Anda di halaman 1dari 16

ENGENHARIA MECNICA

AULA PRTICA DE TRANSFERNCIA DE CALOR II RELATRIO DE EXPERIMENTO

TROCADOR DE CALOR LIQUIDO-LIQUIDO SEM CONTATO DIRETO DOS FLUIDOS

Disciplina: TRANFERNCIA DE CALOR II Professor: Prof. Dr. Jos Antnio da Silva Alunos: Almilson Vilhena Leite Neto Fbio Assuno Rosa Hugo Barbosa Arruntegui Igor Filipi Rezende Silva GRUPO 8

So Joo del-Rei, Junho de 2011

Sumrio 1-)INTRODUO 2-)REVISO BIBLIOGRFICA 3-)METODOLOGIA 3.1-) Materiais 3.2-) Procedimentos 3.3-) Medies Realizadas 3.4-) Memorial de Clculo 4-)ANLISE DOS RESULTADOS REFERNCIAS

Lista de Figuras e Tabelas Figuras Figura 1. Trocador calor tubular disposto em correntes opostas. Figura 2. Trocadores tubulures do tipo casco-tubo em configuraes multipassagem. Figura 3. Contra-corrente com variaes trmicas iguais. Figura 4. Contra-corrente com variaes trmicas distintas. Figura 5. Efetividade num trocador de calor, com corrente opostas, ambas no misturadas. (De Kays e London). Figura 6. Equipamento para experimento de trocador de calor fluido fluido. Figura 7. Esquema do heat exchange..

Tabelas Tabela 1 Dados coletados no experimento.

1-) INTRODUO O trabalho proposto tem como objetivo calcular a taxa de transferncia de calor de um trocador fluido-fluido com corrente cruzada. Para determinao do fluxo de calor(Q) foram utilizados os conceitos do capitulo 11 do nosso livro texto. Para obter melhores resultados foram utilizados dois mtodos nessa prtica, sendo eles, o mtodo e-nut e o mtodo da diferena de temperatura mdia logartmica. O objetivo do trabalho a aguar a curiosidade dos alunos e aprender, via mtodo prtico, como analisar um trocador de calor.

2-) REVISO BIBLIOGRFICA Os trocadores de calor so equipamentos que potencializam a transferncia de calor entre dois ou mais fluidos em temperaturas diferentes. Nos tipos mais comuns como os trocadores de calor de casco e tubos e os radiadores de automveis, a transferncia de calor se processa principalmente por conduo e conveco de um fluido quente para um fluido frio, separados por uma parede metlica. O Projeto de trocadores de calor um assunto complicado . A perda de carga, o dimensionamento e a avaliao do desempenho, os aspectos econmicos tem papis importantes no projeto final. Classificao pelo processo de transferncia Os trocadores de calor podem ser classificados como de contato direto e de contato indireto. No tipo de contato direto, a transferncia de calor ocorre entre fluidos imiscveis, como um gs e um lquido, que entram em contato direto (ex. torres de resfriamento). Nos trocadores de calor de contato indireto, como os radiadores de automveis, os fluidos quente e frio esto separados por uma superfcie impermevel, e recebem o nome de trocadores de calor de superfcie, onde no h mistura dos fluidos Classificao pelo tipo de construo Os trocadores de calor tambm podem ser classificados de acordo com as caractersticas construtivas. Por exemplo, existem trocadores tubulares, de placa, de placa aletada, de tubo aletado, e regenerativos. No caso da prtica realizada o trocador do tipo tubular, que segundo Ozisik um modelo que tem a facilidade de fabricao e o custo relativamente baixo e isto constitue a principal razo para seu emprego disseminado nas aplicaes de engenharia. Segundo Ozisik, estes trocadores

podem ser classificados tambm quanto a espcie dos fluidos, e pode-se ter lquido-lquido, lquido-gs ou gs-gs. Classificao segundo a disposio das correntes Existem numerosas possibilidades para a disposio do escoamento nos trocadores de calor. Destacam-se entre elas: Correntes paralelas: os fluidos quente e frio entram na mesma extremidade do trocador de calor, fluem na mesma direo, e deixam juntos a outra extremidade. Contracorrente: Os fluidos quente e frio entram em extremidades opostas do trocador de calor e fluem em direes opostas. Esta a disposio das correntes no presente experimento. A Figura (1) ilustra a disposio das correntes para este caso. Correntes cruzadas: No trocador com correntes cruzadas, em geral os dois fluidos fluem perpendicularmente um ao outro.

Figura 1. Trocador calor tubular disposto em correntes opostas.

Nesta disposio em contracorrente nos trocadores tubulares do tipo casco-tubo, a configurao de escoamento com passes multiplos empregada frequentemente, pois a multipassagem intensifica a eficincia global acima das eficincias individuais. A Figura (2) mostra exemplos de trocadores multipasses.

Figura 2. Trocadores tubulures do tipo casco-tubo em configuraes multipassagem.

