Alcalinidade Total deve ser feito com PH ESTVEL. No utilize barrilha para elevar a Alcalinidade Total. Depois de estabelecida a quantidade de PH Estvel, distribui-se o produto pela piscina. No necessrio pr dissolver. Coloca-se para filtrar por 4 a 6 horas de forma a homogeneizar bem o produto. O mesmo procedimento deve ser feito com a Barrilha . Leve caso o pH ainda esteja abaixo de ,4. A estabilizao do pH s vai acontecer depois de pelo menos 24 horas da adio do bicarbonato e do Carbonato. Por isso desnecessrio fazer a leitura neste momento. (Feito isso se dissolve 6 ml (por metro cbico de gua) de Hidrofloc em um ou mais baldes de gua, espalhando-se pela superfcie da gua da piscina. Liga-se o filtro por 6 a 8 horas de forma a promover a homogeneizao do Hidrofloc alm de favorecer a formao dos flculos. A sujeira no fundo da piscina sob a ao de Hidrofloc dever ser drenada sem passar pelo feltro. Esta operao dever ser feita rpida e cuidadosamente de forma a minimizar a perda de gua e a no levantar os flocos decantados do fundo da piscina. Basta agora ajustarmos seu pH entre 7,4 e 7,6 utilizando para isso Hidro PH+ ou Hidro PH-.

Resumindo:
FLOCULAO: Para eliminar materiais em suspenso, que tornam a gua turva e opaca. Calcular o volume de gua da piscina. Piscina retangular:

volume m3 = comprimento x largura x profundidade media.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
Piscina redonda:

73

Volume m3 = diametro x diametro x profundidade media x 0,785 Piscina oval:

Volume m3= diametro maior x diametro menor x prof. media x 0,785 Um grfico semelhante ao de leite ao fogo aparece quando usamos cloro estabilizado. Porm, neste caso, deve-se sempre levar em considerao fatores negativos como: Alto teor de cloro perto dos locais de retorno, dispndio de energia para a bomba dosadora, dispndio adicional de cloro que deve estar sendo permanentemente injetado na tubulao, amortizao do investimento adicional e manuteno dos equipamentos de dosagem. A escolha do produto ideal para a manuteno pode ser feita na tabela comparativa dos tipos de cloro . As caractersticas ideais da desinfeco de manuteno so as seguintes:

CARACTERSTICAS IDEAIS DO DERIVADO CLORADO NA MANUTENO


Alta estabilidade do cloro residual livre. Reduzida interferncia no pH e na Alcalinidade Total . Baixo teor do insolveis p/ no turvar a gua. Alto grau de confiabilidade . Eliminar algas sem o uso adicional de algicidas. Ter praticidade no uso. Ser estabilizado. No gerar incrustaes. Vamos mais uma vez recorrer a tabela comparativa dos diversos tipos de cloro Entre os produtos adequados manuteno, se destacam os seguintes: Dicloro Granulado; Tricloro em p

Tricloro em tabletes Dicloro Microgranulado (vinil e fibra) Devemos agora selecionar aquele que melhor se prestar a caracterstica especfica de cada piscina, considerando fatores como praticidade, custo, grau de proteo, tipo de revestimento da piscina, etc.. O Tricloro em p HCL PLUS se presta a piscinas cujos proprietrios preferem a clorao manual e diria oferecendo alto grau de proteo, iseno de insolveis, durabilidade em estoque, baixo custo, baixa perda do cloro residual e altssima proteo contra algas. O uso regular de Tricloro em p ou tabletes praticamente elimina a necessidade do uso de algicidas. Se a piscina for revestida de Vinil ou Fibra de Vidro s teremos uma opo , que e o uso do Dicloro granulado. Todos os outros podem manchar o revestimento.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

