Anda di halaman 1dari 3

Legislao

Telecomunicaes -> a transmisso , emisso ou recepo , por fio ou infromaes de qualquer natureza .

Estaes de telecomunicaes -> o conjunto de aparelhos ou equipamentos,

dispositivos e demais meios necessrios realizao de telecomunicaes, seus acessrios e perifricos, e, quando for o caso, as instalaes que os obrigam e complementam, inclusive terminais portteis.

Servio de telecomunicaes -> o conjunto de atividades, que possibilita a


oferta de telecomunicao.So autorizados por prazo determinado.

Unio -> Compete a unio , por intermdio da anatel e nos termos das polticas estabelecidas pelos Poderes Executivo e Legislativo, organizar a explorao dos servios de telecomunicaes. Caso no tenha interesse na explorao direta dos servios de telecomunicaes, pode autoriz-la a outras pessoas naturais ou jurdicas, atravs de concesso ou permisso. A competncia da Unio atinge a todos os servios que integram o Sistema Nacional de Telecomunicaes, incluindo suas conexes internacionais e os servios pblicos de telgrafos, telefones e de radiocomunicaes.
Execuo e utilizao dos servios de telecomunicaes -> devem ser observados e seguidos, alm dos preceitos contidos no Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes, os do Regulamento Geral de Servios e dos demais regulamentos especficos, dos atos internacionais de natureza normativa, reconhecidos pelo Governo Brasileiro, atravs do Congresso Nacional e demais atos baixados pelo Ministrio das Comunicaes referentes aos servios de telecomunicaes. A execuo de qualquer servio, objeto de concesso ou permisso est sujeita ao pagamento das taxas fixadas em lei. As autorizaes podem ser revistas sempre que se fizer necessria sua adaptao a novas determinaes, tanto nacionais, quanto internacionais.

Ministrio das Comunicaes -> o rgo pblico federal, que representa a


Unio no trato dos assuntos ligados s telecomunicaes.

Anatel -> A Agncia Nacional de Telecomunicaes uma entidade


integrante da Administrao Pblica Federal indireta, submetida a regime autrquico especial e vinculada ao MC, com funo de rgo regulador das telecomunicaes. Compete ANATEL adotar as medidas necessrias para atendimento do interesse pblico e para o desenvolvimento das telecomunicaes brasileiras, atuando com independncia, imparcialidade, legalidade, impessoalidade e publicidade. Compete realizar busca e apreenso de bens no mbito de sua competncia, alm de reprimir infraes dos direitos dos usurios. As regras para instalao e a operao de estao de navio so baixadas pela ANATEL.

Autorizao e licena para funcionamento de uma estao


As autorizaes -> podem ser revistas sempre que se fizer necessria sua adaptao a novas determinaes, tanto nacionais, quanto internacionais.

Licena -> para funcionamento de estaes, expedidas pela ANATEL, o


documento que autoriza o funcionamento da estao do servio autorizado. Somente ser expedida aps verificado, pela ANATEL, que foram cumpridas todas as formalidades legais . Prazo de autorizao ->deve constar da Licena para funcionamento da estao. SMM ( Servio Mvel Martimo)-> est sujeito s regras estabelecidas pela Conveno para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, pelo Regulamento de Radiocomunicaes da UIT-RR e Normas baixadas pelo Ministrio da Marinha e pela ANATEL.A autorizao para a execuo do SMM dada mediante a expedio da Licena de Estao de Navio, cujo modelo adotado no Brasil o recomendado internacionalmente.Somente podem ser operadas nas faixas de freqncias e tipos de emisso especificados na Licena para funcionamento. O trfego de mensagens e comunicados entre estaes do SMM obedecer aos procedimentos e regras estabelecidas pela legislao e pelas disposies internacionais vigentes, reconhecidas pelo Governo Brasileiro. Toda estao do SMM est obrigada a transmitir o seu indicativo completo em linguagem clara, exceto: - estaes instaladas em bias salva-vidas, quando transmitem sinais de socorro automaticamente; - radiobalizas indicando posies de emergncia. O indicativo de chamada das estaes do SMM deve ser transmitido pelo menos uma vez a cada hora. As estaes do SMM devem transmitir os seus indicativos de chamada freqentemente, durante o curso das suas transmisses, incluindo as de testes, ajustes ou experimentais. Embarcaes de longo curso ( curso internacional )-> com arqueao bruta entre 300 toneladas e 1600 toneladas, a menos que possua estao radiotelegrfica, deve possuir, obrigatoriamente, uma estao radiotelefnica.As embarcaes de passageiros, de longo curso, qualquer que seja sua dimenso devem possuir, obrigatoriamente, estao radiotelegrfica. Toda embarcao de carga de longo curso (curso internacional), com arqueao bruta igual ou superior a 1600 toneladas, deve, obrigatoriamente, possuir estao radiotelegrfica. Prazo de validade -> das Licenas emitidas para estaes de embarcaes arrendadas deve coincidir, sempre, com o prazo do contrato de arrendamento. Vistoria -> as embarcaes sujeitas obrigatoriedade de possuir estao radiotelegrfica ou radiotelefnica sero licenciadas aps realizada a vistoria prvia em suas instalaes. A vistoria das estaes de navio realizada pela ANATEL, mediante pedido do interessado. A vistoria de estaes de navio pode ser realizada por profissional habilitado, quando: - aps trinta dias da data de entrega do pedido ANATEL esta no a tiver efetuado; - for de interesse do executante do servio, que a vistoria seja realizada antes do perodo de trinta dias, facultado ANATEL para realiz-la.

Todas as estaes de navio so submetidas vistoria peridica, pelo menos uma vez a cada dois anos. Tanto a ANATEL, quanto a Capitania de Portos e Costas tm competncia para realizar vistoria peridica nas estaes de navio . Estaes Radiotelegrficas -> De navio devem manter escuta durante suas horas de servio. Dve ser efetuada duasvezes por hora, na freqncia de 500 kHz, guardando silncio durante perodos de trs minutos que se iniciam aos 15 minutos e aos 45 minutos de cada hora, Tempo Universal Coordenado UTC. Estaes Radiotelefnicas -> Devem manter escuta nas horas de servio duas vezes por hora, guardando silncio durante perodos de trs minutos, que se iniciam ao 00 minuto e aos 30 minutos de cada hora UTC. Estaes de radiocomunicao ->

Anda mungkin juga menyukai