Anda di halaman 1dari 6

Proteo de Geradores Introduo Os dispositivos de proteo usuais podem ser classificados em duas categorias principais que compreendem: Medidas

as preventivas e dispositivos de proteo contra os defeitos exteriores ao gerador; Proteo contra os defeitos internos dos mesmos.

Ao lado de alguns outros dispositivos no constitudos por meio de rels, tais como os pra-raios, indicadores de circulao de leo, termostatos etc., os seguintes elementos fazem parte do primeiro grupo: 1) Rels trmicos, contra as sobrecargas; 2) Rels temporizados, a mximo de corrente, contra curto-circuitos; 3) Rels a mximo de tenso, contra as elevaes de tenso devidas s manobras normais do sistema; 4) Rels sensveis a corrente de seqncia negativa, para proteo contra funcionamento sob carga assimtrica, ou desequilibrada; 5) Rels de potncia inversa, para impedir o funcionamento do gerador como motor, etc. J a proteo contra os defeitos internos compreende, basicamente, os dispositivos seguintes: 1) Proteo diferencial, contra curto-circuitos entre elementos de enrolamentos de fases diferentes; 2) Proteo contra os defeitos massa, do estator; 3) Proteo contra os defeitos massa, do rotor; 4) Proteo contra curto-circuitos entre espiras da mesma fase; 5) Proteo contra a abertura acidental ou no dos circuitos de excitao; Alm disso, h ainda que se considerar outros dispositivos que, no sendo rels, esto intimamente ligados proteo do gerador: os dispositivos de rpida desexcitao, que evitam uma destruio maior dos enrolamentos devido tenso prpria, e a proteo contra incndio, que atua na extino do fogo iniciado devido aos arcos voltaicos dos defeitos.

Proteo de geradores Os geradores constituem as peas mais caras no equipamento de um sistema de potncia, e so sujeitos a mais tipos de defeitos que qualquer outro equipamento. Assim, o desejo de proteg-los contra essas possveis condies anormais, ao mesmo tempo mantendo a proteo simples e confivel, pode resultar em considerveis divergncias de opinio. Isso porque uma operao intempestiva pode ser, s vezes, to grave quanto uma falha ou demora de atuao da proteo. Para que se possa iniciar uma anlise, vamos considerar uma mdia de opinies, constituindo-se em verdadeiro receiturio sobre os tipos razoveis de proteo, em funo somente da potncia dos elementos. A tabela a seguir serve como base de partida. Os fabricantes oferecem sugestes semelhantes a essa em seus catlogos de produtos.

Em geral, a proteo do gerador feita contra dois tipos de falhas: a) Falha de isolamento, conduzindo a curto-circuitos entre espiras, fase-fase, fase-terra ou trifsica; b) Condies anormais de funcionamento como perda de campo, carga desequilibrada do estator, sobrevelocidade, vibraes, sobrecarga, etc. A falha de isolamento, conduzindo a curto-circuito, devida, normalmente, a sobretenses, sobreaquecimentos (corrente desequilibrada, ventilao deficiente, etc.), ou a movimentos do condutor ( fora do curto-circuito, perda de sincronismo, etc.) Ainda mais, a proteo do gerador deve: a) b) c) d) Funcionar rpido para faltas internas, reduzindo estragos (proporcionais a I2t); Ser insensvel s faltas externas zona de proteo estabelecida; Limitar o valor da corrente de defeito para a terra; Assinalar condies anormais e mesmo elimin-las quando se tornarem perigosas.

Finalmente, preciso prover a proteo: a) Do gerador, propriamente dito; b) Da turbina ou mquina motriz; c) Do conjunto gerador-turbina; d) Dos auxiliares (fonte de corrente contnua, etc.).