Essa configurao multipasse permite a construo de trocadores compactos e com eficincia considervel, pois pode-se ampliar a rea de troca trmica, elevando-se assim o a taxa de trnsferncia de calor.

O mtodo DTML para anlise dos trocadores de calor Na anlise trmica dos trocadores de calor, a taxa total de transferncia de calor Q atravs do trocador uma quantidade de interesse primordial. conveniente estabelecer uma diferena Tm, entre o fluido frio e o quente, de modo que a taxa total de transferncia de calor Q entre os fluidos possa ser determinada pela seguinte equao: (Eq.1) Onde A a rea de transferncia de calor total e U o coeficiente de transferncia de calor global mdio baseado na rea. A diferena de temperatura logartmica dada por: (Eq.2) No caso especifico do trocador estudado no experimento, ou seja, tubular do tipo casco-tubo um passe no tubo e um no casco em contracorrente, esta relao mostrada pela Eq.2 se torna primria para o clculo da transferncia de calor entre os fluidos quente e frio. A Figura (3) ilustra um

diagrama que ilustra a variao de temperatura de correntes opostas, quando a a elevao de temperatura do fluido frio igual a queda de temperatura do fluido quente.

Figura (3) Contra-corrente com variaes trmicas iguais.

A Figura (4) mostra para o mesmo trocador de calor, um diagrama que representa a contra-corrente quando os fluidos quente e frio tem variaes de temperatura distintas, diferentemente do que foi exposto anteriormente. Segundo Ozisik a alta recuperao de calor e a eficincia trmica deste trocador fazem que ele seja prefervel ao trocador com escoamento em corrente paralelas.

Figura (4) Contra-corrente com variaes trmicas distintas.

Mtodo -NUT para a anlise dos trocadores de calor O clculo da capacidade e o das dimenses dos trocadores de calor so os dois problemas importantes da analise trmica dos trocadores de calor. O clculo da capacidade se refere determinao da taxa de transferncia de calor, das temperaturas de sada do fluido, e das perdas de carga num determinado trocador; portanto, pode-se dispor da rea da superfcie de transferncia de calor e das dimenses dos canais de passagem das correntes. Se as temperaturas de entrada e de sada do fluido quente e do fluido frio, assim como o coeficiente de transferncia de calor global, forem especificados, o mtodo DTML, com ou sem correo, pode ser empregado para resolver o problema do calculo trmico ou do dimensionamento. Em alguns casos so dadas apenas algumas informaes sobre o processo, com isso, h um processo de iterao tedioso envolvido nesses clculos. Par evitar isso, usa-se o mtodo NUT que pode simplificar o processo. Nesse mtodo a efetividade definida como

Relao -NUT Por convenincia nas aplicaes prticas, define-se um parmetro adimensional, o nmero de unidades de transferncia de calor (NUT) como:

Para simplificar a notao, adotamos a seguinte abreviao: NUT=N Definimos agora:

Onde Cmin e Cmax so, respectivamente, a menor e a maior das duas grandezas Ch e Cc. Com isso temos:

Com esses valores, consulta-se a Figura (5) obtendo os valores esperados.

Figura (5) - Efetividade num trocador de calor, com corrente opostas, ambas no misturadas. (De Kays e London).

3-) METODOLOGIA Os experimentos foram realizados em laboratrio, sob orientao e superviso do monitor da disciplina de Transferncia de Calor II. 3.1) Materiais Segue-se abaixo a lista dos equipamentos utilizados para realizao do experimento de trocador de calor gua- gua:

Equipamento trocador de calor liquid to liquid heat exchanger experiment model TH-5 (Figura (6)); Copo graduado (ml); Torneira residencial; 4 Termmetros de mercrio para medir as temperaturas dos lquidos que fluram no experimento (C). Cronmetro para calcular a vazo de fluido.

Figura (6) Equipamento para experimento de trocador de calor fluido fluido.

3.2-) Procedimentos Inicialmente os dois reservatrios do equipamento foram enchidos completamente com gua advinda da torneira temperatura ambiente (22,5C). A gua de um desses reservatrios seria a de refrigerao (fonte fria), e a outra passaria por uma resistncia para ganhar calor e posteriormente transmiti-lo para a fonte fria. Vale ressaltar que um processo em contracorrente num trocador tubular do tipo casco-tubo, um passe no casco e um passe no tubo. A vazo do experimento foi medida usando-se o copo graduado e um cronmetro. Cronometrados 20 segundos observou-se um fluxo de 22ml do fluido frio, portanto calcula-se uma vazo de 0,0011 L/s ou 1,1x10 -6 m3/s para o fluido frio; e cronometrados 15 segundos observou-se uma vazo de 49ml para o fluido quente, portanto calcula-se uma vazo de 0,0032667 L/s ou 3,2667x10-6 m3/s. Para dar-se o incio s medies de temperatura foi preciso aguardar que o equipamento entrasse em regime permanente (hiptese de experimento), atingindo assim as temperaturas mximas, antes do termostato desligar a resistncia e a partir da, coletar as medidas da temperatura nos 4 pontos onde estavam localizados os termmetros (vide esquema da Figura (7)).