74

No caso de piscinas revestidas de azulejo poderemos optar pela utilizao de tabletes de tricloro que proporcionaro uma grande praticidade, uma vez que o uso deste tipo de cloro dispensa a clorao diria. A clorao com tabletes deve ser sempre feita com o uso de cloradores do tipo CHLORMAX que dosam o cloro homogeneamente, diretamente na tubulao, alm de no constiturem perigo para as crianas. CHLORMAX alm de ser seguro elimina a mo de obra de clorao diria, podendo ser reabastecido em at 3 meses. As dosagens mdias recomendadas de cada produto so as seguintes: HCL PLUS EM P - 4 gramas por metro cbico dissolvidas em um balde e aplicadas sobre a superfcie da gua diariamente.(piscinas residenciais) HIDROSAN PLUS GRANULADO: 4 gramas por metro cbico distribudas sobre a superfcie da piscina, sem a necessidade de se diluir previamente.(piscinas residenciais) HCL 200 ou HCL 10: Utilizar um tablete de 200 gramas ou 15 tabletes de 10 gramas para cada 30.000 litros de gua a ser tratada. Um tratamento poder excluir o outro desde que se mantenha um residual de cloro entre 1 e 2 ppm TODAS AS HORAS DO DIA, e em especial nos horrios de maior freqncia. A verificao peridica do pH e da Alcalinidade Total de fundamental importncia na manuteno do equilbrio qumico da gua. Utilize Hidro PH+ e Hidro PH: para o ajuste do pH e utilize PH Estvel para o ajuste da Alcalinidade Total. Caso necessrio aplique semanalmente Algicidas de Choque ou de Manuteno de forma a eliminar ou impedir o aparecimento de algas. Mesmo com o uso regular de derivados dorados e de algicidas o acmulo de agentes contaminantes trazidos pelos banhistas e pela prpria natureza acabam formando produtos secundrios que alteram teor de cloro residual total, mas que no tem nenhuma eficincia bactericida. Estes produtos chamados de cloraminas inorgnicas, so formados pela combinao da matria orgnica nitrogenada e do derivado clorado e seus sintomas mais comuns so: cheiro de cloro na gua e espuma. Para eliminar a cloraminas devemos fazer periodicamente uma clorao de choque, de preferncia com um tipo de cloro adequado e diferente daquele que se est usando para a manuteno. A utilizao de Hidrofloc semanalmente auxilia a clarificao da gua reduzindo o tempo de filtragem. Para manter as bordas da piscina limpas e desengorduradas usar 1 vez ao ms, ou sempre que necessrio, Limpa Bordas Hidrosan.

Resumindo:

Para evitar algas: Usar semanalmente algicidas de manuteno. HCL Algicida de Manuteno: 4 a 6 ml por m3 ou Hidrosan 20 (Fibra/Vinil) : 2 a 4 ml por m3 2) Para eliminar algas em piscinas contaminadas: HCL Algicida de Choque: 6 ml por m3 ou Hidrosan (Fibra/Vinil) : 2 gramas por m3

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
3) Para evitar contaminates de microorganismos: Usar diariamente ou pelo menos dia sim, dia no. Hipoclor Granulado: 4 gramas (piscinas residenciais) por m3 ou HCL Plus Estabilizado:...4 gramas (piscinas residenciais) por m3 ou Hidrosan Plus :4 gramas (piscinas residenciais) por m3. Para manter as bordas da piscina limpas e desengorduradas: Usar 1 vez por mes: Limpa Bordas Hidrosan: esfregar com esponja as bordas.

75

Para manter o equilbrio qumico da gua e evitar alteraes de pH:


Usar 1 vez por ms o Kit de controle da Alcalinidade! Adicionar PH ESTVEL, se necessrio aumentar a alcalinidade, e Hidro PH- se necessrio baixar a alcalinidade . Dica Importante: cada 20 gramas de PH ESTVEL por m3 de gua aumenta a alcalinidade em 10 ppm. ATENCO: pH alterando-se para cima e para baixo com facilidade e sinal de alcalinidade prxima de zero. IMPORTANTE: Barrilha no e um produto indicado para corrigir a Alcalinidade Total. _barrilha serve apenas para aumentar pH.

COMO OS DIVERSOS CLOROS PURIFICAM A GUA:


Hipoclor Granulado + gua Ac/do Hipocloroso + Acido Cianurico (cloro estabilizado) Hidrosan Plus + gua Acido Hipocloroso + Acido Cianurico. (cloro estabilizado) (estabilizador cloro) HCL\Plus + gua Acido Hipocloroso + Acido isocianurico. (cloro estabilizado) (estabilizador cloro) Hipoclorito de Clcio 65% + gua Acido Hipocloroso + Acido isocianurico. (cloro estabilizado) (estabilizador cloro) Cloro Liquido + gua Acido Hipocloroso + Hidrxido de sdio. Siga estas orientaes e leia atentamente as instrues das embalagens. Alm disso utilize sempre equipamentos de proteo quando manipular produtos qumicos. Isto lhe garantir uma piscina pura, saudvel e cristalina.