Esquemtico de uma proteo de gerador Em centrais com operadores existem diferenas de opinio sobre o que seria uma proteo suficiente do gerador, principalmente no que se relaciona com as chamadas condies anormais. Como princpio, no entanto, sempre desejvel um mnimo de automatismo, pois: a) Quanto mais equipamento a manter, mais pobre e menos confivel ser a manuteno; b) Equipamento automtico pode operar intempestivamente; c) Um operador pode, s vezes, impedir ou evitar o desligamento de uma unidade geradora. Assim sendo, antes de entrar no detalhamento de cada uma das protees, vamos mostr-las em conjunto. Na proteo de um gerador, encontraremos tipos para: a) Estator i) Contra curto-circuitos, entre fases, entre espiras e a massa, ii) Retaguarda, iii) Contra sobreaquecimento, iv) Contra circuito aberto;

b) Rotor i) Contra curto-circuito no campo, ii)Contra sobreaquecimento do rotor, devido carga desequilibrada no estator; c) Sobretenses; d) Perda de excitao e/ou perda de sincronismo; e) Superexcitao; f) Vibraes; g) Antimotorizao; h) Sobrevelocidade; i) Sobrefrequencia, etc. A figura a seguir mostrada esquematicamente, usando a simbologia ANSI, a proteo tpica de uma unidade-bloco gerador-transformador de grande porte (120MW).

Proteo diferencial do estator contra curto-circuito A proteo diferencial longitudinal recomendada para mquinas acima de 1MVA e obrigatria acima de 10MVA. No s a potncia como a funo do gerador no esquema e seu custo, so fatores de deciso. Em mquinas inferiores a 10MVA, usual encontrar rels de sobrecorrente com restrio por tenso ( funo 51). A proteo diferencial atua na ocorrncia de curto-circuito entre duas fases. No caso do neutro do gerador ser aterrado diretamente ou atravs de resistncia de baixo valor, a proteo funciona igualmente para faltas terra, no entanto, pratica geral prever dispositivo de proteo particular contra defeitos terra, se a impedncia de aterramento grande, o que mais usual. Diversas conexes so possveis, conforme o enrolamento do gerador, seja em estrela ou tringulo, tenha ou no as trs pernas do neutro disponveis, ligado ou no em bloco, etc. Como exemplo, citamos a figura a seguir. So usados rels diferenciais percentuais de alta velocidade ( para diminuir o dano do arco sobre as lminas do ncleo de difcil reparao), alimentados por transformadores de corrente especificados, no mnimo, para 1,25 vezes a corrente nominal do gerador, e classe 10H ou L200. O ajuste da declividade do rel usualmente para 10% (at 20%), e o valor inicial costuma ser ajustado para 5% do regime nominal do TC (ou seja, para 0,25A para TC com secundrio de 5A). Transformadores auxiliares podem compensar a forma de acoplamento do transformador principal, na conexo em bloco, bem como eventuais diferenas nas relaes de transformao dos TCs disponveis.

SCANEAR FIGURA 10.2!!!!!!!!!!!!!!! PG.114

A proteo diferencial (funo 87), auxiliada por um rel auxiliar (funo 86), inicia simultaneamente (figura a seguir): a) Desligamento dos disjuntores principal e de campo ( bem como do neutro, se houver); b) Frenagem da turbina; c) s vezes, a abertura de CO2 da proteo contra incndio; d) Alarmes, ptico e acstico; e) Sinalizao no painel; f) Eventual transferncia dos auxiliares da central ( se ligados nesse gerador) para a fonte de reserva, etc. H algumas recomendaes especiais sobre os transformadores de corrente, assim: a) Cada rel deve ser alimentado por TC exclusivos dessa proteo e colocados o mais perto possvel dos terminais do gerador; b) A fiao entre os TCs e os rels deve ser curta e simtrica;

c) A ligao dos TCs, em estrela, terra (eletrodo) deve ser feita s no lado da fase; e a interligao entre os vrios TCs deve ser feita com fio de mesma seo que os de fase. Proteo diferencial do estator contra curto-circuito entre espiras

Anda mungkin juga menyukai