Figura (7)- Esquema do heat exchange.

Coletados os valores de temperatura nos pontos determinados, pode-se ento determinar as diferenas de temperaturas de entrada e sada tanto no frio quanto no quente e com a vazo calculada, proceder com o clculo da transferncia de calor do experimento. Vale ressaltar que o experimento teve orientao e superviso do monitor da disciplina. 3.3-) Medies Realizadas Neste item sero expostas as informaes coletadas nos experimentos para a realizao dos clculos. A Tabela (1) mostra os dados coletados no experimento. Tabela (1): Dados coletados no experimento. VF (vazo fluido frio) Vq(vazo fluido quente) TF1 (Temperatura entrada do fluido frio) TF2 (Temperatura sada do fluido frio) Tq2 (Temperatura entrada do fluido quente) Tq3(Temperatura sada do fluido quente) 1,1x10-6 m3/s 3,2667x10-6 m3/s 22,5 C 25C 46C 32C

3.4-) MEMORIAL DE CLCULO Inicialmente, deseja-se encontrar a vazo mssica de ambos fluidos. Para isto, foi medido o volume de gua por um tempo de 20 segundos. Volume (ml) gua Fria gua Quente 60 12

Assim, fazendo uma simples diviso, temos a vazo volumtrica para cada fluido.

Com as quatro temperaturas em mos: Temperatura de entrada do fluido quente (Teq), temperatura de sada do fluido frio (T sq), temperatura de entrada do fluido frio (Tef) e temperatura de sada do fluido frio (Tsf), pode-se encontrar a temperatura mdia de cada corrente:

Sabendo a massa especfica da gua,

,(interpolando os valores do

apndice B do livro-texto) temperatura mdia de cada corrente, possvel encontrar a vazo mssica, , de cada corrente:

Agora que se tem , as temperaturas de entrada e sada, pode-se calcular o fluxo de transferncia de calor (Q) (lembrando que o calor especfico, cp, encontrado no mesmo apndice atravs de interpolao):

Pode-se fazer uma anlise melhor pelo mtodo e-nut lembrando que os tubos superiores do aparelho funcionam como um trocador de fluidos contra corrente. Para isso, prope-se a relao:

Substituindo os valores:

preciso tambm calcular a efetividade

quando se trabalha com

trocadores de calor. A seguir, ele ajudar com o baco da Figura 11.18 para achar o nmero NUT. Tem-se que:

Substituindo os valores:

Tendo os valores de e a relao Cmin/Cmax , usa-se o baco da Figura 11.18 do livro-texto para encontrar Nut. Se estima-se o valor de Nut = 0,2. = 10,63% e C min/Cmax = 0,416,

possvel calcular agora Cmin e Cmax com as seguintes relaes: e Na primeira, substituem-se os valores (Sendo U a = 2,89 W/C) = 14,45 W/C E agora, tendo o Cmin , calcula-se o Cmax: = 6,02 W/C Tendo Cmax e Cmin o fluxo de calor pode ser encontrado respeitando a seguinte igualdade: Q = Cmin.( Q = Cmin.( Q = 14,45 W/C (25 = Cmax. Q = 36,125 W Q = Cmax.

Q = 6,02 W/C.

Q = 36,125 W

Esses valores de Q mostram que o calor cedido pelo fluido quente igual ao recebido pelo fluido frio. Se um clculo mais refinado exigido, pode-se utilizar a equao que no exige correes por se tratar de um TC 1-1 (trocador de calor com um passe no casco e um passe no tubo):

Onde

a diferena mdia logartmica. fcil achar o

quando se faz um esboo das curvas de temperatura dos fluidos:

= 15,18C

Substituindo os valores:

Q = 43,87 W 4-) ANLISE DOS RESULTADOS

Considerando as condies nas quais o experimento foi realizado notase uma pequena parcela de desvio nos valores obtidos, por exemplo, foi encontrado valores diferentes na transferncia de calor do fluido frio e do fluido quente, o que pode estar relacionado a uma maneira mais grosseira de como foi medida a vazo dos fluidos.

Foi observado que a temperatura do fluido frio teve um aumento de 11,11% ao longo do trocador e que a temperatura do fluido quente teve uma perda de 30,43%. Perante as anlises feitas e os clculos efetuados, utilizando o mtodo da diferena de temperatura mdia logartmica foi encontrado um fluxo de calor de 43,87W e j, utilizando o mtodo e-nut foi encontrado um fluxo de 36,125W. Nota-se uma diferena de 17,65% a menos na utilizao do mtodo em relao ao e-nut nos valores obtidos, o que pode estar associada as condies nas quais foi realizada a prtica.

REFERNCIAS Incropera F., Witt D. Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa 3 Edio Rio de Janeiro, 1992. Ozisik, M.Necati Transferncia de calor: um texto bsico Rio de Janeiro, 1990.

Anda mungkin juga menyukai