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET

76

LISTAGEM DE FORNECEDORES

Fornecedores
PBC INDUSTRIAS QUMICAS Endereco: R Bernadino de Campos, 324 Vila Nova - Salto/SP CEP: 13322-050 Fone: (11) 4028-0100 / 4028-0000 falecom@pbcbrasil.com.br FERQUIMA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA. http://www.ferquima.com.br Tel: (11) 4158-3544 - Fax: (11) 4158-3420 / Email: ferquima@aiato.com.br Produtos: Essncias, leos Essnciais, leos Vegetais, leos e Bases Hidrossoluveis TORK INDUSTRIA E COMERCIO EXP. E IMP. LTDA Tel: (11) 3612-0550- Fax: (11) 3612-0550 / Email: torkguimica@aol.com Produtos: leo Mineral, Cloreto de Benzalconio, Triacid (inibidor de odores), Vaselina Liquida, Vaselina Solida DIVERLEV TEN - DISTRIBUTOR DIVERSEY LEVER Tel (14) 2279932 Sete de Setembro 8 -15 EMBALY PRODUTOS DE CONSUMO Tel (61) 345-2000 CRS 513 BL.A 63 SL.3

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
QUIMISUL INDSTRIA QUMICA LTDA. Tel (67) 422-1917 RUA HAYEL BON PACKER 1172 CENTRO

77

ARRAYNES PRODUTOS HIGIENICOS INDUSTRIAS Tel (51) 3342-6789 RUA BEIRUTE, 359 - NAVEGANTES - PORTO ALEGRE - RS BACCHI PLASTICOS LTDA Tel (54) 4442021 RUA ATIVO CREMA, 534 B - Industrial - SERAFINA CORREA - RS CENTER QUIMICA Tel (65) 6242054 RUA 4 DE JANEIRO, 545 - BOSQUE DA SAUDE - CUIABA - MT CHERUBINQ DISTRIBUICAO COMERCIO E REPRESENTACOES LTDA Tel (31) 34211448 AVENIDA SILVIANO BRANDAO, 495, FLORESTA - Belo Horizonte - MG DISPEMA DIST ITAPEMA PROD HIGIENE LIMPEZA LTDA ME Tel (47) 3684938 RUA 244, 511 - Andorinha - ITAPEMA - SC GARQUIMICA QUIMICA IND LTDA Tel (14) 461-1734 RUA CEL JOAQUIM PIZZA, 993 - V GUANABARA - GARCA - SP GUIMARAES PROD QUIMICOS DE LIMPEZA Tel (48) 623-1381

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
RUA JOAO GOULART, 365 - Centre - CAPIVARI DE BAIXO - SC INDUSTRIAS AGLAQUIM Tel (19) 466-3800 AVENIDA INDUSTRIAL, 1288 SL 6 - Pq Ind Recanto - NOVA ODESSA SP JANGA S/A IND E COM Tel (81) 5421315 RODV BR, 101 S/N KM 47,5 - CRUZ REBOUCAS - Igarassu - PE LIDER INDUSTRIAL LTDA Tel (47) 348-5516

78

RUA DONATO PEREIRA, 93 - NOSSA SENHORA DE GUADALUPE - ITAJAI - SC LIMPA TUDO LTDA LIMPA TUDO Tel (86) 2315423 CONJUNTO GIOVANE PRADO, 47 QD H - VALE QUEM TEM - TERESINA PI MIDLAB SISTEMAS PARA LIMPEZA LTDA Tel (44) 262-1819 AVENIDA GUAIRA, 334, ZONA 07 - Maringa - PR MIGLIAVACCA COMERCIO REPRESENTACOES LTDA ME Tel (49) 7246353 AVENIDA FERNANDO MACHADO, 1143 D - CENTRO - CHAPECO - SC NTI EQUIPAMENTOS LTDA ME Tel (19) 3834-3367 RUA 13 DE MAIO, 1785 - VILA GEORGINA I - INDAIATUBA - SP PAM PRODUTOS PARA LIMPEZA LTDA RUA BEBEDOURO, 9 - JARDIM PROENA - CAMPINAS - SP

VISITE O WWW.LEGENDAZ.CJB.NET
PH INDUSTRIA E COMERCIO LTDA Tel (44) 2264618 RUA PION JOSE FAIAN, 42, CONJUNTO HABITACIONAL SOL NASC Maringa - PR

79

POLICLEAN OIRAD INDUSTRIA QUIMICA LTDA Tel (19) 32892228 RUA ALBINO JOSE BARBOSA OLIVEIRA, 998 - BARAO DE GERALDO CAMPINAS - SP QUIMEX IND E COM DE PRODUTOS DE LIMPEZA Tel (48) 6266777 RUA MARTINHO GHIZZO, 202 - DEMON - TUBARAO - SC QUIMIL COMERCIO DE PRODUTOS DE LIMPEZA LTDA Tel (41) 2562679 RUA DES ARTHUR LEME, 287, SL 2 - BACACHERI - Curitiba - PR REISFAR COMERCIO E REPRESENTAO LTDA Tel (11) 47825200 RUA GUAIANA, 16 - JARDIM SAO EDUARDO - EMBU - SP VISAO QUIMICA BRASIL LTDA Tel (17) 212-2112 RUA MAL DEODORO, 1152 - PARQUE INDUSTRIAL -

SAO JOSE DO RIO PRETO - SP

FIM

Anda mungkin juga menyukai